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O projeto Tessituras do saber: patrimônio, memória e identidade promove, nesta semana, um ciclo de ações sobre educação patrimonial. Dentre os atos, está o lançamento da cartilha infantil e e-book voltados para o conhecimento do patrimônio cultural de Salvador, que acontece nesta terça-feira (18), na página @cavalo_marinho_sociocultural no Instagram e no site da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no endereço www. culturafgm. salvador. ba. gov. br . 

O grupo também fará uma live de lançamento do projeto sobre Educação Patrimonial, no YouTube da FGM, na quinta-feira (20), às 19h. Já a distribuição das cartilhas infanto-juvenis acontecerá entre os dias 24 e 28, nas unidades escolares, com cronograma e logística alinhados com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Contemplado no Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da FGM, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, o projeto conta com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. 

O Tessituras do saber tem como ideia principal disseminar informações, a partir de conceitos e delimitações sobre patrimônio cultural, com linguagem leve e acessível. A cartilha infantil foi escrita por Magnair Barbosa, com ilustrações de Bigod. Já o e-book foi redigido por Adriana Cerqueira e Nívia Alves. “Nos materiais falamos sobre o patrimônio cultural de Salvador e, principalmente, fazemos um apanhado do que é cultura, dando ênfase para os bens que foram patrimonializados pelo município, aqueles tombados e registrados”, explicou a coordenadora do projeto, Adriana Cerqueira. 

Identificação – Com linguagens distintas, porém com os mesmos conteúdos, a cartilha e o e-book irão atender públicos diferentes. "A cartilha é um produto infantil. Ela ficou muito bonita. Bigod conseguiu fazer ilustrações belíssimas, criou três personagens que passeiam por Salvador, e vem trazendo os patrimônios culturais da cidade, com uma linguagem acessível. Já o e-book é direcionado para o público adulto. Nele, falamos sobre o patrimônio cultural material e imaterial, mas de forma técnica, porque a gente faz um apanhado histórico sobre como foi constituído o conceito de patrimônio cultural, desde a década de 1930”, disse Adriana. 

O objetivo dos produtos é fazer com que qualquer cidadão, de todas as idades, seja capaz de promover essa identificação e, na sequência, o (re)conhecimento do que vem a ser um bem cultural, para depois despertar, em cada pessoa, atitudes e consciência de cidadania e, consequentemente, valorização e preservação desses bens. 

“Os produtos trazem conteúdos muito importantes para todos. Por exemplo, a gente tem o samba junino, que foi patrimonializado como bem cultural imaterial do município de Salvador. Ele acontece nos bairros de Engenho Velho da Federação e Engenho Velho de Brotas, então, a partir do momento que uma criança começa a ver aquela manifestação cultural ter o reconhecimento institucional, ela passa a ter um pertencimento daquilo. Daí temos a garantia que aquela manifestação vai ter continuidade. A partir do momento que incentivamos o pertencimento, a transmissão do conhecimento é gerada e passada para as novas gerações", completa Adriana Cerqueira. 

Para a coordenadora do projeto, o conhecimento sobre os bens culturais materiais é uma maneira de preservação da história e do local. "No momento que uma criança for ao Porto da Barra, ela vai saber que aquele monumento que está ali é o marco da fundação da cidade, a partir daí ela também passa a ter um pensamento de mais cuidado, de não depredar, além de um entendimento maior. Passar a se identificar, pertencer e consequentemente, preservar essa cultura," concluiu.

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A cidade de Salvador é a primeira cidade do Brasil a assinar uma carta de compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030. Na década anterior, entre 2011 e 2020, a capital baiana conseguiu atingir a meta três anos antes do acordado, em 2017, e a renovação do compromisso reforça a importância de um trânsito mais seguro. 

Isso foi possível graças ao Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. A ação é uma resposta aos desafios da ONU para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. Coordenada na capital baiana pela Superintendência de Trânsito (Transalvador), é composta por órgãos municipais, estaduais e federais, que têm a atenção voltada para a temática da segurança no trânsito. 

