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Com a pandemia do coronavírus, o uso do álcool tem sido fundamental como medida complementar para limpeza das mãos, superfícies e objetos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados com o manuseio do produto. De acordo com a fiscal química da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), Elis Andrade, alguns aspectos devem ser observados no momento da compra do álcool.

“O primeiro passo é ficar de olho na procedência desse insumo. É necessário verificar a regularidade do produto, observando se o rótulo possui autorização emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permite que o fabricante realize suas atividades. Esse selo assegura a procedência confiável do produto”, afirmou Elis.

Outro item que merece atenção é referente à finalidade do produto. De forma geral, o álcool na concentração de 70% comercializado no mercado é destinado especificamente para limpeza de objetos, ou seja, atuam como saneantes. A utilização deste tipo na pele pode desencadear um processo alérgico.

“Como o álcool saneante é destinado para limpeza de superfícies, ele pode ter na composição componentes oxidantes e corrosivos. O uso desse produto diretamente na pele pode gerar desde vermelhidão, ressecamento, descamamento dos dedos e coceira até processos alérgicos mais persistentes”, afirmou a fiscal química. Sendo assim, o ideal é a utilização de álcool específico para higienização das mãos.

Fiscalização – Nesta quarta-feira (10), a Vigilância Sanitária intensificará a fiscalização em diversos estabelecimentos da cidade para verificar a qualidade dos tipos de álcool comercializados na cidade. A iniciativa também tem o objetivo de assegurar que produtos clandestinos sejam vendidos na capital.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anuncia a adesão de 33 vagas do projeto Mais Médicos para atuação nas unidades de saúde municipais. O novo edital está disponível a partir desta terça-feira (9), no endereço  http:// maismedicos. gov. br / images/PDF/ Edital_Municipios_23ciclo.pdf . A iniciativa visa reforçar o quadro de profissionais no combate à Covid-19.

Os novos médicos serão contratados pelo período de três anos, prorrogável por igual período, e o chamamento público valerá para médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil. Além disso, é necessário possuir registro profissional em algum Conselho Regional de Medicina (CRM).

“Estamos unindo todos os esforços para fortalecermos o nosso quadro de médicos e acabarmos com o déficit, mas dependemos muito do interesse desses profissionais. Esse edital oferece plenas condições para que novos médicos venham trabalhar na cidade”, pontuou o titular da pasta, Leo Prates. O gestor destaca também que a Prefeitura tem trabalhado tanto na qualificação da rede, quanto em melhores condições de trabalho para os médicos e demais profissionais da saúde para atender à população.

 

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Para conscientizar a população sobre a importância da adoção de pets desabrigados, em especial de cães e gatos, a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando uma ação educativa em Piatã sobre o tema. A iniciativa está sendo realizada no estacionamento Zona Azul, em frente ao bar Siri Cascudo – mesmo local onde o Castramóvel está temporariamente instalado.

A campanha busca promover reflexão sobre como pode ser rica a experiência da adoção de animais para os tutores e reforçar os benefícios para ambos. Na ocasião estão sendo distribuídos também folhetos informativos com dicas sobre saúde animal, lazer, higiene e alimentação para os possíveis tutores.

Paralelo à campanha, também está sendo realizada uma ação para coibir o abandono animal. Na região há uma colônia de gatos e a incidência de abandono é alta – em média, 30 gatos são abandonados semanalmente apenas nesta região, como afirmou a diretora da Dipa, Tainara Ferreira.

"Estamos conscientizando toda a população, sobretudo porque isso é crime. Se porventura ocorrer o abandono, as viaturas da polícia estarão lá para fazer valer a lei. A colônia precisa ser desconstruída, os animais não devem estar neste espaço. O lugar deles é em um lar, sendo tratados com cuidado, amor e a dignidade que eles merecem", destacou.

A operação ocorrerá até o próximo domingo (14) em parceria com a Guarda Civil (GCM) e Polícia Militar (PM-BA), através da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar. A mobilização está sendo efetuada 24 horas para monitorar possíveis casos de abandono na região.

Os abandonos, explicou a diretora, também cresceram durante este ano difícil de pandemia ocasionada pelo coronavírus. "Não podemos esquecer que também é um reflexo da Covid-19. Muitas pessoas adotaram animais durante este período de isolamento social, mas nem todo mundo tinha consciência da responsabilidade que é a adoção. Esta é uma problemática crescente", completou.

O abandono de animais é uma prática considerada crime no país (leis federais 9.605/98 e 14.064/20). Tanto o abandono quanto os maus-tratos podem render pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.

