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Mais 83 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 durante o terceiro dia da realização gratuita do teste contra o coronavírus no bairro do Bonfim, na região da Cidade Baixa da capital. O número representa 26% dos 318 pacientes que realizaram o exame antígeno, que apresenta o resultado em até 30 minutos, nesta quinta-feira (6).

Durante os três dias de estratégia no local, foram realizados 717 testes rápidos, sendo que 162 apresentaram resultado positivo. Os pacientes identificados com o coronavírus são orientados a permanecer em isolamento domiciliar e a procurar os serviços de saúde da rede municipal, em caso de agravamento do quadro clínico.

Com a alta procura, o serviço ficará disponível até a próxima semana. Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

A iniciativa visa a detecção precoce do vírus, além de conter a disseminação entre os cidadãos, e deverá ser ampliada nos próximos dias para o bairro de Brotas. “As medidas de proteção à vida com a oferta dos testes do coronavírus prosseguem e esperamos, com essa estratégia, identificar pacientes com a Covid-19 e reduzir a circulação viral na cidade”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.

 

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A Prefeitura de Salvador retoma, nesta sexta-feira (7), a aplicação da 1ª dose na capital baiana e dá continuidade à aplicação da 2ª e 3ª dose, mas apenas para as pessoas que estiverem com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br . A estratégia será realizada das 8h às 16h.

A 1ª dose será ofertada para adolescentes e adultos com idade igual ou superior a 12 anos; adolescentes com comorbidades; gestantes e puéperas com 12 anos ou mais com nome na lista disponível no site da SMS.

Poderão tomar a 2ª dose os indivíduos com nome na lista enquadrados nos seguintes aprazamentos: Pfizer e Oxford até o dia 02/02/2022, e CoronaVac até 06/01/2022. A 2ª dose da Janssen (dose de reforço) será apenas para aquelas pessoas com nome na lista e que tomaram a primeira dose/dose única até o dia 06/11/2021.

A 3ª dose estará disponível para os imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 07/12/2021 e para indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 08/09/2021. Já a 3ª dose para gestantes e puérperas será oferecida para quem está com nome na lista e tomou a segunda dose até 08/08/2021, ou seja, a partir de 5 meses do recebimento da segunda dose, de acordo com nova orientação do Ministério da Saúde (Nota técnica 65/2021).

Os serviços do Vacina Express (vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br ) e Hora Marcada (horamarcada.saude.salvador.ba.gov.br) estarão funcionando normalmente para quem fez o agendamento prévio.

O Vacina em Movimento também acontecerá das 8h às 16h, nas estações da Lapa e Mussurunga, para todos os públicos habilitados para a estratégia do dia. Todos devem ter o nome no site da SMS e levar os documentos exigidos para o público ao qual pertence.

Documentos – Para o recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade que pode ser feita manualmente.

As gestantes devem apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, deverão levar ainda uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Confira os postos:

PONTOS EXTRAMUROS:

*1ª DOSE: ADOLESCENTES E ADULTOS COM 12 ANOS OU MAIS;

*1ª DOSE: ADOLESCENTES COM COMORBIDADE / GESTANTE E PUÉRPERAS -  12 A 17 ANOS E +;

*3ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS COM SEGUNDA DOSE ATÉ 07/12 /2021;

*3ª DOSE -  18 ANOS OU MAIS E SEGUNDA DOSE ATÉ 08/09/2021;

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS SERÁ PARA QUEM TOMOU A SEGUNDA DOSE ATÉ 08/08/2021 E 2ª DOSE PFIZER APRAZADOS ATÉ 02/02/2022).

Estação da Lapa

Estação Mussurunga

*1ª DOSE: REPESCAGEM PARA PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS SEM COMORBIDADES;

*1ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES; GESTANTES E PUÉRPERAS DE 12 A 17 ANOS OU MAIS;

*2ª DOSE PFIZER (APRAZADOS ATÉ 02 DE FEVEREIRO DE 2022);

*3ª DOSE: PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ 07 DE DEZEMBRO DE 2021;

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ 08 DE SETEMBRO DE 2021;

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ 08 DE AGOSTO DE 2021.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Vila Militar (Dendezeiros), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

Pontos fixos: CSU Pernambués, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Jardim das Margaridas, UBS São Cristóvão, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Joanes Leste, USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, UBS Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Curralinho, USF Imbuí, USF São Marcos, USF Cambonas, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF San Martim I, USF San Martim III, USF Boa Vista São Caetano e USF Pirajá.

