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Moradores do bairro de Nova Esperança recebem, nesta terça-feira (1º), um importante apoio na busca pela superação de vulnerabilidades sociais, com a realização da 1ª edição do projeto CadÚnico Itinerante. Realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a ação visa tornar o serviço mais acessível à população e ocorrerá das 8h às 14h, na Associação Beneficente Moradores de Nova Esperança (ABMNE), localizada na Rua Castro Alves, 8, Nova Esperança – Ceasa.

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, explicou que os atendimentos do Cadastro Único foram suspensos no início da pandemia, atendendo a uma portaria do Ministério da Cidadania. Com a retomada das atividades, foi observada uma demanda muito grande da população pelo serviço.

“Por isso estamos iniciando esse projeto de descentralização dos atendimentos, levando o serviço para perto da população que mais precisa. Assim, evitamos a formação de filas, aglomerações e possíveis contágios pela Covid-19, e efetuamos a prestação dos serviços socioassistenciais”, completou.

Durante a ação, que tem a expectativa de atender 150 famílias, a população poderá tirar dúvidas, fazer inclusões, além de atualizações cadastrais. A programação itinerante vai ocorrer duas vezes por semana, em bairros com grande número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.

CadÚnico – O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um banco de dados que identifica e caracteriza as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em função da renda. Desta forma, proporciona o entendimento da realidade socioeconômica para a formulação de políticas públicas que promovam a superação de condições de vulnerabilidade e risco social. Através dos cadastros, a população pode ter acesso a programas como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Tarifa Social de Energia.

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Os bairros do Bonfim e Patamares foram os primeiros da capital baiana a receberem o Zona 30, um conceito internacional de engenharia de tráfego que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. A iniciativa, que integra a mobilização do Maio Amarelo, foi implantada pela Prefeitura e as mudanças entregues pelo prefeito Bruno Reis e pelo superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Marcus Passos, nesta segunda-feira (31), durante solenidade simbólica na Cidade Baixa.

Em Salvador, as melhorias do Zona 30 ocorreram na Baixa do Bonfim e nas ruas no entorno do Condomínio Greenville (Patamares). Nessas localidades, as velocidades máximas foram readequadas para 30 km/h, tornando o trânsito mais humanizado. Além da readequação da velocidade viária, também foi colocada sinalização especial, tanto vertical quanto horizontal, e faixas nas cores verde para alertar os condutores de veículos sobre a passagem de pedestres.

Aliado a isso, houve ainda decoração urbana, promovida por equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), com instalação de bancos, esculturas e plantas. A ação resultou em um aspecto mais agradável às vias, fazendo com que o cidadão se sinta acolhido. 

“Aqui no Bonfim havia desorganização grande no trânsito, com frequência de acidentes Está comprovado que não há melhor decisão para diminuir o número ocorrências do que a redução das velocidades das vias. Isso não compromete o fluxo do trânsito. Pelo contrário, a partir de ordenamento, na prática, o tempo de deslocamento acaba sendo menor”, destacou o prefeito, anunciando que medidas viárias similares serão adotadas em outras regiões da cidade.

Redução de acidentes – Criado na Alemanha, o Zona 30 já é adotado em diversas cidades da Europa e do Brasil. Esse conceito tem se mostrado uma solução bastante interessante para ser aplicada em locais específicos, já que a implantação necessita de um estudo prévio do comportamento do tráfego no local, priorizando áreas residenciais ou com grande densidade de pedestres. 

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas por Salvador desde 2013 no quesito segurança viária. Inclusive, como lembrou o prefeito, a cidade alcançou, com três anos de antecedência – isto é, em 2017 –, uma meta firmada junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, cujo prazo era 2020.

Novamente, a capital baiana firmou compromisso para avançar ainda mais na segurança viária. “Fomos a primeira Prefeitura do Brasil, este ano, a renovar esse compromisso com a ONU. Até 2030, a meta é reduzir em mais 50% o número de mortes no trânsito e, para isso, avançaremos em ações como o Zona 30 pela cidade”, frisou.

Avaliação – Quem mora na região do Bonfim aprovou o novo conceito de mobilidade. “A sinalização está mais reforçada, trazendo mais segurança para aqueles que são mais vulneráveis no trânsito, que são os pedestres. Aqui é uma área com muitas casas e, agora que ela foi toda revitalizada, muita gente tem saído mais para caminhar”, afirmou o marceneiro José Diniz, 58 anos.

