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Para orientar os consumidores na hora de comprar os presentes do Dia dos Namorados, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), vai realizar uma live especial sobre a data. O encontro virtual acontece nesta quinta-feira (10), às 19h, no perfil do Instagram da Codecon.

O evento vai esclarecer dúvidas e oferecer dicas e informações relevantes sobre os direitos dos consumidores no ato das compras na internet e pessoalmente. A live será mediada por Antônio Carlos Lima, chefe do Setor de Educação e Divulgação da Codecon, e terá como convidado o advogado e integrante do Setor de Apoio Técnico e Jurídico do órgão, Luiz Henrique Reis.

Troca – Uma das situações mais comuns ao comprar um presente, é a posterior troca, por motivos que variam entre tamanho, cores, ou até mesmo por não agradar o presenteado. Perante a lei, realizar a troca por esses motivos não é uma obrigatoriedade do lojista. Neste caso, o chefe do setor de Educação e Divulgação da Codecon orienta que o cliente pergunte em quais casos é possível substituir um produto.

"É obrigação da loja realizar trocas em casos de defeitos. Os demais motivos não são obrigatoriedade do lojista. Muitos deles abrem exceções para agradar seus clientes. Com isso, o ideal é que, no ato da compra, o consumidor pergunte em quais casos eles podem realizar a troca. Essa realidade muda nos casos de compra pela internet, onde o cliente tem sete dias para cancelar por desistência", explicou Lima.

Nos casos em que o lojista permita a troca do produto por motivos não assegurados pela lei, o ideal é exigir, por exemplo, que o gerente emita um comprovante assinado, garantindo a substituição nas situações especificadas.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lança uma série de lives para fortalecer o turismo interno em Salvador. A iniciativa é em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e contará com a transmissão de 11 edições ao vivo. O programa de abertura acontece no próximo domingo (13), às 16h, na Praça Municipal, e será apresentado por um dos maiores nomes do jornalismo baiano: José Raimundo.  

As lives serão transmitidas através do perfil do Facebook, Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia, direto dos roteiros estabelecidos pelas agências.  O internauta poderá acompanhar essa visita virtual, interagir pelo perfil das redes sociais e terá suas perguntas e comentários respondidos em tempo real na transmissão. 

Esse projeto inovador foi pensado para fortalecer o turismo da cidade, na busca por um novo formato para atrair visitantes na Bahia e no Brasil e, também, os próprios soteropolitanos, devido ao impacto econômico mundial no segmento provocado pela pandemia de Covid-19. Dessa forma, a Secult vai levar a história, cultura e gastronomia da capital baiana para as pessoas em qualquer lugar do Brasil. 

“Devido ao momento delicado que o turismo está passando, a estratégia do município com essa ação é fortalecer o turismo interno. Esse modelo visa trazer o turista das viagens curtas para visitar a nova Salvador, que foi totalmente reconfigurada nos últimos anos. Com a expansão desse projeto a meta é mostrar as riquezas da cidade para os soteropolitanos, baianos e outros estados através de roteiros ao vivo”, destacou Fábio Mota, secretário da pasta. 

Dinâmica – Os programas vão contar sempre com um guia turístico, cadastrado no Ministério do Turismo (MTur), um historiador e um apresentador mostrando opções de roteiros e atrações turísticas da cidade. Os roteiros a serem apresentados foram sugeridos por agências de receptivo filiadas à Abav e contam com a curadoria da Secult. 

O público que acompanhar a programação vai poder vivenciar as experiências da capital soteropolitana durante uma hora, com transmissões duas vezes por semana – às terças e sextas-feiras, às 16h – com passeios e atrações turísticas da cidade, contemplando os segmentos de sol e praia, história e cultura, gastronomia e esportes náuticos.  Todas as lives ficarão disponíveis no Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia para quem não puder acompanhar no momento e poder assistir posteriormente. 