Segundo o superintendente Marcus Passos, a Transalvador investe em diversos segmentos de educação no trânsito, com o objetivo de reduzir acidentes. O gestor afirmou que todos os meses a autarquia tem ações planejadas, intensificadas com o Maio Amarelo, e também promovendo reciclagens com os motoristas da Prefeitura sobre segurança no trânsito. Além disso, a autarquia promoveu um curso on-line de direção defensiva para motociclistas, mototaxistas e motofrentistas, e cursos de educação no trânsito em escolas públicas e particulares. 

Além disso, a autarquia conta com ações conjuntas com as polícias rodoviárias Federal e Estadual e com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para manter dados e informações atualizadas sobre acidentes no trânsito. Há, ainda, os investimentos nas ruas, com sinalização, colocação do piso compartilhado, faixas elevadas, sinalizações diferenciadas e ampliação de calçadas. 

Passos ressalta a campanha veiculada este mês, dando atenção maior aos motociclistas com relação aos acidentes neste segmento. “Só em conseguir bater uma meta da ONU em sete anos para reduzir mortes e acidentes mostra que não só a população está tendo consciência, mas as ações têm sido positivas e os números comprovam isso”. 

Década de Ações Pela Segurança no Trânsito – A iniciativa foi lançada com o intuito de reduzir o número de mortes e lesões no tráfego mundialmente e salvar vidas. À época do lançamento, havia uma estimativa de cerca de 1,2 milhão de mortes por ano no trânsito. Atualmente, o número aumentou para 1,3 milhão. 

De acordo com Vitor Pavarino, consultor de segurança no trânsito da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), do ponto de vista relativo, é possível dizer que houve uma estabilização do número, considerando que aconteceu um aumento da população e da frota veicular. No entanto, os acidentes no trânsito ainda são a nona causa de morte no mundo e há muito a ser feito pelas cidades, estados e países. 

Dante Rosado, coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil, destaca que Salvador foi uma das cidades no país que conseguiu alcançar a meta. Isso culminou em mais uma década de ações, que vai vigorar até 2030. “Quem não conseguiu atingir a meta terá mais uma chance, e quem já alcançou, é mais uma oportunidade de avançar e reduzir o número de mortes”, disse Rosado. 

Segundo ele, o município tem total condição de avançar, pois já criou a cultura de promoção da segurança no trânsito dentro da gestão municipal. Atualmente, a capital baiana é referência, com grande chance de conseguir apoiar mais ainda a política de segurança no trânsito. 

“Hoje, atuamos com políticas e ações que vão desde capacitação à revisão de projetos e colocamos Salvador em contato com outras instituições para troca de experiências, o que beneficia cada vez mais as cidades. É muito bom poder contribuir para Salvador”. 

A iniciativa trabalha com quatro eixos que ajudam a qualificar e quantificar o problema: levantamento de dados e monitoramento do trânsito; fiscalização; educação para o trânsito; e mobilidade e desenho urbano. No eixo da comunicação, o objetivo é engajar a sociedade no enfrentamento do problema e fiscalização, mostrando aos agentes de trânsito que o trabalho deles vai além do usual, mas de mudar o comportamento dos motoristas, fazendo com que eles entendam que o papel deles é salvar vidas. 

Iniciativa Bloomberg – A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Mais informações podem ser obtidas na página www. bloomberg. org/ program/ public-health/ road-safety/ (em inglês).

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A Prefeitura prevê para o mês de junho o lançamento de mais um edital de seleção para os Programas de Pré-incubação e Incubação da IN Pacto – Incubadora de Negócios Sociais. A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e do Parque Social.

Na oportunidade, serão selecionadas pela IN Pacto, que integra o Centro Municipal de Inovação – Colabore, dez propostas para a modalidade de pré-incubação. Nesta fase, empreendedores em potencial recebem apoio especializado para transformar as ideias em uma empresa formalizada com um produto pronto para ser comercializado.

Ainda neste mês de maio, a IN Pacto inicia duas novas turmas: uma com oito negócios na pré-incubação, e a outra com dez negócios em fase de incubação, quando uma empresa já existente é auxiliada a desenvolver um produto inovador. Em março, a IN Pacto concluiu seu ciclo mais recente de capacitação, contemplando 13 negócios, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa (ICC) e com a Fundação Avina, além da Prefeitura.

