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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Manobrista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível CNH B.

Salário: a combinar + benefícios

7 Vagas

Operador de Empilhadeira

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Requisitos imprescindíveis: CNH D, Curso na área, ter disponibilidade para trabalhar em Simões Filho e em fechamento de loja.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Pizzaiolo

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar a noite.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro (vaga exclusiva para pessoas com mais 50 anos, Programa 50+)

Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, ter conhecimento em cortes tradicionais e especiais de carnes. ASSAÍ ATACADISTA.

Salário: a combinar + benefícios

9 Vagas

Fiscal de atendimento ao cliente (vaga exclusiva para pessoas com mais 50 anos, Programa 50+)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, vivência com análise de crédito, cadastro de notas e planilhas em Excel. ASSAÍ ATACADISTA.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Auxiliar de Higienização Hospitalar (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. 

Salário: 1.147,00 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de linha produção (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. 

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Limpeza (vaga pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em Simões Filho e em fechamento de loja.

Salário: a combinar + benefícios

5 Vagas

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Os moradores da Rua Getúlio Vargas, no Lobato, estão transformando o medo em esperança, com as obras de contenção de encosta a serem realizadas  pela Prefeitura no local. Para proteger as famílias que vivem na área de risco, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) atua na região, desde a última terça-feira (16), com avaliação do terreno e, em seguida, a realização das intervenções.

Com investimento de mais de R$1,2 milhão em recursos próprios, a obra tem previsão de término para abril do próximo ano. No local são realizados serviços de cortina atirantada e drenagem.

As intervenções vão proteger o talude para evitar deslizamentos, além de recompor a mobilidade no local, comprometida em decorrência dos estragos das chuvas. “É uma obra de contenção de encosta, que vai devolver a segurança aos moradores e restabelecer o trânsito na rua, que há quase dois anos foi interrompido”, explicou o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.

Esperança – A moradora do bairro Ivete Menezes, de 67 anos, destacou a importância da obra. "Felizmente vamos sair desta situação de perigo. Já presenciamos deslizamentos umas três vezes.  Dias chuvosos nos deixam apreensivos, não conseguimos nem dormir. Essa realidade vai mudar”, torceu.

O marinheiro Ailton Silva, de 70 anos, contou que, quando chove, a vizinhança fica assustada, com medo de o barranco deslizar e as casas desabarem. "Com certeza essa obra vai melhorar muito as nossas vidas. As intervenções vão trazer segurança, atualmente nem mesmo viaturas da polícia ou ambulância têm acesso à rua. Estou torcendo para que o inverno do ano que vem seja mais tranquilo para todos nós", declarou esperançoso.

Balanço – Desde 2013, mais de 110 obras de contenção foram realizadas em Salvador, com investimentos de quase 120 milhões. Atualmente, outras dez estão em andamento, com mais de R$23 milhões investidos. 

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Na próxima terça-feira (23) será realizada mais uma edição do projeto Selo de Certificação Codecon Lojista Legal. Desta vez a atividade ocorrerá no Cine UCI Orient, localizado no 3º piso do Shopping da Bahia. Esta será a nona turma formada pelo projeto.

Para participar os interessados deverão se inscrever previamente por meio do link https://bit.ly/3Dy5Obq. O preenchimento do formulário deve ser efetuado até a próxima segunda-feira (22).

A atividade, promovida pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), possui o objetivo de informar de maneira prática os deveres e direitos assegurados aos fornecedores pelo CDC, visando à educação e harmonização nas relações de consumo. Dentre os temas que serão abordados na capacitação estão a fabricação, comércio em geral, importação de produtos e serviços de assistência técnica, financeiros e bancários.

Caso os critérios exigidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) sejam cumpridos, os participantes receberão a certificação do projeto. O documento atesta as boas práticas do negócio e transmite confiança ao consumidor.

Ao todo já receberam o selo Lojista Legal 134 comerciantes do Comércio, Mercado do Rio Vermelho, Shopping Center Lapa e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL). 

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O pré-natal tem um papel fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças maternas e fetais, permitindo que mãe e bebê tenham um desenvolvimento saudável, reduzindo os riscos para ambos durante e após a gestação. Para garantir assistência integral às grávidas da capital baiana, principalmente às mulheres negras e carentes da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou o programa Programa Mãe Salvador, cuja regulamentação foi sancionada nesta quinta-feira (18), pelo prefeito Bruno Reis em cerimônia ocorrida no Palácio Thomé de Souza.

Com a participação das secretarias municipais da Saúde (SMS), de Mobilidade (Semob) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), o Mãe Salvador tem o propósito de ampliar e qualificar as ações de assistência às gestantes atendidas nas unidades de Atenção Básica do município.

