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Três mil cestas básicas deram mais esperança a 26 instituições sociais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (Cmass) e que oferecem projeto, programa ou serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em Salvador. Realizada nesta quinta-feira (27), a ação foi promovida através de parceria entre o Cmass e a Secretaria Municipal de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com o objetivo de auxiliar as entidades no apoio às comunidades para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Na sede do Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (Cecom), na Garibaldi, o presidente da instituição, Ivan Gomes, afirmou que a ação chega em um momento oportuno e necessário, pois fortalece as entidades da sociedade civil para fazer frente aos impactos da pandemia, atendendo à população. Hoje no Cecom são 300 famílias assistidas pelos diversos projetos sociais oferecidos. No momento, 200 serão atendidas com as cestas.

“Para além até da questão de entrega de cesta, estamos nos sentindo no cumprimento, de fato, de uma assistência básica que é direito de todo cidadão, que é a da alimentação. Louvamos essa iniciativa”, declarou Gomes. 

O presidente do CMASS, Rodrigo Alves, avaliou a importância das doações para as entidades. “Elas vêm num momento que já superamos a discussão de solidariedade. Disponibilizar essas cestas é mais do que a missão do Conselho e se torna importante para nós, pois discute o direito das pessoas à alimentação. Estamos nessa operação para que as cestas cheguem às pessoas que precisam. Esse é o momento de somar todos os esforços“.

Cadastro – Caso a instituição não seja cadastrada, ela pode entrar em contato com o Cmass através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  para saber de que forma ela pode ser assistida pelo conselho. A distribuição foi realizada conforme a localização das entidades habilitadas a receber as cestas, em postos montados no Cecom, na Garibaldi; Capemisa, em Periperi e no Instituto Baiano da Paz no Centro Social Urbano de Castelo Branco.

 

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A Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, lançou uma campanha publicitária que alerta para as fatalidades e lesões graves decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas, principalmente, devido ao excesso de velocidade. As peças integram as ações promovidas pela autarquia municipal neste Maio Amarelo, que visa alertar sobre a segurança viária. 

No vídeo, exibido na TV, nas principais mídias e nas redes sociais da Prefeitura, um motociclista pilota em alta velocidade, realizando ultrapassagens e manobras arriscadas, antes de entrar em colisão com um automóvel num cruzamento de vias. Outdoors espalhados por algumas vias da cidade também alertam sobre a importância da redução da velocidade como forma de reduzir as mortes de motociclistas no trânsito.

Do total de acidentes registrados nas ruas da capital baiana nos quatro primeiros meses deste ano, 68% envolviam motocicletas. A Transalvador registrou 526 acidentes envolvendo motociclistas, que resultaram em 15 mortes desses condutores. 

No vídeo, o diretor de Urgência e Emergência da capital baiana, Ivan Paiva, informa que, de cada dez acidentes de trânsito registrados na capital baiana em 2021, seis envolvem motociclistas. Ele acrescenta que esta situação, alarmante por si só, é agravada pela pandemia, período no qual as UTI’s estão lotadas. 

“Se compararmos com o mesmo período do ano passado, houve uma queda nas ocorrências envolvendo motociclistas. Porém, os números deste ano ainda nos preocupam. Queremos, com esta campanha, sensibilizar esses condutores, alertar sobre os riscos do excesso de velocidade”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Além da campanha publicitária, a Transalvador realizou uma série de atividades ao longo do mês de maio. Dentre elas estão a divulgação do material educativo do programa Vivo na Moto em lojas de vendas de peças de motos e autoescolas; o curso homônimo de atualização em pilotagem segura para mototaxistas e motofretistas profissionais; e o Colóquio sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PnaTrans).

Link para o vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=vGz8bylEM3o

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Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participam, esta semana, de um curso para Captura de Enxames de Abelhas. Voltadas para os agentes lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), as aulas teóricas foram realizadas na sede do órgão, na Avenida San Martin, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.O objetivo da ação é instruir os profissionais para a atividade, bastante demandada pela população em Salvador. 

A iniciativa, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeb/Senar), traz aos agentes a noção de como as abelhas se comportam, suas funções na colmeia e o ciclo de vida. Além disso, são abordadas informações sobre o manejo correto de materiais utilizados para capturas, bem como a fabricação de caixas para retirada de enxame. 

