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A Prefeitura de Salvador iniciou a instalação de pontos de internet sem fio (wi-fi) públicos em praças, pontos turísticos e nas áreas externas das escolas municipais de toda a cidade. A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes (PDTCI), lançado em 31 de maio deste ano, pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit).

O projeto é executado através de um contrato assinado entre a Prefeitura e o Consórcio Infovia Salvador. Neste primeiro momento, a ação contempla a instalação de mil pontos de wi-fi com cobertura banda larga de até 100GB de velocidade, além de cerca de 800 km de fibra em toda a capital baiana. Recentemente, ganharam pontos de internet as praças Lucas dos Santos Lima, em Mussurunga; José Augusto Saraiva, em Stella Maris; e Belo Horizonte, na Pituba.

Para Daniel Lopes, de 24 anos, que trabalha como motoboy e estava conectado à rede na Praça Belo Horizonte, essa é uma iniciativa que facilita a vida da população. “Eu acho uma iniciativa fantástica, pois em uma urgência a gente pode se conectar gratuitamente e resolver questões utilizando o próprio aparelho celular na praça. Pra mim que trabalho com entregas por aplicativo mesmo é ótimo, pois consigo trabalhar utilizando a rede da prefeitura”, contou.

Multisserviços – De acordo com o titular da Semit, Samuel Araújo, o Plano Diretor de Tecnologia traz outros diversos benefícios para a cidade. “Esse é um grande desafio. O Plano Diretor vem mais completo e robusto para fortalecer o Conecta Salvador, que já funcionava na cidade anteriormente. Agora ele passa a ser um projeto de multisserviços da prefeitura, onde será colocada, além dos pontos de wi-fi e toda a conectividade da administração municipal, a exemplo das câmeras de monitoramento da cidade, também a parte de comunicação e telefonia, sensores de semáforos e outros itens. Tudo isso será gerido através da rede Infovia Salvador”, contou o gestor.

O PDTCI é um plano pensado para ser executado nos próximos 30 anos, com ciclos de renovação a cada quatro anos, visando transformar Salvador na primeira capital do país que leva conectividade de internet sem fio para todos os seus espaços públicos. A estratégia possui três eixos de ação: infovia, nuvem e observatório.

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Empreendedores e profissionais negros, ligados à indústria do turismo da capital baiana, terão a oportunidade de participar de capacitações e mentorias gratuitas, ofertadas pelo programa AfroEstima Salvador. As inscrições para formação de novas turmas já estão abertas e podem ser realizadas no link afroestimasalvador.com.br/inscrições, ou através do Whatsapp (71) 99405-9194.

As aulas serão realizadas de modo presencial, a partir do dia 7 de novembro, no Pelourinho, Liberdade, Rio Vermelho, Itapuã e na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Os locais exatos serão divulgados em breve. Também serão oferecidos aulas e conteúdo no formato on-line, com o auxílio da plataforma virtual, acessada no site do programa.

Os cursos terão duração de até dois meses, voltados tanto o empreendedor que está começando, quanto aqueles que já possuem faturamento e negócios mais avançados. As capacitações são direcionadas a profissionais cujas atividades contribuem, direta ou indiretamente, para a identidade afro e turismo étnico de Salvador, tais como agências de viagem e receptivo, operadores e guias de turismo, meios de hospedagem, gastronomia, setores artístico, cultural e criativo, baianas de acarajé, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers, artesãos, griôs, blocos afro, afoxés e terreiros.

As disciplinas dos cursos são divididas em dois eixos, social e técnico. Os temas incluem marketing digital, gestão de negócios, sustentabilidade, turismo afro, desenvolvimento pessoal e social, história afro-brasileira e da diáspora, liderança com foco na juventude negra, mentorias, entre outras.

“O AfroEstima traz módulos práticos para o dia a dia do afroempreendedor, potencializando sua atividade e trazendo mais retorno econômico para o seu negócio, além de fortalecer o trade turístico. A cidade só tem a ganhar”, destaca a titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Andrea Mendonça.

O primeiro ciclo de turmas foi realizado em 2021, ocasião em que foram certificados 110 alunos. Para esta nova edição, a meta é capacitar mil afroempreendedores.

