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A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recebeu novos materiais e equipamentos para o fortalecimento das atividades do órgão na orla da capital baiana. Os investimentos envolveram implantação de um posto de salva-vidas feito em madeira na Avenida Beira-Mar, em Stella Maris, além de aquisição de 15 pranchas, sete barracas móveis, 45 flutuadores e três viaturas.

Os itens foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pelo coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho, durante inauguração da primeira etapa de requalificação da orla da região, ocorrida na segunda-feira (11). A estimativa é que, até o final deste mês, novos fardamentos sejam distribuídos para os salva-vidas do município.

“Esses equipamentos proporcionarão aos nossos profissionais a capacidade de ofertar uma melhor condição de segurança marítima aos banhistas que frequentam as praias da nossa capital. Além de pranchas, flutuadores, viaturas, barracas móveis, há novo modelo de estrutura física dos mirantes já existentes na nossa cidade, que agora serão com altura elevada de 3 metros, gerando uma maior visibilidade aos salva-vidas, o que facilita as atividades de resgate em afogamentos”, celebrou Alysson Carvalho.

Agente de salvamento aquático de Salvador há quase 14 anos, Vagner Alves, 43 anos, comemorou a iniciativa. “A praia de Stella Maris ficou muito tempo desguarnecida. O posto implementado nos dá mais condições de trabalho. É uma estrutura mais ampla e confortável, com janelas de vidro, varanda e corrimão de descida de emergência para resgate, e que dá condições melhor de atendermos à população”, disse.

Atividades – A Salvamar conta com cerca de 200 agentes. Diariamente, as operações do órgão acontecem em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, entre Jardim de Alah até o Kartódromo de Ipitanga. Além disso, outros quatro postos móveis operam diariamente, inclusive, em eventos do município.

Os salva-vidas realizam ações preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida. Para suporte às ações na água, os profissionais contam com moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes, entre outros itens.

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Em homenagem ao Dia da Terra (22 de abril), a Prefeitura promove um bate-papo para servidores e colaboradores municipais sobre sustentabilidade, a partir do tema “O que você tem feito?”. O evento acontece no próximo dia 20, das 9h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), localizado na Rua Horácio César, 64, no bairro do Dois de Julho.

São disponibilizadas 120 vagas e as inscrições devem ser feitas pela Internet, através do link https:// forms.gle/ kQB1TSwA8VxMtz2Q9. A atividade é realizada através do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (NIEZ) da Universidade Católica do Salvador (Ucsal).

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Durante dois dias, a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada na UniFTC, na Avenida Luiz Viana (Paralela), discutiu os avanços na construção de políticas públicas mais assertivas voltadas à saúde mental dos soteropolitanos. O evento, iniciado na segunda (11) e finalizado nesta terça-feira (12), foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Conselho Municipal de Saúde de Salvador (CMSSSA).

O tema principal foi “A política de saúde mental como um direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Participaram cerca de 200 pessoas entre usuários dos serviços de saúde mental oriundos de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ambulatórios e da rede de atenção básica, trabalhadores e gestores destas unidades e membros do CMSSSA.

Para a psicóloga e titular da Coordenadoria da Rede de Atenção à Saúde Psicossocial de Salvador, Mariana Soares, a conferência é de extrema importância para a cidade, pois vai nortear como será o cuidado com os indivíduos a longo prazo.

“É um momento muito democrático e que estávamos esperando. Tem dez anos que Salvador fez essa conferência de saúde mental e o objetivo é discutir a melhoria dessas políticas públicas. Isso vai além de discutir a condição dos serviços, o que os usuários estão precisando, como estão os Caps do município”, explicou.

Os presentes foram separados em quatro grandes grupos de trabalho para debaterem as temáticas: o cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade, além dos impactos na saúde mental da população; e os desafios para o cuidado psicossocial durante o pós-pandemia.

Para a assistente social e coordenadora do Ponto de Cidadania de Itapagipe, Jamile Soares dos Santos, a conferência colabora na formação de estratégias que levam em consideração o indivíduo como um todo, passando por aspectos de mobilidade, moradia e fortalecimento de vínculos familiares e rede de apoio.

"Estes serviços precisam ser ofertados com cuidado, qualidade e ética. Falamos muito desse cuidado com liberdade e isso é falar dos princípios do SUS de igualdade e integralidade. É conseguir fazer que este seja um espaço que as pessoas questionem, tragam suas propostas e que elas sejam efetivadas", detalhou.

