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As aulas do projeto Afroestima Salvador, plano educacional gratuito, voltado ao turismo étnico-afro, tiveram início nesta semana. A iniciativa integra um dos eixos do Plano para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro municipal e visa fortalecer o afroempreendedorismo, fomentar a inovação e valorizar a cultura da capital. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Prodetur.

A guia de turismo Vera Cristina Andrade está participando das atividades do Afroestima, realizadas no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho. Ela destacou que os conteúdos abordados no curso estão mudando seu olhar sobre a cidade e vão elevar a qualidade do serviço que oferta ao visitante da capital baiana. “Estou ensinando e conhecendo a experiência do outro. Não conhecia o turismo étnico. As aulas têm sido fantásticas”, descreveu.

Para o historiador e educador do projeto, Murilo Fiscina Simões, o curso traz um aspecto formador importante para os profissionais. A proposta é que os alunos reflitam sobre a ancestralidade e desenvolvam juntos saberes, unindo as diversas bagagens que cada um trouxer para a sala de aula.

“Estamos exercitando para que, no final do ciclo, o processo de aprendizado não se feche. O conhecimento vai continuar sendo construído por eles, atuando como agentes multiplicadores. Mais importante que aquilo que os alunos vão levar daqui, é como vão transmitir esses saberes para aqueles que estão no setor turístico”, pontuou.

Impacto – Baiana de receptivo e artesã, Shirlei Souza ingressou no Afroestima com o intuito de expandir seus conhecimentos sobre o comportamento do consumidor, como forma de ofertar um diferencial no seu serviço. A artesã também está participando da atividade no núcleo do Pelourinho.

“Eu já trabalho na rota do turismo e me sento agraciada em poder sair daqui com mais conhecimento. Gostei muito da dinâmica usada pelo professor, porque nos mostrou que é preciso ter mais empatia”, afirmou.

Atenta às oportunidades, Shirlei expôs algumas das peças de bijuteria que ela produz, na plataforma do AfroBiz. Através do marketplace (www.afrobizsalvador.com.br) da Prefeitura é possível fazer a divulgação e mapeamento de produtos e serviços, disponíveis a investidores e consumidores do Brasil e do mundo.

Capacitação – Por meio do Afroestima serão ofertados 13 módulos de capacitação, divididos em trilhas de aprendizagem. Os encontros estão ocorrendo nos formatos on-line e presencial, com ações previstas para acontecer nas regiões do Centro Antigo, Rio Vermelho, Itapuã/Orla Norte e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades.

Ao todo serão quatro meses de formação. No dia 9 deste mês, o grupo do Pelourinho terá uma palestra sobre saúde da população negra. No dia seguinte (10), a temática da palestra será “Afroempreendedorismo – para além do turbante e do tabuleiro”.

O titular da Secult, Fábio Mota, afirmou que o programa é essencial para que os profissionais possam explorar o segmento turístico de forma assertiva. “Para que Salvador tenha competitividade e esteja apta a receber bem o turista, é preciso capacitar e profissionalizar, para depois entrar no segmento”, reforçou.

 

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A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) tem avançado a passos largos na adequação do Sistema Integrado de Gestão Fiscal de Salvador (Sigef SSA) às normas federais, para dar maior transparência à gestão municipal. O modelo usado na capital baiana já atente a 94 dos 102 procedimentos orientados pelo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), que é nacional.

O Sigef SSA é um software utilizado por todos os órgãos e entidades municipais, inclusive pelo Poder Legislativo, no qual são lançados processos de planejamento, execução e controle orçamentário, financeiro e contábil. As exigências do Siafic, que estão sendo implementadas em Salvador, têm como base o decreto federal nº 10.540/2020. Usada desde 2015, a ferramenta ajuda o município a aperfeiçoar os instrumentos de transparência e segurança das informações.

Com o sistema de planejamento, Salvador ampliou a possibilidade de controle e acompanhamento financeiro, bem como a qualidade das prestações de contas e a disponibilização de informações para os órgãos de controle interno e externo. Até 2023, a ferramenta deverá concluir todas as adequações.