Fortalecimento – O objetivo do AfroEstima Salvador é capacitar e aperfeiçoar as técnicas e funções laborais, para criar oportunidades aos diversos atores, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia popular, gerando renda individual e impulsionando a visibilidade cultural local.

“Com autoconfiança e conhecimento, o povo preto vai longe. Essa é a missão do Afroestima Salvador: fazer o afroempreendedor enxergar mais longe, apoiando-o para que rentabilize mais e compreenda o importante papel que ele representa, para a economia criativa da cidade”, reforça a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento.

O AfroEstima integra uma série de ações voltadas para o público afroempreendedor em andamento na cidade, através do Plano de Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro. A iniciativa é coordenada pela Secult e Semur e também conta com apoio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Salvador.

 

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Os usuários do BRT de Salvador agora contam com mais uma comodidade. Eles poderão verificar os horários que passam os ônibus nas estações diretamente do celular. Para isso, basta abrir o aplicativo CittaMobi, que passa a disponibilizar essas informações. 

Além dos roteiros dos ônibus do BRT, os passageiros também podem verificar os horários dos veículos das linhas convencionais e também do metrô de Salvador. 

No app, os usuários devem clicar sobre a sigla “BRT” nas localizações das estações. 

Nos últimos 30 dias, a ferramenta registrou mais de 3,7 milhões de acessos ao aplicativo na capital baiana. O Cittamobi está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. O download e o cadastro são gratuitos. 

“Com certeza, essa expansão da oferta de informações do aplicativo vai agregar mais aos serviços do BRT, que estão sendo bem recebidos pela população soteropolitana”, afirma o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.   

BRT – Ainda em operação assistida e com tarifa gratuita até o próximo dia 31, o BRT de Salvador funciona de segunda a domingo, das 8h às 17h. Uma média de 3,8 mil passageiros usam o modal todos os dias, que já transportou mais de 75 mil cidadãos. Atualmente, o percurso entre as estações Rodoviária e Itaigara pode ser feito em, aproximadamente, 12 minutos.

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O Parque Social, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, está com inscrições abertas até a sexta-feira (28) para o curso gratuito “Dê um Start”. Voltado para alunos do ensino médio e fundamental, a iniciativa é uma capacitação gratuita, direcionada a jovens de 16 a 25 anos, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos e que tenham concluído, ou estejam cursando o ensino médio. As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/COLETIVOPARQUE20221 e as vagas são limitadas. 

O coordenador do coletivo e captador de recursos do Parque Social, Júlio Santos, afirmou que o curso, oferecido pela instituição desde 2015, oportuniza aos jovens dar o pontapé inicial na própria formação profissional, agregando conhecimentos que permitam a escolha de carreira pessoal. 

“O curso possibilita que os jovens realizem a construção de um currículo e façam um planejamento financeiro, além de incentivar o cadastro em sites de empregos, incluindo um banco de vagas para jovens integrantes do programa. Ao final do curso, aqueles que se cadastraram no banco de vagas do programa, poderão se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores. Apesar de não haver nenhuma promessa ou garantia de emprego, o programa colabora na preparação do participante para processos seletivos e dissemina a oportunidades em diferentes empresas”, explicou. 

O conteúdo do programa conta com 11 videoaulas curtas e objetivas, 100 por cento on-line via WhatsApp, focadas em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e preparação para entrevistas e processos seletivos, além de muitas outras dicas para auxiliar os jovens. O cadastro deve ser feito através do número de celular ou WhatsApp que será usado para o curso. 

Os participantes têm até quatro semanas para assistir às videoaulas e fazer as atividades práticas. Ao final do curso, recebem um certificado e acesso gratuito para se cadastrar numa comunidade de vagas exclusiva, com oportunidades de emprego em mais de 200 empresas. 

Coletivo Jovem – A iniciativa faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a plataforma, nos formatos presencial e on-line, já impactou mais de 300 mil jovens em comunidades brasileiras, espalhadas por todo o país, chegando a 1.857 municípios. Do total de beneficiados, mais de 80 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. 

