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O Subúrbio 360, localizado em Vista Alegre, recebeu, nesta sexta-feira (11), mais uma edição da Prefeitura-Bairro Itinerante. Durante toda a manhã, foram oferecidas para a população serviços que são prestados nas unidades físicas das unidades descentralizadas da administração municipal.

Para o gerente da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Marcos Aurélio Elpídio, o retorno da ação foi tão positivo que o local abrigará uma edição do CadÚnico Itinerante no próximo dia 21. “A demanda foi realmente acima do que esperávamos”, pontuou.

O gestor lembrou que o serviço era um pedido antigo na localidade e que, após uma vistoria no Subúrbio 360, foi verificada a possibilidade de retorno dos atendimentos itinerantes de uma forma mais enxuta, para evitar aglomerações. Ele afirmou ainda que foi possível também ampliar para outros atendimentos de uma forma ordenada e tranquila, mas que a procura maior foi de fato para os serviços referentes ao CadÚnico.

Os cidadãos contaram com atendimento para Bolsa Família, Cartão SUS, serviços do Simm, Minha Casa, Minha Vida, marcação de consultas e atendimento jurídico. Além disso, a Prefeitura também levou para a comunidade os serviços de exames de catarata, corte de cabelo masculino e avaliação odontológica.

Aprovação – A higienizadora Elisabete Calmon esteve no local buscando o serviço de Bolsa Família e atendimento odontológico. Ela ficou sabendo da ação através de aplicativo de mensagem e resolveu também conhecer o Subúrbio 360. “Fui muito bem atendida, é a primeira vez que venho e, na semana que vem, vou apresentar meus documentos para finalizar o cadastro”.

A jovem Naiane Teixeira mora em Alto de Coutos e estava acompanhada do filho Gabriel, de um ano. Ela disse que o local, por ser mais próximo de casa, facilitou fazer o agendamento do Bolsa Família. Atualmente desempregada, ela afirma que o auxílio vai ajudar bastante no dia a dia.

Já Charles Nascimento, de 22 anos, aproveitou para fazer um corte de cabelo. Além de passar pelo barbeiro, ele também procurou serviço de Bolsa Família e passou por atendimento oftalmológico. Atualmente desempregado, ele vende lanches na rua e viu no serviço itinerante a chance de procurar uma oportunidade.

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As duas unidades do Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, registraram um índice de abstenção expressivo nos atendimentos no mês de maio. O índice de tutores faltosos no período chegou à marca de 33% - o comportamento preocupa a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a diretora da Dipa, Tainara Ferreira, o não comparecimento no dia agendado tira a oportunidade de outras protetores e cuidadores de cães e gatos realizarem a castração dos bichos de estimação. “Aquelas pessoas que porventura tenham algum contratempo ou indisponibilidade de comparecer ao Castramóvel no dia agendado para fazer a cirurgia, entrem em contato com a Dipa para desmarcar o procedimento. Com isso, conseguimos lançar novamente a vaga no sistema para que outros interessados possam ter acesso ao serviço”, alerta a gestora.

Para evitar os transtornos, o órgão disponibiliza o número de telefone (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações. “Quem não puder ir no dia, deve ligar para este número entre 8h e 17h para evitar prejudicar o fluxo de marcações”, completa Tainara.

Atualmente, os equipamentos itinerantes de castração estão no bairro do Bonfim e na Escola Municipal Novo Horizonte. Diariamente, são realizados cerca de 15 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Como agendar – As castrações podem ser solicitadas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

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Neste mês de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, é marcado também pelo reinício das atividades de coleta seletiva em Salvador, suspensa há 15 meses em função da pandemia. Esse retorno acontece nesta sexta-feira (11), com a abertura de três unidades Casa Soma de coleta de resíduos recicláveis, que ficarão sediadas no bairros de Stella Maris (Praça de Stella Maris), Ribeira (Largo do Papagaio) e Paripe (sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas). A iniciativa foi anunciada pela manhã pelo prefeito Bruno Reis, além de representantes da startup de impacto SO+MA e do Grupo Heineken, patrocinador do projeto.

