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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 39 vagas de emprego para esta terça-feira (20). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente, via WhatsApp – a escolha é feita no momento do agendamento.

Assistente Financeiro (vaga exclusiva para o Programa SIMM Mulher)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento de Planilha de Excel

Salário R$1.424,88 + benefícios

1 Vaga

Repositor de Hortifrut

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário R$1.212,00 + benefícios

5 Vagas

Atendente de lanchonete (vaga exclusiva para o Programa SIMM Mulher)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade  total de horário

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Ajudante de Cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

4 Vagas

Vendedor interno (vaga temporária 90 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Requisitos Imprescindíveis: Ter experiência com vendas no setor de sapatos,  disponibilidade de horário e conhecimento de informática

Salário a combinar + benefícios

10 Vagas

Auxiliar de Logistica/ Carga e Descarga

Ensino médio completo, sem experiência, ter disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

50 Vagas

Auxiliar de Limpeza Pesada

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar a noite e morar em bairros próximo a Avenida Tancredo Neves

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Atendente de Farmácia (vaga de estágio)

Ensino médio incompleto, sem experiência, ter fácil acesso aos bairros de Cajazeiras e Pero Vaz

Salário a combinar + benefícios 

2 Vagas

Dedetizador

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B, Curso NR 33 e NR 35, ter disponibilidade para viajar

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Analista Financeiro  (vaga exclusiva para o Programa SIMM Mulher)

Ensino superior completo em Administração ou áreas afins, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar administrativo (vaga temporária de 60 dias )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter conhecimento em Informática Avançada.

Salário R$1.400,00 + benefícios

1 Vaga

Doceira   (VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: vivência na produção de salgados

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Operação (jovem aprendiz)

Ensino médio incompleto, sem experiência, Conforme a Lei do Aprendizado faixa etário 18 a 22 anos, ter disponibilidade para trabalhar em supermercado

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Estoquista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível comprovação na área de PEÇAS AUTOMOTIVAS.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Atendente de balcão

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível comprovação na área de PEÇAS AUTOMOTIVAS.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Agente de microcrédito

Ensino médio completo, 6 meses de experiência nas seguintes áreas: vendas, atendimento ao público,  vendas de consórcios, créditos bancários, curso na área será um diferencial.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Operador de Empilhadeira Retrátil

Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA, CNH B E TER DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO

Salário R$1.680,15 + benefícios
40 Vagas

Vendedor interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável vivência com midias sociais e televendas.

Salário R$1.300,00 + benefícios

2 Vagas

Pintor de veículos 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter fácil acesso aos bairros da Vitória, Pituba, Alphaville e Ondina, disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

5 Vagas

Auxiliar de farmácia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, desejável curso na área.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, desejável curso na área.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Operador de Loja (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, com ou sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento de informática e disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Recepcionista atendente ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3  meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Técnico de informática  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática 

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

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Mais de três mil pessoas já passaram pelo SAC do Empreendedor, usufruindo de serviços públicos municipais como orientação, formalização, qualificação, regularização, apoio ao empreendedorismo e fomento a linhas de crédito aos futuros e atuais microempreendedores (MEIs). Somente no mês de setembro deste ano, foram 595 atendimentos e 1.293 serviços disponibilizados.  

Situado no primeiro andar do Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, o equipamento da Prefeitura, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), foi criado para fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No SAC são oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).  

“Desde a criação da unidade do SAC do Empreendedor houve um aumento de 57% dos empreendedores - comparado ao período que que os serviços eram realizados no Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra) -, que estão em busca de auxílio para desenvolver o seu negócio. Do total de atendimentos, 55% foram de mulheres empreendedoras que procuram os serviços do SAC. Isso mostra que as mulheres estão mais abertas para políticas públicas”, disse a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.  

A baiana de acarajé Solange Costa Silva, de 51 anos, disse que a iniciativa municipal veio para ajudar no desenvolvimento do empreendimento, seja ele pequeno ou de maior porte. “Fiquei sabendo dessa unidade através de duas amigas, que falaram super bem do atendimento. Procurei o serviço para legalizar o meu negócio, fui muito bem recebida e ainda consegui realizar a minha formalização no mercado”.  

Empreendedora há mais de 25 anos, Simone Bezerra, de 55 anos, conta que começou ainda na adolescência. “Morava no interior e possuía uma lanchonete lá junto com meu esposo. Sempre tive o sonho de vir para Salvador para abrir um restaurante. Na pandemia consegui um ponto no Barris e abri o estabelecimento”.  

