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Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Salvador discute um dos principais desafios para a preservação dos recursos naturais e da saúde pública dos cidadãos: o saneamento básico. Até o próximo dia 27, a Prefeitura promove oficinas setoriais para a construção do diagnóstico técnico participativo, etapa essencial na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMBSI). Os encontros são on-line e realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), com o apoio das Prefeituras-Bairro (PB). 

As oficinas são abertas ao público e estão divididas por região de cada Prefeitura-Bairro, sendo realizadas com transmissão ao vivo pelo canal do PMSBI no YouTube, no endereço https://bit.ly/2QyBE4V, sempre às 14h, e interação em tempo real via chat/comentários. A ação ocorre por meio virtual, considerando os protocolos de segurança sanitária devido à pandemia de Covid-19. Os encontros já foram realizados nas regiões do Centro/Brotas (dia 12) e Barra/Pituba (dia 17). Nesta quarta-feira (18), ocorre a reunião da região da Cidade Baixa. 

O público das oficinas representa os diversos segmentos da sociedade civil, do poder público e de instâncias de controle social. São cerca de 60 atores estratégicos em cada PB, que apresentam as demandas e características dos bairros, a exemplo de organizações não governamentais (ONGs), agentes comunitários de saúde, lideranças locais, conselheiros e cooperativas de materiais recicláveis, entre outros. 

Tanto os atores estratégicos que estarão na plataforma digital, quanto as pessoas que estiverem acompanhando a realização das oficinas pelo canal do YouTube vão contribuir para a identificação das principais questões relacionadas aos componentes do Saneamento Básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais. 

De acordo com o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, as contribuições para o plano também podem ser feitas através do formulário disponível no site seinfra. salvador. ba. gov. br, na aba Plano de Saneamento Básico. “Estamos no processo de coleta de dados, tanto aqueles fornecidos pelos órgãos quanto pelas entidades que representam ou possuem relação com essa matéria. No entanto, ouvir o cidadão é muito importante porque, afinal de contas, é o usuário direto desse serviço e merece ser ouvido. Nessas reuniões, vamos saber sobre os problemas que afligem a pessoa no bairro onde mora, na sua rua, para então compilar as informações e apresentar um prognóstico de quais as saídas e soluções para resolver esses problemas”, declara. 

Próximas oficinas: 

19 de maio (quarta-feira) - Liberdade/São Caetano 

20 de maio (quinta-feira) – Cajazeiras 

21 de maio (sexta-feira) – Itapuã/Ipitanga 

24 de maio (segunda-feira) - Subúrbio/Ilhas 

25 de maio (terça-feira) – Valéria 

26 de maio (quarta-feira) – Pau da Lima 

27 de maio (quinta-feira) – Cabula/Tancredo Neves

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O bairro de Fazenda Coutos voltou a ser alcançado com o programa Morar Melhor. O prefeito Bruno Reis esteve na localidade nesta terça-feira (18) para autorizar a reforma de mais 201 casas, proporcionando às famílias beneficiadas, que viviam em situação precária de habitação, mais dignidade e qualidade de vida. 

“Aqui é um dos bairros onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos mais baixos da cidade, com moradias que necessitam dessas intervenções. O bairro Fazenda Coutos já havia sido beneficiado em todas as outras fases do Morar Melhor. Após a conclusão desta etapa, chegaremos a um total de 846 casas reformadas apenas aqui na região”, destacou Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza. 

Criado pela Prefeitura em 2015, o Morar Melhor realiza intervenções nas residências de baixo padrão construtivo através da requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores maior conforto. Na capital baiana, a iniciativa já transformou mais de 33 mil casas em mais de 150 localidades, realizando o sonho de milhares de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

A ação tem ganhado reconhecimento e vem servindo de modelo para governos municipais e estaduais em diversos lugares do Brasil. “Por mais que a gente melhore a cidade construindo praças, campos e quadras, rede drenagem, escolas, posto de saúde, o Morar Melhor acontece no local que é o mais importante de todo o ser humano, que é a própria casa. É no nosso lar que a gente descansa para ir ao trabalho no dia seguinte, que a gente educa nossos filhos, que recebe amigos e familiares. Sem sombra de dúvidas esse é o programa mais desejado pela população e é o que nos deixa mais felizes”, acrescentou o prefeito. 

