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A Prefeitura convocou mais 187 aprovados no último concurso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os nomes dos selecionados foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (11). No total, foram 28 profissionais nível médio para função administrativa, 34 para atuação em serviços gerais, 58 enfermeiros e 68 médicos, sendo 10 ginecologistas, 9 infectologistas e outros 49 socorristas para o SAMU 192.

Somente este ano, a SMS convocou cerca de 370 médicos tanto por concurso, chamamento público e Reda, além de outros 33 que foram incorporados através da residência médica.“Não temos notícia de nenhum outro município brasileiro que deflagrou tão amplo processo de convocação de profissionais na área da saúde, sobretudo com a contratação de médicos", afirmou Léo Prates, titular da pasta.

"Salvador já é a capital do país que mais avançou na estruturação da saúde básica e com esse ritmo acelerado de convocação de novos servidores nossa expectativa é atingir a marca histórica de 60% cobertura na atenção básica, entregando à população soteropolitana uma rede de postos requalificadas e com equipes 100% consistidas”, acrescentou o secretário.

Os convocados deverão se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), nos Barris, no prazo de 30 dias corridos da data da publicação, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Para assinatura dos contratos, os candidatos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, Pis/Pasep, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de votação na última eleição e comprovante de residência, dentre outros documentos cuja lista pode ser conferida no site www. dom. salvador. ba. gov. br.

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De janeiro a dezembro desse ano, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) deverá contabilizar 1,5 milhão de registros da população, que envolvem diversos órgãos municipais e vão de sugestões a solicitações de serviços. Do total de registros realizados até o início deste mês de dezembro, 84,27% são referentes à solicitação de serviços, 13,28% são pedidos de informação e os demais 2,45% distribuídos entre elogio, reclamação, serviço emergencial, Lei de Acesso à Informação, sugestão e denúncia.

Os órgãos mais demandados são as secretarias municipais de Saúde (SMS), Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), que juntas reúnem 52,79% dos registros. Os serviços mais solicitados são os de marcação de consulta, exames e dispensação de medicamentos (23,66%), pesquisa de emprego no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – Simm (8,06%), Cartão SUS (7,88%) e Bolsa Família (7,75%). Através da atuação em conjunto com os demais órgãos municipais, foram concluídas 95,85% das solicitações durante todo o período.

A agilidade das demandas através do Programa Fala Salvador tornou a comunicação entre a Prefeitura e o cidadão ainda mais fácil. O atendimento envolve ligações para o serviço telefônico 156, Portal Fala Salvador na internet (www. fala. salvador. ba. gov. br) e presencial nas Prefeituras-Bairro, Ouvidoria Setorial e sede da instituição, na Travessa Santa Bárbara, no Comércio.

A atuação do órgão engloba registro, acompanhamento e cobrança de soluções para as demandas dos cidadãos junto aos órgãos municipais, assim como a intermediação em situações de crise, através do diálogo com as comunidades. “Monitoramos se essas demandas foram atendidas dentro do prazo e cobramos junto aos órgãos. Além disso, passamos a estar mais próximos das comunidades, dentro da proposta da atual gestão do prefeito, ACM Neto, de transformar a rua em seu melhor gabinete. O desafio para o próximo ano é dar continuidade ao que foi feito até então, priorizando cada vez mais o diálogo com o cidadão”, afirma o ouvidor-geral, Humberto Viana.

Descentralização – Além do atendimento na sede, a Ouvidoria também foi a campo nos quase sete últimos anos, com presença registrada nos 163 bairros da cidade, incluindo as ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos. A equipe de precursão percorreu diversos pontos da cidade, acompanhando e encaminhando em caráter de urgência as situações consideradas de maior perigo.

A OGM também integra os programas Prefeitura-Bairro Itinerante e o mais recente, o “Tô na Área”. Só esse ano, já foram mais de 70 bairros percorridos, com 2.400 registros de cidadãos, todos encaminhados aos órgãos competentes para análises e providências.

