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O bairro de Boa Vista do São Caetano ganhou uma nova geomanta, implantada pela Prefeitura através da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Localizada na Rua 22 de Março, a proteção possui 1,8 mil m² de área e beneficia 80 famílias que residem nas imediações da encosta existente na localidade, proporcionando segurança e impedindo que deslizamentos de terra ocorram, principalmente em dias de chuva. A estrutura foi inaugurada durante solenidade simbólica com a presença do prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do coordenador de Ações de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior.

A obra teve investimento de R$251 mil. “Já implantamos em mais de 220 áreas da cidade essa tecnologia de geomanta, que se somam a 110 contenções de encostas definitivas de cortina atirantada e de solo grampeado. Tudo isso com o objetivo de levar mais segurança às famílias, que poderão ter noites de sono com mais tranquilidade”, destacou o prefeito.

Formada por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada, a nova geomanta de Boa Vista do São Caetano é capaz de impermeabilizar o talude evitando absorção de águas da chuva e, com isso, o risco de erosões e deslizamentos. Essas soluções são mais práticas e menos custosas em comparação às contenções de encostas tradicionais, sendo extremamente seguras e sempre passam por manutenção cotidiana. 

Morador da Rua 22 de Março, o pedreiro Eduardo Teles, de 29 anos, conta que a encosta ao lado da casa dele era motivo de constante preocupação. “Era muito mato, lixo, rato e até cobra. Em uma das chuvas, parte do barro desceu e destruiu o banheiro de uma das casas que fica na parte de baixo. Minha mãe e eu chegamos a nos mudar provisoriamente para casa de outro familiar com medo de uma tragédia. Depois dessa obra melhorou bastante a situação. Não temos mais receio de desabamento”, relatou.

Prevenção – A intervenção integra a estratégia de ações preventivas desenvolvidas ao longo do ano pela Codesal, dentro da Operação Chuva que ocorre entre março e junho, período em que historicamente ocorre o maior volume de precipitações na capital baiana. “Todas as obras são importantes e representam benefícios para a população, mas têm algumas com importância muito maior, a exemplos das geomantas e contenções, porque protegem a vida”, assegurou Bruno Reis.

Ele citou o último censo do IBGE que apontou que Salvador possui mil pontos de risco para deslizamento de terra. “Em oito anos e cinco meses protegemos 30% dessas áreas. Se esse trabalho tivesse sido feito por outros governantes talvez não teríamos mais áreas de risco na cidade”, frisou o chefe do Executivo municipal, acrescentando que a capital baiana está cada vez mais preparada para lidar com as chuvas.

 

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As obras de requalificação viária na Avenida Tancredo Neves, promovidas pela Prefeitura, prosseguem na capital e já alcançam 20% da intervenção concluída. O projeto vem sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), e abrange também a Avenida Magalhães Neto, com o objetivo de melhorar a fluidez no tráfego de uma das regiões mais movimentadas da cidade.

A requalificação contemplará a região com uma ligação subterrânea (trincheira bilateral), que vai permitir uma conexão direta entre a Magalhães Neto e o miolo empresarial da Avenida Tancredo Neves, com redução de fluxo na pista marginal. Também estão previstos recapeamento das vias existentes e ajustes na passarela instalada no local, além de drenagem, iluminação em LED e paisagismo. Essas intervenções no trecho vão proporcionar facilidade de acesso para pedestres, ampliação da passarela e a possibilidade de implantação de ciclovia na região.

O secretário da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, afirmou que a intervenção vai otimizar ainda mais o trânsito naquela região. “As obras, com investimento na ordem de R$42,9 milhões, têm prazo de conclusão previsto para dezembro deste ano.”

Também está prevista a construção de uma ponte sobre o Rio Camarajibe, que terá pista de concreto, passeio e guarda corpo, e também a execução de micro drenagem e fundações. Além da trincheira e da ponte, um viaduto está sendo implantado nas imediações da praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, com o objetivo de direcionar o fluxo de veículos sentido Rótula do Abacaxi. O equipamento visa diminuir o entrelaçamento de fluxos no acesso ao Viaduto dos Rodoviários, sentido Acesso Norte e BR-324.

Complemento ao BRT – De acordo com o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, o projeto da intervenção foi idealizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e Semob, com o objetivo de adequar a mobilidade da região da Avenida Tancredo Neves após a finalização das obras do BRT.