Além disso, o portal salvadordabahia. com está dando apoio ao projeto, através de uma plataforma que terá hotsites das agências de receptivo participantes das lives. Dessa forma, o internauta que estiver assistindo poderá obter mais informações sobre as experiências e roteiros turísticos apresentados durante as apresentações e entrar em contato com a agência de receptivo para adquirir sua viagem para Salvador.

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A Rua Lídio dos Santos, localidade conhecida como Sapolândia, em Pirajá, foi beneficiada com obras de drenagem, pavimentação e recuperação de escadaria promovidas pela Prefeitura. As intervenções, que eram pedidas pelos moradores há mais de três décadas, já proporcionam mais qualidade de vida e conforto a diversas famílias que sofriam com problemas recorrentes de alagamentos provocados em dias de chuva. 

A entrega das melhorias foi feita durante solenidade simbólica  realizada pelo prefeito Bruno Reis, nesta quinta-feira (10), ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do subsecretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler. Com investimento de R$610 mil, a obra de drenagem e pavimentação deu nova cara à localidade. 

O piso em concreto, implantado numa área de 900m², tem facilitado o deslocamento dos pedestres, que não enfrentam mais buracos e lama. “Essa é uma obra importantíssima que mudou a realidade de toda essa comunidade. Ainda na época de vice-prefeito, os moradores me chamavam atenção da necessidade da cobertura do canal da Sapolândia onde, no período da chuva, a água alagava as casas das pessoas, que também tinham que conviver com esgoto a céu aberto, com ratos e baratas, sem a mínima dignidade e com a saúde sendo exposta”, destacou Bruno Reis 

O chefe do Executivo municipal acrescentou que a capital baiana é marcada por regiões com declives e vales. É justamente em locais com essas características topográficas que recebem maior fluxo de águas pluviais. “Se não houver sistema de drenagem eficiente para dar vazão a todo esse volume, os canais transbordam e as águas acabam invadindo as casas das pessoas. Portanto, com essa intervenção que está sendo entregue hoje resolvemos em definitivo os problemas de alagamentos que existiam”, afirmou. 

Impacto – A assistente de telemarketing Gisele Santos, 34 anos, mora na comunidade da Sapolândia desde a infância e comemorou a iniciativa. “Era horrível andar aqui, pois havia muita lama. Tínhamos que dividir espaço com o esgoto. Já vi muita gente ir parar no hospital doente por causa do contato com a água suja que corria na rua. A nossa situação agora está maravilhosa”, confessou. 

Os serviços de urbanização na localidade também envolveram a criação de uma área de lazer para as crianças, já que em parte da pavimentação nova foi feita uma miniquadra. Além disso, uma escadaria, com 110 metros, foi recuperada. O valor da obra foi de R$146 mil. “Os degraus eram bastante irregulares e ofereciam risco constante de acidentes, principalmente para pessoas com mais idade. Essa obra, com certeza, trouxe mais segurança”, comparou o frentista Márcio Azevedo, de 29 anos. 

Mais intervenções – Diversas iniciativas municipais que envolvem melhorias de drenagem e pavimentação seguem em andamento em Salvador. Coordenadas pela Seinfra, as intervenções acontecem, por exemplo, no canal da Rua Doralice Pereira Dórea, na Estrada das Barreiras, e no entorno do rio Paraguari, em Periperi.  

Além disso, está em execução a primeira etapa do projeto Novo Mané Dendê, que levará urbanização, saneamento, macrodrenagem e microdrenagem aos bairros de Ilha Amarela, Rio Sena, Itacaranha, Plataforma e Alto da Terezinha, no Subúrbio.

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A ação da Prefeitura com o intuito de zerar a fila de espera para consultas e exames especializados foi prorrogada até julho próximo, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Com isso, a estratégia, iniciada em novembro de 2020 e que seria finalizada em fevereiro passado, oferece mais uma oportunidade à população que precisa ter acesso a consultas em oftalmologia, ortopedia, angiologia clínica, neurologia e otorrinolaringologia, por exemplo, e a exames especializados como ultrassonografias.

