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Salvador passa a ter, a partir desta sexta-feira (23), o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) reforçado após a formatura de 77 agentes oriundos do último concurso público realizado pela Prefeitura, em 2019. A solenidade de formação dos novos integrantes aconteceu na sede da Associação Desportiva e Cultura da Coelba (Adelba), em Patamares, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis.

Também participaram a titular da Secretaria de Ordem Pública, Marise Chastinet; o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva; e o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, entre outros gestores municipais, representantes das Forças Armadas e das polícias Militar e Civil, além de familiares dos novos agentes.

O evento foi marcado por homenagens e apresentações feitas pela tropa e banda da Guarda Civil. Com a inclusão dos 77 servidores, o quadro de agentes do órgão contabiliza, agora, 1.307 agentes. A instituição tem 13 anos de existência e possui seis grupamentos (Operações Especiais, Proteção Ambiental, Grupo de Operações com Cães, de Rondas da Capital, de Motociclistas e de apoio ao Turista), além de coordenadorias e diretorias.

“O primeiro concurso para a Guarda foi em 2008, e só em 2019 houve novamente a possibilidade de, quem tinha sonho de ingressar na instituição, realizar o concurso. Foi oferecido, de imediato, 50 vagas. Muitos de vocês perderam noites de sono e tiveram ansiedade na véspera da prova e do resultado, até que seus nomes estiveram na lista dos aprovados. Veio, em seguida, toda uma expectativa para a convocação, que iria ocorrer no início 2020, mas aí o mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19”, recordou Bruno Reis.

Ele pontuou que, a partir daquela ocasião, praticamente todas as ações da Prefeitura foram voltadas para o enfrentamento do coronavírus. Além disso, uma lei complementar (173/2020) sancionada pelo governo federal impediu a convocação de novos servidores públicos no país, ainda nos primeiros meses da crise sanitária.

“À época, o prefeito ACM Neto lutou em Brasília para mudar a análise e parecer em relação a essa lei, o que permitiu que fizéssemos a convocação. Em vez de 50 candidatos, convocamos 100”, acrescentou Bruno Reis. Mesmo em meio à queda de arrecadação e incertezas provocadas pelo impacto da Covid-19, acrescentou, a gestão municipal não abriu mão em robustecer o quadro de servidores.

“Tenho certeza que, depois de praticamente dois anos de luta, vocês serão profissionais muito melhores do que seriam ontem. A responsabilidade é muito grande porque não é fácil ter a missão de proteger o patrimônio, as pessoas, a cidade, tendo que lidar com as mais diferentes adversidades. Mas tenho certeza que vocês irão cumprir a nobre missão de tomar conta das pessoas” disse o chefe do Executivo municipal, em discurso aos formandos.

Na ocasião, o prefeito autorizou a convocação de mais 23 aprovados para atuar na GCM. Ele lembrou, ainda, dos investimentos feitos recentemente para qualificar a instituição. Os esforços envolvem desde obras para reforma da sede da Guarda à realização de cursos de reciclagem de agentes, aquisição de equipamentos e viaturas.

Processo – Os 77 novos guardas civis municipais passaram por um amplo processo de capacitação, após conclusão das etapas de convocação e nomeação. Os aprovados participaram de aulas sobre ética, cidadania, direitos humanos e atuação com grupos vulneráveis, técnicas e procedimentos operacionais no uso dos equipamentos de baixa letalidade e letais (armamento e tiro), defesa pessoal, operador de rádio HT, técnicas e procedimentos operacionais envolvendo abordagens, escolta e comboio, gerenciamento e negociação de crises, patrulhamento em grandes eventos, dentre outros. 

A formação completa dos novos agentes, que possuem em média 32 anos, durou 640 horas, atendendo aos pré-requisitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para formação de um guarda civil municipal.  “Foram mais de três meses de capacitação intensa. Tivemos momentos de extrema dedicação de todos os formandos, que passaram por todas as experiências de um guarda civil”, salientou o diretor Maurício Lima.

O gestor acrescentou a necessidade dos agentes exercerem comportamento exemplar e humanizado junto à rotina diária de trabalho na cidade. “Não adianta ter melhor armamento e fardamento se nas ruas nossos guardas não dedicarem à população um tratamento gentil, educado, equilibrado e com discernimento. Esse foi um pedido que fiz para eles, porque isso é o que vai fazer a diferença”, esclareceu Lima, assegurando que a GCM soteropolitana tem se tornado uma referência nos quesitos estrutura, equipamentos e treinamento para toda a Bahia.

