Educação

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed) prossegue, desde a segunda-feira (26), com a segunda etapa de distribuição dos kits complementares de alimentação escolar, para os alunos matriculados na rede municipal de ensino, na modalidade híbrida/semipresencial. Cerca de 150 mil estudantes receberão os kits, até o dia 13 de agosto.

De março de 2020 até maio deste ano, a Prefeitura já distribuiu dois milhões de cestas básicas, que somam mais de 29 mil toneladas de alimentos. Devido ao retorno das aulas nas escolas municipais, houve uma adequação nos kits, que continuam sendo entregues, mas com mudanças na composição.

O diretor da Escola Municipal Presidente Médici, Willian Silva, destacou a importância do kit na garantia da alimentação familiar. “A Prefeitura está dando todo suporte aos alunos da rede municipal. As crianças estão recebendo a alimentação escolar nos dias de aula presencial. Com a distribuição do kit complementar, as famílias são auxiliadas na garantia do alimento em casa. Isso ajuda muito a população, tornando a escola um referencial na parceria com a comunidade. Nós funcionamos como um apoio aos moradores”, disse.

O vigilante Márcio Rodrigues, de 33 anos, pai da estudante Nicole Santos, ao receber o kit complementar, falou sobre as dificuldades, durante a pandemia da Covid-19, ressaltando o benefício do auxílio. “Devido ao coronavírus, tudo ficou mais difícil. No mercado, está tudo caro, então qualquer ajuda é válida,” afirmou.

Cronograma – Até 30 de julho, os kits serão entregues nas unidades de ensino das Gerências Regionais de Educação (GREs) Centro, Subúrbio II, Liberdade/Cidade Baixa, São Caetano e Pirajá. De 2 a 6 de agosto, serão contemplados os alunos matriculados nas escolas das GREs Cajazeiras, Orla e Itapuã. E de 9 a 13 de agosto, os kits chegam às GREs Subúrbio I e Cabula, e aos estudantes do projeto Pé na Escola.

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Estudantes de Salvador estão tendo a chance de descobrir e desenvolver recursos para começar a construção do futuro profissional através do projeto Educ Live JA Bahia – Conectado com o Amanhã. A iniciativa realizada pela JA Bahia, organização que estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho, ocorre com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e é direcionada para estudantes das redes municipal e estadual de Salvador.

A atividade consiste em duas lives nas quais a proposta é que os jovens se conectem com o futuro profissional identificando opções de formação e carreiras a seguir. A edição do projeto teve início nesta terça (27) e encerra na sexta-feira (29). A atividade ocorre das 14h às 17h, no canal da organização no YouTube.

Dentro desta proposta estão sendo abordadas perspectivas de carreiras e informações sobre quais as competências comportamentais são desejadas pelo mercado de trabalho. Os temas trabalhados são mercado de trabalho, empregabilidade, currículo e entrevista de emprego. Além das lives os jovens ainda terão acesso a conteúdos adicionais, a um game virtual e certificação de participação com carga horária de quatro horas.

O programa conta com a presença da assistente social, empreendedora, mentora para mulheres empreendedoras e idealizadora do Projeto Subúrbio em Conexão, Selma Coutinho, e da psicóloga organizacional e do trabalho, mentora de carreira e empreendedorismo, Lua Lídio. A apresentação é do professor, recreador e voluntário da JA Bahia, Rene do Vale.

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Com a fase verde do Plano Salvador de retomada das atividades econômicas, as bibliotecas municipais voltam a receber o público a partir de agosto. Nas bibliotecas Reitor Edgar Santos, localizada na Ribeira, e na unidade Denise Tavares, na Liberdade, a visitação será realizada por meio de agendamento via endereço eletrônico, com acesso de até dez pessoas a cada uma hora. Já a biblioteca Nair Goulart, situada no bairro de Valéria, por ter uma demanda menor, a reserva não será necessária, no entanto o limite é de até cinco pessoas a cada uma hora.

A museóloga responsável pela Gerência de Bibliotecas Fomento à Leitura e o Livro da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Jane Palma, reforça os cuidados realizados pelos espaços para receber o público. "Tomamos todos os cuidados, adicionando dispensers de álcool em gel, higienizando os espaços e trabalhando na conscientização dos nossos colaboradores. Também será obedecido o distanciamento de 1,5m e o uso de máscara a todo momento. Além disso, fica proibida a alimentação dentro dos espaços, sendo possível levar apenas água", alertou.

