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As famílias atendidas pelo Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia) participaram, na manhã desta quarta-feira (22), da oficina “Geração de Renda - Produtos de Limpeza”. A oficina foi ofertada em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), e tem como intuito possibilitar alternativas de subsistência a este público.

De acordo com a coordenadora do Centro Dia, Márcia Virgínia Nascimento, a expectativa é de que o encontro promova mudanças sutis no cotidiano dos cidadãos. “É uma oficina para empoderamento das famílias sobre como adquirir uma fonte de renda, já que a condição dos filhos impede que eles estejam de forma ativa no mercado de trabalho”, explicou.

Além de manusear alguns componentes e formular produtos, a exemplo do detergente e desinfetante, o público também aprendeu como formular o preço de venda. A proposta é que as famílias também possam produzir estes produtos e usá-los em casa, no dia a dia, facilitando a limpeza doméstica e reduzindo custos. Todas as atividades no Centro Dia são acompanhadas por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras.

A estudante Taís Santos, de 22 anos, que recebe assistência do Centro desde a inauguração, em dezembro de 2017, aprovou a iniciativa. “É de grande importância, porque a gente não tem uma renda permanente. Então, de uma certa forma, a gente sempre tem que buscar algum meio para ter uma renda extra”, reforçou. Assim como a família de Taís, mais três famílias participaram da atividade.

Assistência – Dotado de salas diversas, recepção, refeitório e banheiros adaptados, o Centro Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para atender até 150 usuários por mês. Para contar com o benefício, as famílias precisam estar inseridas no Cadastro Único do Governo Federal e serem beneficiárias do Benefício por Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/Loas).

Mesmo as famílias que não fazem acompanhamento contínuo no espaço podem contar com o apoio do Centro Dia. No local, recebem o apoio dos funcionários e podem deixar o filho por um período no centro para fazer alguma atividade, ou até mesmo uma refeição tranquila, entre outras atividades.

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A capital baiana sedia, pela segunda vez, um dos maiores eventos da indústria criativa já realizados no Nordeste: o Scream – Salvador Creativity and Media Festival. O projeto da nova edição, a ser realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, já foi apresentado pelos presidentes da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Ana Coelho, ao superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, entidade parceira do evento em 2018.

Sucesso no ano passado, o Scream volta com todo o gás e cheio de novidades, e terá a programação divulgada em breve. O evento vai reunir profissionais e estudantes das mais diversas áreas de comunicação, mídia e criatividade em painéis de debate com grandes nomes do mercado brasileiro. Mais uma vez, a sede será o Centro Histórico e, além das palestras e debates, será montada na região uma feira gastronômica e cultural, aberta ao público.

As atividades serão diversificadas e abordarão diferentes temas, sempre atuais e inspiradores. Na primeira edição, foram discutidos assuntos como inteligência artificial, startups, diversidade, pinkwashing, financiamento coletivo, arte de rua, identidade, construção de marcas e startups, dentre outros.

Os temas abordados ao longo dos dois dias do Scream em 2018 também foram centro de discussão e debate no maior evento de criatividade do mundo, o SXSW (South by Southwest), que acontece há 20 anos em Austin, nos Estados Unidos. A edição 2019 do evento norte-americano foi realizado em março.

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Interessados em adquirir veículos conservados a preços acessíveis ou sucatas para aproveitamento de peças, têm oportunidade no leilão que será realizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Acontece de forma presencial e online no dia 27 de maio, às 9h, no Real Classic Bahia Hotel, localizado na Rua Fernando Menezes De Góis, 165, na Pituba.

Os lotes podem ser visitados para avaliação antes das ofertas dos lances até esta sexta-feira (24), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Rodando Legal, empresa contratada da Transalvador, na Avenida Vasco da Gama, 347, Engenho Velho de Brotas, e na Rua Plinio Garcez Sena, S/N, Mussurunga I. Os valores vão de R$ 100 para as sucatas até R$ 5,4 mil para os veículos.

