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Quem trafegar pela Avenida Princesa Isabel, na Barra, a partir deste sábado (25), vai notar uma pequena modificação no trânsito da via que visa melhorar o fluxo viário. O trecho entre a rua Doutora Praguer Fróes e a Alameda Antunes passará a ser de mão dupla. Antes, só passavam pelo local carros que desciam no sentido Porto da Barra.

Para viabilizar a modificação, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Translavador) implantou sinaleiras e alterou os tempos semafóricos na via. Aliado a isso, instalou placas e fez sinalizações horizontais com o objetivo de orientar condutores e pedestres. Além disso, agentes estarão no local ordenando o trânsito.

Estacionamento – Também a partir deste sábado (25), será permitido estacionar veículos no lado direito da Rua Doutora Praguer Fróes. Essa mudança foi uma solicitação dos moradores da região e, após estudos técnicos, o órgão de trânsito municipal percebeu viabilidade.

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A sexta-feira, conhecida como o Dia da Gratidão para os devotos de Nosso Senhor do Bonfim, foi ainda mais especial hoje (24), com a entrega da parte interna da Basílica do Senhor do Bonfim completamente restaurada. Com a parte artística coordenada pela Prefeitura, a obra concluída foi celebrada em missa ministrada pelo padre Edson Menezes, pároco da templo, e com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades, imprensa e comunidade.

O prefeito salientou que a reforma da parte interna da Basílica do Bonfim, aliada a outros investimentos municipais realizados nos últimos anos, reforça ainda mais a fé e até mesmo a economia de Salvador.

“Em pouco tempo, vamos ter na Cidade Baixa um incremento muito grande, porque, com o processo de valorização e reconhecimento de Irmã Dulce como santa; a implantação do Caminho da Fé, que é a integração do Santuário de Irmã Dulce com o Bonfim; a conclusão das obras de recuperação da Colina Sagrada e da Baixa do Bonfim; e a igreja, belíssima como está com seu novo altar inteiramente restaurado, tudo isso ressalta ainda mais a importância desse patrimônio para a fé dos baianos e para a economia da cidade”, relatou.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 643 mil para a recuperação do espaço, que possui importante significado histórico e religioso. A verba foi fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal José Carlos Aleluia, também presente na cerimônia. Todo o processo de restauração foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Melhorias e agradecimento – O pacote de intervenções incluiu a recuperação da capela-mor, cobertura, restauração do retábulo do altar-mor e do forro, escada atrás do nicho e instalações elétricas. Além disso, também foram restauradas as portas de acesso às sacristias, tribunas, molduras dos óculos do forro e pilastras decoradas.

“Agradeço à Prefeitura por esta iniciativa, assim como a requalificação da praça e a futura implantação do Caminho da Fé. Aqui será uma referência da devoção e da fé. E olha como está a beleza do nosso altar”, salientou o padre Edson Menezes, que agradeceu também a todos os demais envolvidos na obra.

Para o juiz da Irmandade do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos, há muito a se comemorar. Ele destacou a importância do trabalho de restauro e ressaltou que a ação é somada às intervenções no entorno da Basílica, que deram um novo aspecto à região.

“O resultado ficou maravilhoso. Nós acompanhamos o passo a passo da restauração e o Bonfim vai estar totalmente restaurado. Além de tudo, conseguimos alocar também uma parte dos recursos para restaurar os azulejos portugueses da ala direta que estavam muito estragados”, enfatizou.

A Basílica do Senhor do Bonfim é um símbolo de fé para os baianos e um dos pontos turísticos mais visitados na capital. O museu da igreja é o único no país que possibilita ao visitante subir na torre para apreciar a vista panorâmica e fazer registros fotográficos.

Outras intervenções – Em janeiro último, a Prefeitura entregou a primeira etapa da requalificação da Colina Sagrada. A Praça do Largo foi ampliada, dando a sensação de continuidade das escadarias da igreja. Toda a pavimentação do local passou a ser composta por mosaico e grafismos marcados no piso em pedra portuguesa. Novos mobiliários, ordenamento do trânsito e dos ambulantes, paisagismo e iluminação em LED também foram aplicados na praça.

Prevista para ser entregue em junho próximo, a segunda etapa das obras envolve a Praça Eusébio de Matos, também conhecida como Baixa do Bonfim. Haverá redesenho da área, que ficará integrada aos arcos da Ladeira do Bonfim. Com isso, haverá a reativação dos vãos dos arcos – os locais vão servir para atividades comerciais e de serviços.

