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Mulheres da comunidade de Nova Brasília de Valéria estão aprendendo gratuitamente técnicas de defesa pessoal. A atividade teve início na terça-feira (5) e está sendo oferecida através do Centro de Artes e Esportes Unificados de Valéria (CEU Valéria), situado no bairro. A proposta é que o projeto colabore na redução de casos de violência contra a mulher e feminicídio na comunidade. 

O curso, intitulado Cuidando das Rosas, envolve conteúdos teóricos e práticos e aborda, além de técnicas de defesa pessoal, temáticas como empoderamento feminino e autoestima, além de ensinar como identificar situações de risco e o estágio de cada uma delas. Estão inscritas na atividade 15 mulheres. No total serão realizados oito encontros, sempre às 17h.  

Para a aluna Adriana de Jesus Santos, participar do curso de defesa pessoal é uma forma não apenas de se proteger, mas também de colaborar na proteção de outras mulheres. "Com a violência aumentando tanto nos últimos anos, principalmente dentro das famílias, com os maridos e companheiros, a gente tem que aprender a se defender. A gente não deve se amedrontar com as situações, mas também precisa ter cautela para se cuidar e a minha expectativa é essa com o curso. Quero aprender como sair de um conflito e ficar em segurança", contou. 

Esta é a segunda turma do projeto Cuidando das Rosas. A primeira turma foi formada em novembro do ano passado e reuniu aproximadamente 40 mulheres. 

Técnicas – O coordenador do CEU de Valéria e idealizador do Cuidando das Rosas, Délio Lima, explicou que o curso pretende preparar as mulheres para que elas consigam fazer a leitura do possível agressor e do ambiente e sair da situação antes mesmo do conflito físico. 

"A mulher passa pelas cinco agressões previstas na Lei Maria da Penha e, por último, chega à agressão física e muitas vezes ao feminicídio. Com a pandemia, os casos de violência aumentaram muito e pensamos em ajudar estas mulheres a se proteger. As técnicas são simples, trabalhamos muito com imobilização e, na turma anterior, tivemos um feedback muito positivo com elas. Percebemos que houve melhora até mesmo na autoestima delas", reforçou. 

A expectativa é que futuramente este curso seja ofertado também na modalidade avançado, trabalhando um nível de técnica mais aprofundado para quem já participou desta formação inicial. 

Apoio institucional – Em Salvador, as mulheres vítimas de violência podem contar com apoio psicossocial e jurídico em três centros de referência à mulher.  Nos casos em que a vítima não tenha para onde ir, após a denúncia ela é acolhida no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), que funciona 24h, na Ribeira. O telefone é o (71) 3611-6581. 

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as mulheres podem recorrer ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, através do (71) 3235-4268 para agendar um atendimento presencial e, caso prefira, o teleatendimento através do telefone (71) 99701-4675. 

Outra opção é o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II, que pode ser acionado pelo telefone (71) 3611-5305 para agendar um atendimento presencial, ou teleatendimento pelo telefone (71) 98791-7817.

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A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu, nesta quarta-feira (6), mais uma ação do CadÚnico Itinerante na capital baiana. Desta vez, os serviços de inclusão e atualização do Cadastro Único foram ofertados na Igreja Ministério Profético, no Tororó. Na oportunidade, foram distribuídas 100 fichas para atendimento, sem necessidade de agendamento. 

Como estratégia para evitar bloqueio de benefícios, a Sempre tem intensificado as ações de CadÚnico Itinerante em Salvador. Pelo menos três vezes na semana, o órgão realiza a ação, em diferentes comunidades da capital. A gerente geral da descentralização do órgão, Daniele Andrade, ressaltou que a oferta de serviço nos bairros, além de dar acessibilidade, traz maior acolhimento. 

“O CadÚnico Itinerante tem como objetivo descentralizar as demandas dentro das unidades e dar mais acesso à população. Existem pessoas que não têm condições de ir para a sede, algumas têm dificuldade no agendamento. Então, quando a gente traz o serviço para dentro do bairro, a gente desafoga a demanda e beneficia quem mais precisa, assistindo um maior número de pessoas, de forma integral”, afirmou a gerente. 

Benefícios – Desempregada, Luzinete Azevedo, de 53 anos, destacou a facilidade do atendimento no bairro em que reside. “São muitas dificuldades, e sei o quanto preciso do benefício para conseguir comprar o básico. Infelizmente, sem trabalho, os preços são absurdamente caros. Então, ações como essa facilitam a nossa vida, com certeza”, reconheceu. 