Os processos que estão em fase de implementação são contábeis, procedimentos de transparência da informação e tecnologia. Após a adequação, estes recursos vão contribuir para ganhos na interatividade e usabilidade do sistema.

O software possui integração com outros sistemas municipais, a exemplo do Portal da Transparência, do Sistema Tributário Municipal e o sistema de emissões de notas fiscais pelo contribuinte. Essa integração torna o fluxo de informações automatizado, on-line e mais dinâmico, facilitando a comunicação e o atendimento aos diversos requisitos dos procedimentos de transparência.

Âmbito nacional – O Siafic é um software que deve ser utilizado pelos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com base de dados compartilhada e integrada aos sistemas estruturantes como gestão de pessoas, patrimônio e controle.

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Fruto de parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), e o Senai Cimatec, a chamada Cidade Zero Carbono será lançada às 19h30 desta quarta-feira (1º), no canal do Senai Cimatec no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=4eiEk3MERHg. A iniciativa visa alavancar projetos de startups, por meio de apoio do poder público e entidades privadas, com o objetivo de solucionar problemas destes entes, além de ajudar criar condições para zerar as emissões de carbono da capital baiana até 2049, conforme meta estabelecida no projeto, que também visa estimular o empreendedorismo e a inovação na cidade.

Participam do evento de lançamento a secretária da Secis, Edna França, o diretor de inovação da Semit, Luiz Henrique Gaban, o gerente de inovação e empreendedorismo do Senai Cimatec, Vilson Alves, e o gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai Cimatec, Flavio Marinho.

“A chamada nasce de uma parceria que já vem dando certo há muito tempo entre Prefeitura e o Senai Cimatec na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a nossa cidade. Temos uma missão para cumprir até 2049, e precisamos criar condições para que empreendedores com boas ideias sejam parte desse esforço que poder público e iniciativa privada estão fazendo para alcançarmos nosso objetivo”, informa Edna França.

Cronograma – A partir do lançamento, as ações seguem um cronograma que envolve inscrições, seleção e execução dos processos. A fase de inscrições ocorre entre os dias 2 de setembro e 15 de outubro de 2021, somente por meio do site https://materiais.senaicimatec.com.br/zerocarbono. A escolha das parcerias acontece com as indústrias demandantes indicando desafios para que as startups ofereçam soluções relacionadas à temática de redução da emissão de carbono. As interações serão acompanhadas pelo Senai Cimatec, que irá auxiliar as startups e indústrias a encontrarem as melhores conexões entre si.

Posteriormente à seleção, ocorrerão rodadas de conexão com o objetivo principal de serem apresentadas as ideias das startups/empresas ofertantes. O próximo passo envolve nova seleção de projetos mais alinhados com os critérios da chamada, para o desenvolvimento de Provas de Conceito (PoCs), que antecede o aporte financeiro e econômico não reembolsável para realização da Prova de Conceito, com duração de até seis meses.

O programa tem o objetivo de sanar desafios das indústrias a partir de soluções inovadoras apresentadas por startups, garantindo a manutenção da inovação, de setores produtivos, promovendo a economia de baixa emissão de carbono até conseguir a sua neutralidade.

“Com essa temática, os desafios podem vir, por exemplo, do setor de energia estacionária, transportes, resíduos, etc. Como incentivo, há previsão de aporte financeiro de até R$200 mil por projeto, sendo R$25 mil do Senai Nacional, destinado aos serviços das startups. Já o Senai/Cimatec, investe R$75 mil, para despesas na execução, provas, testes, e a própria operação do desafio. Já a Prefeitura investe R$50 mil para que o empreendedor se mantenha durante os seis meses do processo, para que os agentes possam se dedicar exclusivamente ao desafio”, destaca o diretor de Inovação da Semit, Luis Henrique Gaban.