POSTO EXCLUSIVO PARA ADOLESCENTES COM COMORBIDADES, GESTANTES E PUÉRPERAS: USF Vila Matos.

*2ª DOSE: OXFORD (APRAZADOS ATÉ 02 DE FEVEREIRO DE 2022);

*2ª DOSE CORONAVAC (APRAZADOS ATÉ 06 DE JANEIRO DE 2022).

Drive-thru: Faculdade Universo (Avenida ACM)

Pontos fixos: USF Plataforma, USF Cajazeiras XI, USF Mussurunga, USF Aristides Maltez (São Cristóvão), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Mata Escura, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Marechal Rondon, USF Zulmira Barros (Costa Azul), USF Santa Mônica e USF Terreiro de Jesus (Pelourinho).

DOSE DE REFORÇO JANSSEN (PESSOAS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE DA JANSSEN ATÉ 06 DE NOVEMBRO DE 2021)

Drive-thrus: Faculdade Universo (Avenida ACM) e Shopping Bela Vista (9h às 16h).

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Fazenda Coutos), USF Itapuã, USF Coração de Maria, USF Nova Esperança, USF Jardim Campo Verde, USF Federação, USF São Gonçalo do Retiro, USF Arraial do Retiro, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Nova Brasília, UBS Marechal Rondon, USF Santa Mônica e USF Zulmira Barros (Costa Azul).

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Soldador Maçariqueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 2.000,00 + benefícios

2 Vagas

Emendador de Cabo de Fibra Ótica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: informática básica, conhecimento com redes e manutenção de computadores, tecnologia e meios de transmissão (cabos traçados, fibra ótica e roteadores), CNH B.

Salário: 1.236,00 + benefícios

20 Vagas

Instalador de Telecomunicações

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, informática básica, conhecimento com tecnologia e meios de transmissão de acesso (cabos traçados, coaxial e fibra ótica), Redes e manutenção de computadores, CNH A/B

Salário: 1.236,00 + benefícios

50 Vagas

Agente de carga e descarga

Ensino médio completo,6 meses de experiência, disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Recepcionista Atendente

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, disponibilidade de horário.

Salário: 1.210,44 + benefícios

1 Vaga

Padeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Barista Atendente

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: preparo todo tipo de cafés (expresso, coados no pano, cafés gelados, bebidas com café), sucos e sanduíches, ter disponibilidade de horário

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Agente de Portaria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos disponíveis: disponibilidade para trabalhar noite/madrugada e em sistema de escala

Salário: 1.356,08 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável curso na área.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Manutenção Predial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência em todas as seguintes áreas: elétrica, hidráulica, pintura, marcenaria, hidrossanitária, serralheria e alvenaria, disponibilidade para trabalhar noite/madrugada.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Repositor de Mercearia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, ter disponibilidade de horário. Vaga zoneamento para moradores de Salvador e Lauro de Freitas.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, ter disponibilidade de horário. Vaga zoneamento para moradores de Salvador e Lauro de Freitas.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Auxiliar de Padeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, ter disponibilidade de horário. Vaga zoneamento para moradores de Salvador e Lauro de Freitas.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Polidor de Veículos 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Preparador de Veículos

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Recepcionista 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Salgadeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com massas folhadas.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro de restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Atendente de Lanchonete

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter perfil de liderança.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Motorista de reboque

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, CNH D, imprescindível experiência em reboque de veículos.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Oficial de Rede

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.515.43 + benefícios

3 Vagas

Vendedor porta em porta de plano de internet

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.130,28 + comissão

7 Vagas

Técnico instalador de internet

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem, utp e fibra óptica, imprescindível habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.

Salário: 1.515,43 + benefícios

8 Vagas

Agente de Portaria (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.128,33 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de suprimentos (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.558,24 + benefícios

2 Vagas

Recepcionista de Hotel (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento básico em informática.