“No planejamento operacional do BRT existem linhas circulares expandidas que passam pela Avenida Tancredo Neves, e, para que o local pudesse suportar a nova dinâmica de fluxo, foi necessário repensar toda a região”, afirmou. Para isso, foi planejada a construção do viaduto na Avenida ACM sentido Acesso Norte, o mergulho na Avenida Tancredo Neves, o novo pontilhão sobre o Rio Camarajibe e a duplicação da Rua Marcos Freire, em frente à Tend Tudo.

O diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Correa, afirmou que foram percebidos então os principais pontos de congestionamento e, para solucionar esta demanda, optou-se pela ligação subterrânea de aproximadamente 200 metros. Neste momento, segundo Correa, a obra está no seu estado mais crítico, com a Avenida Magalhães Neto com uma faixa de pista no sentido Sarah e com uma faixa no sentido orla, com opção de uso da via marginal. A situação deve melhorar a partir de agosto, conforme o andamento das obras.

“Com o aumento da fluidez, veremos uma diminuição de estresse para a população, o transporte público será beneficiado e, também, vai melhorar as condições viárias para o pedestre com a ampliação das passarelas”, finalizou.

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A Prefeitura de Salvador é uma das participantes de um diálogo público intitulado “Gestão Fiscal nas Cidades”, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no âmbito do Programa TCU+Cidades. O evento acontece nesta quinta-feira (27), das 10h às 12h, com transmissão pelo canal do TCU no YouTube, e os participantes poderão enviar perguntas e comentários por meio do chat. 

A administração municipal será representada pela secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer. O webinário trará informações e orientações técnicas sobre finanças públicas e responsabilidade fiscal, com o intuito de atuar pedagogicamente com os municípios do país, a fim de prevenir falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos. 

A abertura será realizada pelo vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e seguirá com a apresentação dos painéis: Princípios da Gestão Fiscal e Estrutura da Governança Fiscal. O evento contará, ainda, com a moderação do secretário-geral de Controle Externo do TCU, Leonardo Albernaz, e do secretário de Macroavaliação Governamental, Alessandro Caldeira. 

Também participam do webinário a subsecretária de contabilidade pública, Gildenora Milhomem, a diretora de Fiscalização de Planejamento e Orçamento (Semag/TCU), Lucieni Pereira da Silva, e o diretor de Fiscalização da Responsabilidade Fiscal (Semag/TCU), Renato Lima Cavalcante. 

Exemplo de equilíbrio das finanças municipais e utilizada como modelo de gestão, a capital da Bahia foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a mais eficiente do país no que se refere aos pagamentos de compromissos, conforme o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2020, do Ministério da Economia.

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O Conselho Tutelar XIV – Ilhas promove uma ação itinerante que ocorrerá nesta quinta-feira (27), das 9h às 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santana, em Ilha de Maré. A intenção é facilitar o acesso da população local aos serviços destinados à criança e ao adolescente, dificultados principalmente pelo isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Para o atendimento é indispensável o uso de máscara e a apresentação de documento original com foto. Na oportunidade estarão presentes todo o colegiado do Conselho Tutelar, num total de cinco conselheiros, para atendimento, orientação e encaminhamento das demandas espontâneas da comunidade.

“A ação se faz necessária, uma vez que a região faz parte da área de abrangência de responsabilidade deste órgão e carece de atenção à infância e juventude local”, explica Rodrigo Ribeiro, um dos integrantes do Conselho Tutelar XIV – Ilhas. 

Além de Ilha de Maré, o Conselho Tutelar XIV atende ainda as ilhas dos Frades e de Bom Jesus dos Passos. No total, Salvador possui hoje 18 conselhos tutelares, todos vinculados à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A função primordial consiste em zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

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A partir de quinta-feira (27), o trânsito na Rua Siqueira Campos, no Barbalho, passa a ser apenas sentido único, com fluxo permitido a partir da Rua dos Perdões, no Santo Antônio Além do Campo, na direção do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia). A previsão é que esta alteração dure cerca de 30 dias.

A mudança é necessária para a conclusão da primeira etapa das obras de saneamento na via, de responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Ainda em decorrência das intervenções, o estacionamento será proibido em toda a extensão da via.

O condutor que estiver no Barbalho e quiser trafegar na Rua Siqueira Campos precisará acessar a Rua dos Perdões. Já o itinerário dos ônibus seguirá novo roteiro, com os veículos acessando as ruas Emilio dos Santos, dos Perdões e dos Adobes, de onde seguem com o itinerário normal.

Os agentes de trânsito e transporte vão intensificar a atuação na via com o objetivo de orientar condutores e pedestres. A sinalização também será reforçada no local.

