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A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 53 ações de resgate nas praias da orla de Salvador, no trecho que compreende desde o Jardim de Alah até Ipitanga, durante o final de semana e o feriado do Dia do Comerciário, comemorado na última segunda-feira (17). Na lista das praias mais perigosas e com maiores índices de afogamento estão Jaguaribe (16), Stella Maris (12), Aleluia (6), Jardim de Alah (6), Piatã (5), Catussaba (4), Ipitanga (3), Corsário (2) e Itapuã (2). Além dos salvamentos, a Salvamar localizou 13 crianças perdidas e realizou 1.048 ações preventivas para orientar os banhistas.  

O coordenador da Salvamar, Kailane Dantas, explica que com a chegada da primavera e a consequente prevalência de dias ensolarados e praias cheias, é importante adotar alguns cuidados para evitar afogamentos. “As praias têm ficado cheias e sabemos que será assim até o final do verão. Por isso, é preciso se manter vigilante à sinalização, assim como ter um olhar especial com crianças e idosos. Vimos as praias muito cheias no feriado de ontem (17), então é importante ter atenção", destaca. Para garantir a segurança, agentes do órgão atuam na orla e promovem rondas volantes.  

Atenção à sinalização – Para melhor orientar o banhista, a Salvamar distribui bandeiras para alertar os trechos considerados mais perigosos. As sinalizações são indicativos da condição do mar para o dia. A bandeira vermelha representa mar muito agitado e indica a impossibilidade de mergulho no trecho demarcado, devido ao risco elevado de afogamento.  

Já a bandeira amarela simboliza atenção na hora do banho, mas que o banhista tenha noções de nado e respeite as orientações dadas pelos salva-vidas. Por fim, a bandeira verde indica que o local é apropriado para banho, sem restrições. 

A Salvamar alerta também para que os banhistas procurem um mirante do órgão ao chegarem na praia e não descuidem das crianças. É necessário, ainda, que os cidadãos evitem o banho de mar caso consumam bebidas alcoólicas, e que não avancem na água se passar do nível do umbigo.

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A segurança de pedestres e condutores da capital baiana tem sido colocada em risco por um fator além da imprudência no trânsito: o vandalismo. De janeiro até a primeira semana de outubro deste ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) gastou mais de R$1,2 milhão somente para recuperar os semáforos danificados por vândalos na cidade.

Diariamente, a equipe de sinalização da autarquia de trânsito é acionada para restabelecer o funcionamento dos equipamentos semafóricos que tiveram peças roubadas ou danificadas por condutas criminosas. O problema tem ocorrido em diversas regiões da cidade, inclusive em vias de grande movimento.

Somente este ano, cerca de 80 intersecções sinalizadas foram vandalizadas. Além disso, mais de 4 mil metros de cabos de alimentação de energia e 187 unidades dos mais diversos tipos de componentes de semáforos foram furtados.

“Esses atos criminosos afetam todos os cidadãos que se deslocam por Salvador. Além de prejudicar a mobilidade da nossa população, essa despesa poderia ser direcionada para outros benefícios, como ações de educação e de segurança viária. O prejuízo é de todos nós”, comenta o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Sinalização – O planejamento anual do órgão de trânsito prevê investimentos para manter, requalificar e adquirir novos equipamentos para a sinalização, para os quais são direcionadas parte da receita arrecadada pela autarquia municipal. No entanto, o gasto com os equipamentos vandalizados é extra e atrapalha a dinâmica de sinalização da cidade, tão importante para a segurança viária.

Por isso, a Transalvador tem estudado soluções para coibir a ação de vândalos, como, por exemplo, substituir algumas peças dos equipamentos semafóricos por material sem valor de mercado. Aliado a isso, a Assessoria Jurídica da pasta registra boletins de ocorrência das delegacias sempre que identifica um ato criminoso do tipo, para as devidas providências pelas autoridades policiais.

As equipes de sinalização seguem atentas para restabelecer o funcionamento dos semáforos com a maior brevidade, o que nem sempre é possível, já que algumas das peças são de difícil substituição ou reparo.

Denúncias – O cidadão pode acionar a Transalvador pelo Fala Salvador, no número 156, caso presencie alguma situação de vandalismo. Para relatar problemas com os semáforos, é possível utilizar também o aplicativo do órgão de trânsito: o NOA Cidadão.