“Com essa parceria, Salvador dá um passo a mais na questão da coleta seletiva na cidade. Falar em meio ambiente e sustentabilidade é falar de futuro e, somente com parcerias, vamos poder construir juntos um mundo mais saudável. Nesta ação da Casa Soma, foi assumido o compromisso de não só consolidar, mas também ampliar o programa”, disse o prefeito.

A volta do recebimento de materiais através dos contêineres das unidades da Casa Soma marcará também a expansão da parceria com o Programa Soma Vantagens, que é desenvolvido pela startup SO+MA e patrocinado pelo Grupo Heineken no Brasil. O objetivo do programa, que em 2019 inaugurou em Salvador duas unidades de coletas de materiais – uma em Paripe e a outra em Periperi, é chegar até setembro de 2021 com 12 estruturas implantadas na cidade, sendo duas delas em espaços privados.

“A atividade de coleta seletiva é extremamente necessária para a cidade, tanto do ponto de vista ambiental como do social. Quando conseguimos fazer com que esses dois fatores façam parte de um mesmo projeto, é inspirador. Esse é o caso dessa parceria da Prefeitura com a startup SO+MA. Ela estimula a consciência ambiental do cidadão através de uma moeda social, que é o resíduo reciclável, e ainda movimenta a economia local”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França, também presente na ocasião.

De acordo com a fundadora da SO+MA, Claudia Pires, o projeto busca construir diálogo e reforçar hábitos. “Queremos continuar estimulando boas práticas e mostrar que comportamentos benéficos, como o hábito da reciclagem, por exemplo, geram impacto positivo na comunidade”, comentou.

Economia circular – Esse formato de estímulo à coleta seletiva visa sobretudo promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais dos cidadãos. Isso porque, com o descarte, a população pode acumular pontos e trocá-los por produtos ou serviços, como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene – auxílio de grande importância, em especial, para pessoas em situações de vulnerabilidade durante o período de pandemia.

O Grupo Heineken é um dos principais parceiros do programa, que vem atuando em conjunto desde a concepção do projeto. “Nós acreditamos na importância deste programa como um catalisador de mudança social e ambiental, pois ele olha não apenas para a gestão de resíduos, mas também para o desenvolvimento da comunidade local. Por meio dessa parceria, queremos fomentar o diálogo em relação a temas importantes, além de gerar oportunidades e capacitar a população”, afirma Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

O representante da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), Luiz Carlos Rebouças, ressaltou que a iniciativa é mais uma contribuição para que Salvador consiga vencer um grande desafio: garantir a realização da coleta seletiva na cidade. “Na Caec são 55 famílias que vivem diretamente do beneficiamento e coleta dos materiais. Essa ação com a Casa Soma vai incentivar a coleta seletiva para tornar Salvador uma cidade mais sustentável e levar o material diretamente para os atores envolvidos”, declarou.

Resultados – Até março de 2020, antes da pandemia, 155,5 toneladas de resíduos foram reciclados através das unidades de Paripe e Periperi, com 2 mil famílias cadastradas e 37 cursos profissionalizantes realizados. Além disso, um total de 8.651 trocas por itens de higiene pessoal, limpeza, serviços e alimentação. Inclusive, o maior volume foi referente a alimentos, com 8.098 trocas.

Como funciona – Para participar dos benefícios, o cidadão precisa fazer um cadastro no site www.app.somavantagens.com.br . O material levado até uma Casa Soma é pesado e o valor é convertido em pontos, que pode ser trocado depois por benefícios. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Todos os resíduos recicláveis arrecadados são destinados às cooperativas e a renda obtida com a comercialização do montante é 100% revertida para essas entidades.  

