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Criado em dezembro de 2021, o CredSalvador já atingiu a marca de R$5 milhões em crédito para microempreendedores da cidade de Salvador. O crédito foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Lançado durante a pandemia, o programa foi criado como parte das ações emergenciais da gestão municipal no auxílio à retomada econômica da cidade. O CredSalvador dispõe de créditos que variam de R$500 a R$15 mil reais, com taxa de 0,5% ao mês.  Além da taxa convidativa, o programa é realizado totalmente on-line, de maneira rápida e sem burocracia.

Outra vantagem do CredSalvador é que o pequeno empresário tem um prazo de três a seis meses para iniciar o pagamento. Todo o crédito pode ser pago em parcelas de até 24 meses.

Podem solicitar o crédito os microempreendedores individuais (MEI), autônomos, microempresas, cooperativas e/ou associações de empresas da capital, além de profissionais liberais.

“A ideia do programa é oferecer microcrédito àqueles que não teriam acesso a crédito no mercado tradicional ou seriam obrigados a pagar taxas altíssimas. Os valores têm ajudado os pequenos negócios em investimentos e organização das contas. Atingimos uma marca relevante em apenas quatro meses de lançamento do programa. Nos próximos dias, devemos anunciar novidades sobre o programa”, observa a secretária da Semdec, Mila Paes.

Como solicitar – Para solicitar o empréstimo, é necessário que o empreendedor tenha um negócio ativo na cidade de Salvador, ter conta pessoa jurídica ou pessoa física e todos os dados comprovados em dia. Durante o momento de solicitação, o programa disponibiliza dois vídeos sobre capacitação empresarial e finanças para que o solicitante possa assistir. 

Além disso, o indivíduo deverá fazer uma prova sobre conhecimentos básicos e, após a solicitação, deverá aguardar a análise de crédito. A solicitação pode ser feita no site www.credsalvador.nexoos.com.br.

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Com mais de 70% das obras concluídas, quem passa pelas imediações da Praça Cairu, no Comércio, já consegue visualizar os prédios novos do Arquivo Público Municipal e da Casa da História de Salvador, que tomaram forma e seguem em fase avançada de execução.

Com previsão de conclusão da parte física em julho, a obra do prédio do Arquivo segue na fase de instalação dos elevadores e máquinas de ar condicionado, serviços de acabamento como execução da pintura, além de assentamento dos revestimentos de parede, portas e janelas, e também do pergolado em madeira do terraço. A fachada da edificação, também com serviços avançados, terá uma estrutura moderna com acabamento em brise de alumínio e amadeirado, previsto para ser instalado a partir do próximo mês de maio.

Já o casarão na cor salmão, que está sendo totalmente restaurado para abrigar a Casa da História, está com a maior parte dos serviços finalizados. O elevador já está pronto e funcionando, os sistemas de ar condicionado e incêndio foram concluídos e o vitral, xodó dos amantes do Casarão, já está 100% restaurado. 

Os dois equipamentos serão entregues em julho para o desenvolvimento do projeto de Museologia e a inauguração tem previsão para o segundo semestre deste ano. A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur).

Para o secretário da Secult, Fábio Mota, esse complexo, além de se tornar um grande indutor de turismo para nossa cidade, vai preservar a história do Brasil abrigando mais de 4 milhões de documentos. “Salvador precisava de um equipamento desse porte. Com a construção de uma estrutura dessa importância, além de preservar a história para as próximas gerações, vamos disponibilizar o acesso para os soteropolitanos e visitantes conhecerem um pouco mais da história do Brasil de 1642 até os dias atuais”, frisou.

Investimento – As obras de construção e restauração da Casa da História e do Arquivo Público Municipal possuem investimento do Prodetur, por meio de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$34,7 milhões. As obras estão sendo executadas pelo Consórcio Prodetur – Salvador, formado pelas empresas Metro Engenharia e Consultoria e Construtora BSM.