O inspetor Marcelo Silva declarou que os 77 guardas estreantes estão aptos para atender à população e colaborar com as ações desenvolvidas pelo município: “O curso de formação que realizamos deu conhecimento suficiente para que eles possam entregar a Salvador um serviço com grau de excelência elevado”.

Satisfação – Depois de passarem por uma árdua caminhada e serem aprovados dentre muitos candidatos, Vitor Paulo Ramos, 29 anos, e Taiane de Freitas , 27, se tornaram oficialmente os novos agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador. Ambos foram reconhecidos, durante a solenidade de formatura, como os alunos que mais se destacaram nessa segunda turma.

“Essa é uma conquista a qual venho lutando já há muito tempo e, graças a Deus, logrei êxito de ser aprovado, nomeado e de hoje estar em exercício. Salvador é minha terra e quero fazer o melhor. O servir as pessoas tem que ser o princípio de nossas vidas. Hoje vejo isso como obrigação ao acompanhar o cidadão no que for possível e trazer segurança melhor para a cidade”, comemorou Ramos.

“Estou muito feliz e realizada. Foi um processo transformador. Não sou a mesma pessoa que entrei. Aprendi mais sobre mim e a conhecer melhor meus limites. Hoje me sinto uma profissional muito preparada tecnicamente para estar nas ruas ajudando o povo soteropolitano”, salientou Taiane.

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O Parque Social, em parceria com o Hospital do Subúrbio, vai promover, na próxima quarta-feira (28), uma live com o tema “A Importância do Ato de Doar Sangue”. A live acontece a partir das 9h30, no perfil do YouTube do Parque Social, e é voltada para agentes da educação, funcionários das escolas municipais, familiares e moradores das comunidades vizinhas às unidades de ensino do Subúrbio.

Com mediação de membros do programa Agentes da Educação, a live contará ainda com a participação de Daniella Bonfim, assistente social e membro do serviço de captação de sangue do Hospital do Subúrbio e da Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante; e de Maine Seixas, especialista em UTI Neonatal, pediátrica, clínica médica e cirúrgica e enfermeira referência da Agência Transfusional do Hospital do Subúrbio.

A iniciativa integra a Campanha de Ação Sincronizada do mês de julho, do Programa Agente da Educação. De acordo com Renata Souza, coordenadora do programa, a atividade virtual precederá a mobilização para doação de sangue, que ocorrerá na quinta-feira (29), das 8h às 16h, no Hospital do Subúrbio.

Para a coordenadora, é gratificante participar da campanha, vendo os agentes mobilizando voluntários para participar. “Este é um ato de amor ao próximo, pois sabemos que os estoques de sangue estão baixos, então é um sopro de esperança para quem necessita”, afirmou.

A gestora destaca que a live é uma forma de conscientizar sobre a importância da doação de sangue. “A expectativa é fazer com que as pessoas se sintam motivadas, tirando as dúvidas, inclusive sobre a possibilidade de doar, em caso de vacinação contra a Covid-19”.

Motivação – A doação de sangue, por meio da campanha, existe desde 2015. A partir de 2019, o Hospital do Subúrbio se tornou parceiro da iniciativa. Em 2020, a pandemia suspendeu o projeto, retomado este ano, com divulgação nas redes sociais e a live da próxima semana.

A estudante de pedagogia e estagiária da Escola Nossa Senhora da Conceição, Elane Santana, é doadora e sentiu a necessidade de ajudar. “Como sempre fazemos ações com a comunidade, decidi indicar o Hospital do Subúrbio para servir de posto. Está mais próximo das famílias do entorno, estimulando a doação”, destacou.

No Hospital do Subúrbio, a ação englobará agentes das Gerências Regionais de Educação (GREs) Subúrbio I, II e Ilhas, incluindo bairros como Alto da Terezinha, Fazenda Coutos, Ilha Amarela, Lobato, Plataforma, Periperi e Paripe.

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A Prefeitura de Salvador vai permitir a abertura das praias todos os dias da semana, em horário livre – exceto o Porto da Barra, que funcionará de terça a domingo. Com o retorno da fase verde, as praias estavam funcionando de segunda a sábado e o Porto da Barra, de terça a sábado.

Além disso, o horário de funcionamento dos bares e restaurantes na capital baiana será ampliado em uma hora – ou seja, os estabelecimentos poderão funcionar até 0h30. Isso porque o toque de recolher estadual passará a valer de 1h às 5h. As medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (23) e serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).

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A Prefeitura de Salvador e a APLB Sindicato se reuniram para discutir o retorno dos professores à sala de aula. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, e de representantes da entidade.