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Área da iluminação pública é destaque como a que, segundo os entrevistados, apresenta mais avanços

Levantamento feito pela Realtime Big Data e divulgado nesta terça-feira (10) aponta que a gestão ACM Neto apresentou melhorias significativas nas áreas de iluminação, saúde, educação, transporte público, trânsito, limpeza urbana e infraestrutura. A gestão foi considerada ótima ou boa por 60% dos entrevistados, enquanto 26% consideraram regular.

Apenas 6% acreditaram que administração é ruim, 7% que é péssima e 1% não souberam ou quiseram responder. 

Dos eleitores ouvidos na pesquisa, 75% aprovam a gestão, enquanto 18% reprovam. Além disso, 7% não souberam ou preferiram não responder. Perguntados se, nas próximas eleições, votariam em um candidato apoiado pelo prefeito ACM Neto, 42% dos entrevistados afirmaram que sim, enquanto 20% disse que talvez. Outros 29% disseram que não votariam de jeito nenhum e 9% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa foi encomendada pela Record TV Itapuã. De acordo com a emissora, o levantamento foi feito nos dias 3 e 4 de dezembro e ouviu 850 eleitores em Salvador. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Números - A pesquisa mostrou que a iluminação pública foi o setor que obteve o maior avanço em relação no que diz respeito à satisfação dos soteropolitanos. De acordo com o levantamento, durante a gestão do prefeito ACM Neto o setor melhorou para 71% da população, continua igual para 17%, piorou para 8% e 4% não souberam responder ou não opinaram.

Na área de saúde, 38% aprova as ações da gestão municipal, 28% acredita que permanece tudo igual e 27% acha que a saúde piorou. Além disso, 7% não souberam ou quiseram opinar.

Na educação, 28% acredita que a administração melhorou, enquanto 35% não viu mudanças. 29% acha que piorou e 8% preferiram não opinar. No setor de transporte, 61% da população acredita que ouve melhora, 15% não percebeu mudanças e acha que está tudo igual, e 17% consideram que piorou, enquanto 7% não quiseram emitir opinião.

Sobre o asfalto de ruas e avenidas, 59% percebeu melhora, 18% acha que está tudo igual e 21% acredita que piorou, enquanto 2% dos entrevistados preferiram não opinar sobre o tema. Na limpeza urbana, 60% da população acredita que houve melhora, enquanto 26% vê tudo igual. Para 50% dos entrevistados, o setor só piorou, enquanto 2% não opinaram ou não souberam responder.

O trânsito da capital baiana melhorou durante a administração do prefeito ACM Neto para 42% das pessoas ouvidas. Continua igual para 25%, piorou para 31%, enquanto 2% não souberam responder.

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Em dois anos de atuação, celebrados neste mês, 1.776 famílias foram atendidas e 116 são acompanhadas pelo Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Os dados são baseados nos registros da unidade de Proteção Social de Média Complexidade. Localizado no Parque Bela Vista, o equipamento atende, em média, 60 crianças de zero a seis anos com microcefalia e outras deficiências associadas em situação de vulnerabilidade e risco social, além de familiares.

O espaço realiza um conjunto de atividades de convivência familiar, grupal e social, fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais com deficientes, orientação e apoio aos cuidadores familiares. Promove, ainda, encaminhamentos para rede de serviços locais, acesso à tecnologia assistida de convivência e autonomia da pessoa com deficiência.

De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, a pasta executa importante papel social com o trabalho do Centro Dia. “Realizamos políticas de assistência social para promover a manutenção dos direitos e necessidades básicas dessas crianças e famílias, além de contribuir para sua independência”, afirma.

Ana Paula relembrou também a ida da comitiva do Centro Dia à Brasília, este ano, para acompanhar a assinatura da medida provisória que tornou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) vitalício para crianças com microcefalia e doenças congênitas do zika vírus. “Foi um importante avanço conquistado, através do serviço especializado. Foi uma batalha das mães e de nós da Sempre”, pontuou.

Apoio – Ivanilda Silva, 40 anos, relembra a trajetória da filha no Centro Dia. “Isabela quando chegou aqui nem andava. Hoje, com três anos, depois de todo trabalho do Centro, é perceptível a evolução. Ela já anda e faz muita estripulia”, brincou.

