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O prefeito Bruno Reis, acompanhado de secretários e gestores municipais, realizou nesta terça-feira (4) vistorias em quatro obras de infraestrutura com andamento avançado em Salvador. As intervenções, frutos de demandas antigas da população, vão proporcionar maior mobilidade e mais qualidade de vida aos moradores das localidades.

Durante a visita, o prefeito ressaltou a necessidade de resolver os problemas mais básicos da população, a exemplo das questões de saneamento. "Hoje, percorremos e visitamos diversas obras, entendendo os principais problemas da cidade. São obras importantes de infraestrutura, para resolver problemas históricos, de alagamentos e drenagem. O trabalho não para e 2022 já entra em ritmo acelerado”, declarou.

A primeira obra visitada pelo chefe do Executivo municipal foi a requalificação do canal da Rua Doralice Pereira Dórea, na Estrada das Barreiras. O serviço abrange 1,2 quilômetro de extensão do córrego e envolve a regularização da vazão de água durante dias de chuva e a solução de problemas de alagamentos.

Com 95% de execução, a obra abrange, ainda, a reurbanização e tamponamento integral do canal, incluindo melhorias no passeio para facilitar o deslocamento de pedestres. O investimento é de pouco mais de R$6 milhões, provenientes de recursos municipais.

Ligações viárias – Em seguida, o prefeito vistoriou duas importantes obras viárias que trarão mais fluidez ao trânsito em trechos considerados bastantes movimentados da capital. Uma delas é a ligação entre o bairro da Mata Escura e a BR-324, no valor de R$13 milhões. A outra via liga a Avenida Gal Costa à Pau da Lima, ao custo de R$10 milhões e término previsto para abril próximo.

A primeira terá 2,3 quilômetros de extensão e, quando for concluída, possibilitará a conexão do fluxo proveniente da Avenida Barros Reis e do Arraial do Retiro com o sistema viário do bairro da Mata Escura. O trecho inicial do projeto se localiza no entorno da estação metroviária de Bom Juá e finaliza no alto do bairro de Mata Escura, ao lado do terreiro de candomblé do Bate Folha. Serão feitos serviços de pavimentação, drenagem, implantação de ponte e contenções de encosta. 

Na região de Pau da Lima, uma nova via em construção pretende melhorar a mobilidade de quem reside, trabalha ou trafega pela localidade. O projeto engloba a construção de duas pistas com duas faixas de circulação nos dois sentidos, praças de retorno e, na interseção com a Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), uma rotatória que vai eliminar a necessidade de sinaleira. A intenção é facilitar o acesso entre a Avenida Gal Costa e o bairro de Pau da Lima, além de solucionar os constantes engarrafamentos da região.

Toda a pavimentação será implantada de forma a suportar o intenso tráfego local, e a via terá ainda elementos como drenagem, acessibilidade e iluminação em LED. Foram investidos cerca de R$9,1 milhões de recursos próprios para a construção da via de 2,8 km de extensão e área de aproximadamente 92 m².

Paraguari – A segunda etapa das obras do canal do Rio Paraguari também entrou no radar das vistorias nesta terça. A iniciativa está 80% terminada e a previsão de conclusão é para o final do mês de janeiro de 2022.

Esse projeto também vai regularizar a vazão de águas pluviais para não haver alagamentos em toda a extensão do canal. Inclui, ainda, melhorias urbanísticas nas ruas da Glória, Jaqueira e Beira Rio de Cima.

O investimento total para essa segunda etapa foi de R$9 milhões. A primeira fase da requalificação do Paraguari foi entregue em 2020, quando foram feitas urbanização e macrodrenagem do rio. O investimento foi de quase R$18 milhões.

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A capital baiana inicia a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para gestantes e puérperas com idade igual ou superior a 18 anos nesta terça-feira (4). Para ter acesso ao imunizante é necessário que a pessoa tenha tomado a segunda dose até 5 de agosto de 2021 (a partir de cinco meses da segunda dose, de acordo com o Ministério da Saúde).

O Mutirão J com o Liberou Geral também segue nesta terça-feira (4), ou seja, será realizada aplicação da dose de reforço da Janssen para residentes em toda a Bahia, que tomaram a primeira dose e/ou dose única do imunizante Johnson & Johnson. Não é necessário que tenha tomado a primeira dose em Salvador.

