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Um trecho da marginal da Avenida Vasco da Gama, em frente à Ladeira do Hospital Geral (HGE), será interditado pela Prefeitura nesta sexta-feira (14) até domingo (16), para a recuperação emergencial do sistema de drenagem. A ação se tornou necessária após a identificação de um rompimento em uma galeria pluvial, e a obra será realizada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman)

O acesso para o HGE será preservado. Já os motoristas que desejam trafegar pela Ladeira do Acupe terão como opção o desvio pela Ladeira do HGE. Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão no local para orientar os condutores e sinalizar a via.

 

 

 

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Os restaurantes populares Cuidar, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) em Pau da Lima e São Tomé de Paripe, voltaram a servir as refeições para o público nos salões internos dos estabelecimentos, nesta quinta-feira (13). Por conta do agravamento da pandemia da Covid-19, desde fevereiro, as unidades funcionavam apenas para entrega das quentinhas, na parte externa.

Seguindo os protocolos de vigilância sanitária para evitar o contágio do coronavírus, as unidades adotaram uma série de medidas preventivas para retomada. “Estamos seguindo todo cuidado de higienização, com separação das mesas e cadeiras, aferição de temperatura e distanciamento adequado”, ressaltou o titular da Sempre, Kiki Bispo.

São permitidas quatro pessoas por mesa com divisórias, para evitar que tenham contato no momento que tiram a máscara. Além disso, a unidade está devidamente sinalizada, com marcações. “Temos uma norma protocolar firmada para que os assistidos possam adentrar nosso equipamento social e nós possamos, de forma muito mais carinhosa, atender as demandas do ponto de vista social”, declarou o secretário.

Papel social – Bispo ainda considera que os restaurantes populares cumprem um papel que vai além do fornecimento das refeições. “A grande finalidade do restaurante, além de oferecer alimentação, é também ouvir as pessoas, dando um tratamento humanizado e direcionando-as para os nossos cursos profissionalizantes ou para os auxílios e benefícios sociais. Então, esse contato, além de aumentar a proximidade deles com nossa equipe de abordagem social, amplia o acolhimento”, destacou o titular da Sempre.

Os restaurantes populares servem 1 mil refeições gratuitamente, de segunda a sexta-feira. O preparo da comida é criterioso. “O alimento é feito a cada dia de forma diferenciada. Nós seguimos um cardápio nutricional, com vários tipos de proteínas, saladas, arroz, feijão. É um prato saboroso, um a cada dia, para que nossos assistidos possam se alimentar de uma forma prazerosa”, afirmou o responsável pelo Restaurante Popular de Pau da Lima, Rogério Oliveira.

Acolhimento – Bernadete de Jesus, de 48 anos, ressaltou a felicidade de poder voltar a fazer as refeições na área interna do restaurante popular. “Venho aqui sempre e estou feliz por poder almoçar no salão novamente. Me sinto acolhida. Gosto muito da comida e estou me sentindo segura no local. Vi que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos, tem álcool, eles organizam a fila e a gente senta separado”, afirmou. 

Há dois anos frequentando a unidade de Pau da Lima, a assistida Eliene Oliveira, de 46 anos, destacou a estrutura do local e acolhimento recebido. “Aqui tem conforto, cadeira para sentar, e é tudo muito limpo. O atendimento é ótimo e a comida muito saborosa”, disse.

 

 

 

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Nesta quinta-feira (13), um evento especial promovido pela Procuradoria Geral do Município do Salvador (PGMS), junto com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e em parceria com a Fundação Visconde de Cairu, vai discutir questões alusivas ao racismo institucional. O encontro é voltado para servidores da Prefeitura e pessoas em geral interessadas no tema.

O seminário acontecerá a partir das 9h através do aplicativo Google Meet, e terá como convidado o doutor em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Irapuã Santana. O advogado é também advogado voluntário da Educafro, consultor jurídico do Livres, colunista do jornal O Globo e procurador do município de Mauá, em São Paulo.

O encontro tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre o racismo e sobre o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, além de fortalecer as instituições parceiras no combate ao racismo institucional. A coordenadora do PCRI na Semur, Oilda Ferreira afirma que, embora o dia 13 de maio seja também o dia da assinatura da Lei Áurea, ocorrida em 1888, e tenha marcado oficialmente a passagem de negros e negras da condição de escravizados a libertos, isto não garantiu a efetividade de direitos à população negra. Por isso, são abordadas de forma recorrente nas qualificações do PCRI, as desigualdades étnico-raciais que persistem nos diversos campos.