Empregabilidade – Num contexto em que o desemprego afeta principalmente os mais jovens, o Coletivo Online se constitui numa importante parceria entre o Parque Social e o Instituto Coca-Cola, com foco na empregabilidade de um público composto, majoritariamente, por afrodescendentes e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Salvador. A formação profissional e o cadastro no site Vagas.com são fundamentais para ampliar a empregabilidade dos participantes, pois aumentam suas chances de serem contratados por uma das mais de 400 empresas parceiras.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 39 vagas de emprego para esta terça-feira (20). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente, via WhatsApp – a escolha é feita no momento do agendamento.

Assistente Financeiro (vaga exclusiva para o Programa SIMM Mulher)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento de Planilha de Excel

Salário R$1.424,88 + benefícios

1 Vaga

Repositor de Hortifrut

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário R$1.212,00 + benefícios

5 Vagas

Atendente de lanchonete (vaga exclusiva para o Programa SIMM Mulher)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade  total de horário

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Ajudante de Cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

4 Vagas

Vendedor interno (vaga temporária 90 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Requisitos Imprescindíveis: Ter experiência com vendas no setor de sapatos,  disponibilidade de horário e conhecimento de informática

Salário a combinar + benefícios

10 Vagas

Auxiliar de Logistica/ Carga e Descarga

Ensino médio completo, sem experiência, ter disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

50 Vagas

Auxiliar de Limpeza Pesada

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar a noite e morar em bairros próximo a Avenida Tancredo Neves

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Atendente de Farmácia (vaga de estágio)

Ensino médio incompleto, sem experiência, ter fácil acesso aos bairros de Cajazeiras e Pero Vaz

Salário a combinar + benefícios 

2 Vagas

Dedetizador

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B, Curso NR 33 e NR 35, ter disponibilidade para viajar

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Analista Financeiro  (vaga exclusiva para o Programa SIMM Mulher)

Ensino superior completo em Administração ou áreas afins, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar administrativo (vaga temporária de 60 dias )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter conhecimento em Informática Avançada.

Salário R$1.400,00 + benefícios

1 Vaga

Doceira   (VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: vivência na produção de salgados

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Operação (jovem aprendiz)

Ensino médio incompleto, sem experiência, Conforme a Lei do Aprendizado faixa etário 18 a 22 anos, ter disponibilidade para trabalhar em supermercado

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Estoquista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível comprovação na área de PEÇAS AUTOMOTIVAS.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Atendente de balcão

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível comprovação na área de PEÇAS AUTOMOTIVAS.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Agente de microcrédito

Ensino médio completo, 6 meses de experiência nas seguintes áreas: vendas, atendimento ao público,  vendas de consórcios, créditos bancários, curso na área será um diferencial.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Operador de Empilhadeira Retrátil

Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA, CNH B E TER DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO

Salário R$1.680,15 + benefícios
40 Vagas

Vendedor interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável vivência com midias sociais e televendas.

Salário R$1.300,00 + benefícios

2 Vagas

Pintor de veículos 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter fácil acesso aos bairros da Vitória, Pituba, Alphaville e Ondina, disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

5 Vagas

Auxiliar de farmácia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, desejável curso na área.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, desejável curso na área.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Operador de Loja (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, com ou sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento de informática e disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Recepcionista atendente ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3  meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Técnico de informática  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática 

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

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Mais de três mil pessoas já passaram pelo SAC do Empreendedor, usufruindo de serviços públicos municipais como orientação, formalização, qualificação, regularização, apoio ao empreendedorismo e fomento a linhas de crédito aos futuros e atuais microempreendedores (MEIs). Somente no mês de setembro deste ano, foram 595 atendimentos e 1.293 serviços disponibilizados.  

Situado no primeiro andar do Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, o equipamento da Prefeitura, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), foi criado para fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No SAC são oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).  

“Desde a criação da unidade do SAC do Empreendedor houve um aumento de 57% dos empreendedores - comparado ao período que que os serviços eram realizados no Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra) -, que estão em busca de auxílio para desenvolver o seu negócio. Do total de atendimentos, 55% foram de mulheres empreendedoras que procuram os serviços do SAC. Isso mostra que as mulheres estão mais abertas para políticas públicas”, disse a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.  