Para coibir furtos e receptação de fios e cabos de energia e telefonia, bem como atos que atentem contra o patrimônio público em Salvador, a Guarda Civil Municipal (GCM) lançou um número exclusivo para denúncias via aplicativo WhatsApp. Os fatos podem ser comunicados através do contato (71) 99623-4955, em formato texto ou áudio de até 30 segundos, e fotos. Não são aceitas ligações.

 

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 39 vagas de emprego para esta quinta-feira (13). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente, via WhatsApp – a escolha é feita no momento do agendamento.

Ajudante de embalador
Ensino médio completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores de Simões Filho.

Salário R$1.212,00 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar administrativo (vaga temporária de 60 dias )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter conhecimento em Informática Avançada.

Salário R$1.400,00 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de manutenção predial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 vaga

Operador de telemarketing ativo e receptivo 

Ensino médio completo, sem experiência, boa escrita, dicção , digitação e conhecimento Intermediário em Informática.

Salário a combinar + benefícios

15 Vagas

Atendente de telemarketing

Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: TER DOMÍNIO EM LIBRAS ( Lingua brasileira de sinais ), boa escrita, dicção e conhecimento Intermediário em Informática.

Salário a combinar + benefícios

20 Vagas

Agente Vendas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A, possuir moto ou carro, vivência com vendas,  desejável ser morador de Pirajá e região

Salário R$1.446,44 + benefícios

2 Vagas

Fiscal de Loja

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter fácil acesso a Lauro de Freitas e Conhecimento com Circuito fechado (CFTV), Curso atualizado de Segurança e ter disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter fácil acesso aos bairros da Vitória, Pituba, Alphaville e Ondina, disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

8 Vagas

Recepcionista de hotel

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar à noite, ter fácil acesso a região da Suburbana ou Cidade baixa.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.212,00 + benefícios

1 Vaga

Técnico de informática  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Técnico em Enfermagem do Trabalho (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, curso na área e Coren atualizado.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar financeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento em Excel e conhecimento no sistema Sienge.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

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Fazer o bem sem olhar a quem. Essa também é uma marca registrada do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), que realiza, através da Assessoria Especial, mais uma ação do projeto solidário “De coração para Coração”. Desta vez, o órgão promove a arrecadação de produtos de higiene de limpeza, que deverão ser destinados para instituições e/ou abrigos de idosos.  

A iniciativa visa sensibilizar os assegurados e colaboradores da Prefeitura, além de toda a sociedade na corrente do bem. Estão sendo arrecadados materiais de higiene pessoal, limpeza e materiais para curativos. As arrecadações, que possuem ponto de coleta na Fumpres, na Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, seguem até o dia 25 de novembro.  

"Quando revisamos o planejamento estratégico do Fumpres esse ano, fizemos questão de inserir um projeto que nos permitisse reforçar os conceitos de empatia e humanização, tanto com o público interno quanto externo. Através do ‘De coração para Coração’, promovemos um trabalho social extremamente importante, que, inclusive, já vinha sendo feito pelos segurados atuantes no nosso grupo de convivência Viva a Vida”, disse a assessora Especial de Informação do Fumpres, Thatiane Aragão.

 

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A Prefeitura de Salvador instituiu, no Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher (10 de outubro), o Selo Pacto Pela Mulher. A ação tem como objetivo reconhecer os esforços de instituições privadas e públicas, na busca tanto por equidade entre mulheres e homens no ambiente corporativo, quanto pela prevenção e combate a todos os tipos de violência contra a mulher. 

O selo terá validade de dois anos e será concedido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) a empresas, associações civis e entidades públicas, que devem se habilitar junto ao órgão após lançamento de edital e serem aprovadas por um comitê gestor, responsável por verificar o cumprimento dos compromissos estipulados. 

“Não há um limite para o número de organizações chanceladas com o selo, que depois de dois anos de vigência deve ser reavaliado. É preciso que haja propostas efetivas de capacitação em prevenção e combate à violência contra a mulher, nos planos de trabalho e de cargos e salários das corporações, abordando tópicos como assédio moral e sexual, equidade de gênero na oferta de vagas, além apresentação de diagnóstico censitário com o perfil de mulheres do quadro de colaboradores”, disse a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo. 