Na ocasião, o prefeito apresentou o cronograma de aplicação da 2ª dose da vacina em todos os profissionais da educação que atuam nas escolas, informando que todos estarão vacinados com a segunda dose até o dia 28 de julho próximo. Por solicitação da APLB, esse cronograma de vacinação será encaminhado formalmente para que seja divulgado entre os trabalhadores.

Com isso, passou-se à discussão de uma data para a volta efetiva às aulas presenciais na rede municipal de ensino, que pode ocorrer no dia 9 ou dia 16 de agosto. A APLB concorda que todos os profissionais de ensino devem voltar às atividades em agosto, uma vez que a principal condição para esse retorno é a categoria estar imunizada com as duas doses. A proposta será levada para avaliação do conjunto de trabalhadores da Educação que atuam nas escolas.

“Mais uma vez recebemos a APLB, seguindo o compromisso da Prefeitura de estar sempre aberta ao diálogo. Todas as condições foram atendidas e, agora, precisamos promover o retorno das atividades escolares, no sentido de evitar mais prejuízos no ensino e aprendizado dos alunos”, declarou Bruno Reis.

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A Prefeitura realizou a primeira edição do Fórum Empresarial de Salvador, na tarde desta quinta-feira (22). O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), buscou estreitar o relacionamento entre o poder público e o segmento empresarial para fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. O fórum contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos; da secretária da Semdec, Mila Paes; da diretora Global ESG-Impacto do Nubank, Chris Canavero; e de diversos representantes do setor econômico.

O Fórum Empresarial de Salvador, que reuniu cerca de 40 convidados, integra as ações do projeto de Melhoria do Ambiente de Negócios da Prefeitura. O projeto propõe um pacote de ações e iniciativas envolvendo diversas pastas e órgãos de modo a fortalecer e ampliar a economia local. A proposta da Semdec é que o encontro se repita a cada três meses, se mantendo como um canal de diálogo contínuo com o setor.

Para o prefeito, este espaço será um recurso para impactar toda a estrutura da cidade. “Queremos ouvir sugestões, opiniões e que todos participem. Temos muitos desafios pela frente, mas o principal é identificar novos vetores de desenvolvimento econômico e fazer com que o setor privado tenha segurança para investir. Nossa cidade é muito desigual e o setor público sozinho não consegue mudar a matriz econômica da cidade que, no seu processo histórico, já sofreu tanto”, pontuou.

O gestor do Executivo municipal destacou que alguns vetores econômicos têm sido atraídos a Salvador como empresas do setor de saúde e da rede atacadista, por exemplo. Ele lembrou também que já houve avanço na desburocratização de serviços, como na redução do tempo de abertura para empresas, e que a criação da Semdec tem como pilar repensar melhorias para os negócios atuais e contribuir na formação econômica futura da capital.

“Apesar das dificuldades vamos sair na frente em relação a outras cidades. A economia nesses seis primeiros meses gerou empregos, mantivemos investimentos e o setor privado teve um melhor ambiente de negócios. Vamos crescer, gerar mais emprego e precisamos ainda mais qualificar a nossa mão de obra”, reforçou Bruno Reis.

Centro de tecnologia – Na ocasião, a gestora do Nubank, Chris Canavero, apresentou o projeto do Nulab que será montado em Salvador. O espaço será um centro de tecnologia voltado à experiência do cliente, mas que também será alinhado com a inclusão e diversidade. O local vai integrar profissionais iniciantes e experientes. A expectativa da gestora é de que daqui a aproximadamente 45 dias, o Nulab comece as atividades na cidade com foco inicial em educação e tecnologia.

“Será uma área de tecnologia, mas também um espaço aberto para a comunidade interagir, ajudar projetos com impacto social, ter interação com os clientes, desenvolver produtos específicos para Salvador e que possam abranger o Nordeste. Será uma troca de conhecimento muito grande [...] A gente entende que o futuro do emprego mora nesse espaço de tecnologia e a oportunidade do primeiro emprego também. Por isso temos investido nisso, principalmente nesse momento inicial, com foco em capacitação e formação em tecnologia”, afirmou.

O núcleo do Nubank em Salvador será o primeiro hub de tecnologia da plataforma fora do Sudeste. A ideia, explicou a gestora, é que outros negócios de tecnologia também sejam estimulados a se instalarem na cidade. “Que seja gerador de emprego e que cientistas, programadores e engenheiros de tecnologia não tenham que sair de Salvador para buscar emprego na área. Que as pessoas se movam para Salvador e a gente movimente esse ecossistema de empregabilidade”, afirmou.