Dinâmica – As propostas para cada um dos temas foram construídas inicialmente em pré-conferências realizadas nos meses de janeiro e fevereiro. Ao todo foram 18 encontros promovidos neste período. As propostas foram rediscutidas e remodeladas para que possam ser aprovadas e apresentadas na conferência estadual, que ocorrerá em junho.

Uma das propostas discutidas foi a transformação das unidades do Caps tipo II em unidades tipo III, com a ampliação da equipe de profissionais que atua no período noturno. A sugestão do grupo de trabalho é que neste período, além de ter profissionais de enfermagem, estejam presentes nas unidades psicólogos, assistentes sociais e terapeutas. As unidades do Caps III são especializadas no tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes.

A usuária dos serviços especializados em saúde mental do município, Girlene Almeida, reforçou a importância dos debates com os diversos atores envolvidos. "Precisamos de um espaço onde o usuário tenha vez e voz para falar o que precisa. As propostas que eu gostaria que fossem aprovadas nessa conferência são da transformação dos Caps e da oferta de consultórios nas ruas da cidade", completou.

Além de finalizar o relatório que será levado ao âmbito estadual no segundo momento, também foram selecionados os 36 representantes de Salvador que terão participação e voto na conferência estadual.

 

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Os mototaxistas de Salvador credenciados pela Prefeitura devem fazer a vistoria dos veículos até próximo dia 29, para adquirir a renovação do alvará de circulação. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) espera inspecionar os 1.286 veículos cadastrados no órgão.

Para passar pela inspeção, que é semestral e obrigatória, é necessário fazer o agendamento prévio no site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br. Os atendimentos para este público começaram no último dia 4 e prosseguem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.

Para que a inspeção seja feita, o condutor precisa apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido, deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apólice de seguro da motocicleta. De acordo com Dilmar Copque, coordenador de Transportes Especiais (Cotae), vinculada à Semob, 2022 é o primeiro ano em que a vistoria volta a ser cobrada, desde o início da pandemia.

“Em 2020 não houve vistoria. Em 2021, a Prefeitura realizou, mas a cobrança não foi obrigatória para mototaxistas. Neste ano, o prazo para a inspeção foi estendido até o final de abril. Depois disso, o condutor flagrado circulando sem o alvará renovado pode ser autuado e ter o veículo removido”, alertou.

Cláudio Barreto, 50 anos, atua como mototaxista há três anos e agora compareceu para sua segunda vistoria. “Na minha opinião, o procedimento é importante em todos os sentidos. Mais segurança para o condutor, para a gente andar sem receio. E também o próprio passageiro elogia quando estamos quites com a lei, com tudo em dia”, concluiu.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 34 vagas de emprego para esta quarta-feira (13). Do total, 13 são destinadas a pessoas com deficiência (PCD). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

VAGAS

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter disponibilidade de horário.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Porteiro (vaga para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, moradores das seguintes regiões: Cajazeiras, Castelo Branco, Via Regional, Amaralina, Brotas, Paralela e Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
9 vagas

Controlador de pragas
Ensino médio completo, três meses de experiência, imprescindível ter CNH A e possuir Moto.
Salário: R$1.394,26 + benefícios
1 vaga

Técnico medidor
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível: CNH B, Habilidade com AutoCad, interpretação de desenhos técnicos em Marmoraria
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza
Ensino médio incompleto, seis meses de experiência.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar de linha de produção de alimentos
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência fabricação de bolos, tortas, produtos de confeitaria e panificação.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Assistente de vendas
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: conhecimento de pacote office, experiência com vendas, elaboração de contratos e confecção de proposta, conforme a Nova Lei Trabalhista a forma de Contratação será po MEI (Microempreendedor Individual)
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Preparador de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Polidor de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar administrativo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática e boa dicção. vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas e região.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Barista
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: preparo todo tipo de cafés (expresso, coados no pano, cafés gelados, bebidas com café), sucos e sanduiches, ter disponibilidade de horário.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Analista de sistemas
Ensino superior completo - Analista de Sistemas, três meses de experiência, desejável conhecimento em desenvolvimento em plataforma Web e Desktop, Repertórios de códigos (GIT ou TFS) PL-SQL, SQLSERVER, XML, UML e vivência em modelagem de dados.
Salário: R$4.739,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar técnico em Tecnologia da Informação (estágio)
Ensino superior incompleto em Tecnologia da Informação (estar cursando a partir do 3º semestre a noite), sem experiência, desejável conhecimento No Sistema Smart.
Bolsa: R$519,00 + benefícios
1 Vaga

 

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A iniciativa AfroBiz promove, nesta quarta-feira (13), às 19h, mais uma live do projeto AfroBiz Convida. Neste encontro, o convidado é o grafiteiro, cenógrafo e artista plástico Marcos Costa, o Spray Cabuloso.

