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Com apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a cantora Daniela Mercury agita a primeira noite oficial de folia no Circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador. Ela apresenta antigos e novos sucessos, com capricho na coreografia e na fantasia. 
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Após entregar as chaves ao Rei Momo, o prefeito ACM Neto abriu a Sala de Imprensa Oficial do Carnaval Paulo Gaudenzi, na noite desta quinta-feira (28). A estrutura, que já está em funcionamento, fica na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, no Circuito Osmar, e funcionará até a terça-feira (5), das 8h às 22h.  

O espaço de apoio oferece total estrutura para os 2,5 mil profissionais de imprensa que foram credenciados pela Secretaria de Comunicação (Secom) para a cobertura da folia este ano, cujo tema é O Mundo Escolheu Salvador. Somente da Secom, a equipe é formada por 50 pessoas, entre jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e área administrativa. 

Ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário de Comunicação, José Pacheco, do secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, do presidente da Saltur, Isaac Edinton, e de familiares do homenageado que emprestou o nome à sala, o prefeito lembrou da relação que tinha com Paulo Gaudenzi desde a infância.  

“Lembro dele aqui no camarote oficial quando era criança e acompanhava meu pai e meu avô. Paulo, neste espaço, recepcionando a imprensa e articulando o nosso turismo. Sem dúvida ele é o principal nome do turismo na Bahia.Não haveria melhor homenagem”, destacou ACM Neto. O prefeito disse ainda que Gaudenzi foi sua grande inspiração para projetar o Centro de Convenções de Salvador, em construção na Boca do Rio. 

A sala será utilizada por toda imprensa local, nacional e internacional, além dos profissionais da Secom que vão trabalhar durante a folia de Momo, elaborando conteúdo durante todos os dias dura festa, com envio em tempo real. Diariamente, coletivas de balanço serão realizadas no espaço. Além disso, a sala vai dar suporte aos praticáveis de rádio geridos pela Secom, que ficam no Campo Grande. 

Homenageado - A inauguração contou com a presença de familiares do homenageado, falecido no dia 4 de fevereiro aos 74 anos, além de autoridades públicas e representantes de toda a imprensa. Lisonjeado com a homenagem, o filho do meio de Gaudenzi, o engenheiro e servidor público Flávio Gaudenzi, 45 anos, lembrou o quanto o pai era um entusiasta do Carnaval.  

“Ele gostava muito, acompanhava e, mais que isso, sempre viu o Carnaval como um produto”, disse. Segundo ele, a família sempre participou da festa, mesmo quando ele e os irmãos ainda eram crianças. “Tenho lembranças aqui no Campo Grande. Todos nós muito pequenos vendo o Carnaval passar”, relembrou. 

Gaudenzi ocupou recentemente a vice-presidência de Relações Institucionais da empresa Salvador Destination. Economista, empresário e ex-secretário de Cultura e Turismo do Estado, teve atuação relevante no turismo da Bahia. Como gestor, teve diversas atribuições ao longo de mais de quatro décadas. E o Carnaval se beneficiou bastante disso.  

Para a companheira Eliana Pedroso, que é bailarina, gestora cultural e diretora municipal de Gestão do Centro Histórico, a iniciativa de nomear a Sala de Imprensa com o nome de Gaudenzi é realmente um presente. “É o reconhecimento de uma figura que tinha uma extrema sensibilidade para tudo relacionado à cultura da Bahia, em especial para o Carnaval de Salvador. Era uma cabeça pensante, extraordinária e que queria ver, sentir e vivenciar todas as manifestações culturais”, declarou.  

Saudosa e visivelmente emocionada, ela recordou o quanto Gaudenzi gostava da quinta-feira de Carnaval. “Hoje é o dia do samba, dia que ele sempre fez questão de participar, de prestigiar”, disse. 

Gaudenzi foi pioneiro em promover apoio financeiro às agremiações que fazem a festa, por meio da Bahiatursa, estimulando discussões nacionais e internacionais para os que despontavam como grandes talentos, consolidando o movimento da axé music com um plano de marketing diferenciado, ocupando espaços até então inéditos e fazendo com que a imagem da Bahia ganhasse o mundo.

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Diversos artistas da música baiana estiveram presentes na cerimônia oficial de entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, marcando a abertura do Carnaval de Salvador, no camarote da Prefeitura no Campo Grande. Entre os presentes estavam artistas como os cantores Xanddy (Harmonia), Tony Salles (Parangolé), Tuca Fernandes, Gerônimo, Wadinho e Kill (Chiclete), além das cantoras Daniela Mercury, Carla Cristina, Sarajane e Vina Calmon (Cheiro).  

