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Com o objetivo de limpar as ruas da cidade e evitar diversos problemas ocasionados pelo abandono de sucatas e embarcações dos espaços públicos de Salvador, a operação Cidade Dez, Sucata Zero, realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já retirou, de janeiro a outubro deste ano, 1.013 carcaça de veículos e barcos das vias da capital baiana. Além disso, foram 952 denúncias e 1.179 notificações registradas. Esses números superam o mesmo período do ano passado, quando foram retiradas 840 sucatas.

O trabalho de remoção das sucatas e bens sem utilidade contribui de diversas formas para Salvador. Dentre os benefícios estão: os ganhos para a mobilidade, saúde pública - evitando acúmulo de lixo e proliferação de insetos, roedores e doenças -, limpeza urbana e segurança.

Além desses ganhos, há ainda a colaboração com a estética da cidade, que fica mais agradável para os cidadãos. De acordo com o secretário da Semop, Felipe Lucas, a pasta realiza rondas diariamente em Salvador. “Nós atuamos com equipes espalhadas todos os dias por toda a cidade, e nas terças e quintas-feiras as operações são reforçadas com uma maior quantidade de caminhão guincho”, explica.

Parte do material recolhido segue para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), localizado na Avenida San Martin (ao lado do Colégio Luiz Eduardo Magalhães), e o que não pode ser reaproveitado é descartado pela Limpurb. Quem tiver objetos apreendidos pode retirá-los mediante a apresentação de documentos de identificação do proprietário e do bem. O prazo para a reivindicação é de até 60 dias, pagando uma multa no valor de R$ 888,19.

Critérios - Para o objeto ser considerado sucata tem que ser bem inservível, ou seja, que não está servindo ao objetivo para o qual foi fabricado. Se for um veículo, precisa estar em condições de abandono, com vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, geralmente acumulando sujeira, água ou mato, sem motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos. A população pode solicitar a retirada de sucatas através do Fala Salvador, pelo telefone 156.

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Salvador será palco da terceira edição do Circuito Baiano de Baleado, que acontecerá no próximo dia 20, no ginásio poliesportivo da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Piatã. Promovido pela Federação de Baleado da Bahia com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), a competição traz como novidade a parceria com o Hemoba, como forma de incentivar a doação de sangue e medula óssea.

No dia do evento, os capitães de cada equipe vão apresentar os comprovantes das doações. O grupo que tiver o maior número de doadores receberá um prêmio especial. Os doadores não precisam ser integrantes da equipe – pode ser qualquer pessoa que doar em nome do conjunto.

O evento contará com a participação de 26 equipes que disputarão as premiações de 1º, 2º e 3º lugar em dinheiro, troféus e medalhas nas categorias masculino e feminino. Segundo os organizadores do circuito, atualmente, 93 equipes praticam baleado em todo estado regularmente, aliando o exercício físico à terapia.

Quem quiser acompanhar o evento de perto, basta comparecer ao local com 2kg de alimentos não perecíveis. O montante será destinado a instituições como o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc-Ba) e o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc).

Os participantes terão ainda uma estrutura especial que oferecerá serviços como salão de beleza, massagem terapêutica, praça de alimentação, tatuagens, atividades de lazer para crianças, sorteio de brindes e kits. Haverá também uma feira de adoção de animais.

Transformação - Desde a primeira edição, em 2017, a competição tem ganhado cada vez mais participantes e admiradores. Para Josy Santana, uma das organizadoras do Circuito Baiano de Baleado, o evento é muito importante para propagação do esporte. 

“O circuito é uma ferramenta de divulgação para que esse esporte seja multiplicado cada vez mais, alcançando um maior número de pessoas. Afinal de contas, o baleado é um elemento de transformação. Ouvimos muitos relatos de pessoas que estavam passando por situações difíceis, como a depressão, e ao começar a praticar, mudou de vida. Além de criar ciclos de amizades, evita o sedentarismo e proporciona o bem-estar”, declara.

