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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abre o agendamento, às 18h desta quarta-feira (19), para as pessoas com a 2ª dose da CoronaVac marcada no cartão de vacina ou descrita no site da SMS para data igual ou anterior a 20 de maio. A marcação será feita através do site Hora Marcada, no www.vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br .

Os indivíduos habilitados para receber a segunda dose da Oxford também podem marcar a aplicação através do portal. As pessoas que realizarem o agendamento pela plataforma finalizarão o esquema vacinal com o recebimento da 2ª dose do imunizante nesta quinta-feira (20). No total, serão disponibilizadas 3,5 mil vagas – 2,5 para 2ª dose da CoronaVac e outras 1 mil para segunda aplicação da Oxford.  

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Os participantes do programa Agentes de Educação, promovido pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura, começaram a ser vacinados no último sábado (15) contra a Covid-19 em Salvador. Ao todo, aproximadamente 120 educadores que atuam no município começaram a ser imunizados, com o intuito de retornar às atividades nas escolas.

Nesta quarta-feira (19), a agente Elisângela Oliveira esteve no Parque de Exposições, onde recebeu a primeira dose do imunizante. Na oportunidade, a educadora, que atua há dois anos na rede municipal, ressaltou que a vacinação é um reconhecimento importante, pois os agentes da educação são parte da escola. “Como trabalhamos com a inclusão social e com a gestão escolar na questão da evasão e busca ativa, nada mais justo do que vacinar”, afirmou.

Ela, que é educadora na Escola Municipal Osvaldo Gordilho, localizada em São Cristóvão, disse estar ansiosa para retomar as atividades presenciais – a preocupação é com um possível quadro de grande evasão escolar neste período de pandemia. “Queremos estar seguros para retornar o trabalho em campo que é diferenciado, trazendo resultados positivos para a comunidade escolar. Vacinas salvam vidas, mas a educação também”, completou.

Agente na Escola Municipal da Engomadeira, Eliaide Matos Cardoso atua há um ano e meio na área e apontou que o trabalho em três frentes – escola, aluno e comunidade – faz com que a vacina dê mais conforto para que esteja a todo tempo dentro e fora das instituições de ensino. “Eu me sinto mais segura, cumprindo o dever de cidadão, além de poder transmitir segurança para os estudantes e para os pais”.

Para a coordenadora do Agentes da Educação, Renata Hohenfeld, a imunização dos educadores é fundamental. “Como eles lidam com a família e comunidade, a vacinação é eficaz para que a rede volte a funcionar nesse sistema híbrido ou semipresencial”, disse.

Atividades remotas – Renata ainda relatou que os agentes vêm desenvolvendo atividades remotas, dando suporte à gestão escolar nas aulas on-line, através do Google Meet ou Zoom, a depender da plataforma que a escola utiliza. Esses profissionais também dão suporte na busca ativa das atividades entregues pela unidade de ensino, e também procuram os pais para saber por que não foram retirar a atividade na escola ou saber da devolução do dever entregue pela escola anteriormente.

Além disso, eles promovem reunião com os pais, trabalham o planejamento estratégico com a gestão escolar e fazem lives no YouTube, através do link https://www.youtube.com/user/ParqueSocial. Lá, os educadores trazem temas preestabelecidos conforme as demandas, a exemplo de inteligência emocional, importância da educação e a importância da família no desenvolvimento educacional do autista.

 

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Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a Prefeitura gastou cerca de R$170 mil em equipamentos por conta dos furtos ou atos de depredação na iluminação pública em Salvador. Para evitar acidentes e aumentar o nível de segurança para a população, a Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem investido em estudos de projetos com aplicação de infraestrutura projetada.

Com material robusto e isolante para dificultar o acesso aos cabos e reduzir o risco de choque elétrico, a aplicação é feita em postes de fibra nos locais onde são propícios o contato do cidadão com o equipamento. De acordo com o gerente de Manutenção e Monitoramento da Dsip, Igor Moreira, as ações preventivas acontecem nas principais avenidas da cidade, onde estão presentes os circuitos exclusivos de iluminação.