Salário: 1.445,71 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.215,82 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar Administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível Excel intermediário.

Salário: 1.445,71 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar Administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível Conhecimento com Pacote Office e digitação.

Salário: 1.477,81 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Financeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino superior incompleto em Administração ou Ciências Contábeis, 6 meses de experiência, imprescindível Conhecimento com Pacote Office e digitação

Salário: 1.477,81 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar Administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento de informática.

Salário: 1.212,00 + benefícios

3 Vagas

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

50 Vagas

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Com a chegada do verão, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Elevador Lacerda, é um dos serviços de apoio e orientação disponibilizados aos turistas e visitantes da capital baiana. Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o CAT funciona de segunda a sexta-feira , das 8h às 17h, sábados das 8h às 15h, prestando informações sobre os atrativos e utilidades de Salvador àqueles que estão a passeio pela cidade.  

“O foco tem sido o turismo nacional, principalmente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Os estrangeiros vêm, principalmente, da Argentina, Chile, França e EUA. As buscas das pessoas que nos procuram são sobre as ilhas (Frade, Maré e Itaparica), praias, museus, banheiro, policiamento e o funcionamento de locais nesse período de pandemia”, comentou o atendente de turismo do CAT, Everton Julião. 

Ele acrescenta que, além de oferecer atendimento em inglês, espanhol e francês, o serviço dispõe de computadores e de um totem interativo. Nele, os turistas podem conhecer as atrações históricas, comerciais, musicais, artísticas e religiosas da área do Centro Histórico, que compreende a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

Pela terceira vez na capital baiana, Anderson Costa, de 52 anos, oficial militar da cidade mineira de Juiz de Fora, aprovou a recepção do centro. “Atendimento excelente. Ponto importantíssimo para orientar e dar uma direção ao turista. Vim em busca de informação sobre o Elevador Lacerda. Tudo bem explicado, com simpatia e competência”, avaliou. 

Já Everton Almeida, 29 anos, operador industrial de Campina Grande, na Paraíba, visita Salvador pela primeira vez e também saiu satisfeito o serviço. “Primeiro, a cidade é incrível. Sem palavras para descrever essa experiência, que é um sonho meu antigo. Cheguei aqui para saber o que fazer no Pelourinho e recebi uma verdadeira aula, com uma programação muito diversificada e um mapa para me localizar melhor”, disse. 

Em 2021, o CAT do Elevador Lacerda atendeu, aproximadamente, 7,5 mil turistas. Destes, 6.728 foram nacionais, dos quais 347 baianos e os demais de outros estados, majoritariamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Os 746 turistas estrangeiros atendidos no equipamento, vieram, principalmente, da França, EUA, Argentina, Espanha e Alemanha.

 

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A matrícula dos alunos contemplados com vagas da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Salvador, através de distribuição eletrônica realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), termina nesta sexta-feira (7). A lista de sorteados está disponível no site www.educacao.salvador.ba.gov.br .

A matrícula deverá ser efetuada por pais e/ou responsáveis do aluno. Na ocasião, devem ser apresentadas a certidão de registro civil ou cédula de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação atualizados, Cartão SUS, duas fotos 3x4 e laudo médico. 

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luís Eduardo Magalhães, em Cosme de Farias, a enfermeira Deise dos Anjos, de 42 anos, foi garantir a vaga do filho para o Grupo II. “A convivência com outros alunos é necessária para o desenvolvimento da criança. Estou com muitas expectativas de o ano letivo iniciar para o meu filho poder brincar e interagir com outras crianças”. 

Também acompanhado do filho, o autônomo Edmundo Evangelista dos Santos, de 39 anos, disse ter gostado bastante da estrutura do Cmei Luís Eduardo Magalhães. “Fomos muito bem recebidos por toda a equipe da escola. Vim realizar a matrícula do meu filho, pois, quanto mais cedo ele tiver uma noção de aprendizagem e desenvolvimento, melhor”. 

