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As equipes de fiscalização da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), ligada à Secretaria de Mobilidade (Semob) realizou, na manhã desta sexta-feira (14) uma ação de fiscalização de combate ao transporte clandestino na região do bairro de Pero Vaz. O foco da ação foram as motocicletas e, ao final da operação, 12 veículos foram removidos ao pátio por realizar o transporte irregular de passageiros. A fiscalização teve apoio da Polícia Militar (PM-BA).

De acordo com o coordenador da Cotae, Clemilton Almeida, o transporte irregular de passageiros oferece riscos ao usuário. “Não sabemos quem é a pessoa que está transportando o passageiro, nem mesmo se é habilitado para este tipo de atividade. Esse tipo de atitude irresponsável pode resultar em acidentes graves”, afirmou.

Segundo Almeida, as fiscalizações acontecem diariamente, em diversos pontos da cidade. “Hoje temos 1.276 mototaxistas devidamente credenciados para fazer o transporte regulamentado de passageiros. Nosso objetivo é justamente garantir que o usuário utilize o serviço de um profissional regularizado pelo município para fazer o transporte de pessoas com segurança”, frisou.

Em 2020, 449 veículos foram removidos por fazer o transporte irregular de passageiros, dos quais 138 foram motos. Este ano, de janeiro a março, foram removidos 152 veículos, sendo 14 deles motos. “Essas operações, além de promover a segurança dos usuários, também garante que não haja concorrência para o motorista regulamentado e que faz seu trabalho com seriedade”, concluiu o coordenador.

 

 

 

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Em 30 minutos, as 8 mil vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para o agendamento da 2ª dose da CoronaVac, através da plataforma Hora Marcada, foram preenchidas. O sistema abriu o acesso às vagas a partir das 14h desta sexta-feira (14).

Para reduzir o número de pessoas com a segunda aplicação da CoronaVac em Salvador, além da imunização com agendamento prévio, a SMS promoverá, neste sábado (15) um mutirão de vacinação de 28 horas ininterruptas destinado para imunização de reforço.

As pessoas com a data agendada no cartão de vacina até 2 de maio poderão comparecer aos postos de demanda espontânea (atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de marcação) das 8h às 14h deste sábado. Já quem está com data marcada de 3 a 16 de maio para a segunda dose, deverá ir aos postos somente das 15h às 21h.

Das 22h de sábado até 7h do domingo, serão vacinadas exclusivamente as 8 mil pessoas que realizaram o agendamento pelo Hora Marcada. Antes de comparecer ao posto de imunização, é necessário conferir a data de reforço indicado no cartão de vacina ou através do site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br, para receber a vacina no período correto e, assim, evitar aglomerações.

“Nosso problema continua sendo matemático. Temos em torno de 63 mil pessoas com a segunda dose atrasada em Salvador e o quantitativo que recebemos nessa remessa está em torno de 25 mil doses. Esse lote recebido vai ajudar a diminuir essa demanda reprimida, mas ainda é insuficiente para assegurar que todas as pessoas com a 2ª dose da CoronaVac sejam imunizadas na capital”, afirmou o titular da SMS, Leo Prates.

 

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, durante a semana, uma operação de fiscalização de instituições de ensino regular em Salvador. Nesse período, 15 escolas da cidade foram vistoriadas. Todos os estabelecimentos fiscalizados pelo órgão seguiam as orientações gerais dos protocolos de retomada das atividades de classe com a presença de alunos. 

O coordenador de fiscalização, Everaldo Freitas, explicou que diversos aspectos estão sendo verificados pela Sedur. Dentre eles está a utilização do tapete higienizador, a aferição de temperatura das pessoas que entram nas unidades de ensino e a utilização de máscaras. A higienização exigida no protocolo de segurança também está sendo fiscalizada.

“Os corredores, bibliotecas, áreas comuns e salas de aulas têm que ser higienizados pelo menos duas vezes ao dia. Também verificamos se os equipamentos de refrigeração estão sendo utilizados de forma correta, se ocorre o distanciamento devido entre os alunos, se há o respeito em alternar os horários para evitar as aglomerações nas áreas de pátio, como também se estão seguindo as recomendações de entrada e saída dos alunos em horários escalonados. Tudo isso para proteger e manter a segurança de todos da escola”, disse Freitas.

Em caso de irregularidades, o estabelecimento escolar pode ser interditado. “Se for uma questão que vai comprometer a saúde do aluno, professor e funcionário, a escola é fechada. Mas, o objetivo da ação é verificar se realmente estão atendendo as normas. Se for uma questão simples de poder ser alterada, no instante da fiscalização, a gente notifica, e eles têm o prazo imediato para atender à solicitação da Prefeitura”, explicou o coordenador de fiscalização. Caso sejam verificadas situações de insegurança nas instituições escolares, a população pode acionar a Sedur através do telefone 156.

