Geral

0
0
0
s2sdefault

Setembro já começa com novidades para Salvador. A partir desta terça-feira (01), a cidade passa a contar oficialmente com novos sete bairros: Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre. O decreto para a criação das localidades foi assinado pelo prefeito ACM Neto, durante a solenidade de início da construção de uma ponte na região da Avenida Tancredo Neves.

O acréscimo de novos bairros na cidade teve embasamento na lei municipal 9.278/2017. A legislação trazia no artigo 7º condicionantes para adição das localidades, desde que a Prefeitura realizasse análises técnicas e previsão de Ato Declaratório para regularização do estudo.

Além disso, Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre tiveram que preencher quatro requisitos previstos pela lei para que fosse efetuada a delimitação territorial. Os locais teriam que ter unidade escolar de ensino fundamental, seja pública ou privada; existência de posto de saúde (geral ou especializada); logradouro público que permita a circulação de veículos de grande porte e de prestação de serviços; e oferta de transporte público regulamentado.

“Pelo menos três critérios tinham que ser atendidos para que delimitação fosse possível, e os sete bairros criados atenderam a todos eles. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), fez estudos ao longo dos três últimos anos, com todo critério e cuidado, pois a formação de um bairro passa muito pelo sentimento de pertencimento do seu morador e trabalhador”, disse o prefeito.

ACM Neto também reforçou que, partir de hoje, a capital baiana passa a ter oficialmente 170 bairros (163 já haviam sido denominados pela lei 9278/2017). “Salvador é uma cidade muito grande com cada bairro tendo sua realidade distinta tanto na extensão e densidade populacional, quanto nas características demográficas, aspectos físicos, sociais econômicos e culturais. Uma das virtudes da nossa gestão é que conseguimos olhar a cidade no seu conjunto, mas, sobretudo, em particularizar a atenção, cuidados e investimentos em cada uma das localidades”.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Uma nova obra iniciada hoje (01) Prefeitura vai permitir mais fluidez no tráfego de um dos pontos mais movimentados de Salvador: a região da Avenida Tancredo Neves, centro comercial e financeiro da cidade. A construção da ponte sobre o Rio Camarajipe, na Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito ACM Neto, em solenidade realizada na própria avenida, nas proximidades do acesso ao Caminho das Árvores.

Com investimento de R$14,2 milhões, as obras estão sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e serão executadas pelo consórcio NM/Fares, vencedor da licitação modelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC). A intervenção está prevista para ser concluída em junho de 2021.

A ponte sobre o Rio Camarajipe terá 85 metros de extensão. Será composta por três vãos bi-apoiados com vigas de 20m e 40m de comprimento. A largura total será de 16,2m, sendo 13,2m de pista, passeio com 1,10m e guarda-corpo em ambos os lados. O projeto engloba ainda nova pavimentação e drenagem, iluminação em LED e paisagismo.

"Essa é uma obra que integra um conjunto grande de intervenções viárias que estamos fazendo para melhorar a mobilidade em toda essa movimentada região da cidade. Quando todas estiverem concluídas, a vida das pessoas vai ganhar em qualidade, seja para o usuário de transporte público ou privado, quem anda de bicicleta ou mesmo a pé", disse ACM Neto.

Nova Tancredo Neves – A ponte sobre o Rio Camarajipe é parte integrante do projeto de requalificação da Avenida Tancredo Neves, que envolve também a trincheira bidirecional que liga a via à Avenida Magalhães Neto, com obra já em andamento.

No caso da trincheira, a intervenção prevê a construção de via nova e subterrâneo, além de recapeamento de vias existentes e ajustes na passarela instalada no local, drenagem, iluminação em LED e paisagismo. O investimento é de R$42 milhões.