"A chamada é uma grande oportunidade para startups e empresas industriais estabelecerem conexões e alavancar recursos em prol de um tema de grande importância, utilizando o suporte tecnológico do Cimatec e a parceria com atores relevantes, como a Prefeitura de Salvador e a Connected Places Catapult, um parceiro internacional de referência", avalia o gerente executivo do Senai Cimatec, Flávio Marinho.

Perfil – Podem se inscrever no processo empresas industriais de médio e grande porte, regularizadas e com CNPJ ativo, que possuam Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) primário industrial ou sejam contribuintes do Sesi e/ou Senai; startups com CNPJ ativo de até dez anos de existência, cujo faturamento anual seja inferior a R$ 16 milhões e que possuam CNPJ; e instituições parceiras com objetivo de contribuir com a realização das provas de conceito, por meio de contrapartida econômica ou financeira, mas não atendam aos requisitos para figurar como Indústria Demandante.

Não haverá restrições às startups quanto ao número de submissões de projetos inscritos, mas apenas um será executado ao fim do processo. Informações adicionais podem ser conferidas no edital, acessando o seguinte endereço: materiais.senaicimatec.com.br/zerocarbono.

 

 

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Brinquedos para a criançada, bancos e mesas ideais para reunir familiares e amigos para um bate-papo ao ar livre, além de aparelhos de ginástica para atividades físicas. Esses são alguns dos atrativos que compõem a nova Praça do Pomar, situada no Conjunto Pomar do Cabula, na Rua Silveira Martins, que foi construída pela Prefeitura para ser o mais novo espaço de lazer e convivência da região. 

Com 187 m² de área, o equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis na noite desta terça-feira (31), sob clima de euforia por parte dos moradores que passaram a ter um ambiente equipado com mobiliários modernos mais perto de casa. A obra teve investimento de R$100 mil.

“Essa área era um terreno abandonado e a transformamos nessa belíssima praça. Aqui será ponto de encontro entre os moradores, as crianças vão interagir e se relacionar, tendo melhoria na qualidade de vida. A Prefeitura segue com a estratégia de devolver o espaço público ao cidadão”, destacou o prefeito, ao lado do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, e do titular da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes.

A Praça do Pomar dispõe de brinquedos que possuem alta qualidade e durabilidade, instalados numa área gramada e devidamente cercada para garantir mais proteção às crianças. Há desde balanço até Casa de Tarzan, escorregadeira, amarelinha e cavalinho.

Já adolescentes e adultos podem usufruir de uma academia de saúde composta por prancha para abdominais, aparelhos para exercício de braços e pernas, além de barra fixa para flexão. Até a iluminação pública de todo o entorno foi modernizada com instalação de lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômicas.

O prefeito fez um apelo para que toda localidade do Pomar do Cabula ajude a cuidar da nova praça. “Quanto mais dinheiro gastarmos com a manutenção dela, menos recursos teremos para construir espaços como esses em outros bairros. A cidade precisa de obras como esta”, solicitou.

Mudança – Uma afirmativa que os moradores do conjunto Pomar do Cabula passaram a ter em comum é que a nova praça mudou completamente a rotina e convívio de quem reside ou passa pela região. 

“Esse lugar era totalmente degradado, uma verdadeira ‘caixa de areia’, totalmente sem serventia para a população, e agora está transformado. Meu filho e todas as crianças daqui estão superfelizes porque ganharam um lugar para brincar. Muitas delas estavam até sedentárias, sem praticamente sair de casa porque faltava um espaço como esse que oferecesse diversão e desse vida a todo ambiente”, afirmou o fotojornalista Joá Souza, 49 anos.

Para o motorista de aplicativo Marcos Antonio Castro, 56 anos, o bairro carecia de uma nova área de lazer. “A garotada não tinha onde brincar. Estou até estranhando o número de crianças que moram aqui na localidade. Não sabia que tinham tantas”, constatou ele, prometendo utilizar os aparelhos de ginástica da praça para complementar a rotina de caminhada diária.

