Releases

0
0
0
s2sdefault

Usuários de ônibus das regiões de Cajazeiras, Jaguaripe, Fazenda Grande II e Bom Juá, entre outras localidades, devem ficar atentos às mudanças no atendimento de transporte destes locais. A partir deste sábado (28), a Secretaria de Mobilidade (Semob) irá criar, aglutinar e mudar o atendimento em seis linhas que atendem estes locais, buscando melhorar a oferta do serviço para os usuários do transporte coletivo nestas regiões.

A comunidade de Cajazeiras VIII ganhará uma linha com atendimento para a Estação Mussurunga. A criação desta linha era um pedido antigo dos usuários da região e, após estudos da equipe de planejamento, o atendimento passará a ser feito sem a necessidade de integração.

A nova linha é a 1036 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande 2/Jaguaripe/Cajazeiras VIII, que fará 28 viagens em dias úteis com intervalos de 25 minutos entre os ônibus. Os veículos sairão diariamente da Estação Mussurunga e passarão por locais como Avenida Luís Viana (Paralela), Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande e Avenida Jorge Calmon.

Com a criação da 1036, que passará por Fazenda Grande II e Jaguaripe, ambos os bairros terão o atendimento modificado. A linha 1054 – Esta Mussurunga x Fazenda Grande IV/III deixará de passar no bairro de Fazenda Grande II, enquanto a linha 1026 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande I/Boca da Mata não passará mais por Jaguaripe. 

Os usuários da Rua Martacênia (Águas Claras) e Castelo Branco também devem ficar atentos às mudanças. A linha 1330 teve o nome e itinerário modificados, e passará a ser identificada por 1330 – Estação Pirajá x Cajazeiras VII/VI (via Martacênia). Com intervalos médios de 25 minutos e 34 viagens em dias úteis, a linha, que passava por Martacênia apenas na ida para a Estação Pirajá, vai passar a atender a região também na volta.

Com essa mudança a região de Castelo Branco passará a ser atendida pela 1330-01 – Estação Pirajá x Cajazeiras V/VI/VII (via Castelo Branco) em ambos os sentidos, passando a realizar 27 viagens em dias úteis, com intervalos de, em média, 35 minutos entre os ônibus.

As mudanças também incluem as linhas 2008 – Metrô Retiro x Bom Juá/Fiori e 2011 – Terminal do Retiro x Conjunto ACM/Arraial. Ambas terão seu itinerário aglutinado, sendo substituídas pela linha 1204 – Conjunto ACM x Terminal Metrô Retiro/Bom Juá, que irá absorver o itinerário de ambas, sem prejuízo para o usuário. A nova linha terá intervalo médio de 45 minutos em dias úteis e fará 20 viagens durante o dia.

Confira os detalhes dos itinerários de cada linha após as mudanças:

1026 – Estação Mussurunga x Faz. Grande 1 / Boca da Mata

IDA: Estação Mussurunga, Rua Prof. Plínio Garcez de Sena, Rua Eurico da Costa Coutinho, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande, SAC Cajazeiras, Shopping Cajazeiras, Rótula da Feirinha, Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Fazenda Grande I, Rua Vereador Zezéu Ribeiro, Hospital Municipal de Salvador e Boca da Mata.

VOLTA: Boca da Mata, Avenida Assis Valente, Avenida Jorge Calmon, Hospital Prohope, Estrada do Coqueiro, Shopping Cajazeiras, SAC Cajazeiras, Avenida Aliomar Baleeiro, Rua Eurico da Costa Coutinho, Rua Prof. Plínio Garcez de Sena, Rua Doutor Arthur Couto e Estação Mussurunga.

1054 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande IV/III

IDA: Estação Mussurunga, Rua Professor Plínio Garcez de Sena, Rua Eurico da Costa Coutinho, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande, Fazenda Grande III, Fazenda Grande IV.