A Nova Tancredo Neves é obra complementar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit). A requalificação visa melhorar o tráfego na região tanto no sentido orla, através da Magalhães Neto e Rua José Peroba, quanto em direção ao miolo da cidade, pela Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), ao priorizar o transporte coletivo, além de facilitar o trânsito de pedestres.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Total de agremiações registradas na cidade chega a 69, mas só atividades esportivas estão autorizadas

Com o início parcial da fase três de retomada das atividades na capital baiana, os clubes sociais de Salvador já se preparam para reabrir as portas. Para a maioria, o dia de ontem (31) foi de organização do ambiente e de adequação aos protocolos de proteção para os associados e trabalhadores. Alguns, no entanto, já começaram a funcionar.

A reabertura dos clubes sociais só pode acontecer para a realização de práticas esportivas, individuais ou em dupla, com exceção daquelas que exijam contato físico. Aulas também estão liberadas, desde que em áreas abertas, com limite de dez alunos, duração máxima de 50 minutos e respeitando o distanciamento social de 1,5m. A realização de qualquer tipo de evento está proibida nesses espaços, que devem redobrar a atenção com a higiene e limpeza de ambientes e plataformas de contato.

O funcionamento deve ser das 6h às 22h, de segunda a sexta, das 6h às 18h, aos sábados, e das 6h às 14h, aos domingos. Ao todo, são 11 agremiações filiadas ao Sindicato dos Clubes na Bahia (Sindiclube) que dispõem de atividades esportivas. A cidade conta, no entanto, com 69 agremiações sociais, esportivas ou recreativas.

Reabertos - Armando Reis, presidente do Costa Verde Tênis Clube, que fica na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, conta que a prática de tênis já foi retomada desde ontem (31) no local. “Acho que foi uma decisão acertada da Prefeitura. O esporte é altamente saudável, principalmente para o nosso público de tênis. O distanciamento entre jogadores é grande. Estamos tomando todos os cuidados e acho que os protocolos são importantes para a segurança de todos”.

Situado na Barra, o Bahiano de Tênis reabriu nesta terça (1º). O presidente da agremiação, José Renato Lima, conta que o dia ontem foi dedicado à organização dos últimos detalhes para deixar tudo no lugar. “Eu achei muito boa essa reabertura, porque a atividade física é benéfica para a saúde, principalmente quando não existe o contato físico. Eu não achei muito conveniente jogar tênis de máscara, porque é uma atividade em que o praticante puxa muito o ar, mas nós vamos obedecer e tentar utilizar itens mais leves”.

O Bahiano de Tênis conta com 600 associados, mas terá que limitar a capacidade máxima simultânea de ocupação para até 300 frequentadores ou de uma pessoa a cada nove metros quadrados de área, o que for menor. A regra é válida para todos os clubes de Salvador nesse momento de reabertura. Além do tênis, o Bahiano desenvolve esportes como ginástica olímpica, futevôlei e natação.

Francisco Pimenta, presidente do Sindiclube, avalia a reabertura de maneira positiva: “É uma boa para aqueles clubes que são mais ligados a esportes. Para o setor, essa retomada representa uma tentativa mínima para evitar a perda de tantos sócios por conta da pandemia. Na percepção geral dos dirigentes, esse é o primeiro passo. O caminho é esse mesmo. Cautela não faz mal a ninguém”.

Confira outras regras – Para o funcionamento dos clubes sociais, outras medidas precisam ser tomadas e estão inseridas no protocolo setorial.A temperatura dos colaboradores, prestadores de serviço e frequentadores precisa ser aferida e aqueles com 37,5° ou mais devem ser direcionados para o acompanhamento adequado de saúde.

Totens de álcool em gel 70% devem ser disponibilizados no acesso aos clubes e nos locais de grande movimento. Fica proibido o uso de bebedouros em áreas comuns e cada frequentador tem que levar utensílios como copos, garrafas, toalhas e óculos de natação, sem compartilhá-los.