Ela conta que soube do SAC do Emprendedor também através de uma amiga. “Estava com alguns problemas no meu MEI, um pouco perdida com a pandemia, soube da unidade e procurei atendimento. Esse serviço ajuda muito, dando segurança ao negócio. É um apoio para nós, pequenos empresários”, disse.  

Agilidade – Fruto do programa Empreenda Salvador, o SAC do Empreendedor foi entregue em junho passado, em substituição à estrutura que funcionava no bairro do Comércio. O espaço conta com recepção, sala multiuso, sala de reunião, coordenação, sala de atendimento com 12 estações de trabalho, almoxarifado e copa. Quem for ao local, encontra ainda um ponto de atendimento do CredSalvador, o programa de microcrédito da Prefeitura.  

Segundo o artesão Clóvis de Oliveira, de 65 anos, o atendimento ágil da unidade facilita ainda mais na resolução das demandas dos empreendedores. “Já procurei o Sac do Empreendedor duas vezes, para utilizar de alguns serviços. O atendimento aqui é excelente”, disse.  

Morador do bairro do Tororó, José Paulo Sena, de 45 anos, também elogia o atendimento prestado pela equipe do equipamento. Ele reforça que a instalação da unidade é um incentivo ao pequeno empreendedor de continuar o seu negócio. “Sou Mei, quando surge qualquer demanda procuro a unidade para ser atendido em alguns dos serviços oferecidos. O SAC do Empreendedor veio para contribuir com o nosso negócio”, disse.  

Serviços – Na lista de serviços disponíveis no SAC estão a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (Das), orientação, regularização, declaração e parcelamento. O espaço também atende solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.  

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br . A estrutura conta com a parceria do Sebrae-Ba, para realização de cursos de capacitação e orientação. 

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A nova iluminação pública de Salvador tem mudado a cara da cidade nos quesitos eficiência e modernidade, oferecendo mais conforto e segurança aos cidadãos. Com investimento da Prefeitura, os cerca de 180 mil pontos passaram a funcionar com a tecnologia em LED, mais econômica e com mais luminosidade, principalmente através de iniciativas como o programa Iluminando Nosso Bairro. No entanto, um fator segue prejudicando o serviço e, consequentemente, a vida dos cidadãos: o vandalismo. 

Somente de janeiro a setembro deste ano, a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou 750 ocorrências de furto de cobres. O prejuízo estimado para os cofres públicos já ultrapassa R$900 mil.  

Além da falta de iluminação, o problema pode provocar graves acidentes aos cidadãos, como as exposições da rede elétrica energizada, aumentando o risco de choque elétrico.

“É importante alertar à população sobre os prejuízos causados pelo vandalismo aos cofres públicos, pois esse recurso poderia ser reinvestido em outras ações, assim como os transtornos causados à população”, disse o gerente de Manutenção e Monitoramento da Dsip, Leonardo Pimentel.  

Investimento e denúncia – Para impedir os atos de vandalismo, a Dsip tem investido no reforço da infraestrutura com aumento de profundidade e concretagem dos eletrônicos, além do reforço também da concretagem das caixas de passagem para dificultar o acesso aos cabos. O órgão também efetua o registro das ocorrências junto às autoridades policiais, para as devidas investigações e providências. 

O cidadão pode colaborar no combate aos casos de vandalismo, realizando a denúncia através do Fala Salvador, no telefone 156, site www.falasalvador.ba.gov.br , aplicativo Fala Salvador Cidadão, disponível no Google Play e App Store ou WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM), no telefone (71) 99623-4955 – neste caso, os cidadãos podem enviar mensagem escrita e ou áudios de até 30 segundos, acompanhadas de vídeos e/ou fotos. O número não aceita ligações.

 

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O entorno do Instituto dos Cegos da Bahia (ICB), no bairro do Barbalho, é o mais novo local a ganhar uma área de Zona 30, a nona da capital baiana, implementada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). As vias em frente à sede da entidade foram requalificadas e passaram a utilizar uma tecnologia que auxilia a travessia de pessoas com deficiência visual.

Um sistema de aviso sonoro foi instalado na Rua São José de Baixo para indicar, por meio do som, quando é permitido atravessar a via. O semáforo especial pode ser ativado por meio de dispositivos sonoros individuais (tags) ou ao apertar uma botoeira presente no equipamento. A nova Zona 30 também foi sinalizada com as cores azul e amarelo, que são mais perceptíveis às pessoas com capacidade visual reduzida.