Transformação – A realidade da diarista Maria Gabriela dos Santos, 42 anos, costuma ser parecida com a de diversas famílias que vivem em comunidades carentes. Moradora de Fazenda Coutos desde criança, ela conta que nunca conseguia juntar dinheiro para reformar a casa própria, que sofria com infiltrações em períodos de chuva. 

O transtorno, no entanto, ficou no passado após ela ser contemplada com o Morar Melhor. Hoje o imóvel de Maria serve de modelo para a vizinhança, sendo uma das primeiras construções a ter as melhorias concluídas. 

“Sempre pedia nas minhas orações para ser incluída no Morar Melhor e quando me ligaram dizendo que seria contemplada não acreditei. A minha casa era apenas no bloco e agora está toda rebocada, com pintura nova. Colocaram piso e pia no banheiro. Estou muito feliz”, celebrou ela, que mora com o marido e uma filha adolescente.

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) interditou cinco oficinas de vendas de peças usadas de veículos, na Avenida Suburbana, durante a Operação Inspicio, realizada nesta terça-feira (18). A ação conjunta com as polícias Civil (Furtos e Roubos de Veículos), Militar (Apolo) e Rodoviária Federal (PRF), além da Companhia Independente de Polícia Fazendária (CIPFaz) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), tem como objetivo fiscalizar e combater a venda de peças roubadas de veículos em Salvador. 

Duas unidades da oficina Palácio das Peças, na região do Lobato, foram interditadas por não possuir alvará de funcionamento da Prefeitura. A Léo Auto Peças e Bujão Auto Peças estavam com desvio de atividade, ou seja, possuíam alvará para comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos, mas estavam realizando reparação e manutenção de veículos com venda de sucatas de forma irregular. 

No momento da operação, os fiscais da Sedur interditaram também um estabelecimento (sem nome), por não possuir o alvará da Prefeitura, e apreenderam peças irregulares de veículos. “Vamos manter a fiscalização nesses estabelecimentos para combater esse tipo de comércio irregular em nossa cidade”, afirma o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior 

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Marcelo Tannus, o número de roubos de veículos neste mês de maio apresentou um crescimento. “Essa operação tem como o intuito de quebrar o ciclo vicioso de revenda de peças frutos de carros roubados”, concluiu o delegado.

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A partir das 18h desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abrirá 2,5 mil vagas para o agendamento para as pessoas com a 2ª dose da CoronaVac com data marcada igual ou anterior a 19 de maio no cartão de vacina ou descrita no site da SMS. A marcação será feita através do site Hora Marcada, no endereço www. vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br . 

As pessoas que realizarem o agendamento pela plataforma vão poder completar o esquema vacinal com o recebimento da 2ª dose do imunizante nesta quarta-feira (19).

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O projeto Tessituras do saber: patrimônio, memória e identidade promove, nesta semana, um ciclo de ações sobre educação patrimonial. Dentre os atos, está o lançamento da cartilha infantil e e-book voltados para o conhecimento do patrimônio cultural de Salvador, que acontece nesta terça-feira (18), na página @cavalo_marinho_sociocultural no Instagram e no site da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no endereço www. culturafgm. salvador. ba. gov. br . 

O grupo também fará uma live de lançamento do projeto sobre Educação Patrimonial, no YouTube da FGM, na quinta-feira (20), às 19h. Já a distribuição das cartilhas infanto-juvenis acontecerá entre os dias 24 e 28, nas unidades escolares, com cronograma e logística alinhados com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Contemplado no Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da FGM, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, o projeto conta com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. 