Segurança – Para a diretora da Escola Municipal Guerreira Zeferina, Ana Beatriz de Lima, a fiscalização é uma forma de constatar a regularidade da instituição. “A gente se sente segura de passar para as famílias que estamos seguindo a fio tudo que nos foi indicado pela Smed e pela Sedur, que tem acompanhado nosso trabalho e têm pontuado que a gente está com a estrutura apta para receber todos os alunos”, afirmou.

O diretor do colégio Marista, Carlos da Silva, também concorda que a ação traz mais segurança para todos os envolvidos. “Nós acreditamos no trabalho que está sendo feito, mas claro que sempre poderemos fazer um ajuste ou outro, e é nisso que está a importância da presença do órgão. A Sedur tem expertise na área, de fato, para sinalizar possíveis melhorias. Por isso nós recebemos com alegria, primeiro para mostrar que estamos cumprindo tudo aquilo que está sendo exigido, e ao mesmo tempo passar a confiança e a segurança para os nossos clientes”, disse.

A estudante Luna Girard, de 13 anos, destacou a sensação dentro da escola. “Me sinto segura, vejo a higienização dos ambientes sendo feita constantemente e os protocolos cumpridos. Saber que tem um órgão fiscalizador verificando que está tudo certinho dentro da escola faz com que a gente tenha mais certeza ainda que há um cumprimento do que ela está propondo”, afirmou.

 

 

 

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O bairro de Pau da Lima foi beneficiado com um conjunto de obras de infraestrutura e de melhorias habitacionais promovidas pela Prefeitura, que já proporcionam mais qualidade de vida e dignidade às famílias que vivem próximo à Avenida Gal Costa. O prefeito Bruno Reis esteve nesta sexta-feira (14) na Rua Local 1 para entregar 100 casas reformadas no entorno, por meio do Morar Melhor, além de duas escadarias drenantes, uma quadra poliesportiva e uma praça.

“Esse somatório de ações promoveu a transformação de toda essa área daqui de Pau da Lima. Mesmo com as limitações orçamentárias que a Prefeitura tem enfrentado na pandemia, não paramos um dia sequer e iremos avançar ainda mais, realizando novos projetos para tornar uma Salvador cada vez melhor”, destacou Bruno Reis.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável por coordenar o Morar Melhor, 1.016 casas já haviam sido reformadas no bairro em etapas anteriores. Agora, a iniciativa novamente alcançou imóveis que estavam em condições precárias de habitação.

Em cada construção, o valor destinado para a realização das intervenções foi de até R$7 mil, suficientes para custear serviços como pintura, reboco, colocação de portas e janelas, vaso sanitário e pias. Tudo foi feito conforme a escolha do morador beneficiado. Através do Morar Melhor, a administração municipal já reformou mais de 33 mil habitações em mais de 150 localidades. 

Novo lar – A dona Noélia Carvalho Maciel, de 66 anos, contou emocionada a transformação que o programa fez em seu próprio lar.  “O Morar Melhor, na verdade, não fez uma reforma, mas, sim, reconstruiu a minha casa. Ela era toda no bloco, não tinha telhado direito. Já perdi fogão e guarda-roupa por causa da água da chuva que entrou. Certa vez cheguei a ouvir de um dos meus vizinhos que minha casa era a mais feia da rua. Agora a realidade é outra. Não falta gente tirando foto para botar nos stories das redes sociais”, revelou. 

Demais intervenções – Os moradores da Rua Local 1, via que é interligada à Avenida Gal Costa, também passam a contar uma série de atrativos. Um deles é a praça Dona Terezinha, construída para ser a nova opção de lazer e convivência para públicos de todas as idades.

Há uma miniquadra para quem quiser brincar de golzinho, brinquedos como balanço, casa de Tarzan, mesa de ping-pong e amarelinha, além de bancos antivandalismo e academia de ginástica com equipamentos adequados para realização de atividades físicas e alongamentos.  O entorno também ganhou nova iluminação pública em LED e uma quadra poliesportiva para jogar futebol, basquete, vôlei e handebol.

Além disso, duas escadarias foram requalificadas, ganhando sistema de drenagem, degraus regulares e corrimão, promovendo melhor acessibilidade para o deslocamento dos cidadãos. Uma delas está na Rua Jardilina Ferreira e outra na na 2ª Travessa 13 de Maio. Todas essas intervenções totalizaram quase R$600 mil em investimentos.