Um pequeno palco para realização de eventos pela comunidade será instalado no centro da área de convivência e lazer. Parte da área será destinada à criação de um estacionamento público, incluindo baias para ônibus e vagas para vans e motocicletas, para atender à demanda das vagas excluídas no Largo do Bonfim.

A ligação entre as partes alta e baixa da Colina Sagrada ocorrerá por meio de rampas e escadarias que serão reposicionadas com acessibilidade universal. O investimento nas duas etapas é de R$ 11,5 milhões.

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Órgão da Prefeitura de Salvador, a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), através do diretor-presidente Alberto Braga, está entre os quatro finalistas do Prêmio Notabile 2019, na categoria Personalidade Mais Inovadora. O evento, que teve início na quarta-feira (21), acontece em Florianópolis (SC) até domingo (26), quando será conhecido o ganhador. A premiação é concedida pela empresa IT4CIO, uma das mais reconhecidas da área de Tecnologia da Informação do Brasil.

“Estar entre os quatro finalistas de uma premiação tão importante como essa é um reconhecimento do nosso trabalho e de todos os colaboradores da empresa. A Cogel segue as diretrizes municipais, no sentido de encontrar soluções tecnológicas para promover a inclusão digital da população de Salvador”, afirmou Braga.

A empresa é responsável pelo acelerado processo de expansão da tecnologia digital em Salvador. As ênfases são no Plano Diretor de Tecnologia Cidade Inteligente, na consulta popular digital Ouvindo Nosso Bairro e na rede de internet gratuita municipal Conecta Salvador.

Os finalistas do Prêmio Notabile 2019 foram escolhidos por votação entre os profissionais que compõe a comunidade da Tecnologia da Informação brasileira. A votação dessa primeira fase, que reuniu cerca de 100 profissionais indicados, ocorreu por meio do Portal IT4CIO.

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Quem procura uma oportunidade, mesmo que por um curto período, pode se candidatar a uma das 20 vagas temporárias para auxiliar de operação, oferecidas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) nesta sexta-feira (24). Para a função, é necessário ter ensino médio completo, seis meses de experiência e ter trabalhado em eventos é um diferencial.

Os interessados devem comparecer a um dos postos do SIMM, localizados no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto) e Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja). É necessário levar originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone (71) 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções. O serviço também possui mais 46 vagas em 12 cargos para seleção. Confira a lista completa abaixo.

Vagas do SIMM para sexta-feira (24):

Auxiliar de operação (vaga temporária de 30 dias)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável ter trabalhado em eventos

Salário: a combinar + benefício

20 vagas

Auxiliar administrativo (estágio)

Ensino médio cursando 1º ou 2 º ano, sem experiência, ter fácil acesso à região da Boca do Rio

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de administração

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento avançado em informática e vivência em rede social

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Balconista

Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga para trabalhar de acordo com a nova lei trabalhista regime parcial, imprescindível experiência em supermercado

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar administrativo

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento avançado em informática e experiência na área

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de licitação

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento avançado em informática , experiência na área e disponibilidade para viajar

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Vendedor interno

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com venda de materiais de construção

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Atendente de bilheteria

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter fácil acesso ao shopping Bela Vista

Salário: a combinar + benefícios

10 vagas

Encarregado de estacionamento

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível perfil de liderança

Salário: R$1.300,00 + benefícios

1 vaga

Cobrador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)  

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Lavador de veículos (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Operador de telemarketing ativo e receptivo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

15 vagas

Varredor de rua (exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

10 vagas

 

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A diretora de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), Roberta Caires, participou, nesta quinta-feira (23), em São Paulo, da 21° Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça. A gestora encabeça uma campanha pela sanção presidencial da Medida Provisória 863, que extingue a cobrança para bagagens até 23 kg despachadas em aeroportos, aprovada ontem (22) pelo Senado Federal, dando sequência à aprovação da Câmara dos Deputados.

O evento reúne órgãos de Defesa do Consumidor de todo o país, ligados à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon).

A aprovação pelo Congresso Nacional acontece justamente quando, em Salvador, as companhias aéreas passaram a cobrar pelo despacho das bagagens de mão em desacordo com o padrão IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo): medidas de 35 cm x 55 cm x 25 cm e peso de até 10 kg. "Caso entre em vigor, a MP extingue essa cobrança nas bagagens até 23 kg. Nós, da Codecon, devemos entregar ao povo a resolução para seus conflitos. Na dúvida, procure a Codecon", informa Roberta.

Outros temas debatidos no evento são a regulação do mercado de combustível, integração em prol da desjudicialização, dados pessoais e o superendividamento.