Para agendar um horário na Edgar Santos, os interessados devem enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , em caso de dúvidas ligar para (71) 3202-7878. Já os atendimentos na unidade Denise Tavares serão marcados nos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

No ato da reserva, o interessado deve registrar o objetivo da pesquisa e assunto a ser pesquisado, para que os profissionais se organizem e separem quais livros podem contemplar a leitura e, assim, possam reservar uma data e horário.

Visita escolar – As visitas escolares, que costumavam ocorrer antes da pandemia, podem ser realizadas com agendamento prévio e divisão de turma, para não exceder o número de pessoas permitidas nos espaços. "Estamos abertos para receber a visitação de alunos, porém deve ser feita com agendamento e divisão de turmas, que podem ser feitas no mesmo dia, em turnos diferentes", acrescentou Jane Palma.

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no mês de novembro, estão previstas para iniciar em agosto as rodas de conversas, com temáticas que auxiliem os alunos na preparação para fazer as provas. Cada roda terá a presença de professores para elucidar as principais dúvidas dos alunos.

 

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A Prefeitura de Salvador e a APLB Sindicato se reuniram para discutir o retorno dos professores à sala de aula. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, e de representantes da entidade.

Na ocasião, o prefeito apresentou o cronograma de aplicação da 2ª dose da vacina em todos os profissionais da educação que atuam nas escolas, informando que todos estarão vacinados com a segunda dose até o dia 28 de julho próximo. Por solicitação da APLB, esse cronograma de vacinação será encaminhado formalmente para que seja divulgado entre os trabalhadores.

Com isso, passou-se à discussão de uma data para a volta efetiva às aulas presenciais na rede municipal de ensino, que pode ocorrer no dia 9 ou dia 16 de agosto. A APLB concorda que todos os profissionais de ensino devem voltar às atividades em agosto, uma vez que a principal condição para esse retorno é a categoria estar imunizada com as duas doses. A proposta será levada para avaliação do conjunto de trabalhadores da Educação que atuam nas escolas.

“Mais uma vez recebemos a APLB, seguindo o compromisso da Prefeitura de estar sempre aberta ao diálogo. Todas as condições foram atendidas e, agora, precisamos promover o retorno das atividades escolares, no sentido de evitar mais prejuízos no ensino e aprendizado dos alunos”, declarou Bruno Reis.

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A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai promover, nesta quarta-feira (21), a partir das 14h, no seu canal do YouTube, uma live temática sobre Bolsa Família e Cadastro Único. O evento é destinado a gestores, secretários escolares, pais, mães e responsáveis, além de beneficiários do Programa Bolsa Família.

O encontro virtual servirá para esclarecer dúvidas sobre a retomada das aulas na rede municipal e o registro da frequência escolar dos alunos, com a participação de Leandra Adelino, do serviço social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Segundo a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Smed, Rita Sales, devido à pandemia e à falta das aulas presenciais, não foi feito o acompanhamento da frequência dos alunos no período. “Com a retomada, é necessário fazer atualização do cadastro”, adiantou. Na ocasião também será apresentado o novo sistema de coleta de frequência, que será implantado pelo Ministério da Educação e Inep, em todo o país.

Rita lembrou que existem ações intersetoriais que englobam a Smed, a Sempre e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na execução dos serviços. “Como Educação, acompanhamos a frequência em todas as escolas de Salvador, sejam as particulares, municipais e também estaduais. No caso da Sempre, ela é a porta de entrada dos pais e responsáveis, através do CadÚnico”. Ao todo, são 431 escolas municipais, 214 estaduais e 1,6 mil particulares, com alunos beneficiados.

A coordenadora reforçou que as famílias têm que manter os filhos na escola. De cada aluno matriculado, com idade entre seis e 15 anos, são exigidos 85% de frequência no ano letivo. Já os estudantes de 15 a 18 anos precisam ter 75% ou mais de presença. “Se o aluno falta, o benefício é bloqueado, em alguns casos pode ser até cancelado. Por isso temos ações voltadas para o Bolsa Família, levando informação a famílias e gestores”, concluiu.