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Três mil cestas de alimentos serão distribuídas nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, a 26 instituições sociais, cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (Cmass) e que oferecem projeto, programa ou serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em Salvador. A iniciativa é realizada em parceria entre a Cmass e a Secretaria Municipal de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com o objetivo de auxiliar as entidades no apoio às comunidades para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

“Esse é o momento de somar todos os esforços em favor daqueles que utilizam os serviços da Assistência Social, principalmente aqueles que são oferecidos por mais de 170 instituições da cidade atualmente inscritas no Conselho”, pontua o presidente do Cmass, Rodrigo Alves.   

A distribuição será realizada conforme a localização geográfica das entidades habilitadas ao recebimento. Os postos estão montados no Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (Cecom), na Praça Lord Cochrane s/n, Garibaldi; na Capemisa, na Rua Parque Setúbal, s/n, Periperi; e Instituto Baiano da Paz, no Centro Social Urbano, em Castelo Branco.

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A Prefeitura, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), instalou aproximadamente 50 placas com frases educativas que destacam a importância da preservação ambiental. A ação visa sensibilizar moradores e turistas que visitam as Ilhas dos Frades, Maré e Bom Jesus dos Passos, pertencentes ao Município.

Além de ser um atrativo turístico, as frases como “Não jogue lixo no chão, jogue sementes”, “Na Praia das Neves, Ilha de Maré, deixe seu amor e leve seu lixo” e “Eu amo a Ilha dos Frades, leve seu lixo”, ajudam a incentivar o descarte correto de resíduos e a manutenção da limpeza das praias. 

As placas são confeccionadas a partir do reaproveitamento de materiais descartados de forma irregular. A jornalista e proprietária de um hostel em Bom Jesus dos Passos, Angélica Parras, de 56 anos, aprovou a iniciativa. “As placas são maravilhosas. Além de educativas, vieram em boa hora, pois ajudam a manter a limpeza feita tão bem e com dedicação do pessoal da limpeza”, disse. 

“São excelentes lembretes que destacam a importância da participação de todos na preservação do meio ambiente. Através dessa iniciativa, as pessoas podem se tornar agentes multiplicadores através do compartilhamento dessas mensagens nas redes sociais, potencializando ainda mais o alcance dessa ação”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho. 

Ação – As placas com frases educativas começaram a ser instaladas em julho do ano passado, com intuito de ser atrativo tanto para os turistas como para os moradores. As próximas peças serão implantadas nesta quinta-feira (27), sendo duas placas em Ilha de Maré e três em Bom Jesus.

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Para estimular e promover o acesso das pessoas surdas à vacina contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta quarta-feira (26) um mutirão de cadastramento de pessoas, com 18 anos ou mais, com deficiência auditiva permanente. A ação prossegue até esta quinta-feira (27), das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora.

Para realizar o cadastro durante o mutirão, as pessoas devem comparecer à unidade de saúde levando documento de identificação com foto e exames e/ou relatórios médicos comprobatórios de grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com o uso de aparelho auditivo.

Só no período da manhã, mais de 50 pessoas passaram pelos atendimentos que foram intermediados por intérpretes da Central de Libras Salvador, setor vinculado à Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Sempre. A ação teve o apoio de técnicos do Centro de Surdos da Bahia (Cesba) e Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos).

Necessidade – A coordenadora de Gestão de Projetos da UPCD, Luana Rodrigues, ressaltou que a Central de Libras recebeu, nos últimos dias, um volume grande de pedidos de atendimentos, justamente para apoiar no cadastramento da comunidade surda, que é um público prioritário, para acesso à vacina. “Eles são prioridade não só pela deficiência, mas principalmente porque a comunicação principal dos surdos é com as mãos, que é também um importante vetor de contaminação da Covid. Por esse motivo eles precisam tanto da vacina para a proteção de suas vidas”, pontuou.

Enquanto aguardava o atendimento, Alan Ferreira afirmou que estava sonhando com a vacinação. “Eu tive o coronavírus e foi um momento muito difícil. Tenho muito medo, por ver as pessoas aglomerando e se contaminando nas ruas. Tenho três filhos e preciso cuidar deles. Quero me vacinar, para poder voltar a trabalhar e cuidar da minha família”, relatou.