“Estamos na fase final da execução dessa obra tão importante para nossa cidade. Mais um empreendimento que visa valorizar o Centro Histórico, dando continuidade a uma série de investimentos que a Prefeitura vem fazendo no Comércio. Com certeza, a primeira capital do Brasil contará com um equipamento de ponta que apresentará ao público soteropolitano um novo conceito da história da cidade do Salvador”, declarou o gerente de obras da Secult, Iuri Mattos.

Restauração do arquivo – O Projeto de Restauração e Conservação do Acervo Histórico do Município de Salvador, promovido pela Prefeitura, através do Consórcio Qualicopy/Acesso, estima disponibilizar à cidade cinco milhões de itens documentais restaurados e digitalizados, ao fim do contrato de 14 meses, que se encerra em julho deste ano. Dentro do escopo do acervo, que inclui atas da Câmara, leis e decretos municipais, cartas do Senado à Sua Majestade e provisões reais, há ainda coleções especiais como a de certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como as escrituras de compra e venda de escravos.

Além dos documentos da administração pública municipal, o acervo histórico de Salvador ainda conta com um setor de arquivos impressos, com publicações governamentais, livros e periódicos sobre a capital baiana, e com um setor de arquivos audiovisuais, com documentos iconográficos e cartográficos, plantas, mapas, fotografias, partituras, filmes em rolo e VHS, CDs, negativos em vidro e cartões postais.

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Salvador prossegue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (26), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de residirem em Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem estar com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. Segue ainda a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com nome na lista do site da SMS em instituições de ensino da capital baiana.

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Imunossuprimidos - 4ª dose e idosos com 80 anos ou mais: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia. Além disso, é necessário, obrigatoriamente, estar com o nome no site da SMS.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

APRAZAMENTOS DESTA TERÇA (25):

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 29/3/2022

*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 1º/3/2022

*2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 26/4/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 23/2/2022

*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 22/5/2022

*2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 22/5/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 22/5/2022

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 26/12/2021 – LIBEROU GERAL

*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 28/2/2022

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 22/11/2021

*4ª DOSE: PESSOAS IMUNOSSUPRIMIDAS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 26/12/2021

*4ª DOSE: IDOSOS COM 80 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 26/12/2021


POSTOS:

*1ª E 2ª DOSES PEDIÁTRICAS: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Leal (Vale da Muriçoca), USF Imbuí, USF Vale do Matatu, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF Saramandaia, USF Cajazeira V, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Joanes Leste, USF Jardim das Margaridas, USF San Martim III, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Pirajá, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe e USF Colinas de Periperi.

*1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS

Postos fixos: USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Parque de Pituaçu, USF Curralinho, UBS Mário Andréa (Sete Portars), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Sussuarana, USF Arraial do Retiro, USF Resgate, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF São Cristóvão, USF KM 17 (Itapuã), USF Santa Mônica, USF Cambonas (Via Regional), USF São Marcos, USF Boa Vista de São Caetano, USF Recanto da Lagoa II (Fazenda Coutos III), USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria) e USF San Martin I.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 50 vagas de emprego para esta terça-feira (26). Do total, oito vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD).

Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

VAGAS

Empacotador (vagas exclusivas para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris, Itapuã, Brotas, Lauro de Freitas e Miragem.
Salário: a combinar + benefícios
5 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
3 vagas

Borracheiro
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para viajar e para trabalhar tarde/noite, realizar serviços externos.
Salário: R$1.480,71 + benefícios
2 vagas

Lubrificador de caminhão
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para viajar e para trabalhar tarde/noite, realizar serviços externos.
Salário: R$1.480,71 + benefícios
2 vagas

Técnico eletricista de placa solar
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com parte elétrica residencial e industrial e com instalação de placa energia solar fotovoltaica, curso de eletrotécnico, CNH B e desejável CNH A.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Lavador de caminhão
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisito imprescindível: ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.
Salário: R$1.480,71 + benefícios
2 vagas

Auxiliar contábil
Ensino superior incompleto em Ciências Contábeis (estar cursando a partir do 5º semestre à noite), seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza pesada
Ensino médio completo,seis meses de experiência recente. Vaga zoneada para os bairros da Sete Portas, Caixa D' Água, Cidade Nova, IAPI, Santa Mônica, Santo Agostinho, Matatu de Brotas, Luis Anselmo, Cosme de Faria, Nazaré, Barbalho, Lapinha.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Ajudante de carga e descarga
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível comprovar vivência na área.
Salário: a combinar + benefícios
5 vagas