Além da live, a Smed promove palestras nas escolas e presta assistência social, cobrando dos pais a atualização obrigatória do CadÚnico, a cada dois anos. As crianças menores de dois anos também são acompanhadas pela SMS, para garantir a atualização do cartão de vacinação, e mulheres em idade fértil, de 12 a 44 anos, contam com acompanhamento semestral.

 

 

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A comunidade de Cosme de Farias e adjacências passa a contar com um novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luis Eduardo Magalhães, que foi completamente reconstruído pela Prefeitura. A entrega simbólica do equipamento, um dos mais modernos da rede municipal de ensino, ocorreu nesta sexta-feira (16), com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

A antiga estrutura teve que ser demolida em razão da precariedade do prédio de pré-moldado. Eram comuns as infiltrações nas instalações elétricas e hidráulicas, que já estavam comprometidas, além do excesso de calor – situação que afetava o ensino e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.

No lugar foi erguido um novo equipamento, maior, mais bonito e com uma estrutura mais acolhedora para crianças, professores, gestores e funcionários. Com investimento da ordem de R$4,3 milhões, o Cmei possui 1.282 m² de área construída. A quantidade de vagas aumentou, passando dos atuais 136 alunos matriculados para 190 vagas, distribuídas entre os grupos 2 e 3 nas creches e na pré-escola, grupos 4 e 5.

O prefeito destacou que a nova unidade possui o que há de mais moderno – por exemplo, há Wi-Fi em toda a escola e sala multiuso com kit multimídia – e que investir em educação de qualidade é investir em tecnologia e inovação. “Um ambiente como esse motiva os profissionais e as crianças a aprenderem. Com amor, com conteúdo programático e qualidade de todo o material pedagógico que estamos oferecendo, isso vai transformar a vida de todos. Só a educação é capaz de dar independência e autonomia, de alcançar nossos sonhos e objetivos”, salientou Bruno Reis.

O atual Cmei Luis Eduardo Magalhães tem oito salas de aula, mais sala de artes e multiuso; fachada com pastilha e gradil artístico; acessibilidade total, incluindo plataforma elevatória; reutilização de água pluvial; quadra esportiva coberta; ambientes alternativos: sala de artes e sala multiuso com projetor, televisão e divisória retrátil para criação de duas salas (capacidade de até 70 alunos); playground e recreio descoberto.

Além disso, possui estacionamento; salas administrativas (diretoria, secretaria, coordenação e sala de professores com copa); sanitários de alunos; sanitário para pessoas com necessidades especiais (PNE); refeitório e guarita coberta com sanitário, entre outros ambientes.

Gestora da unidade desde 2011, a diretora Lídia Maria Ribeiro lembrou que o antigo Cmei trazia muitos problemas, como goteiras e alagamentos nos dias de chuvas e excesso de calor nos dias mais quentes. “Hoje essa estrutura é de alto nível e qualidade, aqui na região ela se destaca. E se tem instalações boas, as crianças vão se sentir melhor, ter melhor concentração e desempenho no aprendizado”, avaliou.

Aprovação – Mãe dos alunos Thalles, de 5 anos, e Luiza, de 4 anos, a vendedora Djamile de Oliveira aproveitou para levar as crianças para a nova unidade e até filmou com o celular a garotada brincando no parque infantil. “Meus filhos já estudavam na antiga estrutura. Achei uma mudança incrível, está muito diferente. Essa nova estrutura está chamando mais a atenção das crianças. Tem área de lazer melhor e mais confortável. Andando pelas salas, vi vários dispensadores de álcool em gel. Em cada canto que vá é possível higienizar as mãos. Achei muito importante isso”, frisou.

A auxiliar de cozinha Daiane Souza, 37 anos, é mãe de Alice, 5 anos, que estuda na unidade desde que a menina tinha um ano e três meses. Ela relatou a felicidade da filha com a nova estrutura. “Uma unidade de ensino assim motiva ainda mais para os estudos. Ela chegou aqui hoje bastante feliz e começou a dar uma de ‘guia turística’, me mostrando tudo (risos). Ela tá bastante ansiosa pra ficar perto dos coleguinhas e dos professores, mesmo com o distanciamento que o momento ainda exige”, declarou.

