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A vacinação contra Covid-19 segue em Salvador, nesta terça-feira (22), com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais. Todos devem ter Cartão SUS vinculado a algum município da Bahia. 

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia. 

Os cidadãos dos demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Ainda nesta terça (22), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS. 

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. 

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS. 

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto. 

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa. 

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos. 

 

Imunossuprimidos - 4ª dose: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia. Além disso, é necessário, obrigatoriamente, estar com o nome no site da SMS, no link www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ gruposprioritariosvacinacao/. 

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia. 

*1ª DOSE – PFIZER: CRIANÇAS DE 5 ANOS (GERAL) OU CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS IMUNOSSUPRIMIDAS;

*1ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS (EXCETO CRIANÇAS IMUNOSSUPRIMIDAS) 

Pontos fixos: UBS Barbalho, USF Cambonas (Via Regional), CSU Pernambués, USF San Martin III, USF Boa Vista de São Caetano, USF Cajazeiras X, USF Mussurunga I, USF Vale do Matatu, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Pituaçu e USF Sérgio Arouca (Paripe). 

*1ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS (INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS) – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE PFIZER – PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 17/4/2022 – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 17/4/2022;

*3ª DOSE - PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 24/1/2022

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 18/10/2021 

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), USF São Marcos, USF Menino Joel (Amaralina), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF San Martin I, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Curralinho, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria) e USF Estrada das Barreiras. 

2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 22/2/2022 

Pontos fixos: UBS Barbalho, USF Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Cajazeiras X, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF San Martim III, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria) e USF São Gonçalo. 

2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 25/1/2022 

Pontos fixos: UBS Barbalho, UBS Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, USF Frei Benjamin (Valéria), USF Pituaçu, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Mussurunga, USF San Martim III, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria) e USF Mata Escura.  

*2ª DOSE CORONAVAC - APRAZADOS ATÉ 22/3/2022 – LIBEROU GERAL 

*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 19/1/2022 

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar (Dendezeiros). 

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), UBS Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Péricles Laranjeira (Fazenda Grande do Retiro), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Santa Mônica, USF San Martim I, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão e USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria).

*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 17/4/2022

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 21/11/2021 – LIBEROU GERAL 

Drive-thrus: Arena Fonte Nova, Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista (09h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris). 

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF São Marcos, UBS Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF San Martim I, USF Santa Mônica, UBS São Cristóvão, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Home Center Ferreira Costa (Avenida Paralela), UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris). 

4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS IMUNOCOMPROMETIDAS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 22/11/2021 

Ponto fixo: USF Federação.

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da DAS/Coordenação de Saúde Bucal e referência regional do Ministério da Saúde, realizará um estudo sobre as condições de saúde bucal da população da capital baiana. O treinamento de 17 equipes de campo, compostas por cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde, na última sexta-feira (18), deu início aos trabalhos. 

O SB Brasil 2020, com vigência 2021-2022, vai identificar as doenças orais mais prevalentes, como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.  As informações coletadas serão disponibilizadas à gestão do SUS, para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.  

Os quatro grandes levantamentos nacionais, realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010, foram relevantes para a construção de uma consistente base de dados, relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.  Em 2021, foram iniciados os processos de organização nacional com os municípios, para a realização do quinto levantamento epidemiológico, quando serão examinadas, aproximadamente, 50 mil pessoas, em várias regiões do país.  

Incremento– A cobertura em saúde bucal, em Salvador, aumentou de 36,6%, em 2019, para 43,3% em 2022, com um incremento de 5,7%. Esse crescimento aconteceu graças à implantação de 60 novos consultórios odontológicos espalhados pela cidade, totalizando atualmente 426 salas com o serviço de odontologia na Rede de Atenção à Saúde Bucal (Rasb) do município.  

O aumento da cobertura é reflexo do acesso da população à atenção primária, rede especializada (CEO e Multicentros) e urgência (UPA), além de cuidados orais por profissional, nos leitos de UTI do Hospital Municipal. Também foram contratados mais de 112 profissionais entre cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, para garantir resolutividade e dinamicidade à assistência.  

Além disso, foram qualificados mais de 50 consultórios odontológicos, com melhorias na infraestrutura e instalação de novas cadeiras odontológicas, garantido melhor conforto e biossegurança, tanto para a população assistida, quanto para os profissionais de saúde bucal. 

 

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Uma iniciativa da Prefeitura de Salvador junto a 133 escolas comunitárias de Salvador vai permitir a oferta de mais 18 mil vagas da Educação Infantil na cidade. Os detalhes da iniciativa, que terá investimento de quase R$100 milhões pelo Município, serão apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, nesta terça-feira (22), às 9h, no Hotel Fiesta, no Itaigara. Também estarão presentes representantes das instituições. 