Outras iniciativas – A titular da Semdec, Mila Paes, reforçou que o município está com programas em desenvolvimento e outras iniciativas já em andamento para que a cidade prospere, a exemplo do Portal do Investidor. Ela afirmou que a ideia é transformar Salvador em uma cidade que agregue novos formatos de negócios, ampliando o leque de oportunidades para o setor privado e também para os trabalhadores. Além do Nubank, outras empresas do setor tecnológico deverão se instalar na capital baiana.

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Os beneficiários que não fizeram a atualização cadastral do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador ainda podem efetuar o recadastramento. Até o momento, mais de 2,5 milhões de moradores da capital já realizaram a ação obrigatória do Cartão SUS. Desse total, cerca de 1,7 milhão de atualizações foram efetuadas através do site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br, implantado em 2020 pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Salvador ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de realizar a atualização cadastral de pelo menos 70% da população que vive na cidade. Cerca de 84% dos moradores do município já fizeram o recadastramento.

Acesso à vacinação Covid-19 – A atualização da situação cadastral é obrigatória para ter acesso à primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador. Antes de se dirigir aos pontos de imunização, é necessário conferir se o nome consta na lista do site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br, na Relação de Adultos Elegíveis para Vacinação. Caso o nome não esteja na lista, o procedimento pode ser feito pelo site ou presencialmente nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio.

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As ações de ordenamento da cidade e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em Salvador foram algumas das experiências conhecidas pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) de Maceió, Thiago Prado, nesta quarta-feira (22), em visita à capital baiana. Pela manhã, o gestor participou de uma apresentação entre gestores, conheceu as dependências da Semop e da sede da GCM na Avenida San Martin. 

À tarde, Prado percorreu algumas ruas do Centro, acompanhado da titular da Semop, Marise Chastinet, e do diretor de Serviços Públicos, Adriano Silveira. Eles passaram por locais como o Largo Dois de Julho (Campo Grande), Praça Barão do Rio Branco (Relógio de São Pedro) e Avenida Joana Angélica.

No Campo Grande, o diretor de Serviços Públicos da Semop explicou como é feito o ordenamento de ambulantes no período natalino, quando o local se transforma em um grande atrativo de visitação devido à decoração e iluminação. No Relógio de São Pedro e Joana Angélica, o gestor observou de perto o ordenamento do comércio informal.

Para o secretário da SEMSCS, uma das características que mais chamou a atenção como exemplo a ser seguido e replicado foi a aproximação entre a administração de Salvador e os vendedores ambulantes. “Verificamos aqui que a linha de trabalho é sempre com o diálogo à frente. Esse é o primeiro mecanismo de ação: estabelecer o diálogo e o contato aproximado para que possamos convencer os trabalhadores quanto à necessidade e importância do ordenamento, tanto para eles como para a cidade como um todo”, disse.

“Salvador é uma grande referência no Nordeste no que diz respeito ao comércio informal, por ser a maior capital da região e o é também do ponto de vista da Guarda Municipal, que hoje é uma grande referência para o Brasil. A guarda tem seis grupamentos especializados, tem toda uma dinâmica de trabalho e conhecer a corporação in loco foi muito importante para replicar essa mesma toada em Maceió”, completou Thiago Prado.

A titular da Semop, Marise Chastinet, considerou muito proveitosa a troca de experiências. “Passamos a manhã mostrando alguns projetos e programas, a exemplo do Sou Salvador, que busca promover o crescimento profissional dos ambulantes por meio de capacitação. Também pedimos apoio em situações que a gente vai começar a encontrar no período pós-pandemia, com a retomada das atividades. Essa troca permite que avancemos cada dia mais, mostrando o que já fazemos de bom e captando ações desenvolvidas em outros estados”.

Encontro – Durante a visita ao Centro, a Semop ainda promoveu um encontro entre o secretário de Maceió e lideranças do comércio informal de Salvador. Dentre eles estiveram o presidente do Sindicato dos Ambulantes, Barraqueiros e Quermesseiros de Salvador (Sindbaq), Paulo Marques, e o presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes, Feirantes e Microempreendedores de Salvador e RMS (Assidvam), Mário Lopes.

“Eu acho muito importante esse encontro. Muitos não sabem, mas Salvador é uma das poucas capitais que permitem que façamos o nosso trabalho na rua. Em muitos estados a nossa atuação é proibida, falta diálogo. Aqui nós temos essa oportunidade”, conta Marques. Ele destaca que cerca de 1.500 ambulantes estão distribuídos em 19 áreas organizadas ao longo da Avenida Sete.

“A gestão municipal é uma gestão de proximidade, que busca sempre o diálogo com os ambulantes e respeitando o crescimento do comércio informal, pois nós hoje representamos 53% da economia da nossa cidade. A atividade tem crescido muito, principalmente durante a pandemia, por isso, é muito importante a existência desse diálogo entre a prefeitura e os ambulantes”, acrescenta Lopes.