“Buscamos sempre identificar e eliminar os riscos causados por fiações expostas, após tentativas de furto, verificação de isolação nos postes metálicos e outras ações de segurança. Além disso, é sempre bom destacarmos que, mesmo as redes sendo de baixa tensão, ao praticar vandalismo ou ato de furto a pessoa está exposta ao risco de mortes, pois essas redes já estão na faixa acima dos 100 mA”, explicou.

No caso dos postes metálicos, desde fevereiro deste ano, estão sendo reforçadas a manutenção, a soldagem das janelas de inspeção e a pintura dos postes de iluminação da cidade, com ações realizadas em localidades como a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e Rua Luiz Maria (Cidade Baixa). A iniciativa visa coibir, principalmente, as ligações irregulares que são feitas nos postes, os chamados “gatos” de energia.

“Quem faz essas ligações não leva em conta noções de segurança, podendo levar choques, causar curtos-circuitos e ainda interromper o fornecimento de energia, sem contar com o aumento elevado do consumo da rede”, completou Moreira.

Casos – Segundo a Dsip, as localidades que lideram o número de casos são os bairros Imbuí e Mussurunga, além da Baixa de Quintas e da orla de Salvador. Já nas avenidas do município, são recorrentes os furtos de condutores elétricos subterrâneos na Luiz Viana (Paralela), Octávio Mangabeira, Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) e Via Expressa.

Manutenção – Como forma preventiva e corretiva, as manutenções acontecem de forma ininterrupta durante a semana. As equipes são acionadas através do Fala Salvador pelo número 156, aplicativo e site (www. falasalvador. ba. gov. br) – por estes canais, a população pode solicitar um serviço de manutenção, seja ele de caráter emergencial ou convencional.

Em caso de emergência, como poste dando choque, poste caído, apagão acima de seis pontos apagados em sequência ou luminária caída, o cidadão pode mandar uma mensagem para o WhatsApp da Dsip, no número (71) 98549-8728.

 

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Para ampliar o acesso à 2ª dose da CoronaVac em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou o horário de funcionamento nos pontos de vacinação de aplicação do imunizante nesta quarta-feira (19). Os locais funcionarão até às 21h somente para as pessoas com data de retorno marcada até o dia 19 de maio no cartão de vacinação ou no site da SMS, no endereço http://www.saude.salvador.ba.gov.br/ .

O mutirão é mais uma oportunidade para as pessoas que necessitam completar o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose. Até às 15h, de acordo com o Filômetro, site que mostra o fluxo dos pontos de imunização (drivers e fixos) em tempo real, os locais direcionados para a 2ª dose do imunizante estão com pouca movimentação. A baixa procura tem preocupado a pasta, além do número de pessoas que agendam e não comparecem aos pontos de imunização.

Por exemplo, somente na terça-feira (18), das 1.373 pessoas que fizeram agendamento para recebimento da segunda dose do imunizante através do site Hora Marcada, 416 não compareceram para completar a vacinação. Hoje, até o meio-dia, dos 1.044 agendados, 80 faltaram.            

Pontos de aplicação da 2ª dose (até 21h)

Drives-thru: Arena Fonte Nova, Vila Militar (Dendezeiros), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) e Unijorge (Paralela).

Pontos fixos: Unijorge (Paralela), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Cajazeiras V, Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros), UBS Sérgio Arouca (Paripe), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga) e UBS Ramiro de Azevedo (Nazaré).

 

 

 

 

 

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Diariamente, o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Municipal de Salvador (GCM), realiza resgates de animais silvestres em Salvador. Do início de janeiro até a terça-feira (18), 370 bichos – pertencentes a mais de 100 espécies – foram recolhidos pelos agentes.