Na ocasião, serão assinados os termos de colaboração para o repasse de recursos, que possibilitarão a oferta de vagas nos segmentos creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), em áreas onde a rede municipal ainda não consegue atingir.

 

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A incubadora municipal IN Pacto, criada pelo Parque Social, promove, nos próximos dias 12 e 13 de abril, a 2ª edição do Serviço e Orientação Empreendedora (SOE), no Centro de Inovação Municipal Colabore, no Parque da Cidade. As inscrições podem ser feitas através do site https://bit.ly/soe-edicao2. 

A ação faz parte das iniciativas para a retomada econômica do município, de forma a combater os impactos do coronavírus em Salvador. O SOE conta com o apoio de professores e consultores de referência no escossistema de inovação, empreendedorismo e negócios de impacto. 

Neste segundo encontro, o objetivo é trabalhar temáticas em áreas que o empreendedor deve ter conhecimento para estruturar seu negócio. Dentre elas estão: de que forma transformar uma ideia em negócio; o que saber sobre aspectos contábeis e jurídicos; qual a melhor estratégia de comunicação para garantir sucesso; e de que forma conseguir recursos financeiros para alavancar uma ideia.

Vulnerabilidade social – De acordo com Taise Conceição, subcoordenadora da IN Pacto, a iniciativa possibilita dar acesso a conteúdos de forma dinâmica, com linguagem acessível para todos os públicos. A intenção é contribuir com o desenvolvimento de empreendedores e potenciais empreendedores, principalmente os que se enquadram em situações de vulnerabilidade social. 

“Durante o encontro, vamos promover conexões, acesso à nossa estrutura disruptiva e inovadora e, ao final de cada discussão, haverá a possibilidade de sortear alguns benefícios específicos aos empreendedores”, disse. 

Atualmente, 16 negócios possuem apoio da IN Pacto de forma híbrida. O SOE é um serviço colaborativo, voluntário e gratuito para apoiar empreendedores de segmentos econômicos distintos, dentre os quais comércio formal e informal, economia criativa, turismo, eventos e gastronomia.

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A Prefeitura de Salvador promoveu, no último fim de semana, mais de 1,5 mil fiscalizações na cidade. Somente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) promoveu, entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), mais de 1,2 mil vistorias na cidade. 

No período, os agentes de fiscalização notificaram 22 estabelecimentos, sendo 14 bares e restaurantes, um comércio de equipamentos telefônicos, dois comércios de rua, um depósito de bebidas, uma farmácia, dois mercados/supermercados e uma revendedora de veículos. Uma interdição foi feita no bairro de Ondina. 

As vistorias aconteceram em 47 bairros de Salvador, com notificações em estabelecimentos localizados em Pernambués, Ondina, Pituba, Engenho Velho da Federação, Garcia, Barris, Dois de Julho, Barroquinha, Caixa D’Água, Engenho Velho de Brotas e Pau Miúdo. Nenhuma aglomeração foi dispersada neste final de semana. Desde o dia 11 de janeiro, quando entraram em vigor novos decretos sanitários, a Sedur realizou mais quase 15 mil vistorias, com 432 notificações, nove interdições e dispersou sete aglomerações. 

Operação Sílere– Durante o final de semana, também foram realizadas fiscalizações para combater a poluição sonora na capital baiana. A Operação Sílere, composta por agentes da Sedur e policiais civis e militares, fez mais de 300 vistorias. 

Através do Fala Salvador 156 foram registradas 680 denúncias. Os bairros mais denunciados entre sexta e domingo foram Itapuã, Pernambués, Fazenda Grande do Retiro e São Caetano. 

No total, 53 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Itapuã, Paripe, Uruguai, Massaranduba, Bairro da Paz, Parque Bela Vista, Pernambués, Pau Miúdo, Cidade Nova, Engenho Velho de Brotas, Pituaçu, Engenho Velho da Federação, Castelo Branco, Piatã e Boa Vista de São Caetano. 

Guarda Civil Municipal– Durante o final de semana, 100 agentes da GCM atuaram em apoio aos órgãos públicos, a exemplo das blitze de Lei Seca com a Transalvador, fiscalização de comércio informal na poligonal da Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal, além da Operação Tolerância Zero, com agentes da Semop, visando o cumprimento dos decretos municipais. Os agentes também atuaram no combate à poluição sonora, em apoio a Sedur, na Operação Morfeu. 

