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A operação do transporte público em Salvador terá seu horário ampliado a partir desta quinta-feira (6), após anúncio da do novo horário do toque de recolher estadual na cidade, que passou para as 22h. Com isso, as atividades comerciais também terão seu horário de funcionamento ampliado, conforme as determinações do decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira (5). 

Os ônibus que atendem os principais corredores da cidade farão sua última viagem a partir das 22h30 em direção aos bairros. Já nas estações, para garantir atendimento aos passageiros do metrô, que tem a viagem final programada para as 22h30, os últimos ônibus sairão das estações de transbordo às 23h30. 

Os veículos de frota reguladora serão disponibilizados nas estações nos horários de pico para garantir o atendimento e evitar aglomerações. Os agentes de transporte também vão acompanhar a operação, realizando os ajustes necessários e orientando os usuários. 

“Com a ampliação do horário do toque de recolher, os cidadãos podem ficar mais tranquilos, pois teremos ônibus disponíveis até mais tarde. Equipes de transporte estão em locais estratégicos acompanhando toda a movimentação e agindo de forma imediata sempre que for identificado algum problema, além de buscar evitar aglomerações nos pontos e nos coletivos”, destacou o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller.

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Mais uma etapa para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) será iniciada na próxima quarta-feira (12). Promovidas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), com o apoio das Prefeituras-Bairro (PB), as oficinas setoriais de caracterização e diagnóstico preliminar têm como objetivo a construção do diagnóstico técnico participativo, em uma relação de parceria com diferentes instituições e as organizações sociais para o processo de elaboração do Plano. 

As oficinas estão divididas por região de cada PB e serão realizadas até o dia 27 deste mês, com transmissão ao vivo pelo canal do PMSBI no YouTube, no endereço https://bit.ly/2QyBE4V e interação em tempo real via chat/comentários. A ação será por meio de plataformas digitais, considerando os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia. 

O público das oficinas será diversificado, representando os diversos segmentos da sociedade civil, do poder público e de instâncias de controle social. São cerca de 60 atores estratégicos em cada PB, que representem as demandas e características dos bairros, a exemplo de organizações não governamentais (ONGs), agentes comunitários de saúde, lideranças locais, conselheiros e cooperativas de materiais recicláveis, entre outros. 

Tanto os atores estratégicos que estarão na plataforma digital, quanto as pessoas que estiverem acompanhando a realização das oficinas pelo canal do YouTube vão contribuir para a identificação das principais questões relacionadas aos componentes do Saneamento Básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais. 

Calendário

12 de maio (quarta-feira) - Centro/Brotas 

17 de maio (segunda-feira) - Barra/Pituba 

18 de maio (terça-feira) - Cidade Baixa 

19 de maio (quarta-feira) - Liberdade/São Caetano 

20 de maio (quinta-feira) - Cajazeiras 

21 de maio (sexta-feira) - Itapuã 

24 de maio (segunda-feira) - Subúrbio/Ilhas 

25 de maio (terça-feira) - Valéria 

26 de maio (quarta-feira) - Pau da Lima 

27 de maio (quinta-feira) - Cabula

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Devido à mudança no horário do toque de recolher decretado pelo governo estadual, que passou a ser de 22h às 5h, o horário de algumas das atividades consideradas não essenciais em Salvador também sofreu mudanças, já em vigor. As determinações estão presentes no decreto 33.858, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) da quarta-feira (5). 

Com isso, os shoppings centers, centros comerciais e similares passam a funcionar de terça a sábado, incluindo feriados, das 10h às 21h. Já restaurantes, bares, pizzarias, temakerias, sorveterias, doçarias, cafeterias e similares podem funcionar de quarta-feira a domingo, inclusive feriados, das 11h às 21h30, sendo que os clientes só poderão acessar os estabelecimentos até uma hora antes do fechamento, ou seja, às 20h30. 

Os estabelecimentos como salões de beleza, barbearias e similares localizados em shopping centers e centros comerciais seguirão o horário destes empreendimentos. Para os demais, o horário de funcionamento será de terça-feira a sábado, inclusive feriados, das 10h às 20h. 

As clínicas de estética podem abrir de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 7h às 20h. Por sua vez, o horário autorizado para a realização de serviços da indústria da construção civil será de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. 

As atividades de comércio nas praias de Salvador também foram liberadas, de acordo com o decreto, de segunda a sexta-feira, em horário livre. A exceção é aplicada ao Porto da Barra, que está aberta de terça a sexta-feira. 

