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A população em situação de rua de Salvador vai ganhar um inédito conjunto de ações da Prefeitura que envolve oferta de serviços e ações complementares de suporte à rede socioassistencial a este público. O projeto Sempre Cidadão terá os detalhes apresentados pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Léo Prates, nesta terça-feira (14), às 10h, no Palácio Thomé de Souza, no Centro. 

Com investimento que supera os R$60 milhões, o objetivo é assegurar as diretrizes do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e a Política Municipal da População em Situação de Rua. As medidas englobam a ampliação do número de vagas de acolhimento, a criação do Serviço Especializado de Abordagem Social, a reestruturação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua (Ciamp-Rua) e o novo censo para moradores em situação de rua da cidade, dentre outras ações.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece, dentre as diversas oportunidades para esta terça-feira (14), 25 vagas temporárias de 30 dias para dois cargos: ajudante de carga e descarga (10 vagas) e recepcionista atendente (15 vagas). Para ambos os cargos, é necessário ensino médio completo e seis meses de experiência. O salário é de R$998 e benefícios.

Para se candidatar a estas ou demais vagas, os interessados devem comparecer a um dos postos do SIMM, localizados no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto) e Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja). É necessário levar originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone (71) 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções. Também há vagas para outras oito funções, conforme lista abaixo.

 

Vagas do SIMM para terça-feira (14):

 Ajudante de carga e descarga (vaga temporária de 30 dias)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

10 vagas

 

Recepcionista atendente (vaga temporária de 30 dias)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

15 vagas

 

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Agente de portaria

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter trabalhado em portaria de hospital

Salário: R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Cobrador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para viajar

Salário: R$1.348,55 + benefícios

2 vagas

 

Mecânico de refrigeração

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível carteira de habilitação B, curso na área de refrigeração, NR 10 E NR 35 básico atualizados

Salário: R$1.741,92 + benefícios

2 vagas

 

Supervisor administrativo de lanchonete

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade total de horário, vaga zoneada para bairros da região do Shopping Bela Vista

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Recepcionista atendente (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Assistente de logística

Ensino suprior completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores de Cajazeiras, Águas Claras, Pirajá e Suburbana

Salário: R$1.500,00 + benefícios

1 vaga

 

Camareira

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível disponibilidade para residir em alojamento de funcionários em Imbassaí

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de bar (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Padeiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Cabeleireiro

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

10 vagas

 

Manicure

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

20 vagas

 

Barbeiro

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

10 vagas

 

Churrasqueiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência na área de cortes de carne

Salário: a combinar

1 vaga

 

Supervisor comercial de vendas

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência na área, vaga zoaneada para moradores de Lauro de Freitas

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar de escrituração fiscal

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência na área

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Captain

Ensino médio completo, seis meses de experiência, experiência na área de restaurante, disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí

Salário: a combinar + benefícios

3 vagas

 

Supervisor de steward

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Supervisor de pintura

Ensino médio completo, seis meses de experiência, experiência na área de pintura predial, disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

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A requalificação da orla da primeira capital do Brasil passa, além das obras públicas, pelo estímulo da Prefeitura a novos investimentos por parte iniciativa privada, com as devidas compensações à cidade. Essa é uma das filosofias do eixo Negócios do programa Salvador 360, com mais um resultado dessa estratégia apresentado na manhã nesta segunda-feira (13): o início da demolição do Salvador Praia Hotel, equipamento que estava fechado há dez anos na Avenida Oceânica, em Ondina, e que dará lugar a um novo empreendimento imobiliário que vai gerar 350 empregos diretos apenas na construção.

O alvará de demolição e a autorização para o empreendimento foram entregues no local pelo prefeito ACM Neto a Marcos e Gustavo Dubeux, sócios-representantes da empresa Moura Dubeux, responsável pelo projeto. Estiveram presentes também na ocasião o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; os secretários de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, e de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco; demais gestores e autoridades municipais, convidados e imprensa.

O investimento será feito pela Moura Dubeux, responsável pelo projeto. As contrapartidas para a cidade somam R$2,8 milhões, sendo algumas exigidas com base no novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e na nova Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Louos), a exemplo da cobrança da outorga onerosa proveniente do aumento do potencial construtivo e pela área de construção.

