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A Prefeitura promove, nesta quarta-feira (27), um mutirão para aplicação da 3ª dose da vacina contra Covid-19 em Salvador. Os pontos fixos e drives espalhados pela cidade atenderão os idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e pacientes imunossuprimidos.

Todos devem estar habilitados com a data para recebimento da dose de reforço dentro do aprazamento estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). É necessário também ter o nome na lista disponível no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .

Para as pessoas que tomaram a 1ª dose em outros municípios, o acesso à 2ª dose acontece por meio de agendamento prévio no site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br. Após o agendamento, o usuário deverá levar no dia e horário marcados, obrigatoriamente, original e cópia do Cartão SUS, comprovante de residência (local onde reside), cartão de vacina e documento de identificação com foto.

A primeira dose também será aplicada nos adolescentes das escolas públicas da capital baiana. O serviço itinerante de imunização por meio do ônibus da Vacinação em Movimento também seguirá nesta quarta-feira (27), no final de linha do Uruguai, das 8h às 16h, com a oferta da aplicação da 2ª dose da Pfizer e a 3ª dose para os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, bem como pacientes em hemodiálise.

3ª DOSE: PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 1º de junho de 2021. Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, pois a equipe retornará automaticamente. O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br .

3ª DOSE: PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS – 8h às 16h

Podem se dirigir aos postos aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 29 de setembro de 2021.

3ª DOSE: TRABALHADORES DA SAÚDE – 8h às 16h

Podem se dirigir aos postos aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 1º de junho de 2021.

Postos de atendimento dos três públicos nesta quarta-feira (27):

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), FBDC Cabula, Faculdade Universo (Avenida ACM), Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista, Unijorge (Paralela), Faculdade Uninassau (Avenida Magalhães Neto), FBDC Brotas, Parque de Exposições (Paralela) e Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu.

Pontos fixos: USF Mata Escura, USF Imbuí, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (a partir das 9h), USF Beira Mangue, USF São Cristóvão, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF Cajazeiras V, USF Sergio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Cajazeiras X, USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Pirajá, USF San Martim III, USF Curralinho, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Jardim das Margaridas, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, USF Vista Alegre, CSU Pernambués e FBDC Brotas. 

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Os moradores de Salvador e turistas poderão visitar a Cidade da Música da Bahia e a Casa do Carnaval em novembro, adquirindo apenas um ingresso. A promoção da venda casada vale tanto para quem paga inteira (R$20) quanto para quem paga meia-entrada (R$10), benefício extensivo a estudantes, idosos e residentes na capital baiana que, neste caso, devem apresentar comprovante de residência individual. 

A promoção é válida do dia 1º ao dia 15 do próximo mês, desde que o ingresso seja comprado para a Cidade da Música da Bahia nos dias de terça, quinta ou sexta-feira. Os dois equipamentos devem ser visitados no mesmo dia.

Localizada na Praça Visconde de Cayru, 19, no Comércio, a Cidade da Música da Bahia tem capacidade para receber até 80 pessoas ao mesmo tempo e funciona das 10h às 18h, com entrada até às 17h. Os interessados em aproveitar a promoção devem agendar a visita no site da Cidade da Música da Bahia, no endereço https://cidadedamusicadabahia.com.br .

Já a Casa do Carnaval também funciona das 10 às 18h, na Praça Ramos de Queirós, s/n, Pelourinho. A lotação máxima é de 77 visitantes.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

 

Operador de telemarketing ativo e receptivo

Superior incompleto em qualquer área, 6 meses de experiência, conhecimento de informática, carga horária reduzida(5x2).

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Ajudante de pizzaiolo

Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Compras

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática.

Salário: 1.430,00 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Depósito

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com deposito de generos alimenticios.

Salário: 1.100,00 + benefícios

2 Vagas

Ajudante de montagem de andaime suspenso

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar administrativa (Temporária)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível informática.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Zelador

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência em serviços gerais e vivência em portaria.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Administrativo (estágio)

Ensino médio incompleto (estar cursando 1º ou 2º ano pela manhã ou pela noite), sem experiência, imprescindível conhecimento com Pacote Office (word, excel, etc...).

Bolsa: 500,00 + transporte

1 Vaga

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, desejável experiência com Câmaras Frias e saber fatiar, vaga para trabalhar em Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e em Salvador, Lauro de Freitas e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Costureira de roupas de noivas

Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Maitre

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Marceneiro

Ensino fundamental, 3 meses de experiência, imprescindível conhecimento em móveis planejados.