O Tessituras do saber tem como ideia principal disseminar informações, a partir de conceitos e delimitações sobre patrimônio cultural, com linguagem leve e acessível. A cartilha infantil foi escrita por Magnair Barbosa, com ilustrações de Bigod. Já o e-book foi redigido por Adriana Cerqueira e Nívia Alves. “Nos materiais falamos sobre o patrimônio cultural de Salvador e, principalmente, fazemos um apanhado do que é cultura, dando ênfase para os bens que foram patrimonializados pelo município, aqueles tombados e registrados”, explicou a coordenadora do projeto, Adriana Cerqueira. 

Identificação – Com linguagens distintas, porém com os mesmos conteúdos, a cartilha e o e-book irão atender públicos diferentes. "A cartilha é um produto infantil. Ela ficou muito bonita. Bigod conseguiu fazer ilustrações belíssimas, criou três personagens que passeiam por Salvador, e vem trazendo os patrimônios culturais da cidade, com uma linguagem acessível. Já o e-book é direcionado para o público adulto. Nele, falamos sobre o patrimônio cultural material e imaterial, mas de forma técnica, porque a gente faz um apanhado histórico sobre como foi constituído o conceito de patrimônio cultural, desde a década de 1930”, disse Adriana. 

O objetivo dos produtos é fazer com que qualquer cidadão, de todas as idades, seja capaz de promover essa identificação e, na sequência, o (re)conhecimento do que vem a ser um bem cultural, para depois despertar, em cada pessoa, atitudes e consciência de cidadania e, consequentemente, valorização e preservação desses bens. 

“Os produtos trazem conteúdos muito importantes para todos. Por exemplo, a gente tem o samba junino, que foi patrimonializado como bem cultural imaterial do município de Salvador. Ele acontece nos bairros de Engenho Velho da Federação e Engenho Velho de Brotas, então, a partir do momento que uma criança começa a ver aquela manifestação cultural ter o reconhecimento institucional, ela passa a ter um pertencimento daquilo. Daí temos a garantia que aquela manifestação vai ter continuidade. A partir do momento que incentivamos o pertencimento, a transmissão do conhecimento é gerada e passada para as novas gerações", completa Adriana Cerqueira. 

Para a coordenadora do projeto, o conhecimento sobre os bens culturais materiais é uma maneira de preservação da história e do local. "No momento que uma criança for ao Porto da Barra, ela vai saber que aquele monumento que está ali é o marco da fundação da cidade, a partir daí ela também passa a ter um pensamento de mais cuidado, de não depredar, além de um entendimento maior. Passar a se identificar, pertencer e consequentemente, preservar essa cultura," concluiu.

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A cidade de Salvador é a primeira cidade do Brasil a assinar uma carta de compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030. Na década anterior, entre 2011 e 2020, a capital baiana conseguiu atingir a meta três anos antes do acordado, em 2017, e a renovação do compromisso reforça a importância de um trânsito mais seguro. 

Isso foi possível graças ao Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. A ação é uma resposta aos desafios da ONU para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. Coordenada na capital baiana pela Superintendência de Trânsito (Transalvador), é composta por órgãos municipais, estaduais e federais, que têm a atenção voltada para a temática da segurança no trânsito. 

Segundo o superintendente Marcus Passos, a Transalvador investe em diversos segmentos de educação no trânsito, com o objetivo de reduzir acidentes. O gestor afirmou que todos os meses a autarquia tem ações planejadas, intensificadas com o Maio Amarelo, e também promovendo reciclagens com os motoristas da Prefeitura sobre segurança no trânsito. Além disso, a autarquia promoveu um curso on-line de direção defensiva para motociclistas, mototaxistas e motofrentistas, e cursos de educação no trânsito em escolas públicas e particulares. 

Além disso, a autarquia conta com ações conjuntas com as polícias rodoviárias Federal e Estadual e com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para manter dados e informações atualizadas sobre acidentes no trânsito. Há, ainda, os investimentos nas ruas, com sinalização, colocação do piso compartilhado, faixas elevadas, sinalizações diferenciadas e ampliação de calçadas. 