O prefeito elencou os benefícios exigidos pela administração municipal para a instalação do novo empreendimento, ação que impactará positivamente toda a população. “Essa obra é um investimento privado de quase R$300 milhões e que, além da geração de empregos, vem acompanhando o investimento de requalificação da orla que a Prefeitura está fazendo. Será reformado todo o calçadão deste trecho de Ondina, entregue a Rua Roschield Moreira, que praticamente não é usada hoje, e ser feito todo um investimento de acesso à praia de forma a ter um novo espaço na cidade para pedestres e para quem gosta de curtir a orla de Salvador”.

O gestor também salientou outros aspectos positivos para a cidade com o novo investimento privado. “A possibilidade de tirar esse elefante branco que era o Salvador Praia Hotel e que compunha de uma maneira não tão agradável o cartão postal da orla. Agora, o local vai dar lugar a empreendimentos bonitos que, além da área residencial, também haverá a questão comercial, já que uma parte desses empreendimentos servirá para hotelaria e, portanto, reforçará o turismo da nossa capital”, afirmou ACM Neto.

Processo e melhorias – Por se tratar de um terreno de 12 mil metros quadrados na orla, os responsáveis pelo empreendimento terão que garantir uma cota de solidariedade de 5% da área construída, a ser doada em habitação de interesse social ou paga ao município no valor venal do terreno, para efeito de cálculo do IPTU. Além disso, a área onde o empreendimento será erguido passará por requalificação com recursos da Moura Dubeux, conforme exigência da Prefeitura.

A frente da construção terá passeio de cinco metros de largura e paisagismo. No local, serão implantados jardins com mais de 20 espécies de vegetais, incluindo árvores de pequeno, médio e grande porte. O passeio na beira-mar será revitalizado. A rua Roschild Moreira, que fica na lateral do antigo hotel, será alargada e ganhará piso compartilhado no mesmo nível do passeio, além de um mirante para apreciação do mar, jardins e academias de saúde ao ar livre.

O projeto de requalificação pública foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Assim como ele, o projeto de construção do novo prédio foi aprovado pela Comissão Normativa de Legislação Urbanística, composta por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), tendo todo respaldo legal e ambiental.

De acordo com o diretor regional da Moura Dubeux, Fernando Amorim, a demolição do antigo Salvador Praia Hotel está previsto para ser concluído em quatro meses, e o novo empreendimento deverá ser entregue em três anos e meio. “É um investimento que já estamos desejando implantar aqui há algum tempo e conseguimos a aprovação após todo o rigor da Prefeitura. Mais de um terço do terreno será para uso público. As pessoas que vão passar por aqui vão poder usufruir o boulevard, além de ter melhor acesso ao mar. Um empreendimento como esse só contribui com a beleza e a harmonia do local, e não terá impacto para o Carnaval”, completou.

Impacto – Houve toda uma preocupação com a mitigação de impactos no trânsito da região. Por isso, os projetos foram analisados pela Comissão de Interferência no Trânsito, composta por técnicos da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Um estudo de impacto de vizinhança também foi realizado e o empreendimento será construído com itens sustentáveis, visando a adesão ao programa IPTU Verde, gerido pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). Cerca de 30% do terreno de 12.000 m² será destinado à requalificação urbana e paisagística. No restante da área serão construídos dois condomínios que serão chamados de Beach Class Salvador e Undae Ocean – uma das três torres, inclusive, será formada por flats, que poderão ser alugados para moradia ou turismo.

 

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A Praça da Revolução, em Periperi, foi o primeiro bairro da capital baiana a receber o projeto Sempre na Comunidade, neste sábado (11). Um micro-ônibus adaptado com acessibilidade, sanitários e rede logística, realizou inscrições e atualizações cadastrais para benefícios sociais do CadÚnico, a exemplo do Bolsa Família. A ação foi realizada durante toda a manhã pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).  

A população recebeu, ainda, atendimentos de assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, técnicos e educadores. A iniciativa, que tem investimento de R$600 mil, faz parte do conjunto de projetos, ações e inaugurações em comemoração aos 470 anos da capital baiana. 