Além da oferta de serviços nos bairros soteropolitanos, a população também pode receber atendimento de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 16h, na sede Cadastro Único, no Comércio; Subúrbio 360, em Coutos; Centros de Referência de Assistência Social (Cras); Casa do Trabalhador de Cajazeiras; e Prefeituras-Bairro – neste último, apenas para atendimento do Benefício de Prestação Continuada. Nesses locais, o atendimento é feito mediante agendamento, que pode ser realizado no Aplicativo Fala Cidadão, site horamarcada. salvador. ba. gov. br ou WhatsApp – Assistente Virtual Jana, no (71) 98392-3927. 

Aqueles que recebem o BPC e não conseguirem sacar o benefício devem comparecer aos locais de atendimento, sem agendamento prévio. Já, quem é beneficiário do Auxílio Brasil e recebeu mensagens no extrato de pagamento ou aplicativo, informando que está em averiguação/focalização cadastral, deve ir a um dos postos, até o dia 10/6/2022. E se o beneficiário fez a última atualização há mais de quatro anos, o prazo para regularizar a situação é 15/7/2022. Nos dois últimos casos, também não é necessário agendar.

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Mais de 50 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participam nesta semana do curso de formação sobre aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), com equipamento acoplado a veículos. A qualificação teve início na segunda (4) e vai até sexta-feira (8), no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública, no Parque Bela Vista. 

O curso de qualificação visa preparar os agentes de endemias para eliminar o mosquito na fase adulta, quando há maior fator de risco para transmissão das arboviroses zika, dengue e chikungunya. A aplicação de inseticida a UBV, através de equipamento acoplado a veículos, faz parte do programa de combate ao Aedes na sua forma adulta, sendo utilizado em casos suspeitos de arboviroses, que são doenças causadas por artrópodes, incluindo insetos. 

Além do planejamento da ação de UBV acoplado ao veículo, com mapeamento cartográfico, será realizada uma atividade prática, com reconhecimento geográfico e simulação. Será promovida uma roda de conversa com o tema 'Facilidades e dificuldades na execução da atividade prática de campo no território', além de medição da vazão e limpeza do equipamento. 

De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, os conhecimentos adquiridos no curso de formação são de grande importância no processo de formação dos profissionais, para que estejam cada vez mais qualificados e preparados para lidar com as mais diversas atividades. "O objetivo é manter Salvador como referência nacional no controle das arboviroses", afirmou.  

O curso de formação é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Núcleo Regional de Saúde-Leste.

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Após quase dois anos sem funcionamento, em decorrência da pandemia, o Espaço Colabore reabriu as portas para representantes de startups, negócios, empresas e estudantes da capital baiana. O evento de retomada das atividades presenciais do primeiro centro municipal de impacto de Salvador aconteceu nesta terça-feira (5), na sede do equipamento, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara.

A programação de reabertura foi elaborada no sentido de informar à comunidade de Salvador sobre a retomada das operações presenciais do espaço. Durante o evento, o local foi reapresentado para o público, bem como as atividades desenvolvidas pelas instituições que fazem parte do equipamento. No decorrer do ato, os 200 inscritos foram informados sobre os procedimentos de como utilizar o espaço de forma gratuita.

A titular da Secis, Edna França, destacou que a estrutura é necessária para retomada da economia e impulsionamento das soluções entre pessoas e meio ambiente. "Com a pandemia, esse espaço deixou de proporcionar encontros para fomentar a economia e criatividade e impulsionar as boas ideias, transformando-as em soluções que causam impactos diretos na vida das pessoas. Então, essa reabertura é importante principalmente para aquelas pessoas que foram diretamente atingidas pela crise sanitária, mudanças climáticas e desequilíbrio social. Reabrir hoje é proporcionar a continuidade de um trabalho de grande importância para nossa cidade. Nesse momento, podemos respirar mais aliviados e, acreditando nisso, a gente retoma as atividades com grande alegria".

Estrutura – Inaugurado em 2019, o Colabore é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com o Sebrae Bahia e o Parque Social. Com o propósito de apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores e de impacto, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, através de capacitações, atendimentos, mentorias e incubação, o ambiente conta com espaços coworking e de inovação, auditório e área verde.

Para a retomada das atividades presenciais no espaço, a Prefeitura promoveu uma requalificação geral em todo o equipamento, desde o paisagismo do ambiente externo do espaço, passando por pintura, manutenção elétrica e hídrica dos contêineres, até a restauração da cobertura verde do equipamento e da comunicação visual do espaço.

O Colabore é composto por duas instituições: o SebraeLab e a In Pacto. O SebraeLab é um espaço de estímulo à criatividade, inovação e à experimentação, visando gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócio inovadores. Já a In Pacto é a incubadora de negócios sociais pública de Salvador, que tem por objetivo apoiar empreendedores que tenham ideias, projetos ou negócios de impacto social positivo.

Expectativa – “A expectativa agora é que a gente possa seguir fomentando o ecossistema de empreendedorismo, inovação e negócios de impacto para Salvador. Hoje, a gente oficializa a reabertura desse espaço, para voltar a receber grandes eventos, fazer novas parcerias, realizar programas, beneficiar empreendedores e potenciais empreendedores que tenham ideias de negócios e que queiram gerar impacto positivo para nossa cidade”, declarou a gestora da In Pacto, Taise Santos.