 

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Imagine uma cidade na qual seria possível encontrar, em toda a parte, lixo, mato e um cheiro bastante desagradável que invadiria até mesmo o lar. Assim seria a capital baiana, caso o cidadão não contasse com a ação diária de cerca de 2,6 mil agentes de limpeza a serviço da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Para valorizar e tornar mais evidente o trabalho destes profissionais, a pasta, pela primeira vez, colocará nas ruas caminhões de coleta plotados para homenagear toda a categoria, em alusão ao Dia do Gari, celebrado no próximo domingo (16). Alguns veículos já personalizados foram apresentados, nesta sexta-feira (14), pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente da Limpurb, Omar Gordilho, em ato simbólico na Praça Thomé de Souza, no Centro.

Em 2021, o tema da campanha é “Essenciais” e reúne também ações nas mídias digitais, através de uma série de depoimentos de agentes de limpeza que compartilham parte da rotina, sonhos e desafios da profissão. "É uma grande alegria prestar essa homenagem a esses trabalhadores que fazem um serviço essencial e fundamental, colaborando para a saúde e para a qualidade de vida das pessoas. Os agentes de limpeza são verdadeiros guerreiros e, mesmo nesse período de pandemia, eles não pararam em nenhum momento e sempre estiveram nas ruas cumprindo seus papéis", afirmou Bruno Reis.

"Todos nós dependemos da coleta e da limpeza pública para temos uma cidade mais agradável. É graças a essa zeladoria mantida que temos uma Salvador mais bonita e contagiante tanto para quem mora quanto para quem vem nos visitar", acrescentou o chefe do Executivo municipal.

O titular da Limpurb, por sua vez, destacou o trabalho dos garis na rotina da cidade, sobretudo no apoio ao enfrentamento à crise sanitária da Covid-19. “Diariamente temos agentes realizando a higienização e desinfecção em unidades de saúde, locais de grande circulação, estações de ônibus e em demais localidades, a fim de minimizar a propagação do vírus. São pais, filhos e mães de família que todos os dias saem das suas casas para levar, através da limpeza, um ambiente mais seguro para as pessoas e por isso, são essenciais. Eles merecem todos os nossos elogios e a nossa gratidão”, afirmou Gordilho.

Orgulho – Com 38 anos e pai de dois filhos, Nadson Machado é gari há nove meses. Formado em técnico em segurança do trabalho, antes de atuar na limpeza urbana já chegou a ter preconceito com a própria profissão. Hoje, ele sente orgulho do seu trabalho e se considera também um agente de saúde.

“Sem a limpeza pública não há saúde. É preciso que as pessoas entendam que ali, onde se vê um varredor, há uma vida, uma família, e que sem esse trabalho, não existe a limpeza das ruas. Quando encontrar um gari, cumprimentem, seja educado, pois isso torna o trabalho mais fácil e dá a noção do sentimento da população conosco”, diz.

Números – Os agentes de limpeza recolhem uma média diária de 2,7 mil toneladas de resíduos domiciliares e 2,4 mil toneladas de restos da construção civil através de ações como varrição, coleta, lavagem e até mesmo desinfecção de vias públicas, neste momento de enfrentamento à Covid-19. Para facilitar a identificação, cada função possui uma cor de farda.  

Os agentes que utilizam o fardamento azul, por exemplo, atuam na praia. Já os que usam fardamento cinza realizam lavagem de logradouros. O uniforme da cor laranja identifica os profissionais que fazem a varrição de logradouros. Além disso, também tem a cor amarela, que é utilizada pelos agentes de coleta. A cor verde é destinada aos colaboradores dos serviços complementares.

Precaução – Em virtude da pandemia, a tradicional celebração realizada na sede da Limpurb foi suspensa. A ocasião, contava com sorteios, apresentações artísticas, além de um churrasco envolvendo toda a categoria.

 

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A partir de segunda-feira (17), três bairros vão voltar a receber medidas de enfrentamento à Covid-19 e proteção à vida promovidas pela Prefeitura: Lobato, Boca do Rio e São Marcos. O anúncio foi realizado pelo prefeito Bruno Reis através de coletiva virtual ocorrida nesta sexta-feira (14), durante a entrega de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em São Marcos.

A medida nos bairros é válida por sete dias. Na ocasião, o prefeito Bruno Reis também anunciou a prorrogação, por mais uma semana, da validade dos decretos de enfrentamento ao coronavírus vigentes na cidade.

“Esses três bairros já haviam sido alvo destas ações contra Covid-19 e voltaram a registrar aumento de casos. Liberdade, Paripe e Pernambués apresentaram redução no número de ocorrências e deixam estas medidas. Já em Fazenda Grande do Retiro, São Caetano e Brotas, os números não cedem e, por isso, vamos permanecer por mais uma semana”, declarou Bruno Reis.