VOLTA: Fazenda Grande IV, Fazenda Grande III, Estrada do Coqueiro Grande, Avenida Aliomar Baleeiro, Vila Verde, Avenida Aliomar Baleeiro, Rua Eurico da Costa Coutinho, Rua Professor Plínio Garcez de Sena e Estação Mussurunga.

1036 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande II/Jaguaripe/Cajazeiras VIII

IDA: Estação Mussurunga, marginal da Avenida luís Viana, Rua prof. Plínio Garcez de Sena, Rua Eurico Costa Coutinho, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Doutor Edison Teixeira Barbosa, Estrada do Coqueiro Grande, Rua A – Jaguaripe 1, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Avenida Jorge Calmon, Rua Dep. Herculano Menezes, Estrada da Paciência, Terminal de Cajazeira VIII.

VOLTA: Estrada da Paciência, Rua Direta da Mangabeira, Estrada da Paciência, Estrada do Coqueiro Grande, Rua A – Jaguaripe 1, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Doutor Edison Teixeira Barbosa, Estrada do Coqueiro Grande, Avenida Aliomar Baleeiro, Avenida São Cristóvão, marginal da Avenida Luís Viana, Estação Mussurunga.

1330 – Est. Pirajá x Cajazeiras 7/6 (via Martacênia)

IDA: Estação Pirajá, Rua do Paquistão, BR-324, Rua Celika Nogueira, Rua Doutor Jorge Costa Andrade, Rua Benedito Jenkis, Rua Frank Nalva, Rua Martacênia, Estrada do Matadouro, Rua Boiadeiro, Rua Professor Jaime de Sá Menezes, Rua Boiadeiro, Estrada do Matadouro e Rua Waldemir Rego.

VOLTA: Estrada do Matadouro, Rua Martacênia, Rua Frank Nalva, Rua Benedito Jenkis, Rua Doutor Jorge Costa Andrade, Rua Doutor Oswaldo José Leal, acesso à Avenida 29 de Março, Avenida 29 de Março, Rua Avani Piton, BA-528, alça da BR-324, BR-324, Rua Daomé, Rua da Indonésia e Estação Pirajá.

1330-01 – Est. Pirajá x Cajazeiras 5/6/7 (via Castelo Branco)

IDA: Estação Pirajá, Rua da Indonésia, Avenida Cardeal Dom Avelar Brandão, Avenida Aliomar Baleeiro, Rua Genaro de Carvalho, Via Castelo Branco, Rua Regional, Rua Álvaro da Franca Rocha, Rótula da V, Rua Deputado Herculano Menezes, Rua Deputado José Armando, Rua Deputado Herculano Menezes, Estrada do Matadouro, Rua Waldemir Rego, Estrada do Matadouro, Rua Boiadeiro, Rua Professor Jaime de Sá Menezes e Rua Boiadeiro.

VOLTA: Estrada do Matadouro, Rótula da V, Rua Álvaro da Franca Rocha, Rua Regional, Via Castelo Branco, Rua Genaro de Carvalho, Avenida Aliomar Baleeiro, Avenida Cardeal Dom Avelar Brandão, Rua da Indonésia e Estação Pirajá.

1204 – Conjunto ACM/ Arraial do Retiro x Metrô Retiro/Bom Juá/Fiori

IDA: Terminal Conjunto ACM, Rua Capitão Aloísio Silva, Estrada das Barreiras, Rua Direta do Arraial, Est. das Barreiras, Rua Silveira Martins, Rua Ten. Valmir Alcântara, Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, Rua Baixa do Santo Antônio, Terminal do Retiro, Rua Baixa do Santo Antônio, Avenida Barros Reis, Rua Soares Filho, Travessa Via de Serviço, Rua Soares Filho, Avenida Barros Reis, Rua do Bom Juá, Praça Eunápio de Queirós, Rua do Bom Juá, Rua Jaqueira do Carneiro, Avenida General San Martin, retorno no GBarbosa, Avenida General San Martin, Largo do Retiro, Avenida Barros Reis, Rua Doutor Ladislau Calvalcanti, Rua Dalmiro São Pedro, Avenida Barros Reis, retorno em frente da Fiori, Avenida Barros Reis, Avenida Dep. Luís Eduardo Magalhães, Rua Baixa do Santo Antônio e Terminal do Retiro.