“É importante que os pais contemplados no sorteio realizem a matrícula para garantir a permanência da criança na escola. Aqui, o Cmei está pronto para receber a comunidade e ter mais um ano letivo brilhante”, ressaltou a diretora pedagógica da unidade escolar, Lídia Maria Ribeiro.

Somente no Luís Eduardo Magalhães, deverão estudar este ano 250 alunos do Grupo II ao Grupo V, divididos entre 100 vagas para creche em formato integral e 150 vagas para pré-escola por turno, matutino e vespertino. 

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Neste sábado (8), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) dará início à operação “Tá na Pegada - Sua praia mais limpa”. O projeto consiste em intensificar a limpeza das praias durante o verão e promover ações socioeducativas a fim de sensibilizar os banhistas sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos.  A programação será iniciada em Praia Grande, às 7h30, com um diálogo entre técnicos da Limpurb e moradores da comunidade.

A primeira ação será realizada em parceria com o projeto “Praia boa é a nossa”, promovido por moradores da região do Subúrbio. Além de contribuir com a limpeza da praia, a ação também atua de forma pedagógica, desenvolvendo atividades artísticas e educacionais para as crianças da comunidade local.

Na ocasião, a engenheira ambiental e sanitarista da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, promoverá uma roda de conversa com os moradores, compartilhando orientações importantes quanto aos impactos ambientais decorrentes do descarte irregular de resíduos na natureza. Durante a ação serão realizadas dinâmicas em grupo e aquecimento.

A programação inclui ainda um mutirão de limpeza, com a participação dos agentes de limpeza do órgão e voluntários da comunidade. O grupo sairá de Praia Grande até a praia de Periperi, coletando resíduos encontrados nas faixas de areia.

 

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), publicou chamamento público para o Programa Verde Perto. A iniciativa visa promover a adoção de áreas públicas por parte da sociedade civil para a urbanização, construção de equipamentos públicos, conservação e manutenção dos locais. 

As áreas previstas no documento para a adoção são a Praça Mirante da Vitória, no bairro da Vitória; o playground da Praça Coronel Waldir Aguiar e a área verde da Rua Edith Mendes da Gama e Abreu, ambos no Itaigara; a área verde da Rua Agnaldo Azevedo, em Stella Maris; o canteiro da Rua Martagão Gesteira, na Graça; a área verde da Avenida Octávio Mangabeira, na Boca do Rio; o playground da Praça José Guilherme de Macedo, na Pituba, e a área verde da Rua Jayme Sapolnik, no Imbuí. 

A adoção será coordenada pela Secis, que será também responsável pela análise das propostas e seleção dos interessados em participar do programa. As pessoas físicas ou jurídicas podem se inscrever para o credenciamento até o dia 17 de fevereiro e o edital completo pode ser acessado no site do programa, no endereço www. verdeperto. salvador. ba. gov. br .

Segundo o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) da Secis, João Resch, o programa Verde Perto foi criado desde 2013, para fomentar que o cidadão seja participativo com a cidade. 

“Muita gente nos procura espontaneamente para adotar um canteiro, uma área verde, uma praça. É possível adotar até mesmo uma árvore. A nossa ideia é tornar esse interesse público, porque pode haver mais pessoas interessadas na adoção”, conta Resch. 

Ele explica que, em caso de duas pessoas interessadas em adotar a mesma área, uma comissão interna seleciona o adotante, levando em conta os critérios previstos no chamamento público.

De 2018 até este ano, 40 espaços públicos já foram adotados, incluindo canteiros, praças e áreas verdes. Uma das praças adotadas e que vem sendo bem cuidada é a Praça Carlos Batalha, situada no Rio Vermelho. A adoção tem vigência mínima de um ano, podendo ser prorrogada. 

Documentação — Para o credenciamento, é necessária a apresentação de uma carta de intenção com os dados do interessado (razão social/nome, endereço, CEP, telefone e e-mail, entre outros) e a área de interesse para a adoção. A carta deve ser protocolada, em horário de expediente, no Serviço de Protocolo da Secis, situado na Avenida ACM, no Parque da Cidade, no Itaigara. 