A aposentada Eliana Pereira, 72 anos, acredita que as intervenções trazidas pelo Zona 30 vão promover a reeducação das pessoas. “Muitos motoristas são apressados demais e a velocidade em excesso é o que justamente resulta em atropelamentos, batidas. Numa via com o trânsito mais calmo, ocorrências do tipo tendem a ocorrer bem menos. Ter ruas e avenidas seguras é direito de todos nós cidadãos e acho tudo isso pode ser proporcionado a partir de ações como essa que a Prefeitura está fazendo”, aprovou.

Exemplos – O Zona 30 foi o tema da Semana Global de Segurança Viária promovida pela Organização das Nações Unidades (ONU) este ano, que aconteceu entre os dias 17 e 23 de maio, visando reduzir acidentes e lesões no trânsito. Com o tema “Ruas Pela Vida”, a semana objetivou garantir o cumprimento de velocidades baixas em vias urbanas e conquistar apoio local para se ter cidades mais seguras, saudáveis e habitáveis

Cidades como Nova York, Bogotá, Londres, Paris e São Paulo estão readequando as velocidades das vias, entendendo que essa é uma das formas mais efetivas de se evitar mortes no trânsito. A velocidade inadequada, ou seja, demasiadamente alta para a via, ou excessiva, acima do limite permitido, são algumas das principais causas de acidentes com gravidade no mundo. 

Por isso que entidades internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendam a adequação das velocidades no trânsito como forma de diminuição de acidentes. Segundo a OMS, uma redução de até 5% na velocidade média do veículo pode resultar em 30% menos sinistros fatais. 

Um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que um atropelamento a uma velocidade de 60km/h equivale a aproximadamente uma queda do 6º andar, com 98% de chance de o pedestre morrer. Ou seja, quanto mais rápido um veículo estiver trafegando, maiores serão o impacto, o risco de ocorrência de acidente e a gravidade com que o acidente ocorre.

Balanço – De janeiro a abril deste ano, a Transalvador registrou 57.401 infrações por excesso de velocidade. Este número é 50,5% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 116.355 notificações foram emitidas por esse tipo de infração. Mesmo com essa diminuição, os números ainda são expressivos e demonstram a necessidade de atenção ao trânsito.

 

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O projeto “Como fazer um Inventário Participativo em minha comunidade” promove uma breve formação da população de Salvador através de videoaulas gratuitas, no canal do YouTube que pode ser acessado no link https:// www. youtube. com / channel/ UC9mlNKe6gJOukAfkNh8cWLQ. A intenção é contribuir para a formação em educação patrimonial de estudantes e detentores de bens culturais, bem como estratégia de preservação e salvaguarda dessas manifestações presentes em diferentes comunidades da capital baiana. 

O projeto foi um dos contemplados pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural da Fundação Gregório de Mattos, através da Prefeitura, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Na página estão disponíveis três vídeos, sendo que um deles, com o tema "O que é Patrimônio Cultural Imaterial?", procura definir e diferenciar os patrimônios culturais Material e Imaterial através de inúmeros exemplos, incluindo os bens imateriais registrados e os bens materiais tombados na Bahia. 

No segundo vídeo, o conteúdo aborda "Qual a importância de um Inventário Participativo?", definindo o que seria um inventário participativo enquanto estratégia de preservação e salvaguarda dos bens. Já no terceiro e último vídeo, a temática é "Inventariando minha comunidade", voltado para a parte prática da realização de um inventário com base na obra "Educação Patrimonial inventários participativos: manual de aplicação" (Iphan, 2016), que inclui uma série de dicas metodológicas para a realização de entrevistas, captação de imagens, pesquisa documental e, sobretudo, mostra o passo a passo para preencher as fichas do inventário. 

“Creio que o projeto poderá ajudar as pessoas a conhecerem melhor sobre o tema Patrimônio, incluindo a diferenciação entre Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Ainda, poderá estimular as comunidades a identificar e inventariar seus próprios bens culturais, além de valorizarem e preservarem esses bens”, afirma a historiadora e professora Fernanda Gallo.

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Os mototaxistas da capital baiana poderão retirar, a partir de segunda-feira (31), as cestas básicas oferecidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), para minimizar as perdas econômicas causadas pela pandemia de Covid-19. A entrega acontecerá na sede da Secretaria, em Amaralina, e o benefício será entregue apenas aos trabalhadores que estiverem devidamente credenciados. 