Janice Ferreira da Silva, 23 anos, mora em Periperi e apoiou o projeto. “Eu tenho um bebê recém-nascido e é muito difícil me deslocar para sair com ele para resolver essas questões dos benefícios sociais. Hoje, fiquei feliz quando vi o serviço sendo oferecido aqui perto da minha casa e vim com meu filho para fazer”. 

O projeto vai percorrer uma vez por comunidades soteropolitanas, facilitado o acesso de milhares de pessoas aos benefícios dispostos por meio do CadÚnico, que inclui os auxílios concedidos pela Sempre. Os próximos bairros a receber o Sempre na Comunidade serão Plataforma, Paripe, São Cristovão e Fazenda Grande do Retiro. 

A expectativa, de acordo com o secretário da Sempre, Leo Prates, é de que a iniciativa cresça ainda mais. “Nós estamos indo até aqueles que mais precisam, pois a Prefeitura está focada em ampliar a assistência social em nossa cidade. Esta ação certamente trará muitos resultados positivos para nossa população carente”.

 

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) notificará na próxima 50 revendedoras e concessionárias sobre a Lei Municipal n.º 9.413/2018, que exige desses estabelecimentos a fixação de cartaz ou placa informando consumidores sobre as isenções de impostos concedidas às pessoas com deficiência e moléstias graves na aquisição de veículos. Fiscais da Codecon visitarão os estabelecimentos apresentando as notificações, cópia da Lei e exemplar do cartaz para fixação gratuita.

A medida ocorre inicialmente em caráter educativo e marca a passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, celebrado na terceira quinta-feira do mês, próximo dia 16 de maio. O descumprimento pode acarretar, em caso de posterior fiscalização pela Codecon, multa no valor de R$ 2 mil, sem prejuízo das sanções das legislações que preveem as isenções.

De acordo com Roberta Caires, diretora da Codecon, “a fixação do cartaz é mais uma medida de transparência do fornecedor que beneficia a relação com seu cliente”. “A lei também determina um padrão para que haja visibilidade desse material e o consumidor seja de fato beneficiado por ela”, lembrou.

De acordo com parágrafo único do artigo 1º da legislação, o fornecedor deve seguir o tamanho padrão de 297x420mm, folha A3, escrita legível, contendo a seguinte informação: "o consumidor com deficiência ou portador de moléstia grave tem direito à isenção de tributos previstos em lei; solicite informações a um de nossos vendedores".

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Salvador dá mais um passo inovador para tentar reduzir a desigualdade social ainda existe na cidade, ao oferecer um espaço compartilhado para o desenvolvimento de projetos na área. O Centro Municipal de Inovação Colabore foi inaugurado pela Prefeitura nesta sexta-feira (10), no Parque da Cidade, no Itaigara.  

Na ocasião, o prefeito ACM Neto, empreendedores e autoridades visitaram as instalações do primeiro coworking público para microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups e pessoas que possuam soluções de impacto social para a cidade, mas que também contribuam para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

"O Colabore é um espaço destinado a permitir que vocações sejam despertadas e estimuladas. Temos o objetivo de ajudar, estimular e colaborar com projetos de empreendedorismo social, que são importantes para nossa cidade e que muitas vezes surgem na sociedade, da capacidade intelectual de pessoas que não teriam condições de alugar um escritório para desenvolver grandes projetos, que não tenha um grande financiamento por trás daquela ação", disse ACM Neto.  

"A partir de agora, essas pessoas terão um espaço comum de trabalho, onde serão desenvolvidas ações importantes para o futuro de Salvador, que possam, inclusive, resultar em soluções que signifiquem o aperfeiçoamento de serviços públicos. A parceria com o Sebrae, por meio do SebraeLab, é importante devido à experiência deste parceiro no estímulo ao empreendedorismo a partir do pequeno empresário. Vamos conciliar tudo isso com a visão do social, que é o objetivo principal deste espaço", acrescentou o prefeito.  

Resiliência - O Colabore faz parte da Estratégia de Resiliência de Salvador e é mais uma entrega do eixo Cidade Sustentável do programa Salvador 360. Com investimento de R$ 1,4 milhão e iniciativa coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), o Colabore será operado em parceria com o Sebrae e o Parque Social.  

Ainda este mês, um edital será lançado para selecionar startups, microempresas, microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas físicas que possuem ideias de projetos sustentáveis na capital baiana e desejam atuar no local. A seleção vai levar em conta o alinhamento da proposta com os ODS, que orientam as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional. 