Salário: 1.700,00 + benefícios

1 Vaga

Polidor de veículos

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Assistente de vendas (estágio)

Superior incompleto em qualquer área (cursando a partir do 1º semestre), sem experiência, Conhecimento básico de Informática.

Salário: a combinar + benefícios

7 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento em informática.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Técnico de Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível Coren ativo.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Cajazeiras.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

70 Vagas 

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A Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, está de cara nova após a conclusão da primeira etapa das obras de requalificação realizadas pela Prefeitura. Além de proporcionar melhorias urbanísticas, a iniciativa no local trouxe o conceito de Ruas Completas - similar ao implantado na Rua Miguel Calmon (Comércio) - promovendo mais segurança e conforto a pedestres e ciclistas, através da distribuição democrática do espaço viário. As intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (26), em cerimônia que contou com a presença de lideranças comunitárias e gestores municipais.

Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação trouxe mudanças significativas para quem trafega pela via, que possui forte atividade comercial, além de conexão com a Avenida Anita Garibaldi e com a orla de Ondina. A primeira etapa das obras teve duração de oito meses e compreendeu um trecho de 1,2 km de extensão, entre o monumento Meninas do Brasil (conhecido com as Gordinhas de Ondina) e o campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O investimento foi de mais de R$12 milhões.

“A requalificação dessa avenida é um sonho antigo de todos os moradores do entorno. Essa via sofria muito com os alagamentos e precisou passar por uma grande intervenção de drenagem. Além disso, foram implantados novo paisagismo, pista de cooper, pavimento, iluminação em LED, meio-fio em granito”, destacou o prefeito, ressaltando que as últimas chuvas que caíram na cidade não provocaram transtornos na localidade.

O chefe do Executivo municipal lembrou dos projetos realizados na região para melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida de quem vive ou passa pela região. “ A Avenida Garibaldi foi toda recuperada, a Rua Sabino Silva está em obras. Caso seja possível ter o Carnaval, estaremos preparados, com toda essa área preparada e requalificada”, acrescentou.

Melhorias – Os passeios da Avenida Adhemar de Barros foram revitalizados, oferecendo mais segurança e acessibilidade para o deslocamento dos transeuntes, inclusive pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A via também ganhou 480 metros de ciclovia no canteiro central, incentivando à prática do ciclismo. Além disso, a arborização do local foi reforçada com o plantio de novas árvores, a iluminação pública foi modernizada com a instalação de 52 novos postes e luminárias em LED – dispositivos mais eficientes e econômicos.

Também foram disponibilizadas vagas de estacionamento ao longo de toda a extensão do canteiro, em ambos os lados, e instalados mobiliários, como lixeiras, bancos em madeira maciça, assim como equipamentos de ginástica para prática de alongamentos e atividades físicas.

“A partir do conceito Ruas Completas garantimos a sustentabilidade do lugar, reduzindo o efeito da liberação de gás carbônico, além de criar áreas de caminhada, fazer ordenamento, integrando e democratizando o espaço público, como já fizemos na Sabino Silva, Miguel Calmon e no Curuzu, além do que está sendo realizado na Dom João VI", destacou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Estátuas – A requalificação da Adhemar de Barros envolveu, ainda, um dos seus principais símbolos: o monumento Meninas do Brasil, conhecido como as Gordinhas  de Ondina. Todo o conjunto artístico foi completamente revitalizado, num trabalho conduzido pelo Studio Argolo – empresa com ampla expertise no restauro de monumentos históricos.

A ação nas estátuas envolveu limpeza, emassamento, obturação de lacunas e remoção de pichações e cartazes provenientes de ações de vandalismo. As esculturas tiveram a pintura, em tom grafite, refeita. Os serviços duraram cerca de uma semana e foram realizados no próprio canteiro da via, onde as Gordinhas estão situadas. Criado em 2004 pela artista plástica Eliana Kertész (1945-2017), o monumento é composto por três esculturas fundidas em bronze sobre base de concreto, com medidas de três metros de altura cada.

As estátuas fazem homenagem às três raças matrizes do Brasil: a Negra, a Branca e a Índia (cujos nomes são Damiana, Mariana e Catarina, respectivamente). Cada uma delas está apontada para seu lugar de origem: Damiana contempla o mar em direção à África, Mariana vislumbra Portugal e Catarina para o continente da América.

