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A partir do hábito de separar resíduos recicláveis é possível obter pontos para serem trocados por alimentos e até descontos em cursos profissionalizantes. No Subúrbio de Salvador, isso já é uma realidade. A Casa SO+MA foi inaugurada na região na quinta-feira (21). Trata-se de um espaço situado na Praça da Revolução, em Periperi, onde os cidadãos podem realizar um cadastro gratuito e entregar materiais reaproveitáveis, como latinhas, garrafa pet, tampinhas, lacres, jornais, revistas, copos e sacolas plásticas. 

 A ação faz parte do programa SO+MA Vantagens, que já é realizado em São Paulo e Curitiba. Os participantes acumulam créditos que podem ser revertidos em produtos da cesta básica como feijão, arroz ou café. Ou, ainda, em desconto em empresas parceiras do programa, com cursos de pequena duração como cabeleireiro, corte e costura, e de cuidador de idosos. Os benefícios podem ser requeridos na própria Casa SO+MA. 

A iniciativa, que conta com parceria da Prefeitura, através da através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), além de apoio da marca Viva Schin e startup SOLOS, se utiliza da mesma lógica de qualquer outro programa de fidelidade, com um diferencial: o comportamento é a moeda de troca. Isto é, quanto maior a quantidade de itens levados, mais pontos são ganhos. 

“O programa procura associar a questão ambiental à oportunidade social. Temos mais de 1.500 famílias participantes do programa e mais de 100 toneladas de materiais encaminhados para a reciclagem, em dois anos de atuação”, explica a idealizadora do SO+MA Vantagens, Cláudia Pires. 

Para o titular da Secis, André Fraga, o programa vai incentivar a política de coleta seletiva na capital baiana. “É um desafio muito grande colocar em prática a coleta seletiva. A Política Nacional de Resíduos Sólidos traz como princípio a logística reversa e responsabilidades compartilhadas, e a Casa SO+MA traz exatamente o que é orientado, promovendo conexão entra a sociedade civil, setor privado, poder publico e o cidadão.” 

Coleta – Os materiais entregues pela população na Casa SO+MA serão coletados semanalmente pela Cooperativa dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e encaminhados para a sede da entidade.  Não são aceitos baterias, lâmpadas, medicamentos, isopor nem lixo orgânico. A estrutura funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábado, das 9h às 12h. 

De acordo com o diretor administrativo da Cooperguary, Genilvado Ribeiro, conhecido como Tico, a iniciativa vai gerar renda para a comunidade. “Mais de 30 famílias serão beneficiadas diretamente”, destacou. Morador de Periperi, Carlos Antônio Anunciação dos Anjos, 59 anos, fez cadastro e elogiou a ação sustentável: “É uma boa iniciativa, que deixará o bairro mais limpo e incentivará nós, moradores, a ter uma vida saudável.” Mais informações podem ser obtidas pelo site www . somavantagens . com . br .

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Espera por cartela na vaga pública de estacionamento, perda de tempo ao aguardar ônibus no ponto ou, ainda, estresse ao tentar dirigir por uma via congestionada.  Esses e outros problemas podem ser evitados utilizando o Zona Azul Digital, CittaMobi e NOA Cidadão, oferecidos pela Prefeitura para facilitar a vida de motoristas e passageiros que querem curtir o Carnaval numa boa, sem estresse. 

O CittaMobi, lançado por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), tem como intuito auxiliar o passageiro dos ônibus de transporte público de Salvador. Com o aplicativo é possível, por exemplo, acompanhar o itinerário da linha de ônibus pretendida, obter informações sobre a relação das linhas que atendem a cada um dos pontos de parada e a previsão real do horário de chegada do ônibus em determinado ponto. Além disso, permite a interação do usuário diretamente com o sistema, comunicando deficiências no serviço. 

No Carnaval, a ferramenta tem um diferencial: o app, que está disponível para Android e iOS, foi customizado levando em conta todas as alterações no trânsito da cidade durante a maior festa de rua do planeta. Foram disponibilizadas diversas informações para os usuários, entre elas a localização dos pontos especiais de táxi, fretamento, mototáxi, transporte por ônibus convencional, complementar e especial do Carnaval, além de todas as barreiras de trânsito com os horários de fechamento e os ascensores, com informações de tarifas e horário de funcionamento. 

“É uma ação para melhorar a vida do folião no Carnaval. Já foi copiado por mais de dez capitais, é um case de sucesso da Prefeitura. Do ponto de vista da gestão, é importante porque os ônibus da cidade são monitorados em tempo real e, pelo conforto, permite que ele se planeje pra só ir ao ponto na hora que os ônibus chegam”, afirma o titular da Semob, Fábio Mota. 

