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Uma estrutura montada de forma pioneira pela Prefeitura de Salvador deve ser replicada em outras cidades do país. As tendas de suporte ventilatório instaladas em anexo às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Valéria e Barris asseguram assistência avançada à vida aos pacientes Covid-19 em estado grave.

A estrutura de leitos instalados nessas unidades é semelhante aos de terapia intensiva (UTI). Cerca de R$700 mil são investidos mensalmente com recursos próprios da Prefeitura para operacionalização das tendas. Até o momento, 87 pacientes foram acolhidos nas duas unidades implantadas na capital baiana.

“Já recebemos o contato de diversos secretários de saúde espalhados pelo país que têm o desejo de replicar esse modelo em suas respectivas cidades. É Salvador mais uma vez exportando tecnologia assistencial nessa pandemia”, destacou o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Estrutura – Cada tenda de suporte ventilatório conta com dez leitos. As unidades funcionam sob demanda regulada, 24 horas todos os dias da semana, e está apta para receber pessoas que estão em atendimento na sala vermelha do gripário, na UPA ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dispondo de atendimento qualificado para quem precisa receber reforço de oxigênio ou intubação. 

Em média, 70 profissionais entre médicos diaristas, médicos plantonistas, enfermeiros, fisioterapeutas na modalidade intensivista. Além disso, conta com assistente social, farmacêutico, nutricionista, coordenador de enfermagem, coordenador médico, supervisor administrativo, técnico de enfermagem, técnico de radiologia e demais trabalhadores da saúde.

O serviço possui ampla variedade de equipamentos médico hospitalares, mobiliários e insumos condizentes com a necessidade da assistência semelhante aos leitos de UTI.

 

 

 

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No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (8), a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) lançou a campanha AutoEstima Salvador, com um conjunto de ações para fortalecer e restabelecer a autoestima das mulheres soteropolitanas. Serão cinco semanas de atividades virtuais, com tutoriais, cursos, oficinas, material informativo e depoimentos, disponibilizados no Instagram e Facebook da SPMJ.

O lançamento oficial aconteceu durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Salvador, organizada pela vereadora Ireuda Silva, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Assistência Social. Estiveram presentes a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo; a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; da promotora Sara Gama, do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do MP-BA; e da major Tereza Raquel, que comanda a Ronda Maria da Penha, além de vereadoras da atual legislatura.

A secretária da SPMJ disse que o dia de hoje é de grande reflexão e destacou a desigualdade que as mulheres ainda sofrem. “Diante de um panorama tão negativo, a gente vê surgindo ações de empreendedorismo. As nossas mulheres são de luta e resilientes, não está fácil e a gente precisa se unir, trabalhar em prol delas que estão nos estendendo a mão e pedindo socorro”, afirmou.

Fernanda declarou, ainda, se sentir honrada por fazer parte da gestão. “Isso mostra que a mulher tem capacidade de gerir e participar ativamente de decisões do governo”.

A vice-prefeita Ana Paula salientou que existe hoje uma obrigação de se fazer uma reparação histórica às mulheres, combatendo o racismo e o machismo estrutural e, também, dando a elas a oportunidade de desenvolver talentos através de capacitação. Ela afirmou, ainda, que muitas políticas já implementadas pela Prefeitura vêm de ideias das vereadoras e que existe um papel de escuta da construção e prática de aplicação dos projetos de lei, que são transformados em realidade.

“Nós precisamos fortalecer a resiliência e o respeito, e toda questão de buscar juntos uma condição de fazer de fato, ouvir essa voz tão ressonante num momento de tanto medo, de tanta dor com impactos sociais e econômicos. A gente tem no plano de governo uma busca por essa Salvador delas, com empreendedorismo, qualificação profissional e rede de apoio contra a violência”, completou.

Programação – Dentro da programação, será disponibilizada uma seleção de vídeos da ação “Fortalecendo Mulheres”, uma parceria da SPMJ com a Câmara Municipal do Salvador. Os vídeos terão duração de até 45 segundos e mensagens de vereadoras para mulheres de Salvador, abordando temas como a importância de ser mulher e ocupar espaços dentro da cidade. O cronograma conta também com a participação do Simm Mulher, que fará divulgação de vagas de emprego nas redes sociais da SMPJ, durante todo o mês.