Como acolher – Quem desejar adotar um dos gatinhos que residem na colônia de Piatã deve entrar em contato com a Dipa através do perfil @diretoriaanimalsalvador no Instagram. Além de estarem com a vacina antirrábica em dia, a maioria dos animais disponíveis já são castrados. 

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Os restaurantes populares de Salvador têm sido para população em vulnerabilidade social – que engloba pessoas de baixa renda e em situação de rua – os meios mais acessíveis para se obter refeições grátis e de qualidade, sobretudo neste período de pandemia da Covid-19.  Nesta terça-feira (9), o prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, visitou a unidade de Pau da Lima para acompanhar os trabalhos de distribuição de alimentos. Além desse espaço, a capital baiana possui outro restaurante em São Tomé de Paripe.  

O prefeito anunciou que ambos os estabelecimentos ampliarão a capacidade de atendimento, saindo de 700 refeições distribuídas diariamente para 1 mil (cada local ofertará 500 quentinhas). Não é necessário cadastro prévio para ter acesso ao alimento, já que os restaurantes recebem público mediante demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30. 

“Durante a pandemia, os números que a Prefeitura vem investindo na área social são expressivos. Já foram 680 mil refeições que nós distribuímos em Salvador e quase 1,8 milhão de cestas básicas. Também pagamos mais de R$61 milhões do auxílio emergencial através do programa Salvador por Todos”, destacou. 

Bruno Reis assegurou a continuidade das ações e investimentos para amenizar as consequências e os efeitos da pandemia à população carente. Atualmente, a Prefeitura destina R$20 milhões por mês somente na área social.  “Nós vamos seguir investindo muito. Entendemos que as medidas de isolamento social são necessárias e é por isso que a Prefeitura dá esse amparo, protege quem mais precisa e ajuda as pessoas que estão passando necessidade nesse momento”, afirmou. 

Os restaurantes populares de Pau da Lima e de São Tomé de Paripe voltaram a fazer distribuição de alimentos em quentinhas desde fevereiro passado, devido ao avanço dos índices da Covid-19. As estruturas não estão recebendo mais ninguém nos refeitórios, dentro das medidas sanitárias para minimizar o contágio da doença e não gerar aglomerações. 

As quentinhas são compostas por refeição principal e lanche da tarde. O cardápio é montado sob supervisão nutricional, com proteína, carboidrato, salada e fruta.  

 

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Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realiza a campanha “Declare seu Amor”. O objetivo é levar informações e incentivar a população sobre como contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), através da destinação de parte do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.

Os valores arrecadados são destinados a dezenas de projetos sociais desenvolvidos em prol da defesa dos direitos infantis e juvenis em Salvador. A titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, ressaltou a importância das doações feitas para o FMDCA.

"Especialmente neste momento, as contribuições são essenciais para proporcionarmos ações de proteção integral de crianças e adolescentes. Quando fomentamos todo esse trabalho das organizações não governamentais, estamos multiplicando a possibilidade de dar assistência a crianças e jovens", explica.

A aplicação dos recursos tem transparência total e fiscalização ampla de órgãos, como Tribunal de Contas, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e o contribuinte. A medida segue a Lei Federal nº 12.594/12. 

Em 2020, foram arrecadados, durante o período de declaração do IR, R$322.926,83. As doações durante todo ano passado chegaram a R$1.007.046,79. Por meio do último edital em vigor, foram firmadas 27 parcerias, que transformaram a vida de quase 3 mil crianças e/ou adolescentes de Salvador. Foram repassados R$4.843.880,23 a projetos sociais executados pela Organização da Sociedade Civil.

Como doar – Qualquer cidadão pode destinar recursos para o FMDCA através da declaração anual do Imposto de Renda (IR) de pessoa física, que pode ser feita até o dia 30 de abril. O limite é de até 3% do imposto retido, sendo pessoa física ou jurídica. O valor é integralmente deduzido, ou seja, quem contribuir não paga nada a mais por isso. Exemplo: para cada R$100 retido, é possível doar R$3.

A destinação de recursos para o fundo municipal via Imposto de Renda pode ser feita diretamente na declaração. O primeiro passo, após concluir o preenchimento, é clicar na aba “Resumo da Declaração – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecionar as opções “Novo”, Fundo “Municipal”, UF “Bahia”, Município “Salvador–00.459.245/0001-81”, verificar o “Valor Disponível para Doação” e preencher o montante até o limite indicado.

Em seguida, na aba “Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto”, verificar o valor que será destinado ao FMDCA no campo “Dedução de Incentivo”, e o valor do tributo a ser pago. Por último, é só clicar na opção “Imprimir – DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, gerar a guia com o valor correspondente e efetuar o pagamento.