Auxiliar de lavanderia
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível comprovar vivência na área. vaga zoneada para moradores do bairro de Amaralina e região.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Auxiliar de limpeza
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar no bairro da Barra (ter fácil acesso).
Salário: R$1.212,00 + benefícios
2 vagas

Operador de telemarketing ativo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento em informática.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Cozinheiro de restaurante
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Vendedor externo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para realizar viagem e desejável ter automóvel.
Salário: a combinar + benefícios
8 vagas

Açougueiro
Ensino médio completo, seis meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris e Corredor da Vitória.
Salário: a combinar + benefícios
5 vagas

Pintor de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar+ benefícios
1 vaga

Preparador de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar+ benefícios
1 vaga

Analista de sistemas
Ensino superior completo em Análise de Sistemas, três meses de experiência, desejável conhecimento em desenvolvimento em plataforma Web e Desktop, Repertórios de códigos (GIT ou TFS),PL-SQL, SQLSERVER, XML, UML e vivência em modelagem de dados.
Salário: R$4.739,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar de recepção (estágio)
Ensino médio cursando (1º ou 2º ano), sem experiência, imprescindível conhecimento em Informática e boa dicção.
Bolsa: R$450
2 vagas

Consultor de vendas (vaga temporária)
Ensino médio completo, três meses de experiência, conhecimento básico no pacote Office.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
3 vagas

 

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O Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), vem incentivando os contribuintes a destinar parte do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para projetos sociais voltados ao direito do idoso. A doação pode ser feita através da declaração de ajuste anual, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio.

Ano passado, foram arrecadados cerca de R$700 mil, durante o período de declaração do IR. Com a verba o conselho realizou um chamamento público, em que as instituições apresentaram projetos para serem executados. Houve também a opção de apresentação de planos por entidades para captação de recursos junto à empresa. Atualmente, estão em andamento projetos das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Lar Fabiano de Cristo e Ideias, dentre outras instituições.

Como doar – A destinação de recursos para o fundo municipal via Imposto de Renda pode ser feita diretamente na declaração. O primeiro passo, após concluir o preenchimento, é clicar na aba “Fichas da Declaração – Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, selecionar as opções “Novo”, Fundo “Municipal”, UF “Bahia”, Município “Salvador–24.877.314/0001-35”, verificar o “Valor Disponível para Doação” ao FMPI, preencher o montante até o limite indicado e finalizar clicando no OK.

Em seguida, na aba “Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto”, o contribuinte deve verificar o valor que será destinado ao FMPI no campo “Dedução de Incentivo”, e o valor do tributo a ser pago. Por último, é só clicar na opção “Imprimir – DARF – Doações Diretamente na Declaração”, gerar a guia com o valor correspondente e efetuar o pagamento.

Já a doação simples, com destinação durante o ano todo, deve ser feita por pessoa física e jurídica, através de depósito bancário, até o último dia útil do mês de dezembro. Os dados da conta são Banco do Brasil, agência 3832-6, conta 930.186-0, CNPJ: 24.877.314/0001-35 (Fundo Municipal da Pessoa Idosa).

O gestor do FMPI, Claudio Matos, ressaltou que as doações possibilitam a manutenção de diversos projetos sociais soteropolitanos. “É uma destinação que é de suma importância para a cidade. Nós temos diversos abrigos que necessitam dos recursos. As instituições passam por muitas dificuldades, então com essas doações o conselho consegue atender as pequenas instituições, dando a possibilidade da sobrevivência”.

 

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A iluminação pública de Salvador vem passando por mudanças, com a implementação da tecnologia LED em toda a cidade. Considerada a mais moderna do mercado, a LED – que significa Light-Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) - possui diversas vantagens, se comparado a modelos anteriores. 