Fica vedada a utilização de áreas coletivas, como churrasqueiras, saunas e afins, bem como parques infantis e espaços que possam gerar aglomerações. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo de permanência no clube para funcionários e frequentadores (com exceção das atividades esportivas feitas na piscina). Devem ser instaladas barreiras físicas entre os frequentadores e os trabalhadores que lidam diretamente com os sócios, e os atendentes nestes locais precisam usar, além de máscara, face shields.

A prática de esportes de alto rendimento está permitida, desde que sejam obedecidas as medidas de distanciamento mínimo de 1,5m entre todas as pessoas envolvidas,quando usando máscaras, e de 2m quando não estiverem utilizando o item de segurança, sendo essa última situação exclusiva para atividades aquáticas.

No caso do uso da piscina, deve ser mantido um distanciamento mínimo de 2m entre os alunos na água e em todos os momentos em que estiverem sem máscara. Além disso, cada raia só pode ser utilizada por um aluno, e a higienização de balizas, escadas, corrimões e bordas precisa ser feita constantemente.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou nesta segunda-feira (31) a terceira etapa de entrega de cestas básicas para mototaxistas regulamentados. Os profissionais têm até sexta-feira (04) para receber os donativos, distribuídos na sede da Semob, em Amaralina, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, de forma escalonada, de acordo com o número de alvará.

Nesta segunda-feira (31), a entrega foi feita para os mototaxistas que possuem os alvará de M-0001 a M-0030. Nesta terça-feira (1), recebem o benefício os profissionais com registros que vão da M-0031 a M-0660. Já na quarta (02), a entrega contempla condutores dos alvarás M-0601 a M-0900. Na quinta, (03) de M-0901 a M-1265. E na sexta (04), todos os que não compareceram nas datas indicadas.

Documentação necessária - Para receber a cesta básica é preciso levar os seguintes documentos: alvará de circulação, crachá de identificação e um documento pessoal com foto (RG ou CNH). Como medida de proteção contra a disseminação do coronavírus, o acesso às dependências da Semob só é permitido o com o uso da máscara. Por se tratar de um órgão público, trajes como bermudas e camisetas são proibidos.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

No terceiro final de semana após início da fase dois de retomada das atividades em Salvador e da reabertura de bares e restaurantes, a força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou sete estabelecimentos do tipo e uma barraca, dispersando ainda seis aglomerações. Os bares foram interditados nos bairros de Sussuarana, Vila Rui Barbosa, Ribeira, Caminho de Areia e Liberdade. Também houve o fechamento de de uma barraca em Campinas de Brotas. Ao todo, foram realizadas 1.479 vistorias. 

Segundo o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, a principal causa de interdições tem sido o desrespeito ao horário de funcionamento, que, pelo protocolo, é das 12h às 23h, sem tempo de tolerância. “Algumas pessoas já entenderam e estão cumprindo, mas alguns ainda não cumprem. Não sei se por falta de mais organização em relação à cozinha, sobre o limite de horário para fazer os pedidos, ou por achar que não será pego pela fiscalização. Mas nós estamos fiscalizando e não há tolerância para o desrespeito do horário”, diz. 

O diretor lembra que os protocolos foram estabelecidos em comum acordo com os empresários para garantir uma reabertura com segurança nesse momento de pandemia e que, portanto, o horário precisa ser seguido. “Se o decreto determina que o estabelecimento tem que estar fechado às 23h, ele precisa estar fechado às 23h, com as atividades encerradas e de portas baixadas”, salienta. 

A Sedur também intensificou a fiscalização em relação ao número de pessoas por mesa (o limite são seis) após ter recebido denúncias com imagens do desrespeito de mais essa norma. Quem for pego descumprindo qualquer uma das regras estabelecidas em decreto terá o estabelecimento interditado. 

Balanço –  Desde o dia 24 de julho, a força-tarefa do município já realizou 22.225 vistorias, fez 87 interdições, cassou sete alvarás e dispersou oito aglomerações. Até ontem (30), foram interditados 69 bares, restaurantes e similares. Os bairros com maior número de interdições foram São Marcos, Barris, Rio Vermelho, Barra, Imbuí, Nazaré e Ribeira. 