Para a gestora do Sebrae Lab, Patrícia Castro, mesmo com o espaço fechado, foram realizadas programações on-line com alinhamento e objetivo voltado para o desenvolvimento sustentável de Salvador. "As atividades foram contínuas, porém a reabertura do espaço físico mostra para sociedade que estamos disponíveis para contribuir com o movimento de empreendedorismo da nossa cidade. Existem projetos em que são priorizados empreendedores com ideias socioambientais positivas."

Ao participar do evento, a empreendedora do ramo de moda Ariane Santos, de 33 anos, falou sobre a importância do equipamento. "Esse é um espaço de referência de e economia criativa. Então, é uma grande felicidade tê-lo novamente disponível para população que tenha interesse no desenvolvimento do negócio. É um ambiente que fomenta ideias, traz a possibilidade de parcerias e gera conhecimento. A expectativa é muito positiva”, pontuou.

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A vacinação contra a Covid-19 em Salvador segue, nesta quarta-feira (6), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser morador de Salvador. Os cidadãos devem apresentar original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência de município do Estado da Bahia. 

Para serem vacinados, os cidadãos dos demais grupos não contemplados na estratégia “Liberou Geral”, incluindo os idosos a partir de 80 anos com a 4ª dose, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. Ainda nesta quarta (4), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS. 

DOCUMENTOS: 

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. 

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS. 

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto. 

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa. 

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos. 

 

Imunossuprimidos - 4ª dose: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia. Além disso, é necessário, obrigatoriamente, estar com o nome no site da SMS, no link www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ gruposprioritariosvacinacao/. 

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia. 

*1ª DOSE – PFIZER: CRIANÇAS DE 5 ANOS OU CRIANÇAS IMUNOSSUPRIMIDAS DE 5 A 11 ANOS;

*1ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS (EXCETO IMUNOSSUPRIMIDAS);

2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 9/3/2022;

2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 9/2/2022 

Pontos fixos: USF Pirajá, USF Vale do Matatu, USF Jardim das Margaridas, USF Cajazeiras V, USF San Martin III, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Barbalho, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Joanes Leste e UBS Sérgio Arouca (Paripe). 

*1ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS (INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS) – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 2/5/2022 – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE DE GESTANTES E PUÉRPERAS: APRAZADAS ATÉ 2/5/2022;

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 6/12/2021;

*3ª DOSE– PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 8/2/2022;

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 2/11/2021;

*4ª DOSE: IDOSOS COM 80 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ DIA 6/12/2021 

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris). 

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus (Pelourunho), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Cambonas (Via Regional), UBS Vale dos Lagos, USF São Marcos, USF Cajazeiras X, USF Boa Vista de São Caetano, USF San Martim I, UBS São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Home Center Ferreira Costa (Avenida Paralela), UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Shopping Bela Vista (9h às 16h), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina) e USF Curralinho. 

*2ª DOSE CORONAVAC - APRAZADOS ATÉ 06/04/2022 – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 3/2/2022;

*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 2/5/2022 

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar (Dendezeiros). 

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), UBS Vale dos Lagos, USF Gal Costa, 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Péricles Laranjeira (Fazenda Grande do Retiro), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF San Martim I, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Estrada das Barreiras, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria). 

4ª DOSE: PESSOAS IMUNOSSUPRIMIDAS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ DIA 7/12/2021 

Ponto fixo: USF Federação.

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A Escola Municipal Nova do Bairro da Paz promove nesta sexta-feira (8), às 19h, uma aula especial direcionada a 80 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre desperdício e aproveitamento integral dos alimentos. A atividade será ministrada pelo historiador e gastrônomo César Tanajura no próprio pátio da escola, localizada na Travessa Bela Vista da Paz, 290, Bairro da Paz. 

“A ideia é mobilizar os alunos para voltar às aulas, mas o projeto é mais antigo. O objetivo específico é promover a sustentabilidade e o combate ao desperdício", destaca o especialista , sem esconder o entusiasmo pelo assunto. Na ocasião, o professor vai preparar bolo de casca de banana, bife empanado de casca de banana e efó de talos. 

Com base em observações do dia a dia em restaurantes, supermercados e estabelecimentos que comercializam alimentos, César acredita que a população desperdiça um quarto de todo o alimento produzido no Brasil. “E o que estamos jogando fora hoje fará muita falta amanhã”, alerta.

 

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Idosos com idade mínima de 60 anos, pessoas com deficiência (PCDs), gestantes e lactantes têm direito de solicitar à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) a credencial, que permite o estacionamento de veículos automotores em vagas especiais. A solicitação pode ser realizada através do site da Transalvador, no endereço www. transalvador. salvador. ba. gov. br . Em 2021, o órgão emitiu, no total, 5.479 credenciais.    