 

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Um dos mais conhecidos pontos de concentração de trabalhadores do comércio informal de Salvador, a Rótula da Feirinha, no bairro de Cajazeiras X, está de cara nova após passar por obras de infraestrutura. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Bruno Reis, ao lado da secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, inaugurou no local uma estrutura confortável, composta por cobertura isotérmica, pavimentação e 128 barracas padronizadas.

A iniciativa atende a uma antiga demanda dos ambulantes – a maioria deles atua há anos na região vendendo produtos de hortifrúti -, valorizando ainda mais o segmento que é responsável por um expressivo volume de geração de ocupação e renda na capital. As melhorias também proporcionaram mais ordenamento ao entorno, trazendo impactos significativos para a mobilidade de veículos e pedestres.

O prefeito destacou a relação de parceria e confiança entre a Prefeitura, ambulantes, camelôs e feirantes nos últimos anos. "Sabemos a importância de vocês para a economia local: 53% dos trabalhadores da cidade estão no comércio informal. São milhares de pais e mães que, através do trabalho nas ruas, garantem o sustento para suas famílias".

Foram citados ainda diversos investimentos municipais empregados para o ordenamento do setor nos últimos anos. Além da recuperação e construção de mercados municipais, estruturas cobertas e camelódromos foram implantados recentemente em diversos cantos da cidade, como Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, avenidas Sete de Setembro e Joana Angélica (ambas no Centro), Calçada, Coutos e Comércio.

“Nunca antes na história da cidade o ambulante e feirante foram tratados com tanta dignidade quanto em nossa gestão. Viabilizamos parceria de crédito com Banco do Nordeste, qualificamos esses trabalhadores, e agora mesmo estamos com o programa Sou Salvador. Fizemos barracas padronizadas e vamos disponibilizar uniforme e crachás com QR Code”, assegurou Bruno Reis.

Estrutura – Com área de 385 m², a nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X tem cobertura isotérmica, solução bastante eficiente para minimizar o forte calor soteropolitano em dias de sol, além de proteger vendedores e clientes em períodos de chuva. O espaço também possui pavimentação em pedra e sistema de drenagem para vazão de águas pluviais. Há bancos para descanso, papeleiras espalhadas e de fácil acesso para depósito de resíduos.

Estão instaladas 128 barracas de metalon galvanizado, madeirite naval e cobertura com lona. Do total de barracas, 102 foram destinadas para permissionários que vendem frutas e hortaliças, e as demais para comerciantes de roupas e confecções. O investimento total da obra foi de R$417 mil.

Jânio Crispiniano de Freitas, 58 anos, é ambulante na rótula há seis anos e celebrou a requalificação do espaço. “Aqui era uma bagunça, não havia nenhum tipo de ordenamento. Só em estar aqui dentro é uma garantia de que poderemos trabalhar mais tranquilos, pois temos permissão junto à Semop para atuar, de forma mais adequada para receber a população.”

Com um ambiente mais limpo e organizado, disse ele, a expectativa é atrair mais a clientela. “Até o trânsito do entorno vai melhorar porque muitas barracas que invadiam a pista foram colocadas para este espaço. Vai ser outro padrão de vida”, acredita.

Vendedora de roupas, Laís de Alencar, 30 anos, contou que poderá comercializar seus produtos com mais segurança e conforto após repaginação da Rótula da Feirinha. “Todo o espaço está mais organizado e isso chama mais atenção das pessoas que passam por aqui. Fora que nossa mercadoria está mais protegida”, completou.

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) iniciou esta semana a terceira etapa de distribuição do kit de alimentação complementar escolar para os alunos matriculados na Rede Municipal de ensino na modalidade híbrida/semipresencial. O cronograma começa com as unidades de ensino das Gerências Regionais de Educação (GRE) Centro, Subúrbio II e Liberdade, que estão recebendo os kits desde a segunda-feira (30) até esta sexta (3).