VOLTA: Rua Baixa do Santo Antônio, Avenida Barros Reis, Avenida Dep. Luís Eduardo Magalhães, Rua Tenente Valmir Alcântara, Rua Silveira Martins, Estrada das Barreiras, Rua Direta do Arraial, Estrada das Barreiras, Rua Major Vitorino Palma e terminal Conjunto ACM.

 

 
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Operador de Telemarketing (estágio)

Ensino superior incompleto em Administração (estar cursando a partir 2º ao 6º semestre), sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento de informática e disponibilidade para estagiar a tarde

Bolsa a combinar + benefícios

10 vagas

Auxiliar administrativo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível boa dicção e Excel intermediário.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Mecânico de Automóvel

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com mecânica em geral e revisão de veículo para viagem

Salário R$1.300,00 + benefícios

1 Vaga

Técnico de rastreamento veicular

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter CNH A e Moto; Conforme nova lei trabalhista a forma de contratação será no Regime MEI.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro de restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Supervisor de vendas de serviços de internet

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

5 Vagas

Consultor de vendas de serviços de internet

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

20 Vagas

Operador de caixa (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, informática básica e disponibilidade para trabalhar nos turnos: tarde/noite.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas

Repositor de mercadorias (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, informática básica e disponibilidade para trabalhar nos turnos: tarde/noite.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas

Auxiliar de açougue  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar nos turnos: tarde/noite.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas

Estoquista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e para trabalhar na Barra ou Pituba

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de manutenção predial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso de NR- 10 atualizado.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Laminador de fibra de vidro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, desejável curso na área, imprescindível vivência na área comprovada

Salário a combinar + benefícios

5 Vagas

Técnico em vendas

Ensino superior incompleto em Administração ou Gestão Comercial ou Gestão de Negócios ou Comunicação (estar cursando a partir 4º semestre a noite), 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Reparador e Pintor de Veículos

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática

Salário a combinar + benefícios

40 Vagas

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Após serem beneficiados com a casa própria, após serem retirados de situação insalubre, os moradores do Conjunto Habitacional Baixa Fria II, em São Marcos, agora estão com os títulos de propriedade emitidos pelo Casa Legal. A entrega foi realizada na quarta-feira (25) pelo secretário de Infraestrutura e Obras, Julio Santos, acompanhado do subsecretário, Lázaro Jezler, e equipe técnica do programa.

Foram entregues 128 títulos de propriedade que garantem aos proprietários, além da segurança jurídica, o direito de tomar empréstimos para melhorias habitacionais e a possibilidade de deixar o imóvel como herança. “É um sentimento de gratidão, né? Muito bom ter a documentação da nossa casa. Hoje somos totalmente donos de nossas casas.”, comemorou a moradora Marilene Santos, 42 anos.

“É uma alegria muito grande entregar esse documento de propriedade através do Casa Legal. O ser humano tem muitos sonhos e o principal deles é de ter a casa própria e poder deixar o imóvel para os filhos, para as futuras gerações. Hoje essa casa é deles, dos seus filhos e netos”, completou o secretário da Seinfra.

Atuação – O Casa Legal, criado em 2013 pela Prefeitura de Salvador, regulariza a situação das pessoas que têm casa em áreas do Município. Com a nova formatação da regularização fundiária, determinada pela Lei Federal 13.465/2017, agora o morador recebe o registro de propriedade definitivo, com tudo registrado no cartório, sem precisar pagar nada.

O programa promove o acesso legal à posse do uso da terra, por meio do Registro de Propriedade, assegurando o direito à moradia e o exercício da cidadania aos seus ocupantes. Uma das mudanças no programa é que agora a Prefeitura vai até o beneficiado. O cadastrador do Casa Legal, devidamente identificado, atua na comunidade com o cadastramento e a triagem dos documentos. Desta forma, a família tem mais segurança e comodidade.