Normas – O atendimento presencial em bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares pode ser feito de segunda a domingo, das 12h às 23h. As lanchonetes podem abrir de segunda a domingo, das 7h às 16h. É preciso haver afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes. O máximo de pessoas permitido é de seis por mesa. 

O uso de máscaras é obrigatório, sendo liberado apenas no momento da refeição. Fica proibida a realização de eventos. O cardápio deve ser digital ou plastificado e higienizado a cada uso e os guardanapos precisam estar ensacados. O serviço de buffet deve contar obrigatoriamente com um funcionário servindo. Rodízios estão proibidos. O atendimento via delivery e com retirada do balcão pode seguir sem restrição de horário. 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Nesta terça-feira (1º), às 9h, estarão abertas as inscrições para o projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. Serão selecionados e contratados 300 jovens aprendizes, com idades entre 14 e 22 anos e seis meses, que participarão de capacitação teórica virtual e, posteriormente, presencial. A atuação será como auxiliar administrativo em diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura.

A iniciativa é fruto da parceria com entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), e o Parque Social, entidade formadora e reconhecida pelo Ministério de Trabalho e Emprego. Desde 2014, cerca de 1.200 jovens e adolescentes tiveram a oportunidade de conseguir o primeiro emprego através do programa.

Os interessados em participar do projeto devem realizar as inscrições através do site http:// jovemaprendiz. salvador. ba. gov. br. O processo seletivo será realizado em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e executadas de forma on-line: inscrição, análise de documentos, avaliação cognitiva (elaboração de texto em plataforma digital) e entrevista individual por videoconferência.

No preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve anexar os documentos solicitados. Após aprovação, serão convocados para a avaliação cognitiva, que o classifica, ou não, para a entrevista individual, realizada por psicólogos.

Experiência – O Jovem Aprendiz Empreendedor tem sido um importante passo para os participantes ingressarem no mercado de trabalho, resgatarem a autoestima e terem uma formação cidadã. Foi o caso de Maria Viana, de 23 anos. Estudante de Jornalismo, participou do programa atuando por um ano e meio na Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

“Fui muito bem recebida na Desal. De forma geral e singular, ser jovem aprendiz mudou a minha vida, inclusive na influência de escolher a minha graduação. Atualmente, sou contratada e realizada. Digo com propriedade que é um dos melhores projetos desenvolvidos que participei pelo Parque Social”, disse.

Já a auxiliar administrativa Vitória Souza, 21 anos, contou que o primeiro emprego como jovem aprendiz acrescentou muito em sua vida profissional. “Foi minha primeira assinatura na carteira de trabalho. Além disso, foram oferecidos diversos cursos onde tive a oportunidade de aprender e levo esses conhecimentos até hoje”, afirmou.

Requisitos – Para participar do projeto é necessário morar em Salvador; ter idade entre 14 e 22 anos e seis meses, ser aluno de escola da rede pública de ensino, estar cursando a partir do 9º ano (fundamental), ou estar no ensino médio ou concluído. É preciso ter carteira de trabalho sem registro de contratação e renda familiar comprovada de até meio salário mínimo por pessoa.

Quem ainda estiver estudando, não deve ter dependência em nenhuma disciplina e, ainda, ter disponibilidade para frequentar as atividades do projeto no contraturno ao que estiver matriculado em escola pública regular.

Durante os 17 meses e 10 dias de vigência do programa, os aprendizes recebem 1.280 horas de capacitação, com acompanhamento psicossocial, remuneração de meio salário mínimo, férias e demais direitos trabalhistas. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (71) 3202-7100, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Cerca de 1,1 milhão de moradores da capital já realizaram o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, mais de 335 mil atualizações foram efetuadas através do site www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br , implantado pela Secretaria Municipal da Saúde na última quinta-feira (27). O prazo termina no dia 30 de setembro.