O comerciante Luís Fernando Brito, conhecido como Lula do Coco, de 63 anos, mora e trabalha há três décadas na região. Ele ficou entusiasmado com a transformação ocorrida no local. “Havia sérios problemas de alagamentos e, com o problema resolvido, as pessoas voltarão a circular por aqui, coisa que não acontecia de forma constante. Todo esse canteiro era uma área subutilizada e agora é possível passear a pé, de bicicleta e garantir um espaço para a diversão das famílias", comemorou.

Adoção – Durante a entrega da primeira da requalificação da Adhemar de Barros, o prefeito anunciou que o trecho do canteiro central da Avenida Adhemar de Barros será adotado pelo diretor médico do Image Memorial, César Araújo. A iniciativa é coordenada pelo Verde Perto, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), sendo voltada para pessoas físicas quanto jurídicas que buscam contribuir junto ao poder público municipal com ações de conservação em áreas como largos, canteiros e praças. Dessa forma, o requerente se torna corresponsável pela manutenção do espaço público.

Segunda etapa – Ainda na ocasião, Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a continuidade das obras na Adhemar de Barros. A iniciativa alcançará trecho de 700 metros, seguindo do campus da Ufba até o monumento Clériston Andrade, na Garibaldi. O investimento é no valor de R$6,2 milhões.

"A conclusão da obra vai ajudar ainda a resolver os alagamentos da Garibaldi, sendo mais uma grande obra de drenagem na cidade, como parte de nosso trabalho de enfrentamento à chuva. Iremos rebaixar toda a fiação, resolvendo um dos principais problemas das grandes cidades, que é o excesso de fiação nos postes”, explicou Bruno Reis.

O tempo de execução é de seis meses. As obras serão executadas pela Liga Engenharia, vencedora da licitação. Os serviços envolvem pavimentação, drenagem, instalação de iluminação em LED, paisagismo, recuperação dos passeios em concreto, implantação de ciclofaixa, elementos de acessibilidade e rebaixamento das redes de telecomunicações.

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No próximo 2 de novembro, Dia de Finados, os dez cemitérios municipais de Salvador irão funcionar no período das 8h às 16h. A administração dos cemitérios informa que não será necessário agendar a visita, mas haverá atenção redobrada, para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social, devido à pandemia.

Estão sendo intensificados os serviços de varrição, capinação e pintura em muros, meios-fios e nas unidades administrativas dos cemitérios, situados em Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá, Brotas, Itapuã e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora e Paramana). A varrição é feita pelos funcionários e a capinação por agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Os consertos de avarias ficam a cargo de empresas terceirizadas.

“Estamos preparando tudo para o Dia de Finados, com o trabalho voltado para a realização de melhorias e manutenção, a fim de receber as pessoas que estarão homenageando a memória de seus entes queridos”, afirma Marise Chastinet, titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Sepultamentos – Os sepultamentos nos cemitérios municipais são agendados por meio dos telefones (71) 3202-4951 e (71) 3202-4952. Devido à pandemia, os velórios estão sendo realizados com, no máximo, 15 pessoas e com duração de até 15 minutos.

O município também oferece à população de baixa renda a cremação, através do mesmo contato telefônico, disponível todos os dias da semana. O serviço ocorre em parceria com o cemitério Jardim da Saudade, com capacidade para até duas cremações diárias e até 730 por ano.

A cremação pode ocorrer desde que haja manifestação do falecido, em documento público, feito em Cartório de Títulos e Documentos ou particular. Nessa hipótese, o termo deverá contar com a assinatura do declarante e de mais três testemunhas, todas com as firmas reconhecidas.

Na falta de uma manifestação em vida, a cremação somente é possível com a apresentação da documentação legalmente exigida e com a autorização dos parentes de grau direto, na sequência: cônjuge sobrevivente – seja ele(a) esposo(a) ou companheiro(a) legalmente reconhecido(a) –, pais, filhos e irmãos, desde que maiores de idade.

Os corpos só são cremados quando a morte é causada por doenças crônicas, como acidente vascular cerebral, parada cardíaca, insuficiência respiratória, câncer, diabetes, morte natural e similares. É obrigatório o guia de cremação.

Quando a morte decorre de acidente, homicídio, ou por causa indeterminada, considerada não natural ou violenta, precisa ser atestada por um médico legista e a cremação dependerá de autorização judicial e liberação da autoridade policial. O falecido a ser cremado não deve ter marcapasso ou qualquer outra prótese de metal.