Uma das iniciativas envolve a garantia da captação precoce e a adesão dessas gestantes às consultas e exames do pré-natal, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação. O programa também visa fortalecer o vínculo das futuras mães à maternidade de referência, com visitas de vinculação ao local onde deverá ser feito o parto.

Para garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades, será concedido o Salvador Card – Bilhete Identificado, com 30 passagens de ônibus. O prefeito lembrou que esse benefício é fruto da aquisição pela administração municipal, ao longo da pandemia, de R$5 milhões em passagens de ônibus, efetuada como forma de amenizar o impacto da crise sanitária no sistema municipal de mobilidade.

"Além disso, por meio da Sempre, vamos dar um enxoval àquelas mulheres que realizarem todo o ciclo de exames, num total de sete procedimentos, ao longo da gravidez", completou Bruno Reis.  com a coordenadora do Mãe Salvador, Adriana Miranda, dentre os objetivos essenciais do programa está a prestação total de apoio às mães e bebês carentes da capital baiana. "O objetivo do programa é ampliar a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes em Salvador, facilitar o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, por meio do transporte público, mediante cadastramento junto à SMS, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho, por exemplo".

O conjunto de ações engloba, ainda, as ações propostas pelo Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA), assegurando a qualidade do pré-natal de risco habitual através da qualificação técnica dos profissionais que atuam no âmbito da Atenção Primária à Saúde em Salvador.

Motivação e reparação – O programa Mãe Salvador tem como meta alcançar 70% das gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal, buscando reduzir a mortalidade materna na cidade. Os dados levantados pela SMS revelaram que as gestantes pretas e pardas possuem uma maior dificuldade em realizar, pelo menos, sete consultas de pré-natal – número indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme ressaltou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

"Quando percebemos que a maioria das mulheres eram negras, nossa primeira atitude foi criar comitê de enfrentamento ao racismo institucional, e descobrimos que a maioria das mulheres que não estavam fazendo o pré-natal eram negras. Com isso, o segundo passo foi estruturar um projeto que pudesse estimular as mulheres a realizar esses exames. Chegamos a 60% de assistência primária na cidade, mas, ainda nos tempos de hoje, convivemos com sífilis congênita, passada de mãe para filho, e nosso papel é diminuir isso por meio do exame pré-natal. Nosso objetivo é garantir estímulos para cuidar dessas mães e dos seus bebês", declarou Prates.

Em 2020, cerca de 27,9 mil gestantes tiveram o acompanhamento nas unidades da rede municipal de saúde para a realização do pré-natal, exames e outros procedimentos durante a gravidez. Os dados foram coletados pelo grupo técnico da Rede Cegonha da capital baiana, com base no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde. 

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No próximo domingo (21), a partir das 8h, a Rua K, na praia de Itapuã, vai receber a ação Dia C - Dia de Cooperar. Com o tema "A inclusão é a Nossa Praia!", a iniciativa será realizada pela Associação Bahiana de Equoterapia (Abae), em parceria com o Sicoob Cred Executivo, e terá o apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que vai disponibilizar todo o material necessário para viabilizar a limpeza voluntária da praia feita pelos participantes.

Além de promover uma manhã prazerosa para crianças e adolescentes com deficiência, o Dia C tem o objetivo de contribuir para os ganhos psicomotores dos participantes através de atividades realizadas na areia da praia e na água.

“Apoiar essa iniciativa é gratificante, principalmente diante da importância da experiência para esses jovens e suas famílias que estarão unidos com o propósito de cuidar do nosso meio ambiente e conservação das nossas praias”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Para a presidente e fundadora da Abae, Maria Cristina Guimarães Brito, o evento representa a importância dessas ações, que contam com o compromisso e responsabilidade social dos envolvidos em prol do bem comum.

Também apoiam a atividade o Exército Brasileiro – 19 BC, Esquadrão de Polícia Montada da PM-BA, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) e Acesso Fácil.

 

 

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Com inscrições abertas até o próximo dia 26, o Senai Cimatec e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), lançaram o segundo ciclo de inscrições do edital Cidade Zero Carbono. A partir de agora, as startups podem se inscrever sabendo qual problema elas são capazes de solucionar junto a grandes indústrias para a realização da Prova de Conceito, que é o teste de solução das startups.

Para participar do edital, a startup deve ter CNPJ ativo com até dez anos de existência e faturamento anual inferior a R$16 milhões. Mais informações de como participar do edital e os desafios das indústrias demandantes podem ser acessados através do endereço https:// bityli. com/ zerocarbono .