“Tivemos uma instabilidade do site devido ao grande volume de acessos registrados na semana passada. No entanto, nossos técnicos reforçaram os servidores do portal e a situação foi sanada. Observamos algumas falhas no banco de dados do Ministério da Saúde, mas já sinalizamos ao governo federal e o problema pontual deve ser solucionado em breve. Nosso objetivo é dar mais comodidade às pessoas, que poderão fazer a atualização sem a necessidade de deslocamento, bem como evitar possíveis aglomerações nos postos de saúde”, explicou o secretario municipal de Saúde, Leo Prates.

Além do site, o usuário poderá realizar o recadastramento de forma presencial em uma das 152 unidades básicas da rede municipal, com o agente comunitário de saúde. Os moradores da capital baiana deverão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.

É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde. A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.

Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades municipais. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A partir desta terça-feira (1º), a Prefeitura inicia uma nova era no que diz respeito a tramitação de processos e documentos, com a implantação do E-Salvador. A tecnologia digital, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), tem como objetivo agilizar o trâmite de documentos entre os órgãos, além de eliminar o uso do papel. A tecnologia estará disponível através o endereço www. portalesalvador. salvador. ba. gov. br/.

De acordo com o secretário da Semge, Thiago Dantas, o E-Salvador será mais um marco de inovação em gestão pública. “Economicidade, produtividade, celeridade, enfim, será uma ferramenta que irá aprimorar ainda mais a maneira como a Prefeitura atua e resolve as demandas dos cidadãos soteropolitanos".

Em funcionamento como projeto-piloto desde fevereiro deste ano, tem apresentado excelentes resultados durante o período, com 1.986 usuários ativos e 3.049 processos tramitados. Fizeram parte da fase teste 15 órgãos e autarquias municipais, dentre elas a Semge e as secretarias da Fazenda (Sefaz), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Educação (Smed) e Mobilidade Urbana (Semob), além do Gabinete do Prefeito (Gabp), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Procuradoria Geral (PGMS) e Companhia de Governança Eletrônica (Cogel).

A intenção da ferramenta eletrônica é de que, até o final da implantação, 100% dos processos sejam iniciados e finalizados de forma digital e que todos os servidores do município tenham acesso à plataforma.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Subcoordenadoria de Combate à Poluição Sonora de Salvador, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), realizou no fim de semana a operação Sílere em 108 bairros da cidade, com objetivo de coibir a prática abusiva de emissão sonora em logradouros públicos. Os agentes do órgão fizeram 324 vistorias e apreenderam 118 equipamentos. A ação contou com apoio da Polícia Militar.

Nos últimos três dias, os seis bairros mais denunciados foram Liberdade (27 ocorrências), Itapuã (25), Pernambués (21), Parque Bela Vista (21), Fazenda Grande do Retiro (20) e Paripe (19). Já as cinco fontes sonoras mais denunciadas foram residência (responsável por 29% das reclamações), veículo particular (27,5%), área pública (19,3%) e bar, restaurante ou boate (9,4%).  

De acordo com a Semop, o último fim de semana de agosto contabilizou redução no número de denúncias de poluição sonora. De sexta (28) a domingo (30), foram 810 ocorrências registradas contra as 1.100 computadas entre os dias 21 e 23, ou seja, houve queda de 26%. Entre os dias 14 e 16, a secretaria havia recebido 2.200 denúncias.

As ações de combate à poluição sonora acontecem diariamente, sendo intensificada principalmente nas áreas com maior número de reclamações. A fiscalização tem como alvos estabelecimentos comerciais e residenciais, bem como veículos e “paredões” formados.  A população pode fazer denúncias para Coordenadoria de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora pelos telefones Fala Salvador 156 ou Disque Coronavírus 160.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...