Continuam fechados centros culturais, museus e galerias de arte, clubes sociais, recreativos e esportivos, cinemas, teatros, espaços de eventos sociais (casamento, aniversário, bodas, formatura e similares), espaços de eventos infantis, parques de diversão e parques temáticos, campos e quadras públicas, centro e espaços de convenções, praias e parques. 

Demais atividades – Quanto às demais atividades, permanece o funcionamento anterior ao decreto 33.858. Sendo assim, funcionam todos os dias os serviços de saúde, supermercados, panificadoras, delicatessens, açougues e conveniências, farmácias e drogarias, agências bancárias, lotéricas, laboratórios de análises clínicas, postos de combustíveis, call centers, oficinas mecânicas e borracharias, cemitérios e serviços funerários, hotéis, pousadas e demais estabelecimentos de alojamento, academias de ginástica e similares, cursos livres, templos religiosos e igrejas, e indústria – exceto da construção civil, clínicas veterinárias e pet shops, lojas de material de construção e funcionalismo público não essencial. 

Também estarão liberados a funcionar, só que de segunda a sexta, atividades da construção civil (7h às 17h), indústria da construção civil (7h às 17h), escritórios administrativos, contabilidades, consultoria e similares (10h às 17h), escritórios de advocacia (10h às 17h) e autoescolas (10h às 20h). 

De terça a sábado poderão funcionar comércio de rua, das 10h às 18h. Aos sábados, esses estabelecimentos estarão livres para iniciar as atividades em qualquer horário.

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Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), vinculados à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), têm sido um importante apoio aos cidadãos em situação de risco ou vulnerabilidade social, principalmente neste período de pandemia de Covid-19. De março de 2020 a abril deste ano, as sete unidades do serviço realizaram 7.760 atendimentos à população na capital baiana. 

“O Creas tem como foco o atendimento à família, especialmente a crianças, jovens e mulheres vítimas de violência ou em condição de vulnerabilidade social”, destacou a diretora de Promoção Social Especial da Sempre, Kelly Morais. Além do atendimento presencial ao público, das 9h às 15h, a Prefeitura ainda contratou novos servidores, psicólogos e assistentes sociais para fortalecer as equipes dos centros de referência. 

Nesse período, as únicas alterações ocasionadas pela pandemia no funcionamento do Creas foram a adoção complementar do trabalho remoto, com teleatendimento dos assistidos pela equipe técnica, e o rodízio de servidores no trabalho presencial. Nas estruturas físicas das unidades também foram adotados todos os protocolos de combate à Covid-19. 

Mulheres assistidas — De acordo com Kelly Morais, as demandas mais recorrentes que chegam ao Cras são de mulheres vítimas de violência física e psicológica, e pessoas com situação de extrema vulnerabilidade social. Um desses casos é o de Elba Lopes, 35 anos, empregada doméstica.  

“Eu era usuária de drogas, pesava 40 kg, tinha perdido a guarda das minhas filhas porque eu e uma delas somos soropositivas e eu tinha abandonado o tratamento. Antes disso, a gente morava num quarto com quatro metros de largura por quatro de comprimento e o banheiro coletivo. A gente dormia na mesma cama, eu e minhas três filhas”, relatou Elba. 

“Foi no Creas aqui do Garcia, principalmente por causa de Lívia [assistente social], que mudei de vida. Aqui eu tenho atendimento psicológico, tive ajuda para fazer o curso de preparo de acarajé e abará, e agora estou fazendo o de bombons e trufas no Senac. O Creas me ajudou a conseguir o auxílio moradia e a guarda das minhas filhas de volta. Hoje, a gente mora numa casa decente, como um ser humano normal, e tem um ano que não uso drogas”, celebrou a assistida. 

Lívia Tapuias, assistente social e técnica de referência do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), trabalha há três anos no Creas do Garcia. Ela discorreu sobre os serviços prestados pelo órgão, em especial sobre o atendimento à doméstica. 

“Enquanto muitos órgãos estavam sem funcionar por causa da pandemia, a equipe do Creas continuou trabalhando. Foi nesse período que as filhas de Elba foram acolhidas por 11 meses, por causa da situação dela. Foi um trabalho de construção do Creas com a força de vontade de Elba para que ela se recuperasse. Esse reconhecimento é a melhor avaliação que nós podemos ter”, concluiu Lívia.