Para viabilizar a ação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) investiu mais de R$6,1 milhões na contratualização de serviços. Com isso, disponibilizou mais de 280 mil novas vagas aos usuários do SUS cadastrados nas filas de espera do Sistema Vida+ e da Central Municipal de Regulação. 

Para facilitar o acesso, o paciente que deu entrada na solicitação de agendamento e tem o protocolo de cadastro na fila de espera das especialidades e exames, listados abaixo, poderá entrar em contato, por telefone, diretamente com a unidade credenciada e agendar o dia e horário do procedimento. Caso o paciente não tenha o protocolo da fila de espera em mãos, é possível acessá-lo através do site www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ lista-de-espera/. 

“Nas etapas anteriores da ação realizada pela Prefeitura, as clínicas habilitadas realizavam o contato com os pacientes via telefone para efetuar o agendamento dos procedimentos. No entanto, tivemos muita dificuldade de entrar em contato com alguns usuários que estão com o cadastro telefônico desatualizado. Então, nesse momento vamos disponibilizar o contato direto das clínicas para que os beneficiários que estiverem na fila de espera possam realizar o agendamento diretamente com o prestador”, explicou a diretora de Regulação, Controle e Avaliação, Daniela Alcântara. 

Lista de prestadores e contatos: 

- Centro Especializado Oftalmológico 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM OFTALMOLOGISTA

- PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA 

Contato: (71) 3248-0329 / 3248-2931 – WhatsApp: (71) 98549-4816

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h  

- Clínica Ultraprev 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM OFTALMOLOGISTA

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE APARELHO URINÁRIO

- ULTRASSONOGRAFIA DE PRÓSTATA POR VIA ABDOMINAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE TIREÓIDE

- ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA BILATERAL

- ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA

- ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICA (GINECOLOGICA)

- ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL

Contato: (71) 3321-2888

Horário de atendimento telefônico: Terças e sextas – das 15h30 às 18h / Quartas e quintas – das 13h30 às 18h 

- Luiz Fernandes Serviços Oftalmológicos 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM OFTALMOLOGISTA

Contato: (71) 99692-1434 - WhatsApp: (71) 99692-1434

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 17h 

- Retina Eye Clinic 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM OFTALMOLOGISTA

- PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA 

- RETINOGRAFIA FLUORESCENTE BINOCULAR

- ULTRASSONOGRAFIA DE GLOBO OCULAR / ORBITA (MONOCULAR)

Contato: (71) 3013-4444

Horário de atendimento telefônico: Terça a sexta (exceto feriados), das 9h às 16h 

- Clínica de Olhos Santa Lúcia 

Procedimentos disponíveis:

- PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA

Contato: (71) 3322-5322 / 3322-5777

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 12h e das 14h às 17h 

- Clipo 

Procedimentos disponíveis:

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN SUPERIOR

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE APARELHO URINÁRIO

- ULTRASSONOGRAFIA DE ARTICULAÇÃO

- ULTRASSONOGRAFIA DE BOLSA ESCROTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE PRÓSTATA POR VIA ABDOMINAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE TIREÓIDE

- ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA BILATERAL

- ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICA (GINECOLOGICA)

- ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL

Contato: (71) 3251-9147

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 17h  

- Clilan 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM ORTOPEDISTA

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN SUPERIOR

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE APARELHO URINÁRIO

- ULTRASSONOGRAFIA DE ARTICULAÇÃO

- ULTRASSONOGRAFIA DE BOLSA ESCROTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE PRÓSTATA POR VIA ABDOMINAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE TIREÓIDE

- ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA BILATERAL

- ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICA (GINECOLOGICA)

- ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL

Contato: (71) 3309-9907

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 17h 

- Climed Brasil 

Procedimentos disponíveis:

- ULTRASSONOGRAFIA DE TIREOIDE

Contato: (71) 3032-1234 / WhatsApp: (71) 99700-1462

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 17h 

- Clínica Bahia 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM ANGIOLOGISTA