Avanços – O chefe do Executivo municipal ainda ressaltou a necessidade de a Educação se reinventar em um mundo que será outro, após a pandemia. “Toda a estrutura que montamos para as aulas semipresenciais vieram pra ficar. Isso será usado depois para reforço escolar, para auxiliar ainda mais as aulas em tempo integral, para oferecer mais conteúdo, informação e educação com qualidade melhor”, avaliou Bruno Reis.

O gestor também salientou o avanço na infraestrutura escolar do Município nos últimos anos. Desde 2013, já foram recuperadas mais de 240 escolas, o que representa 60% da rede. Mais dez novas escolas devem ser inauguradas até o início do ano que vem e serão construídas outras 13 unidades, em um investimento total de R$110 milhões com recursos próprios. Já está prevista, inclusive, a cobertura das quadras poliesportivas de todas as escolas municipais.

Apelo – O prefeito voltou a fazer um apelo para que os professores da rede que ainda não realizam atividades presenciais possam voltar à sala de aula. “Aqui no Cmei Luís Eduardo Magalhães todos os professores voltaram, e agradeço bastante por isso. Mas lembro aos demais que vacinamos entre abril e maio todos os trabalhadores da educação com a primeira dose. Muitas de nossas escolas já têm uma infraestrutura como essa, então é importante o retorno da Educação, que os professores tenham consciência disso.”

Bruno Reis ainda ressaltou que nunca ameaçou cortar o ponto daqueles que não voltaram à sala de aula, entendendo que, se não houver engajamento e comprometimento, não há como fazer educação de qualidade. “Já vacinamos 60% da população com a primeira dose, 27% com a segunda. Todos os públicos vulneráveis acima de 18 anos já foram vacinados. Não dá mais pra ter a mesma inércia do passado, até porque tem um ano e meio de aulas paralisadas, então precisamos correr muito. Peço também às mães e pais que pensem nos seus filhos e o quanto um ano e meio sem estudar é prejudicial para as crianças”, finalizou.

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As escolas das redes privada e pública de Salvador têm até o dia 23 de agosto para declarar o Censo Escolar 2021. O levantamento é realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As unidades de ensino devem informar os dados por meio do Sistema Educacenso.

Nessa primeira etapa, serão informados os dados relativos à Matrícula Inicial. Todas as informações, como cronograma e responsáveis, estão elencadas na Portaria 200/2021, de 13 de maio. Uma mudança neste ano foi a data de referência para as escolas informarem os dados, que voltou a ser a última quarta-feira do mês de maio.

O titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, destaca a importância da participação de todas as unidades de ensino no Censo Escolar. “Uma das principais funções dessa pesquisa estatística é que os dados levantados servem de base para o desenvolvimento de políticas na área da Educação”, diz Oliveira.

Assim, é importante que haja uma base de dados mais próxima possível da realidade. Ele destaca que neste ano, por exemplo, os dados do Censo Escolar foram fundamentais para a elaboração das listas de profissionais da educação para a dose prioritária da vacina.

Historicamente, Salvador tem registrado um baixo número de escolas privadas que declaram o Censo Escolar, prejudicando decisões importantes no que diz respeito ao planejamento e aos investimentos em educação. Em 2020, por exemplo, das 1.742 instituições com registro no Inep, menos de 900 declararam o Censo.

Para esclarecer dúvidas e ajudar as unidades de ensino a responderem a pesquisa, a Smed oferece treinamento para as equipes de escolas particulares. As escolas também podem entrar em contato com uma equipe técnica da Smed, que atende pelo telefone (71) 3202-3029 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

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“A minha ideia é ter adesivos nos capacetes dos ciclistas, com identificação e informações para caso de acidentes, e que isso vire uma lei”. Com essa fala, Júlia Pedreira, 9 anos, apresentou uma de suas propostas para um trânsito – e um futuro – mais inclusivo, moderno e democrático. A garota foi uma das sete estudantes de escolas públicas, privadas e do Grupo de Escoteiros da Bahia que participaram do 1º Fórum Embaixadores(as) da Educação para o Trânsito, promovido neste sábado (10) pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Protagonistas do evento, os alunos, todos de idades entre 6 e 11 anos, trouxeram suas percepções e compartilharam ideias e aspirações para construir um trânsito mais seguro. Ao final do Fórum, os estudantes foram condecorados com o título de “Embaixador(a) da Educação para o Trânsito” e receberam medalhas de honra pela ativa participação no tema.