A iniciativa envolve, ainda, a veiculação de depoimentos em vídeo de alunas dos projetos do órgão, como o SPMJ Gourmet, Marias na Construção e Beleza Pura. No bate-papo, as participantes vão contar suas experiências e falar sobre como os cursos contribuíram para o fortalecimento da autonomia, autoestima e inserção no mercado de trabalho.

Programação do AutoEstima Salvador

- 9/3: Divulgação de cursos on-line de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

- 10/3: Tutorial de Phaedra Brasil – Autoimagem e moda no ambiente de trabalho - https://www.instagram.com/phaedrabrasil/

11/3: Tutorial de Uilma Cunha, aluna egressa do curso de Design de Sobrancelhas, programa Beleza Pura – Automaquiagem para entrevista de emprego - https://www.instagram.com/uillmamakeup/

12/3: Tutorial de Maria Brasil – Personal Branding – Construindo sua marca pessoal com propósito - https://www.instagram.com/maribrasil/  

- 13/3: Tutorial com a fotógrafa Priscila Marinho – Contribuição da fotografia na autoestima da mulher em tempos de pandemia https://www.instagram.com/priscilamarinhofotografia/

14 a 20/3: Cursos on-line do Sebrae, com inscrições no site www.sebrae.com.br . As mulheres poderão acompanhar tutoriais com dicas sobre Marketing Digital: como usar o Instagram para alavancar as vendas e montar uma loja virtual.

21 a 27/3: Cursos de ensino à distância gratuitos em parceria com o Senac.

29 a 31/3: Vídeo da cantora Ju Moraes com mensagem especial a todas as mulheres baianas, além da divulgação de videoaulas de dança e defesa pessoal.

 

 

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A força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) interditou 62 estabelecimentos comerciais durante as operações para monitorar o cumprimento das medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19, no final de semana. Os agentes realizaram 3.724 vistorias em 76 bairros da capital baiana, em ações que também contaram com apoio de policiais militares.

De sexta-feira (5) a domingo (7), foram fechados 21 bares, 12 lojas de rua, quatro barbearias e quatro depósitos de bebidas, além de duas academias, uma assistência técnica, dois restaurantes, uma pizzaria em Stella Maris, duas lanchonetes, um salão de beleza uma loja de conveniência, um lava jato, uma sapataria, uma casa de jogos e um mercado/supermercado.

Também foram interditados durante o período um comércio de serviços de informática, uma clínica de estética, duas empresas (uma de certificações digitais e outra de engenharia, dois escritórios (um de advocacia e outro de contabilidade) e, por fim, uma financeira.

A fiscalização também percorreu diversas localidades para coibir aglomerações motivadas por festas irregulares, paredões ou atividades coletivas de esporte e lazer. Nos últimos três dias, 28 concentrações foram dispersadas, com ocorrências em Massaranduba (5), Uruguai (5), Ribeira (3), Ondina (3), Garcia (2), Cassange (1), Canela (1), Avenida Paralela (1), Pau da Lima (1), Sussuarana Nova (1), Bonfim (1), Cosme de Farias (1), Federação (1), Chame-Chame (1) e Alto do Cabrito (1).

Balanço – Em duas semanas após o início do toque de recolher na capital baiana (19 de fevereiro), por meio do decreto estadual que restringe a circulação de pedestres nas ruas e espaços públicos entre 20h às 5h, e após o município adotar medidas mais duras para o funcionamento de atividades não essenciais (desde 26 de fevereiro), a Sedur já fez 16.194 vistorias. Nesse mesmo período, a fiscalização interditou 216 estabelecimentos, dispersou 65 aglomerações e apreendeu 13 equipamentos de som usados irregularmente.

