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Com as chuvas ocasionais e intensas comuns nesta época do ano, alguns pontos da capital baiana podem sentir o prejuízo do descarte irregular de lixo, que afeta o funcionamento do sistema de drenagem. A Secretaria de Manutenção (Seman), responsável por manter os sistemas aptos a receber as águas pluviais, estima que a maioria dos alagamentos em Salvador ocorre em função do descarte incorreto dos resíduos sólidos. 

Dentre os serviços executados pela Seman com o intuito de evitar o comprometimento do sistema de drenagem da cidade, está a desobstrução e o jateamento das galerias. Até outubro esta ação foi executada em 322 km do sistema da capital. A pasta também limpou 93 canais em toda a cidade, apenas neste ano. Este total é equivalente a manutenção de 22,2 km de rede. 

A limpeza de caixas coletoras e demais componentes é outra ação que busca minimizar os efeitos do descarte irregular de lixo, tendo sido executada pelas equipes da pasta em 18.669 unidades até setembro. 

Impacto – O titular da Seman, Luciano Sandes, explica que o acúmulo de resíduos no sistema gera uma série de problemas para os soteropolitanos, inclusive relacionados ao bem estar nas ruas e avenidas da cidade. 

“A colaboração do munícipe é fundamental, pois identificamos que na maioria das vezes os problemas de alagamento são provocados pelo descarte irregular de lixo em vias públicas e nos canais, seja nas margens ou diretamente no rio. Ou seja, as obstruções não são causadas pela falta de manutenção, mas por um grave problema socioambiental. Se não fizéssemos esse trabalho preventivo, as dificuldades para a população seriam ainda maiores”, detalhou. 

A recomendação municipal é que os cidadãos atentem aos dias e horários de coleta de lixo em suas comunidades para depositar os resíduos na caixa coletora. Outra alerta feito pela Seman é que os cidadãos não façam o descarte destes resíduos em locais impróprios, sobrecarregando a rede de drenagem e, até mesmo, fazendo com que estes resíduos sejam levados pela água da chuva até canais e córregos e posteriormente até o mar, poluindo o ambiente.

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A Prefeitura de Salvador terá expediente alterado nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, informou nesta quinta-feira (10) o prefeito Bruno Reis. "Nos dias de jogos da Seleção, seja os que começam 13h ou 16h, a Prefeitura irá funcionar até meio-dia", afirmou o gestor municipal. 

Na primeira fase do Mundial, a Seleção jogará nos dias 24 de novembro (quinta-feira), 28 de novembro (segunda-feira) e 02 de dezembro (sexta-feira) contra Sérvia, Suíça e Camarões, respectivamente.

 

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Servidores e funcionários da Prefeitura de Salvador participaram, nesta quinta-feira (10), da segunda edição do Encontro de Lideranças Transformadoras. Organizado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), o evento ocorreu no Hotel Fiesta, no Itaigara, a abertura do encontro contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice Ana Paula Matos, do secretário da Semge, Thiago Dantas, e do diretor de Gestão de Pessoas, Gustavo Moris.

Na ocasião, o prefeito Bruno Reis salientou que o trabalho dos colaboradores da administração municipal tem sido fundamental no processo de transformação de Salvador, considerando desafios como o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Nesse período tivemos a capacidade de dar continuidade a todos os projetos, iniciativas e programas que vinham dando certo, além de novas propostas que permitiram que seguíssemos transformando nossa cidade. Em todas as áreas tivemos avanços, e a maioria das ações foram realizadas com recursos próprios. Para os próximos anos, o objetivo é avançar muito mais, fazendo com que os serviços da Prefeitura funcionem cada vez melhor e, quanto mais estivermos engajados e trabalhando neste propósito, tudo acontece”, declarou.

O encontro tem o intuito de inspirar e capacitar os colaboradores que, diariamente, se dedicam para que a gestão municipal seja cada vez mais eficiente no atendimento à população. Este ano, a atividade é voltada para servidores ocupantes de cargos em comissão nos graus 54 e 55, e para quem exerce funções de confiança nos graus 62 ao 65.

Conteúdo – Durante toda a manhã, os servidores participaram de uma programação especial com duas palestras. A primeira foi conduzida pela CEO do Instituto AB (especializado na consultoria em recrutamento e seleção de Pessoas com Deficiência), Amanda Brito, que apresentou o tema “O Valor da Diversidade e Inclusão”. Em seguida, foi a vez do psicólogo e historiador Luiz Hosannah Pinto apresentar a palestra “Liderança com Engajamento: Como Aprender Utilizar as Diferenças”.