Devem buscar os pontos de imunização as pessoas que tomaram a primeira dose/dose única da Janssen até 3 de novembro de 2021. No ato da vacina deverá ser apresentado, obrigatoriamente, cópia e original do cartão de vacina, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Os serviços do Vacina Express (vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br) e Hora Marcada (horamarcada.salvador.ba.gov.br) estarão funcionando normalmente para quem fez o agendamento prévio.

Liberou Geral – A estratégia do Liberou Geral também beneficiará com a aplicação da 1ª dose adolescentes e adultos com idade igual ou superior a 12 anos; adolescentes com comorbidades; e gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, residentes ou não de Salvador.

Poderão tomar a 2ª dose os indivíduos enquadrados nos seguintes aprazamentos, residentes ou não de Salvador: Pfizer até 30/01/2022, Oxford até 30/01/2022 e CoronaVac até 03/01/2022.

A 3ª dose estará disponível para os imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 04/12/2021 e para indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 05/09/2021, também sem a necessidade de residir em Salvador.

Vacina em Movimento – O Vacina em Movimento também acontecerá, das 8h às 16h, nas Estações da Lapa e Mussurunga para todos os públicos habilitados para a estratégia desta terça-feira (4). Os interessados deverão apresentar os documentos exigidos para cada grupo.

Documentos – Para todos esses públicos serão exigidas originais e cópias do cartão de vacina, Carteira Nacional de Vacinação Digital Atualizada (ConectSUS), documento de identificação com foto e comprovante de residência da cidade onde reside.

Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade que pode ser feita manualmente.

As gestantes devem apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, deverão levar uma cópia também da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Confira a estratégia completa:

PONTOS EXTRAMUROS:
* 1ª DOSE – PESSOAS A PARTIR DE 12 ANOS;
* 1ª DOSE - ADOLESCENTES COM COMORBIDADE / GESTANTES E PUÉRPERAS - 12 a 17 anos e +;
* 3ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS COM SEGUNDA DOSE ATÉ 04/12/2021;
* 3ª DOSE - 18 ANOS OU MAIS E SEGUNDA DOSE ATÉ 05/09/2021. 2ª DOSE PFIZER APRAZADOS ATÉ 30/01/2022.

- Estação da Lapa
- Estação Mussurunga

* 1ª DOSE: REPESCAGEM PARA PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS SEM COMORBIDADES;
* 1ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 a 17 ANOS COM COMORBIDADES; GESTANTES E PUÉRPERAS DE 12 A 17 ANOS OU MAIS;
* 2ª DOSE PFIZER (APRAZADOS ATÉ 30 DE JANEIRO DE 2022);
* 3ª DOSE: PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS E QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ 04 DE DEZEMBRO DE 2021;
* 3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ 05 DE SETEMBRO DE 2021;
* 3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ 5 DE AGOSTO DE 2021.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Vila Militar (Dendezeiros), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

Pontos fixos: CSU Pernambués, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Jardim das Margaridas, UBS São Cristóvão, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Joanes Leste, USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Curralinho, USF Imbuí, USF São Marcos, USF Cambonas, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF San Martim I, USF San Martim III, USF Boa Vista São Caetano e USF Pirajá.

POSTO EXCLUSIVO PARA ADOLESCENTES COM COMORBIDADES, GESTANTES E PUÉRPERAS: USF Vila Matos.

* 2ª DOSE: OXFORD (APRAZADOS ATÉ 30 DE JANEIRO DE 2022);
* 2ª DOSE CORONAVAC (APRAZADOS ATÉ 3 DE JANEIRO DE 2022).

Drive-thru: Faculdade Universo (Avenida ACM).

Pontos fixos: USF Plataforma, USF Cajazeiras XI, USF Mussurunga, USF Aristides Maltez (São Cristóvão), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Mata Escura, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Marechal Rondon, USF Zulmira Barros, USF Santa Mônica e USF Terreiro de Jesus.

DOSE DE REFORÇO JANSSEN (PESSOAS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE DA JANSSEN ATÉ 3 DE NOVEMBRO DE 2021)

Drive-thrus: Faculdade Universo (Avenida ACM) e Shopping Bela Vista (9h às 16h).