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Com a diminuição dos índices de internação por conta da Covid-19, a Prefeitura segue avançando nos protocolos de retomada das atividades econômicas da cidade, com a retomada de todos os serviços presenciais nos órgãos municipais desde a segunda-feira (3). Com isso, as dez Prefeituras-Bairro de Salvador, que estavam com atendimento restrito a três serviços essenciais, passaram a atender os cidadãos para outras demandas, a exemplo do Cadastro Único; Auto Atendimento; Agendamento Primeiro Passo; marcação de consulta e demais atendimentos comumente realizados pelos equipamentos, mediante agendamento prévio.

Na Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, o movimento tem sido tranquilo nesta retomada, com procura maior pelo cadastro do programa Bolsa Família. A doula Dinalva Pires foi uma das pessoas que compareceu à unidade. Moradora da Suburbana, ela elogiou o atendimento do local e não precisou esperar muito para resolver a demanda, referente ao Bolsa Família.

O comerciante Arivaldo de Carvalho foi até a Prefeitura-Bairro Centro para agendar um exame. “Achei o serviço excelente, fui muito bem atendido”. Já a museóloga Jussara Alencar aguardava o atendimento para marcar um exame. “Estou sendo muito bem atendida pelos funcionários, foi tudo rápido e tá bem organizado, com os protocolos contra o coronavírus”, disse.

O titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Humberto Viana, destacou a importância da retomada das atividades. “As Prefeituras-Bairro representam a ponta mais próxima no relacionamento entre a Prefeitura e a população. Por isso, é primordial que os serviços presenciais sejam retomados para atender da melhor maneira os soteropolitanos, sempre respeitando os protocolos de combate à pandemia e com hora marcada, para evitar qualquer aglomeração”.

Agendamento – Os atendimentos nas dez Prefeituras–Bairro serão realizados mediante agendamento prévio – respeitando a hora marcada – através do site horamarcada. salvador. ba. gov. br, pelo APP Fala Salvador Cidadão ou pelo WhatsApp, em contato com a assistente virtual Jana, através do número (71) 98392-3927.

Para mais informações ou dúvidas o cidadão pode entrar em contato pelo Fala Salvador, no número 156. Em caso de dúvida, é possível conferir no site www.prefeiturabairro.salvador.ba.gov.br quais serviços são prestados por cada unidade.

As dez Prefeituras-Bairro são divididas por regiões. Além da unidade Centro/Brotas, o cidadão pode optar pelas subprefeituras do Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Valéria, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Liberdade/São Caetano.

 

 

 

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Para auxiliar os consumidores sobre o funcionamento do atendimento ao público no Setor de Apoio Técnico e Jurídico, a Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon) vai realizar a Live do Consumidor, nesta quinta-feira (6), às 19h, na página do órgão no Instagram (@codecon_consumidor). Na ocasião, serão esclarecidas questões como as principais demandas do consumidor e as documentações necessárias para a abertura de uma reclamação.

O encontro virtual será mediado pelo chefe do Setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos Lima. O convidado será o advogado integrante do Setor de Apoio Técnico e Jurídico do órgão, Luiz Henrique Reis, que vai orientar os participantes sobre as compras do Dia das Mães, data celebrada no próximo domingo (9).

Na ocasião, serão esclarecidas dúvidas sobre os direitos e condições e sobre as principais demandas dos consumidores: juros abusivos, empréstimos, cartão de crédito e telefonia, entre outras questões. “Por exemplo, em função das dificuldades financeiras, muitas pessoas estão trabalhando na produção de presentes. Estas pessoas, tecnicamente, não são consideradas fornecedores. Com isso, é comum que as pessoas encontrem dificuldade em relação a problemas como o tempo de entrega e qualidade do produto. Então, vamos orientá-los a comprar de forma segura, para diminuir a probabilidade de problemas”, esclarece Reis.

Para Lima, além de aproximar a Codecon do consumidor, o encontro virtual possibilita que mais cidadãos tenham acesso à informação. “As lives têm dado a oportunidade de ajudar os consumidores, principalmente nesse momento pandêmico que estamos vivendo”, avaliou.

Reclamações – Os consumidores que desejem fazer alguma reclamação com relação ao tempo de entrega do produto ou ainda sobre possíveis defeitos na mercadoria devem enviar e-mail no endereço eletrôO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., descrevendo o problema e disponibilizando todas as informações e imagens com relação à queixa.