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Faltam 30 dias para o final do cadastramento das placas dos veículos para os moradores das zonas de restrição do Carnaval 2020 que queiram receber, em casa, os adesivos. Apenas moradores de cerca de 10% do total de residências aptas a receberem a liberação de circulação realizaram o cadastramento das placas. A Transalvador estima que aproximadamente 27,7 mil residências estejam dentro das 12 subzonas de restrição de circulação. 

O procedimento é gratuito e deve ser feito até o dia 31 de outubro pelo site da Transalvador. Como nos anos anteriores, cada imóvel terá direito a até dois adesivos. Para cadastrar as placas, o proprietário do imóvel ou o inquilino deverá informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. Cabe destacar que o número do CPF informado deverá ser o do proprietário do imóvel. 

Em seguida, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Após isso, ao ingressar no sistema, poderá ser informado o número do Renavan e placa do veículo a ser cadastrado. 

Posto de atendimento - Para auxiliar pessoas que estão com dificuldade para cadastrar as placas, a Transalvador disponibilizou um balcão de atendimento para orientar e efetuar o cadastramento. Até o dia 31 de outubro o balcão funciona na sede do órgão, no Vale dos Barris, das 9h às 16h. 

Cadastro fora do prazo – Os adesivos só serão entregues nas residências dos moradores que credenciaram as placas dos veículos até 31 de outubro no site da Transalvador. Quem perder o prazo, terá que retirar as credenciais nos postos de atendimento. O posto da Transalvador, nos Barris, funcionará a partir do dia 4 de novembro de 2019 até a terça feira do Carnaval. Há ainda a previsão para instalação de um balcão no Shopping Barra a partir de dezembro. 

Para agilizar a retirada nos postos, após o dia 31 de outubro, o cidadão poderá fazer o cadastro das placas no site, mas deverá ir nos balcões para buscar as credenciais. 

Zonas de restrição – Como em anos anteriores, o Carnaval de 2020 contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos.  Essas regiões serão subdivididas num total de 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada um dos 12 locais. Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação ou que acessarem outra subzona que não a de sua residência serão autuados. 

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.

 

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Em alusão a campanha Outubro Rosa, a Diretoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vai iluminar alguns pontos importantes da capital baiana para chamar atenção da população para a prevenção ao câncer de mama. 

Os locais que receberão a iluminação especial são o Elevador Lacerda (Centro), o monumento ao Cristo e o Farol da Barra (Barra), além da sede da Secretaria de Educação (Smed) e do Hospital Aristides Maltez (Brotas). Será possível conferir a iluminação cênica a partir desta terça-feira (01). A projeção ficará disponível até o próximo dia 31 de outubro.   

A doença é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. No ano de 2018, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 59.700 novos casos de vítimas da enfermidade. 

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Atividade física, massoterapia, ioga, atendimento oftalmológico, palestras sobre sexualidade, depressão e nutrição, além de uma caminhada e animação com a música da banda da Guarda Civil Municipal. A vasta programação que marcou o Dia Internacional do Idoso, lembrado nesta terça-feira (1º), foi promovida pela Guarda Civil em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ).

As atividades se estenderam por todo o dia, tendo início às 8h, com uma caminhada pelas ruas do Santo Antônio Além do Carmo. No período da tarde, o público da terceira idade assistiu a palestras e contou com serviços ofertados no Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres. A comemoração se encerrou na Praça do Santo Antônio, onde os idosos fizeram uma verdadeira festa animados pelo show do grupo musical da Guarda.

Enquanto assistia a palestra sobre “Nutrição e Longevidade”, a idosa Aura Castro, de 80 anos, fez questão de destacar os cuidados que adota para ter mais qualidade de vida e evitar problemas de saúde. Hipertensa e com colesterol alto, afirmou que tem uma atenção especial com a dieta. “Tudo que estou ouvindo aqui tento aplicar no dia a dia. Como muita fruta, verdura, proteínas magras, evito açúcar, gorduras e bebo muita água”, disse a idosa, que também participou da caminhada. Mãe de três filhos, avó de sete netos e bisavó de dois, Aura garantiu que tem mais energia que muito jovem. “Participei da caminhada, vi palestra e estou aqui para curtir a banda. Só volto aquando acabar”, brincou.