No quesito eficiência, a lâmpadas do tipo LED precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica, para gerar luminância equivalente às potências das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, por exemplo. 

De acordo com Leonardo Pimentel, gerente de Monitoramento e Manutenção da Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a LED, por ser uma tecnologia mais moderna, acaba reduzindo os índices de defeito nas luminárias.

 “Apesar de ter uma eficiência semelhante ou melhor do que as mais antigas, ela tem um consumo menor. Por esse motivo, ajuda a reduzir a parte de reparo de manutenção”, explica. Entre os principais benefícios que esse tipo de luminária traz está a redução do consumo, que já chega a quase 30%. 

Essa tecnologia é o mote principal do programa Iluminando Nosso Bairro, que tem melhorado a luminosidade e proporcionado maior sensação de segurança em diversas localidades da capital baiana. 

O diferencial do programa é que, em vez de melhorias pontuais, a ação abrange toda a poligonal do bairro. Com isso, o programa é uma das principais estratégias para que Salvador chegue a 100% do sistema em LED – atualmente, a nova tecnologia já alcança 90% dos 170 mil pontos de luz existentes na cidade. 

Vandalismos e furtos – O gerente afirma que o alto índice de vandalismos e furtos faz com que seja necessário reinvestir constantemente na manutenção das luminárias. “Nós já tivemos ocorrências de vandalismo nas luminárias que, mesmo em uma determinada altura, se tornam alvo de furtos e roubos. Porém, elas são rastreáveis, pois possuem um número de série possível de ser localizado”. 

Recentemente, a DSIP registrou o furto de luminárias em Salvador. Segundo a diretoria, a recuperação do bem só foi possível graças ao serial gravado no material. Neste caso, o autor do furto foi levado à delegacia e foi registrada a ocorrência. 

Além disso, medidas vêm sendo tomadas pela DSIP, já que os cabos são materiais de fácil comercialização. A diretoria tem feito uma série de ações com sistema antifurto para os cabos, para dificultar a retirada do subterrâneo, com infraestrutura mais reforçada e mais profundidade no eletroduto, de forma a dificultar o acesso.  

“As caixas recebem concretagem para dificultar o acesso à população, até porque quando o vândalo tem acesso ao cabo, acaba deixando um pedaço de ponta de cabo para fora podendo causar acidentes. Por isso é feito um trabalho constante, pensando no bem estar do cidadão”. 

Contato – Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Disque Salvador 156, no site www.falasalvador.ba.gov.br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões, postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento. O cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip a respeito da sua demanda. 

 

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O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, inicia nesta segunda-feira (25) os atendimentos à população da localidade de Pernambués. O equipamento itinerante fará acolhimentos até o dia 17 de junho, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro, localizado na Rua Thomaz Gonzaga, 150.

No total, são realizados até 30 procedimentos por dia no local. Desses, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 13h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

 “A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomeração.

Federação – A outra unidade do Castramóvel está realizando os atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) Lealdina Barros, localizada na Federação, até o dia 6 de julho. O funcionamento é o mesmo da estrutura em Pernambués.

Ao levar a gatinha Marie para realizar o procedimento, a autônoma Marcele de Morais, de 42 anos, falou sobre a facilidade do acesso. “Não é a primeira vez que utilizo esse serviço. Tenho cães e gatos que já foram castrados através do Castramóvel e novamente, parabenizo pela organização e ação. Castrar os animais é um ato de amor, pois evita doenças, dá uma vida longa aos bichinhos e controla a população, evitando abandonos”.

O estudante Matheus Batista, de 23 anos, destacou os benefícios do serviço ofertado pelo Castramóvel. “Já trouxe quatro bichinhos para serem castrados e todas as experiências foram positivas. Ter acesso a esse serviço gratuitamente é muito bom, não tenho do que reclamar. O procedimento é super facilitado e o procedimento seguro. A ação é salutar tanto economicamente, quanto para saúde dos pets”, avaliou.