Passos ressalta a campanha veiculada este mês, dando atenção maior aos motociclistas com relação aos acidentes neste segmento. “Só em conseguir bater uma meta da ONU em sete anos para reduzir mortes e acidentes mostra que não só a população está tendo consciência, mas as ações têm sido positivas e os números comprovam isso”. 

Década de Ações Pela Segurança no Trânsito – A iniciativa foi lançada com o intuito de reduzir o número de mortes e lesões no tráfego mundialmente e salvar vidas. À época do lançamento, havia uma estimativa de cerca de 1,2 milhão de mortes por ano no trânsito. Atualmente, o número aumentou para 1,3 milhão. 

De acordo com Vitor Pavarino, consultor de segurança no trânsito da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), do ponto de vista relativo, é possível dizer que houve uma estabilização do número, considerando que aconteceu um aumento da população e da frota veicular. No entanto, os acidentes no trânsito ainda são a nona causa de morte no mundo e há muito a ser feito pelas cidades, estados e países. 

Dante Rosado, coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil, destaca que Salvador foi uma das cidades no país que conseguiu alcançar a meta. Isso culminou em mais uma década de ações, que vai vigorar até 2030. “Quem não conseguiu atingir a meta terá mais uma chance, e quem já alcançou, é mais uma oportunidade de avançar e reduzir o número de mortes”, disse Rosado. 

Segundo ele, o município tem total condição de avançar, pois já criou a cultura de promoção da segurança no trânsito dentro da gestão municipal. Atualmente, a capital baiana é referência, com grande chance de conseguir apoiar mais ainda a política de segurança no trânsito. 

“Hoje, atuamos com políticas e ações que vão desde capacitação à revisão de projetos e colocamos Salvador em contato com outras instituições para troca de experiências, o que beneficia cada vez mais as cidades. É muito bom poder contribuir para Salvador”. 

A iniciativa trabalha com quatro eixos que ajudam a qualificar e quantificar o problema: levantamento de dados e monitoramento do trânsito; fiscalização; educação para o trânsito; e mobilidade e desenho urbano. No eixo da comunicação, o objetivo é engajar a sociedade no enfrentamento do problema e fiscalização, mostrando aos agentes de trânsito que o trabalho deles vai além do usual, mas de mudar o comportamento dos motoristas, fazendo com que eles entendam que o papel deles é salvar vidas. 

Iniciativa Bloomberg – A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Mais informações podem ser obtidas na página www. bloomberg. org/ program/ public-health/ road-safety/ (em inglês).

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A Prefeitura prevê para o mês de junho o lançamento de mais um edital de seleção para os Programas de Pré-incubação e Incubação da IN Pacto – Incubadora de Negócios Sociais. A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e do Parque Social.

Na oportunidade, serão selecionadas pela IN Pacto, que integra o Centro Municipal de Inovação – Colabore, dez propostas para a modalidade de pré-incubação. Nesta fase, empreendedores em potencial recebem apoio especializado para transformar as ideias em uma empresa formalizada com um produto pronto para ser comercializado.

Ainda neste mês de maio, a IN Pacto inicia duas novas turmas: uma com oito negócios na pré-incubação, e a outra com dez negócios em fase de incubação, quando uma empresa já existente é auxiliada a desenvolver um produto inovador. Em março, a IN Pacto concluiu seu ciclo mais recente de capacitação, contemplando 13 negócios, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa (ICC) e com a Fundação Avina, além da Prefeitura.

“Costumo dizer que empreender é um caminho de oportunidade e um importante incentivo à retomada econômica da nossa cidade, principalmente neste momento de pandemia. As ações desenvolvidas pela IN Pacto contribuem para esse movimento, com mecanismos que possam despertar nas pessoas a crença de que elas podem mudar a realidade do entorno por meio dos seus negócios, além de obter benefícios próprios”, destaca a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos. 