 

 

 

 

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Uma das mais importantes bases de tráfego de Salvador, a Avenida Aliomar Baleeiro, conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), teve a quarta e última etapa de requalificação entregue pela Prefeitura nesta quarta-feira (5). A ação simbólica teve as presenças do prefeito Bruno Reis; da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

A obra, desta vez, beneficiou um trecho de 2,1 km entre a rótula de acesso ao bairro de Mussurunga até a Avenida São Cristóvão, envolvendo serviços de drenagem, pavimentação, iluminação, meio-fio e passeio. O investimento para esta etapa foi de R$5,8 milhões, provenientes de recursos próprios.

O prefeito lembrou que, quando ainda era secretário da Seinfra, em 2019, viu que a Estrada Velha do Aeroporto era um projeto que precisava ser tirado do papel. Hoje, é uma das maiores obras já promovidas pela Prefeitura, mesmo neste período de pandemia de Covid-19.

“O projeto foi readequado e realizadas a licitação e a execução. Diante da complexidade da obra – e com o próprio comércio que surgiu atraiu estabelecimentos comerciantes e moradores do entorno – ela foi dividida em etapas. Neste mês de Maio Amarelo, depois dessa requalificação, essa via vai trazer mais segurança para quem trafega e ajudar a reduzir acidentes e mortalidade no trânsito”, disse Bruno Reis.

Transformação – A requalificação da EVA era um sonho antigo dos moradores de mais de 11 bairros cortados pela via.  Quem passa pelo local já sente a diferença: a avenida ficou muito mais segura para se deslocar e hoje oferece plenas condições de tráfego não apenas para veículos como também para os pedestres.

Exatamente no ponto desta quarta etapa, o motorista José Horácio da Conceição, 74 anos e há 35 deles como morador, relatou a transformação após a intervenção. “Aqui alagava sempre que chovia, chegava a pescar de mão nos córregos que enchiam. Agora está ótimo, tudo tranquilo, graças a Deus!”, relatou.

A situação foi confirmada pelo empreiteiro de serviços de gesso Robson dos Santos, de 45 anos, que reside na localidade há 18 anos. “Aqui era puro alagamento, um problema de muito tempo. Quando chovia, era dificuldade para andar, ônibus tinha que desviar para outro caminho. Agora, a obra conseguiu resolver esse problema. Também tem a jardinagem, que melhora bastante o local, e o asfaltamento foi ideal, porque tinha muitos buracos”, relatou.

Melhorias – A requalificação foi dividida em quatro etapas, sendo esta a maior intervenção viária executada pela gestão municipal no quesito extensão, com 16,6km, superando os 14km requalificados da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em 2016. Foi destinado um total de R$38 milhões.

As melhorias envolveram desde o alargamento da pista em determinados pontos do trajeto até a requalificação asfáltica, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, novas redes de drenagem e colocação de rampas de acessibilidade. 

O projeto contemplou também a implantação de ciclovias. Além do ordenamento do tráfego e nova iluminação, foi melhorado o traçado da pista em trechos críticos e nos acessos aos bairros de Pirajá, Jardim Santo Inácio, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Canabrava, Fazenda Grande, Nova Brasília, Mussurunga e São Cristóvão.

Etapas – A primeira etapa da requalificação da Estrada Velha do Aeroporto compreendeu percurso de 2,5km, entre BR-324 até a altura do Supermercado G. Barbosa, em Pau da Lima, e foi entregue em julho.

A segunda etapa, entre o G. Barbosa, em Pau da Lima, e o Condomínio Dois de Julho Life, em Nova Brasília. Este trecho teve 7km e foi entregue em setembro.

Em novembro, foi entregue a terceira etapa de requalificação da EVA com extensão de 5 km, entre o Condomínio Dois de Julho Life (Nova Brasília) e a rótula de acesso ao bairro de Mussurunga.

História – A Avenida Aliomar Baleeiro foi construída na década de 1940, nos idos da Segunda Guerra Mundial. O propósito era ligar as bases aérea, localizada no Aeroporto, e naval, em São Tomé de Paripe. 

Com isso, ela viabilizava um acesso rápido entre dois pontos estratégicos para a dinâmica das forças aliadas durante o conflito. Com o tempo, bairros foram surgindo ao longo da avenida, tornando o tráfego ainda mais intenso e alçando a Estrada Velha do Aeroporto a uma das principais vias de ligação da cidade.

 

 

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A Prefeitura realiza, nesta quinta-feira (6), o pagamento da parcela única do programa SOS Cultura, que concederá auxílio emergencial no valor de R$1,1 mil para profissionais da área de cultura e eventos. O anúncio foi realizado pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (4), durante coletiva virtual que marcou também a entrega da quarta etapa da requalificação da Estrada Velha do Aeroporto (EVA), em São Cristóvão, e do lançamento da campanha Maio Amarelo. 