A ação acontece de forma escalonada, de acordo com o alvará do mototaxista, sempre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Nesta segunda (31), são entregues as cestas básicas aos trabalhadores com alvará de M-0001 a M-300. Na terça-feira (1º), os de alvarás M-301 a M600 poderão retirar o benefício. 

Na quarta-feira (2) as cestas serão entregues para os mototaxistas de alvará entre M-601 a M-900. Já na próxima semana, na segunda-feira (7), é a vez dos alvarás M-901 a M-1269 serem beneficiados. Aqueles que não comparecerem no dia determinado, poderão fazer a retirada na terça-feira (8). 

Documentação e protocolos – Para receber a cesta básica, os mototaxistas devem apresentar o alvará de circulação ou o crachá de identificação, além de um documento de identificação com foto (RG ou CNH). Para acessar as dependências da Semob, será exigido o uso da máscara, como medida de proteção contra o coronavírus. Além disso, não será permitido o acesso de pessoas trajando bermudas e camisetas.

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai prosseguir a vacinação contra a Covid-19 na segunda-feira (31) apenas para aplicação da segunda dose. Neste domingo (30), não haverá imunização na cidade. 

A estratégia acontecerá na segunda, por demanda aberta, das 8h às 15h, para as pessoas com a data de retorno até o dia 31 de maio. Antes de comparecer aos postos, é necessário conferir a data indicada no cartão de vacina ou no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . 

As pessoas que precisam receber a segunda dose do imunizante Oxford para fechar o esquema vacinal também podem fazer o agendamento pelo site Hora Marcada, no endereço vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br . A aplicação da primeira dose continua suspensa devido à falta de vacinas, sendo retomada apenas após o envio de lotes por parte do Governo Federal. 

Locais – A segunda dose da CoronaVac será aplicada nos seguintes pontos: Unijorge Paralela (drive e fixo), Faculdade Bahiana – Unidade Brotas (drive e fixo), Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu (drive e fixo) e UBS Nelson Piauhy Dourado (fixo). 

Já a segunda dose do imunizante da Oxford estará disponível nos drive-thrus montados na Arena Fonte Nova – Nazaré, 5º Centro de Saúde – Barris; Vila Militar – Dendezeiros, Parque de Exposições – Paralela; Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos e Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio. Os cidadãos também podem seguir para um dos seguintes pontos fixos, situados na UBS Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora; 5º Centro de Saúde – Barris; Colégio da Polícia Militar - Dendezeiros; Parque de Exposições – Paralela; USF Fernando Filgueiras – Cabula VI e USF Cajazeiras X.

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As obras para implantação do Polo de Economia Criativa, conhecido como Doca 1, no Comércio, foram vistoriadas pelo prefeito Bruno Reis neste sábado (29). Com 50% das intervenções concluídas, o equipamento que está sendo construído pela Prefeitura já possui fundação, cobertura e módulos construídos, e entrará em fase de acabamento com colocação de revestimentos e pavimentação. A estimativa é que os serviços sejam finalizados no final de agosto. 

O Doca 1 vai funcionar como uma plataforma de negócios para fomentar o desenvolvimento das empresas e a produção e distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual, a criatividade e cultura como insumos primários. O lugar terá 2.468 m² de área e poderá abrigar ao menos 40 empresas criativas da capital baiana de setores como cultura, música, entretenimento, design, mídia e conteúdos digitais. 

Na estrutura, os participantes conviverão em uma rede de espaços compartilhados, com acesso a cursos, oficinas, consultorias e eventos. Além disso, a estrutura terá espaço gastronômico, estúdios, ateliês, restaurante escola, uma praça de eventos e loja conceito.  

Novas sedes – Ainda no Comércio, Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e de diversos secretários, percorreu a Rua Miguel Calmon para vistoriar imóveis que poderão receber sedes de órgãos municipais. Dentre eles estão as secretarias de Inovação e Tecnologia (Semit), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Educação (Smed) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), dentro da estratégia de reocupação e revitalização do Centro Antigo. 

Nos últimos anos, foram transferidas para a região as secretarias de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Gestão (Semge), Cultura e Turismo (Secult), além da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e Empresa Salvador Turismo (Saltur). 