Comitê gestor – O comitê gestor do Selo Pacto pela Mulher será formado por seis membros, com representantes do poder público geral e de entidades da sociedade civil, com notoriedade por sua atuação na luta por equidade de gênero, observando a paridade entre homens e mulheres. A presidência da comissão será ocupada por dois anos, por indicação da titular da pasta, expedida por meio de uma portaria, com mandato de dois anos. 

A organização beneficiada poderá utilizar o selo em produtos e material publicitário.  A proposta prevê que o empreendedor que adotar a filosofia da responsabilidade social deverá adotar relacionamentos mais éticos e transparentes com todos os públicos, ganhando em sustentabilidade, em imagem e em parcerias mais bem-sucedidas e lucrativas.

 

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Duas obras foram vistoriadas na manhã desta segunda-feira (17), pelo prefeito Bruno Reis e gestores municipais, nos bairros de IAPI e Engomadeira. Drenagem, recuperação de canais, reforma de campos e construção de áreas de lazer são algumas das intervenções da Prefeitura em andamento nas localidades. Já no domingo (16), o prefeito autorizou a reforma do canal da Rua 1º de Janeiro, no bairro do Uruguai, onde há anos os moradores convivem com esgoto a céu aberto, com alagamentos em dias de chuva e a presença de animais peçonhentos e a água de esgoto invadindo as casas. 

No IAPI, a equipe vistoriou as obras de requalificação do Campo da Rocinha, tradicional ponto de encontro dos peladeiros de fim de semana da localidade. As obras estão sob a coordenação da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e, dentre os serviços realizados estão a reforma do campo, colocação de alambrados, piso, traves e iluminação, com investimento de R$660 mil. 

"É mais uma obra importante, pois era um anseio antigo da comunidade ver este equipamento reformado para a prática de esportes. São mais de 2 mil metros quadrados, com a colocação de tela, refletor em LED e tudo que há de melhor para este tipo de intervenção", declarou Bruno Reis. 

Morador da localidade há quatro décadas, o controlador de pragas Ivanilson das Virgens, de 41 anos, fala da estimativa de entrega do campo. "É um equipamento importante para os moradores da região. Quando chovia havia muito alagamento e lama. Hoje, com essa obra, a comunidade só tem a comemorar", disse. 

Atualmente, Salvador possui 726 campos e quadras cadastrados, sendo que 491 já foram reformados e 77 seguem em obras. 

Drenagem – No canal da Rua São Francisco, em Engomadeira, o prefeito autorizou o início das obras e ressaltou a necessidade de proporcionar mais qualidade de vida à população. A intervenção terá investimento de R$432 mil, com prazo previsto de três meses para conclusão. 

"Esta é uma demanda antiga da comunidade. Aqui vamos realizar todo um trabalho de requalificação para melhorar a vida dos moradores, garantindo mais qualidade de vida e uma situação mais digna. É triste ver que as pessoas, infelizmente, ainda precisam conviver com esgotos, ratos e outros animais. É preciso mudar essa realidade", disse o chefe do Executivo municipal. 

Uruguai – Já a requalificação do canal localizado na Rua 1⁰ de Janeiro, no Uruguai, está em fase de elaboração de projeto e deverá ser dividida em três etapas. A primeira se resume à desobstrução do canal, executado pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). A segunda etapa trata da recomposição das placas de concreto, que cederam e deixaram o canal exposto. E, por fim, será executada a recuperação do canal, com urbanização, construção de praças e academias ao ar livre, como foi realizado no canal do Rio Paraguari.   

"A intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui, da mesma forma que fizemos no Subúrbio Ferroviário, na região do Mané Dendê e no Rio Paraguari, em Periperi, assim como na Rua Rosalvo Silva, em Pau da Lima, executando obras que seriam responsabilidade do Estado", finalizou o prefeito.

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O projeto Novo Mané Dendê, realizado pela Prefeitura de Salvador, promove neste mês de outubro uma pesquisa nos cinco bairros da poligonal do projeto para análise técnica. A ação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, visando promover alternativas que incentivem a população a fazer a entrega dos materiais recicláveis de maneira socialmente adequada nos ecopontos que serão implantados na bacia do Rio Mané Dendê.