“Temos aqui um grande fluxo de pessoas que chegam ao instituto utilizando o transporte público e se deslocando a pé. As mudanças vão trazer mais segurança aos usuários vulneráveis da área, como pedestres, idosos, crianças e ciclistas”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Melhorias – Além da readequação de velocidade para 30km/h na Rua São José de Baixo, Rua Vital Rêgo e as ladeiras da Água Brusca e Baluarte, o entorno do instituto ganhou um novo desenho viário para promover mais segurança aos transeuntes. O reordenamento incluiu tachões e balizadores, fazendo com que automóveis e transportes coletivos transitem de forma mais cautelosa pela região.

Novas faixas de pedestres foram implantadas próximo à sede da instituição e as vias foram estreitadas, reduzindo o tempo de travessia de quem caminha por ali. Toda a sinalização vertical e horizontal foi requalificada.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia Salvador a promover medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. A ação também teve a participação de representantes do Instituto dos Cegos.

Mais segurança – Os conceitos de readequação de velocidade e redesenho viário já são utilizados em cidades como Nova York, Bogotá, Londres, Paris e São Paulo como uma das formas mais efetivas de evitar mortes no trânsito. A capital baiana implantou a sua primeira Zona 30 em 2021, no Bonfim, e desde então, outras localidades também já receberam a iniciativa, a exemplo de Patamares, Cajazeiras, Itaigara, Alphaville e Comércio.

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O Morar Melhor segue transformando a realidade de famílias carentes de Salvador. Desta vez, o programa da Prefeitura reformou mais 100 casas em situação precária na comunidade de Jaguaripe II, em Nova Brasília. A entrega das intervenções ocorreu na manhã deste sábado (22), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, dentre outras autoridades.

O prefeito ressaltou que o Morar Melhor ajuda a população a viver em um local mais seguro e confortável, promovendo ainda o resgate da autoestima dos cidadãos. “Nada é mais importante para uma pessoa do que a própria casa. Por isso foi desenvolvido esse programa, para que as famílias pudessem viver com mais dignidade na comunidade onde vivem. É uma iniciativa de sucesso, que já alcançou 40 mil imóveis em toda a cidade”, declarou Bruno Reis.

Uma das beneficiadas nessa nova etapa é a família da autônoma Antonieta Correia, de 50 anos, que reside há 24 anos na localidade com seis filhos e cinco netos. Ela contou que a única renda da família atualmente é o Auxílio Brasil e que era um sonho realizar a reforma no imóvel.

"Aqui era muita pingueira em cima da cama, tinha que espalhar baldes pela casa, tinha cama até na cozinha. Agora, com a reforma, não pinga mais, teve pintura, novas portas e janelas. A casa está linda, uma maravilha, melhorou muito a minha vida e a da minha família. É um sonho realizado e só tenho a agradecer a Deus e à Prefeitura”, relatou.

Esta é a segunda vez que o programa chega ao bairro. Na edição anterior, foram beneficiados 140 imóveis. Diante dos pedidos dos moradores, o prefeito autorizou a reforma em mais casas na localidade, com levantamento a ser feito pela Seinfra.

Funcionamento – O Morar Melhor possibilita melhorias em residências em situação precária na cidade. As melhorias são escolhidas em conjunto com o morador e envolvem pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.

Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), participou de um encontro com Cristiane Britto, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para assinatura de dois protocolos de intenções para iniciativas na área de Infância e Juventude na capital baiana. O ato ocorreu na última sexta-feira (21), na sede da Fundação Cidade Mãe, em Brotas.

O primeiro termo contempla a adesão – no âmbito do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes (PLANEVCA) – à metodologia de implantação e desenvolvimento de espaços para Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A metodologia visa capacitar equipes para atender de forma especializada e multidisciplinar crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Já o outro protocolo de intenções tem por objeto a adoção de ações com vistas à adesão futura ao Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez na Adolescência, incluindo suas diretrizes nas políticas públicas e outras iniciativas em Salvador, de modo intersetorial e multidisciplinar e baseadas nos direitos humanos das crianças e adolescentes.

O ato contou ainda com a assinatura do termo de adesão de um projeto vinculado à FCM, que visa a implantação de uma metodologia denominada Famílias Fortes. O objetivo é fortalecer vínculos e promover o desenvolvimento de habilidades sociais para o bem-estar das famílias com crianças de 10 a 14 anos acompanhadas pela Fundação.