Na segunda semana, de 8 a 10 de setembro, serão contemplados os alunos matriculados nas GREs Pirajá, São Caetano, Orla e Cajazeiras. De 13 a 17 de setembro, as GREs atendidas serão Itapuã, Subúrbio e Cabula. E de 20 a 24 será a vez das crianças do Projeto Pé na Escola e Conveniadas. Cerca de 170 mil alunos devem ser beneficiados, entre eles 150 mil da rede municipal e aproximadamente 20 mil do Projeto Pé na Escola.

Para a gerente regional de educação de Cajazeiras, Adenildes Teles, a entrega dos kits possibilita que seja cumprida a tabela nutricional tão necessária para os estudantes. “A alimentação escolar tem um compromisso nutricional, e nesse período de pandemia em que o atendimento às escolas está ocorrendo de forma adensada, ou seja, um grupo vem dois dias, outro vem três dias, e na semana seguinte faz a permuta, acaba criando lacunas nutricionais para essas crianças. O kit vem, justamente, para complementar essa alimentação que sem a entrega estaria fragmentada”, opina.

Recebimento – As unidades de ensino organizam a logística de distribuição a partir da chegada dos alimentos. Nesse caso, é importante que os responsáveis pelos alunos compareçam à escola somente quando for confirmada a data e o horário das entregas.

Mais informações sobre o recebimento podem ser obtidas por telefone junto às unidades de ensino. É possível conferir o telefone de contato com as escolas no site da Smed, no endereço http://educacao.salvador.ba.gov.br/ , clicando na aba “Rede de Ensino” e, em seguida, em “Escola”.

De março de 2020 até maio deste ano, a Prefeitura já distribuiu dois milhões de cestas básicas, que somam mais de 29 mil toneladas de alimentos. Devido ao retorno das aulas nas escolas municipais, houve uma adequação nos alimentos, que continuam sendo entregues, mas com mudanças na composição. De junho até agosto, já foram entregues cerca de 362 mil kits de alimentação complementar.

A primeira etapa de entrega dos kits teve início no dia 17 de junho e a segunda, no dia 26 de julho. A finalidade da distribuição é garantir a alimentação escolar dos alunos matriculados neste período de aulas na modalidade híbrida/semipresencial. Ou seja, nos dias de aula presencial, os estudantes recebem a merenda na escola e, nos dias de aula remota, a alimentação escolar é garantida pelo kit.

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Iniciada em 20 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já imunizou mais de 50 mil cães e gatos, em Salvador. A estratégia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade.

Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas de diversas localidades do município, com a aplicação da vacina em pontos volantes. Ainda como parte da estratégia, pontos fixos itinerantes são instalados em bairros estratégicos da cidade.

A capital baiana adotou, pelo segundo ano consecutivo, o sistema de drive-thru para imunização dos animais. O sistema onde os pets são imunizados, sem descer dos veículos, funciona sempre aos sábados e domingos, das 8 às 16 horas, na UNIFTC, na Paralela.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 180 mil animais devem ser imunizados durante a campanha. “Estamos convocando a população a levar os animais de estimação até os pontos de vacinação, para garantir a proteção dos bichos. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, alertou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores, nos pontos de imunização, será obrigatório. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

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A Prefeitura realiza mutirão, nesta quarta-feira (1º), para aplicação da terceira dose de reforço da vacina contra Covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais que completam seis meses do recebimento da segunda dose até o dia 4 de setembro. Antes de se dirigirem aos postos, é necessário verificar se o nome está na lista disponível no site da SMS, no endereço http://www.saude.salvador.ba.gov.br/.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, no site http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br/, para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema – a equipe retornará automaticamente para quem já teve acesso ao serviço.

A segunda dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac também estará disponível nos postos específicos para cada imunizante, devendo o cidadão estar atento à data de retorno indicado no cartão de vacinação ou no site da SMS. Já a aplicação da primeira dose estará suspensa para todos os públicos, incluindo o serviço nas Prefeituras-Bairro.  

Confira os pontos de vacinação desta quarta-feira (1º)

3ª DOSE - PESSOAS COM 80 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista e 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vista Alegre, USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).