“Essa é uma oportunidade para que possamos dar uma utilidade a carros apreendidos que não foram buscados pelos donos. Esses mais de 150 lotes disponibilizados estão nos nossos pátios por mais de 60 dias, tempo estabelecido pela lei para que o proprietário possa efetuar a retirada. Cabe salientar que até minutos antes do leilão o proprietário pode retirar o veículo pagando as devidas taxas.”, explica Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

Forma de pagamento - No ato da arrematação, o licitante vencedor pagará o valor integral do total do lance, em boleto bancário, e a nota fiscal só será emitida após compensação bancaria dos mesmos; Para as arrematações efetivadas através do ambiente online, o pagamento do valor da arrematação será feito conforme as orientações contidas no ambiente online do leilão e ocorrerá mediante depósito bancário, cuja comprovação também seguirá as instruções no próprio sistema de leilão virtual;

Quem pode participar – Cidadãos maiores de 18 anos (exceto para os lotes avaliados como sucata) e pessoas jurídicas estão aptas a participar do leilão. Os documentos necessários são carteira de identidade original e CPF, para pessoa física. Para pessoa jurídica, é necessário apresentar registro social, estatuto, contrato social, ato constitutivo, ata de fundação e demais documentos conforme enquadramento jurídico e tributário da empresa participante.

Não podem participar do leilão colaboradores da Transalvador e seus parentes, levando em consideração a restrição até o segundo grau de parentesco, além do leiloeiro ou pessoas físicas e jurídicas impedidas de licitar e contratar com a administração.

Cadastramento prévio - Os interessados em participar do leilão online deverão se cadastrar no portal, com 48 horas de antecedência ao início do leilão, para análise dos dados do cadastro e confirmação da participação. Este procedimento é requisito para participar do formato online. Maiores informações sobre o cadastro poderão ser acessadas no endereço: <http://www.vipleiloes.com.br>.

Documentos necessários – Para efetivar a arrematação dos lotes será necessário apresentar: comprovação de Cadastro de Pessoas Físicas - CPF (original) ; documento de identidade com foto (original) ; comprovante de residência; Para pessoas jurídicas, o registro comercial, estatuto, contrato social, ato constitutivo, ata de fundação e demais documentos na forma da lei, conforme o enquadramento jurídico e tributário da participante.

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Nos três primeiros meses deste ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 15 mortes de motociclistas, um número 50% maior que o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 10 mortes desse tipo. Esse dado deixou o órgão de trânsito em alerta, já que é uma realidade que vai na contramão do que a autarquia tem registrado nos últimos anos, que é uma queda na quantidade de acidentes em geral, principalmente os que resultam em morte.

Para tentar conscientizar a categoria, a Transalvador vai realizar o “Vivo na Moto”, encontros especiais com motociclistas para orientá-los sobre boas práticas no trânsito. A ação contará com uma série de sete encontros, um por mês. A participação é gratuita. A primeira edição será neste sábado (25), das 9h às 12h, na Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas, em Paripe.

Em cada ocasião, os motociclistas vão poder assistir palestras com especialistas quando serão discutidos comportamentos responsáveis no trânsito. Haverá sorteios de capacetes e de antenas corta pipa e distribuição de brindes. As motos também poderão passar por um “check-up”. Uma equipe de profissionais de manutenção da Honda realizará a inspeção de lanternas, freios, óleo, entre outros.

“Os índices crescentes de acidentes envolvendo os motociclistas fez com que criássemos uma ação como essa para conscientizar a categoria. Nosso objetivo primordial é preservar vidas construindo um trânsito seguro para todos”, afirma Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

Para realizar o “Vivo na Moto”, a Transalvador firmou parcerias com os órgãos que fazem parte do Programa Vida no Trânsito de Salvador (PVT), com o Hospital Sara, o Sest/Senat e também com a concessionária de motos Honda Motopema e ASA Motos.

Motofretistas – Um dos fatores para o aumento no índice de acidentes envolvendo motos é o crescente número de pessoas usando esse meio de transporte como instrumento de trabalho. Isso muito por conta do que se convencionou chamar de “uberização do emprego”.