O som ficou por conta de Léo Santana, em cima do trio sem cordas, abrindo oficialmente a folia no Circuito Osmar na noite que é tradicionalmente dedicada ao samba, com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, entre outras autoridades.  

Já no Circuito Dodô (Barra-Ondina), o Carnaval começou oficialmente no meio da tarde, com o início do Furdunço. Por lá já passaram ou irão passar atrações da pipoca apoiadas pela Prefeitura, a exemplo de BaianaSystem, Daniela Mercury, Claudia Leite, Saulo, Pegadeira, Harmonia do Samba, Banda Eva, Lincoln & Duas Medidas e Cheiro Híbrido. Confira a programação completa em www. curtacarnaval. com. br.

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O educador social Renildo Barbosa, de 42 anos, Rei Momo de Salvador, recebeu agora à noite as chaves da cidade das mãos do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, dando início oficial ao Carnaval da capital baiana. A solenidade festival aconteceu no camarote oficial da Prefeitura, no Campo Grande, e contou com a presença de artistas como Daniela Mercury, Tony Salles e Xanddy do Harmonia do Samba.  

Além do Rei Momo, que pesa quase 120 quilos, estavam presentes os ajudantes dele e a Rainha e Princesas do Carnaval, Jessie de Oliveira, Leila Figueiroa Santiago e Iasmin Oliveira Carneiro.  "A partir de agora só tem uma autoridade na cidade, que é o Rei Momo", brincou ACM Neto.  

O prefeito acredita que o Carnaval de 2019 vai entrar para a história e ficar no coração das pessoas como um dos maiores dos últimos tempos, graças ao momento singular vivido pela cidade, o único destino no Brasil recomendado pelo jornal The New York Times. Por conta desse boom turístico, o tema da folia deste ano é O Mundo Escolheu Salvador.  

"Desde sábado passado a cidade vive o clima de folia, com o pré-Carnaval. Agora começa oficialmente a folia, mas a cidade já está lotada, repleta de visitantes, e com a autoestima elevada. Dessa forma acreditamos que poderemos ter um dos maiores carnavais de todos os tempos", afirmou o prefeito. 

 

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Em sua primeira visita oficial a Salvador, nesta quinta-feira (28), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, conheceu as estruturas e os principais circuitos que compõem o Carnaval de Salvador. Além disso, manteve contato com representantes do trade turístico e conheceu a Casa do Carnaval, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional de Turismo e é o mais novo equipamento turístico da capital baiana.  

A meta é visitar as cidades do país consideradas principais responsáveis pela geração de emprego e renda - cujo impacto econômico atinge 80% - durante a maior festa popular do país. Em sua peregrinação, Marcelo Álvaro esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo, e depois de Salvador tem programação nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). 

"Estou levando as melhores impressões da cidade do Salvador, em todos os aspectos, sobretudo na alegria e segurança proporcionada às famílias, aos foliões e a todos que desfrutam do Carnaval. Neste quesito, Salvador hoje está num patamar elevadíssimo, preparada para receber turistas de qualquer parte do mundo, graças à sua tradição que faz de seu Carnaval o maior do planeta, que gera emprego, renda e inclusão social para os baianos", explica o ministro. 

Também foi pauta do ministro a percepção dos visitantes a respeito da cidade, aferida por meio do Programa de Otimização de Performance (POP), ferramenta virtual que oferece uma mostra analítica da opinião dos visitantes que frequentaram pontos turísticos, hotéis, bares e restaurantes de Salvador durante a alta estação. 

"É uma grande honra receber o ministro num momento tão importante para a cidade, seja pelo turismo, onde batemos recorde de fluxo, seja pela iminência do Carnaval, quando temos tantos turistas na cidade. Então é bom que o ministro conheça a cidade em seu melhor momento e durante esta festa tão grandiosa", declara Cláudio Tinoco, secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

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Toda a frota de táxi de Salvador estará em operação durante o Carnaval para atender os foliões que optarem pela comodidade desse meio de transporte individual. Cerca de 7,2 mil veículos estão autorizados a utilizar a Bandeira 2 a partir das 18h desta quinta-feira (28) até as 12h da Quarta-feira de Cinzas.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) criou 16 pontos especiais para embarque e desembarque nos dias da festa, com funcionamento 24 horas. Para evitar cobranças abusivas, folhetos com tabela de referência de preços de corrida estarão disponível para os foliões em alguns dos pontos de informação de trânsito e transporte para o Carnaval. Os valores também podem ser consultados no site mobilidadenocarnaval. salvador. ba. gov. br.