Garantia de direitos – Para vice-prefeita Ana Paula Matos, esse foi mais um ato de união para dar oportunidade às crianças e adolescentes de terem seus direitos garantidos. “Quando a gente fala de um termo de Família Forte, traz junto a capacitação e o cuidado dos servidores. No centro integrado, as crianças vão ter acesso a psicólogo, assistente social, educador, mas, sobretudo, será um espaço de escuta especializada. Também fomentamos programa para evitar e discutir a gravidez na adolescência. Então, estamos falando de temas que geram pertencimento e proteção”.

“É um orgulho grande estar aqui trazendo a adesão, pelo município, ao Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. Assinamos também o compromisso do Famílias Fortes, que é outro plano nacional com o objetivo de fortalecer as famílias, além de um outro plano que busca reduzir a gravidez na adolescência. A expectativa é trabalhar também na prevenção das violações dos direitos das crianças e adolescentes, que é o mais importante”, declarou Cristiane Britto.

Para a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, esse foi um momento muito importante para a cidade. “Estamos propondo o fortalecimento das nossas ações. Seguimos trabalhando de forma comum para a proteção integral das nossas crianças e adolescentes, desenvolvendo metodologias para proteger e garantir o direito delas”, afirmou.

Isabela Argolo ressaltou que a missão da FCM é enxergar e permitir a oportunidade de crianças e adolescentes de sonharem, oferecendo a capacidade de desenvolver habilidades e potencialidades, mudando a realidade de vida de meninas e meninas.

“Nosso papel é criar estradas para que eles possam acessar novos caminhos e viver uma nova história. Seguimos na linha de proteção básica e especial, despertando sonhos e possibilitando outras realidades. Nós somos agentes de transformação e esse ato é uma forma de acreditar em um novo tempo”, concluiu Argolo.

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Uma equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa de curso de capacitação para atendimento em suporte básico e avançado de vida ao paciente afogado, na capital baiana. A ação é realizada em parceria com a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). 

A iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu Salvador) tem como objetivo aprimorar as técnicas de primeiros socorros do corpo clínico de socorristas do município para atuação nas diversas situações que envolvem esse tipo de ocorrência. Além disso, auxilia os profissionais na identificação dos diferentes graus de afogamento e o manejo terapêutico mais apropriado. 

Durante o treinamento de Emergências Aquáticas, os profissionais do Samu também receberam orientações sobre o uso adequado colete salva-vidas, formas de abandonar a embarcação em situação de naufrágio, como aguardar o resgate com segurança, natação utilitária e resgate de vítima afogada utilizando boia circular. O curso foi realizado na última sexta-feira (14), em um trecho da Baía de Todos-os-Santos. 

A capacitação acontece mensalmente e é dividida em dois módulos: o teórico, ministrado na sede do Samu 192, e o prático, a bordo da ambulancha. Ao todo, 224 profissionais já passaram pela atividade. Nesta edição, o treinamento contou com a participação de dois salva-vidas da Salvamar. O próximo curso está previsto para o dia 23 de novembro. 

De acordo com o último boletim divulgado pela Salvamar, de janeiro até 10 de outubro de 2022, foram registrados 859 afogamentos no município. “O atendimento eficiente daqueles com quadro de comprometimento respiratório decorrente de afogamentos fará toda diferença no restabelecimento, recuperação e sobrevivência desses pacientes. A nossa missão é salvaguardar a saúde da população e, nesse período que antecede o verão, é preciso redobrar os cuidados, devido ao aumento no número de ocorrências no mar”, destaca o coordenador do Samu, Ivan Paiva.

  

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Uma das dez cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o ranking do Connected Smart Cities divulgado este mês, Salvador tem se fortalecido cada vez mais em inovação e tecnologia, após uma série de investimentos empregados pela Prefeitura. Os avanços alcançados nessa área têm refletido na atração de grandes eventos voltados para este segmento na cidade, estimulando o ambiente de negócios e aquecendo a economia local. 

De 3 a 5 de novembro, por exemplo, a capital baiana sediará a quarta edição da e-Agro, no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. Mais 100 empresas do setor se preparam para expor o que há de mais moderno em maquinário, drones, softwares e insumos que otimizam a produção agropecuária, atraindo produtores rurais da Bahia e de estados vizinhos. 

A organização calcula movimentar, nos três dias de evento, pelo menos R$50 milhões, além de gerar 500 postos de trabalho temporários. As inscrições seguem abertas no site www.eagrodigital.com.br . 

“Esse é mais um evento que a Prefeitura de Salvador decide apoiar. O objetivo da administração municipal é fazer com que a cidade se torne roteiro de negócios inovadores, com esforços para calendarizar grandes atividades como a e-Agro 2022”, destaca o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), Luis Gaban. 