Seminário – Nesta quinta-feira (18), às 17h, será realizado um webinar para comunicar os desafios das indústrias demandantes e explicar como as startups podem se conectar com grandes indústrias através de soluções inovadoras e sustentáveis. O acesso ao seminário acontece através do endereço: www. bityli. com/ webzerocarbono .

“É uma grande oportunidade de ouvir as dores das indústrias e tirar todas as suas dúvidas sobre a Chamada Cidade Zero Carbono em um bate-papo direto e interativo”, frisa Flávio Marinho, gerente executivo do Senai Cimatec.

Etapas – No primeiro ciclo, que teve as inscrições encerradas em outubro, as indústrias demandantes indicaram os seus desafios e, em paralelo, as startups submeteram ao edital as suas soluções relacionadas à temática de redução da emissão de carbono. Em seguida, está em andamento as conexões entre as startups selecionadas e indústrias. Empresas e instituições parcerias como Ford, Neoenergia, Pirelli, Deten, Grupo Civil e Ifood, entre outras, participam do desafio.  

Nesta nova etapa, com os desafios das indústrias demandantes devidamente mapeados, as startups passam a se inscrever direcionando a sua solução para a indústria com o desafio que apresenta maior contribuição no enfrentamento para a diminuição, até neutralização, das emissões de carbono na atmosfera.

“A todo momento percebemos o quanto é necessário encontrarmos soluções inovadoras para a crise climática. As etapas do edital estão avançando e esperamos que essas ideias possam ser absorvidas pelo setor privado”, reforça a titular da Secis, Edna França. 

No terceiro e último ciclo, previsto para iniciar em janeiro de 2022, os projetos resultantes da conexão entre as indústrias demandantes e as startups receberão aporte financeiro e econômico não reembolsável para realização da Prova de Conceito, com duração de até seis meses.

Chamada – Lançada no início de setembro deste ano, a chamada Cidade Zero Carbono visa alavancar projetos de startups, por meio de apoio do poder público e entidades privadas. O intuito é de solucionar problemas destes entes, além de ajudar a criar condições para zerar as emissões de carbono da capital baiana até 2049, conforme meta estabelecida no projeto, que também tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação na cidade.

 

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Representante da capital baiana, a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov) de Salvador, Ana Paula Matos, foi uma das palestrantes do Smart City Expo World Congress, principal evento internacional sobre Cidades Inteligentes, realizado em Barcelona, na Espanha. A apresentação ocorreu na quarta-feira (17), durante a sessão “Visões em direção à justiça social e ambiental”, com um debate sobre como construir alternativas para a equidade social e ambiental.

Na ocasião, a vice-prefeita abordou o conceito de Tecnologia Social. “As cidades inteligentes são muito mais do que aquelas que aplicam tecnologia, mas as usam para o desenvolvimento social, pois não enxergamos desenvolvimento sem sustentabilidade. Trabalhamos em Salvador o conceito de tecnologia social, de governança social, pensando na redução da desigualdade, no impacto da mudança climática na vida das pessoas. Então, o conceito de Smart City é muito mais amplo para a capital baiana”, declarou.

Ana Paula ainda citou ações que já foram colocadas em prática, como a reestruturação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), elaboração de projetos de sustentabilidade e a criação do Escritório de Governança Social, que tem como parâmetro os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Estamos trabalhando para ser uma Cidade Inteligente e isso significa melhorar o acesso à moradia, ao sistema de esgoto eficiente, combater a desigualdade de renda e a insegurança alimentar e, principalmente, reduzir os riscos climáticos. Uma cidade inclusiva e mais igualitária. Uma cidade com forte Governança Social”, afirmou.

Também foram abordados os problemas da desigualdade na capital baiana e o compromisso da gestão municipal em pautar as ações sob a ótica da sustentabilidade. “Não dá para acreditar no desenvolvimento sem sustentabilidade porque a pobreza não nos deixa pensar assim. A luta contra a pobreza nos ensina que precisamos adotar políticas públicas que reúnam questões ambientais, sociais e econômicas para combater nossa histórica e forte desigualdade e riscos climáticos associados à vulnerabilidade social, usando o envolvimento da comunidade com os mais vulneráveis para evitar comportamentos de risco”, disse a gestora.

A vice-prefeita fez, ainda, uma convocação para que o mundo possa se unir em prol do desenvolvimento social, afirmando que todos precisam trabalhar e sonhar juntos para construir o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida. Na oportunidade, ela convidou representantes das áreas acadêmicas e setores públicos e privados para conhecer Salvador e trabalhar juntos nas trocas de experiências e investimentos.