A Seinfra está em campo atuando nos núcleos de Pau da Lima, Sete de Abril, Bairro da Paz, Caixa D’Água, Vila Canária, Alto do Coqueirinho e Calabetão. Todas as informações sobre os critérios, documentação e etapas estão disponíveis na área do programa no site da Seinfra no endereço seinfra.salvador.ba.gov.br .

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Com cinco meses de lançamento pela Prefeitura, o programa CredSalvador liberou mais de R$7,5 milhões em créditos para empreendedores. O programa ultrapassou 2.826 contratos, ou seja, acima de 50% da meta inicial estabelecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

A pasta anunciou outra importante novidade do CredSalvador: como forma de incentivar o empreendedorismo feminino e atender a determinação legal de priorizar as mulheres nos critérios de oferta, os negócios liderados por mulheres estão obtendo aprovação de crédito com valor 10% superior ao que vinha sendo aprovado até então.

Os negócios liderados por negros (pretos e pardos) foram responsáveis por 86,49% dos contratos assinados. As mulheres também já são responsáveis pela maioria dos contratos, com 50,53%.

Outra característica importante revelada pela secretaria é o alcance aos mais diversos bairros da cidade, tendo chegado até a Ilha de Maré, pertencente ao Município de Salvador. A empreendedora Márcia Menezes Lobo, moradora da comunidade de Botelho, na Ilha de Maré e proprietária de uma mercearia, celebrou a medida da Prefeitura. “Achei o programa super interessante, pois é uma boa oportunidade de investimento com juros bem baixos”, afirma.

Pré-requisitos – O programa foi criado como estratégia emergencial para enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Pelo Fundo de Crédito Emergencial de Salvador, estão sendo liberados valores situados entre R$500 a R$15 mil, com carência de três a seis meses e parcelamento em até 24 meses. Para ter acesso à linha de crédito, o empreendedor deve acessar o site www. credsalvador. nexoos. com. br .

Para quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Semdec disponibilizou uma equipe de suporte do Simm/CEM, através do número (71) 3202-2002, e Prefeituras-Bairro. Outra opção é o próprio atendimento da operadora do sistema, pelo WhatsApp (11) 4949-5929 e e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O pretendente deve ser microempresário individual (MEI) ou possuir microempresa (ME), integrar cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, bem como profissionais autônomos e liberais, com registro, permissão e licença ou alvará de funcionamento em Salvador. Para acessar o crédito, o empreendedor tem de participar dos cursos de capacitação e empreendedorismo e gestão financeira, para melhor aplicação dos recursos dentro do próprio negócio.

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), certificará, na segunda-feira (30), às 16h, a segunda turma do curso de defesa pessoal “Cuidando das Rosas”. Direcionado para mulheres, a capacitação ensina técnicas de proteção às vítimas de violência, assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador.

O evento contará com depoimentos das participantes, apresentação da segunda turma do projeto, roda de conversa sobre políticas públicas para mulheres, com a presença de servidores da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além da certificação de conclusão do curso às alunas. A atividade, com carga horária de 20 horas, já atendeu cerca de 50 mulheres do bairro de Valéria e pretende alcançar outras comunidades da capital baiana. No total são realizados oito encontros.

Apoio institucional – De acordo com coordenador do CEU de Valéria e idealizador do “Cuidando das Rosas”, Délio Lima, por meio do projeto, as mulheres tiveram a possibilidade de conhecer técnicas de defesa pessoal, além de aprofundar seus conhecimentos em temáticas como empoderamento feminino e autoestima, aprendendo a identificar situações de risco e o estágio de cada uma delas.

“Quando pesquisamos os índices de violência contra mulher, temos dados estarrecedores. Diante desse triste cenário, decidimos tomar uma atitude e criar o curso. Dizemos por aqui que é melhor saber se defender e não precisar usar a defesa. Esse artifício salva a vida de mulheres, pois quando a mesma lida com seu algoz, geralmente está sozinha, apesar de todo suporte institucional e jurídico que existe hoje. Nós ensinamos as mulheres a salvarem suas próprias vidas”.