“O movimento negro e instâncias responsáveis por articular políticas públicas de promoção da igualdade racial não comemoram o dia 13 de maio, e sim o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra”, afirmou Oilda. Serão certificados os servidores municipais e os estudantes do ensino superior pela participação, cuja inscrição será realizada através do site www.cairu.br .

 

 

 

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As unidades do Restaurante Popular Cuidar em Salvador, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), localizados em Pau da Lima e São Tomé de Paripe, reabrem a parte interna para o público nesta quinta-feira (13), a partir das 11h. Serão distribuídas 1 mil refeições diariamente, no total, de segunda a sexta-feira. Também serão retomados os cursos profissionalizantes na unidade em Pau da Lima.

A medida foi tomada devido ao fato de Salvador estar na fase amarela de forma parcial, com ampliação das atividades econômicas na cidade. No entanto, os cuidados de segurança sanitária devido à Covid-19 continuam em vigor. Portanto, na abertura do restaurante haverá medição de temperatura e higienização das mãos. Além disso, será mantido o distanciamento entre os assistidos para a espera.

Já na área interna, a atenção será redobrada ao distanciamento na fila e nas mesas. Ou seja, alguns assentos serão interditados a fim de aumentar o espaçamento entre as pessoas, assim como a colocação de compartimentos isolados nas mesas para diminuir o risco de transmissão.

 

 

 

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Em comemoração ao mês do trabalhador, celebrado em maio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) inicia mais uma edição do Programa Capacita Salvador. A iniciativa é uma ação da Prodetur, que visa oferecer aos cidadãos a oportunidade de se capacitarem, oferecendo serviços de qualidade a baianos e turistas. A primeira turma iniciou nesta segunda-feira (10) o curso de camareira, com aulas na sede da ONG A Mulherada, no Centro Histórico.

Nesta primeira rodada serão abertas 50 turmas no total, com aproximadamente 1.250 vagas, para ocupações de camareira, mensageiro, commis, cozinheiro e garçom, nas competências hospitalidade e manipulação de alimentos, além das habilidades de leitura, escrita, cálculos matemáticos, regras de etiqueta, primeiros socorros, cuidados de pessoas e postura profissional, e trabalho em equipe. As capacitações ocorrerão em parceria com as Prefeituras-Bairro do Centro/Brotas, Cajazeiras, Liberdade, Itapuã e Subúrbio/Ilhas, onde os interessados também poderão obter mais informações.

Para o secretário da Secult, Fábio Mota, essa possibilidade do programa de fazer com que as pessoas atendam melhor os turistas e soteropolitanos com essa qualificação, ajuda a melhorar o índice de satisfação com relação ao atendimento da nossa capital. “É muito importante porque qualifica o destino turístico Salvador”.

O especialista em Certificação e Capacitação da Prodetur, Wagner Fernandes, afirma que, com o Capacita Salvador, é possível gerar mais oportunidades no turismo, com renda para a cidade, que se converte em benefícios para a educação e qualidade de vida e, assim, promovendo mais trabalho. “Isso só acontece quando os serviços são melhores e diferenciados, atraem mais turistas, mais oportunidades e só conseguimos isso com gente qualificada, melhorando os serviços”.

Inscrição — Para se inscrever, é necessário ter o primeiro grau de escolaridade completo. Para o curso de Manipulador de Alimentos, é necessário trabalhar com serviços de alimentos ou bebidas, e no caso do curso de Hospitalidade, atuar em locais turísticos do município.

Para as demais capacitações, não precisa ter conhecimento prévio da ocupação. As inscrições podem ser feitas na Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas através do telefone (71) 3202-6550 / 6233. Na Prefeitura-Bairro Subúrbio / Ilhas, o contato é o (71)3202-6700, e de Cajazeiras, no número (71) 3202-6292. Em Itapuã, basta ligar no telefone (71) 3202-6600, e na Liberdade / São Caetano basta ligar para o (71)3202-6950.

Ainda neste mês de maio, estão previstas as turmas de Hospitalidade para Operacionais, Manipulador de Alimentos, Commis (ajudante de garçom) e Leitura Escrita. Até agosto, outras dez turmas serão abertas para a região da Prefeitura-Bairro Centro e outras 40 para as demais subprefeituras, que ofertarão as capacitações. Todos os participantes com bom aproveitamento farão parte de um banco de dados que será disponibilizado para os hotéis, bares e restaurantes. 