 

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Um banco de dados geográfico atualizado e de uso comum, no qual todos os cidadãos podem ter acesso às informações geoespaciais da capital baiana. Esta é a proposta do Mapeamento Cartográfico de Salvador, desenvolvido pela Prefeitura e disponível no site www. cartografia. salvador. ba. gov. br , podendo ser acessado pelo computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet).

O projeto foi desenvolvido em colaboração com diversos órgãos municipais, como as secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). Com isso, Salvador se torna uma das pioneiras no país na aplicação das normas nacionais de cartografia voltada para municípios, juntamente com o Distrito Federal.

A coordenadora da equipe de gestão da Cartografia de Salvador, Ana Lúcia Aragão, explica que, por se tratar de uma base de dados oficial da Prefeitura, é possível utilizá-la como subsídio para os procedimentos de diversos órgãos do município. “Podemos, por exemplo, no caso da Sefaz, promover justiça fiscal, enxergando a cidade de maneira transparente”, afirma.

Geoinformação – A cartografia de Salvador pode ser vista de maneira similar a ferramentas já conhecidas, a exemplo do Google Maps. O banco de dados reúne os objetos geográficos da cidade, como ruas, passeios, praças, quadras, edificações, postes, árvores e afins, organizados em 19 categorias e em 232 classes de objetos, seguindo padrões internacionais de qualidade cartográfica, em escala 1:1.000. Com a inclusão do mapeamento móvel terrestre a ser contratado, os dados permitirão a disponibilização de ferramenta semelhante ao Google Street View, com a diferença de ser uma base oficial.

No site é possível ter acesso ao Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais de referência de Salvador (CDGV), via web serviços, e às Ortoimagens do Município e entorno imediato (415km² de área continental e insular) disponibilizadas inclusive para download. “Você pode consumir e pesquisar no aplicativo do site todas as ruas da cidade, inclusive os limites oficiais de bairro obtidos diretamente do produtor da informação, neste caso, a Sedur. A ferramenta é um diferencial nesse momento de pandemia, já que os profissionais podem fazer o acesso remoto”, declara Ana Lúcia.

Esta cartografia permite, por exemplo, localizar as árvores da cidade e até mesmo pesquisar sobre a saúde delas, por especialistas, através de análise das imagens com o componente do infravermelho. Dentre os produtos adquiridos, vale ressaltar a importância dos dados de altimetria, relevante para a atuação municipal na construção de encostas e combates a inundações na cidade, bem como para uso da Sefaz na verificação das alturas das edificações, permitindo obter dados precisos dos terrenos e construções para melhoria no processo da tributação. 

A equipe de Cartografia entregará uma plataforma que possibilitará a inclusão dos temas integrantes do Cadastro Multifinalitário – um conjunto de dados geoespaciais como uma espécie de inventário público da cidade, sobre o qual podem ser registradas todas as informações espaciais, inclusive a propriedade imobiliária.

Evolução – Os primeiros passos para o desenvolvimento do projeto foram dados a partir do mapeamento realizado entre agosto de 2016 e fevereiro de 2017, que também deu origem às chamadas ortoimagens (imagens de alta precisão) de qualidade elevada. 

 

“Antes de 2016, as ortoimagens disponíveis estavam defasadas em 10 anos, e, a última base possível de extrair medidas em 26 anos. Tudo era feito através de vistoria ou do uso de fotografias com menor precisão, gerando maior atraso na instrução dos processos administrativos. Hoje, a qualidade de todos os produtos cartográficos, inseridos em um banco de dados geoespacial, evita deslocamentos desnecessários e melhora a comunicação entre o cidadão e a Prefeitura”, destaca Ana Lúcia.

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Por trás das obras do programa municipal Morar Melhor existe o toque e dedicação de mulheres que atuam na construção civil, área que sempre teve uma presença masculina muito forte. Essas mulheres têm rompido estereótipos e feito um ótimo trabalho, contribuindo para que diversas famílias de Salvador realizem o sonho de ver os seus imóveis reformados. 