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE ARTICULAÇÃO

- ULTRASSONOGRAFIA DE BOLSA ESCROTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE PRÓSTATA (VIA TRANSRETAL)

- ULTRASSONOGRAFIA DE TIREÓIDE

- ULTRASSONOGRAFIA DE TÓRAX (EXTRACARDIACA)

- ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA BILATERAL

- ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICA (GINECOLOGICA)

Contato: (71) 3019-4821

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 07h30 às 15h30 

- Clínica Saúde 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM ANGIOLOGISTA

- ULTRASSONOGRAFIA DOPPLER COLORIDO DE VASOS

Contato: (71) 3241-3241

Horário de atendimento telefônico: Terças, das 13h às 14h, e quartas, das 9h30 às 14h 

- Clínica MB Góes 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM ANGIOLOGISTA

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN SUPERIOR

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE APARELHO URINÁRIO

- ULTRASSONOGRAFIA DE ARTICULAÇÃO

- ULTRASSONOGRAFIA DE PRÓSTATA POR VIA ABDOMINAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE TIREÓIDE

- ULTRASSONOGRAFIA DOPPLER COLORIDO DE VASOS

- ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA BILATERAL

- ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA

- ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA C/ DOPPLER COLORIDO E PULSADO

- ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICA (GINECOLÓGICA)

- ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL

Contato: (71) 3372-8188/ 3372-8707 – WhatsApp: (71) 98938-0154

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 18h 

- Clínica Otorrino Diagnóstico 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM OTORRINO

Contato: (71) 2109-2110 / 2109-2111

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 17h 

- Clínica Santa Bárbara 

Procedimentos disponíveis:

- ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL

- ULTRASSONOGRAFIA DE APARELHO URINÁRIO

- ULTRASSONOGRAFIA DE ARTICULAÇÃO

- ULTRASSONOGRAFIA DE TIREÓIDE

- ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL

Contato: (71) 3233-3315

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h 

- Instituto do Cérebro 

Procedimentos disponíveis:

- CONSULTA COM NEUROLOGISTA

Contato: (71) 4009-8888 / 4009-8893

Horário de atendimento telefônico: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 17h

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A Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu, nesta semana, mais um curso de operação de drones para agentes do órgão. Desta vez, os guardas lotados no Grupamento de Rondas da Capital (Rondac) e do Grupamento Especial de Motociclistas (GEM) participaram da capacitação, que contou com dois dias de aulas teóricas, no Parque da Cidade, e um dia de aula prática, nesta quarta-feira (9), nas quadras da Boca do Rio.

O curso foi ministrado pelo GCM Fred Miranda e as aulas abordaram aplicações, regulamentação pertinente, planejamento e segurança de voo, diagrama da aeronave, procedimentos e ferramentas aplicadas a missões reais e aplicativo de voo: diagnóstico e especificações. Todo o curso foi realizado através da Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu).

Segundo Miranda, todos os agentes que passam pelo curso já podem iniciar as operações de forma segura, responsável, e com conhecimento nas operações em geral. Para o instrutor, foi perceptível a evolução das duas turmas após o contato inicial com o equipamento, no primeiro dia de aula.

“Inicialmente eles chegam com uma imagem do drone como um equipamento para fins recreativos, onde informações sobre o manuseio da plataforma já são suficientes. Mas, no decorrer das atividades, conseguimos passar o teor da responsabilidade e riscos no acesso ao espaço aéreo e as aplicações em suas atividades. No final, foi possível ver o amadurecimento da turma”.

Miranda explica que a tecnologia para segurança pública vai trazer uma nova perspectiva através do uso da aeronave. Com isso será possível planejar e executar de forma otimizada as operações, avaliando o material antes de cada intervenção.