Somente em janeiro último, o aplicativo registrou cerca de 6 milhões de acessos. Durante todo o ano de 2018, foram 66.369.261 acessos. E já foram contabilizados 1,5 milhão de downloads da ferramenta. 

Estacionamento prático - Já o Zona Azul Digital, lançado por meio da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), também disponível para Android e iOS, veio para facilitar a vida dos motoristas no momento do estacionamento dos veículos. São 12,5mil vagas de Zona Azul da cidade, cujas tarifas podem ser pagas usando apenas o celular. 

O objetivo do Zona Azul Digital é acabar com problemas como a falta de guardadores e oferecer à população mais opções de pagamento, além de uma tolerância de 15 minutos. Pagamentos via cartão de crédito, débito, e boleto bancário são algumas opções que estão disponíveis. Os créditos podem ser comprados com antecedência ou apenas no momento em que o motorista for estacionar o veículo. Não haverá alteração nos valores já cobrados atualmente, de R$3 por 2h, R$6 por 6h e R$9 por 12h. 

Os créditos ativados e encerrados com saldo de horas podem ser reutilizados em outro logradouro, desde que a regra de utilização seja a mesma. Por exemplo: sendo o crédito inicial adquirido para a regra de 6h, o saldo de horas não poderá ser utilizado em locais com regra de 2h. Em eventos, a cobrança pode variar entre R$10 e R$20, dependendo da sinalização. 

“Ambos os serviços estarão funcionando normalmente durante o Carnaval e o cidadão poderá utilizá-los sempre que precisar de algum serviço da Transalvador. Os condutores poderão utilizar os apps do Zona Azul Digital tanto para estacionar nas vagas próximas ao circuito, quanto em todos os outros locais da cidade onde disponibilizamos os serviços. O NOA Cidadão também funcionará normalmente durante a folia, podendo ser acionado pela população que desejar denunciar qualquer irregularidade no trânsito que esteja acontecendo na cidade”, explica o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. 

Desde que foram implantados, em outubro do ano passado, os aplicativos foram utilizados 65.016 vezes como forma de pagamento para estacionamento numa área de Zona Azul. Já foram feitos 62.435 downloads dos dez aplicativos já credenciados. Para saber quais os aplicativos homologados, basta entrar no site da Transalvador, no endereço www . transalvador . salvador . ba . gov . br. Se a pessoa não tiver plano de internet no celular, ele pode ativar o estacionamento por meio de SMS usando um dos aplicativos ZAD. 

Emergências - Pelo NOA Cidadão, também ligado à Transalvador e disponível para Android e iOS, é possível solicitar atendimentos emergenciais, como remoção de carros estacionamentos irregularmente e reportar acidentes na via. Além disso, o cidadão pode informar problemas na via como irregularidades na sinalização, semáforos sem funcionar corretamente, óleo na pista, veículos quebrados ou outra intercorrência nas vias. 

O reclamante pode também enviar fotos do problema. Essas solicitações são recebidas pelos agentes que atuam no Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento 24 horas da autarquia.  O cidadão receberá uma mensagem com a resposta à sua demanda ao ter seu atendimento finalizado pela Transalvador. 

Ainda com a ferramenta, o usuário pode receber alertas de ocorrências de grande impacto no trânsito em tempo real, e evitar vias que estejam com alguma situação. Também pelo aplicativo é possível fazer o cadastro do veículo, informando no aplicativo o número do Renavan e placa, para que o condutor seja avisado caso seja autuado pelo órgão de trânsito. 

É possível, ainda, consultar a segunda via de notificações e até mesmo ser avisado do vencimento de multas. Ao clicar nas notificações, os detalhes da autuação serão exibidos na tela com informações como prazo de defesa e de apresentação de condutor. Porém, as novas funcionalidades não alteram o envio da notificação por correspondência impressa - as vias amarela e verde. 

O aplicativo também permite que sejam feitas solicitações que envolvam outros órgãos, como queda de árvore ou pontos de alagamento, por exemplo. Em casos de acidentes com vítimas, o cidadão poderá acionar a Transalvador, que irá informar imediatamente a ocorrência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

O aplicativo foi lançado em 2016, quando teve 10.034 acessos. Nos anos seguintes, foram registrados 18.358 acessos em 2017, 21.942 em 2018 e, até o momento, foram contabilizados 2.750 chamadas em 2019. Ao todo, o app já foi baixado 34 mil vezes.