O estudo, através da pesquisa de campo na região dos bairros beneficiados pelo projeto, é realizado nos domicílios e nos comércios onde serão mapeados o porte da empresa, o número de funcionários, o ramo da atividade e como eles trabalham o gerenciamento de resíduos. A ideia principal é entender o perfil socioeconômico dos moradores, o quanto geram de resíduos, como destinam e o que poderia incentivá-lo a separar.

“Os funcionários estarão fardados e com crachá para a realização da ação. A iniciativa permitirá a construção de alternativas para a melhoria da coleta seletiva na região. Por isso, é extremamente importante a colaboração e participação de moradores e comerciantes, contribuindo com essa pesquisa de campo”, explicou o gerente ambiental do projeto, Danilo Sobrinho.

Novo Mané Dendê – O projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

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O Ministério da Cidadania prorrogou o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com a Instrução Normativa nº 4, publicada na quinta-feira (13), a data máxima para a atualização dos dados, marcada para esta sexta-feira (14), foi estendida para o próximo dia 11 de novembro.

Essa prorrogação se aplica para as pessoas que não tinham realizado a atualização no CadÚnico, ou seja, famílias inscritas em 2016 e 2017 e que deixaram os cadastros desatualizados por cinco anos.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) reforça que os beneficiários dos programas sociais ganham mais tempo para atualizar as informações e, assim, podem evitar filas nos postos de atendimento. “Cerca de 5% do total de inscritos no CadÚnico em Salvador estão com a atualização pendente, representando um quantitativo de aproximadamente 24 mil que ainda não realizaram o recadastramento” informou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

Cada cidadão inscrito no CadÚnico tem um período de dois anos para realizar a atualização dos dados (recadastramento), a contar da data em que efetuou o cadastro. Contudo, o prazo para atualização dos cadastros é individualizado, não sendo assim a mesma data para todos.

Quem tiver dúvidas pode ligar para o 0800 707 2003 ou baixar o aplicativo do Cadastro Único para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode também verificar a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício. Por isso, a população não deve se dirigir aos postos de atendimento antes de verificar a necessidade de atualização.

Agendamento – A Sempre salienta que as pessoas devem continuar buscando o agendamento para evitar o bloqueio dos benefícios, de acordo com o novo prazo dado pelo Ministério da Cidadania. Os atendimentos nos 29 postos fixos de Salvador são realizados exclusivamente através do Aplicativo Fala Salvador e do site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br.

O agendamento é automatizado, por meio de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado pelo beneficiário. A iniciativa visa oferecer um atendimento de forma organizada e confortável.

Ações itinerantes – Para ampliar os atendimentos e descentralizar os serviços, a Prefeitura, através da Sempre, tem atuado fortemente com o programa CadÚnico Itinerante, que ocorre por meio de uma busca ativa. A estratégia visa atualizar e realizar novos cadastros, visando alcançar localidades afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa.

O critério para escolha dos bairros ocorre através de um mapa territorial, que aponta os locais com maior índice de desatualização de cadastros e onde há maior concentração de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

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A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) abriu inscrições para a penúltima edição do projeto Horta em Casa de 2022. A iniciativa é gratuita e a participação deve ser confirmada através de formulário no site www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br  ou na página da pasta no Instagram (@secissalvador). O prazo termina às 23h50 deste sábado (15). 

Os interessados em participar do processo devem ainda anexar as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência na própria plataforma. As 100 primeiras pessoas inscritas que estiverem com a documentação correta e forem residentes em Salvador serão selecionadas. É preciso ter idade mínima de 18 anos. A lista completa com os selecionados será publicada, na próxima semana, no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará disponível no site da Secis. 

Os selecionados serão contemplados com um kit horta, que contém jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes. 

Os contemplados ainda receberão capacitação para a montagem da horta. O treinamento será realizado através de uma plataforma de videoconferência a ser disponibilizada pela Secis. Serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa. 

“Cada vez mais fica evidente a importância dessa ação para as pessoas, no sentido de se reconectarem ao trabalho com à terra e com o plantio de seus próprios alimentos. A procura tem sido intensa, o que faz do projeto um sucesso”, reforça a titular da Secis, Marcelle Moraes.

 

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