“Com as crianças a gente consegue transformar, fazer críticas e ter uma visão diferenciada do trânsito. Queremos, com este Fórum, plantar a sementinha e fazer com que elas compartilhem a mensagem de um trânsito seguro para os pais e outros do seu convívio. Com isso, teremos benefícios duradouros”, declarou o superintendente da Transalvador Marcus Passos.

A iniciativa tem como objetivo promover o protagonismo da criança na educação e construção de valores no trânsito, tendo como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Nova Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito. O evento virtual teve ainda a participação de professores, pais, membros da Transalvador e figuras como Everaldo Valenga, coordenador de Educação do Denatran; Fábio Eon, representante da Unesco; e Cheila Lima, representante do Ministério da Saúde.

Victor Pavarino, assessor em Segurança Viária/Mobilidade Sustentável da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/ONU), aproveitou a oportunidade para alertar às crianças que o trânsito é um lugar de se praticar o respeito. “Transitar é conviver, não é viver contra. É viver com as diferenças, que não vemos na rua, no trânsito e na vida. Aproveitem para aprender sobre esse laboratório humano que se chama o trânsito”, declarou.

Construção do futuro – A iniciativa faz parte da construção de novos paradigmas na área de educação para o trânsito da Transalvador. “Esse é um evento que pretende despertar novas estratégias e formas de trabalhar a partir das crianças, compreendendo a importância que elas têm dentro desse cenário compartilhado que é o trânsito. Entendemos ainda que elas têm direito de se colocar e que os gestores têm que estar dispostos a ouvi-las, permitindo assim a construção de um novo exercício da cidadania”, reforça Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador e coordenadora do evento.

O projeto Embaixadores(as) da Educação para o Trânsito é um desdobramento do Condutores do Futuro, projeto educacional mantido permanentemente pela Transalvador desde 2013, e marca o início da próxima década de ações educativas pela Segurança Viária.

Com o Condutores do Futuro, as equipes da Transalvador realizam palestras educativas em escolas públicas e privadas da capital baiana. Devido à pandemia, a atividade passou a ser realizada virtualmente. As escolas podem entrar em contato com a O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (71) 3202-9163.

 

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) organizou um cardápio junino especial para toda a rede municipal de ensino para não deixar passar em branco, em razão da pandemia de Covid-19, essa que é uma das mais fortes tradições nordestinas. A alimentação típica foi oferecida na sexta-feira (18), último dia de aula antes do recesso.

De acordo com a coordenadora de alimentação da Smed, Emília Carla Lima Coelho, as unidades de ensino da rede receberam o cardápio junino, composto por laranja, milho cozido e canjica ou bolo. “Pensamos em fazer um cardápio especial para manter a tradição. Com isso, ofertamos a alimentação respeitando a cultura dos festejos juninos” disse Emília que, segundo ela, são alimentos de grande valor nutricional.

Além dessa iniciativa, cada unidade escolar organizou atividades festivas e pedagógicas para marcar a data. É o caso da Escola Municipal Maria Rosa Freire, localizada no bairro da Palestina (GRE Cajazeiras), que se programou junto à comunidade escolar para as comemorações do São João.

“Essa tradição faz parte da nossa cultura, então é importante promover essa comemoração. A nossa escola foi reformada ano passado, e com o retorno das aulas presenciais, esse é o primeiro contato que as crianças estão tendo com a unidade nova”, disse a gestora da escola, Rosangela dos Santos. Segundo ela, todas as atividades foram desenvolvidas seguindo os protocolos de segurança sanitária.

A professora Luzinete Passos destacou que a programação do São João foi pensada antecipadamente para trazer a vivência da culinária típica para que os alunos aprendessem sobre a cultura nordestina. “Pensamos em fazer as atividades junto com as crianças para que elas pudessem viver essa experiência. Fizemos pipoca e bolo de milho juntos. Elas gostaram e se envolveram bastante”, contou.

A unidade promoveu um dia muito divertido para as crianças, com Corrida de Saco, Acerte o Alvo, Corrida de Colher, Barraca da Selfie, entre outras brincadeiras.

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