Para Carlos Melles, presidente do Sebrae nacional, o Colabore é um grande exemplo de política de inclusão. "O Colabore é o espaço de inclusão social mais moderno que um país pode ter. Isso espelha a qualidade e o alcance da gestão do prefeito ACM Neto. Certamente, os estados copiarão esse modelo, que vai buscar no cidadão inquieto, cheio de ideias e sonhos, para que possam por para fora sua capacidade intelectual". 

Estrutura – A estrutura do Colabore é formada por 16 contêineres marítimos antigos que foram reaproveitados e distribuídos em uma área de 2.700m² no Parque da Cidade, próximo ao estacionamento. A proposta do local é ser um ambiente de trabalho compartilhado, favorável à criação e à interação entre a comunidade empreendedora.  

Os usuários terão acesso a escritórios compartilhados, auditório e salas de reunião. Para além dos benefícios da infraestrutura oferecida, os coworkings possibilitarão a convivência com profissionais de diversas áreas, a ampliação da rede de contatos entre empresas e a economia com a redução ou eliminação dos custos de manutenção de sedes próprias. 

Os 16 contêineres, que certamente iriam virar lixo, foram distribuídos em oito módulos. Dois deles são reservados para coworkings, com 26 estações de trabalho que permitem a realização de cursos de capacitação na área de inovação e empreendedorismo social de forma periódica, promovendo a aceleração do ecossistema de inovação de Salvador. 

Mais 20 estações foram instaladas em outros dois módulos, onde funcionará a incubadora de negócios sociais In Pacto, uma parceria com o Parque Social. Os negócios apoiados pela iniciativa receberão, de forma gratuita, todo o suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico necessários para se desenvolverem, além de estrutura física para a realização de atividades. 

Serão oferecidas também metodologias com capacitações coletivas e atividades em grupo, assim como atendimentos individualizados, incluindo consultoria, mentoria e assessoria. Já estão previstas assessorias nas áreas de design, comunicação, marketing, jurídico e contábil; e mentorias que consistem no acompanhamento, a partir do terceiro mês de apoio, com profissionais especialistas em empreendedorismo, impacto social e na área-fim de cada projeto.  

As consultorias abrem e fecham o ciclo de cada empresa e permite a avaliação do nível de evolução após o processo. Outros cinco contêineres abrigarão o atendimento do SebraeLab, realizado em parceria com o Sebrae. A intenção é fomentar a geração de novos modelos de negócio, atraindo empresas e startups com capacidade de desenvolver ideias inovadoras de impacto.  

Sustentável – Além da estrutura construída a partir de contêineres reutilizados, o Colabore possui diversas outras iniciativas e tecnologias sustentáveis. No espaço, são encontrados cobertura vegetal, aproveitamento da ventilação cruzada, sistema de captação e uso de água das chuvas, painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia, tratamento e reutilização de esgoto, pavimento permeável, sistema inteligente de gestão da refrigeração e barreira acústica natural, além de bicicletário para estimular a mobilidade ativa. 

 

Confira abaixo elementos sustentáveis presentes na estrutura:  

Energia solar – Há um sistema de energia solar composto por 12 painéis solares fotovoltaicos que geram em média 520 kW/mês e evitam a emissão de aproximadamente 3 toneladas de CO 2 por ano. 

Cobertura vegetal - 270m² de teto verde funcionam como isolante térmico nas

coberturas das edificações, o que reduz em até 5°C a temperatura no interior da construção e proporciona um maior convívio do público com o verde. 

Sistema de reaproveitamento de água das chuvas – A água de chuva que cai nos contêineres é captada para irrigação do teto verde. A água de condensação do sistema de ar condicionado também é captada para esse fim. 

Ventilação cruzada – Visando a redução do consumo energético, o prédio foi projetado para aproveitar ao máximo a ventilação cruzada dos espaços. Isso permite trocas constantes do ar, renovando-o e reduzindo a temperatura interna. 

Iluminação natural – O Colabore também foi pensado para aproveitar ao máximo a iluminação natural e reduzir o consumo de energia. Para isso, espaços integrados de trabalho foram projetados, divisórias de vidro instaladas e nenhuma película foi usada nas janelas. 