A feira será palco de grandes negócios, reunindo as principais instituições financeiras que atuam com crédito rural, tais como Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que disponibilizam linhas de financiamento específicas para a aquisição de equipamentos, veículos e tecnologias ligadas ao setor agropecuário. 

Avanços – As implantações do Hub Salvador e Doca 1, no Comércio, assim como o Espaço Colabore, no Itaigara, demonstram alguns dos avanços que Salvador tem dado, para desenvolver o ecossistema de negócios e projetos inovadores na cidade. Empreendedores, empresas e startups que se instalam no Hub contam com um ambiente de networking, para parcerias e novos contratos, troca de ideias, otimização de processos e gestão de equipes.  

Já o Doca 1 fomenta a cadeia produtiva criativa local, incentivando novos talentos, promovendo a qualificação de mão de obra e aproximando empresas e trabalhadores, envolvidos com o capital intelectual, criativo e inovador.  O Colabore, por sua vez, é o primeiro coworking público para microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups ou pessoas que possuam soluções de impacto social para a cidade. 

Cidade inteligente – Salvador já possui um Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) que define linhas de política pública para esta área nos próximos 30 anos. A iniciativa prevê mais inclusão digital na cidade, a partir da instalação de 800 km de infovia de fibra ótica, que conectará prédios da Prefeitura, escolas e unidades de saúde, praças e espaços públicos, por meio de wi-fi gratuito para a população. A medida também permitirá que a gestão tome as melhores decisões, através de dados, na prestação de serviços municipais à população. 

Durante o ano, a Prefeitura da capital baiana apoiou diversos eventos de fomento à tecnologia. No início deste mês, a cidade sediou o Vemob, maior evento sobre mobilidade de veículos elétricos e inovações tecnológicas do Nordeste. 

A extensa na lista de eventos captados nos últimos meses incluiu a realização do IT Forum, que atraiu 1,2 mil participantes, a maioria empresários, CEOs e CIOs do segmento tecnológico, assim como o First Lego League (FLL), competição internacional de robótica, voltada para jovens de 9 a 16 anos.  

Salvador recebeu ainda a primeira etapa regional da Game Jam Plus (GJ+), uma maratona internacional de desenvolvimento de jogos; o Nasa Talks, evento de estímulo ao ecossistema de inovação em Salvador, trazendo conhecimentos práticos do que já é aplicado nos EUA, entre diversas outras atividades.

 

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A população do Subúrbio Ferroviário recebeu, nesta sexta-feira (21), mais uma intervenção da Prefeitura. A obra de macrodrenagem da Rua Galiléia, no bairro de Coutos, foi entregue com as presenças do prefeito Bruno Reis e de gestores municipais. A requalificação ajuda a solucionar uma demanda antiga da população, que por décadas conviveu com alagamentos e problemas de saúde decorrentes da infestação de animais peçonhentos no período chuvoso.

Sobre a requalificação, o prefeito ressaltou que a intervenção significa melhoria da qualidade de vida da população. "Essa era uma rua intransitável, as famílias sofriam demais pela falta de drenagem, que provocava alagamentos constantes. Hoje, a obra mais votada pelos moradores de Coutos no programa Ouvindo Nosso Bairro já transforma a vida de quem reside aqui. Os cidadãos já não convivem mais com esgoto a céu aberto, nem com a perda de móveis e complicações de saúde em decorrência disso. Há uma clara melhoria na segurança sanitária, trazendo mais dignidade para todos".

A intervenção, que custou R$652 mil de recursos próprios da Prefeitura, foi a mais votada no programa Ouvindo Nosso Bairro, que concede à população o direito de escolher as principais intervenções que deseja ver executadas nas localidades. A obra consistiu em serviços de macrodrenagem e urbanização, com inserção de 215 metros de pavimentação asfáltica, 430 metros de meio-fio e 611,8 m² de passeio. A obra assemelha-se, em procedimentos, ao que foi realizado anteriormente nos canais das ruas Doralice Dórea (Valéria), Paraguari II, Recanto da Urbis e Beira Rio de Cima – estas três em Periperi.

Residente há quatro décadas na região, a aposentada Ana Gomes, de 75 anos, conta que quase viveu uma tragédia familiar devido aos alagamentos constantes na localidade. "Quando o canal subia era quase necessário nadar para sair de casa. Em uma dessas ocasiões encontrei o berço de minha filha quase todo encoberto. Hoje, com essa obra, esperamos dormir e viver com mais segurança", diz.

 

 

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