“Com essa perspectiva, é possível empregar de forma correta a quantidade de efetivo a ser deslocada, além de verificar os pontos de abordagem e as rotas. A ferramenta não oferece só imagens aéreas, mas leva ao gestor uma visão diferenciada do local a ser vistoriado”.

Capacitação – A ementa foi mais específica para atuação do Rondac e GEM, no sentido de utilizar o conhecimento nas ações com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), operações no trânsito e também em inspeções na orla de Salvador. “Nós focamos no planejamento das missões, falamos de geoprocessamento, sistemas de informações geográficas. Então, foi uma abordagem um pouco mais específica para operações em áreas de difícil acesso”, concluiu Miranda.

Para o inspetor geral GCM Marcelo Silva, a capacitação é mais que um objetivo do órgão, que está sempre em busca de se aperfeiçoar através da tecnologia e exigir menos do efetivo. “Uma câmera, um sistema de monitoramento como um drone diminui a necessidade de pessoas em determinadas atividades. Hoje, já temos o Gepa monitorando os parques de maneira geral”.

Silva destaca que é importante perceber que a instituição tem olhar para capacitar. “É fundamental buscar atividades de maneira técnica e perceber que a instituição está investindo em capacitação em todas as áreas para termos agentes bem formados, com satisfação da população, é gratificante. Afinal de contas, nossa função é cuidar do cidadão e da nossa cidade”.

O guarda municipal Thiago Banhara participou da aula prática nesta quarta. Ele destacou que o curso foi muito proveitoso para, posteriormente, colocar o conteúdo em prática nas operações. “Usar o equipamento é tranquilo, só é preciso pegar o jeito do joystick. Com certeza vai ser muito útil nas ruas”.

Há dez anos no Rondac, o guarda Dias Júnior também lembrou que o emprego da aeronave no dia a dia será bastante importante e que novos aprendizados são sempre bons para a categoria. “Além do autoconhecimento, podemos também repassar para os colegas, tornando-nos agentes multiplicadores”.

 



 

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A capital baiana possui um dos mais respeitados patrimônios artísticos, culturais e ambientais do Brasil e do mundo, sendo boa parte deles concentrada no bairro do Comércio, que é rodeado pela Baía de Todos-os-Santos. E com o intuito de aproveitar todo esse potencial, a Prefeitura, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), está desenvolvendo um projeto para implantação de uma matriz econômica digital na região.

A iniciativa foi tema de encontro realizado no Palácio Thomé de Souza, no Centro, nesta terça-feira (8), com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, e do presidente da Fieb, Ricardo Alban. Também estiveram reunidos na ocasião o titular da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, o idealizador e gestor do projeto pela Prefeitura, Fábio Rosa, do presidente da Fecomércio, Luiz Gonzaga e do consultor do Município, Waldeck Ornelas.

Denominada de Salvador Digital, o projeto integra o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) e prevê as implantações da Escola Digital, da Universidade Senai/Cimatec e do Centro Tecnológico, entre outras ações especificamente no Comércio. A iniciativa visa incentivar qualificação profissional e criação de um ecossistema amplo de negócios na área de tecnologia.

“O Salvador Digital contempla três missões: produzir mão de obra na área digital, reter talentos aqui – pois acabam indo para o eixo Rio/São Paulo -, e formar um ambiente propício para novos negócios”, explicou Fábio Rosa, que atualmente também é subsecretário de Cultura e Turismo (Secult).

Inspiração – O projeto da matriz digital soteropolitana teve como inspiração o porto digital de Recife e do Sapiens Parque de Florianópolis. Em Santa Catarina, o setor de tecnologia foi o que mais cresceu no país após a implantação do Sapiens, superando a movimentação econômica provocada pelo turismo.

Já o parque tecnológico instalado no centro histórico da capital pernambucana é responsável por movimentar anualmente R$2,3 bilhões para a economia local. Além de gerar emprego e renda, os benefícios lá também impactaram na restauração de 84 mil metros quadrados de imóveis antigos, valorizando o patrimônio existente. O Salvador Digital, portanto, traria impacto similar à região do Centro Antigo.