Já a doação simples, com destinação durante o ano todo, deve ser feita por pessoa física e jurídica, através de depósito bancário, até o último dia útil do mês de dezembro. Os dados da conta são Banco do Brasil, agência 3832-6, conta 930.153-4, CNPJ: 00.459.245/0001-81 (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA). 

O comprovante de depósito deve ser encaminhado para o FMDCA, para o e-mail fmdca.spmj@ salvador. ba. gov. br ou fmdcasalvador@ gmail. com , informando nome completo de pessoa física ou jurídica, endereço, telefone, número do CNPJ (pessoa jurídica) ou número do CPF (pessoa física). O FMDCA emite e envia o recibo para o contribuinte. Nesse caso, pessoas físicas podem destinar 6% do Imposto de Renda devido, enquanto pessoa jurídica, sob apuração pelo lucro real, 1% do Imposto de Renda.

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A pequena Júlia, de apenas sete anos, já conhece a rotina. Ao menos três vezes na semana ela aguarda ansiosa pelos pais para fazer uma leitura antes de dormir. A atividade busca estimular o hábito de leitura na pequena, mas também contribui para manter a família unida, principalmente neste período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19.

A mãe, Mônica França, explicou que os livros sempre fizeram parte da sua vida. Agora, ela promove a imersão da filha nas histórias usando como recurso a leitura em família e jogos de perguntas e respostas sobre as obras lidas. "Júlia está sempre lendo livros diferentes. Por conta da idade, são mais obras lúdicas, fantasiosas e com bastantes ilustrações que chamam atenção e despertam o interesse dela pelo ato de ler", contou.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem de La Almudena (Candeal), Isa Coutinho, explicou que o melhor método para os pais estimularem o hábito de ler nas crianças é construindo o processo juntos. Isso pode ocorrer desde a leitura de rótulos de alimentos no dia a dia até palavras inseridas nos jogos, por exemplo.

"É importante que, desde o nascimento, os pais proporcionem espaços onde a criança possa ter contato com a leitura. Ler para a criança histórias infantis, mostrar que os signos representam uma fala, uma comunicação. A criança precisa compreender que a leitura é uma forma de se comunicar com o mundo, um processo de informação", disse Isa.

Em tempos de distanciamento social, as atividades remotas também podem trazer contribuições interessantes. Mesmo que seja através de cards, vídeos ou atividades, a leitura é imprescindível neste momento. “Até mesmo a leitura tecnológica, que envolve aplicativos e jogos digitais, por exemplo, tem impactado diretamente as crianças na pandemia, principalmente porque as atividades escolares em sua maioria estão sendo mediadas pela tecnologia”, avaliou Isa.

Para Mônica, a leitura também desperta na criança o senso crítico e ainda ajuda na formação intelectual. "Júlia se diverte muito quando fazemos as perguntas. Meu marido erra propositalmente as respostas e ela corrige, mostrando o quanto está atenta à leitura. Assim, a gente estimula também a interpretação. Precisamos formar leitores conscientes do que está sendo lido, que compreendam a mensagem a ser transmitida", reforçou.

Conhecimento – Para que os pequenos despertem o interesse pela prática e, consequentemente, levem consigo para as demais fases da vida, a diretora do Cmei afirma que o ato de ler deve ser lúdico e prazeroso. Recursos como músicas, mensagens de boas-vindas e letras do nome, por exemplo, podem ser mostrados para que a criança perceba que o mundo deve ser decifrado.

"A criança é desafiada todo tempo pelo processo linguístico. À medida que ela vai crescendo, o processo de leitura vai ficando mais complexo. A melhor forma de estimular esse interesse é fazendo com que a criança perceba que, ao ler, ela terá acesso a novos conhecimentos, informações, um processo de investigação e curiosidade”, relatou Isa Coutinho.

 

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A Prefeitura, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), prossegue com o trabalho de limpeza das encostas da cidade. A medida visa prevenir deslizamentos de terra e outros problemas comuns do período chuvoso.

Com o Outono se aproximando, os serviços têm sido constantes em todo o município, com mais de 300 agentes em atuação. Os bairros de São Caetano, IAPI, Mata Escura e Calabetão, a Avenida Vasco da Gama, a Via Regional e a região do Subúrbio Ferroviário lideram em quantidade de solicitações de manutenção das encostas.

Durante a execução do serviço, uma equipe especial de agentes de limpeza devidamente treinada e especializada, com cursos ministrados por empresas do ramo, faz uso do rapel para acessar as áreas mais difíceis. Eles utilizam equipamentos de proteção individual como cinto, corda, gancho de segurança, além de ancinho ou vassoura metálica durante o processo.