“Costumo dizer que empreender é um caminho de oportunidade e um importante incentivo à retomada econômica da nossa cidade, principalmente neste momento de pandemia. As ações desenvolvidas pela IN Pacto contribuem para esse movimento, com mecanismos que possam despertar nas pessoas a crença de que elas podem mudar a realidade do entorno por meio dos seus negócios, além de obter benefícios próprios”, destaca a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos. 

A secretária da Secis, Edna França, lembra que a Prefeitura projetou, construiu e opera, em parceria com o Sebrae e o Parque Social, o Colabore, entendendo que a desigualdade social é o maior desafio a ser vencido em Salvador. “Este é o primeiro Centro de Inovação de Impacto com coworking público para microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups ou pessoas que possuam soluções de impacto social para a cidade e que, também, contribuam para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sem dúvida que a cidade ganhou muito nos últimos anos com essa estrutura e vai avançar mais ainda nessa agenda”, frisa.

Suporte técnico — A IN Pacto conta com três modalidades de apoio ao desenvolvimento de negócios: pré-incubação, incubação e graduação. São admitidas pelo processo seletivo da incubadora Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs). 

São selecionadas pela IN Pacto projetos e empreendedores que possam colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local, através de iniciativas sustentáveis e inovadoras, conforme a resolução da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os negócios apoiados pela incubadora recebem gratuitamente suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico, necessários para seu desenvolvimento, além de estrutura física para realização das atividades. Por força da pandemia, no entanto, as atividades de capacitação estão ocorrendo em ambiente virtual.

As atividades de qualificação estão divididas em capacitações coletivas e individuais, incluindo consultoria, mentoria e assessoria nas áreas de design, comunicação, marketing, direito e contabilidade. O ciclo completo de capacitação da IN Pacto conta com carga horária de 86 horas para pré-incubação e 171 horas para incubação. Já a graduação tem duração de seis a 12 meses.

Inscrição – Para participar dos programas da incubadora, é necessário que os interessados se inscrevam nas chamadas públicas divulgadas nos canais da IN Pacto, através do Instagram (@in.pacto.ssa), do e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou do WhatsApp: (71) 99983-4736. Além da inscrição, é preciso que os interessados também sejam aprovados no processo seletivo, de acordo com a modalidade e especificação dos editais.

 

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A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em Salvador nos 109 postos de saúde, das 8h às 16h, para todos os públicos incluídos. No caso dos cidadãos a partir de 60 anos e professores, há também atendimento pelo drive-thru do Shopping Barra, na Avenida Centenário.

A estratégia contempla crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, além dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é alcançar, aproximadamente, 750 mil pessoas.

O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia do novo coronavírus. Os grupos prioritários que já têm acesso à vacina contra a Covid-19 precisam estar atentos ao intervalo de 14 dias para a aplicação do imunizante contra a gripe.

“Esse prazo é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante e principalmente, para que possíveis efeitos pós-vacinais dos imunizantes não se sobreponham. O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a Covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa”, explica a infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

Todos os cidadãos do público eletivo devem apresentar, no ato da vacina, o documento de identificação oficial com foto e caderneta de vacinação. Já os professores devem levar também a cópia do contracheque. Confira a lista completa dos postos da vacina contra gripe no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .  

 

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), vai realizar um bate-papo da campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O evento on-line acontece nesta terça-feira (18), às 15h, através do Instagram @sempresalvador.

A atividade será promovida em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação ocorre em parceria com o Comitê Estadual e Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Com tema “A importância dos serviços socioassistenciais no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”, o evento será mediado pela psicóloga e supervisora dos Centros de Referência e Assistência Social (Creas), Débora Vieira. Além da participação da psicóloga Ashanti Elesbão, o evento também traz os profissionais de assistência social Eurides Oliveira, José Marcelo e Tatiane Cerqueira, que vão falar sobre o assunto.

“Esperamos que as informações que serão transmitidas tenham um amplo alcance e que possam impactar positivamente no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e as demais formas de violações. O público pode esperar uma tarde muito produtiva, que possibilite o esclarecimento de eventuais dúvidas e o encorajamento necessário para fazer multiplicar esse conhecimento em outros espaços”, destaca Débora Vieira.