Em um dos locais onde as obras do programa habitacional estão sendo realizadas – a Rua Mãe Cleusa, no bairro da Federação – a condução é feita pela engenheira civil Edileuza Sacramento, de 40 anos. Na equipe dela, nove mulheres realizam serviços diversos como rejuntamento, preparo de superfícies, pintura, instalações sanitárias, serviços de apontador e limpeza.

“Eu sempre pedi para dar mais oportunidade às mulheres no ramo da construção civil na empresa para a qual trabalho e esse pedido está sendo bem aceito. A mulher se doa, consegue fazer da melhor forma, é detalhista. São características que fazem toda a diferença para as obras. A nossa equipe é formada por homens e mulheres e nós prezamos muito pela união e transparência”, conta.

O pai da engenheira, que trabalhava na construção civil, hoje tem orgulho em dizer que ela é a melhor profissional que ele conhece. Edileuza atua no ramo há 20 anos. Começou como estagiária e hoje é responsável pelo gerenciamento e acompanhamento de diversas obras na cidade, inclusive, de algumas do Morar Melhor.

Conquistas — Uma das integrantes da equipe de Edileuza é Jane Carla Cerqueira, de 45 anos, que já atuou como cuidadora de idosos e hoje é ajudante prática nas obras. Há três meses, ela trabalhou na primeira obra de sua vida em casas reformadas pelo Morar Melhor na Baixa do Chocolate, em Brotas.

“No começo, eu achei que não conseguiria, mas me identifiquei muito na área da pintura. Graças a Deus, eu estou me saindo bem e estou gostando. Ao mesmo tempo em que estou trabalhando, estou ajudando ao próximo, estou ajudando às famílias. Em cada casa, a gente vê a felicidade das pessoas sendo contempladas, pessoas que não têm condições financeiras de reformar a casa. As pessoas nos agradecem e eu digo que estamos aqui para isso”, conta.

Sempre que pode, Graciete Antônia Souza, 48 anos, orienta a turma, já que ela é a mais experiente, trabalha na empresa atual há três anos e já tem uma bagagem de outras obras. “É uma troca de experiência. Eu dou dicas, escuto as colegas também. Para mim é muito gratificante atuar no programa Morar Melhor, chegar a uma casa que precisa de acabamento e deixar tudo organizadinho, com o nosso toque. Os moradores ficam muito felizes”.

O pedreiro e colega de trabalho Cosme José da Silva, 50 anos, conta que gosta de dividir o dia a dia de trabalho com as mulheres. "Eu acho ótimo. O desempenho das meninas é muito bom. Somos todos iguais e se fosse para dar uma nota, eu daria dez. As mulheres são mais caprichosas que os homens e eu já trabalhei com pedreira melhor que eu", conta.

Marias na Construção – A maioria das empresas contratadas pela Seinfra para executar as reformas do Morar Melhor possui mulheres na equipe. Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e em parceria com o Senai, criou o programa Marias na Construção, que oferece cursos na área da Construção Civil. O programa conta também com a parceria da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Seinfra.

Na edição-piloto, 120 mulheres foram capacitadas nos cursos de eletricista instaladora predial de baixa tensão, pintora de obras e pedreira polivalente. No ano passado, 102 alunas participaram da primeira edição do programa, cujas aulas tiveram que ser suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. O nome do programa é uma homenagem à primeira mestre de obras da Bahia, Maria do Amparo Xavier, que já esteve à frente de importantes obras na cidade.

Morar Melhor – Desde que foi criado pela Prefeitura, em 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 32 mil casas em mais de 128 localidades da capital baiana. As casas são cadastradas para receber reformas que podem incluir reboco e pintura, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias. A indicação do serviço é feita em conjunto com o morador, e o limite de investimento por imóvel é de R$7 mil.

A maior predominância de mulheres chefes de família é um dos critérios adotados pelas equipes técnicas para a escolha das casas beneficiadas. Além disso, são observados outros aspectos, a exemplo da precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

“Além de proporcionar mais conforto, resgatar a autoestima das famílias e devolver a qualidade de vida, o Morar Melhor também oportuniza geração de emprego e renda. Além da prioridade do programa em beneficiar mulheres chefes de família com a reforma das casas, nós vamos além com mulheres que, literalmente, colocam a mão na massa e fazem o programa acontecer”, afirma o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.