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Itapuã, USF Coração de Maria, USF Nova Esperança, USF Jardim Campo Verde, USF Federação, USF São Gonçalo do Retiro, USF Arraial do Retiro, USF Nova Brasília, UBS Marechal Rondon, USF Santa Mônica, USF Zulmira Barros (Costa Azul) e USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança).

 

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A Ação Salvador Solidária, campanha de ajuda humanitária promovida pela Prefeitura de Salvador, em parceria com a Marinha e a Rede Bahia, arrecadou 50 mil litros de água mineral, que serão destinados às vítimas da catástrofe provocada pelas chuvas no Sul e Extremo Sul da Bahia. O montante foi recolhido por membros da Marinha, na tarde desta segunda-feira (3), na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), localizada na Avenida Bonocô.

“Iniciamos a operação há 20 dias. No primeiro momento, arrecadamos 40 toneladas de alimentos não perecíveis, além de roupas e itens de higiene. Na semana do Natal, interrompemos a campanha em função das chuvas em Salvador. Em meados da semana passada, foi retomada a ação, com foco na água mineral, que é a necessidade premente da região no momento”, informou o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ele acrescenta que o montante arrecadado será transportado por veículos da Marinha (caminhões, carros-pipa e veículos leves), saindo do Distrito Naval de Salvador, no Comércio, a partir das 7h desta terça-feira (4), para o município de Itambé. De lá, as doações serão distribuídas para outras cidades impactadas pelas chuvas.

Macêdo chamou atenção para a arrecadação expressiva da segunda etapa da campanha, apesar da curta duração. “Isso demonstra o sentimento de solidariedade, que é uma característica própria do soteropolitano. Começamos a receber as doações na última quarta-feira (20) e encerramos a arrecadação no domingo (2). Mesmo com os feriados da virada do ano, conseguimos 50 mil litros de água mineral”, concluiu.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Magarefe

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.415,40 + benefícios

1 Vaga

Motorista de reboque

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, CNH D, imprescindível experiência em reboque de veículos.

Salário: 1.311,06 + benefícios

1 Vaga

Atendente Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com vendas e conhecimento de informática, desejável experiência com provedor de internet.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Financeiro (estágio)

Ensino médio incompleto (estar cursando pela manhã ou pela noite), sem experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de informática e disponibilidade para trabalhar no bairro de Valéria

Bolsa: 700,00 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de estoque (estágio)

Ensino médio cursando no período noturno, imprescindível curso de informática.

Bolsa: 700,00 + benefícios

1 Vaga

Vendedor de plano de internet

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.515.43 + benefícios

4 Vagas

Oficial de Rede

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.515.43 + benefícios

3 Vagas

Vendedor porta em porta de plano de internet

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.130,28 + comissão

7 Vagas

Técnico instalador de internet

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem, utp e fibra óptica, imprescindível habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.

Salário: 1.515,43 + benefícios

8 Vagas

Lavador de Roupa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Passador de roupas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Supervisor Financeiro

Ensino superior completo em administração ou áreas afins, 6 meses de experiência, desejável vivência em departamento pessoal.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Fatiador de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: manusear a máquina de fatiar, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Lauro de Freitas

Salário: 1100,00 + benefícios 

1 Vaga

Separadora de Mercadoria em Câmara Fria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis:  experiência com Câmara Fria e  ter disponibilidade de horário.

Salário: 1.144,00 + benefícios

5 Vagas

Cozinheiro de Restaurante 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com cozinha a la carte e perfil de liderança.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.311,06 + benefícios

1 Vaga

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

30 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.100,00 + benefícios

1 Vaga

 

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Salvador receberá a primeira edição do Festival Lusoteropolitana, encontro multiartístico que reunirá produções do Brasil e de Portugal. Entre a quinta-feira (6) e 30 de janeiro, atividades presenciais e on-line integrarão a programação voltada ao público adulto e infantil.

O festival conta com diversas ações artísticas e educativas que promovem a cena local e proporcionam um intercâmbio com a cultura lusitana. O evento debate temas contemporâneos sob a ótica de diferentes culturas e propõe uma interlocução entre países de língua portuguesa.