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O enfrentamento às muriçocas e outros mosquitos em Salvador ganha mais um importante aliado. Esta semana, motocicletas adaptadas fazem parte da ação de termonebulização, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que é a aplicação de inseticida por meio de um equipamento que gera uma densa neblina e se espalha pelo ar, na capital baiana.

A programação prossegue nesta terça-feira (26), no Imbuí. Na quarta (27), é a vez da região de Santa Tereza e, na quinta-feira (28), é a vez do Km 17 de Itapuã. Os locais foram escolhidos pela alta incidência dos insetos.

A ação foi iniciada na noite da segunda-feira (25), nas ruas do bairro da Boca do Rio. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram a Travessa Orlando Moscoso, 1ª Travessa D. Eugênio Sales, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Rio das Pedras, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Professor Pinto de Aguiar, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Emiliano Galiza e Rua Pedro Batista de Almeida.

“O intuito dessa ação é diminuir a infestação de muriçocas que, apesar de não transmitirem zoonoses, acabam importunando os moradores e interferindo na qualidade do sono e no desempenho de suas atividades produtivas. Com a estratégia também conseguimos complementar as ações de prevenção das arboviroses, já que o inseticida também é capaz de eliminar o mosquito Aedes aegypti na fase adulta”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Funcionamento - O método lança uma mistura de inseticida e óleo mineral, suficiente para eliminar os mosquitos, pois as gotículas de inseticida permanecem por um bom tempo flutuando no ar. Além das muriçocas, o produto químico é eficiente na eliminação de outros vetores. A iniciativa contribui para o combate às arboviroses, dentre elas a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

 

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A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) realiza a mesa redonda “Competências inovadoras para o serviço público”, nesta terça-feira (26), às 9h30, com transmissão pelo canal Desenvolvimento Servidor PMS, no YouTube. O evento, que homenageia o Dia do Servidor Público, celebrado na próxima quinta-feira (28), terá abertura do titular da Semge, Thiago Dantas, e do diretor de gestão de pessoas da mesma pasta, Gustavo Moris.

“A intenção é discutir sobre o tema inovação de forma interativa e dinâmica, mostrando os benefícios que esse conhecimento e essa aquisição de competências inovadoras podem trazer para o setor público”, destacou Moris.

A mediação será feita por Luis Gaban, que é diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). O diálogo reunirá o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Flávio Marinho; o sócio-diretor do grupo Rede+, Rodrigo Paolilo; o sócio-fundador da Beyond Digital Sports, Waldo Souza; e a diretora da We.Brasil, Gabriela Rezende.

Para Gabriela, diversas ferramentas e práticas de inovação devem ser aplicadas para aprimorar a organização do setor público. “Como o print design, brainstorm, design thinking, metodologia do Lego, entre outras. Para dar certo, é preciso ter apoio da liderança e identificar como cada ferramenta se adapta à determinada necessidade”, pontuou.

 

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A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) realizou, na tarde desta segunda-feira (25), o seminário “Salvador – Um Passo em Direção ao Futuro”. O evento, realizado no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), apresentou aos gestores públicos da capital e demais municípios do estado o programa federal Casa Verde e Amarela, instrumento habitacional que servirá como vetor de transformação social nos próximos anos.

Além do titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, estiveram presentes no seminário a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; o secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo Eduardo dos Santos; e o presidente do Sinduscon, Carlos Marden; além de representantes do setor de construção e da Caixa Econômica Federal.

Para o secretário de Infraestrutura de Salvador, o programa vai impactar diretamente a qualidade de vida dos contemplados, já que uma das exigências é de que as moradias precisam estar localizadas próximas de toda a infraestrutura necessária aos cidadãos no dia a dia, a exemplo de acesso à saúde, educação, transporte público, mercados e demais recursos essenciais. “Essa é uma correção do antigo programa que foi bom, mas não eficaz. Para se ter uma ideia, quase 18% das famílias contempladas (nacionalmente) retornaram às suas comunidades”, explicou Souza.

Na ocasião, o secretário Nacional de Habitação explanou para os presentes sobre as mudanças do programa em relação ao Bolsa Família, a exemplo dos novos critérios de enquadramento no programa, respectivos subprodutos, parcerias, regularização fundiária, melhorias habitacionais e os desafios que deverão ser superados nos próximos anos.