“A ideia é apresentar aqui temas relacionados à inclusão e engajamento, além do projeto-piloto, em fase de implantação, de uma cultura de gestão de competências. A Prefeitura tem trabalhado bastante, realizando muitas ações e entregas, e há um conjunto de pessoas que dão esse respaldo e fazem as coisas acontecem. Por isso, nada mais importante que dedicar esse momento para trazer essa turma e trabalhar a motivação, para que a gente siga uma gestão de excelência e referência, reconhecida em todo o Brasil”, declarou Thiago Dantas.

Atuando na Secretaria Municipal de Educação (Smed) há 16 anos, a coordenadora de Inclusão Educacional Jaqueline Araújo ressaltou que o evento ajuda a refletir sobre as atividades realizadas no dia a dia, tanto como servidor público quanto como cidadão. “Somos pessoas que atuam no dia a dia da cidade e os cidadãos também, de uma certa maneira, são nossos colegas de trabalho, que trazem demandas da cidade. Então, essa proposta de trazer a diversidade e a inclusão é muito importante, trazendo o lugar de fala das pessoas com deficiência, das pessoas negras e das mulheres, fazendo com que a gente reflita sobre que sociedade nós estamos construindo”, avaliou.

Também participante da atividade, gestora de Equipamentos Públicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cristina Oliveira, aprovou a realização do encontro. “Permite que novos conhecimentos e valores sejam agregados pelos funcionários públicos nas atividades do dia a dia”, pontuou.

 

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Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 66 vagas de emprego para esta quarta-feira (9). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente, via WhatsApp – a escolha é feita no momento do agendamento.

Pedreiro ( vaga temporária de 90 dias )

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

10 Vagas

Ajudante prático de pedreiro( vaga temporária de 90 dias )

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

10 Vagas

Serralheiro( vaga temporária de 90 dias )
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em altura, desejável curso de NR-35.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Operador de Empilhadeira Elétrica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: CNH B, curso na área, disponibilidade para trabalhar noite/madrugada e em Simões Filho

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Técnico de Enfermagem (vaga exclusiva para o programa SIMM MULHER)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: possuir curso na área e vaga zoneada para moradores da Cidade Baixa e Surbubana

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Atendente comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática e experiência em ambas as áreas: vendas interna e externa, desejável vivência no ramo alimentício  Salário a combinar + benefícios 

1 Vaga

Operador de Empilhadeira

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, CNH B

Salário R$1.500,00 + benefícios

3 Vagas

Auxiliar financeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática e experiência em ambas as áreas: financeiras e  administrativa 

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Gerente de Açougue

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, im prescindível experiência na área

Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Designer Gráfico

Ensino superior completo em Publicidade, Marketing ou Designer, 6 meses de experiência, requisitos impresindíveis: Experiência com pacote adobe (AI, OS, ID, PR, AE), conhecimento intermediário no programa FIGMA e disponibilidade para morar em São Paulo

Salário R$3.000,00 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Lavanderia (VAGA EXCLISVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário R$1.212,00 + benefícios

2 Vagas

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Farmacêutico 

Ensino superior completo em Farmácia, 6 meses de experiência, ter fácil acesso ao bairro de Cajazeiras

Salário a combinar + benefícios 

1 Vaga

Atendente de Cafeteria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência na área de cafeteria, requisitos imprescindíveis: experiência com preparo de todos os tipos de café, ter disponibilidade de horário

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza Pesada 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em empresa que lidam com sucata

Salário R$2.000,00 + benefícios

1 Vaga

Ajudante de Montagem de Estruturas Metálicas

Ensino médio completo, 6 meses experiência

Salário R$1.498,50 + benefícios

10 Vagas

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Soldador maçariqueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário R$2.000,00 + benefícios

3 Vagas

Técnico em Eletrônico para Máquinas de Solda

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Curso de Eletrônico ou Eletrotécnico, Ter conhecimento em elétrica, eletrônica, pneumática e mecânica para manutenção de máquinas de solda

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Eletrotécnico

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível curso Técnico na área e ter disponibilidade para trabalhar à noite.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Encanador 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter  disponibilidade para trabalhar à noite.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Gerente de restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: vaga zoneada para o Rio Vermelho e bairros próximos, ter disponibilidade para trabalhar a noite

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Cumim

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: vaga zoneada para o Rio Vermelho e bairros próximos, ter disponibilidade para trabalhar a noite

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Vendedor interno  (vaga temporária 90 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Requisitos Imprescindíveis: Ter experiência com vendas de roupas ou sapatos ou materiais esportivos,  disponibilidade de horário e conhecimento de informática

Salário a combinar + benefícios

8 Vagas

Auxiliar de limpeza   (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de limpeza  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência.