Todas as apresentações ocorrerão no Teatro Sesi Rio Vermelho. A programação inclui apresentações cênicas, shows, palestra, roda de conversa, performances, leituras dramáticas, lançamento de livro e oficinas, ações que ocorrerão de quarta a domingo, durante o mês de janeiro. Os ingressos são vendidos a preços populares através do site Sympla, no endereço www.sympla.com.br .

O projeto é assinado por Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro; João Guisande, da Vixe Cia de Teatro; Maria Clara Mendes e Daniela Chávez, da Cia de Teatro Improviso Salvador. O Festival Lusoteropolitana conta com a coprodução do Sesi e Sesc Bahia, e tem o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

“Esse festival demarca um momento de retorno à cena presencial, de maneira cautelosa e muito cuidadosa, depois desses dois anos de pandemia que vivemos na pele. É um projeto que fomenta a mobilização de mais de 50 artistas e técnicos nesse momento delicado de produção e de atividades. O público vai poder se emocionar, rir, refletir, se encontrar e estabelecer questões críticas com o Brasil de agora”, conta o ator, diretor e coordenador do evento, Fabio Vidal.

Programação – Para abrir a programação presencial, na próxima quinta (6) e sexta (7), Alex Simões apresenta uma performance cênica sobre Waly Salomão, intitulada “A cappella de Waly” e também relança seus livros “Assim na Terra como na selfie” e “No meu corpo o canto”. No sábado (8) e domingo (9), às 20h, Fabio Vidal apresenta o espetáculo “Seu Bomfim”, que completa 22 anos de circulação.

O público infantil também será contemplado em todos os finais de semana, com apresentação de “A hora do recreio", da Cia Gente de Teatro da Bahia, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

Entre os dias 14 e 16, às 20h, o projeto leva ao público a apresentação lusitana “Adeus Sofia – apologia de um novo Éden”, de Simão Barros (da CARB cooperativa artística da Raia Beira de Portugal). E no dia 19, às 17h, o artista plástico português Luiz Canário realizará a performance “De profundis - as cidades delas em suspenso", no Palco Toca Raul, ao lado do Teatro Sesi Rio Vermelho.

A programação traz ainda quatro diferentes oficinas artísticas de teatro físico, entre elas bases da improvisação, narrativas improvisadas e a direção no improviso, todas gratuitas, que serão realizadas no Teatro Sesc Pelourinho. A oficina on-line “Autodireção na improvisação”, com Luana Proença, será transmitida por meio da plataforma Zoom nos dias 22, 23, 29 e 30, das 14h às 17h. Todas as oficinas são destinadas a maiores de 14 anos.

O acesso à programação completa e mais informações pode ser feito por meio do Instagram ou Facebook (@lusoteropolitana).

 

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Com a publicação do Decreto 34.765/21 no Diário Oficial do Município (DOM), em novembro de 2021, servidores públicos municipais efetivos, vinculados à Prefeitura de Salvador, que possuem guarda de filhos com deficiência, moderada ou grave, estão autorizados a ter a carga horária de trabalho reduzida. Em dezembro passado, quatro processos físicos já foram deferidos para a concessão do benefício, outros cinco processos eletrônicos estão agendados e em torno de 20 aguardam o agendamento.

De acordo com o decreto, os servidores com jornada de 30 horas semanais têm direito a uma redução de 10% da carga horária de trabalho. Já aqueles com jornada de 40 horas têm direito à redução de 20%. O benefício ocorre sem desconto de salário, direitos e vantagens, válido por doze meses, podendo ser renovado por igual período, através de comprovação documental da necessidade de sua manutenção.

Para dar entrada no processo de solicitação, os servidores precisam ir até o Setor de Gestão de Pessoas (Segep) do órgão de lotação e apresentar os seguintes documentos: Requerimento de Direitos e Vantagens (RDV) preenchido, RG, CPF, contracheque, documento de identificação do filho, relatórios médicos indicando a deficiência e plano terapêutico. 

Após a chegada dos documentos à Gerência de Inspeção, Medicina e Saúde Ocupacional (Geims), setor vinculado à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), servidor e filho são convocados a comparecer na Geims, para perícia presencial com psicólogo, assistente social e perito médico. 

Os profissionais de saúde fazem a análise dos documentos, relatórios e do contexto social, depois emitem um laudo. A partir daí o processo é tramitado na Diretoria de Gestão de Pessoas da Semge e o servidor deve aguardar pelo deferimento ou indeferimento do processo, que será comunicado pelo órgão.