A iniciativa envolve ações de roçagem, remoção de lixo, entulho e objetos volumosos das encostas. Entre os objetos já removidos constam sofás, camas, colchão, geladeira e até fogão. Além disso, os agentes também fazem o serviço de capinação e a colocação de lonas nas áreas de risco.

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, o descarte irregular de resíduos nas encostas ocasiona sérios impactos à natureza, já que a decomposição desse material degrada o solo, além de aumentar o risco de deslizamentos e alagamentos na área. “Por isso, é importante que os moradores evitem descartar os resíduos de forma inadequada e respeitem o horário da coleta”, destaca. 

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Em meio à pandemia de Covid-19, a manutenção e a conquista do emprego são fatores essenciais à sobrevivência do cidadão e ao pleno funcionamento da economia. Por conta disso, ações inovadoras como o Simm Mulher – importante braço do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), encaminhou 1.074 mulheres para vagas no mercado de trabalho, entre o início de 2020 e os dois primeiros meses deste ano.

Segundo a diretora de Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto, o importante neste serviço é o encaminhamento para as vagas de emprego. Ela acredita que iniciativas como os programas de treinamento a serem oferecidos pela Semdec – a exemplo do Treinar para Empregar – são importantes facilitadores deste trabalho. “Vamos oferecer qualificações voltadas para as vagas em aberto, para que as pessoas possam aumentar suas chances de empregabilidade”.

Desde 2020, o agendamento para a busca por vagas ocorre de forma on-line. Em fevereiro último, a marcação passou a acontecer também por hora marcada via WhatsApp, a partir do cadastro no site www. agendamentosemtel. salvador. ba. gov. br . No horário combinado, uma atendente do Simm entra em contato com o postulante à vaga e conversa sobre as características do candidato em relação ao que pede a vaga disponibilizada.

Criado em 2020, o Simm Mulher, serviço específico para atendimento às mulheres, tem o intuito de oferecer um tratamento voltado ao público feminino, atuando diretamente na qualificação das mulheres. Até o momento, foram 26 cursos de qualificação ofertados, com o total de 378 alunos certificados, sendo que 235 são mulheres.

De acordo com dados da secretaria, as mulheres soteropolitanas possuem características empreendedoras, formando 47,91% do total de empresários do município. “A Semdec tem como estratégia treinar para empregar. Acreditamos que, com a qualificação, os números de encaminhamentos para as empresas continuarão a crescer. A mulher, na sua essência, tem um perfil multitarefas, tem sensibilidade e uma enorme capacidade de resiliência – ingredientes importantes nesse momento para o sucesso”, conclui Maria Eduarda.

 

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O projeto de lei que autoriza o ingresso de Salvador no consórcio público municipal, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de doses da vacina contra a Covid-19, foi encaminhado pelo prefeito Bruno Reis à Câmara de Vereadores em cerimônia simbólica realizada nesta segunda-feira (8), no Palácio Thomé de Souza. Estiveram presentes na ocasião o presidente da casa legislativa, Geraldo Júnior; a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; e o líder do Governo na Câmara, Paulo Magalhães Jr.

Na ocasião, o prefeito ressaltou que o ingresso de Salvador neste consórcio vai facilitar a compra dos imunizantes em grande quantidade pelos municípios, já que o governo federal tem apresentado dificuldades na aquisição das doses. “Estamos pedindo autorização à Câmara Municipal para a Prefeitura de Salvador ingressar formalmente em um consórcio formado com todos os prefeitos do Brasil, para que possamos ter condições de adquirir vacinas de forma própria pelos municípios e, assim, ampliar o processo de vacinação em Salvador”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ainda informou que todos os municípios estão passando pelo mesmo processo de aprovação da iniciativa pelas respectivas casas legislativas. Ele ainda fez um apelo para que o projeto possa ser apreciado o mais rápido possível, já que a montagem do consórcio está prevista para o próximo dia 22.

“O investimento em vacina é a forma mais barata e eficaz de enfrentamento à Covid-19, mais até do que manter os benefícios sociais e as estruturas de saúde por muito tempo. Por mês, a Prefeitura tem investido mais de R$60 milhões para o combate à pandemia”, justificou.

O presidente da Câmara de Vereadores ressaltou que o projeto de lei está acima de questões partidárias e garantiu agilidade na votação. “Vamos dar prioridade à urgência urgentíssima e, em um prazo de 48h, vamos entregar esse presente à cidade, combatendo a pandemia, resgatando vidas e cuidando da vida das pessoas”, afirmou Geraldo Júnior.

 

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