Atendimentos – Em Salvador, as mulheres vítimas de violência podem contar com apoio psicossocial e jurídico em três centros de referência à mulher. Em casos em que a vítima não tenha para onde ir após a denúncia, ela é acolhida no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), que funciona 24h, na Ribeira. O telefone é o (71) 3611-6581.

De segunda a sexta-feira, as mulheres podem recorrer ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, através do telefone (71) 3235-4268 para agendar um atendimento presencial. Caso prefira, o teleatendimento é feito pelo telefone (71) 99701-4675.

Outra opção é o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II, que pode ser acionado através do (71) 3611-5305, para agendar um atendimento presencial, ou pelo telefone (71) 98791-7817, para teleatendimento.

 
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

 

As abordagens para coibir que condutores dirijam após terem consumido bebida alcoólica em Salvador estão com uma nova cara. A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), criou nova marca e renomeou a blitz que combate o desrespeito à Lei Seca.

Batizada de “Operação Respeite a Vida: Na direção, zero álcool”, a mudança tem o objetivo de reforçar na população a importância de não ingerir bebida alcoólica para evitar acidentes de trânsito. A novidade, que integra a programação especial do Maio Amarelo, serve como um lembrete de que é preciso fazer um pacto coletivo para impedir que vidas inocentes sejam ceifadas no trânsito de Salvador.

“Queremos demonstrar para a população que a blitz é extremamente positiva. A fiscalização inibe e impede que os condutores, que ainda insistem em dirigir alcoolizados, coloquem a própria vida e a de inocentes em risco”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Nesses primeiros dias da Operação Respeite a Vida, os condutores abordados vão receber um folheto informativo sobre os perigos acerca do consumo de álcool na direção. A operação também ganhou novos materiais de sinalização viária.

O empresário Edmundo Portela destacou a importância da blitz, principalmente, para proteger as vidas das pessoas que não ingerem bebidas alcoólicas e que podem ser vítimas das condutas imprudentes no trânsito.

“A gente sabe o retrato disso (dirigir após consumir bebida alcoólica) quando não existia esse tipo de ação. Depois disso, percebemos o quanto se conseguiu reduzir os acidentes. Não tem problema algum parar e fazer o bafômetro, porque, assim como eu tô aqui na blitz e não bebi, tem pessoas que beberam e podem colocar as vidas de outras em perigo”, afirma. 

Zero álcool – A Lei nº 11.705, popularmente conhecida como Lei Seca, foi criada em 2008 e estabelece a tolerância zero quanto a beber e dirigir. Na capital baiana, desde 2013, o órgão de trânsito realiza diariamente blitze de alcoolemia pela cidade para coibir a conduta irresponsável.

Para o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri, ao longo dos anos, a fiscalização contribuiu para gerar uma mudança de comportamento na população. “Hoje, a maioria das pessoas tem essa consciência do perigo que beber e dirigir representa. Graças a esta conscientização, muitas vidas foram salvas no trânsito”, comenta.

Dados – De janeiro a abril deste ano, 19.264 condutores passaram pelas abordagens dos agentes da Transalvador. Desse total, 1.619 foram autuados por infringirem dispositivos da Lei, sendo a maioria (1.559 condutores) por ter se recusado a passar pelo teste no etilômetro.

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ou recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa são infrações de natureza gravíssima previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respectivamente. O condutor nestas situações está sujeito a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$2.934,70, além de retenção do veículo e recolhimento da CNH. 

Perigos – Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), entre 35% a 50% dos acidentes no mundo envolvem a presença de condutores alcoolizados. Em Salvador, de acordo com um estudo realizado pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, entidade parceira da autarquia municipal, a gravidade dos acidentes de trânsito aumenta quatro vezes durante a noite e a madrugada, período quando, costumeiramente, as pessoas ingerem mais bebidas alcoólicas. 