 



 

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O Dia dos Namorados, a ser celebrado no sábado (12), será ainda mais especial para a auxiliar administrativa Rosana Ferreira, de 33 anos. Após ter ficado mais de uma semana internada no Hospital de Campanha de Itapuã, devido à complicações da Covid-19, ela foi pedida em casamento na saída da unidade médica, após receber alta nesta quinta-feira (10).

Aplaudida pelos profissionais e em cadeira de rodas, Rosana se emocionou ao ver o companheiro e a filha do casal. “Você acabou de sair de uma laranjada para entrar em outra agora”, disse o companheiro, Adriano Santos, 33 anos, ao entregar as alianças.

“Estou muito feliz. Não esperava por isso. São duas felicidades: a alta médica e ser pedida em casamento. Eu tive sintomas muito fortes. Foi horrível, mas agora estou recuperadíssima”, comemorou.

Rosana ficou internada por 11 dias, com passagem pela UTI e pela enfermaria da unidade de saúde da Prefeitura de Salvador, gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão).

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Na manhã desta quinta-feira (10), lotes de máscaras de proteção facial foram destinadas à Guarda Civil Municipal (GCM), em ação realizada através da campanha Salvador Solidária. O material foi entregue ao diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), Maurício Lima, e ao diretor da GCM, Marcelo Silva, pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. O montante faz parte de uma doação feita pela Ambev, empresa que vem apoiando a Prefeitura em diferentes ações no último ano.

As máscaras doadas serão usadas pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuam nos serviços essenciais da cidade e estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. “As dificuldades desta pandemia vão além dos problemas na área de saúde. Envolvem também e gravemente a questão social, bem como traz impactos econômicos. Contar com a parceria de entidades privadas tem sido extremamente importante nesse momento”, destaca Edington.

Para o diretor da Susprev, o recebimento de novos equipamentos que possibilitem ainda mais segurança só tem a agregar. “O equipamento que está sendo doado à Guarda Civil vai reforçar ainda mais a proteção aos nossos servidores, visto que é uma das principais máscaras com qualidade de barreira recomendadas por especialistas”, frisou Lima.

Outros grupos e organizações privadas vêm contribuindo com a Prefeitura para realizar ações com o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia. As informações sobre o programa podem ser acessadas na página @salvadorsolidaria no Instagram.

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Para ampliar o acesso às doses da vacina contra a Covid-19 durante o Mutirão da Idade, nesta quinta-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar seis drive-thrus e três pontos fixos em regiões estratégicas da cidade, com funcionamento até as 21h. A estratégia contemplará exclusivamente as pessoas com idade igual ou superior a 52 anos nascidas até 10 de junho de 1969.

Os pontos de vacinação que vão funcionar até as nove da noite são os drives situados no Centro de Convenções, 5º Centro de Saúde, Arena Fonte Nova, Unijorge Paralela, Shopping Bela Vista e Vila Militar – Dendezeiros.

Atenção – Até as 15h de hoje, cerca de 14 mil pessoas buscaram os locais de imunização durante o Mutirão da Idade. A recomendação é a de que, antes de sair de casa, os indivíduos habilitados para vacinação pesquisem no Filômetro, no site filometro.saude.salvador.ba.gov.br , os locais que estão com menor movimento.

Os pontos que funcionam normalmente até 18h são os drive-thrus situados no Barradão, FBDC Brotas, Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, Parque de Exposições, FBDC Cabula, Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu, Faculdade Universo – Avenida ACM.

Também funcionam até 18h os pontos fixos no Barradão, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Vale do Matatu, USF Federação, USF Teotônio Vilela II – Nova Brasília de Valéria, USF João Roma Filho – Jardim Nova Esperança, USF Curralinho, FBDC Brotas, Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Pirajá, USF Professor Eduardo Mamede – Mussurunga, Parque de Exposições, UBS Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora, USF Resgate, USF Cajazeiras X e USF Cajazeiras V.