Objetivo – O programa Capacita Salvador foi lançado em dezembro de 2020, com aula inaugural que reuniu representantes e profissionais do trade turístico para a apresentação das atividades que acontecerão no curso, que visa promover melhoria e qualificação dos serviços prestados pelo setor na capital baiana. A iniciativa deve beneficiar mais de sete mil trabalhadores formais e informais do turismo soteropolitano.

 

 

 

 

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Por trás de cada pessoa em situação de rua há um motivo diferente para a condição de vulnerabilidade em que se encontra. Um desses motivos pode ser a falta de dinheiro para retornar para a sua cidade e estado de origem. Para ajudar essas pessoas, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) disponibiliza o auxílio viagem, uma modalidade de provisão de caráter temporário, de modo a garantir ao cidadão e às famílias condições dignas de retorno aos seus lares.

Esse ano, 15 auxílios viagem já foram concedidos, com um montante investido de quase R$8 mil. No ano passado foram concedidos 31 auxílios do tipo, resultando em um investimento de R$9,2 mil. O acesso ao auxílio se dá por meio dos serviços e atendimentos prestados pela Sempre, a exemplo da abordagem social, do atendimento nos Centros POP e no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar).

Benefício social – Uma das pessoas beneficiadas pelo auxílio viagem esse ano foi Reginaldo Marco Lorenzetti, de 46 anos, acolhido no mês de fevereiro na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Aspec Pituaçu. Ele contou que é paulista e que vem à Bahia desde a adolescência, para trabalhar de forma sazonal em colheitas de cacau, em Ilhéus. De lá, veio a Salvador de carona após não conseguir arcar com a passagem para a cidade de origem.

A partir dos atendimentos psicossociais realizados na UAI de Pituaçu, Reginaldo conseguiu regularizar alguns documentos civis, como CPF e Carteira de Trabalho Digital, e foi incluído em programas socioassistenciais, além de ter recebido o auxílio viagem, que possibilitou a ida dele para Brasília, onde tinha uma previsão de oportunidade de emprego.

“O auxílio viagem é mais um benefício social prestado pela Sempre para aquelas pessoas ou famílias oriundas do interior ou de outros estados, que vêm aqui em busca de uma nova oportunidade e que, no entanto, ficam frustradas. Pensando nisso, através desse auxílio, a Prefeitura disponibiliza passagem em dinheiro ou em bilhete para que possam retornar à origem do seu seio familiar, evitando assim que fiquem em situação de rua”, afirma Kiki Bispo, titular da Sempre.

 

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A integração da Prefeitura com os cidadãos de Salvador é o objetivo central da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). O principal pilar das ações é o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), iniciativa lançada em 2020 e que transforma a cidade na primeira capital brasileira com um plano diretor de tecnologia. 

“Desenvolvemos os sistemas da Semit para ampliar ao máximo a digitalização dos serviços oferecidos pela Prefeitura ao cidadão. Hoje, por exemplo, já é possível o agendamento digital para atendimento com hora marcada pelo Sistema de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Da mesma forma, com a marcação digital da vistoria de mototáxi, transporte escolar e van de turismo”, ilustrou.

No rol de serviços digitais municipais estão ainda o cadastro eletrônico de ambulantes para ter acesso a cestas básicas distribuídas pelo Município e ao Auxílio Emergencial do governo federal; a celebração de contratos virtuais através de assinatura eletrônica para a contratação de profissionais da Atenção Primária à Saúde por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda); o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para emissão do Termo de Viabilidade de Localização (TVL) e outras taxas, dentre outras ferramentas.

Samuel Araújo explica que a forma de acesso aos serviços digitais da Prefeitura foi facilitada com o estabelecimento do CPF como login único do cidadão, medida homologada pelo governo federal.

Plano – O secretário detalha ainda que o PDCTI, iniciativa da Cogel e da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), definirá as linhas da política pública de tecnologia para a capital baiana pelos próximos 30 anos. “Fizemos o diagnóstico das áreas que demandam inovação tecnológica prioritária, agendamos oficinas de capacitação com os órgãos municipais e só falta a licitação para implantarmos o plano”, explica.

Entre as linhas de ação do PDTCI mencionadas pelo secretário, destacam-se a implantação da infovia municipal, que estabelecerá a rede de conectividade da cidade com a Prefeitura, através de sensores inteligentes de trânsito, iluminação e saneamento. Ainda estão previstos o armazenamento em nuvem dos dados produzidos pelos sistemas municipais; e o observatório da cidadania para intensificar a participação dos soteropolitanos na fiscalização dos serviços e na tomada de decisões junto com o poder público da cidade.