 

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A maioria da população soteropolitana aprova a gestão do prefeito ACM Neto, conforme levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo Bahia Notícias e Grupo Metrópole. Do total de entrevistados, 73% disseram que aprovam a maneira do prefeito de administrar a cidade. Apenas 22,7% desaprovaram, e 4,3 não opinaram. A atual administração municipal foi avaliada como boa (34,4%) e ótima (23%) pelos soteropolitanos. Avaliaram como regular 26,3%, 8,9% como ruim e 6,5% como péssima. Outros 0,9% não souberam ou preferiram não opinar. O Instituto consultou 804 eleitores, entre os dias 17 a 20 deste ano. 

"Chegar ao sétimo ano de gestão com a notícia de que 73% da população de Salvador aprova o meu trabalho é gratificante demais. E eu não estou aqui comemorando apenas o resultado de uma pesquisa, mas sim o carinho e reconhecimento que eu tenho recebido todos os dias em Salvador e em vários cantos do Brasil. É muito bom ser parado no meio de uma comunidade em Salvador, de um shopping, aeroporto, de uma rua em São Paulo ou Brasília e ouvir: 'Salvador está transformada, Neto! Parabéns!'. O sentimento é de realização por saber que hoje nossa cidade vive o melhor momento dos últimos tempos. Vamos continuar seguindo o passo com muito trabalho, humildade, ouvindo a população e, principalmente, sabendo que ainda há muito o que ser feito. Salvador voltou a brilhar, mas a primeira capital do Brasil ainda vai nos orgulhar muito mais", comemorou o prefeito.

 

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Novo titular da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), o engenheiro Jessé Motta Carvalho Filho traz na bagagem experiência de inciativas públicas e privadas. Iniciou a vida profissional trabalhando na Barragem de Pedra do Cavalo, posteriormente foi por 12 anos diretor da Embasa, passando pelos setores da Engenharia e Operação, onde contribuiu com a implantação do Bahia Azul. Teve experiência como presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas, além de passagem pela Conder, onde trabalhou na obra da Via Expressa.

Para Jessé, o grande desafio ao assumir o cargo é o volume de investimentos e a perspectiva ainda maior nos próximos dois anos. Ele espera dar conta dos investimentos com a atual estrutura, conseguindo manter os prazos previstos e a qualidade, que é a marca da atual gestão.

“A gestão de ACM Neto tem feito muitas obras, muitos investimentos de sucesso, reconhecidos pela população. Espero contribuir para que esse trabalho avance cada vez mais”, aponta o superintendente. Jessé ressalta ainda que conta com o apoio do prefeito, vice prefeito e secretário de infraestrutura para reforçar a equipe e poder vencer os desafios que enfrentará na função.

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A Lavagem de Itapuã aconteceu nesta quinta-feira (21), reunindo gente de todos os cantos e com diversos propósitos. Houve os que foram à festa só para assistir às atrações artísticas e os desfiles dos grupos culturais. Teve quem foi à missa logo no raiar do dia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã para escutar uma mensagem de fé, para fazer pedidos ou para agradecer pelas bênçãos alcançadas. Mas teve também quem foi só para participar da parte profana. Essa diversidade de interesses é uma das características principais do evento, que possui 114 anos de história.

O relógio marcava pouco mais de 12h e a temperatura passava dos 30 graus quando o segundo cortejo das baianas saiu de Piatã, na altura do Atakarejo, rumo à Praça Dorival Caymmi para lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. No grupo, Gildete Mendes, 68, levava ebô para Oxalá e flores para Obaluê. “Vim pedir força, progresso e paz”, declarou ela, em ato que marca o sincretismo religioso da festa.

Com energia de sobra, para dar e vender, Geni Oliveira, 60 anos, e João Batista, 66, admitiram que só saíram da Boca do Rio, onde moram, para curtir o samba de roda presente nos diversos pontos do circuito. “Não temos hora para voltar para casa. Nós sempre vamos para todas as festas que acontecem na cidade. Participamos dessa Lavagem há uns 20 anos. O Carnaval vem aí e vamos pular todos os trios”, garantiu Geni.

Morador de Itapuã, o programador Ariel Bello, 29, sabe bem como os festejos que acontecem no bairro mudam a rotina dos moradores nesse período do ano. Acordou por volta das 3h com o som da alvorada dos primeiros fogos de artifício, que anunciou o início da Lavagem. Apesar de não curtir festas populares, ele resolveu sair de casa para apresentar um pouco da cultura profano-religiosa de Salvador ao seu amigo gringo, o holandês Bjorn Vander Ster, 30. “Nunca tinha ouvido falar dessa manifestação cultural. É diferente de tudo o que eu já vi na Europa. Parece ser bastante amigável”, definiu Bjorn.