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Com as inscrições já esgotadas, Salvador receberá, pela quarta vez, o Startup Weekend - uma competição de startups que são criadas no próprio evento a partir de ideias dos competidores, que terão 54 horas para se desenvolverem. A competição começa nesta sexta-feira (24), a partir das 17h30, com encerramento às 17h do domingo (26), na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), campus Pituaçu.

O evento vai reunir pessoas de todas as áreas do conhecimento para que, nestes três dias de competição, formem grupos e saiam com ideias de negócios validadas. “Em apenas um final de semana, os participantes terão oportunidade de apresentar ideias, estabelecer contatos, formar equipes e colocá-las em prática. Será uma verdadeira maratona de empreendedorismo e inovação”, disse a organizadora do evento, Lara Bandeira.

O Startup Weekend é uma iniciativa da aceleradora americana Techstars realizada em cerca de 150 países. Mais de 8 mil startups foram criadas graças ao evento, como é o caso da EasyTaxi, Waze e Zapier. A edição de Salvador acontece em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e a Ucsal.

Para André Fraga, secretário da Secis, o evento é uma excelente oportunidade para quem quer, de fato, tirar ideias ou projetos do papel e torná-las viáveis. “Esses jovens poderiam passar o final de semana fazendo diversas coisas, mas escolheram focar totalmente na inovação. Eu espero que boas ideias para a cidade surjam e se desenvolvam graças a essa edição do Startup Weekend”, disse.

Dinâmica – A competição começa na sexta-feira, com a apresentação e votação das melhores ideias dos participantes para que seja feita a montagem das equipes. No sábado e domingo, as ideias serão colocadas em prática, ou seja, serão definidos o modelo de negócio e o design, além de validado o produto.

Durante todo esse período, as equipes terão acesso a mentores experientes e capacitados que darão conselhos e ajudarão a tirar dúvidas técnicas acerca do projeto. Ao final, ocorrerá a apresentação dos produtos finais a uma banca avaliadora que julgará e selecionará as ideias vencedoras.

Revelação baiana – Uma startup baiana que surgiu na segunda edição do evento em Salvador é a e-Rural, uma plataforma que conecta pecuaristas de todo o Brasil para a compra e venda de animais. A empresa já possui sede em São Paulo e se tornou um case de sucesso do Startup Weekend.

“O evento foi de suma importância para nós, pois possibilitou o exercício das ideias que tínhamos e a formação da nossa personalidade de empreendedor”, disse o representante da e-Rural, Matheus Ladeia.

 

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Uma das soluções encontradas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) para reduzir o risco de deslizamento de encostas em períodos de chuva é o serviço de plantio de grama. Além de deixar a cidade mais bonita, a iniciativa impede o desgaste do solo. Antes do plantio, o terreno é devidamente limpo, nivelado e, posteriormente, recebe um adubo composto por terra vegetal, calcário e fósforo, garantindo que a área tenha os nutrientes necessários para se desenvolver.

A grama esmeralda – resistente ao frio e ao calor - e o adubo utilizados pela Limpurb são fornecidos pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que também presta orientação técnica para o correto plantio.

Ao todo, 50 agentes da equipe de serviços especiais da Limpurb estão realizando o plantio em Ondina, em frente ao Clube Espanhol e na Avenida Centenário. Nesta área da orla, até o momento, já foram utilizados seis caminhões com mais de 600 m² de grama em cada. Na Centenário, já está concluído o trecho sob o viaduto dos Reis Católicos. O trabalho fez uso de seis caminhões com mais de 3000 m² de grama no total. O serviço está avançando para ser implementado nas encostas e em áreas sem vegetação ao longo de toda a avenida.

Encostas do Dique do Tororó, Barris, Bonocô, Jardim Apipema, Lucaia, entre outros bairros, já foram contempladas com este tipo de serviço, o que trouxe uma considerável redução dos impactos causados pelas chuvas nessas regiões. A ação evita a descida de terras e até mesmo lixo, que causam obstrução de bueiros e alagamentos das vias.

O presidente da Limpurb, Marcus Passos, destaca a importância dessa ação para Salvador. "Nossa equipe técnica avalia as áreas por toda a cidade e define os locais que necessitam desse tipo de serviço. Estamos trabalhando de forma preventiva a fim de evitar os impactos negativos causados em tempos de chuva", afirmou.

A manutenção pós-plantio é feita em períodos de estiagem, com irrigação através de carros-pipa da Limpurb tanto de dia quanto de noite, e com capinação seletiva manual para a retirada de ervas daninhas.