Bicicletário – O uso de bicicletas reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera e melhora a saúde física e mental das pessoas. Por isso, há um local apropriado para os usuários deixarem as próprias bicicletas, incentivando assim a mobilidade ativa. 

Barreira acústica natural – Por se localizar em uma área de preservação da Mata Atlântica, a vegetação no entorno do Colabore funciona como barreira acústica natural, ajudando no amortecimento de ruídos e na redução da temperatura interna do ambiente. 

Piso permeável – Foram aplicados 300 m² de piso drenante, 100% permeável,

contribuindo para a diminuição do escoamento superficial, pois permite a infiltração da água no solo. 

Tratamento e reutilização – Todo o resíduo líquido (efluente) produzido no prédio é tratado com utilização de bactérias, por meio de processos anaeróbios e aeróbios de tratamento biológico, permitindo que o efluente tratado seja utilizado novamente para irrigação de áreas verdes ou em outras aplicações que não necessitem de água potável.

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A Praça da Revolução, em Periperi, será o primeiro local da capital baiana a receber o projeto Sempre na Comunidade, neste sábado (11), das 8h às 12h. A equipe presente em um micro-ônibus adaptado com acessibilidade, sanitários e rede logística, além de um veículo tipo van, realizará 300 inscrições e atualizações cadastrais para benefícios sociais do CadÚnico, concedidos pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). O prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis e o secretário da Sempre, Léo Prates, estarão presentes.

Além do cadastramento e atualização para o Bolsa Família, a população contará, ainda, com atendimentos de profissionais da assistência social, educadores, técnicos, psicólogos e nutricionistas. Para tanto, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de todos os componentes da família. Com investimento de R$600 mil, a inciativa faz parte do conjunto de projetos, ações e inaugurações em comemoração aos 470 anos da capital baiana.

A expectativa, de acordo com o secretário, é de que o Sempre na Comunidade seja expandido e percorra as principais e maiores localidades soteropolitanas. Com isso, a ação facilitará o acesso de milhares de pessoas aos benefícios dispostos por meio do CadÚnico e demais auxílios concedidos pela Sempre.

“Precisamos manter atualizados os cadastros de maneira permanente e, além disso, fazer a busca ativa das famílias que têm direito a esses benefícios e que ainda não estão recebendo por vários motivos. Esta ação, certamente, trará muitos resultados positivos para nossa população carente”, explica Prates.

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Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Guarda Civil Municipal deflagraram uma operação especial no Largo das Sete Portas. A ação teve como objetivos coibir a atuação de mototaxistas irregulares, a circulação de veículos sem os devidos itens de segurança, bem como outras infrações que colocam em risco a vida das pessoas.

Na ocasião, 204 condutores foram abordados. Os agentes emitiram 23 notificações, e 16 motos e 2 carros tiveram de ser removidos para o pátio do órgão de trânsito e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi recolhida.

“A partir do momento que inibimos a circulação motociclistas que não estejam devidamente credenciados, usando todos os itens de segurança ou que não cumprem o que determina o Código de Trânsito, estamos evitando acidentes e preservando vidas”, afirmou Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

A grande concentração de pontos irregulares de mototáxis no Largo das Sete Portas foi o que motivou essa atuação especial da Transalvador. “Operações como essas poderão ocorrer em outros pontos da cidade para que possamos garantir um trânsito mais seguro para todos”.

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A Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom) retifica informação divulgada nessa quinta-feira (09) esclarecendo que a fiscalização da Codecon para combater abusos no Dia das Mães não esteve no Shopping Barra. 

A operação secreta teve início no dia 29 de abril e, até o último balanço, divulgado nesta sexta-feira (10), foram emitidas 20 notificações em vistorias realizadas em 554 estabelecimentos dos shoppings Itaigara, Bela Vista, da Bahia, Ponto Alto (São Marcos), Lapa, Piedade e Salvador, além de pontos comerciais do Caminho das Árvores, Pituba, Centro, Av. Sete de Setembro e Barris. 

Das 20 notificações, 14 foram por ausência de informação de preço, quatro por falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor e duas por inexistência de validade em produtos. Foram alvo da ação livrarias, salões de beleza, centros de estética, lojas de doces, de roupas e sapatos, joalherias, perfumarias, lojas de utilidades, de cosméticos e de departamentos.

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