As comemorações pela Lavagem de Itapuã se estenderão noite adentro, mas a festa na região não para por ai. Na sexta (22), atrações locais ainda se apresentam no bairro em clima de ressaca. O sábado (23) será marcado por diversas atividades náuticas esportivas e pelo Terno de Reis, manifestação cultural histórica feita por moradores, a partir das 18h. As celebrações chegam ao fim na segunda (25), com a entrega de uma oferenda a Iemanjá, a partir das 15h, e uma peixada nativa, às 18h, na sede da Associação dos Moradores de Itapuã.

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Com a proposta de distribuir cerca de 20 mil cartilhas informativas até o Carnaval, a Coordenadoria de Prevenção à Violência (Ceprev) da Guarda Civil Municipal intensifica as ações destinadas a evitar complicações para os foliões que vão curtir a folia em Salvador. Durante a manhã desta quinta-feira (21), os agentes estiveram na Estação Mussurunga, onde distribuíram 1.100 panfletos e orientaram os usuários do sistema público de transporte sobre os principais cuidados relativos à segurança, saúde e atenção com crianças durante a festa.

Além das estações de transbordo, a atividade, que acontece desde o início de janeiro, é realizada ainda junto à rede hoteleira, em praças, praias e demais pontos turísticos da capital baiana, a exemplo do Elevador Lacerda, Pelourinho e Mercado Modelo.

Os temas da cartilha são pertinentes tanto ao folião residente em Salvador como a visitantes, e estão dispostos em opção bilíngue, em português e em inglês. Dentre as recomendações constantes no informativo, está a necessidade de identificação de crianças, caso se percam.

Também é sugerido ao folião que vá para a rua portando somente um documento de identificação com foto, a carteira do plano de saúde ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e dinheiro trocado, para evitar a exposição de notas de valor elevado na frente de estranhos.

Recepção - Populares presentes na Estação Mussurunga destacaram a importância da ação preventiva da GCM. "É uma ação essencial para alertar quem vai à festa. Isso possibilita ao folião saber como se prevenir antes de sair de casa. Durante o Carnaval, os circuitos atraem muita gente, que vai lá apenas para se divertir. Mas, inevitavelmente, há aqueles que vão mal-intencionados", diz Ana Rosa Gonçalves, de 32 anos, professora.

Para o músico Sérgio Almeida, de 37 anos, "todo o cuidado é pouco. Sempre saio só com a identidade e deixo o celular em casa. Acredito que esse trabalho que a GCM faz de alertar a população vem numa boa hora, ainda mais porque o Carnaval começa daqui a uma semana".

Os informes reiteram que é terminantemente proibido o porte de armas brancas, a exemplo de facas, punhais e facões, mesmo para vendedores ambulantes. Os panfletos assinalam também a necessidade de prevenção quanto ao risco da embriaguez no circuito e sua propensão a conflitos com terceiros. E em caso de confusão, pede-se que o folião se afaste imediatamente do centro da polêmica, para evitar incidentes mais graves.

Responsável pela coordenação da ação, o GCM André Rocha avisa que novas investidas ocorrerão até o início da festa. "Na sexta-feira (22), a ação ocorre na Estação Rodoviária de Salvador, na Avenida ACM; já no domingo (24), faremos a distribuição no Terminal de São Joaquim (Ferryboat); na segunda (25), estaremos no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. Ainda em fase de negociações com a operadora do sistema, a GCM pretende executar a atividade também nas estações de metrô da cidade", diz.

"Chegamos ao terceiro ano distribuindo esses panfletos e já notamos uma diminuição acentuada do índice de desaparecimento de crianças durante a festa. também contamos com o apoio da população, que comprou a ideia e nos dá um retorno positivo quanto a nossas ações", afirma Rocha.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece vagas de emprego para esta sexta-feira (22). Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio (Rua Miguel Calmon, nº 506, Edf. Ouro Preto); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, nº 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

Vagas do SIMM para sexta-feira (22)

Vigilante
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, curso de condutor de emergência e vigilante atualizados, CNH D
Salário: 1.084,00 + Adicional de periculosidade + Benefícios
4 vagas

Atendente de Restaurante
Ensino médio completo, 1 ano de experiência, ter fácil acesso ao Shopping Paralela e disponibilidade de horário
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Cozinheiro de Restaurante
Ensino médio completo, 1 ano de experiência
Salário: A combinar
1 vaga

Costureira
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência em costura de fardamento profissional
Salário: 1.050,00
1 vaga

Cozinheiro de Restaurante
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter fácil acesso ao Shopping Paralela.
Salário e benefícios a combinar
1 vaga

Eletricista de Rede (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Habilitação B, imprescindível Curso de Eletricista de Rede do SENAI ou da Escola de Engenharia Eletromecânica
Salário e benefícios a combinar
4 vagas

Técnico de Obras (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Habilitação B, imprescindível Curso de Eletrotécnico ou Eletromecânico
Salário e benefícios a combinar
4 vagas

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Durante o Fuzuê e Furdunço, neste sábado e domingo (23 e 24), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) disponibilizará um espaço de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes e catadores que trabalham durante a festa. O serviço de acolhimento com capacidade para atender 60 crianças, de 0 a 17 anos, funcionará na Escola Municipal Casa da Amizade, na Rua Quintino de Carvalho, nº 277, no Jardim Apipema.