No que se refere às atividades de prevenção, a Banda de Música da Guarda Civil Municipal, que utiliza a música como instrumento de propagação da paz, se apresentou no último sábado (19), na Base Avançada da GCM na Barra. A intenção foi levar música de qualidade e entretenimento ao público, além de aproximar ainda mais a instituição da sociedade soteropolitana.  

Os agentes também atuaram com patrulhamento preventivo, proteção de prédios públicos e apoio em eventos sociais. Durante as ações, não foram registradas ocorrências relevantes. 

Feira do Rolo– Para coibir o comércio de rua irregular, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em uma ação integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), realizou, no domingo (20), apreensões de bens de origem duvidosa e equipamentos sem a devida licença para instalação no logradouro público. Agentes do órgão também dispersaram o público nas regiões do Largo do Tanque, Nilo Peçanha, Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal e ruas transversais. 

A operação contou com a atuação de 41 prepostos e dez viaturas. Foram feitas sete apreensões, dentre elas cinco sacos contendo produtos diversos danificados, um saco contendo roupas e sapatos danificados e um quadro de bicicleta danificado. 

Cumprimento de Demandas– Encabeçada pela Semop, a Operação Cumprimento de Demandas, realizada no bairro de Pau da Lima, na Rua São Luís, no domingo (20), teve como objetivo a desativação de barracas irregulares. Doze agentes atuaram na ação, que contou com uma frota de cinco veículos. Durante a fiscalização, uma barraca de chapa foi retirada pelo proprietário. 

Tolerância Zero– Além disso, através da Operação Tolerância Zero, agentes de fiscalização da Semop monitoraram atividades do comércio informal no bairro de Itapuã, neste final de semana. No entanto, não houve apreensão de mercadorias.

 

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O Serviço Família Acolhedora (SFA), oferecido através da Fundação Cidade Mãe (FCM), está com inscrições abertas. Os interessados em participar devem comparecer presencialmente, na sede localizada na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 219, no Engenho de Brotas, ou fazer a inscrição através do site www.familiaacolhedora.salvador.ba.gov.br.

Além da avaliação de um questionário aplicado às famílias que se candidatam, são requisitados os seguintes documentos para o cadastramento: CPF, RG, comprovante de residência, antecedentes criminais e atestado médico de saúde física e mental. Aprovada a documentação, tem início o processo de habilitação das famílias, com caráter eliminatório, que ocorre mediante uma atividade de capacitação e da visita domiciliar de uma equipe da FCM.

“Essa política pública assegura a proteção da criança no seu momento de maior vulnerabilidade, garantindo a convivência em ambiente familiar e comunitário, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explica Suzana Esteves, gerente de Proteção Especial da FCM e coordenadora do SFA.

Segundo a gestora, o serviço proporciona à criança um desenvolvimento saudável, com referências fortes de afeto, educação com regras e limites, além de interromper o ciclo de violação de direitos e de oferecer uma alternativa ao abrigamento institucionalizado.

Perfil – Para ser uma família acolhedora, os candidatos devem ter idade mínima de 21 anos, não possuir vínculo de parentesco com criança ou adolescente em processo de acolhimento e possuir moradia fixa em Salvador há mais de dois anos. Além disso, devem dispor de tempo para oferecer proteção e apoio às crianças e aos adolescentes, apresentar declaração de não ter interesse na adoção, nem estar habilitado para adoção e, por fim, apresentar concordância de todos os membros da família maiores de 18 anos que vivem na residência.

Funcionamento – O SFA é política pública municipal, regulamentada pela Lei 9.015/2016, que organiza, em residências de famílias habilitadas, o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por terem seus direitos violados.

São acolhidos pelo SFA jovens com idade de 0 a 18 anos incompletos, que estão em Medida de Proteção sentenciada por juiz da Vara da Infância e Juventude, até que sua família de origem esteja autorizada a recebê-los de volta, proporcionando um novo ambiente, mais seguro e protetor. Pela lei, o acolhimento tem duração de até 18 meses, salvo prorrogação decorrente do entendimento do juiz.

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Iniciado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em setembro de 2021, o Plano Verão Sem Mosquito chega ao fim neste mês de março, com resultados expressivos que fazem de Salvador referência nacional. Durante o período, cerca de 1,5 mil agentes de combate às endemias vem atuando fortemente nos 12 Distritos Sanitários.

Dentre as ações de destaque estão a distribuição de 2.225 capas para cobertura de reservatórios de água. Foram inspecionados 917 bueiros, 106 hotéis, 76 imóveis de matriz africana, 313 órgãos públicos 281 praças, 11 estações do metrô, 285 condomínios e 341 escolas.