Com o avanço dos aplicativos de entrega delivery as pessoas estão buscando nessas entregas uma forma de sustento. Foi a partir dessa realidade que surgiu o sugestivo nome “Vivo na Moto”, com a ideia de pessoas que estão constantemente sobre as duas rodas.

Cabe destacar que essa é uma realidade não somente de Salvador, como também em diversas outras cidades mundo a fora. “Por isso que nossa grande preocupação é com os motofretistas e mototaxistas, que exercem atividades continuadas com motocicletas”, contou Müller.

Maio Amarelo – Este ano, as ações da Transalvador durante o Maio Amarelo, mês destinado a conscientização sobre a segurança no trânsito, estão voltadas para a diminuição de acidentes e mortes envolvendo motociclistas na cidade. E o órgão aproveitou essa oportunidade para lançar o “Vivo na Moto” que deve perdurar até o final do ano.

“O ‘Vivo na Moto’ é uma ação que tem um cunho educacional. Por meio da troca de experiências, buscamos atingir o maior número possível de motociclistas, além de contar com a parceria de quem lida diretamente com eles, para buscar conscientizá-los e reduzir o número de acidentes envolvendo este público”, revela Müller.

Programação do “Vivo na moto”:

Horário: 9h às 12h

Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas – 25 de junho

Prefeitura-Bairro Cajazeiras – 29 de junho

Prefeitura-Bairro Pau da Lima – 27 de julho

Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano – 31 de agosto

Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga – 28 de setembro

Prefeitura-Bairro Cidade Baixa – 26 de outubro

Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves – 30 de novembro

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O sorriso da doméstica Daisimara Ataíde, de 38 anos, era de satisfação e sonho realizado após ação promovida pela Prefeitura. A casa onde mora é uma das 125 reformadas pelo programa Morar Melhor, no bairro de Pirajá, e que foram entregues nesta terça-feira (21) pelo prefeito ACM Neto, na Rua Alto da Bela Vista.

"Este é um programa que vem mudando a vida de várias pessoas na cidade, principalmente aquelas que não têm condições de reformar a própria casa. E o maior sonho dessas pessoas é, justamente, ter uma casa bonita, com conforto, segurança e que possa orgulhar a família", pontuou o prefeito.

Acompanhada do marido, Uelton Santos, e da filha Maíra, de 9 anos, Daisimara afirmou que teve receio no início. "Não queria que fizesse a reforma, porque achei que eu tivesse que pagar. Mas, daí, os técnicos me explicaram e acabei aceitando. Eles fizeram a reforma rapidinho e minha casa agora está linda. Só tenho a agradecer", afirmou.

Pedreiro desempregado, Uelton contou que a família mora no bairro há nove anos e ele mesmo havia construído o imóvel. "Ia levar muito tempo pra gente fazer uma reforma como essa. Gostei bastante", completou. Através do Morar Melhor, a casa recebeu pintura, reboco, telhado, portas e janelas novinhas.

Demais melhorias – O braço enfaixado de outra moradora, Deise Souza, chamou a atenção do prefeito ACM Neto. Ela contou que havia tomado uma queda em casa e que tanto ela, quanto os vizinhos que moram em uma outra poligonal do bairro, também precisavam do Morar Melhor.

Foi autorizado, então, ao vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, também presente no evento, a fazer um estudo para verificar a situação e, caso necessário, incluir estes moradores na próxima etapa do programa. Além disso, deverá ser feito levantamento para melhoria de duas escadarias e contenção de uma área de risco no local.

Reforma – Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Seinfra, o Morar Melhor contempla cada residência com melhorias no valor de até R$5 mil. As intervenções envolvem troca de telhado, instalação de esquadrias, substituição de louças sanitárias, reboco e pintura.

Mais de 80 localidades já foram atendidas em toda a cidade pelo programa, que teve início em 2015. As mais recentes comunidades beneficiadas com a reforma das casas foram Estrada das Barreiras e Tancredo Neves, onde foram contempladas 368 residências.

Até 2020, a Prefeitura pretende reformar 40 mil casas que estiverem em estado de precariedade. Desde o início do programa, já foram requalificadas mais de 24 mil unidades.