A iniciativa adotada em todas as festas populares de Salvador faz parte das ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como o Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Salvador. A secretária da SPMJ, Rogéria Santos, ressalta a relevância do serviço. “Daremos continuidade a este importante trabalho, que garante a proteção dessas crianças, menores de idade, em situação de vulnerabilidade, com ainda maior atenção e cuidado este ano”, comenta.

A estrutura montada terá equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, além da equipe de coordenação da SPMJ. Quem quiser deixar a criança na casa de acolhimento, basta se dirigir à escola portando Certidão de Nascimento do menor, RG e comprovante de residência, além dos documentos do responsável legal.

Carnaval – Durante o Carnaval, que inicia no dia 28 de fevereiro, a SPMJ terá quatro Casas de Acolhimento Provisório disponíveis. Cada unidade terá capacidade para abrigar 100 crianças e adolescentes por período integral. Os menores também poderão ser encaminhados por meio de abordagem social e Conselho Tutelar.

Serão implantados também observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa. Coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) em parceria com a SPMJ, o observatório será distribuído pelos circuitos e funcionará das 13h à 0h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também poderá denunciar por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.

Casa de Acolhimento no Fuzuê e Furdunço

Escola Municipal Casa da Amizade
Endereço: Rua Quintino de Carvalho, 277, Jardim Apipema
Crianças de 0 a 17 anos

Casas de Acolhimento Provisório no Carnaval

Escola Municipal Osvaldo Cruz
Endereço: Rua do Meio, 13 - Rio Vermelho
Crianças de 7 a 17 anos

Escola Municipal Casa da Amizade
Endereço: Rua Quintino de Carvalho, 277, Jardim Apipema
Crianças de 0 a 6 anos

Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas
Endereço: Rua da Mangueira, 19, Nazaré
Crianças de 7 a 17 anos

Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Endereço: Rua General Labatut, 49, Barris
Crianças de 0 a 6 anos

Observatórios de Violência Contra Mulheres no Carnaval

Posto Central
Campo Grande

Circuito Osmar (Centro):
Piedade
Praça Castro Alves
Casa de Itália

Circuito Dodô (Barra/Ondina):
Farol da Barra
Clube Espanhol
Largo do Camarão

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Todos os corredores, salas, equipamentos e profissionais foram fruto de curiosidade, admiração e expectativa dos moradores do Bairro da Paz, que ganharam o tão sonhado Pronto-Atendimento (PA) 24 horas da localidade, instalado pela Prefeitura na Rua Tancredo Neves, s/n.

A entrega do Centro de Saúde Dr. Orlando Imbassahy, que manterá também atividades de Unidade Básica de Saúde, foi realizada nesta quinta-feira (21), em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, dentre outras autoridades e população.

“Essa promessa foi feita várias vezes aqui por outros políticos e coube a esta gestão cumprir esse compromisso. É um sonho antigo dos moradores daqui ter essa unidade 24 horas de urgência e emergência em saúde e sabemos que isso vai fazer toda a diferença para quem mora aqui no Bairro da Paz”, afirmou o prefeito.

Ampliação – Com o Pronto-Atendimento, o posto passará a oferecer serviços de emergência 24 horas, contando inclusive com leito de reanimação e de isolamento. No total, serão nove leitos, além de sala de inaloterapia (adulto e pediátrico), farmácia satélite, laboratório, exames de Raio X e Ecocardiograma. O atendimento será feito por 160 profissionais e serão ofertadas especialidades como clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, nutrição, assistente social, odontologia e psicólogo.

Nos casos em que houver necessidade de um procedimento mais complexo, o paciente será referenciado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã. O investimento no Centro de Saúde Dr. Orlando Imbassahy foi de, aproximadamente, R$ 920 mil na reforma e ampliação, com instalações adequadas aos padrões do Ministério da Saúde. “Com essa unidade, conseguimos ampliar o atendimento de urgência e emergência em um local de muita necessidade”, pontuou o secretário Luiz Galvão.

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