“O solicitante recebe um e-mail com a aprovação do pedido e o dia de entrega da credencial, no drive-thru da sede, situada no Vale dos Barris”, disse o coordenador do setor de Credenciais da Transalvador, Sérgio Góes. Ele acrescenta que a credencial para idosos e PCD’s têm validade em todo o Brasil e que deve ser colocada no painel do veículo, com o brasão voltado para o lado de fora. 

A psicóloga Carine França, 37 anos, comentou como o benefício facilitou sua mobilidade, durante seu período de gestação e amamentação. “Obter a credencial da Transalvador foi tranquilo. O documento é aceito em todos os estacionamentos, sem problema, e é possível utilizar em qualquer veículo, dando mais segurança”, concluiu. 

Procedimento – A solicitação da credencial é feita de forma totalmente on-line. Primeiro é necessário preencher o Formulário de Solicitação de Credencial disponível no site da Transalvador. Além disso, é exigido documento oficial de identificação com fotografia e comprovante de residência, com data de emissão não superior a três meses. Os documentos podem ser enviados pelo próprio site. 

As pessoas com deficiência devem apresentar, ainda, atestado contendo a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID). Para as gestantes, o atestado médico deve conter a idade gestacional da requerente. Nos dois casos, o documento deve conter o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município. 

Punições – Caso haja uso irregular das credenciais, a exemplo de empréstimo a terceiros, documento rasurado ou falsificado ou em desacordo com as disposições contidas nas Resoluções 303 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a infração é considerada gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$293,47, além de remoção do veículo, de acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Segunda via – A segunda via da credencial especial de idoso, pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida e gestante ou lactante poderá ser feita na sede da Transalvador, no Vale dos Barris. Na ocasião, é obrigatório apresentar certidão de boletim de ocorrência.

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O Subúrbio 360, equipamento da Prefeitura de Salvador, realiza nesta quarta-feira (6) uma série de ações educativas e lúdicas, em homenagem ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A programação acontece das 9h às 11h, na quadra poliesportiva do Subúrbio 360, na Rua da Paz, s/n, no bairro de Coutos.  

São esperadas cerca de 100 crianças autistas, acompanhadas dos pais. A recepção das famílias terá a apresentação de João Pedro Nascimento, violinista e paciente do Centro Especializado em Reabilitação da Apae Salvador (CER II), localizado no Subúrbio 360. 

Em seguida, uma roda de conversa vai promover o compartilhamento de vivências e experiências, entre as famílias dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os profissionais da área. Depois será a vez da recreação para as crianças, com piscina de bolinha, pula-pula, parquinho e pintura de desenhos. Fechando o evento, haverá a entrega de presentes para os participantes. 

”Cinquenta por cento dos nossos pacientes com deficiência intelectual têm o diagnóstico de autismo. Esse tipo de ação promove uma mensagem de inclusão, visibilidade e força. Eles não estão sozinhos. Dessa maneira, mantemos uma ligação entre o autismo, a família, a sociedade, a saúde e a educação, com o desenvolvimento da criança e do adolescente com TEA”, disse a coordenadora do CER II, Irlane Leite. 

Ela informa que os atendimentos aos pacientes com TEA no CER II são ofertados pelo SUS, gratuitamente. Os assistidos contam com uma equipe profissional multidisciplinar, formada por enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

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A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está com vagas abertas, até a sexta-feira (8), para o programa Conectado com o Amanhã. A iniciativa é uma realização do JA Bahia em parceria com o órgão, através do programa Protagoniza Jovem, que tem como objetivo estimular a formação, capacitação, participação e a cultura do empreendedorismo na juventude. 

A iniciativa é voltada para jovens dos 15 aos 29 anos, e acontece de forma 100% on-line na segunda-feira (11), das 19h às 21h, através da plataforma Google Meet. O encontro gratuito contará com certificação ao final do programa. As inscrições podem ser feitas através do link https:// forms. gle/ 3L63QnbcYHPNSbty6. 

O Protagoniza Jovem tem como uma das estratégias a inclusão social, com acesso ao mercado de trabalho onde, por meio da experiência, os jovens podem participar e aprender com atividades práticas a sistematizar diferentes conhecimentos, transformando seus objetivos em realidade. O objetivo do programa é possibilitar aos alunos um momento de reflexão sobre o futuro e preparação para o mundo de trabalho. 

Durante a reunião on-line, os participantes passam por uma trilha de conhecimentos gerais sobre o mundo de trabalho. Em seguida, ocorre a apresentação das competências exigidas no mercado, acompanhado de reflexões como feedback, autoavaliação, liderança, ética no mercado de trabalho e gestão de carreira.

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