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Dando continuidade as ações previstas para a campanha Maio Amarelo – mês em que a sociedade busca debater assuntos relacionados à preservação da vida no trânsito –, a Superintendência de Transito de Salvador (Transalvador) realizou, nesta terça-feira (21), mais um ciclo de palestras no pátio da Integra, no Parque Bela Vista.

A temática abordada nos encontros, que ocorreram pela manhã e pela tarde, focaram na importância da campanha e em formas de conscientizar os profissionais que atuam diariamente no trânsito de Salvador sobre riscos que são comuns a todos. Segundo apresentado pelo órgão, no Brasil ocorrem em média 136 mortes no trânsito do país por dia.

De acordo com o palestrante e agente de transito da Transalvador, Lenildo Galdino, estes encontros impactam positivamente na vida dos profissionais. “Renovamos o conhecimento deles e acrescentamos mais conteúdos. Quanto maior for a conscientização, menores serão as infrações e ainda menores serão os riscos de acidentes no trânsito”, reforçou.

O palestrante explanou sobre o porque do movimento ocorrer mundialmente, a importância da cor amarela na campanha trazendo um tom de advertência, como evitar infrações de trânsito além de esclarecer dúvidas sobre sinalização e artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Galdino lembrou também que é importante conhecer a legislação para que ela possa ser cumprida com facilidade e afim de evitar acidentes e reduzir o número de mortos.

Até quinta-feira (23), a Transalvador segue com as palestras educativas nas garagens da empresa Integra. Já no dia 30 de maio, será realizada uma palestra no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a 2ª Seção Técnica para discussão e apresentação das ações do Programa Vida no Trânsito (PVT) de Salvador. Na oportunidade serão apresentadas as ações da autarquia para redução dos acidentes.

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A equipe do Ministério da Cidadania (MDS) está presente em Salvador, até esta quarta-feira (22), para conhecer as ações de inclusão e geração de renda promovidos pela Prefeitura. Na manhã desta terça-feira (21), foi promovido um encontro no auditório da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), no Comércio, para apresentar as ações de Inclusão Produtiva e Geração de Renda realizadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital baiana.

Vinculados à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), os centros executam ações, programas, projetos e ofertam serviços socioassistenciais, através da implementação da Política de Proteção Social Básica. Durante o encontro, foram explanados os resumos das atividades e projetos realizados pelos Cras Ilha de Maré, Engomadeira e Bairro da Paz, além dos resultados e mecanismos de capitação de participantes e usuários dos serviços nas comunidades soteropolitanas.

Gestores da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer também participaram do encontro, expondo as ações realizadas para inclusão de trabalhadores no mercado de trabalho. Na ocasião, foi possível identificar possibilidades de trabalho conjunto com a Sempre para viabilizar acesso de usuários dos Cras às vagas de emprego. Nesta quarta-feira (22), os agentes do MDS estarão em alguns equipamentos da Assistência Social e do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Experiência - Esta é a segunda vez que os representantes do ministério desembarcam na capital baiana, apenas neste semestre, para visita aos equipamentos da assistência social. A analista de Políticas Sociais do MDS, Adriana Micheletto Brandão, ressaltou que a pesquisa tem como intuito avaliar a política nacional de inclusão produtiva.

“Estamos na fase de levantamento de informações no campo. Priorizamos algumas cidades como São Paulo, Curitiba, Boa Vista, Salvador e Brasília. É importante conhecer as atividades que estão sendo realizadas para que seja possível propor um modelo que desenhe as grandes diretrizes para a Inclusão Produtiva, que respeite a autonomia do local. Por estes motivos estamos buscando conhecer as experiências. Está sendo muito especial a contribuição de Salvador”, salientou Adriana.

A diretora de Proteção Social Básica da Sempre, Emanuele Rodovalho, destacou que há um novo olhar do Ministério da Cidadania para Salvador. “Isso vem sendo pautado no investimento que o município está realizando, através da reestruturação dos Cras, serviços, programas e projetos, valorizando desta forma as atividades já existentes; na articulação interministerial; e no projeto com do Banco Mundial, que vem fortalecendo e dando visibilidade às nossas ações”.