Salário R$1.313,00 + benefícos

1 Vaga

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em Informática, desejável conhecimento na área hospitalar.

Salário R$1.415,00 + benefícios

1 Vaga

Recepcionista de Laboratório (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível ter conhecimento de informática intermediário

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

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A Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciaram, na segunda-feira (7), a capacitação de mais uma turma de novos agentes de trânsito e transporte, aprovados no concurso mais recente realizado pela Prefeitura. Ao todo, mais de 60 novos convocados participam da iniciativa, no auditório da Semob, em Amaralina. 

“Sabemos o quanto estes servidores são importantes para a rotina da nossa cidade e temos a satisfação de recebê-los, num momento essencial com a chegada do BRT em Salvador. Estes novos profissionais chegam para dar um novo gás à dinâmica desse trabalho”, destaca o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. 

Para o superintendente da Transalvador, Marcus Passos, esses novos agentes chegam para reforçar ainda mais o intenso trabalho nas ruas, com o ordenamento, fiscalização e preservação de vidas no trânsito. “Com certeza, é um ganho não somente para a Transalvador, mas para toda a cidade, que vai contar com mais servidores atuando, diretamente, na manutenção da segurança viária do município”. 

Bagagem – Na terça-feira (8), os alunos assistiram à palestra do agente da Transalvador José Freitas, sobre legislação. Segundo o servidor, todo o curso é baseado em uma portaria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com conteúdo programático determinado. “Neste momento, eles vão aprender sobre legislação, sobre os órgãos que formam o Sistema Nacional de Trânsito e sobre o que encontrarão em via pública para fiscalizar. Dessa forma, terão a oportunidade de construir uma bagagem para exercer com mais propriedade sua função na rua”. 

Perguntado sobre o que acha da chegada de novos colegas, Freitas foi enfático: “É uma injeção de ânimo. Vejo neles o brilho no olhar que eu tinha em 1999, quando fui aprovado. Eles me fazem reviver isso e incentivar quem está presente, para nos ajudar nessa labuta diária que é o trânsito soteropolitano”. 

A engenheira mecânica Geórgia Oliveira, de 41 anos, é uma das recém-convocadas para o cargo. Ela conta que decidiu fazer o curso pela estabilidade oferecida. “Saí da iniciativa privada e foquei em concursos. Fiz o da Prefeitura e me identifiquei com a Transalvador, por lidar com as pessoas, o trânsito e achei que tinha mais habilidade para isso”. 

Ela complementa que já teve a oportunidade de ser apresentada ao trabalho externo da Transalvador. “O fato de conhecermos a parte prática primeiro, in loco, eu acredito que vai ser muito melhor, agora que veremos a parte teórica, revisando a legislação. A expectativa é enorme”. 

Segundo o engenheiro mecânico Raphael Azevedo, de 31 anos, a decisão de fazer o concurso foi pela segurança. "Passar por esse curso é bom porque, na preparação, a gente estuda a legislação, mas depois da aprovação o objetivo é outro, que é usar a legislação no cotidiano, de uma forma diferente. Tem que ser uma abordagem diferenciada, então a preparação é necessária para, quando formos para a prática, não cometermos nenhum equívoco. Conhecer os outros setores da Transalvador foi bom e temos aqui pessoas com diversas formações, o que agrega valor à instituição. Eu tive a oportunidade de estagiar, fazendo levantamento estatístico, identificando onde temos mais acidentes, motivos, período, faço levantamento de operações de trânsito, uma vivência muito boa”, avaliou. 

A proposta é que, durante as mais de 240 horas de aulas teóricas e práticas, metade da turma fique na Transalvador e a outra metade, na Semob. Até meados de dezembro, eles terão capacitações diárias, além de aulas com profissionais e técnicos sobre legislação de trânsito e transporte, noções básicas de engenharia de tráfego e outros temas que os ajudem a promover o ordenamento do trânsito da capital baiana. Desde 2021, cerca de 100 candidatos que fizeram o último concurso já foram chamados.

 

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A Empresa Salvador Turismo (Saltur) abre, nesta quarta-feira (9), as inscrições de entidades interessadas em participar do cortejo da Lavagem do Bonfim 2023, que acontecerá em 12 de janeiro. A inscrição deve ser feita na Gerência de Eventos da Saltur, localizada na Avenida Estados Unidos, 341, Comércio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. O prazo segue até o dia 9 de janeiro. 