 

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A Casa do Benin, um dos espaços culturais situados no Pelourinho e administrados pela Prefeitura, através da Gerência de Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), já está de portas abertas depois de um período fechada, por força da pandemia de Covid-19. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e devem ser agendadas pelo número (71) 3202-7890, ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou, ainda, através do perfil @casadobenin no Instagram.

Os agendamentos podem ser marcados individualmente ou para grupos, desde que não haja mais de 15 visitantes no equipamento cultural – limite adotado em função dos protocolos sanitários. As atividades no local também podem ser pautadas, desde que sejam devidamente respeitadas as medidas de saúde vigentes.

“Além de uma exposição permanente composta em sua maioria por peças trazidas por Pierre Verger da África, a Casa do Benin conta com a galeria Lina Bo Bardi para exposições temporárias, o auditório Gilberto Gil, o Espaço Gourmet Jeje-Nagô para eventos gastronômicos, sala multiuso e um terraço com vista para o Centro Histórico”, descreveu o gerente de equipamentos culturais da FGM, Chicco Assis.

O gestor sublinhou que o equipamento valoriza as contribuições culturais legadas pelos povos africanos trazidos para Salvador na condição de escravizados, fortalecendo os elos da capital baiana com a África e sua diáspora. “Ao visitar esse espaço, além de um mergulho histórico e cultural pelos trânsitos atlânticos, a que Pierre Verger denominou de ‘fluxos e refluxos’, o público também apreciará o minucioso trabalho arquitetônico de Lina Bo Bardi, que promoveu o diálogo do casarão colonial com a arquitetura moderna”, concluiu Assis.

 

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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira (22), mais uma ação de descentralização da vacinação contra a gripe em Salvador. A medida faz parte dos esforços da pasta para ampliar o acesso ao imunizante em toda cidade. Desta vez, a equipe de imunização foi até a Estação de Transbordo da Rodoviária, onde aproximadamente 450 pessoas receberam a vacina na estratégia, que durou até as 16h.

Na ação, onde também foram distribuídas máscaras para a população, a gerente da Unidade Básica de Saúde Eunísio Coelho Teixeira, Ana Nicomedes, comemorou a adesão dos transeuntes e trabalhadores do terminal à campanha vacinal. “A vacinação teve um movimento bom e atingiu nossas expectativas, afinal é com esperança e alegria que viemos até aqui com a Maria Gotinha e o DJ, alegrando a população num período pandêmico”.

Segundo Ana Nicomedes, a ação foi programada para convocar a população que está mais voltada para a vacina contra a Covid-19. Nos anos anteriores, a vacinação bateu recorde de procura – em 2020 foram mais de 800 mil pessoas atingidas –, mas em 2021 pouco mais de 512 mil doses haviam sido aplicadas no município. “Para não ficar restrito aos postos e alcançar mais a população, decidimos com apoio da secretaria trazer esse posto avançado”.

O DJ e agente comunitário Anderson Martins, que atua na USF Claudelino Miranda, no Resgate, distraía os presentes ao som da pisadinha, o ritmo do momento. Ele afirmou que a intenção de levar música para o público é aliviar a tensão – isso porque, independente do tipo de vacina, as pessoas continuam tensas, à espera do imunizante.

Há 16 anos trabalhando na SMS, o profissional expressou o sentimento de gratidão e emoção sobre o que a música faz com as pessoas. “Vejo muitas que choram, outras agradecem, ou apenas sorriem, e isso mostra que nosso trabalho está valendo à pena”.

Praticidade – A assistente Laís Oliveira trabalha na rodoviária e decidiu tomar a vacina no local pela oportunidade de ser no ambiente de trabalho. Ela, que já tomou a vacina da Covid-19, considera fundamental se proteger contra a doença com o imunizante da H1N1 também.

Já Maria da Conceição é comerciante no terminal e aprovou o posto avançado pela facilidade de não precisar se dirigir a uma unidade de saúde. “Já tomei a primeira dose da Covid-19 e ajuda bastante na minha imunidade eu já estar com as duas vacinas aplicadas. Quero agora que chegue logo a minha segunda dose da vacina contra o coronavírus pra eu estar 100% imunizada”, afirmou.

Morador de Pernambués, o auxiliar Sidney da Silva também decidiu se vacinar no local pela comodidade. “Aqui é mais próximo de casa, trabalho em Simões Filho e aproveitei o caminho para pegar meu ônibus para garantir logo a vacina”.

 

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