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Que Salvador voltou a brilhar e ser um dos principais destinos nacionais e internacionais no desejo e no imaginário de todos não é novidade para ninguém. No entanto, mais um dado comprova o sucesso do verão na capital baiana: a taxa de ocupação hoteleira da cidade, que no mês de fevereiro chegou a 70,67%, segundo a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA). 

A marca é superior 3,22% em relação ao mesmo período do ano passado, e foi considerada pelo trade turístico da cidade a melhor da década. Vale ressaltar que o Carnaval de 2019 foi realizado em março, o que poderá aumentar ainda mais a taxa de ocupação hoteleira. 

Segundo o presidente da FeBHA, Silvio Pessoa, a alta estação proporcionou o crescimento de todos os setores envolvidos com o turismo. “Foi fantástico. Todos saíram ganhando. Sem falar do sol que tivemos nesta temporada. Agora, na baixa estação, esperamos que o calendário de eventos venha com força total, enquanto o Centro de Convenções não tem as obras concluídas”, afirma. 

Gestor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco diz que tal dado é reflexo do trabalho da Prefeitura em parceria com o trade turístico. "O prefeito ACM Neto sabe da importância do turismo para a cidade e, por isso mesmo, nós temos investido, sob orientação dele, na promoção turística de forma estratégica e eficiente ao longo de todo o ano”, pontua. 

Promoção da cidade - Entre as ações de promoção turística já previstas para este ano, está a continuação dos road shows no Brasil e na América Latina, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). A iniciativa consiste em capacitar agentes de viagens e operadores de turismo a vender o destino Salvador. Entre 2017 e 2018, cerca de 4 mil operadores de viagens receberam o treinamento. 

Em parceria com a Salvador Destination, a Prefeitura vai promover press trips, ação que traz jornalistas, sobretudo estrangeiros, para vivenciar a cidade; e o Salvador Nice To Meet You, que traz operadores de viagens e promotores de eventos para fazer uma visita de familiarização com a capital baiana. 

A Secult vai, ainda, intensificar a comunicação digital, participar de feiras de turismo e fazer missões internacionais. Além disso, a Prefeitura vai lançar, nas comemorações pelo aniversário de 470 anos da cidade, agora em março, novas obras de requalificação da orla, a exemplo do trecho entre Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga, além da implantação do Museu da Música Brasileira, da Casa da História de Salvador e do Arquivo Público Municipal.  

O Centro de Convenções de Salvador, que também vai alavancar o turismo na baixa estação, terá as obras concluídas em setembro. A licitação para a concessão da empresa que vai administrar o equipamento deve ser lançada ainda este mês. 

 

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Até as 17h30 desta quinta-feira (14), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 48 ocorrências em função das chuvas na cidade. Foram três alagamentos de imóveis, 16 ameaças de desabamento, quatro ameaças de desabamento de muro, 17 ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, uma árvore caída, duas avaliações de imóveis alagados, um desabamento parcial e duas infiltrações. Não há registro de feridos.

A região com maior quantidade de chuvas na capital foi Pituaçu (com 17,6 mm), seguido por Planalto Real, no Subúrbio (13,8 mm), Baixa de Santa Rita, em São Marcos (13,4 mm), Centro Administrativo da Bahia (12,4 mm) e São Cristóvão (11 mm). Para os próximos três dias, o órgão prevê céu claro a parcialmente nublado, com pouca chance de chuva e temperatura mínima de 25º Celsius e máxima de 34º.

A Codesal segue com o plantão de 24 horas, funcionando plenamente, e atendendo as solicitações pelo telefone gratuito 199. No período chuvoso, o órgão intensifica as atividades de vistoria em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população e preservar vidas a partir da redução de desastres em áreas passíveis de deslizamentos de terra e alagamentos.