Devem ser anexadas à carta de intenção uma proposta-resumo de adoção da área, comprovante de inscrição no CNPJ (em caso de pessoa jurídica), ou no CPF (para pessoa física) e certidões negativas de tributos, contribuições federais e da dívida ativa da União. 

Informações – A Secis orientará os interessados com informações sobre o espaço físico a ser adotado, incluindo as dimensões, os equipamentos e mobiliários urbanos instalados, as espécies arbóreas existentes e dados sobre o estado de conservação das espécies. 

Os serviços a serem realizados, após a adoção das áreas, serão acompanhados e fiscalizados pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

 

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A capital baiana vai ganhar uma unidade de ensino voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Escola Municipal do Curralinho e a nova sede da Associação dos Amigos do Autista – Bahia (AMA-BA) será erguida pela Prefeitura, em parceria com o governo federal, na Rua Granja Marazul, 1, na esquina com a Estrada do Curralinho, na Boca do Rio. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta quinta-feira (6), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado dos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Cidadania, João Roma. 

A nova unidade será cedida à AMA-BA, que gerenciará o espaço e transferirá as atividades realizadas na sede, em Patamares, para o novo local, após a construção. A iniciativa permitirá a ampliação do atendimento de 145 para 1 mil alunos autistas da cidade, que receberão acompanhamento educacional especializado no contraturno escolar, facilitando o acesso ao aprendizado e ampliando os serviços destinados a esse público. Além disso, a instituição também realizará atendimento aos familiares e à comunidade.

Recordando a história da instituição, o prefeito Bruno Reis destacou a representatividade e o papel desempenhado pela AMA no apoio a pais e suas crianças com TEA. "Esta é uma manhã histórica para Salvador. Sempre lutamos pelas pessoas com algum tipo de dificuldade e, desde que entrei na Prefeitura, passamos a conhecer as instituições que prestam apoio a causas como esta. Estas entidades são o ombro amigo de mães e pais de crianças que sofrem com o espectro autista. Anteriormente, a AMA possuía apenas o apoio da Smed, na cessão de professores, e percebemos que deveríamos resolver as necessidades da entidade de forma permanente".

O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que, somente em 2021, a gestão municipal apoiou a AMA com cerca de R$1 milhão. "Apesar disso, faltava uma sede. E, em breve, vão passar a contar com uma sede aqui no Curralinho, a partir dessa autorização de início das obras. Tenho certeza de que esta unidade ajudará pais e mães a terem melhor qualidade de vida para si e suas crianças. Teremos a melhor escola de apoio a crianças com espectro do autismo do Brasil".

Para o ministro Milton Ribeiro, o momento é de garantir educação plena e irrestrita, garantindo assistência a quem mais necessita. "Durante a pandemia, os protagonistas foram médicos, hospitais e demais agentes de saúde. Mas, neste momento que estamos caminhando para o fim desta pandemia, os professores e demais profissionais da educação serão os grandes protagonistas dessa história. Este projeto da AMA supre todas as necessidades das crianças autistas e esperamos que seja um grande modelo para todo o Brasil".

O ministro João Roma relatou que a construção da unidade é fruto de um trabalho coletivo. “Conseguimos enxergar uma maneira, com parceria, diálogo e somatório do esforço de todos, para que pudéssemos atender pessoas que, mais do que precisam, merecem, porque também são cidadãos brasileiros e também têm o seu quinhão de espaço, reconhecimento e respeito do Estado brasileiro. É isso que a gente está buscando, neste momento, fazer acontecer”.

Estrutura – Com prazo de 18 meses para a conclusão das intervenções e investimento de R$12 milhões, a estrutura será construída em um terreno de 6,7 mil m² e reunirá 20 salas de aula, sala multiuso, acessibilidade total, 14 sanitários incluindo adaptações para PCD, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, diretoria, almoxarifado, piscina, quadra poliesportiva, vestiário, sala de professores e depósito para materiais, dentre outros equipamentos modernos para atender a comunidade escolar com todo conforto e segurança.

A ampliação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma das metas do Planejamento Estratégico do Município e visa garantir as condições de permanência e melhoria do desempenho escolar de 5 mil alunos. Somente na rede municipal, são mais de 1,6 mil alunos com TEA, que necessitam de atendimento especializado, material pedagógico adaptado e profissionais capacitados que atuam em salas de recursos multifuncionais.