 

 

 

 

 

 

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A partir desta segunda feira (17), a Prefeitura passa a integrar a RedeSim, uma rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas no âmbito da União, Estados e Municípios. Essa integração ocorre também no Sistema de Registro Integrado (Regin), sistema da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). O avanço vai proporcionar ao empreendedor maior celeridade na abertura, alterações e baixas de empresas em Salvador, bem como a unificação de dados nos cadastros de todos os entes envolvidos.

"Mobilizamos nossas equipes e nos adequamos ao que existe de mais moderno, tornando mais célere a abertura de empresas em Salvador, o que é também uma forma de estimular a economia. A RedeSim unifica serviços da Sefaz, Sedur, Junta Comercial e Receita Federal e representa uma economia de tempo e de dinheiro para o novo empreendedor", afirma a secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer.

"Esse trabalho faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para a melhoria do ambiente de negócios na cidade. A Semdec, Sefaz e Sedur têm atuado juntas neste mesmo propósito", completa a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Unificação – Para agilizar ainda mais esse processo de abertura da empresa, a Prefeitura unificou a Taxa de Licença e Localização (TLL) com a Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF), para pagamento em um DAM (Documento de Arrecadação Municipal) único, e prorrogou o vencimento para 60 dias a partir do lançamento da inscrição municipal (CGA). Assim, o empresário não precisa mais pagar antecipadamente a TLL para ter o Termo de Viabilidade e Localização (TVL) emitido.

Facilitando ainda mais a legalização da empresa, a Sefaz e a Sedur integraram seus sistemas (TVL, Cadastro Imobiliário e Cadastro Mobiliário), simplificando o processo de atualização cadastral. Por exemplo, quando o contribuinte atualizar o seu TVL na Sedur, o cadastro na Sefaz e o Alvará de Funcionamento serão automaticamente atualizados.

“A Sedur, em conjunto com outros órgãos, está empenhada em desburocratizar todos os serviços de licenciamento. O próximo passo será a solicitação de Viabilidade de Localização, através do Sistema RedeSim, previsto para julho”, destaca o secretário da Sedur, João Xavier.

 

 

 

 

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SECOM - Secretaria de Comunicação
Telma e Sara: (71) 3202-6106 



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SECOM - Secretaria de Comunicação

Endereço: Praça Municipal, s/nº - Palácio Thomé de Souza - Centro, Salvador, BA - CEP: 40020-010

 

Renata Vidal - Secretária de Comunicação 

Paulo Dantão - Subsecretário - (71) 99907-4496

Luciana Silva - Diretora de Jornalismo -  (71) 99137-2604 

 

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A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador se estenderá para todos os agentes de segurança pública e trabalhadores da limpeza urbana acima de 18 anos, a partir de amanhã (18). O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (17), durante entrega do novo Terminal da Barroquinha. Na ocasião, o gestor falou sobre o esforço do município para inclusão de novos públicos na mobilização e sobre o acompanhamento dos números da pandemia na cidade.

“Nossa expectativa é, até quinta (20), ter vacinado todo o público mais vulnerável e os trabalhadores das áreas essenciais. Vamos defender na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que possa ser aprovada a vacinação por idade, para que a gente possa vacinar quem tem 59 anos para baixo, de forma decrescente”, explicou Bruno Reis. 

Dessa forma, acrescentou o chefe do Executivo municipal, a campanha de imunização em Salvador deverá ser mais fluida. “Hoje perdemos mais tempo conferindo se a pessoa tem direito a receber a vacina do que fazendo as aplicações. Pela estrutura que temos, não éramos para termos fila”, reforçou ele.

Bruno Reis também fez um apelo para que a população mantenha os cuidados para coibir o crescimento do número de casos do coronavírus. “Preciso fazer um alerta para a cidade. Os números nesse final de semana aumentaram de forma expressiva. Amanhecemos com 79% de ocupação de leitos de UTI e 12 pessoas aguardando por vaga de terapia intensiva – na sexta passada (14) só havia um paciente. Também há um número crescente de pacientes aguardando leitos de enfermaria: temos 16. Então, precisamos cada vez mais nos cuidar”, disse.