Proprietário do Atelier Cabuloso, Marcos começou a empreender desde cedo, vendendo suas telas e grafites. Hoje, seus desenhos podem ser vistos em murais do município, a exemplo da sede da Salvamar, em Patamares, nas ruas do Pelourinho e no Comércio, considerado o maior mural da carreira do artista.

Durante a live, o artista afirmou que as pessoas vão conhecer um pouco da história dele, da caminhada até aqui, além da opinião de um artista afro-brasileiro sobre a atual cena da arte e a influência na sociedade. “Será um papo descontraído, supertranquilo a respeito do tema e pretendo mostrar alguns trabalhos meus, descrevendo-os para que as pessoas possam conhecer um pouco mais da minha produção, relacionado ao tema”.

Segundo Costa, para ele é gratificante participar do AfroBiz Convida. “Quando a gente fala de negritude, a gente está relacionando o passado, o presente e o futuro. E o AfroBiz para mim está nessa linha, na perspectiva de empoderamento de afroempreendedores da Bahia. Isso é de grande valia, de muita importância para as novas gerações, para o reconhecimento de outros afroempreendedores. Essas iniciativas promovem a conexão de compradores e empreendedores, promovendo parcerias que são superpositivas para todos”.

AfroBiz Convida – O projeto AfroBiz Convida foi iniciado em fevereiro, com a presença da empresária Mônica Tavares, sócia do Malembe Salvador, Pousada Tamboleiro e do Restaurante Roma Negra. Na ocasião, o tema foi Black Money. No mês de março, o convidado foi o professor de história e sócio da Experiência Griô, André Carvalho, que falou sobre Afroturismo e empoderamento negro.

Funcionamento – O AfroBiz Salvador é uma iniciativa que faz parte das ações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os interessados podem fazer o cadastro na plataforma www.afrobizsalvador.com.br.

São aptos a participar da ação afroempreendedores residentes de Salvador que trabalham como baianas, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros atores que fortalecem o Turismo Étnico-Afro da capital.

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A vacinação contra a Covid-19 segue, nesta quarta-feira (13), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser morador de Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Para serem vacinados, os cidadãos dos demais grupos não contemplados na estratégia “Liberou Geral”, incluindo os idosos a partir de 80 anos com a 4ª dose, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. Ainda nesta quarta (13), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Imunossuprimidos - 4ª dose e idosos com 80 anos ou mais: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia. Além disso, é necessário, obrigatoriamente, estar com o nome no site da SMS, no link www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/gruposprioritariosvacinacao/.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.


*1ª DOSE – PFIZER: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS);
*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 16/3/2022;
*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 16/2/2022

Pontos fixos: USF Pirajá, USF Vale do Matatu, USF Jardim das Margaridas, USF Cajazeiras V, USF San Martin III, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Barbalho, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Joanes Leste, UBS Sérgio Arouca (Paripe) e USF Imbuí.


*1ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS (INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS) – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 9/5/2022 – LIBEROU GERAL;
*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADOS ATÉ 9/5/2022;

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 13/12/2021 – LIBEROU GERAL;
*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 15/2/2022;
*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 9/11/2021;

*4ª DOSE: IDOSOS COM 80 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 13/12/2021

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Cambonas (Via Regional), UBS Vale dos Lagos, USF São Marcos, USF Cajazeiras X, USF Boa Vista de São Caetano, USF San Martim I, UBS São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Home Center Ferreira Costa (Avenida Paralela), UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Sussuarana, USF Saramandaia, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina) e USF Curralinho.


*2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 13/4/2022 – LIBEROU GERAL;
*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 10/2/2022;
*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 9/5/2022

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar (Dendezeiros)

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), UBS Vale dos Lagos, USF Gal Costa, 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Péricles Laranjeira (Fazenda Grande do Retiro), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF San Martim I, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Resgate, USF Plataforma, USF Tubarão e USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria).


*4ª DOSE: PESSOAS IMUNOSSUPRIMIDAS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 14/12/2021

Ponto fixo: USF Federação.

 

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O expediente das repartições públicas da Prefeitura de Salvador está suspenso nesta quinta-feira (14), conforme decreto municipal, bem como nesta Sexta-Feira Santa (15), por força do feriado nacional. No entanto, os serviços essenciais municipais prosseguem em sistema de plantão durante o período. Confira o funcionamento dos órgãos municipais nesta semana:

Semop – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Transalvador, têm fiscalizado diariamente, desde a última sexta-feira (8) até o próximo sábado (16), a Feira de São Joaquim e os mercados populares para coibir o aumento abusivo de preços, entre outras infrações.