Monitoramento – A Codesal conta com 38 pluviômetros e sete sistemas de alerta e alarme, com oito sirenes, que monitoram comunidades situadas em áreas de risco. Este sistema trabalha com tecnologia de ponta e informa os moradores sobre o risco iminente de acidentes por meio de mensagem de texto por celular (SMS). O gerenciamento de risco climático é feito pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec), que conta com equipamentos de alta tecnologia e foi construído com um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

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Começam na próxima segunda-feira (18) as aulas do Projeto Ginga 2, responsável por ensinar capoeira a 450 jovens das escolas municipais Cristo Rei, em Boca da Mata, e Vale das Pedrinhas. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado através da Organização Social De Peito Aberto e conta com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed).

Interessados podem efetuar as inscrições para participar das aulas de capoeira até esta sexta-feira (15), procurando uma das unidades escolares contempladas. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar atestado de matrícula, cópias do RG do aluno e do responsável, além de um comprovante de residência. As aulas serão gratuitas e os alunos ainda receberão kit de material para utilização durante as atividades do projeto.

Os encontros serão realizados em ambos os turnos e os alunos terão aulas duas vezes por semana no contraturno escolar. Serão beneficiados crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos. De acordo com a organização do evento, a oportunidade de entrar em contato com uma das mais tradicionais artes-luta, considerada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, irá reforçar vínculos culturais além de estimular melhora no rendimento escolar.  O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

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O Restaurante Popular Cuidar, localizado em São Tomé de Paripe, completa 14 anos de existência nesta sexta-feira (15). Para comemorar a data, a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), unidade vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), em parceria com Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), realizará uma programação especial, das 9h às 14h.

Por meio do Projeto Ruas de Lazer, da Semtel, serão realizadas atividades de pintura de rosto, de papel, cama elástica, piscina de bolas, ginástica rítmica, além de um almoço festivo, música ao vivo e a distribuição de torta doce para 400 pessoas.

Cerca de 350 refeições são servidas diariamente no restaurante ao preço de R$1. Crianças de até 10 anos não pagam. Titular da Semps, Leo Prates destacou a importância do Restaurante Popular Cuidar para a população. “São 14 anos servindo almoço a preço popular de R$ 1 para as pessoas que realmente precisam. É um serviço de grande importância e abrangência e merece todo o reconhecimento”, disse.

Confira abaixo programação completa:

9h - Abertura com coordenador Gabriel Falcetta falando sobre a trajetória do restaurante. Projeto Ruas de Lazer com atividades de pintura de rosto, de papel, cama elástica, piscina de bolas, ginástica rítmica, dentre outros.

11h30 - Almoço festivo e torta doce para 400 pessoas com música.

14h - Encerramento.

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Salvador recebe a 11ª edição do Fórum Internacional RedEAmérica, que acontece no próximo dia 21 de março, a partir das 8h, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Inovação (Secis), reunirá alguns dos maiores investidores sociais da América Latina para discutir o tema “A Contribuição da diversidade para a promoção de comunidades sustentáveis”.

O objetivo do encontro é estimular a reflexão sobre as oportunidades e desafios que a diversidade representa para que as empresas e fundações construam o desenvolvimento sustentável. Para isso, o Fórum terá a participação de representantes de grupos sociais atuantes em periferias, comunidades de base e organizações promotoras e defensoras de direitos. Cerca de 200 pessoas de 14 países são esperadas no evento.

Serão promovidas diversas conferências, painéis e sessões paralelas sobre o tema proposto, além da entrega do Prêmio Transformadores que destaca experiências inovadoras, inspiradoras e notáveis na promoção de comunidades sustentáveis. As inscrições e a programação completa do evento podem ser acessadas no site www. fir-redeamerica. org/ pt.

Como programação extra do Fórum, será oferecida gratuitamente, no dia 22, a atividade “Medindo o impacto do investimento social privado – Dia de aprendizado prático”. A ação, que tem vagas limitadas, acontecerá no Hotel Sol Victoria Marina, das 8h às 11h. Na ação, os conferencistas auxiliarão os participantes para que aprendam conceitos práticos, exemplos e ferramentas, no sentido de conseguir avaliar o impacto do investimento social privado.