As três espécies mais resgatadas pelas equipes este ano são as serpentes, ultrapassando 90 animais; os sariguês, que são bioindicadores de locais de boa habitação; e em seguida, os jabutis. Após avaliação inicial realizada pelo Gepa, os bichos são imediatamente encaminhados aos órgãos de triagem de animais silvestres, para verificar se estão em boa condição de saúde ou se têm algum ferimento.

“Vale salientar que alguns bichos, principalmente as aves, chegam com lesões graves, geralmente nas patas ou asas, e essas lesões impossibilitam que eles sejam soltos na natureza. Nesses casos, eles ficam o resto da vida nos centros de triagem, nos zoológicos, ou com os criadores credenciados”, pontuou o supervisor do Gepa, Robson Pinto.

Após o tratamento, os animais com ferimentos leves são submetidos a uma quarentena e, a depender das condições, são soltos imediatamente. Já aqueles que necessitam de mais cuidados permanecem isolados até restabelecerem suas forças e, em seguida, são devolvidos à natureza.

“Infelizmente as pessoas não preservam a fauna e a flora. Salvador possui muita área verde, resquício de mata atlântica e restinga, então a presença desses animais indica que o local possui uma boa fauna, é de boa habitação, e as águas não estão totalmente poluídas. O trabalho da guarda de salvar essas vidas, que são de extrema importância para o meio ambiente. A população precisa aprender a viver em harmonia com esses animais e não machucá-los”, alertou o supervisor do Gepa.

Atualmente, o Núcleo de Ofiologia para Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (Noap/Ufba) é o responsável pela chipagem dos animais. Lá, as equipes formadas por pesquisadores, alunos e estagiários realizam o serviço de pesquisa, colocando um implante eletrônico nos bichos e soltando-os depois na natureza para realização do acompanhamento.

Resgate – Para as solicitações de resgate de animais silvestres, o cidadão pode entrar em contato com o Gepa através do telefone (71) 3202-5312. Ao ser acionada, uma equipe especializada será deslocada com equipamentos e técnicas de resgate específicas para cada tipo de animal. Portanto, ao encontrá-los, a instrução é entrar em contato imediatamente para que sejam recolhidos com segurança.

 

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A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) recebe, nesta quarta-feira (19), a primeira entrega do projeto Salvador Solidária. Após um mês de arrecadações feitas pela Drogaria São Paulo, parceria da iniciativa pela segunda vez, a população em situação de vulnerabilidade social atendida pelo local contará com este apoio vindo das iniciativas público e privada. Nesta primeira entrega, que reúne 1,75 toneladas de doações, também é contemplado o Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan).

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, destaca que a escolha do IBCM se deu pelo olhar sensível à situação das mulheres. “Ao longo desses meses que estaremos recolhendo doações, todos os públicos serão contemplados, mas optamos por iniciar com as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social. Elas estão suscetíveis a muitas dificuldades: violência doméstica, agressões, pobreza menstrual e/ou doenças. É preciso garantir a elevação da cidadania das mulheres soteropolitanas, por isso esta primeira entrega vai contemplar as soteropolitanas que mais precisam”, explica.

"É uma alegria vermos essa primeira dose de esperança que estamos enviando para essas instituições. Juntos, podemos melhorar a realidade difícil que pessoas em situação de vulnerabilidade estão enfrentando e temos uma enorme satisfação em fazermos parte desse processo", afirma a gerente regional da Drogaria São Paulo na Bahia, Joana Andrade.

"Estamos em um momento em que cuidar dos mais vulneráveis é um ato de pura cidadania. A Prefeitura vem fazendo sua parte, mas todo apoio e auxílio da sociedade civil e das empresas são fundamentais. Essa parceria só vem trazendo bons frutos para nossa população e nossa cidade como um todo. Essa é a nossa primeira entrega e tenho certeza que a ação Salvador Solidária, dentro das lojas da Drogaria São Paulo, ainda nos dará muita felicidade e contribuirá com o dia a dia de muitas famílias", destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Solidariedade – O projeto Salvador Solidária foi criado no ano passado, com o intuito de ajudar a população mais vulnerável da capital baiana neste período de pandemia de Covid-19. Coordenada pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e pelas secretarias municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa conta com o apoio da Drogaria São Paulo, que é ponto de arrecadação de doações. Todas as lojas da rede, instaladas na capital baiana, estão recebendo itens de higiene e alimentos não-perecíveis até o mês de julho.