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O trabalho infantil é uma das piores formas de violação de direitos cometidas contra crianças e adolescentes. Para conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realiza atividade de sensibilização da campanha “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”, no sábado (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A ação acontece no piso L3 (Praça de Alimentação) do Salvador Shopping, das 10h às 16h.

Em Salvador, a Sempre coordena o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) para o enfrentamento ao problema. São promovidas ações de informação e mobilização; identificação de violação de direitos; proteção social com atividades socioeducativas e atendimentos socioassistenciais; alinhamento com órgãos fiscalizadores; acompanhamento e monitoramento de ações com órgãos parceiros.

 “O trabalho infantil, principalmente entre 14 e 17 anos, ainda se apresenta de forma expressiva na sociedade brasileira. Por isso é tão importante realizar ações de conscientização sobre os malefícios dessa violação de direitos para o desenvolvimento físico, educacional e psicológico, principalmente nesse momento de enfrentamento à pandemia, quando algumas famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica estão recorrendo à força de trabalho de crianças e adolescentes para complementação de renda”, pontuou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), por meio dos atendimentos, também identificam essa violação de direitos. As estruturas realizam encaminhamentos de crianças, adolescentes e suas famílias para entidades que prestam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de outros órgãos da rede de garantia de direitos.

Demais ações – Na terça-feira (15), às 10h, será realizada Oficina de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Lar Fabiano de Cristo, em Coutos, para os educandos da instituição. A aula será ministrada pelas facilitadoras Adriana Vieira, técnica de referência do Peti na Sempre, e Sarah Mabell, analista de monitoramento e avaliação de projetos da Plan International Brasil.

No dia 18, é a vez de uma live temática, a ser transmitida pelo perfil @sempresalvador no Instagram, às 14h. O encontro terá a mediação de um representante da Sempre e a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Superintendência Regional do Trabalho (SRTRE-BA) e o Lar Fabiano de Cristo.

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Nesta semana em que é celebrado o Dia dos Namorados, no próximo sábado (12), o clima ideal é de um relacionamento que envolve paixão, carinho e respeito. No entanto, para uma parcela da população, o que deveria ser apenas amor e companheirismo se transforma em um grande pesadelo e vitima, principalmente, o público feminino. Em Salvador, para acolher e prestar atendimento gratuito a mulheres soteropolitanas que sofrem algum tipo de violência, a Prefeitura tem mantido o funcionamento normal dos três centros de atendimento à mulher vinculados ao órgão.

As estruturas são administradas pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Em uma delas, na Casa de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, os atendimentos continuam sendo realizados durante 24h. O espaço está preparado para receber até 30 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, acompanhadas ou não de filhos com idades até 12 anos, para acolhimento institucional. As mulheres chegam à unidade, principalmente, por meio de encaminhamento feito por uma rede de proteção, que inclui a delegacia especial e demais equipamentos municipais.

O foco da unidade é o acolhimento temporário, orientação, encaminhamento jurídico e atendimento psicossocial à população feminina, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e advogados. Além dos cuidados, o público atendido na unidade passa por capacitação profissional e atividades diversas que, no momento, seguem os protocolos de funcionamento para evitar a disseminação do coronavírus.

No Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), situado nos Barris, e no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras, o atendimento está ocorrendo de maneira presencial, mediante agendamento através dos telefones (71) 3235-4268 e (71) 3611-5305. Além disso, qualquer cidadão pode fazer denúncias através da Central de Atendimento à Mulher, pelo número telefônico 180.