“Faremos um ambiente compartilhado entre poder público, iniciativa privada e academia (universidades) com o Cimatec – que é um dos maiores e mais respeitados centros tecnológicos do Brasil com respaldo internacional – liderando”, destacou Fábio.

A estimativa é que a Escola Digital, que é apontada como o carro-chefe do projeto, ofereça cursos técnicos, de extensão universitária e formação executiva. Deverão ser oferecidas atividades de formação de competências profissionais nas áreas de desenvolvimento de aplicativos, design, audiovisual, restauro, impressão 3D, modelagem, robótica e games, dentre outros.

Integração – A matriz econômica da área digital no Comércio também será integrada ao Centro de Inovação do Subúrbio, que deverá ser implantado em Plataforma.  Este equipamento, por sua vez, vai fomentar o empreendedorismo e a tecnologia, gerando mais emprego para essa região da cidade.

 



 

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A população de Salvador ganhou mais um prazo para apresentar contribuições para a consulta pública da Proposta do Plano de Bairro do Comércio. As críticas e sugestões, que deveriam ser enviadas até hoje (9), podem ser feitas até o próximo dia 30 através do site fmlf.salvador.ba.gov.br .

Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto tem como principais objetivos renovar o ambiente construído e resgate do valor econômico e de uso das edificações; estimular a moradia e novas funções urbanas; recuperar o patrimônio histórico e cultural; potencializar o uso da infraestrutura instalada e da mobilidade urbana e otimizar o uso dos equipamentos urbanos e do patrimônio já existente.

A iniciativa parte da ideia de que a Prefeitura vem investindo bastante no centro da cidade, e que isso pode ser visto tanto nos equipamentos culturais, como nas praças e ruas requalificadas. A região já concentra exemplos como o Centro de Economia Criativa e o polo de tecnologia Hub Salvador. Além disso, integra o leque de ações que começam a ser implementadas pela Prefeitura nas chamadas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) demarcadas no PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), da capital baiana, como Pilar, Unhão e Gamboa.

Motivação - De acordo com a diretora de Planejamento da FMLF, Beatriz Cerqueira Lima, a iniciativa é importante para que as pessoas participem e colaborem com sugestões. “A consulta pública tem como foco principal a questão da moradia. A Prefeitura quer utilizar os imóveis vazios, ociosos e em ruínas para habitação. Para tanto, realizam-se estudos neste sentido. Basicamente perguntamos se, para morar no Comércio, no Centro da cidade, há mais alguma coisa que possa atrair o interesse da população. Gostaríamos de receber sugestões do que mais poderia ser observado”.

Dentre os próximos passos está a discussão sobre a habitação do local, que envolve, logo na primeira etapa, a requalificação de 17 casarões. Os imóveis poderão atender a cerca de 200 moradias, seja para funcionários públicos ou a população em geral, estando aberto a outras demandas. Com a criação de condições de habitação e a chegada dos primeiros moradores, a expectativa é de que a região possa gerar diversas outras atividades, na área de comércio e serviços, ajudando a movimentar o território 24 horas por dia.



 

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A Operação Dia dos Namorados, promovida pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vistoriou 145 estabelecimentos de Salvador nos dois primeiros dias da ação, iniciada na segunda-feira (7). Do total, 22 lojas estavam irregulares e 25 foram notificadas – destas, dez por ausência de informação de preço, uma por ausência de informação clara e precisa sobre o produto e 15 por não possuírem um exemplar do CDC.