Cuidado – A medida se destina ao cuidado terapêutico do filho com deficiência, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial, tanto grave quanto moderada, sendo necessário que o servidor contemplado comprove, periodicamente, o respectivo acompanhamento.

A publicação do decreto e regulamentação da lei demonstram um compromisso social e a preocupação da gestão municipal com a saúde emocional dos colaboradores, dedicando um olhar sensível ao contexto familiar de cada servidor.

“É um decreto importante, porque estávamos sem uma regulamentação, o que dificultava a autorização dos pedidos encaminhados à Semge. Com a regulamentação, passamos a ter um critério objetivo para conceder o benefício àqueles que têm direito”, acrescenta o diretor de Gestão de Pessoas, Gustavo Moris.

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Nos 11 postos de coleta da Casa So+ma, instalados na capital baiana, foram coletados 473 mil kg de resíduos recicláveis, entregues por mais de 10 mil famílias cadastradas. Os números compreendem o período entre fevereiro de 2019, quando a iniciativa foi implantada na cidade, e novembro passado. 

Do total, 262 mil kg foram de vidro reciclado, dos quais quase 80 mil kg recolhidos por cooperativas, que fazem parte da cadeia do material.  Entre os impactos positivos para o meio ambiente decorrentes dessa reciclagem estão a economia de 6 milhões de litros de água, ao se evitar a produção de novas embalagens – a quantidade é suficiente para abastecer uma população de aproximadamente 34 mil pessoas, com um consumo diário de 180 litros por indivíduo. 

Além disso, 5 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados, três mil árvores foram salvas, 4,6 mil litros de óleo entregues e 1,4 milhão de kWh gerados com reciclagem energética, o que daria para abastecer cerca de 170 mil residências por um dia, com energia elétrica.

“Mesmo com um ano difícil, conseguimos retomar a coleta seletiva na cidade, após 15 meses de suspensão, devido à pandemia. Diante da crise climática global, como temos visto com as fortes chuvas e inundações em nosso Estado, o descarte correto de resíduos ajuda muito, ao diminuir o volume do lixo nos aterros e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera”, ressalta a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França.

Funcionamento – A iniciativa é fruto de uma parceria entre a startup socioambiental So+ma e a Prefeitura, através da Secis. Para estimular a coleta seletiva junto à população, a Casa So+ma possui um programa de vantagens, através do qual os participantes trocam resíduos recicláveis por pontos, que por sua vez dão direito a cursos, exames, alimentação básica, desconto em supermercados, entre outros benefícios.

No período mencionado, foram realizadas 13.861 trocas, incluindo o acesso a 40 cursos de capacitação. Os interessados podem se cadastrar no programa de vantagens através do aplicativo Soma Vantagens, disponível no Google Play ou App Store, ou pelo site https:// somosasoma. com. br .

Os postos de coleta da Casa So+ma em Salvador funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h, nos seguintes endereços:

Assaí Mussurunga – Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240.

Big Bompreço Iguatemi – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650.

Cajazeiras – Campo da Pronaica – Cajazeiras X.

Imbuí – Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado.

Periperi – Praça da Revolução, s/n.

Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães.

Ribeira – Largo do Papagaio.

Stella Maris – Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n.

Comércio – próximo à Igreja de Nossa Senhora do Pilar.

Itapuã – Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga, Avenida Dorival Caymmi, 17.

Rio Vermelho – Vila Caramuru, Praça Caramuru, 2.

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A Operação Cidade Dez, Sucata Zero completou 2021 com um saldo de 866 notificações e 845 remoções de sucatas de carros, das vias públicas de Salvador. Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 238 sucatas de veículos. Outras 607 foram retiradas pelos proprietários, após receberem a notificação. 

Em relação às sucatas de barco, o órgão emitiu 57 notificações e realizou 16 apreensões. As outras 41 sucatas foram removidas pelos próprios donos, após serem notificados.