O supervisor da Gepa, Robson Pires, salientou que a presença do enxame de abelhas em zona urbana acaba se tornando um problema. Através da capacitação, a intenção da GCM é realocar esses enxames, enviando para entidades que trabalham com apicultura. Pires afirmou que ainda não há previsão para que os agentes iniciem a captura em Salvador, mas salienta que todos os EPIs próprios para a atividade já foram adquiridos. 

A instrutora credenciada do Senar, Lana Carlton, explicou que a parceria surgiu a partir de uma necessidade da GCM e assim foi criada essa nova modalidade de curso, o primeiro na Bahia voltado para forças de segurança. “A Senar faz essa capacitação trazendo toda a segurança para os agentes atuarem junto à comunidade, com aulas teóricas e práticas, e encerramos com o simulado de captura de enxames em campo”. O simulado acontece nesta sexta-feira (28), em uma associação no município de Santo Amaro. 

Preservação – O guarda civil Fábio Sena faz parte do Gepa há quatro anos e considera a capacitação um aprendizado a mais que ele levará para o dia a dia no grupamento. “Salvador necessita desse suporte que o Gepa oferece, resgatando animais e colocando-os de volta no habitat natural. Como guarda, é uma gratificação poder me qualificar e ter oportunidade de salvar os animais que estão basicamente entrando em extinção na cidade”.

O agente destaca que as abelhas necessitam de uma atenção especial, porque o desmatamento da cidade tirou delas o lugar correto para fazer as colmeias. “Com a capacitação, podemos capturá-las e levá-las para um local onde elas podem fabricar o mel e fazer a polinização das cidades”, concluiu.

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Um edital, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no último dia 20, é mais uma etapa do processo de contratação de serviços técnicos especializados para execução de pesquisa socioeconômica, cultural e serviços de cadastramento físico-territorial georreferenciado em 214 imóveis da região do Pilar, no bairro do Comércio, em Salvador. A ação faz parte da elaboração do Diagnóstico Urbanístico, Socioeconômico e Cultural para subsidiar as ações no âmbito do Projeto Pilar. 

Uma das primeiras iniciativas em prol do projeto ocorreu em agosto de 2020, com a assinatura de convênio entre a Prefeitura, através da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e o Instituto Carlinhos Brown. O objetivo é incrementar um conjunto de ações urbanísticas, culturais, educacionais, econômicas e de incentivo ao uso habitacional, voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.

Dentro do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital baiana, a região do Pilar é demarcada como uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis). “As Zeis são áreas com algum tipo de precariedade, seja pela infraestrutura, pela urbanística, ou de concentração de população de baixa renda. Logo, cabe à Prefeitura a regularização dessas áreas. Acontece que não se trata de um processo simples, necessitando de um plano urbanístico, uma legislação própria e a regularização fundiária, que são as etapas iniciadas agora”, explica a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. 

Etapas – A primeira etapa consiste no cadastro dos moradores, de forma que a Prefeitura possa compreender o perfil dos habitantes da área, informando composição familiar, renda e escolaridade. A partir destes dados será possível fazer uma leitura das necessidades e demandas da comunidade. “Todo o processo de regularização depende deste perfil. Por isso é tão importante o trabalho em conjunto com os moradores, e este edital foca justamente neste cadastro, que é nosso primeiro passo”, reitera Tânia. 

A partir daí, serão convocadas reuniões com os moradores, de modo a reunir as demandas da comunidade, além da análise dos problemas por conta da desassistência histórica. Aliado a isso, a Prefeitura-Bairro desenvolve junto aos moradores um trabalho de desenvolvimento social, com diversas ações afirmativas. 

“Quando iniciamos um trabalho de regularização das Zeis, desenvolvemos uma série de ações em parceria, sempre aliando aquilo que a comunidade aponta com nosso olhar técnico. Se tudo correr bem, esse trabalho pode ser concluído até o final deste ano. O importante aqui é poder dotar essa comunidade de infraestrutura e fazer a regularização fundiária e uma legislação que atenda às condições e reivindicações da área”, completa a presidente da FMLF.

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O bairro de Boa Vista do São Caetano ganhou uma nova geomanta, implantada pela Prefeitura através da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Localizada na Rua 22 de Março, a proteção possui 1,8 mil m² de área e beneficia 80 famílias que residem nas imediações da encosta existente na localidade, proporcionando segurança e impedindo que deslizamentos de terra ocorram, principalmente em dias de chuva. A estrutura foi inaugurada durante solenidade simbólica com a presença do prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do coordenador de Ações de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior.