Neste período, o distrito sanitário que mais distribuiu capas de chuva foi o do Subúrbio Ferroviário, com foco principal para as três ilhas que fazem parte do território de Salvador: Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades. Todos os munícipes que receberam as capas assinaram uma declaração de recebimento se comprometendo realizar o uso adequado e manutenção das mesmas, além de declarar ciência das orientações recebidas quanto à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e das informações repassadas pelos agentes sobre as medidas preventivas de dengue, zika e chikungunya.

De forma paralela às ações do plano, os profissionais continuaram realizando as visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital. Em novembro foram inspecionados 917 bueiros para verificar sobre a existência de focos do mosquito e, quando necessário, a realização de tratamento. Foram também inspecionados todos os cemitérios particulares e públicos da cidade.

Resultados – O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2022, apontou que Salvador apresentou uma Infestação Predial (IIP) histórica de 1,5%, menor indicador registrado nos últimos anos.

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, atribui os números expressivos ao empenho, sobretudo, de todos os agentes e profissionais envolvidos no trabalho, bem como da população, que vêm se tornando os agentes da própria casa, da rua e do bairro, somando esforços contra o Aedes na cidade.

“Além das ações de eliminação de criadouros do vetor das doenças dengue, zika e chikugunya, que acontecem diariamente, o CZZ empenhou esforços contínuos que renderam esses números consideráveis. Temos muito a agradecer aos agentes de endemias e também a toda a população, que acolhe os profissionais e compreende a importância do trabalho para o bem e cuidado coletivo”, agradece.

Conforme o secretário da SMS, Leo Prates, os resultados do Plano Verão Sem Mosquito deste ano são fruto de uma série de intervenções, mobilizações e ações de conscientização junto à população feita através de campanhas e ações educativas coordenadas pela SMS, bem como a intensificação das atividades do CCZ casa a casa, dos inúmeros mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários através da articulação de diferentes órgãos da Prefeitura, como a Limburb. “Seguimos com foco em nossa meta de baixar o LIRAa para 1%, igualando ao recomendado pelo Ministério da Saúde.  Para isso, o êxito do Plano Verão Sem Mosquito é fundamental”, afirma.

As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o cidadão deverá entrar em contato por meio do Fala Salvador, no número 156 ou pelo site www.falasalvador.ba.gov.br.

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A comunidade de Campinas de Pirajá está sendo beneficiada com a reforma de 200 casas em situação precária, através do programa Morar Melhor. O andamento da iniciativa foi acompanhado de perto pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (21), na Travessa Simone, uma das localidades onde os imóveis passam por intervenções. Também estiveram presentes a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, e diversas lideranças municipais.

Somente em Campinas de Pirajá, das 200 residências, 174 já foram reformadas ou estão com obras em andamento, e outros 26 imóveis estão com o início das intervenções programado. Na ocasião, o prefeito Bruno Reis destacou que, dentre todos as iniciativas da Prefeitura, o Morar Melhor é um dos que mais o emociona.

"Este programa resgata a dignidade e reforça a autoestima das pessoas. É em nossa casa que recebemos amigos e vizinhos para um café. E não adianta reformar as ruas, a iluminação, dar saneamento, se em casa as pessoas não têm condições dignas de moradia”, declarou.

O programa significou uma verdadeira transformação da vida de Hilda Sena de Andrade, 55 anos, que trabalha como copeira e reside na comunidade há 37 anos, 14 destes no imóvel reformado, onde divide espaço com duas filhas e dois netos. "Quando chovia, molhava tudo. Estragava as paredes. Com o Morar Melhor, mesmo com chuva não houve infiltrações nem outros problemas. Estamos gostando bastante e trouxe uma grande reforma para nossa casa. Eu gostei bastante”.

“Pessoas como a D. Hilda não teriam condições de fazer uma reforma assim, com o salário que recebe. Então, é possível perceber que esta é uma obra que, além de mudar a cidade, transforma para melhor a vida dos cidadãos”, completou o prefeito.

Há anos convivendo com goteiras e más condições sanitárias, a autônoma Alaíde Cardoso, 72 anos, mora no local desde 2017, e agora teve a casa contemplada com a troca de telhado pelo Morar Melhor. “Graças a Deus está tudo maravilhoso agora. Cheguei a perder dois guarda-roupas devido à infiltração aqui em casa. Pra gente, que não tem condições de fazer uma coisa dessas, o programa chegou em boa hora”, relatou.

Balanço – Desde o lançamento, em 2015, o programa Morar Melhor já reformou 35.078 casas em mais de 200 localidades da capital baiana. Apenas neste ano o programa habitacional já contemplou 100 imóveis em Sussuarana, 100 em Vila Canária, 132 casas na Baixa de Quintas e ainda mais 100 residências em Pau Miúdo.