Após receberem as dicas da palestrante, a nutricionista Maria de Fátima Moura, os idosos puderam participaram de um bate-papo sobre o Estatuto do Idoso e entender um pouco mais sobre os direitos assegurados para as pessoas da terceira idade. Para o instrutor da GCM que integra a Coordenação de Prevenção à Violência, Clodoaldo Lima, é muito importante a promoção de atividades que reforcem as leis que protegem e asseguram os direitos dos idosos.

“Eles têm garantias que precisam ser respeitadas. O estatuto é claro quando assegura acesso à Justiça, prioridade na saúde, nos transportes, nas vagas de estacionamento. Esse conjunto de leis foram criadas para a proteção deles e nunca é demais reforçar isso”, disse o palestrante.

A população de idosos não para de crescer No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.

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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) prorrogou para o dia 19 de outubro o prazo final para as inscrições da 7ª edição do Concurso de Desenhos. Promovido pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), o concurso faz parte do programa Crianças Condutoras do Futuro, ação desenvolvida pela Transalvador com palestras e atividades para crianças e jovens em colégios da capital baiana. A iniciativa tem como objetivo desenvolver a educação no trânsito a partir de atividades lúdicas nas quais os estudantes são protagonistas.

Uma das novidades deste ano é a abertura de novas categorias. Poderão participar estudantes de escolas públicas e particulares de Salvador nos seguintes grupos: Alunos da Educação Infantil (grupo 4º e 5º), Alunos do Ensino Fundamental (1º ao 3º) e Alunos do Ensino Fundamental (4º ao 5º).

Regras - Até o momento, já foram recebidos 2.566 desenhos de alunos de 101 escolas. O desenho participante deve ser feito na instituição e representar boas práticas no trânsito. A obra não pode conter manchas, rasuras ou dobras. Os três primeiros colocados serão premiados com um tablet.

As inscrições devem ser feitas pela unidade de ensino onde o aluno estuda, mediante autorização dos pais. A instituição deve preencher o formulário de inscrição (que deverá ser anexado ao desenho), disponível no site da Transalvador, e encaminhar em um envelope lacrado para a Gedut, que fica na sede da Transalvador, na Avenida Vale dos Barris, 501, Centro.

Para a escolha dos vencedores, os desenhos vão passar por uma comissão julgadora da Gedut que inclui profissionais de arte e pedagogia, que avaliam itens como adesão ao tema, criatividade, originalidade, expressividade e técnicas.

“Muito além do desenho, é a materialização do sentimento dessas crianças, a partir das suas expectativas. É uma forma de fomentar e conscientizar esses menores sobre a importância da educação no trânsito”, afirma Miriam Bastos, gerente de educação para o trânsito.

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O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza a eleição dos conselheiros tutelares de Salvador no próximo domingo (6). A escolha dos conselheiros para o quadriênio 2020-2023 ocorrerá entre as 8h e 17h, em diversas unidades, respeitando a proximidade com o endereço eleitoral de cada um. Todo cidadão maior de 16 anos, inscrito como eleitor em Salvador até o dia 7 de junho desse ano, tem direito a escolher até cinco candidatos, por meio do voto direto, secreto e facultativo.

O local de votação pode ser consultado por meio do site do CMDCA: www. cmdca. salvador. ba. gov. br/ eleicao/. Os conselheiros tutelares são agentes que atuam em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com mandato de quatro anos e possibilidade de uma recondução, mediante nova escolha. Serão selecionados cinco membros titulares e cinco suplentes para os 18 Conselhos Tutelares da capital. A eleição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O processo de seleção dos conselheiros da capital teve início em abril com as inscrições dos candidatos. Para terem a candidatura homologada, os inscritos fizeram antes uma prova com questões objetivas e subjetivas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O resultado da eleição de domingo será publicado no Diário Oficial do Município até o dia 1º de novembro. Os membros escolhidos pela população ainda passarão por uma capacitação entre os meses de novembro e dezembro.