O prefeito não descartou a chegada de uma terceira onda da pandemia, não apenas em Salvador como no Brasil. “Aconteceu no mundo. Faço apelo para que não tenhamos que adotar novas medidas de isolamento social. Tomamos as decisões sempre acertadas, por mais duras que elas fossem, principalmente na área econômica. Precisamos nos cuidar. Se os números continuarem crescendo, se tiver risco de colapso na rede de saúde, não hesitaremos em tomar as medidas necessárias para preservar a cidade da terceira onda”, concluiu.

Mutirão – Foi destacado, ainda, o balanço do mutirão de vacinação no fim de semana, que levou 28h ininterruptas e conseguiu aplicar mais de 50 mil doses contra a Covid-19 – tanto da primeira quanto da segunda dose – nos postos montados através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e que funcionaram das 8h de sábado (15) às 12h do domingo (16). “Agradeço a todos os 1,5 mil vacinadores e aos demais envolvidos nesse processo, fazendo com que Salvador continue sendo uma das cidades que mais vacinam no país”, finalizou o prefeito.

 

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Nesta segunda-feira (17), é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Para contribuir no combate ao preconceito e garantir o direito de todos os cidadãos de Salvador, independentemente da orientação sexual e de gênero, uma das ações realizadas pela Prefeitura é a orientação para adequação de nome e gênero de pessoas trans.

Além do contato direto com a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), é possível buscar orientação sobre como dar entrada ao processo através do Centro Municipal de Referência LGBT, no Rio Vermelho. Outra opção é procurar uma das unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Em 2021, o Cras de Ilha de Maré, por exemplo, ajudou Luana do Brasil Pedro, 26 anos, a se tornar a primeira mulher trans da localidade a realizar a adequação de nome e gênero. Luana, que é coordenadora da Delegacia de Direitos Humanos de Salvador, com atuação no município de Candeias, foi batizada com o nome de Lucas Pedro.

Ela foi contemplada pelo V Mutirão de Adequação de Nome e Gênero da Defensoria Pública do Estado da Bahia, realizado entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano. Todo o processo de adequação foi iniciado e acompanhado pela unidade municipal.

“Por conta da pandemia, o acolhimento e encaminhamento da minha adequação pelo Cras foram feitos à distância, on-line. O processo de inscrição na Defensoria Pública, entrega de documentação, emissão dos certificados pelo órgão e registro em cartório durou um mês e meio. Agradeço à coordenadora Aline Jucá e toda a sua equipe”, comemora.

Decisão – Luana relata que a decisão foi tomada no início de sua transexualização, quando tinha 16 anos. Ela afirma que sempre contou com o apoio da família e também do seu marido, com quem é casada há quatro anos, o que faz do seu caso uma exceção.

“Eu ficava muito incomodada quando numa repartição pública, por exemplo, as pessoas me chamavam pelo meu nome masculino, se recusando a usar meu nome social. Acredito que ser a primeira mulher trans a conquistar esse sonho na segunda maior ilha da Bahia será uma inspiração para muitas outras pessoas que têm a mesma necessidade”, aponta.

A assistente social do Cras de Ilha de Maré, Clécia Ferreira, explica a importância do trabalho deste órgão a respeito da adequação de nome e gênero. “A partir do acolhimento da pessoa trans, geralmente vítima de violência, elaboramos um Plano de Acompanhamento Familiar para dar todo o suporte socioassistencial na construção dessa identidade até o encaminhamento da adequação à Defensoria Pública”, completa.

Estrutura – Salvador possui 28 Cras espalhados em diversos pontos da cidade. O endereço e contato das unidades podem ser acessados no site www.sempre.salvador.ba.gov.br/cras .

Já o Centro Municipal de Referência LGBT funciona na Avenida Oceânica, 3731, das 8h às 17h. “Temos aqui toda a estrutura necessária, seguindo os protocolos sanitários, para que as pessoas possam receber as orientações necessárias sobre o processo de adequação de nome e gênero, dentre outros serviços”, pontuou o coordenador do Centro LGBT, Marcelo Cerqueira.

 

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Um dos pontos mais importantes da região do Centro Histórico, o Terminal da Barroquinha, situado no final da Avenida José Joaquim Seabra, no Largo da Barroquinha, está de cara nova. Promovidas pela Prefeitura, as obras de requalificação urbanística e de mobilidade do local foram entregues nesta segunda-feira (17), em cerimônia simbólica com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos, além de gestores das pastas ligadas à intervenção.