"Também vamos aumentar a quantidade de pontos de wi-fi gratuito. Mas, neste caso, por razões de segurança, para evitarmos aglomerações, só com o fim da pandemia", concluiu Araújo.  

 

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Para valorizar e homenagear o trabalho dos profissionais de limpeza urbana é comemorado, em 16 de maio, o Dia do Gari. É uma das profissões mais importantes e, ao mesmo tempo, uma das mais desvalorizadas pela sociedade. Mas a família Dias enfrenta o preconceito com a cabeça erguida e sorriso no rosto.

A história começou pela matriarca, Maria Angélica Dias, de 72 anos. Antes do emprego formal com a função de varredora, ela trabalhou por mais de 15 anos no lixão na região de Canabrava. Aposentada desde 2014, dona Maria, mãe de 11 filhos, perdeu o marido quando tinha 49 anos de idade e teve que batalhar para sustentar a família.

Nessa época, além de atuar no lixão, ela teve que virar lavadeira. “Todos os meus filhos eram pequenos. Deixava os menores em casa e os mais velhos iam me ajudar. Chorava demais de noite, pois não tinha o que dar para eles comerem. Depois de um tempo, consegui entrar na empresa e trabalhar nas ruas. Graças a Deus as coisas melhoraram”, contou.

A filha de dona Maria, Dejanira Dias, 50 anos, trabalha profissionalmente há mais de duas décadas como agente de limpeza. Também esteve com a mãe no lixão e conseguiu migrar para o trabalho nas ruas. “Na época estava privatizando (o serviço), então todos que trabalhavam no local passaram por um processo de entrevista e conseguiram entrar na empresa, mas a maioria ainda tinha medo do que poderia acontecer. A nossa realidade mudou completamente. Tudo o que temos hoje é graças a esse trabalho”, explicou.

Dinailton Dias, 24 anos, trabalha há dois anos na mesma profissão da família e se inspira na história de vida da avó e da mãe. “Não foi fácil entrar na empresa. Assim que saí do ensino médio, tive muita dificuldade de encontrar emprego, sofri muito preconceito por conta do meu cabelo, mas hoje estou aqui, batalhando e fazendo um bom trabalho. É esse exemplo que tenho dentro de casa, de uma família batalhadora”, afirmou.

Origem – O termo surgiu em homenagem ao francês Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o Dia do Gari.

Agentes – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) possui mais de 2,6 mil trabalhadores que atuam realizando diversos serviços como coleta, varrição, lavagem e operação de roçadeiras na capital baiana.

 

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Acontece nesta quarta-feira (12) o Colóquio do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O evento, que integra as atividades da campanha Maio Amarelo, será realizado das 9 às 12h, em ambiente virtual. Organizado pela Transalvador, em parceria com o Comitê do Programa Vida no Trânsito (CVT) da capital baiana, o colóquio terá como facilitador o capitão Jorge Lopes, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV).

Além dos organizadores, participam do evento gestores, técnicos e especialistas das secretarias municipal e estadual da Saúde, de Mobilidade de Salvador (Semob), e de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), além da Polícia Rodoviária Federal (PRV) e do BPRV, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego da Bahia (Abramet) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Motociclistas – De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, também coordenadora do CVT, o objetivo do colóquio é entender e discutir como aplicar a política de segurança viária prescrita pelo Pnatrans no âmbito municipal.

“Trata-se de um evento de cunho científico, que articula diversas organizações vinculadas à política de segurança no trânsito para analisar as evidências técnicas sobre mortes e lesões no tráfego de Salvador. A intenção é ajustarmos a ação pública local com as determinações e metas do plano”, explicou Mirian.

“O objetivo do colóquio também é compreender as prescrições do Pnatrans a partir de quatros eixos: levantamento de dados e monitoramento do trânsito, no qual o CVT e a SMS atuam preferencialmente; fiscalização, que ocorre por ação humana e tecnológica, com destaque para a função das blitzen; educação para o trânsito; e mobilidade e desenho urbano”, complementou a gerente da Transalvador.

Ela informou ainda que uma das prioridades atuais das ações para a segurança no trânsito de Salvador é a redução de acidentes de motociclistas. “Estamos confiantes no trabalho de evitar acidentes com moto, inclusive porque temos avanços expressivos na política de segurança viária de Salvador. A capital baiana apresentou a menor taxa de residentes da cidade mortos no trânsito de todas as capitais no país, de acordo com os dados do DataSUS referentes a 2019”, conclui Mirian Bastos.

 

 

 

 

 

 

 

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