Os documentos solicitados para a inscrição de pessoas físicas são RG, CPF e comprovante de residência. Já as entidades precisam apresentar o Estatuto Social, Cartão CNPJ, RG e CPF do representante legal da entidade e o Documento Único de Transferência (DUT). No caso de uso de veículos automotores, devem ser levados o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação do condutor e fotos do veículo a ser utilizado no percurso da Lavagem do Bonfim. Todos os documentos são em cópia autenticada, ou cópia comum acompanhada do original. 

Normas – Os participantes do desfile só poderão ter acesso aos locais de concentração e de partida do cortejo, no trecho da Avenida Contorno até a Praça Tupinambás, mediante a autorização da Saltur. Somente será permitida a participação de veículo tipo Kombi, com aparelhagem de som. O nível máximo permitido de emissão sonora admitido no percurso é de 100 decibéis. A medição é feita a distância de cinco metros de onde se encontra a fonte emissora do som. 

A Saltur reforça que será permitido no máximo dois veículos por participantes. Fica estritamente proibida a participação de trios e mini trios e carros com som tipo “paredão”. 

É proibida a utilização de cordas, assim como a utilização de carroças com tração animal. Não poderá haver alteração do carro inscrito, no dia do desfile. A armação dos participantes será realizada por ordem de chegada. A Saltur adverte que os inscritos deverão iniciar o seu desfile até às 15h. Após esse horário entrará a equipe de limpeza e em seguida as barreiras serão liberadas. 

Depois do término do evento, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum local do circuito, ficando sujeito a reboque e multa. Assim como não poderá subir a Colina Sagrada, voltando à Praça Irmã Dulce no Largo de Roma.

 

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Uma parceria firmada na manhã desta quarta-feira (9) entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), e a Universidade Católica do Salvador (Ucsal) vai fomentar a educação ambiental e o intercâmbio entre o ensino-pesquisa universitária com as práticas profissionais, trazendo a Universidade para dentro dos equipamentos municipais. A ação vai viabilizar a realização de estudos, pesquisa e ações voltadas para o conhecimento e proteção da biodiversidade e ações de conservação. 

De acordo com o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam/Secis), João Resch, os estudos e ações têm como produto final a elaboração de materiais, indicadores e ações técnicas, incluindo relatórios que envolverão professores e alunos da graduação e pós-graduação da Ucsal, além de representantes técnicos da pasta municipal. “A Secis irá fornecer apoio técnico, dados georreferenciados, dados biológicos e ecológicos necessários à execução das atividades educativas, com a disponibilização de profissionais para acompanhamento dos técnicos e pesquisadores da Ucsal, a fim de concretizar as atividades de pesquisa”, explica. 

Além disso, a pasta irá contribuir com Inventariado da Biodiversidade, especialmente de fauna. A iniciativa vai contemplar a flora do Jardim Botânico de Salvador, para implantar o projeto para reconhecimento deste como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A partir do aprofundamento do reconhecimento da fauna local, também está prevista a da proposição e formatação de um guia ilustrado da biodiversidade do espaço, em parceria com a universidade. 

A titular da Secis, Marcelle Moraes, destaca que a Ucsal vai disponibilizar técnicos para ministrar palestras, cursos e treinamentos aos colaboradores sobre temas relacionados às análises geradas, de acordo com a disponibilidade dos participantes. “Esta parceria é de grande importância para Salvador, pois conectamos a gestão municipal com a Universidade, ou seja, contribuímos com a qualificação dos novos profissionais e acadêmicos interessados na área da sustentabilidade, ensino, pesquisa e extensão”, declarou. 

A intenção, de acordo com a gestora, é estender a parceria com outras universidades, faculdades e demais instituições de ensino e pesquisa da capital baiana. “Esta é, certamente, a primeira de muitas outras ações conjuntas dessa natureza que iremos concretizar. Com isso, toda a sociedade soteropolitana é beneficiada, por fortalecermos os estudos que dizem respeito à preservação do meio ambiente, e demais questões de sustentabilidade e resiliência”, prospecta Marcelle.

 

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A capital baiana passa a contar com mais uma iniciativa para recuperação da economia e estímulo à geração de empregos. A Prefeitura, em parceria com Sebrae, lançou nesta quinta-feira (9) o Projeto de Fortalecimento de Pequenos Negócios, que ofertará consultorias gratuitas para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com endereço fiscal na cidade e que estejam em funcionamento. 