Das 617 denúncias do tipo recebidas pelo Fala Salvador, 395 foram atendidas. A operação percorreu diversos bairros e avenidas durante o ano, a exemplo de Boca do Rio, Ogunjá, Santa Mônica, Avenida Vasco da Gama, Cajazeiras, Suburbana, Costa Azul, São Caetano, Mata Escura, Vila Laura, Garibaldi, Saúde, Nazaré, Sete de Abril, Uruguai, Pituba, Ondina, Vila Rui Barbosa e Massaranduba, entre outros.

Para o chefe do Setor de Proteção de Estética da Cidade (Sepec/Semop), Roberto Guerreiro, apesar de ter sido um ano complicado, devido à pandemia, a equipe conseguiu bater a meta anual de, em média, 800 sucatas notificadas e resolvidas durante o ano. Ele conta que, em algumas comunidades, as pessoas parabenizam o trabalho da fiscalização, inclusive por melhorar a locomoção, retirando materiais que antes atrapalhavam o trânsito e a passagem de pedestres. 

“É uma questão de mobilidade e também de saúde pública, porque essas sucatas acumulam animais peçonhentos e larvas de mosquito, que podem causar a proliferação de doenças”, ressalta. Guerreiro lembra a questão também de segurança, porque, em alguns casos, as sucatas acabam sendo utilizadas por criminosos para se esconder e praticar furtos e assaltos. 

“Mas o fator fundamental é a questão estética, porque a operação deixa a cidade mais bonita. Muitos desses lugares que passaram por retirada de sucatas hoje estão asfaltados e se transformaram em praças públicas”, destaca.

Dinâmica – O Sepec é responsável pela fiscalização, notificação e remoção de sucatas de barcos, veículos e demais materiais inservíveis, como geladeiras. Além disso, o setor também identifica, notifica e autua pessoas responsáveis pelo descarte irregular de entulho de grande porte. A autuação ocorre quando o entulho não é retirado. Nesse caso, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) é acionada para a coleta do material.

Para ser considerada sucata, o automóvel tem que ser bem inservível, sem nenhuma utilidade e em mau estado de conservação. Isso é facilmente constatável a olho nu, ao observar vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, ausência de motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos, geralmente acumulando sujeira, água ou mato.

Apreensão – Antes do processo de apreensão, os agentes emitem uma notificação impressa, para que o proprietário do automóvel abandonado faça a remoção, num prazo que pode durar até 72 horas. Em casos urgentes, o prazo de retirada pode ser imediato.

Quando recolhidas pela própria Prefeitura, as sucatas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo.

O prazo para reivindicação é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não é retirado, o bem é leiloado.

Denúncia – A Semop recebe as denúncias de veículos abandonados pelo Fala Salvador, no telefone 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br . É necessário informar as características e localização das sucatas. 

A partir das informações prestadas, uma equipe do órgão vai ao local indicado, para fiscalizar a denúncia e remover o material, quando necessário. Em alguns casos, a operação conta com o apoio de outros órgãos, como a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Limpurb, GCM e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), atuou em diversos bairros de Salvador durante o final de semana do Réveillon. Entre quinta-feira (30/12) e o domingo (2/1), foram realizadas 1.532 vistorias em 32 bairros da capital baiana. As ações buscam fiscalizar o cumprimento dos protocolos sanitários determinados na Fase Verde.

Durante as fiscalizações, quatro bares e restaurantes foram notificados, nos bairros da Pituba, Rio Vermelho e Ribeira. Uma farmácia, em Periperi, também recebeu notificação, por descumprimento das regras. Não foram registradas interdições ou aglomerações no município.

No fim de semana, a Sedur também atuou no combate à poluição sonora, através da Operação Sílere, realizada em conjunto com a PM-BA. Foram realizadas 123 vistorias em 101 localidades. Não houve equipamentos de som apreendidos. Entretanto, 618 denúncias foram realizadas, sendo a Boca do Rio, Itapuã, Paripe e Liberdade os bairros que registraram maior número de ocorrências.

Guarda Municipal – Durante o final de semana, a Guarda Civil Municipal atuou em apoio aos diversos órgãos, em ações de fiscalização e ordenamento. As atividades aconteceram em conjunto com a Transalvador, Semop, Sedur, dentre outros órgãos.

Ações de patrulhamento preventivo e fiscalização nas praias também foram realizadas, com o intuito de orientar e prestar apoio direto à população, além de proteção de equipamentos públicos da cidade. Não foram registradas ocorrências graves.

 

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