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O entorno do Instituto dos Cegos da Bahia (ICB), no bairro do Barbalho, é o mais novo local a ganhar uma área de Zona 30, a nona da capital baiana, implementada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). As vias em frente à sede da entidade foram requalificadas e passaram a utilizar uma tecnologia que auxilia a travessia de pessoas com deficiência visual.

Um sistema de aviso sonoro foi instalado na Rua São José de Baixo para indicar, por meio do som, quando é permitido atravessar a via. O semáforo especial pode ser ativado por meio de dispositivos sonoros individuais (tags) ou ao apertar uma botoeira presente no equipamento. A nova Zona 30 também foi sinalizada com as cores azul e amarelo, que são mais perceptíveis às pessoas com capacidade visual reduzida.

“Temos aqui um grande fluxo de pessoas que chegam ao instituto utilizando o transporte público e se deslocando a pé. As mudanças vão trazer mais segurança aos usuários vulneráveis da área, como pedestres, idosos, crianças e ciclistas”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Melhorias – Além da readequação de velocidade para 30km/h na Rua São José de Baixo, Rua Vital Rêgo e as ladeiras da Água Brusca e Baluarte, o entorno do instituto ganhou um novo desenho viário para promover mais segurança aos transeuntes. O reordenamento incluiu tachões e balizadores, fazendo com que automóveis e transportes coletivos transitem de forma mais cautelosa pela região.

Novas faixas de pedestres foram implantadas próximo à sede da instituição e as vias foram estreitadas, reduzindo o tempo de travessia de quem caminha por ali. Toda a sinalização vertical e horizontal foi requalificada.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia Salvador a promover medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. A ação também teve a participação de representantes do Instituto dos Cegos.

Mais segurança – Os conceitos de readequação de velocidade e redesenho viário já são utilizados em cidades como Nova York, Bogotá, Londres, Paris e São Paulo como uma das formas mais efetivas de evitar mortes no trânsito. A capital baiana implantou a sua primeira Zona 30 em 2021, no Bonfim, e desde então, outras localidades também já receberam a iniciativa, a exemplo de Patamares, Cajazeiras, Itaigara, Alphaville e Comércio.

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