 

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Passado o período de risco, ocasionado pelas fortes chuvas que atingiram Salvador desde o último dia 16, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) enviou SMS para a população, na manhã desta segunda-feira (25), informando a mudança de nível para retorno à normalidade. Com isso, voltou a acionar as sirenes para comunicar a desmobilização nas oito áreas onde foi feito acionamento durante o intervalo de fortes chuvas.

Ao longo do período, 280 pessoas foram evacuadas de suas casas e conduzidas aos abrigos instalados em escolas municipais situadas no entorno das regiões atingidas. As Gerências Regionais de Educação (GREs), a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e os gestores das Prefeituras-Bairro colaboraram no abrigamento.

Após vistorias realizadas pela Codesal nas áreas evacuadas e atendimento às pessoas cadastradas nos abrigos, as famílias que não puderam voltar em segurança para suas casas, e não possuíam local seguro, foram encaminhadas para o Abrigo de Acolhimento Provisório da Sempre.

“Nosso objetivo na Defesa Civil de Salvador é usar a tecnologia agregada ao Sistema de Alerta e Alarme para que, cada vez mais, as comunidades em áreas de risco, em instantes de intensa chuva, adotem atitudes de autoproteção e, assim, evitem perdas de vida”, destaca a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

"Agradecemos a colaboração das lideranças das comunidades, que participaram da capacitação de formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), no processo de evacuação, ajudando a convencer as pessoas sobre os riscos que corriam e sobre a necessidade de deixarem suas casas e irem para um local seguro", disse a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

As sirenes, que integram o Sistema de Alerta e Alarme da Codesal são acionadas, quando o acumulado de chuvas atinge 150 mm em 72 h de chuvas intensas e há previsão de continuidade de chuvas fortes a muito fortes. O objetivo é alertar os moradores e evacuar famílias em função do risco de deslizamento de terra devido às fortes chuvas.

Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Defesa Civil, que tem como prioridade preservar vidas, mantém plantão 24 horas e atende as demandas da população pelo telefone gratuito 199.

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A Secretaria Inovação e Tecnologia (Semit) oferecerá capacitação gratuita de plataforma No-Code, voltada para quem tem interesse em desenvolver sistemas e aplicativos, mesmo sem nenhum conhecimento de programação. A iniciativa integra o programa Mais Conhecimento e Inovação Social, coordenado pelo órgão municipal, e conta com inscrições abertas até sexta-feira (29), no link bit.ly/3vANAnf.

O curso terá 40 horas de conteúdo e ocorrerá do dia 2 a 12 de maio, no turno matutino, entre 8h às 12h. Vinte inscritos serão sorteados para comparecerem às aulas presenciais que ocorrerão no Hub Salvador, no Comércio. Os demais alunos participarão das atividades de forma on-line simultaneamente à transmissão que será disponibilizada pelo Softwell Solutions, grupo parceiro da iniciativa. Não há limite de vagas.

“Tivemos a primeira turma dessa capacitação No-Code no ano passado, e os 19 alunos que concluíram o curso - cuja duração é de duas semanas - foram contratados por empresas do grupo Softwell. Também tivemos edição para capacitar os servidores da gestão municipal nessa ferramenta, e agora daremos início a mais uma rodada para toda a cidade”, explica o diretor de Inovação da Semit, Luís Gaban.

Ele acrescenta que a capacitação é uma grande oportunidade para as pessoas que quiserem aprender a desenvolver aplicativos e trabalhar com ferramentas web. Esse conhecimento pode servir de bagagem, por exemplo, a quem deseja alavancar o próprio negócio ou ingressar no mundo do empreendedorismo.

O gerente executivo do Softwell, Adriano Bizzu, traz um levantamento feito pela Kenzie Academy Brasil, escola de formação em tecnologia, que indica que mercado de TI no Brasil precisará de 795 mil profissionais até 2025, sendo que 532 mil vagas não serão preenchidas por falta de qualificação.

O gestor ressalta que a capacitação No-Code que será ofertada em Salvador, portanto, vai estimular a empregabilidade e o empreendedorismo, com geração de emprego e renda no segmento tecnológico. "Será uma oportunidade para que pessoas de áreas diversas desenvolvam soluções tecnológicas de forma rápida e prática”, pontua.

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