Sedur - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriadão, em regime de plantão, com o objetivo de verificar a regularidade de estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador.

O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construções irregulares. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156. Na quinta (14) e na sexta-feira (15), o atendimento presencial da pasta está suspenso.

Sempre – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá em funcionamento ininterrupto as abordagens de rua e o trabalho nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI). Demais atividades presenciais, incluindo os Restaurantes Populares, estão suspensas na quinta (14) e na sexta-feira (15).

Defesa Civil - Como serviço essencial da Prefeitura, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona todos os dias em regime de plantão 24h. Na Semana Santa, inclusive na Sexta-Feira da Paixão (15), equipes do órgão estarão de prontidão para atender as solicitações, dentro da Operação Chuva.

Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Limpurb – Os serviços da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) serão realizados normalmente no período.

Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) administrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) funcionam normalmente ao longo de toda a Semana Santa. O atendimento presencial nas demais unidades está suspenso na quinta (14) e na sexta-feira (15).

Educação – As escolas municipais vão funcionar até quarta-feira (13) e retornam na segunda-feira (18).

Manutenção – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) realizam plantões de 24h no feriado. Somente o setor administrativo tem folga de quinta-feira (ponto facultativo) a domingo.

Transporte – Para o feriadão da Semana Santa, o transporte funcionará em horário especial. Na quinta-feira (14), o funcionamento será normal de dia útil. No feriado da Sexta-feira Santa (15), a frota de ônibus será reduzida na cidade. Já no sábado e domingo, não haverá mudanças na operação do final de semana.

Os planos inclinados e elevadores também irão funcionar normalmente na quinta-feira (14), exceto o Plano Inclinado Gonçalves, que entrará em manutenção nesta quinta (14) e previsão de retorno para a segunda-feira (19). O Elevador Lacerda funcionará normalmente entre sexta (15) e domingo (17), com horário de atendimento das 7h às 19h. Na sexta, todos os demais ascensores estarão fechados e apenas o Plano Inclinado Liberdade/Calçada funcionará no sábado (16), das 7h às 13h.

Prefeituras-Bairro – As unidades de Prefeituras-Bairro estarão fechadas quinta e sexta-feira, retornando o atendimento na segunda-feira (18), às 8h.

Simm – O atendimento do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) segue até esta quarta-feira (13), com retorno na segunda-feira (18).

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O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou, na segunda-feira (11), a cartilha “Fluxo de atendimento a criança e adolescente nos shopping centers e centros comerciais”. A ação aconteceu no Instituto JCPM de Compromisso Social, no Salvador Shopping, e reuniu representantes dos centros comerciais da capital baiana.

A publicação foi desenvolvida através das discussões do grupo de trabalho, composto pelos principais órgãos de atuação da temática na cidade e em centros comerciais. Na cartilha são apresentados seis tipos de situações baseadas nas ocorrências recebidas pelo órgão e o que fazer quando elas ocorrerem, a exemplo da situação de abandono de criança e adolescente, de crianças desacompanhadas do responsável, ou em situação de trabalho infantil.

“Percebemos, aqui, hoje, que toda a classe dos shoppings e centros comerciais da cidade estão presentes. Isso é ótimo, porque reflete a união de cada um no processo de construção desse fluxo de atendimentos, juntamente, com a rede de garantias de direitos da criança e do adolescente de Salvador, contribuindo, assim, com o fortalecimento das políticas públicas Municipais”, avaliou a presidente do CMDCA, Tatiane Paixão.

Impacto – Presente no evento, a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, falou sobre a importância da cartilha e como ela impactará ainda mais a vida de crianças e adolescentes da cidade. “Essa cartilha é uma articulação em rede, onde todos os órgãos sociais e públicos se reuniram para construção de algo que oriente o procedimento de atendimento às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. É importante que tenhamos isso como primeiro passo de alinhamento entre público e privado, em prol das nossas crianças e adolescentes nos centros comerciais de Salvador”.

Na ocasião, a titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca), Simone Moutinho, falou sobre a importância da união dos órgãos por uma causa de extrema importância na sociedade.

"A Constituição Federal prioriza o tratamento de crianças e adolescentes, mas, infelizmente, pouca coisa é feita. Quando damos a mão, damos um primeiro passo e temos a ciência de que, ainda, muito tem a se fazer. Precisamos encarar os problemas relacionados à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social. Não é apenas um problema da iniciativa privada, e, sim, de toda sociedade”.

A cartilha envolve diversos órgãos articulados em uma rede de apoio, como as Secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e da Saúde (SMS). Estão envolvidos na ação também o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e Conselho Tutelar.

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