Faixas exclusivas – No Circuito Dodô (Barra-Ondina), os taxistas devem respeitar as faixas exclusivas para táxis, que serão segregadas com gradis. Este modelo de serviço foi iniciado em 2015, com resultado positivo na melhoria do tráfego e acesso dos passageiros ao serviço.

Um dos corredores fica na Avenida Oceânica, entre a Curva da Paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta Pua. O outro está localizado na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o último retorno próximo à Rua Miguel Bournier. Todos os táxis que adentrarem essas vias deverão acessar as faixas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros.

Mototáxi – O serviço de mototáxi contará com 1.100 profissionais credenciados este ano. Para atender à demanda dos foliões, a Semob montou uma operação especial, com seis pontos de embarque e desembarque nas proximidades dos circuitos, que funcionarão durante 24h.

Os pontos funcionam no Politeama (bolsão do lado esquerdo ao ponto de táxi), Praça Cairu (estacionamento Zona Azul, em frente ao Elevador Lacerda), Vale do Canela (sentido Terminal da França), Centenário (Rua Deocleciano Barreto), Avenida Anita Garibaldi (saída da Avenida Adhemar de Barros) e Avenida Oceânica (estacionamento em frente ao Isba).

Denúncias e informações – Os cidadãos contam ainda com canais de comunicação, disponibilizados pela Semob, para informações sobre o esquema de transporte na folia e denúncia de situações como cobrança abusiva ou recursa de corrida. Para denúncias, as opções são o Fala Salvador, no telefone 156, ou pelo número de WhatsApp (71) 99977-5135, informando o número do alvará. Assim como no site Mobilidade no Carnaval, também através do aplicativo CittaMobi, os foliões podem ter acesso aos pontos de táxis e barreiras de trânsito.

Localização dos pontos de táxi 24 horas no Carnaval:

– Viaduto Menininha do Gantois, no Vale do Canela (sinalizado com balão aéreo);

– Próximo ao Colégio Ideia, no Politeama de Cima (sinalizado com balão aéreo);

– Próximo ao Colégio Central, na Avenida Joana Angélica (sinalizado com balão aéreo);

– Em frente ao Elevador Lacerda, na Praça Cairu (sinalizado com balão aéreo);

– Ao lado do Viaduto da Sé, na Rua do Tijolo;

– Próximo ao galpão 7 da Codeba, na Avenida da França;

– Ladeira do Taboão, próximo à Praça do Pelourinho;

– Próximo à Ladeira dos Aflitos, na Rua Gabriel Soares;

– No Terminal da Barroquinha, ao lado do posto policial;

– No retorno próximo à Rua Airosa Galvão, na Avenida Centenário (sinalizado com balão aéreo);

– Na parte interna da Estação da Lapa;

– Próximo ao Hotel Sol Barra, no Porto da Barra;

– Perpendicular à Avenida Adhemar de Barros, na Rua Edgar da Mata (sinalizado com balão aéreo);

– Esquina com a Rua Agnelo de Brito, na Avenida Anita Garibaldi;

– Próximo ao ISBA, em Ondina (sinalizado com balão aéreo);

– Rua Afonso Celso, na Barra.

 

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A folia no bairro de Santo Antônio Além do Carmo terá apenas a presença de blocos de fanfarra, sopro e percussão licenciados pela Prefeitura, não sendo permitida, em qualquer hipótese, a utilização de trios, minitrios e carros de som nas ruas da localidade. A determinação foi dada pelo prefeito ACM Neto, durante a primeira reunião de avaliação do Carnaval, ocorrida nesta quinta-feira (28), no Palácio Thomé de Souza, que envolveu todos os secretários e gestores municipais.

A medida foi tomada devido às inúmeras reclamações dos moradores, registradas através do Fala Salvador 156. Com isso, uma operação conjunta será realizada no bairro durante todos os dias de festa e que envolverá as secretarias de Ordem Pública (Semop) e Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), além da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e Guarda Civil Municipal (GCM).

Antes da folia, já haviam sido feitas reuniões onde foi destacada a necessidade de fazer a festa carnavalesca com respeito à tradição do bairro, conhecido pela história e pela tranquilidade e que, nos últimos meses, vem recebendo muitos visitantes por ter sido cenário de novela. “Serão intensificadas as fiscalizações no bairro e, caso haja descumprimento, os equipamentos podem ser apreendidos e os proprietários, multados”, destacou o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara.