Nesses seis bairros, serão realizadas testagens rápidas para detecção do novo coronavírus, além de distribuição de máscaras, higienização e desinfecção de vias, e atuação da assistência social através do Cras Itinerante. As testagens vão acontecer, a partir das 8h, no fim de linha da Boca do Rio; fim de linha de São Marcos; quadra poliesportiva da Praça ACM, em São Caetano; no estacionamento da Cemel, próximo à Igreja Católica São Paulo, em Fazenda Grande do Retiro; e em local a definir no Lobato.

 

 

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Com a chegada de cerca de 25 mil novas doses da CoronaVac em Salvador, prevista para esta sexta-feira (14), a Prefeitura vai realizar um mutirão de vacinação de 28h ininterruptas para aplicação da segunda dose do imunizante, a partir das 8h deste sábado (15). O anúncio foi realizado durante esta manhã pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva virtual que também marcou a entrega de um conjunto de obras no bairro de Pau da Lima, que envolveram Morar Melhor, praça e quadra poliesportiva.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, todo o montante da CoronaVac que chegar hoje vai ser utilizado exclusivamente para a aplicação da segunda dose. E a imunização será feita de forma escalonada, para evitar aglomerações.

Sendo assim, quem tiver com a data agendada no cartão de vacina até 2 de maio, poderão comparecer aos postos das 8h às 14h deste sábado. Já quem está com data marcada de 2 a 16 de maio para a segunda dose, deverá ir aos postos das 14h às 21h.

Quem preferir, também pode fazer o agendamento para 8 mil vagas, a serem abertas para se vacinar de madrugada. O agendamento será aberto a partir das 14h desta sexta (14), no site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br.

“É importante ressaltar que essas doses ainda não são suficientes para atender as pessoas vacinadas corretamente no dia. Com essa irregularidade na entrega, temos uma demanda reprimida hoje de 63 mil pessoas. Mas essas 25 mil doses já vão ajudar e muito a superar este momento”, destacou Bruno Reis.

Cadastro de comorbidades – O prefeito lembrou também do mutirão de cadastramento de pessoas com comorbidades, que ocorre hoje nos postos municipais. “O objetivo é divulgar para que mais pessoas tenham conhecimento do cadastro, que alguns casos já é feito de forma automática, e para facilitar o acesso das pessoas das comunidades que possuem comorbidades tenham acesso à vacina.”  

 

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), realiza na próxima terça-feira (18), às 14h, um webinar com o tema “Onde tem abuso e exploração sexual não tem brincadeira!”. O evento será exibido no canal da SPMJ no YouTube e faz referência ao Maio Laranja, campanha que amplia para todo este mês a mobilização inspirada pelo 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com abertura da titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, e do diretor da Infância, Adolescência e Juventude do órgão, Euvaldo Júnior, o evento será mediado pela coordenadora de Políticas para a Infância e Adolescência, Dinsjani Pereira. Os palestrantes são a psicóloga Leide Batista; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mateus Russo; e a coordenadora do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Helena Oliveira. Haverá também a participação musical da cantora kids Mariana Ramos.

“Devido à pandemia, estamos com essa limitação para fazer abordagens sociais de rua. No entanto, pretendemos tão logo quanto possível intensificar as ações para coibir as práticas abusivas que atingem o público infanto-juvenil”, ressalta Fernanda Lordelo.

Números – De acordo com o Disque 100, em 2020 foram registradas 5.756 denúncias de maus tratos e abusos de crianças e adolescentes em Salvador. Do conjunto de violações apuradas, 113 casos de violência sexual atingindo crianças e adolescentes de 0 a 18 anos foram notificados, 89% dos quais cometidos contra meninas.

Denúncias – As denúncias de casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes podem ser feitas por meio do Disque 100 ou através do contato do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-BA), no número (71) 3326-5196. Os Conselhos Tutelares do Município, vinculados à SPMJ, também recebem denúncias por e-mail e telefone. A lista completa dos contatos está disponível no site do CMDCA, no endereço www. cmdca. salvador. ba. gov. br .

 

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Um trecho da marginal da Avenida Vasco da Gama, em frente à Ladeira do Hospital Geral (HGE), será interditado pela Prefeitura nesta sexta-feira (14) até domingo (16), para a recuperação emergencial do sistema de drenagem. A ação se tornou necessária após a identificação de um rompimento em uma galeria pluvial, e a obra será realizada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman)

O acesso para o HGE será preservado. Já os motoristas que desejam trafegar pela Ladeira do Acupe terão como opção o desvio pela Ladeira do HGE. Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão no local para orientar os condutores e sinalizar a via.

 

 

 

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