“O primeiro passo que temos buscado muito para mudar esse cenário de violência é o fortalecimento das informações sobre a rede de assistência à mulher. A mulher precisa saber que pode contar com uma delegacia especializada, com três equipamentos de atendimento no município e que existe todo um fluxo em rede para oferecer vias alternativas que possam tirá-la da situação de violência”, afirma a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

Atendimentos – De janeiro de 2019 a maio deste ano, o Centro de Referência Loreta Valadares realizou 6.263 atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos, além de referenciamentos. O Camsid computou 2.074 atendimentos, referenciamentos e acolhimentos. Já o Cream, inaugurado em dezembro de 2020,  já registrou 119 atendimentos, referenciamentos e acompanhamentos.

Números – O número de feminicídios aumentou em 18,8% na Bahia, no primeiro semestre de 2020, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, houve um aumento de 3,8% dos acionamentos feitos às polícias militares em casos de violência doméstica, tendo sido registrados 147,4 mil chamados no mesmo período.

No entanto, o anuário mostra que houve uma subnotificação dos casos, tendo em vista a dificuldade de registro por parte das mulheres em situação de violência doméstica, neste período de pandemia e de distanciamento social. Os números apontam uma redução de 9,9% dos registros feitos em delegacias.

  



 

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) promove, até a próxima terça-feira (15), uma ação de segurança e fiscalização no Pelourinho. O objetivo é coibir abusos contra visitantes e moradores do município por ambulantes sem cadastramento. Além disso, agentes do órgão promovem o ordenamento dos trabalhadores do mercado informal no Centro Histórico de Salvador.

A iniciativa acontece em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) e policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar (Centro Histórico). A ação surgiu de um diálogo entre a Associação de Empreendedores do Centro Histórico, a comunidade do Pelourinho e os órgãos responsáveis pelo policiamento e ordenamento do funcionamento da região.

Nos primeiros dias, foram apreendidos materiais como tintas e copos plásticos usados para pintura corporal por pessoas não licenciadas– os materiais, inclusive, estão completamente fora dos protocolos sanitários contra o coronavírus. Estes trabalhadores foram notificados e devem comparecer à sede da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), na Cruz Caída, entre os dias 14 e 16 de junho, das 9h às 17h, para regularizar a situação, fazendo o recadastramento ou primeiro cadastramento.

A secretária da Semop, Marise Chastinet, afirmou que a pasta está realizando a operação com o objetivo de solucionar alguns problemas do Centro Histórico. “A Semop ordena e fiscaliza o comércio informal. Estamos empenhados na reestruturação do centro”, declarou.

O diretor-geral de Segurança e Prevenção à Violência, Maurício Lima, destacou quatro pontos importantes que são priorizados durante a operação: a Praça Municipal, parte baixa do Elevador Lacerda, a Praça do Cruzeiro de São Francisco e o Terreiro de Jesus. “Estamos combatendo a atividade, que é irregular principalmente neste momento de pandemia, para evitar a contaminação pelo coronavírus. São 20 agentes da GCM junto com os demais órgãos durante todo o período atuando de forma ostensiva”.

Repercussão – Morador do Pelourinho desde que nasceu, há 53 anos, o guia turístico Ricardo dos Santos elogiou a operação da Semop. “Estou achando esse trabalho legal, até porque os pintores prejudicam muito o trabalho de quem atua na região. Muitos são credenciados, outros não, e eles assediam os turistas o tempo todo aqui”.

A vendedora ambulante Débora Barreto trabalha há 20 anos no Terreiro de Jesus e também aprovou a presença dos agentes. “Estou achando uma coisa boa porque os cadastrados têm oportunidade de trabalhar direito e os clandestinos saem. E também cadastra quem precisa, tem muito pai e mãe de família aqui que quer trabalhar direito. Comigo ninguém mexeu até hoje porque eles respeitam nosso trabalho, esperam a gente atender para depois abordar”.

Durante a operação as equipes percorrem todo o Centro Histórico, desde o Elevador Lacerda, Praça Municipal, Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus, Cruzeiro do São Francisco e Mercado Modelo. Na próxima quarta-feira (16), uma nova reunião será feita para avaliar os resultados e definir os próximos passos a serem adotados na região.

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