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A partir desta sexta-feira (1º), segundo dia de Carnaval, todos os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) já estarão disponíveis na sede do órgão, localizada na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, das 8h às 17h. A relação de documentos achados é atualizada diariamente e fica disponível no site da GCM.

A Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência da GCM chama a atenção sobre a consulta no site. As pessoas que perderem documentos, em qualquer dia da festa, devem consultar o site do órgão antes de se dirigir à Guarda, para verificar se o nome deste (a) consta na lista, na opção de documentos perdidos (www. gcm. salvador. ba. gov. br). A entrega é interrupta durante todo o Carnaval.

Todos os itens de identificação pessoal encontrados nas ruas e avenidas durante todo período carnavalesco pelos guardas são higienizados e catalogados no site. Para realizar a retirada, é necessário que seja apresentado algum documento de identificação ou o boletim de ocorrência. Após o final da folia, na Quarta-feira de Cinzas (6), a ação de entrega prossegue e vai até o dia 15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na base da GCM.

Balanço 2018 – No último Carnaval, foram resgatados 463 documentos na sede da Guarda Municipal. Após o prazo final, os documentos que não forem retirados serão devolvidos para seus respectivos órgãos emissores.

Dicas da Guarda para evitar perder documentos no Carnaval:

- Levar apenas o essencial, ou seja, documento com foto, cartão do SUS e plano de saúde, dinheiro trocado e cartão de crédito e/ou débito;
- Evitar bolsas grandes, malas e mochilas;
- É recomendável usar embalagens plásticas e na parte frontal do corpo, evitando bolsos traseiros, o que pode facilitar o roubo dos objetos pessoais.

 

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Uma parceria entre as secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e de Saúde (SMS) garantirá atendimento especializado no Hospital Municipal de Salvador (HMS) para meninas menores de 12 anos e meninos de 0 a 16 anos vítimas de violência sexual durante o Carnaval.

De acordo com dados nos últimos dois anos do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), casos relacionados a denúncias de violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres costumam aumentar até 20% no período do Carnaval.

“Essa será a primeira vez que as meninas e meninos vítimas de violência sexual terão essa intervenção para atendimento físico e psicossocial dentro de uma unidade de saúde deste porte, sendo um grande avanço para nossa cidade”, destaca a titular da SPMJ, Rogéria Santos.

A primeira recepção das vítimas de violência sexual será realizada por assistente social e/ou psicólogo nos módulos de saúde, que irão assistir vítima e pais ou responsáveis. O serviço social acionará o Conselho Tutelar e comunicará o caso à Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente (Derca). Será realizado atendimento clínico e acompanhamento do uso da contracepção de emergência, se necessário.

A transferência será feita através do Samu para o Projeto Viver (dentro do IML) ou para a UPA dos Barris, para execução do protocolo de Profilaxia de Exposição Sexual (PEP), procedimento necessário para vítimas de abuso sexual. Depois desses trâmites, a criança será encaminhada ao Hospital Municipal para exame ginecológico e atendimento da equipe multidisciplinar.

Finalizado o atendimento no Hospital Municipal, caso a criança esteja desacompanhada, a vítima será encaminhada para abrigamento nos Espaços Temporários de Convivência da SPMJ, que funcionarão durante 24 horas no período de Carnaval.

Espaços de convivência - A SPMJ disponibilizará espaços de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes e catadores de recicláveis que trabalham durante o Carnaval. Serão quatro Casas de Acolhimento Provisório disponíveis para os filhos de ambulantes e catadores cadastrados de recicláveis cadastrados pela Prefeitura (ver lista abaixo). Com capacidade para 100 crianças em cada unidade, por período integral, os espaços também poderão receber menores por meio de abordagem social e Conselho Tutelar.

“Nosso compromisso com a proteção e abrigo das crianças e mulheres em situação de violência e vulnerabilidade é, mais uma vez, firmado com os soteropolitanos. Estamos dispondo cerca de 300 profissionais, compondo uma equipe qualificada e preparada para o trabalho, que exige total dedicação”, afirmou a secretária.

Casas de Acolhimento Provisório:

Centro Municipal de Educação Infantil de Amaralina - Eduardo José dos Santos
Endereço: Rua Visconde de Itaborathy, 102, Amaralina
Crianças de 7 a 17 anos

Escola Municipal Casa da Amizade
Endereço: Rua Quintino de Carvalho, 277, Jardim Apipema
Crianças de 0 a 6 anos

Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas
Endereço: Rua da Mangueira, 19, Nazaré
Crianças de 7 a 17 anos

Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Endereço: Rua General Labatut, 49, Barris
Crianças de 0 a 6 anos

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