A baiana de acarajé Solange Costa Silva, de 51 anos, disse que a iniciativa municipal veio para ajudar no desenvolvimento do empreendimento, seja ele pequeno ou de maior porte. “Fiquei sabendo dessa unidade através de duas amigas, que falaram super bem do atendimento. Procurei o serviço para legalizar o meu negócio, fui muito bem recebida e ainda consegui realizar a minha formalização no mercado”.  

Empreendedora há mais de 25 anos, Simone Bezerra, de 55 anos, conta que começou ainda na adolescência. “Morava no interior e possuía uma lanchonete lá junto com meu esposo. Sempre tive o sonho de vir para Salvador para abrir um restaurante. Na pandemia consegui um ponto no Barris e abri o estabelecimento”.  

Ela conta que soube do SAC do Emprendedor também através de uma amiga. “Estava com alguns problemas no meu MEI, um pouco perdida com a pandemia, soube da unidade e procurei atendimento. Esse serviço ajuda muito, dando segurança ao negócio. É um apoio para nós, pequenos empresários”, disse.  

Agilidade – Fruto do programa Empreenda Salvador, o SAC do Empreendedor foi entregue em junho passado, em substituição à estrutura que funcionava no bairro do Comércio. O espaço conta com recepção, sala multiuso, sala de reunião, coordenação, sala de atendimento com 12 estações de trabalho, almoxarifado e copa. Quem for ao local, encontra ainda um ponto de atendimento do CredSalvador, o programa de microcrédito da Prefeitura.  

Segundo o artesão Clóvis de Oliveira, de 65 anos, o atendimento ágil da unidade facilita ainda mais na resolução das demandas dos empreendedores. “Já procurei o Sac do Empreendedor duas vezes, para utilizar de alguns serviços. O atendimento aqui é excelente”, disse.  

Morador do bairro do Tororó, José Paulo Sena, de 45 anos, também elogia o atendimento prestado pela equipe do equipamento. Ele reforça que a instalação da unidade é um incentivo ao pequeno empreendedor de continuar o seu negócio. “Sou Mei, quando surge qualquer demanda procuro a unidade para ser atendido em alguns dos serviços oferecidos. O SAC do Empreendedor veio para contribuir com o nosso negócio”, disse.  

Serviços – Na lista de serviços disponíveis no SAC estão a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (Das), orientação, regularização, declaração e parcelamento. O espaço também atende solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.  

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br . A estrutura conta com a parceria do Sebrae-Ba, para realização de cursos de capacitação e orientação. 

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A nova iluminação pública de Salvador tem mudado a cara da cidade nos quesitos eficiência e modernidade, oferecendo mais conforto e segurança aos cidadãos. Com investimento da Prefeitura, os cerca de 180 mil pontos passaram a funcionar com a tecnologia em LED, mais econômica e com mais luminosidade, principalmente através de iniciativas como o programa Iluminando Nosso Bairro. No entanto, um fator segue prejudicando o serviço e, consequentemente, a vida dos cidadãos: o vandalismo. 

Somente de janeiro a setembro deste ano, a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou 750 ocorrências de furto de cobres. O prejuízo estimado para os cofres públicos já ultrapassa R$900 mil.  

Além da falta de iluminação, o problema pode provocar graves acidentes aos cidadãos, como as exposições da rede elétrica energizada, aumentando o risco de choque elétrico.

“É importante alertar à população sobre os prejuízos causados pelo vandalismo aos cofres públicos, pois esse recurso poderia ser reinvestido em outras ações, assim como os transtornos causados à população”, disse o gerente de Manutenção e Monitoramento da Dsip, Leonardo Pimentel.  

Investimento e denúncia – Para impedir os atos de vandalismo, a Dsip tem investido no reforço da infraestrutura com aumento de profundidade e concretagem dos eletrônicos, além do reforço também da concretagem das caixas de passagem para dificultar o acesso aos cabos. O órgão também efetua o registro das ocorrências junto às autoridades policiais, para as devidas investigações e providências. 

O cidadão pode colaborar no combate aos casos de vandalismo, realizando a denúncia através do Fala Salvador, no telefone 156, site www.falasalvador.ba.gov.br , aplicativo Fala Salvador Cidadão, disponível no Google Play e App Store ou WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM), no telefone (71) 99623-4955 – neste caso, os cidadãos podem enviar mensagem escrita e ou áudios de até 30 segundos, acompanhadas de vídeos e/ou fotos. O número não aceita ligações.