Os agentes têm como foco os estabelecimentos que oferecem os serviços e vendem produtos mais procurados neste período, como floriculturas, lojas de roupas, acessórios e chocolates, além de sex shops e motéis. Nesta quarta-feira (9), agentes da Codecon estiveram no Salvador Shopping, onde verificaram o cumprimento das normas consumeristas, além de conferir se os estabelecimentos possuíam uma cópia do Código de Defesa do Consumidor (CDC)  e o cumprimento dos protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

Para o diretor da Codecon, Humberto Viana, as ações educativas em conjunto com as operações de fiscalização são o segredo para promover uma relação justa e respeitosa entre fornecedores e consumidores, principalmente nas datas comemorativas que movimentam fortemente o comércio. “Nós buscamos conscientizar tanto os fornecedores, quanto os consumidores, para que ambos se beneficiem das ofertas. Como a demanda cresce muito nesse período, nós intensificamos a fiscalização para garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados”, ressaltou.

Segurança – O lojista Michel Oliveira trabalha há nove anos em um dos estabelecimentos visitados nesta manhã e destacou como a fiscalização contribui para a própria rotina. “A presença deles nos ajuda para que as coisas sejam bem esclarecidas, para não causar danos aos clientes. E os fiscais também tiram nossas dúvidas e são fundamentais no desenvolvimento do nosso trabalho”.

Para Selma Fiuza, que há 12 anos atua no Salvador Shopping, a fiscalização traz segurança não só para quem trabalha, mas para o consumidor. “É uma coisa segura ver a Codecon chegar e verificar os produtos que estão em exposição. Assim os clientes podem ver que os produtos têm qualidade”.

A jovem Mariana Bitten procurava o presente ideal para o namorado e apoiou a vistoria do órgão no shopping. “É muito bom, me sinto segura em comprar em uma loja que foi fiscalizada e está tudo ok, com informações claras e também vendo os protocolos de segurança sendo cumpridos”.

Penalidades e denúncias – Os responsáveis pelos estabelecimentos notificados têm até dez dias para se adequarem às exigências. Caso não sejam cumpridas, podem ser autuados e condenados a pagar multa que varia de R$600 a R$9 milhões.

Para denunciar possíveis irregularidades, o cidadão poderá usar o aplicativo Codecon Mobile; o site da Codecon, no endereço www.codecon.salvador.ba.gov.br ; ou o Fala Salvador, através do portal falasalvador.ba.gov.br ou o número telefônico 156.

 



 

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Está disponível para acesso na internet o Catálogo da Capoeira, uma ferramenta colaborativa de registro e mapeamento dos grupos e núcleos da capoeira em Salvador. O site de acesso gratuito, disponível no endereço www.catalogodacapoeira.com.br ,  vai auxiliar gestores, pesquisadores e demais interessados no tema a obter informações e indicadores deste que é um dos bens imateriais do Brasil.

Contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o catálogo conta com o apoio da Prefeitura por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Com dois meses de lançada, a plataforma tem sido acessada e atualizada com informações por mestres, professores e integrantes de capoeira de toda a cidade.

Até o momento, o Catálogo da Capoeira já registrou a existência de 184 núcleos e de 129 grupos da arte-luta na capital baiana. Uma das funcionalidades importantes do site é a possibilidade de visualizar a concentração desses grupos e núcleos por bairro no mapa da cidade.

“Esse projeto vai ajudar gestores, pesquisadores e demais interessados a conhecer melhor o cenário da capoeira em Salvador. Além disso, cria-se uma rede social com os grupos da cidade onde eles podem divulgar as suas informações e contatos”, conta Rodrigo Negreiros, coordenador técnico do projeto e monitor de capoeira no grupo  CTE Capoeiragem.

Atualização permanente – A ferramenta teve como base o livro A capoeira em Salvador – Registro de Mestres e Instituições, mas a intenção é que ela seja colaborativa. Ou seja, a qualquer momento, as pessoas podem colaborar com o fornecimento de informações novas, a exemplo de nome de novos núcleos e grupos, endereço, imagem, telefone para contato e redes sociais, facilitando a localização e acesso dos pontos de prática da arte na cidade.

Quem tiver dúvidas ao se cadastrar e atualizar as informações no site pode entrar em contato com o administrador por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O cadastro e o auxílio no cadastramento são gratuitos.

  



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