Com investimento de cerca de R$6 milhões em uma área de quase 10 mil m², as obras duraram oito meses e trouxeram melhorias significativas na mobilidade de pedestres e ônibus que circulam diariamente na região, além de promover maior interação da população com o espaço público, por meio de elementos paisagísticos e equipamentos de esporte e lazer. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), em conjunto com a comunidade, e envolveu também as secretarias de Mobilidade (Semob) e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

O prefeito ressaltou que esta é mais uma obra realizada pela administração municipal nos últimos anos, a exemplo das ocorridas recentemente no Mercado de São Miguel e Rua Cônego Pereira, no esforço de requalificar a região do Centro Histórico. Ele ainda ressaltou que, no dia em que completa 44 anos, quem ganhou o presente foi a cidade.

“No Ouvindo Nosso Bairro, por exemplo, uma das questões mais apontadas pelos moradores é a de que não havia aqui um lugar para desenvolver atividades esportivas. Também melhoramos a mobilidade para as dez linhas atendidas pelo terminal”, disse Bruno Reis.

Na ocasião, também foi feita a entrega simbólica dos boxes e quiosques da região aos permissionários, em processo conduzido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). “Aqui também, como em outras obras da Prefeitura, também nos preocupamos com a questão econômica, então instalamos boxes e quiosques para ajudar as pessoas na geração de emprego e renda”, completou o prefeito.

Melhorias – A iniciativa compreendeu desde a redistribuição dos abrigos de ônibus, otimizando a área do terminal e das vias de circulação de veículos, até a proposição de intervenções arquitetônicas que reconfiguraram a paisagem urbana do local. Tudo obedecendo a critérios de humanização da área, com a implantação de paisagismo, áreas abertas, segurança viária, acessibilidade universal, conforto para os usuários do sistema de transporte, mobiliário urbano, novos abrigos, lixeiras, além do ordenamento do comércio informal.

A obra também introduziu rampas acessíveis às travessas que ligam o Largo da Barroquinha à Rua do Paraíso e remodelação das pistas de rolamento. O canteiro central foi dotado de paisagismo, ganhando gramado, mudas de árvores e plantas ornamentais. Também foram implantados travessia com faixa exclusiva para pedestres, área reservada para estacionamento de ônibus e microônibus, além de iluminação especial em LED

Há, ainda, pontos de embarque e desembarque com 14 módulos de abrigos de ônibus que têm sistema modular em estrutura metálica, vidro liso laminado incolor e bancos sem encosto. As obras ainda contemplaram implantação de 16 boxes para ambulantes, instalações administrativas da Secretaria de Mobilidade (Semob), sanitários públicos, pontos de vendas para ambulantes com capacidade para sete estandes e lanchonete, além de estacionamento rotativo para veículos.

Recreação – Buscando atender à demanda dos moradores das localidades do entorno que carecem de áreas verdes e de opções que propõem recreação ao ar livre, o novo Terminal da Barroquinha possui uma praça de lazer e esportes com quadra poliesportiva e área multiuso pavimentada com demarcação de roda de capoeira, academia de ginástica, equipamentos lúdicos para crianças e paraciclo descoberto.

Foi implantando um terraço sobre contenção existente, com acesso por escadarias ou pelas arquibancadas. Também há espaço reservado para com quiosque para duas baianas. Uma das permissionárias, a baiana de acarajé Laís Brandão, de 29 anos, era só felicidade e encantamento com o Terminal da Barroquinha requalificado.

“Espero que volte o movimento, pois ficou muito lindo o terminal. Está muito diferente do que eu via há quatro anos. Hoje está maravilhoso, tem muita natureza, área e campo para as crianças que queriam tanto um espaço como esse, só tenho a agradecer”, afirmou.

Já o ambulante Denilson Silva, 57 anos, que trabalha e mora na área do Centro Histórico, também destacou a transformação. “Aqui faltava iluminação, segurança, era um local subaproveitado que sofria deterioração, com patrimônio antigo, defasado, as pessoas tinham até medo de passar por aqui. Toda a reforma é bem válida e agora está tudo muito bonito, tudo feito pensando em todo o segmento que atua aqui”, avaliou.

 

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