A partir de hoje (5), os cidadãos podem acessar o site soscultura. salvador. ba. gov. br . Com o número do CPF, o cidadão vai poder consultar no site se está cadastrado para receber o auxílio, terá acesso ao calendário de pagamentos e poderá tirar todas as dúvidas em relação ao programa. 

O pagamento será feito através de uma conta poupança social digital, pelo aplicativo Caixa Tem, e sacar o valor no banco ou lotérica. Quem não tem o NIS (Número de Identificação Social), poderá fazer o saque a partir de segunda-feira (10) diretamente no banco ou lotérica com um documento de identificação. O prefeito ainda ressaltou que alguns casos ainda estão sendo conferidos, por isso o nome pode não aparecer na lista no momento. 

“Aproveitamos aqui para agradecer à Ambev, com a doação de R$1,2 milhão, que ajudou com R$200 em cada parcela. A Prefeitura está colocando mais R$900 para fazer o pagamento integral de cada benefício, com recursos próprios. Não há qualquer apoio estadual ou federal para este pagamento. Todas as medidas emergenciais são recursos da própria fonte municipal, em um investimento de R$5,4 milhões para beneficiar os trabalhadores da área cultural de nossa cidade”, destacou Bruno Reis. 

Dinâmica – O auxílio será pago a cerca de 6 mil trabalhadores de três categorias: os da área de cultura que possuam cadastro validado na Fundação Gregório de Mattos (FGM), os da área de eventos e eventos sociais cadastrados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e aqueles que atuam no Centro Histórico de Salvador que tenham sido cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Todos esses profissionais já estavam presentes em cadastros da Prefeitura realizados antes de 18 de março deste ano. 

Na área da cultura, o benefício abrange uma média de 77 atividades, entre elas a arte de rua, artes plásticas, dança, circo, literatura, audiovisual, teatro e gestão cultural, entre outras. Na área de eventos, serão atendidos tanto os trabalhadores de eventos de grande porte, como Réveillon e shows diversos como aqueles que atuam com eventos sociais (casamento, aniversário, formatura, entre outros). O cadastro dos profissionais de eventos junto à Saltur foi feito por meio do compartilhamento de dados feito pelas entidades de classe e grupos representativos da categoria. 

Um dos critérios para o recebimento é que os beneficiários residam em Salvador e tenham renda declarada de, no máximo, três salários mínimos, em 2020. Além disso, não terão direito ao auxílio os titulares de benefício previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Salvador; servidores públicos municipais e estaduais; beneficiários cadastrados no auxílio Salvador por Todos; e os titulares de benefício previdenciário e/ou socioassistencial do Regime Geral de Previdência Social do INSS. 

Uma vez atendidos todos os critérios para ter acesso ao SOS Cultura, quem não encontrar o nome no site poderá entrar com um recurso administrativo comprovando que já estava cadastrado.

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Excesso de velocidade, condutas prudentes de motociclistas e um trânsito mais humano são alguns dos temas das ações da Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), neste Maio Amarelo, mês dedicado a chamar atenção da sociedade sobre a segurança viária. Os detalhes foram apresentados nesta quarta-feira (5) pelo prefeito Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do superintendente da Transalvador, Marcus Passos, em coletiva virtual que marcou também a entrega da quarta etapa de requalificação da Estrada Velha do Aeroporto (EVA), em São Cristóvão. 

Respeitando os protocolos impostos pelas limitações devido à pandemia, a diversificada programação visa sensibilizar a população e buscar iniciativas para reduzir os acidentes. Haverá ações nas áreas de fiscalização, engenharia de tráfego e educação de trânsito. Este é o primeiro ano que a autarquia municipal programa as ações do mês em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. Além disso, a Transalvador conta com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito da capital baiana (PVT). 

O prefeito ressaltou que, em 2011, começou no mundo a conscientização promovida pela ONU para redução dos acidentes de trânsito. Na ocasião, foi estabelecida uma meta para, em dez anos, reduzir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito. 

“Graças a todo o trabalho que foi feito em Salvador nos últimos anos, conseguimos alcançar essa meta ainda em 2018, conseguindo inclusive reconhecimento internacional – hoje a Fundação Bloomberg, de Nova Iorque, é parceira de nossa cidade em diversas iniciativas. Mas podemos avançar, reduzindo ainda mais a mortalidade em nossa cidade, por isso essa série de iniciativas este mês”, declarou Bruno Reis. 