Evento – O Smart City é um importante ponto de encontro para especialistas e líderes das cidades mais inovadoras do mundo, empresas, centros de pesquisa e organizações internacionais. O evento desta quarta teve a mediação de Xolile George, CEO da Associação do Governo Local da África do Sul (Salga), e contou com as participações de Núria Marin Martínez, prefeita de L'Hospitalet de Llobregat); Hastings Lawrence Chikoko, diretor Regional C40 Cities para a África; e Carlos Moreno, enviado especial do prefeito de Paris para Cidades Inteligentes.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Pizzaiolo

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar a noite.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível Conhecimento de Informática Intermediário, vaga zoneada para bairro de Granjas Rurais e região.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Consultor de Vendas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível CNH B e desejável CNH A.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Marceneiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Imprescindível experiência fabricação e montagem de peças de comunicação visual.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Marceneiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Imprescindível experiência fabricação e montagem de peças de comunicação visual.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Passador de roupas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com a máquina Calandra.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro (vaga exclusiva para pessoas com mais 50 anos, Programa 50+)

Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, ter conhecimento em cortes tradicionais e especiais de carnes. ASSAÍ ATACADISTA.

Salário: a combinar + benefícios

9 Vagas

Fiscal de atendimento ao cliente (vaga exclusiva para pessoas com mais 50 anos, Programa 50+)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, vivência com análise de crédito, cadastro de notas e planilhas em Excel. ASSAÍ ATACADISTA.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Serralheiro de Alumínio

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Imprescindível experiência com estruturas metálicas e na área comunicação visual.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Chefe de Fila em Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para os moradores dos seguintes bairros: Itapuã, Bairro da Paz, Mussurunga, Alto do Coqueirinho.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de Cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para os moradores dos seguintes bairros: Itapuã, Bairro da Paz, Mussurunga, Alto do Coqueirinho.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de Bar

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para os moradores dos seguintes bairros: Itapuã, Bairro da Paz, Mussurunga, Alto do Coqueirinho.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Comprador

Ensino médio completo ou Superior completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: experiência com aquisição de materiais nas áreas de refrigeração, construção civil ou combate a incêndio.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Atendente de produção (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. 

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Administrativo (vaga pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área de logística e conhecimento de informática.

Salário: 1335,95 + benefícios

1 Vaga

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O Plano Plurianual da Prefeitura (PPA) de Salvador do quadriênio 2022-2025 foi apresentado na quarta-feira (17), em audiência pública na Câmara Municipal, para vereadores e representantes da sociedade civil. O objetivo do PPA é viabilizar a implementação e a gestão de políticas públicas para os quatro próximos anos e também nortear as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Leis Orçamentárias Anuais (LOA), elaboradas anualmente.

“Trata-se de uma peça fundamental de planejamento integrado, que reflete o cuidado da gestão com a administração da cidade, numa projeção da dinâmica da economia para os próximos quatro anos e que envolve todos os atores econômicos” explicou o subsecretário da Casa Civil, Moysés Andrade, que representou o secretário Luiz Carreira, na abertura da audiência.

A sessão foi conduzida pelo vereador Joceval Rodrigues, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, em ambiente virtual na plataforma Zoom. O PPA dialoga de forma integrada com os demais instrumentos de Planejamento da prefeitura, em médio e longo prazo, como o Plano Estratégico, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PPDU) e o Plano Salvador 500, com horizonte de planejamento até 2049.

Elaborado a cada quatro anos, sempre no primeiro ano da gestão, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Municipal, conforme determinam a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal. O plano foi detalhado pela diretora de Orçamento da Casa Civil, Ana Nery Nogueira, que destacou o cuidado com o alinhamento dos programas à realidade econômica, na elaboração da peça orçamentária.

Ela ressaltou o interesse da sociedade civil em acompanhar a discussão da peça orçamentária. A apresentação está disponível no site da Casa Civil no endereço casacivil.salvador.ba.gov.br/index.php/menu-orcamento/plano-plurianual-ppa/2022-2025.

Macro – O Plano Plurianual contém oito eixos estratégicos, que sinalizam as macrodiretrizes da administração, em 15 programas de governo e 356 ações. São destinadas a responder as demandas da sociedade, intervir em problemas que se apresentam nas diversas dimensões das funções de governo, dentre elas, nas áreas social, econômica, ambiental, tecnológica e administrativa.

A escuta à população, para a elaboração das ações, tomou como base o programa Ouvindo Nosso Bairro, de consulta popular pela internet, com votação para o estabelecimento de prioridades.

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