2ª DOSE - OXFORD – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 8 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), FBDC Cabula, FBDC Brotas e Vila Militar (Dendezeiros). 

Pontos fixos: Barradão (Canabrava), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Federação, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), USF Pirajá, Unijorge (Paralela), FBDC Brotas, USF Plataforma, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vila Nova de Pituaçu e USF Colinas de Periperi.

2ª DOSE – CORONAVAC – 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 2 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Shopping da Bahia e Faculdade Universo (Avenida ACM).

Pontos fixos: CSU Pernambués, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Imbuí, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Curralinho, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e USF Tubarão.

2ª DOSE – PFIZER – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 8 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drivers: Uninassau (Pituba) e Parque de Exposições (Paralela).

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca, USF Cajazeiras X, USF Vale do Matatu, USF João Roma (Jardim Nova Esperança) e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).

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A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, inaugurou, nesta terça-feira (31), o décimo contêiner para recebimento de resíduos recicláveis em Salvador. A unidade foi instalada na região do Pilar, com objetivo de atender a população portuária que mora no bairro.

A Casa So+ma visa estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta materiais recicláveis em pontos, por meio do programa So+ma Vantagens. Aderindo ao programa, os pontos acumulados são trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene, além de possibilitar a transferência de doações para Ongs locais. A vice-prefeita Ana Paula Matos, presente à inauguração, conceituou o projeto como uma política em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de uma cidade.

“Entendemos que o caminho para ser uma cidade mais feliz passa por ações como essa, que mostra a força da comunidade. Espero que seja uma oportunidade para toda população. O projeto traz legitimidade e autoridade moral de quem tem senso de pertencimento”, disse Ana Paula.

O padre da Igreja do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Renato Minho, ressaltou os benefícios da implantação da Casa So+ma para comunidade do Pilar.  “A igreja tem frequentadores de todos os bairros e todos estão envolvidos com o programa”, afirmou, destacando a ação solidária, diante da necessidade dos moradores locais.

“É um programa de incentivo à reciclagem, que não só auxilia na preservação da natureza, mas ajuda a comunidade a ter uma renda. Protege o ecossistema e também garante o sustento de pessoas que precisam”, defendeu.

Coleta seletiva - O objetivo é chegar à marca de 12 unidades da casa, até o final do ano. A estimativa é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês. A titular da Secis, Edna França, destacou que a política de coleta seletiva é necessária para preservação do meio ambiente.  “É mais uma ação significativa, para redução do consumo de água, energia e emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente, tornando a cidade mais limpa, proporcionando um ar de qualidade para as pessoas”.

Desde a abertura da primeira Casa So+ma, em 11 de junho, já foram recebidos mais de 96 mil quilos de materiais recicláveis, que auxiliam na renda de cooperativas da cidade. Quase cinco mil participantes se cadastraram no programa.

A coordenadora das casas, Nélia Callal, avaliou os resultados de forma positiva. “Todas as unidades têm adesão significativa da população, nossas metas de arrecadação de material têm sido cumpridas. Salvador está aderindo o projeto, dando mais importância à questão da sustentabilidade. Esse material, que muitas vezes era descartado, agora é aproveitado".

Pontuação – Todas as unidades da Casa So+ma contam com um atendente, que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A coordenadora das unidades, Nélia Calhau, explicou como é feita a soma de pontos das pessoas cadastradas. "Cada material equivale a uma pontuação diferente. Um quilo de vidro, por exemplo, vale 10 pontos, já o de papelão soma 99 e o pet, 88. Os eletromecânicos são contabilizados por unidade. Um ventilador vale 15 pontos, enquanto um computador vale 50".

Cada unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no Programa So+ma Vantagens, em Salvador, ou saber mais sobre o projeto, os interessados devem acessar o site www.somavantagens.com.br . As casas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h.

Além da nova unidade do Pilar, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí, de Mussurunga; no BIG Bompreço Iguatemi, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, e Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.

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