“Com o Maio Amarelo queremos reforçar nossas ações sobre a importância de um trânsito mais seguro. Este ano, por conta da pandemia e da sobrecarga do sistema de saúde, a adoção de condutas responsáveis no trânsito se tornou ainda mais importante porque cada acidente que conseguimos evitar representa menos demandas para hospitais e são mais vidas preservadas”, explicou Marcus Passos, superintendente de trânsito de Salvador.   

Motociclistas – A Transalvador inicia o mês com um curso de atualização em pilotagem segura voltado para mototaxistas e motofretistas. O curso integra o programa “Vivo na Moto”, mantido permanentemente pela superintendência, e é inspirado nos índices apresentados pela circulação de motocicletas na cidade, cuja frota aumentou em 50% no período de 2013 a 2020, ultrapassando a marca de 150 mil veículos motorizados de duas rodas. Além desta iniciativa, a prefeitura vai lançar uma campanha publicitária voltada à conscientização desses condutores.  

Isso porque, de janeiro a março deste ano, a superintendência registrou 485 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, contra 567 no mesmo período de 2020 (redução de 14,5%). No primeiro trimestre do ano passado, 436 motociclistas ficaram feridos e 12 morreram em decorrência dos sinistros. Este ano, 15 motociclistas morreram no trânsito e 363 ficaram feridos. No Brasil, cerca de 60% dos leitos hospitalares do SUS são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. 

Zona 30 – Outra grande novidade deste mês especial é a implantação de um novo conceito de engenharia de tráfego em Salvador: o Zona 30. Criado na Alemanha e adotado por diversos países e capitais brasileiras, esse novo planejamento viário visa delimitar áreas urbanas mais seguras para pedestres e ciclistas, com a limitação da velocidade dos carros a 30 km/h. Inclusive, as cidades que adotaram o projeto tiveram redução no índice de acidentes com vítimas. 

O Zona 30 integra as ações da Semana Global de Segurança Viária promovida pela ONU este ano, entre os dias 17 e 23 de maio, visando reduzir acidentes e lesões no trânsito. Na capital baiana, um projeto semelhante – o Trânsito Calmo – foi implantado na Pituba, Barra e Rio Vermelho. Os primeiros locais que receberão o Zona 30 são o entorno da Igreja do Bonfim e a região do Greenville e Patamares, sendo estendido posteriormente para outros pontos da cidade. 

Ações educativas – Além do curso para motociclistas, a Transalvador vai liderar ações educativas para estudantes e palestras para profissionais. O projeto “Condutores do Futuro”, realizado pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador, vai levar educação para o trânsito de maneira lúdica para alunos de escolas de Salvador. Nesses encontros virtuais serão abordados conceitos básicos de convivência harmônica no trânsito. 

Haverá também palestras, dentro do programa “Condutor Cidadão”, em empresas e órgãos públicos. Nestas oportunidades serão abordadas atualizações legislativas, práticas responsáveis na direção e conduta defensiva. Será promovida distribuição de material educativo em lojas de autopeças e autoescolas. 

A partir de hoje (5), o Elevador Lacerda e o Farol da Barra terão iluminação em cor amarela durante todo este mês, em referência à campanha. Ainda em maio, será realizado o colóquio do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PnaTrans) e uma sessão técnica para todos que integram o Programa Vida no Trânsito de Salvador (PVT). 

“O movimento Maio Amarelo deste ano vai promover reflexões sobre atitudes importantes para o respeito e serenidade no trânsito. Afinal, ‘no trânsito, sua responsabilidade salva vidas’, como nos lembra o mote da campanha deste ano”, afirma Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) e coordenadora do Comitê Vida no Trânsito de Salvador.  

 

PRINCIPAIS AÇÕES MAIO AMARELO

ATIVIDADE

DATA

Início do Maio Amarelo

03/05

Divulgação do material educativo do programa “Vivo na Moto” em lojas de vendas de peças de motos e auto escolas

03 a 07/05

Início Curso para Motociclistas

07/05

Curso de Direção Defensiva para servidores da Prefeitura de Salvador

06 e 07/05

Lançamento da Campanha Publicitária – Maio Amarelo

10/05

Colóquio sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PnaTrans)

12/05

Palestra (live) no SEST SENAT

19/05

Curso de Direção Defensiva – Condutor Cidadão

19/05

Sessão Técnica do Programa Vida no Trânsito

20/05

Zona 30: Semana Global de Segurança Viária

17 a 23/05

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