“Os conselhos tutelares funcionam como a primeira porta de socorro quando há casos de violação dos direitos da criança e do adolescente, a exemplo do trabalho infantil, negligência, maus-tratos e abuso sexual. Tudo começa a partir do conselho tutelar, inclusive o acionamento do Ministério Público. Por isso, nós, enquanto cidadãos, precisamos ir para as urnas fazer valer o nosso direito de escolher quem nós queremos que seja membro e ter a consciência de que são pessoas preparadas para o exercício da função”, afirma a titular da SPMJ, Rogéria Santos.

Para o presidente do CMDCA, Renildo Barbosa, essa participação da população é de extrema importância, pois trata-se de selecionar pessoas que cuidarão das crianças e adolescentes da cidade pelos próximos quatro anos. "Os conselheiros eleitos atuarão na defesa de políticas públicas em benefício das nossas crianças e adolescentes. Por isso, devem ser aqueles que sabemos ter qualificação e atuação na comunidade", afirma.

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Em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, a Limpurb coloca nas ruas, a partir de hoje (01), caminhões compactadores nas cores que homenageiam a campanha. O objetivo é aproveitar a visibilidade desses veículos para chamar a atenção de toda a população para os cuidados com a mama.

Além disso, durante todo o mês de outubro, cerca de 180 agentes de limpeza do sexo feminino usarão um fardamento especial, também na cor rosa. “Os veículos serão multiplicadores dessa mensagem por toda a cidade. Com isso, queremos contribuir para despertar a consciência da prevenção, em prol da saúde das mulheres”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

A ação faz parte do calendário da empresa e acontece todos os anos. Ao longo do mês, todas as funcionárias participarão de palestras sobre a saúde da mulher.

Campanha - No Brasil, as campanhas de conscientização durante o Outubro Rosa ocorrem desde 2002. Em 2011, o tema do câncer de colo do útero também passou a ser abordado pela campanha. O objetivo principal é alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

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O prefeito ACM Neto vistoriou, nesta terça-feira (1º), as obras da nova sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que passará a funcionar na Ladeira da Barroquinha, no Centro, num complexo que abrigará diversos espaços culturais e será denominado de Quarteirão das Artes.

As intervenções estão em fase de acabamento e envolvem a estrutura do antigo Hotel Castro Alves e de mais três sobrados anexos. Além do prefeito, participaram da vistoria o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, o presidente FGM, Fernando Guerreiro, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan), Bruno Tavares.

Previsto para ser inaugurado na próxima segunda (7), o complexo cultural sediará muito mais do que a nova estrutura administrativa da FGM, que vai deixar de funcionar na Rua Chile. O conjunto abrigará o Espaço Cultural Boca de Brasa, com duas salas de ensaio, um café-teatro e sala multiuso, que poderá funcionar como auditório e para reuniões do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Tudo isso fará parte de um “corredor” que se complementará com outros espaços culturais já tradicionais do entorno, como o Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, o Espaço Cultural Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos. Executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério da Cidadania, as obras somam R$ 8,9 milhões em investimentos do governo federal e mais R$ 1,5 milhão da Prefeitura na desapropriação dos imóveis.

“Estamos nos preparativos finais para entrega de mais um espaço cultural importantíssimo para a cidade, especialmente para o nosso Centro Histórico. É a Prefeitura investindo cada vez mais na cultura, arte e na história, preservando e garantindo a transformação para toda região”, salientou o prefeito.

Parceria - Já Bruno Tavares destacou a parceria entre o Iphan e a Prefeitura para preservação do Centro Histórico. “Foram cerca de dois anos de obras. Essas intervenções vão dinamizar a localidade, trazendo mais vida aqui a essa área da Barroquinha, que infelizmente sofre com degradação. Mas as intervenções que o Iphan e a Prefeitura vêm promovendo na região pode mudar todo esse cenário, mantendo os espaços que existem e dando dinâmica a outros”.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, concordou que a implantação do Quarteirão das Artes contribuirá para essa dinamização. “Vamos ter aqui um número inédito de equipamentos culturais não apenas em Salvador como em todo o estado”.

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