Segurança viária - Na Primeira Década de Ação de Segurança Viária (2011 a 2020) Salvador superou a meta estabelecida pela ONU e reduziu o número de mortes em mais de 50%. Em 2021, Salvador foi a primeira capital brasileira a renovar o acordo com a ONU para a década 2021-2030. No ano passado, a capital baiana já reduziu em 10% a quantidade de vítimas fatais no trânsito se comparado com 2020. Foram 117 pessoas mortas em 2021 contra 130, em 2020.

Em consonância à redução do número de mortes no trânsito, desde 2014, o percentual de autuações nas blitze de alcoolemia realizadas em Salvador vem reduzindo, o que mostra uma mudança no comportamento, fruto da conscientização dos motoristas. Ainda assim, atualmente, cerca de 8% dos condutores abordados são autuados por desrespeitarem algum dispositivo da Lei Seca.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
 

As obras dos trechos 2 e 3 do BRT de Salvador, que vão respectivamente da região do Parque da Cidade até a Estação da Lapa, e partindo do Parque em direção ao Posto Namorados, na Pituba, foram vistoriadas nesta quinta-feira (26) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais.

No trecho 2 do BRT, dividido em três fases, as obras de macrodrenagem na altura da Avenida Lucaia já possuem 60% dos trabalhos concluídos e a previsão de entrega é a partir de novembro deste ano. Também está em andamento a construção de dois elevados na Garibaldi, sendo um no sentido Centro, e o outro na direção do Shopping da Bahia. O prazo de conclusão, neste caso, está estimado para fevereiro de 2023.

Além disso, uma contenção de encosta com cortina atirantada está sendo realizada na subida da ladeira da Avenida Waldemar Falcão. As outras duas fases do trecho 2 envolvem os trechos da Estação da Lapa até a Avenida Vasco da Gama e da Vasco da Gama até a Avenida Garibaldi.

Já no trecho 3, com obras avançadas na implantação do corredor exclusivo, estão sendo construídas as estações Parque da Cidade, Itaigara e Pituba - este nas proximidades do Posto Namorados. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), com execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Entrega – As obras da primeira etapa do sistema foram entregues em dezembro de 2020, em trecho que vai da altura do Shopping da Bahia até o Parque da Cidade, no Itaigara. Com 2,9 km de extensão, a intervenção possibilitou a implantação de corredor exclusivo e de dois complexos de viadutos, o João Gilberto e o Félix Mendonça, que contribuíram para uma maior fluidez do tráfego nas avenidas ACM e Juracy Magalhães, dentre outras melhorias.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os postos da rede municipal de saúde de Salvador prosseguem com a aplicação da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (26), das 8h às 16h. A imunização contempla a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizada, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

As unidades seguem ainda com a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 65 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas, que tomaram a 3ª dose até 25 de janeiro de 2022. Assim como os idosos e imunossuprimidos, os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . Continua também a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS, em instituições de ensino da capital baiana.

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Imunossuprimidos - 4ª dose e idosos com 65 anos ou mais: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

APRAZAMENTOS DESTA QUINTA (26):

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 28/4/2022

*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS 5 A 11 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 31/3/2022

*2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 26/5/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 21/6/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 25/3/2022

*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 21/6/2022

*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 21/6/2022

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 25/1/2022 – LIBEROU GERAL

*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 29/3/2022

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 22/12/2021

*4ª DOSE: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS IMUNOCOMPROMETIDAS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ DIA 25/1/2022

*4ª DOSE: IDOSOS COM 65 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 25/1/2022

POSTOS:

1ª E 2ª DOSES PEDIÁTRICAS: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Garcia, USF Imbuí, USF Pituaçu, USF Vale do Matatu, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF Arraial do Retiro, USF Saramandaia, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Ministro Alkimin, USF São José de Baixo, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Vila Verde, USF San Martim III, 16º Centro de Saúde do Pau Miúdo, Multicentro Liberdade, USF Gal Costa, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Nova Brasília, UBS Castelo Branco, USF Pirajá, UBS Frei Benjamin (Valéria), USF Capelinha, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF São João do Cabrito, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Fazenda Coutos III, USF Alto de Coutos I, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana. 