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Iniciada no dia 13 de maio, a Operação Alimento Seguro resultou na destruição de 161,768 quilos de alimentos impróprios para o consumo. Entre os itens descartados, havia 948 ovos vencidos e seis litros de suco também com a data de validade excedida. A operação foi deflagrada pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), após o mapeamento de denúncias contínuas originadas de diversos pontos da cidade. O principal objetivo da ação, que se estenderá até o final do mês, é proteger o consumidor da ingestão de alimentos contaminados por bactérias e parasitas.

Os fiscais da Codecon visitaram 22 estabelecimentos, encontrando 18 locais irregulares. Foram emitidos dez autos de infração – seis deles por validade vencida, um por produto sem data de validade ou deteriorado, dois por produtos descongelados e um por validade vencida e falta de higiene. Além disso, os fiscais emitiram 22 notificações: dez por falta de informação de validade, uma por informação de validade rasurada, três por validade vencida, uma por ausência do Código de Defesa do Consumidor, cinco por lixeira inadequada, uma por falta de higiene, e uma por falta de informação clara dos alimentos.

Durante a operação os fiscais estiveram em restaurantes, padarias, supermercados e delicatessens. Após a notificação, se o dono do estabelecimento não fizer as adequações sugeridas em um prazo de até dez dias, pode ser autuado e até multado. A multa varia entre R$ 650 a R$ 9,5 milhões, calculada com base no tipo da infração, sua gravidade, se o dano é coletivo ou não e no porte da empresa.

Segundo Roberta Caires, titular da Codecon, por meio da operação, o órgão consegue chegar aonde o cidadão não está. “A Codecon é uma parceira das pessoas. Com critérios técnicos de fiscalização, a diretoria evita os riscos que os produtos vencidos podem oferecer à saúde dos consumidores, cobrando do fornecedor a transparência que a relação de consumo moderna exige e garantindo que o Código de Defesa do Consumidor seja aplicado de forma correta”, afirma.

Caires explica ainda que a validade dos ovos deverá sempre ficar estampada na caixa. “Ao fracionar, o estabelecimento deve transpor a validade para a embalagem fracionada. Caso não transponha, o produto passa a não ter etiqueta que comprove sua validade. Portanto, a regra é considerá-lo impróprio para o consumo”, advertiu. Atualmente, algumas empresas estão colocando no próprio ovo (casca), a validade individual.

Denúncias podem ser realizadas por meio do Fala Salvador 156, do aplicativo Codecon Mobile ou na sede do órgão, situada na Rua Chile, Nº 3, Edifício Santa Casa. 

 

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Os produtos e serviços turísticos oferecidos aos visitantes de Salvador foram debatidos na primeira edição das Oficinas Participativas do Plano de Ação para Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro de Salvador, realizada na manhã desta terça-feira (21), na sede do Olodum, no Pelourinho. As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por técnicos do Consórcio Cria Rumo Arandas e do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A ideia é que sejam realizadas cinco reuniões entre os dias 21 e 23 de maio em pontos estratégicos da cidade.

Estiveram presentes instituições e empresários que trabalham com o turismo afro na região do Pelourinho, a exemplo de agentes de viagens, sindicatos de guias, pessoas do trade, condutores e monitores locais, presidentes de blocos afros e empresários. O objetivo é ouvir e debater propostas de novos serviços que aproveitem o potencial da cultura da cidade.

As oficinas, inicialmente, serão realizadas nas regiões-base onde foram feitos recortes para o plano: Liberdade/Curuzu, Centro Histórico (Pelourinho e Santo Antônio), Rio Vermelho e Itapuã. De acordo com a turismóloga e consultora Regiane Mira, de 46 anos, a construção do documento traz informações da comunidade para que o plano de ação fique com a cara de Salvador e, claro, de quem será atendido: o turista afrodescendente.

Metodologia – A metodologia usada busca informações sobre o perfil do turista que faz a visitação dos estabelecimentos na localidade e quais produtos e serviços são oferecidos de fato na região. Além disso, como uma das atividades fomentadas na oficina, foi realizado um mapeamento pontuando quem está oferecendo produtos e serviços, chamado de sujeito; os produtos e serviços étnico-afro oferecidos ou não aos visitantes; além das possíveis soluções dos problemas apresentados.

“A gente preconiza, nos nossos trabalhos, a metodologia participativa. Então, essas oficinas servem exatamente para coletar, com quem está oferecendo produtos e serviços para o turismo afro, as dificuldades existentes. Muitas vezes temos uma ideia, mas uma ideia extremamente superficial. Existem mais produtos do que realmente a gente conhece. Então, essas oficinas são o momento de dar visibilidade a produtos e serviços que a gente não conhece”, afirmou Regiane.

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