 

 

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Neste período de pandemia e distanciamento social, o trabalho remoto tem sido uma nova realidade para muitas empresas e funcionários. A modalidade de trabalho exige disciplina, foco, organização e dedicação, porém é a melhor alternativa para preservar vidas e a saúde dos colaboradores durante o enfrentamento à Covid-19. Para orientar e ajudar na adaptação desse novo normal, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece dicas de como manter a produtividade no home office e atravessar a fase com mais tranquilidade.

A diretora de Trabalho e Empreendedorismo do Simm, Maria Eduarda Lomanto, explica que a interação e diálogo ativo com o grupo de trabalho, através de redes sociais e plataformas, são pontos fundamentais para manter a rotina. Estabelecer um local para executar as tarefas em casa e separar materiais de trabalho, como fones de ouvido, agenda, bloco de anotações e caneta, também são fatores importantes para manter a concentração e o ambiente organizado.

Outra dica importante é determinar horários e se comprometer com as demandas. "Mesmo realizando o trabalho de casa, é fundamental se preparar, seguir horário e se arrumar como se estivesse indo trabalhar, para sentar e produzir suas obrigações. O bate-papo e o compartilhamento de ideias com os colegas também devem fazer parte dessa rotina. O home office não deve ser tratado como algo tenso, mas, sim, como algo natural e que está fazendo parte de uma nova realidade, vivenciada por várias pessoas no país", lembra.

Listar tarefas, planejar, organizar demandas e evitar distrações contribuem, ainda, para o alto rendimento no trabalho remoto. Desta forma, o profissional tem a oportunidade de criar uma relação com as atividades, possibilitar o andamento e dar preferência às que são mais urgentes, sem deixar para depois. “As sinalizações, lembretes e marcadores ajudam a lembrar coisas importantes e cria um conforto para desenvolver as habilidades de trabalho. O alinhamento de informações e horários entre o meio familiar e a equipe ajuda a evitar distrações e a não comprometer o ciclo produtivo”, afirma Maria Eduarda.

Além disso, é necessário estipular pequenas pausas de 15 minutos durante o dia para dedicar a uma distração, como fazer atividades físicas, alongamento, lanchar, ver notícias, acessar redes sociais ou assistir vídeos. “É necessário acreditar que é possível continuar produzindo mais e melhor. O desenvolvimento depende de cada um de nós e das ferramentas que precisaremos usar. Não devemos ter medo de experimentar coisas novas e, sim, utilizar a tecnologia a nosso favor, sem receios, ousando e se permitindo a esse novo modelo de trabalho que funciona e está dando muito certo”, frisa a diretora.

Experiência – O engenheiro mecânico e professor Eduardo Tourinho, de 39 anos, teve que readaptar a rotina em casa para dar aulas de forma remota durante a pandemia. “Precisei me reinventar e adequar o espaço na minha casa. Coloquei uma mesa de trabalho na sala e algumas cortinas para dividir os ambientes, para manter a privacidade e o horário de trabalho. Além disso, implantei um suporte para computador na parede, que deixou o ambiente mais funcional e possibilitou a utilização de sistemas operacionais para a transmissão das aulas”, conta.

O home office do docente consiste em aulas ao vivo e gravadas, para os alunos que não conseguem acompanhar as transmissões on-line. Os conteúdos, materiais e apostilas são disponibilizados para os estudantes na plataforma Microsoft Teams e no Sistema de Informações Acadêmicas (SIA) da instituição de ensino. O cronograma do profissional engloba aulas de segunda a quinta-feira e aulas que podem ser remarcadas durante a semana – cada encontro possui duração de duas horas e cinquenta minutos.

"Eu já me sinto bastante adaptado a essa nova rotina, sou muito organizado e para que a dinâmica funcione, precisamos ter o mínimo de planejamento e organização. Costumo fazer minha agenda semanal, listar atividades e compromissos, além de alinhar a revisão de conteúdos e programar minhas reuniões. Considero esses fatores fundamentais para atravessar o momento que estamos vivendo", destaca Tourinho.