A presidente da AMA, Rita Valério, explicou que a unidade abrirá uma importante porta para os autistas da capital baiana. "A nova sede busca dar oportunidade para quem está aguardando uma vaga há muito tempo, em busca dos serviços de pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Desse modo, poderemos atender ainda mais pessoas e dar aqui continuidade para esse trabalho”, salientou.

"Essa escola é uma forma de acompanharmos essas crianças que possuem essa síndrome de grande complexidade, que cria barreiras muito difíceis de serem superadas. Então, nesta estrutura ofertamos o que há de melhor em termos pedagógicos e de acompanhamento de crianças com necessidades especiais. E a parceria com a AMA é importante, pois é especializada no acompanhamento dessas crianças", declarou o titular da Smed, Marcelo Oliveira.

O Planejamento Estratégico também prevê parcerias com os Centros de Atendimento Educacional Especializado de Salvador. Dentro do plano de ações, a Prefeitura deverá ampliar o número de salas multifuncionais nas unidades municipais de ensino, assim como estabelecer parcerias para fomentar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos, equipamentos e recursos de tecnologia para promoção da aprendizagem e das condições de acessibilidade. O planejamento prevê, ainda, a formação de uma rede de apoio às famílias para orientação, acolhimento e fortalecimento emocional, dentre outras ações.

Balanço – No mês passado, foram iniciadas obras de reconstrução de nove escolas e implantação de uma nova unidade, na Ceasa, com aplicação de R$76,5 milhões. Somente em 2021, foram entregues 11 escolas e há cinco em construção, com entrega prevista para o início de 2022 e investimento total acima de R$80 milhões. Estão previstas a reforma e ampliação de outras 128 novas unidades, em um montante de R$110 milhões.

 

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A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promoveu, somente no ano de 2021, mais de 50 mil atendimentos de demandas referentes à iluminação em Salvador. Somente os protocolos enviados pelo Fala Salvador contabilizam 42 mil solicitações, enquanto as manutenções de grandes vias chegaram a 4 mil e as emergenciais a 5 mil.

As manutenções realizadas incluem troca de lâmpada, reparo de braçadeira, luminárias e postes de iluminação pública em toda a capital baiana. O serviço é feito não só através das solicitações recebidas pelos canais da Prefeitura, mas também nas rondas realizadas pelos profissionais da Dsip na cidade.

A vistoria é feita em pontos críticos, a exemplo das avenidas Luiz Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Miguel Calmon (Vale do Canela), Lafayette Coutinho (Contorno) e Centenário. Nestes locais, o vandalismo é a principal causa das manutenções promovidas e, como há grande fluxo de carros e pessoas, as equipes estão sempre a postos para evitar a falta de luminosidade.

Além disso, a diretoria promove manutenções preventivas, de forma a manter a cidade sempre acesa, garantindo a segurança da população e evitando acidentes. “Pensamos na segurança dos cidadãos que transitam nestes locais, seja de carro ou a pé. Quanto mais a cidade estiver iluminada e fizermos o nosso serviço, maior a segurança de todos”, disse o gerente de Monitoramento e Manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel.

De acordo com Pimentel, Salvador possui hoje quase 180 mil pontos de iluminação. Mais recentemente, o órgão instalou iluminações provisórias no entorno de centros comerciais da cidade, reforçando também a ação em pontos de ônibus próximos aos estabelecimentos, devido à movimentação provocada pelas compras de fim de ano.

Telegestão – Para reforçar a agilidade no atendimento das demandas, a capital baiana tem utilizado a telegestão para acompanhamento de luminárias da cidade. O sistema gera alarmes de notificação de lâmpadas apagadas, instabilidade e fornecimento de energia, que são enviados para o celular e e-mail da equipe. Pelo sistema, é possível ainda fazer um monitoramento em tempo real, criando interatividade com o controlador.

Solicitações – Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Disque Salvador 156, no site www.falasalvador.ba.gov.br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões, postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento e o cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip.

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