Atividades – As oficinas executadas nos Cras têm um público prioritariamente feminino, e tem por objetivo estimular a comunidade a desenvolver um trabalho que propicie a geração de renda extra. Além disso, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico familiar e da localidade, pois a maioria sustenta as famílias com os recursos do Bolsa Família. Para o combate à pobreza, a geração de oportunidades, emprego e renda é considerada uma premissa básica.

Os temas trabalhados nos Cras são geralmente definidos após debate com representantes das comunidades e assistidos, atendendo a vocação comercial do local. Por estes motivos, os usuários dos serviços buscam, de forma espontânea, as inscrições nas atividades – fator que diminui a evasão, já que há identificação com os assuntos propostos.

Os resultados dessas ações ultrapassam o desenvolvimento da autonomia financeira das famílias, através do desenvolvimento das próprias potencialidades. Isso porque a comunidade passa a reconhecer o trabalho dos Cras, e, assim, passam frequentá-los assiduamente, participando das demais atividades socioassistenciais propostas.

 

 

 

 

 

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A partir de hoje (21), a Casa do Benin, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, no Pelourinho, passa a ter novos dias de visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. O equipamento cultural possui um acervo oriundo de países africanos, especialmente do Benin, e abrigam peças artísticas feitas com materiais diversos, como madeira, cerâmica, bronze, tecido, além da beleza arquitetônica do imóvel e a localização privilegiada, no Centro Histórico.

O espaço também promove diversas atividades, como eventos de gastronomia, oficinas artísticas, música e arte. De acordo com Aline Rodrigues Guimarães, gestora da Casa do Benin, o local é muito importante para que os baianos possam conhecer mais sobre ancestralidade africana.

“Existe um intercâmbio cultural entre a Bahia e o Benin que é enriquecedor. Uma grande parte de africanos escravizados e trazidos para a nossa cidade e recôncavo, vieram do Benin e seus descendentes retornaram à África levando nossa cultura. É o que Pierre Verger chamava fluxo e refluxo cultural. E isso tem muito valor para nossa cultura”, afirma Aline.

A Casa do Benin recebe cerca de 350 visitantes por mês na baixa estação, e 800 visitantes na alta estação, que compreende os meses de Verão. Durante as visitações é realizada uma mediação cultural para aproveitamento do acervo, apresentando uma temática educativa afro-brasileira e africana.

Nova exposição – O equipamento cultural é palco da abertura da exposição e exibição do documentário "Candomblé, um legado africano", nesta sexta-feira (24), a partir das 18h. O objetivo das obras é explicar os fundamentos da religião, além de apresentar formas de resistência, mostrando o hino à natureza e à vida como um legado africano. Com direção de Erika Thomas e Bernard Thomas, os projetos têm autoria e criação do pai de santo Baba Leo.

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Com a finalidade de reunir o público feminino para discutir sobre temas atuais concernentes ao gênero, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), dentro do Programa Mulher 360, promove a primeira edição do projeto “Papo de Mulher”. O encontro será no próximo dia 29, às 19h, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping.

A edição piloto irá abordar sobre o avanço das mulheres nos espaços de trabalho, antes ocupados majoritariamente por homens, além dos desafios impostos e a luta pelo reconhecimento e igualdade de direitos. Será emitido certificado de 4 horas para as participantes.

O evento contará com as presenças da secretária da SPMJ, Rogéria Santos; da major Denice Santiago, idealizadora da Ronda Maria da Penha; da sargento Adriana Salvador, única mulher da Bahia a dirigir caminhão autoescada do Corpo de Bombeiros; da mecânica industrial Juliete Santana; e de Maria do Amparo, primeira mulher na área de Construção Civil na Bahia.

“É necessário criar condições para reparar as injustiças históricas que vêm prejudicando as mulheres ao longo de tantos anos. Elas precisam mais espaços e quebrar preconceitos para garantir os próprios direitos e desenvolver a igualdade de gêneros em nossa cidade”, destaca Rogéria Santos, sobre a iniciativa do Papo de Mulher.

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