A obra teve investimento de R$251 mil. “Já implantamos em mais de 220 áreas da cidade essa tecnologia de geomanta, que se somam a 110 contenções de encostas definitivas de cortina atirantada e de solo grampeado. Tudo isso com o objetivo de levar mais segurança às famílias, que poderão ter noites de sono com mais tranquilidade”, destacou o prefeito.

Formada por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada, a nova geomanta de Boa Vista do São Caetano é capaz de impermeabilizar o talude evitando absorção de águas da chuva e, com isso, o risco de erosões e deslizamentos. Essas soluções são mais práticas e menos custosas em comparação às contenções de encostas tradicionais, sendo extremamente seguras e sempre passam por manutenção cotidiana. 

Morador da Rua 22 de Março, o pedreiro Eduardo Teles, de 29 anos, conta que a encosta ao lado da casa dele era motivo de constante preocupação. “Era muito mato, lixo, rato e até cobra. Em uma das chuvas, parte do barro desceu e destruiu o banheiro de uma das casas que fica na parte de baixo. Minha mãe e eu chegamos a nos mudar provisoriamente para casa de outro familiar com medo de uma tragédia. Depois dessa obra melhorou bastante a situação. Não temos mais receio de desabamento”, relatou.

Prevenção – A intervenção integra a estratégia de ações preventivas desenvolvidas ao longo do ano pela Codesal, dentro da Operação Chuva que ocorre entre março e junho, período em que historicamente ocorre o maior volume de precipitações na capital baiana. “Todas as obras são importantes e representam benefícios para a população, mas têm algumas com importância muito maior, a exemplos das geomantas e contenções, porque protegem a vida”, assegurou Bruno Reis.

Ele citou o último censo do IBGE que apontou que Salvador possui mil pontos de risco para deslizamento de terra. “Em oito anos e cinco meses protegemos 30% dessas áreas. Se esse trabalho tivesse sido feito por outros governantes talvez não teríamos mais áreas de risco na cidade”, frisou o chefe do Executivo municipal, acrescentando que a capital baiana está cada vez mais preparada para lidar com as chuvas.

 

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As obras de requalificação viária na Avenida Tancredo Neves, promovidas pela Prefeitura, prosseguem na capital e já alcançam 20% da intervenção concluída. O projeto vem sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), e abrange também a Avenida Magalhães Neto, com o objetivo de melhorar a fluidez no tráfego de uma das regiões mais movimentadas da cidade.

A requalificação contemplará a região com uma ligação subterrânea (trincheira bilateral), que vai permitir uma conexão direta entre a Magalhães Neto e o miolo empresarial da Avenida Tancredo Neves, com redução de fluxo na pista marginal. Também estão previstos recapeamento das vias existentes e ajustes na passarela instalada no local, além de drenagem, iluminação em LED e paisagismo. Essas intervenções no trecho vão proporcionar facilidade de acesso para pedestres, ampliação da passarela e a possibilidade de implantação de ciclovia na região.

O secretário da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, afirmou que a intervenção vai otimizar ainda mais o trânsito naquela região. “As obras, com investimento na ordem de R$42,9 milhões, têm prazo de conclusão previsto para dezembro deste ano.”

Também está prevista a construção de uma ponte sobre o Rio Camarajibe, que terá pista de concreto, passeio e guarda corpo, e também a execução de micro drenagem e fundações. Além da trincheira e da ponte, um viaduto está sendo implantado nas imediações da praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, com o objetivo de direcionar o fluxo de veículos sentido Rótula do Abacaxi. O equipamento visa diminuir o entrelaçamento de fluxos no acesso ao Viaduto dos Rodoviários, sentido Acesso Norte e BR-324.

Complemento ao BRT – De acordo com o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, o projeto da intervenção foi idealizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e Semob, com o objetivo de adequar a mobilidade da região da Avenida Tancredo Neves após a finalização das obras do BRT.

“No planejamento operacional do BRT existem linhas circulares expandidas que passam pela Avenida Tancredo Neves, e, para que o local pudesse suportar a nova dinâmica de fluxo, foi necessário repensar toda a região”, afirmou. Para isso, foi planejada a construção do viaduto na Avenida ACM sentido Acesso Norte, o mergulho na Avenida Tancredo Neves, o novo pontilhão sobre o Rio Camarajibe e a duplicação da Rua Marcos Freire, em frente à Tend Tudo.

O diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Correa, afirmou que foram percebidos então os principais pontos de congestionamento e, para solucionar esta demanda, optou-se pela ligação subterrânea de aproximadamente 200 metros. Neste momento, segundo Correa, a obra está no seu estado mais crítico, com a Avenida Magalhães Neto com uma faixa de pista no sentido Sarah e com uma faixa no sentido orla, com opção de uso da via marginal. A situação deve melhorar a partir de agosto, conforme o andamento das obras.

“Com o aumento da fluidez, veremos uma diminuição de estresse para a população, o transporte público será beneficiado e, também, vai melhorar as condições viárias para o pedestre com a ampliação das passarelas”, finalizou.

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A Prefeitura de Salvador é uma das participantes de um diálogo público intitulado “Gestão Fiscal nas Cidades”, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no âmbito do Programa TCU+Cidades. O evento acontece nesta quinta-feira (27), das 10h às 12h, com transmissão pelo canal do TCU no YouTube, e os participantes poderão enviar perguntas e comentários por meio do chat. 

A administração municipal será representada pela secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer. O webinário trará informações e orientações técnicas sobre finanças públicas e responsabilidade fiscal, com o intuito de atuar pedagogicamente com os municípios do país, a fim de prevenir falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos. 

A abertura será realizada pelo vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e seguirá com a apresentação dos painéis: Princípios da Gestão Fiscal e Estrutura da Governança Fiscal. O evento contará, ainda, com a moderação do secretário-geral de Controle Externo do TCU, Leonardo Albernaz, e do secretário de Macroavaliação Governamental, Alessandro Caldeira. 

Também participam do webinário a subsecretária de contabilidade pública, Gildenora Milhomem, a diretora de Fiscalização de Planejamento e Orçamento (Semag/TCU), Lucieni Pereira da Silva, e o diretor de Fiscalização da Responsabilidade Fiscal (Semag/TCU), Renato Lima Cavalcante. 

Exemplo de equilíbrio das finanças municipais e utilizada como modelo de gestão, a capital da Bahia foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a mais eficiente do país no que se refere aos pagamentos de compromissos, conforme o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2020, do Ministério da Economia.

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O Conselho Tutelar XIV – Ilhas promove uma ação itinerante que ocorrerá nesta quinta-feira (27), das 9h às 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santana, em Ilha de Maré. A intenção é facilitar o acesso da população local aos serviços destinados à criança e ao adolescente, dificultados principalmente pelo isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Para o atendimento é indispensável o uso de máscara e a apresentação de documento original com foto. Na oportunidade estarão presentes todo o colegiado do Conselho Tutelar, num total de cinco conselheiros, para atendimento, orientação e encaminhamento das demandas espontâneas da comunidade.

“A ação se faz necessária, uma vez que a região faz parte da área de abrangência de responsabilidade deste órgão e carece de atenção à infância e juventude local”, explica Rodrigo Ribeiro, um dos integrantes do Conselho Tutelar XIV – Ilhas. 

Além de Ilha de Maré, o Conselho Tutelar XIV atende ainda as ilhas dos Frades e de Bom Jesus dos Passos. No total, Salvador possui hoje 18 conselhos tutelares, todos vinculados à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A função primordial consiste em zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

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A partir de quinta-feira (27), o trânsito na Rua Siqueira Campos, no Barbalho, passa a ser apenas sentido único, com fluxo permitido a partir da Rua dos Perdões, no Santo Antônio Além do Campo, na direção do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia). A previsão é que esta alteração dure cerca de 30 dias.

A mudança é necessária para a conclusão da primeira etapa das obras de saneamento na via, de responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Ainda em decorrência das intervenções, o estacionamento será proibido em toda a extensão da via.

O condutor que estiver no Barbalho e quiser trafegar na Rua Siqueira Campos precisará acessar a Rua dos Perdões. Já o itinerário dos ônibus seguirá novo roteiro, com os veículos acessando as ruas Emilio dos Santos, dos Perdões e dos Adobes, de onde seguem com o itinerário normal.

Os agentes de trânsito e transporte vão intensificar a atuação na via com o objetivo de orientar condutores e pedestres. A sinalização também será reforçada no local.

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