Além disso, junto com o Fórum, Salvador recebe também o Encontro Anual da RedEAmérica, a ser realizado a partir da próxima segunda (18) até a sexta-feira (22). Esse encontro possui uma programação voltada para os membros, com assembleias, rodadas de aprendizagens, visita a projetos locais e discussões sobre a Rede, dentre outras ações.

Carbono Zero – O Fórum será ainda um evento Carbono Zero, ou seja, será neutralizada a emissão de gás carbônico de todas as fases envolvidas, desde as atividades de preparação (transporte de palestrantes e participantes), durante a realização (energia elétrica e alimentação), e o pós-evento. Para isso, um plantio simbólico de 15 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica será realizado pela Secis na próxima terça-feira (19), na Escola Municipal Anita Barbuda, localizada no bairro de Santa Cruz, atrás do Parque da Cidade. As outras 685 mudas serão plantadas após o evento.

 Realização – O Fórum Internacional RedEAmérica também é apoiado pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, e pela Federação de Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

A RedEAmérica foi criada em 2002 e congrega 80 empresas e fundações de origem empresarial de 14 países da América Latina e Caribe. Atua na co-criação de conhecimento e articulação de práticas com o propósito de qualificar e expandir as ações empresariais para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.

No Brasil, o bloco é composto por organizações que são referência no setor, como a Fundação Alphaville, Fundação Otacílio Coser, Instituto Arcor Brasil, Instituto BRF, Instituto Camargo Corrêa, Instituto LafargeHolcim, Instituto InterCement, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos.

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Salvador recebe, neste mês em que comemora 470 anos, o Festival Transatlântico de Fotografia. A mostra vai reunir, entre os próximos dias 21 e 24, na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, 52), uma exposição com fotografias dos artistas Claudia Andujar, Mario Cravo Neto e Miguel Rio Branco, além de imagens do século XIX produzidas pelos fotógrafos Marc Ferrez e Alberto Henschel, que integram o acervo do Instituto Moreira Salles.

Com o patrocínio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e da Caixa Econômica Federal, o festival é a primeira atividade do Instituto Mario Cravo Neto (IMCN) voltada para o público, desde a fundação da instituição, em 2017. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O acesso às palestras está limitado à capacidade das igrejas que sediarão os encontros.

“O festival nasce com o objetivo de fortalecer nossa plataforma de eventos, diversificando as atividades voltadas para a economia criativa da cidade. Acreditamos na fotografia como plataforma de transformação e uma área especial de arte. O incentivo é essencial para o desenvolvimento dessa plataforma, assim como para inspirar os novos talentos”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Atividades – Na abertura, que acontece às 19h do dia 21, também será lançado o I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia. A ação vai dar incentivo a um fotógrafo brasileiro ou naturalizado para realizar um projeto fotográfico que será apresentado ao IMCN. “O Festival Transatlântico e o Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia são os primeiros passos para recolocar Salvador na cena nacional como o centro das artes visuais”, afirma o gestor do IMCN, Christian Cravo.

Além da exposição, que poderá ser visitada diariamente das 10h às 19h, haverá um ciclo de palestras com a participação de nomes da cena contemporânea da fotografia, propondo um diálogo sobre o homem transatlântico. Ainda como parte do evento, na escadaria da Igreja do Passo, também no Pelourinho, será montada uma exposição de retratos colorizados do Nordeste, que integram o acervo do colecionador Titus Riedl. As imagens expostas serão ampliadas no formato 2m x 3m.