 

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A encosta da Rua Angélica, em Nova Brasília de Itapuã, já não é mais motivo de preocupação para os moradores que vivem na localidade, após a Prefeitura concluir no uma obra de estabilização e contenção. A intervenção, que foi entregue de forma simbólica nesta quarta-feira (19), pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, é capaz de resolver definitivamente problemas de deslizamentos de terra, principalmente em dias de chuva.

“Realizamos uma série de ações preventivas não apenas nesse período que costuma ser o mais chuvoso na cidade, mas durante todo o ano. E os investimentos em contenções de encostas têm sido sempre prioridade. A cidade possui geografia irregular e muitas pessoas, por falta de opção, constroem em áreas inclinadas, que são mais suscetíveis a deslizamentos. Esse tipo de obra, portanto, traz tranquilidade e segurança às famílias. São mais de 320 áreas alcançadas com esse tipo de intervenção”, destacou Bruno Reis.

Antes, a encosta da Rua Angélica era coberta de lixo, mato e entulho. Os moradores chegaram a improvisar uma espécie de contenção colocando sacos com areia. O talude passou por limpeza e preparação para receber a contenção em alvenaria de pedra. Com 84 m², a estrutura também possui sistema de drenagem e de impermeabilização com concreto, a fim de evitar que as águas das chuvas encharquem o terreno. O investimento foi de quase R$200 mil, provenientes de recursos próprios do município.

O prefeito reforçou que, embora não exista cidade no mundo que fique livre de transtornos decorrentes do alto volume de precipitações, a capital baiana, a cada ano, está mais preparada. Já são 110 obras de contenção definitivas desde 2013 para cá, além de outras dez em andamento e mais duas a iniciar.

“Em janeiro sobrevoamos a cidade para identificar áreas de risco. Estamos elaborando os projetos e, mesmo com a crise financeira que a Prefeitura vive por conta do enfrentamento à pandemia, vamos seguir investindo. Além de contenções, temos aplicado geomantas e investindo em tecnologia, a exemplo do sistema de alerta e alarme, operações de limpeza de canais e desobstrução de sarjetas”, assegurou o chefe do Executivo municipal.

Tranquilidade – Morador de Nova Brasília de Itapuã, o motorista Paulo Horácio Santos, 47 anos, disse não ter mais medo de passar próximo à encosta da Rua Angélica. “Havia certo receio por parte de nós, moradores, sobre a possibilidade de desabamento da encosta. Em dias de chuva, era comum ver que o barro descia e formava lama no caminho, dificultando nosso deslocamento. Essa contenção, sem dúvida, traz mais segurança”, destacou.

Também residente na localidade, o produtor musical César Luiz Lima, 38 anos, declarou que a encosta tirava a paz de diversas famílias. “Muitos chegaram a pensar que uma tragédia provocada pelo deslizamento de terra poderia acontecer, principalmente porque existem várias casas na parte de cima. Todos agora podem dormir mais tranquilos e conscientes de que uma obra como essa é suficiente para proteger as nossas vidas”, pontuou.

 

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Quem presta serviços em Salvador e precisa solicitar Nota Fiscal Avulsa de serviços pode fazer a solicitação por meio do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A medida, além de economia de tempo com deslocamento à sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no Centro, ou a um dos postos da pasta no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs) e nas unidades da Prefeitura-Bairro, também segue as recomendações sanitárias para evitar aglomerações neste período de Covid-19.

O e-mail deve conter o formulário da Nota Fiscal Avulsa preenchido e um documento comprobatório. O formulário pode ser acessado no site da Sefaz, no endereço www.sefaz.salvador.ba.gov.br , na aba de Serviços > Demais serviços > Nota Fiscal Avulsa > Formulário de Nota Fiscal Avulsa. Após envio, será emitido um Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e, depois de pago, a nota será emitida. O prazo bancário é entre 24h e 48h.