1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS

Postos fixos: USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), Multicentro Amaralina, USF Federação, USF Santa Cruz (8h às 14h30), USF Calabar, USF Parque de Pituaçu, UBS Cesar de Araújo, USF Curralinho, UBS Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), UBS Cosme de Farias, USF Sussuarana, USF Arraial do Retiro, USF Calabetão, USF Resgate, USF Mata Escura, USF Estradas das Barreiras, UBS Engomadeira, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, USF Pelourinho, UBS Santo Antônio, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF São José de Baixo, USF São Cristóvão, USF Alto do Coqueirinho, USF KM 17 (Itapuã), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez (São Cristóvão), USF Santa Mônica, USF San Martin I, USF IAPI, USF Cambonas (Via Regional), USF São Marcos, UBS Sete de Abril, USF Dom Avelar, USF Boa Vista de São Caetano, USF Recanto da Lagoa II (Fazenda Coutos III), USF Antônio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF San Martin II, USF Alto do Peru, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos II,  USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Alto do Congo, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 

 
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Inaugurado no último dia 11, o espaço Co.liga chega para contribuir com o desenvolvimento tecnológico da comunidade da região do Subúrbio e de toda Salvador. O equipamento é fruto de parceria entre a Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O equipamento fica localizado no Subúrbio 360, em Coutos, e conta com uma superestrutura tecnológica. Nele, são oferecidos cursos gratuitos para formação nas áreas de economia, música, empreendedorismo e línguas, dentre outros. O equipamento chega como uma grande novidade para a cidade de Salvador, com o objetivo de promover a inclusão social no campo da economia criativa da juventude em situação de vulnerabilidade social.

Para a vice-diretora Cintia Bittencourt, o espaço chega para ser um grande transformador de oportunidades na vida dos jovens de uma das regiões mais populosas da cidade. “Aqui no Co.liga, o jovem terá a oportunidade de se preparar para o trabalho, se formalizar e crescer no segmento escolhido. Esse equipamento vem com o intuito de transformar a realidade desses jovens e adultos, através da profissionalização”.

Curta duração – Na plataforma são oferecidos cursos gratuitos e on-line de curta duração, com carga horária de 5h, nas áreas de artes visuais, temas transversais, música e design. Atualmente, o Co.liga já conta com mais de 700 soteropolitanos inscritos. Na ferramenta, o inscrito tem a oportunidade de ter emprego e renda, fazer sociedades e realizar a troca de oportunidades de trabalho.

Estudante de marketing, a aluna do curso de fotografia oferecido pelo Co.liga, Laiane Oliveira, de 28 anos, enxerga a oportunidade como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, através do marketing vinculado à fotografia. 

“Estou aprendendo demais com as aulas teóricas e práticas. Cada aula tenho buscado me aperfeiçoar para poder colocar em prática todo o conhecimento adquirido através dos cursos oferecidos pelo Co.liga. Entendo que uma das almas do marketing é a fotografia, então, foi pensando nisso, que resolvi me inscrever no curso”, disse.

Também participante do curso de fotografia, Patricia Conceição, de 28 anos, disse que sempre foi apaixonada por fotografia, mas que, devido a sua condição financeira, nunca conseguiu fazer o curso. “Era muito caro e eu não tinha condições de pagar. Hoje, estou tendo a oportunidade de realizar de forma gratuita. Aqui, além de me ajudar com conhecimentos, vai me ajudar a reingressar no mercado de trabalho através da certificação”, projetou. 

Inscrições – Para se inscrever em um dos cursos, o interessado pode acessar o link www. coliga. digital/ cursos . Outra forma de participar é se inscrever, sob agendamento, na direção do Subúrbio 360. O público-alvo é formado por jovens entre 18 e 25 anos. O equipamento funciona às segundas e terças, das 8h às 16h; quartas e quintas, das 14h às 20h; e às sextas-feiras, das 8h às 20h.

 

 
0
0
0
s2sdefault

Sub-categorias

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...