As palestras terão como foco temas que vão da fotografia do cinema à etnografia. Dentre os convidados estão os cineastas Sergio Machado e Marco Del Fiol; a curadora geral do Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil, Solange Farkas; Raquel Rezende, do Instituto Moreira Salles; Silvio Frota, diretor do Museu da Fotografia de Fortaleza; Titus Riedl, dono da maior coleção do Brasil de retratos pintados do Nordeste; Lázaro Roberto, do Zumvi – arquivo fotográfico que reúne a memória do povo negro da Bahia; Walmyra Albuquerque, professora do Departamento de História da UFBA; João Machado, fotógrafo que registra as tradições do sertão baiano e Rodrigo Rossoni, professor da Facom/Ufba e criador do projeto LAB/Foto.

 

Programação:

21/3 (quinta-feira)

19h – Abertura do festival com coquetel e lançamento do I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia

 

22/3 (sexta-feira)

10h30 – Palestra com Christian Cravo e Solange Farkas – “O acervo do Instituto Mario Cravo Neto”

15h – Palestra com o cineasta Sérgio Machado – “A identidade visual dos filmes de Sergio Machado calcados na cultura baiana”

17h – Mesa redonda com Raquel Rezende (IMS), Lázaro Roberto (Zumvi) e Walmyra Albuquerque (Ufba) – “O acervo do Instituto Moreira Salles e a parceria com o IMCN”

 

23/3 (sábado)

10h30 – Palestra com o fotógrafo João Machado – “Registro fotográfico das tradições do sertão”

15h – Palestra com Silvio Frota – “O trabalho do Museu da Fotografia de Fortaleza”

17h – Palestra com Marco Del Fiol, diretor do documentário “Cravos”

 

24/3 (domingo)

10h30 – Palestra com Rodrigo Rossoni – Apresentação do projeto LABFOTO da Faculdade de Comunicação da Ufba

15h – Palestra com Titus Riedl – “Tradição dos retratos pintados do Nordeste”

17h – Palestra com o fotógrafo Pedro Vasquez – “A obra de Miguel Rio Branco”

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece vagas de emprego para esta sexta-feira (15). Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 Vagas do SIMM para sexta-feira (15):

 Recepcionista de Restaurante

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, imprescindível experiência exclusiva com restaurante, conhecimento de informática

Salário: da categoria + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de Cozinha

Ensino médio completo, 1 ano de experiência

Salário: da categoria + benefícios

1 vaga

 

Encarregado de Açougue

Ensino médio completo, 1 ano de experiência

Salário: a combinar

2 vagas

 

Camareira

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para residir em alojamento de funcionários em Imbassaí

Salário: R$1.084,00 + Benefícios

1 vaga

 

Técnico em Telefonia e TV

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para residir em alojamento de funcionários em Imbassaí

Salário: da categoria + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: R$1.084,00 + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de Garçom (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: R$1.084,00 + benefícios

1 vaga

 

Vendedor Interno

Ensino médio completo, 1 ano de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de Departamento de Pessoal

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, disponibilidade de horário

Salário: R$1.224,00 + benefícios

1 vaga

 

Estoquista (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Gerente de Vendas

Ensino médio completo, 1 ano de experiência na área, habilitação B

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Mecânico de Refrigeração

Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável CNH A ou B, curso na área

Salário: R$1.500,00 + benefícios

2 vagas

 

Técnico em Refrigeração

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, imprescindível experiência com manutenção de ar-condicionado e vivência na área elétrica

Salário: R$1.505,00 +benefícios

1 vaga

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A Prefeitura deu mais um passo para modernizar o sistema de informação da gestão municipal com o lançamento do Portal do Gestor, nesta quinta-feira (14), no Palácio Thomé de Souza. Estiveram presentes na apresentação da ferramenta o prefeito ACM Neto; o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis; e outras autoridades municipais.

Criada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), a ferramenta é de uso interno da administração e reúne e centraliza, de forma segura e prática, dados referentes à gestão orçamentária e financeira do município. Por meio do dispositivo, por exemplo, é possível visualizar os gastos, a aplicação de recursos, comparar despesas entre um ano e outro, acompanhar o balanço orçamentário e o desempenho fiscal de forma simples e rápida.