“Salvador tem algumas características que já estão sendo enfrentadas como, por exemplo, a regularização fundiária. Já existiam programas diversos e a Casa Verde e Amarela traz um apoio nacional às iniciativas locais. O programa prevê a regularização para levar ao cidadão a segurança da propriedade e transformar algumas destas unidades adequadas à moradia”, esclareceu Alfredo Eduardo dos Santos.

A vice-prefeita destacou que toda uma cadeia será mobilizada pelo programa para que as pessoas possam viver com maior dignidade. “Queremos construir uma cidade melhor para morar, economicamente ativa, sustentável e saudável. A gente sabe que a questão habitacional é uma grande problemática no nosso país e que, quando surge um empreendimento como este, não chega só a unidade habitacional. Pela lógica e pelo regramento chega saúde, educação, toda uma requalificação urbana e a busca da qualidade de vida. Neste caso do programa estamos falando da unidade habitacional, da regularização e da melhoria das unidades já existentes”, reforçou Ana Paula.

O programa – Instituído pela Lei 14.118/2021, o Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), pretende facilitar o acesso da população à moradia digna, garantindo mais qualidade de vida. A partir de medidas que darão mais eficiência à aplicação dos recursos, a meta é atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional até 2024.

Principais pontos do Casa Verde e Amarela (com informações do Ministério do Desenvolvimento Social):

- Redução nas taxas de juros de até 0,5 ponto porcentual para famílias com renda de até R$ 2 mil mensais e 0,25 ponto porcentual para quem ganha entre R$ 2 mil e R$ 2,6 mil;

- Regularização fundiária em áreas ocupadas, majoritariamente, por famílias com renda de até R$ 5 mil mensais que vivam em núcleos urbanos informais. Não poderão ser incluídas casas localizadas em áreas não passíveis de regularização ou de risco;

- Melhoria de residências, com reforma e ampliação de imóveis nos núcleos urbanos selecionados para Regularização Fundiária, com renda mensal de até R$ 2 mil. É necessário estar no CadÚnico do Governo Federal, não possuir outros imóveis no território nacional e o proprietário ser maior de 18 anos ou emancipado;

- Financiamento habitacional popular, com redução da parcela de spread bancário (diferença entre o valor pago pelo banco aos correntistas e o cobrado nas operações de crédito) pago pelo Fundo aos agentes financeiros operadores do programa. os cidadãos interessados devem procurar diretamente as construtoras credenciadas e os bancos operadores.

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O Parque Social promove, nesta terça-feira (26) às 19h, uma live com o objetivo de apresentar o edital da Incubadora de Negócios Sociais - In Pacto, de seleção para o programa de pré-incubação. Além disso, será realizado um bate-papo sobre mudanças climáticas e negócios de impacto.

A live será realizada através do canal da In Pacto no YouTube, através do link https://youtu.be/xRwzH1kQqPw. Participam do evento a secretária de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador (Secis), Edna França, a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, e a professora da Ufba e pesquisadora do Painel Salvador de Mudança do Clima, Andréa Ventura.

De acordo com a secretária da Secis, essa é mais uma maneira encontrada pelo poder público de contribuir com o desenvolvimento da economia local e com a pauta ambiental, trazendo para a população instrumentos que possibilitam o desenvolvimento de projetos e soluções sustentáveis para o município, com todo o suporte técnico necessário.

Edital – O edital In Pacto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na última sexta-feira (22), podendo ser acessado também pelo site http://inpacto.salvador.ba.gov.br . A inscrição é gratuita e deve ser realizada a partir desta terça (26) até 15 de novembro.

A seleção ocorrerá para a modalidade de pré-incubação, direcionada para ideias, projetos ou negócios em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal. O programa terá duração de seis meses, com 86 horas de suporte e qualificação, havendo palestras, consultorias, capacitações, mentorias e assessoria.

A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, destaca que a In Pacto oferece oportunidades para que as pessoas se sintam motivadas a empreender e a colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local. “Desse modo, incentivamos a retomada econômica da nossa cidade, nesse momento tão delicado em razão da pandemia da Covid-19”.

Dinâmica – A Incubadora de Negócios Sociais - In Pacto integra o Centro Municipal de Inovação Colabore. O Parque Social, através de acordo de cooperação com a Secis, concebeu a tecnologia e desenvolveu os programas da incubadora.

As atividades são voltadas para empreendedores e potenciais empreendedores com ideias, projetos e negócios de impacto social positivo e que contribuam com uma cidade inteligente, inovadora, resiliente, economicamente desenvolvida e socialmente justa, observando os 17 Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

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