Os detalhes da ação, que contará com investimento de R$20 milhões, foram apresentados durante encontro com representantes dos mais variados setores produtivos, na unidade do Sebrae, no bairro do Costa Azul. O evento foi conduzido pelo prefeito Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, e do gerente regional do Sebrae, Rogério Teixeira. 

Fruto do Programa Empreenda Salvador, da Semdec, o novo projeto já possui inscrições abertas e tem como meta alcançar 6,4 mil negócios que se enquadrem em ME ou EPP, a exemplos de bares, restaurantes, salões de beleza, mercadinhos, entre outros tipos de comércio. A iniciativa disponibilizará consultorias gratuitas em seis linhas de ações: Presença Digital do Zero, Finanças – Gestão do Caixa, Renova Varejo, Revigora Turismo, Gestão Eficiente de Bares e Restaurantes e Delivery. 

A partir disso, empresários e gestores escolherão a solução que mais precisa e, assim, receberão a orientação e dicas dos consultores do Sebrae, para aplicar nos próprios negócios, de forma organizada e planejada. 

O prefeito destacou que este é mais um projeto em conjunto com o setor produtivo da cidade para melhoria do ecossistema de negócios. “Quando falamos em desenvolvimento social, não há outro caminho do que avançar na geração de emprego, renda e permitindo que as pessoas tenham autonomia financeira. Essa iniciativa será um verdadeiro sucesso. Não há nada mais importante ao empreendedor do que ele conhecer mais do seu próprio negócio e ver qual mudança implementar para ter um resultado melhor”, destacou. 

Bruno Reis acrescentou que a Prefeitura tem trabalhado para identificar quais setores da economia precisam de estímulo, a fim de ampliar a empregabilidade e potencializar aqueles empreendedores que já atuam no mercado. Ele lembrou que Salvador é líder no Nordeste na geração de vagas formais. 

Capacitações – A secretária Mila Paes explicou que o Projeto de Fortalecimento de Pequenos Negócios vai durar dois anos e que durante esse período haverá a formação de várias turmas. As capacitações serão feitas de forma híbrida, virtual e presencial, inclusive no próprio ambiente de negócio de quem se cadastrar. 

 “O Sebrae oferece esse trabalho de consultoria, mas é de forma paga, em valores que variam entre R$1,3 mil a quase R$7 mil. Nesse projeto, essas ações serão inteiramente gratuitas. Nossa ideia, portanto, é fortalecer o ambiente de negócios no momento de pós-pandemia para aumentar a geração de emprego e renda”, enfatizou. 

A vice-prefeita Ana Paula pontuou a necessidade de o município investir cada vez mais em atividades que estimulem a economia local e de forma mais inclusiva para as mulheres. “Precisamos melhorar o ambiente de negócios, na cadeia logística, mas sobretudo precisamos ouvir as pessoas, criar canais perenes e constantes de diálogos. Nossa meta é uma Salvador mais inclusiva, humana e socialmente responsável pela criação de empregos. E para isso é necessário fortalecer o pequeno empreendedor”, frisou. 

Já o gerente regional do Sebrae reforçou a amplitude dos pequenos negócios na capital baiana. A cidade tem hoje 70,2 mil microempresas e 9,5 mil empresas de pequeno porte. “Os pequenos negócios são responsáveis por 40% do PIB e também são 97% das empresas de Salvador. Junto com a Prefeitura, construímos esse que é o maior programa do estado em prol daqueles que fazem a economia rodar”, disse Rogério Teixeira. 

O processo de inscrição para o primeiro ciclo do projeto está aberto no link https://emkt.ba.sebrae.com.br/fortalecimento_mpe . Até o momento já foram efetivadas 273 adesões por empresas localizadas em 75 bairros da capital baiana. As inscrições também podem ser feitas presencialmente no SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros.

 

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O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou a perda da cantora baiana Gal Costa, que faleceu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo. “Perdemos uma das vozes mais lindas e representativas da música brasileira. Gal Costa é trilha sonora de vários momentos da vida de milhares de brasileiros. Seu jeito único de interpretar as canções está para sempre eternizado em nossos corações. Que Deus conforte seus familiares e fãs nesse momento de profunda dor”, declarou Reis, através das redes sociais.

Nascida em Salvador em 26 de setembro de 1945, Maria das Graças Costa Penna Burgos começou a carreira na década de 1960, ao lado dos também baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé. Fez parte do movimento tropicalista e do grupo Doces Bárbaros, sendo um dos grandes expoentes da MPB. A artista foi uma das atrações da virada do Réveillon Salvador 2013/2014, promovido pela Prefeitura, no Comércio, ao lado de Gil e Caetano.

 

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