A plataforma está disponível para servidores que atuam na gestão financeira e orçamentária de Salvador e também poderá ser acessada por meio de aparelhos móveis como tablets e celulares. “Temos hoje uma das ferramentas mais modernas de planejamento e acompanhamento da execução orçamentária para a Prefeitura, com quadro completo das condições dos principais contratos de cada órgão”, disse o prefeito.

“Concedemos aos gestores todas as condições para eles organizarem melhor o trabalho, de terem uma visão plena de tudo o que está acontecendo na secretaria e, sobretudo, permitir o controle do gasto público e da produtividade da Prefeitura”, acrescentou ACM Neto.

Como funciona – Integrado ao Sigef, sistema de gestão da Prefeitura, o site está estruturado em seis módulos: custeio, contratos, balanço orçamentário, restos a pagar, fornecedores e prestação de contas de operação de crédito. A otimização de tempo será um dos principais benefícios da ferramenta.

Um exemplo dessa praticidade é que, hoje com o Sigef é possível fazer o acompanhamento financeiro de contratos firmados pela Prefeitura por ano. Com o Portal do Gestor, o servidor público vai poder acessar uma linha contínua da execução dos contratos, detalhar os tipos e fornecedores, verificar quanto foi empenhado no ano ou no contrato e até mesmo quando o contrato se encerra, informação que serve de alerta para dar início à renovação.

Dados que antes eram alcançados com análise de tabelas, cruzamentos de dados e construção de demonstrativos poderão, agora, ser acessados em questão de segundos. Cada secretaria terá acesso às informações referentes à sua pasta. Já as informações gerais de todos os órgãos serão disponibilizadas aos setores mais centrais, como o Gabinete do Prefeito, a Casa Civil e a Sefaz.

Controle de recursos – Além do ganho de tempo, a ferramenta proporcionará como benefícios a otimização de recursos, eficiência para tomada de decisões, mais segurança para a gestão, construção colaborativa e participativa e alinhamento estratégico. “O gestor terá acesso a uma ferramenta que vai ajudar a gerenciar a aplicação financeira e ajudar, efetivamente, a decidir aonde ele vai aplicar os recursos destinados à unidade onde atua. Ele saberá quais são os ofensores (o que mais pesa no orçamento) para tentar comprimir, manter ou elevar os gastos, a depender dos objetivos”, ressalta a coor

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A comunidade do Vale das Muriçocas receberá, neste sábado (16), o projeto Prefeitura-Bairro Itinerante, que dispõe atendimentos e serviços gratuitos à população. O atendimento será realizado das 8h às 12h, na Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, localizada na Rua Sérgio de Carvalho, Federação – acesso pela Avenida Vasco da Gama. Para ser atendido, basta se dirigir ao local durante o horário de atendimento munido de documentos como a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Serão ofertados serviços como emissão de carteira de trabalho e Cartão do SUS, atendimento jurídico, cadastramento e atualização em programas sociais como Bolsa Família, Primeiro Passo, Minha Casa Minha Vida. Também serão prestadas informações sobre defesa do consumidor através da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Ouvidoria Geral do Município (OGM), Conselho Tutelar, Previdência Social, tarifa social da Coelba com troca lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LEDs, além de ações educativas com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Inovação (Secis) e Defesa Civil de Salvador (Codesal).

A saúde da população não ficará de fora. Durante a ação, poderão ser realizados consultas médicas, exames de prevenção ao glaucoma e catarata, aferição de pressão, serviços odontológicos como escovação e aplicação de flúor e o atendimento com assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Para ser atendido, basta se dirigir ao local durante o horário de atendimento munido de documentos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

O Ruas de Lazer, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), com ações para adultos e crianças, também fará parte das atividades. O projeto Prefeitura-Bairro Itinerante acontece desde 14 de julho de 2018 e somente na última edição, em fevereiro, na Ilha de Maré, realizou um total de 1.310 atendimentos.

 

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