 

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A Prefeitura retoma, nesta segunda-feira (8), a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador para idosos a partir de 78 anos e trabalhadores da saúde cadastrados. No total, 12 drive-thrus e 16 pontos fixos estarão disponíveis para oferta da primeira e segunda dose do imunizante na capital. Todos os postos funcionarão das 8h às 17h.

Os idosos com idade igual ou superior a 78 anos poderão receber a primeira dose mediante apresentação de documento oficial com foto. Para otimizar o fluxo de atendimentos, no período da manhã, entre 8h e 12h, serão vacinados apenas aqueles idosos nascidos entre janeiro e julho de 1942. À tarde, entre 12h e 17h, podem buscar as unidades excepcionalmente os idosos que nasceram entre agosto de 1942 e 6 de março de 1943.

Antes de comparecer aos postos, é preciso verificar se o nome consta na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Se o nome não estiver na lista, será necessário fazer o recadastramento pelo site recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br.

A aplicação da primeira dose dos trabalhadores da saúde também será retomada nesta segunda (8). Devido ao baixo estoque de imunizantes, serão vacinados apenas os profissionais que estiverem com o nome na lista disponível no site da SMS.

Vacina Express – Os idosos com 78 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar da primeira dose através do Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São disponibilizadas por dia 150 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

No caso da segunda dose, os idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Segunda dose – A segunda dose para completar o esquema vacinal segue com a aplicação normal na capital baiana tanto para idosos como para profissionais de saúde. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS ou no cartão de vacina.

Locais de vacinação para primeira e segunda dose de idosos

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências – Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.

Pontos fixos: USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar – Dendezeiros.                                                                                                            

Locais de vacinação para primeira dose dos trabalhadores da saúde

Drive-thrus e pontos fixos: Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências – Brotas e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Locais de vacinação para segunda dose dos trabalhadores da saúde

Drive-thrus: Unijorge – Campus Paralela, USF San Martim III e Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio).

Pontos fixos: USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CSU Pernambués e Unijorge – Campus Paralela.

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A montagem do hospital de campanha na Estação Cidadania de Itapuã foi foco de vistoria, realizada na manhã deste domingo (7), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e dos secretários municipais da Saúde (SMS), Leo Prates, e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo. A unidade vai atender exclusivamente a casos de Covid-19, em mais um esforço da administração municipal para evitar um colapso no sistema de saúde.

De acordo com o prefeito, até o final do dia, toda a estrutura já deverá estar erguida e, a partir de amanhã (8), será iniciada a instalação dos equipamentos. A Prefeitura já está finalizando a contratação de uma organização social que vai operar o hospital de campanha e a expectativa é de que, até sexta-feira (12), a unidade seja inaugurada.

“Serão 40 leitos de enfermaria e dez de UTI, podendo depois reverter para mais leitos de UTI. Vai depender, é claro, dos respiradores e de equipe para isso. Porém, a Prefeitura vem fazendo um grande esforço e esse trabalho não para. Esse equipamento vai ajudar a gente a preservar vidas”, declarou Bruno Reis.

 
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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensifica, neste sábado (6), a Operação Silere, que tem como objetivo combater a poluição sonora em Salvador. Durante a ação, que conta com o apoio da Polícia Militar da Bahia, mais de 80 bairros serão fiscalizados.

Presente na operação, o secretário da Sedur, João Xavier, destacou que o número de denúncias em relação à poluição sonora, causada por residências teve um aumento de 50% no último final de semana. “Estamos vivendo um momento delicado, pedimos a compreensão de todos para não promover aglomerações e manter o isolamento social. O nosso principal objetivo é combater a pandemia e preservar vidas”, concluiu.

Nos dois primeiros meses deste ano, a Sedur já realizou mais de 1.300 vistorias e cerca de 200 equipamentos de som foram apreendidos, durante as operações de fiscalização. O cidadão pode fazer a denúncia por meio do Fala Salvador 156.

 

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