Por fim, na Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Shopping Salvador, o prefeito visitou mais um edifício que futuramente receberá instalações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

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O programa Iluminando Nosso Bairro levou novo sistema de iluminação a duas das três ilhas de Salvador, com a instalação de 691 pontos de iluminação em LED em 73 ruas de Ilha de Maré, e 237 pontos em 29 localidades de Bom Jesus dos Passos. A melhoria reflete na vida de mais de sete mil pessoas que moram nas duas regiões.

O investimento total foi superior a R$1 milhão, sendo R$795 mil para a modernização de Ilha de Maré e R$272,7 mil destinados a Bom Jesus dos Passos. A iniciativa é conduzida pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Além de possibilitar a redução nas tarifas de consumo, gerando ainda mais economia aos cofres públicos, contribui com a segurança da população.

A engenheira do Iluminando Nosso Bairro, Silene Santana, explica que a nova tecnologia em LED proporciona maior qualidade, melhora a iluminação da rua e oferece mais visibilidade aos pedestres e motoristas. "O sistema possui mais eficiência energética e um maior tempo de vida útil, o que diminui o período de manutenção, e proporciona mais segurança para a comunidade. Além de contribuir com a sustentabilidade, por conta da baixa emissão de calor e do consumo de energia", avalia.

Balanço – De janeiro a maio deste ano, a ação já instalou mais de 9,5 mil lâmpadas em LED, com investimento de cerca de R$12 milhões e que beneficiou as comunidades do Alto do Coqueirinho, com 509 pontos de iluminação em 88 logradouros; o bairro do Resgate, com 389 pontos espalhados por 15 ruas; e na localidade da Ribeira foram colocados 469 pontos em 60 ruas. Já os oito bairros de Cajazeiras (II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI), foram iluminados com 3.910 pontos de luz em 646 vias.

 

Em Campinas foram instalados 843 pontos de luz de LED, distribuídos por 108 localidades. Já Cosme de Farias teve 1.659 pontos em 255 logradouros e Tancredo Neves obteve 1.765 pontos em 279 ruas.

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Com a nova restrição do horário de locomoção noturna entre as 20h desta sexta (28) e as 5h da próxima segunda-feira (31), o transporte público através dos ônibus terá o horário alterado durante o fim de semana. Com isso, a última viagem nos principais corredores está programada para as 21h, enquanto nas estações de transbordo os últimos ônibus sairão às 21h30. Já o Elevador Lacerda funcionará até as 19h30

Os veículos da frota reguladora serão disponibilizados para atender a demanda caso haja necessidade, e ficarão distribuídos entre as estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga e Acesso Norte. Os agentes de trânsito e transporte estarão nos principais pontos fazendo o monitoramento e realizando os ajustes necessários para garantir o atendimento.

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) está elaborando o processo licitatório para escolher o agente de crédito que vai operacionalizar o Programa CredSalvador, sancionado neste mês de maio. O programa faz parte do pacote de medidas emergenciais da atual gestão para retomada econômica da capital baiana, e tem o objetivo de oferecer R$10 milhões em microcréditos a um público estimado em 4,3 mil empreendedores.

A seleção do agente de crédito será por meio de um pregão eletrônico, através da melhor oferta, após recebimento de propostas dentre as empresas habilitadas a prestar serviços de qualidade. O selecionado será responsável pela criação de uma plataforma digital e operacionalização dos empréstimos de forma rápida, segura e sem burocracia.

O programa vai beneficiar profissionais autônomos e liberais, cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, microempreendedores (MEIs) e microempresas (MEs). Os créditos variam entre R$500 a R$5 mil para profissionais autônomos e liberais e para microempreendedores individuais (MEIs); e de R$1mil até R$15 mil para microempresas (MEs), cooperativas e associações, com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela e juros mensais de até 0,7%.

O CredSalvador prevê ainda a capacitação dos beneficiários em empreendedorismo e gestão financeira. Entretanto, para participar, é necessário que os interessados possuam licença, permissão ou outro tipo de registro no município.

De acordo com a secretária da pasta, Mila Paes, o objetivo do programa é dar fôlego ao microempreendedor que teve sua atividade impactada pela pandemia do Covid-19, permitindo uma recomposição emergencial de capital de giro por meio de condições muito flexíveis. “A Semdec está agora com nossa área de projetos buscando prosseguir com o programa o mais rápido e eficientemente possível para que o setor econômico dos empreendedores de Salvador supere esse momento difícil”, finalizou.

 

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