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Dirigir o olhar nas redes sociais para as páginas de emprego e deparar-se com exigências da experiência para ocupar vagas de emprego tem sido uma realidade enfrentada pelos jovens brasileiros. Em Salvador não é diferente. Com o foco neste cenário, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Emprego e Renda (Semdec), por meio da Diretoria do Trabalho e Empreendedorismo, criou o Programa Treinar para Empregar. A intenção é aumentar a empregabilidade e geração de renda na capital baiana, bem como fomentar o interesse pelo empreendedorismo, pela via da qualificação profissional.

Só este ano, foram disponibilizadas 350 vagas de cursos on-line, registrando uma grande procura com o preenchimento total do cadastro de reserva, sobretudo por pessoas que não conseguem emprego e estão em busca de conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento no mercado de trabalho. Foi o caso de Cibele Almeida Passos, 24 anos, formada há dois anos em Farmácia pela Faculdade Dom Pedro II, e que desde abril está cursando Supervisão de Logística.

“Sempre abri o site do Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra) em busca de informações de vagas de emprego. Mas nunca acho uma vaga para minha área. Quando vi o agendamento para os cursos, fiquei muito interessada e me inscrevi”, conta Cibele.

Com carga horária de 168 horas, o curso de Supervisão de Logística será concluído em julho e Cibele sente-se estimulada com o aprendizado adquirido até agora. Ela espera aproveitar na prática o conteúdo programático que integra temas relacionados à área farmacêutica, como estoque de produtos e planilha em Excel, assim como Empreendedorismo e Comportamento.

Desempregada desde outubro do ano passado, a colega Cristiane Oliveira Pereira, 24 anos, moradora do Uruguai, também está animada com o curso de Supervisão de Logística. Ela está vendo na teoria o que praticou entre 2013 e 2015, como estagiária, no setor administrativo de uma empresa de café.

Cristiane destacou a equipe de professores do curso, afirmando que todos têm um perfil humanizado e atencioso, “sempre prontos a nos compreender e tirar nossas dúvidas”. O formato on-line foi outra observação positiva que ela mencionou, lembrando ser o modo de aprendizagem mais seguro para este período da pandemia. Além disso, uma vez em casa, sente maior comodidade por conseguir também atender ao filho Kauê Miguel, de dois anos.

Funcionamento – Para a realização do Treinar para Empregar, a Semdec firmou parcerias com o Senai e o Senac, que possuem professores imbuídos com formação e experiência adequadas para atender a um público situado na faixa etária acima de 18 anos, portador do Ensino Médio completo e com acesso à internet. As grades dos cursos foram elaboradas com o objetivo claro de qualificar e aperfeiçoar pessoas para o mercado de trabalho formal, promovendo conhecimento para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Em conjunto com o Senai, o programa está realizando atualmente os cursos de Operador de Telemarketing, Manutenção de Notebooks e Almoxarife, além de Supervisor de Logística, beneficiando um total de 190 alunos. Esta semana, foram iniciadas as turmas de Manutenção de Tablets e Smartphones, Operação de Distribuição e Operação de Atendimento de Delivery, que contemplam um total de 160 alunos matriculados.

Na modalidade de Ensino à Distância (EAD), as aulas são realizadas em modo remoto síncronas (ao vivo) e assíncronas (EAD), além da realização de práticas simuladas ou presenciais, quando necessário. A depender da particularidade de cada um, as aulas têm carga horária variando entre 66 horas e 184 horas. As metodologias são centradas na aprendizagem, de forma a estimular o desenvolvimento da iniciativa, análise, avaliação de situações, tomada de decisão e construção do conhecimento.

De acordo com a diretora do Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto, a seleção dos cursos é baseada na demanda empresarial de vagas, assim como nas necessidades e dificuldades enfrentadas pelos candidatos que participam do processo seletivo no Simm e que não obtém sucesso na vaga pretendida. “Outros aspectos que são analisados são as tendências do mercado e o desenvolvimento de novas carreiras. Incluímos cursos que agreguem de fato valor à vida do trabalhador, que sejam instrumentos e que possibilitem novas perspectivas de trabalho”, complementou.

Maria Eduarda avalia de forma positiva os resultados dos elementos envolvidos nos cursos do Treinar para Empregar, neste primeiro mês: desde os alunos, que demonstram interesse, participação e satisfação na aquisição de conhecimentos, quanto os empregadores, que se mostram inclinados na flexibilização de critérios no processo seletivo. 

“O conhecimento adquirido e a certificação conquistada nutrem um sentimento de esperança e alegria, para buscar novas oportunidades e sucesso no mercado de trabalho. Acreditamos que a qualificação de cada cidadão é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, finaliza.

 

 

 

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