Considerado o maior programa de requalificação residencial do Brasil, o Morar Melhor tem como objetivo resgatar a cidadania e a autoestima da população contemplada. A ação é desenvolvida sob a coordenação da Seinfra.

A seleção dos imóveis é feita de acordo com critérios técnicos do programa, como locais com maior número de casas sem alvenaria ou revestimento; residências que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capita inferior a R$85/mês); e que tenham predominância de mulheres chefes de família.

Os serviços que são executados em cada residência são escolhidos em conjunto com os beneficiados. Podem ser executados os serviços de pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalação de louças sanitárias. O valor estimado da obra em cada unidade é de até R$7 mil.

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A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, na manhã deste sábado (19), mais dois simulados de evacuação, ocorridos de forma simultânea. As atividades aconteceram na comunidade de Bosque Real, em Sete de Abril, e o outro no bairro do Calabetão.

A atividade simula a retirada rápida de moradores de uma área de risco após o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, e serve de treinamento para que os participantes saibam lidar com uma emergência real, como um deslizamento de terra, decorrente de chuvas fortes.

A programação também contou com uma roda de conversa. A do Bosque Real, conduzida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), teve como tema “Ciclo de Cuidados na Infância”, aconteceu na Escola Novo Marotinho, que serve de abrigo provisório para desabrigados pela chuva. No Calabetão, o tema abordado foi “Os Efeitos das Mudanças Climáticas” e ocorreu na Escola Municipal do bairro.

“É importante reforçarmos a necessidade de expedientes, como o simulado de evacuação, serem tratados com muita seriedade. As pessoas não sabem como se comportar na hora do caos e da tragédia. Estamos aqui seguindo a máxima ‘treino duro, jogo fácil’ com os moradores e equipes da Codesal, Guarda Civil Municipal, Prefeitura-Bairro, Transalvador, SPMJ, Secretaria Municipal da Educação, enfim, uma série de atores envolvidos para que, diante de um risco real, todos saibam o que fazer”, disse do diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ele acrescenta que, além dos simulados, a Prefeitura tem feito um “trabalho hercúleo” para ampliar a malha de cobertura de contenção de encostas, com a implantação de geomantas desde 2016. O esforço se traduz na redução do número de mortes por chuvas fortes – em 2021, por exemplo, não houve uma morte sequer por esse motivo na capital baiana, mesmo com o temporal ocorrido no final desse ano.

Funcionamento – Fabiana Santana, subcoordenadora de ações comunitárias e educativas da Codesal, informou que os simulados de evacuação, que mobilizam 50 servidores da Prefeitura e contam com o comparecimento médio de 25 cidadãos por edição, são feitos todos os anos em todas as comunidades em que foram instaladas as sirenes de alerta. Em 2022, o simulado já foi realizado nas comunidades de Vila Picasso e Voluntários da Pátria, no bairro de São Caetano; Moscou I e II, em Castelo Branco; e em Bom Juá.

“Mobilizamos a comunidade uma semana antes do exercício prático do simulado. Elas são convidadas a sair de casa por técnicos da Codesal e seguem por rotas seguras para conhecer o abrigo provisório, onde os desabrigados pela chuva têm um local seguro para dormir e fazer suas refeições, até que um engenheiro possa autorizar seu retorno para casa”, explicou.

Estudante de enfermagem, Itamara Silva, 21 anos, é uma moradora do Bosque Real que vivenciou o drama de ser forçada a sair de casa por consequência de uma chuva torrencial. “Tive que abandonar minha casa inúmeras vezes. Uma vez o barranco encostou na casa, não chegou a derrubar, mas foi desesperador. Também vivi situações de alagamento, a gente obrigada a atravessar um rio com a água na cintura e com risco de pegar doenças. Por isso aceitei o convite para participar do simulado. Quero aprender o que fazer e para onde ir, caso enfrente outra catástrofe”, relatou.

Assistente social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Eliana Suzart explicou que a pasta coopera com o simulado de evacuação, através do cadastramento das famílias residentes em área de risco e viabilizando uma alternativa de moradia, quando necessário.

“A Sempre está lado a lado com a Codesal porque quem vive em área de risco, vive em condição de vulnerabilidade social. Oferecemos kits dormitório, de higiene e limpeza para os abrigos. Além disso, a partir da vistoria da Codesal indicando necessidade de evacuação de uma família, a Sempre libera o auxílio-aluguel no valor de 300 reais, com duração de três meses a um ano, com possibilidade de prorrogação deste período e inclusão da família que teve seu imóvel comprometido em um programa habitacional”, concluiu.

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