A secretária da Secis, Edna França, lembra que a Prefeitura projetou, construiu e opera, em parceria com o Sebrae e o Parque Social, o Colabore, entendendo que a desigualdade social é o maior desafio a ser vencido em Salvador. “Este é o primeiro Centro de Inovação de Impacto com coworking público para microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups ou pessoas que possuam soluções de impacto social para a cidade e que, também, contribuam para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sem dúvida que a cidade ganhou muito nos últimos anos com essa estrutura e vai avançar mais ainda nessa agenda”, frisa.

Suporte técnico — A IN Pacto conta com três modalidades de apoio ao desenvolvimento de negócios: pré-incubação, incubação e graduação. São admitidas pelo processo seletivo da incubadora Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs). 

São selecionadas pela IN Pacto projetos e empreendedores que possam colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local, através de iniciativas sustentáveis e inovadoras, conforme a resolução da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os negócios apoiados pela incubadora recebem gratuitamente suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico, necessários para seu desenvolvimento, além de estrutura física para realização das atividades. Por força da pandemia, no entanto, as atividades de capacitação estão ocorrendo em ambiente virtual.

As atividades de qualificação estão divididas em capacitações coletivas e individuais, incluindo consultoria, mentoria e assessoria nas áreas de design, comunicação, marketing, direito e contabilidade. O ciclo completo de capacitação da IN Pacto conta com carga horária de 86 horas para pré-incubação e 171 horas para incubação. Já a graduação tem duração de seis a 12 meses.

Inscrição – Para participar dos programas da incubadora, é necessário que os interessados se inscrevam nas chamadas públicas divulgadas nos canais da IN Pacto, através do Instagram (@in.pacto.ssa), do e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou do WhatsApp: (71) 99983-4736. Além da inscrição, é preciso que os interessados também sejam aprovados no processo seletivo, de acordo com a modalidade e especificação dos editais.

 

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A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em Salvador nos 109 postos de saúde, das 8h às 16h, para todos os públicos incluídos. No caso dos cidadãos a partir de 60 anos e professores, há também atendimento pelo drive-thru do Shopping Barra, na Avenida Centenário.

A estratégia contempla crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, além dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é alcançar, aproximadamente, 750 mil pessoas.

O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia do novo coronavírus. Os grupos prioritários que já têm acesso à vacina contra a Covid-19 precisam estar atentos ao intervalo de 14 dias para a aplicação do imunizante contra a gripe.

“Esse prazo é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante e principalmente, para que possíveis efeitos pós-vacinais dos imunizantes não se sobreponham. O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a Covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa”, explica a infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

Todos os cidadãos do público eletivo devem apresentar, no ato da vacina, o documento de identificação oficial com foto e caderneta de vacinação. Já os professores devem levar também a cópia do contracheque. Confira a lista completa dos postos da vacina contra gripe no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .  

 

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), vai realizar um bate-papo da campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O evento on-line acontece nesta terça-feira (18), às 15h, através do Instagram @sempresalvador.

A atividade será promovida em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação ocorre em parceria com o Comitê Estadual e Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Com tema “A importância dos serviços socioassistenciais no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”, o evento será mediado pela psicóloga e supervisora dos Centros de Referência e Assistência Social (Creas), Débora Vieira. Além da participação da psicóloga Ashanti Elesbão, o evento também traz os profissionais de assistência social Eurides Oliveira, José Marcelo e Tatiane Cerqueira, que vão falar sobre o assunto.

“Esperamos que as informações que serão transmitidas tenham um amplo alcance e que possam impactar positivamente no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e as demais formas de violações. O público pode esperar uma tarde muito produtiva, que possibilite o esclarecimento de eventuais dúvidas e o encorajamento necessário para fazer multiplicar esse conhecimento em outros espaços”, destaca Débora Vieira.

 

 

 

 

 

 

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