 

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O entorno do Instituto dos Cegos da Bahia (ICB), no bairro do Barbalho, é o mais novo local a ganhar uma área de Zona 30, a nona da capital baiana, implementada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). As vias em frente à sede da entidade foram requalificadas e passaram a utilizar uma tecnologia que auxilia a travessia de pessoas com deficiência visual.

Um sistema de aviso sonoro foi instalado na Rua São José de Baixo para indicar, por meio do som, quando é permitido atravessar a via. O semáforo especial pode ser ativado por meio de dispositivos sonoros individuais (tags) ou ao apertar uma botoeira presente no equipamento. A nova Zona 30 também foi sinalizada com as cores azul e amarelo, que são mais perceptíveis às pessoas com capacidade visual reduzida.

“Temos aqui um grande fluxo de pessoas que chegam ao instituto utilizando o transporte público e se deslocando a pé. As mudanças vão trazer mais segurança aos usuários vulneráveis da área, como pedestres, idosos, crianças e ciclistas”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Melhorias – Além da readequação de velocidade para 30km/h na Rua São José de Baixo, Rua Vital Rêgo e as ladeiras da Água Brusca e Baluarte, o entorno do instituto ganhou um novo desenho viário para promover mais segurança aos transeuntes. O reordenamento incluiu tachões e balizadores, fazendo com que automóveis e transportes coletivos transitem de forma mais cautelosa pela região.

Novas faixas de pedestres foram implantadas próximo à sede da instituição e as vias foram estreitadas, reduzindo o tempo de travessia de quem caminha por ali. Toda a sinalização vertical e horizontal foi requalificada.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia Salvador a promover medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. A ação também teve a participação de representantes do Instituto dos Cegos.

Mais segurança – Os conceitos de readequação de velocidade e redesenho viário já são utilizados em cidades como Nova York, Bogotá, Londres, Paris e São Paulo como uma das formas mais efetivas de evitar mortes no trânsito. A capital baiana implantou a sua primeira Zona 30 em 2021, no Bonfim, e desde então, outras localidades também já receberam a iniciativa, a exemplo de Patamares, Cajazeiras, Itaigara, Alphaville e Comércio.

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O Morar Melhor segue transformando a realidade de famílias carentes de Salvador. Desta vez, o programa da Prefeitura reformou mais 100 casas em situação precária na comunidade de Jaguaripe II, em Nova Brasília. A entrega das intervenções ocorreu na manhã deste sábado (22), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, dentre outras autoridades.

O prefeito ressaltou que o Morar Melhor ajuda a população a viver em um local mais seguro e confortável, promovendo ainda o resgate da autoestima dos cidadãos. “Nada é mais importante para uma pessoa do que a própria casa. Por isso foi desenvolvido esse programa, para que as famílias pudessem viver com mais dignidade na comunidade onde vivem. É uma iniciativa de sucesso, que já alcançou 40 mil imóveis em toda a cidade”, declarou Bruno Reis.

Uma das beneficiadas nessa nova etapa é a família da autônoma Antonieta Correia, de 50 anos, que reside há 24 anos na localidade com seis filhos e cinco netos. Ela contou que a única renda da família atualmente é o Auxílio Brasil e que era um sonho realizar a reforma no imóvel.

"Aqui era muita pingueira em cima da cama, tinha que espalhar baldes pela casa, tinha cama até na cozinha. Agora, com a reforma, não pinga mais, teve pintura, novas portas e janelas. A casa está linda, uma maravilha, melhorou muito a minha vida e a da minha família. É um sonho realizado e só tenho a agradecer a Deus e à Prefeitura”, relatou.

Esta é a segunda vez que o programa chega ao bairro. Na edição anterior, foram beneficiados 140 imóveis. Diante dos pedidos dos moradores, o prefeito autorizou a reforma em mais casas na localidade, com levantamento a ser feito pela Seinfra.

Funcionamento – O Morar Melhor possibilita melhorias em residências em situação precária na cidade. As melhorias são escolhidas em conjunto com o morador e envolvem pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.

Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

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