Para o aposentado Milton Guerra, 82 anos, que há sete meses passou a solicitar a nota on-line, o serviço reduz o processo de ter que ir ao banco e, depois, voltar ao órgão. “Para mim, é um serviço excelente, já que simplifica o atendimento. É um processo que tem futuro e que deve continuar, para facilitar nossas vidas. Seria impossível fazer a solicitação presencialmente, principalmente nesse período pandêmico em que estamos vivendo”, salientou.

As demandas são respondidas em até 72h, exceto nos finais de semana. Em caso de urgência, é importante especificar o assunto e prazo no título do e-mail.

Atendimento presencial – O atendimento presencial na Sefaz foi retomado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com capacidade limitada de pessoas e seguindo rigorosamente todos os critérios de prevenção e proteção contra o coronavírus. Por exemplo, não é permitida a entrada de acompanhantes, exceto em caso de idosos, deficientes e/ou pessoas com dificuldade de locomoção.

A secretaria instrui à população que priorize os serviços pelo site ou pelo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e que fique atenta aos serviços que estão sendo realizados exclusivamente por e-mail: emissão de Nota Fiscal Avulsa; certidão positiva e positiva com efeito negativo; 2º via de tributos municipais; desbloqueio de senha web; atualização de email/senha web; e consulta do andamento de cadastro sincronizado (Sefaz Municipal).

 

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A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), tem intensificado os serviços de assistência social às pessoas em situação de rua desde a implantação do toque de recolher estadual em Salvador. Em três meses, completados nesta quinta-feira (19), a Operação Toque de Acolher já realizou 967 abordagens e 212 acolhimentos – a maioria do público atendido é formada por homens (642 indivíduos). 

Além disso, a operação possibilitou 257 encaminhamentos, sendo 212 para unidades de Acolhimento Institucional (UAI) ou Emergencial (UAE); 11 para Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e 14 para retirada de documentos, dentre outros serviços. As ações são realizadas no Pelourinho, Piedade, Pituba, Politeama, Nazaré, Campo da Pólvora, Baixa dos Sapateiros, Barra, Aquidabã, Largo do Tanque, Mares, Dendezeiros, que são locais com maior incidência de pessoas em situação de rua. 

“Através da busca ativa e da escuta sensível, nós verificamos o perfil do indivíduo em situação de rua, se é uma pessoa desaparecida, se está na rua por motivo de vulnerabilidade socioeconômica, para que possamos encaminhá-lo a um atendimento específico”, explica a diretora de Proteção Social da Sempre, Kelly Morais. 

Busca ativa — Uma das possibilidades de atendimento é encaminhar o indivíduo para uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI), que oferece alimentação, espaço para higienização pessoal e para guardar pertences, além de dormitório. A equipe técnica, formada por assistentes sociais e psicólogos, tenta identificar a família da pessoa em situação de rua para entrar em contato com ela e viabilizar a ressocialização familiar. Esta ação é realizada com o Cras que atende o local de moradia dessa família.    

“No entanto, para ser encaminhado a uma unidade de acolhimento, o indivíduo precisa querer. Nós fazemos um chamamento voluntário que não tem, portanto, caráter compulsório”, adverte Kelly. 

Ela relata que as regras de funcionamento das UAIs são encaradas com dificuldade por parte de algumas pessoas em situação de rua. “São espaços que funcionam com regras. Agora mesmo, na pandemia, o acolhido tem o direito de sair duas vezes por dia da unidade. Não é permitido fazer uso de substâncias psicoativas. Então, nem sempre conseguimos fazer o acolhimento nessas unidades”, ponderou a diretora. 

Além do acolhimento, o Seas tem efetuado a busca ativa de pessoas em situação de rua que apresentam sintomas de Covid-19. O objetivo é encaminhá-las para o atendimento de saúde em unidade específica para este público, disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

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