Para a coordenadora do Centro Dia, Virgínia Nascimento, qualquer evolução da criança é motivo de alegria. “Um braço que levanta e antes não levantava, um alimento que agora a criança consegue engolir, tudo é comemorado pela equipe e, sobretudo, pelas famílias. Sem dúvidas, tudo isso é muito gratificante”, comemorou.

Acompanhada pela equipe, a pequena Maria Luna Cerqueira, de seis anos, aproveitou a comemoração fazendo o que mais gosta: brincando. Maria das Graças Cerqueira, que assistia a filha se divertir, não conteve a emoção. “Nem nos meus sonhos eu imaginei que ela pudesse se desenvolver tanto. Minha gratidão ao Centro Dia não tem tamanho”, contou.

 

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O 13º salário do Bolsa Família começou a ser pago nesta terça-feira (10) em todo o país. Em Salvador, segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), 186.680 famílias estão aptas a receberem o benefício, considerando a base de dados do mês de novembro. A Bahia é o estado com mais beneficiários, com o total de 1,7 milhão.

A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, lembra, no entanto, que só recebe quem está em situação regular. “Todas as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, presentes na folha de dezembro de 2019 e com benefícios liberados, terão direito. Quem teve o benefício bloqueado, suspenso ou cancelado em dezembro deste ano não terá direito ao Abono Natalino, também chamado de 13º”, explica. “É uma forma de aquecer a economia na capital e contribuir para ajudar as pessoas que estão em pobreza ou extrema pobreza”, acrescenta.

O beneficio será pago até o dia 23 deste mês, junto com o montante mensal, e o valor é o mesmo da parcela de dezembro que a família beneficiária tem direito naquele mês. Por isso, ele poderá ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família não possua cartão.

O saque poderá ser realizado nas lotéricas, Caixa Aqui, caixas eletrônicos ou agências da Caixa. O Abono Natalino pode ser sacado em até 90 dias, a contar da data de disponibilização do pagamento.

Bloqueios – Em Salvador, 1.515 benefícios estão bloqueados e 2.521 suspensos. Geralmente, os bloqueios são feitos devido ao encerramento do prazo de recadastramento; descumprimento de condicionalidade da saúde ou educação ou demandas específicas para averiguação. As famílias que estiverem nessa situação só vão receber quando regularizarem o motivo que gerou o bloqueio e tiverem o benefício liberado. A parcela pode ficar retida por até três meses

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A campanha “Pare! Não à importunação no transporte público”, iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), realizou mais uma importante ação nesta terça-feira (10). Cerca de 100 motoristas, cobradores e despachantes da Empresa Consórcio Salvador Norte (CSN), no Parque Bela Vista, passaram por uma capacitação para identificar os casos e saber como agir em situações de violações dos direitos da mulher no transporte público.

A Lei nº 13.718/18 de Importunação Sexual está completando um ano e o número de denúncias contra este tipo de crime dobrou na Bahia. Diante desta realidade, a SPMJ tem promovido uma série de atividades com o objetivo de combater esse tipo de violência ainda tão presente na rotina da mulher soteropolitana.

Para o rodoviário Fábio Rosa, 35 anos, a iniciativa é importantíssima. “Infelizmente a gente presencia muitas situações de abuso. É muito bom falar desse assunto e preparar que trabalha diretamente nos ônibus. Fiz questão de participar do curso por entender que podemos proteger as vítimas que passam por essas situações quase que diariamente”, frisou.

De acordo com o despachante Marcos Sodré, que atua na profissão há oito anos, a campanha é fundamental para esclarecer e orientar, principalmente, as adolescentes. “Trabalho na Pituba e vejo muitas meninas descrevendo situações de violência. Elas nem sempre sabem como agir, daí a necessidade de ações como essa que visam nos preparar para melhor acolhê-las”, salientou.

Abraçando a causa – A secretária da SPMJ, Rogéria Santos, reforça que é essencial o poder público abraçar o enfrentamento a esse tipo de violência. “Quase todas nós, mulheres, já passamos por situações indesejadas no transporte público: comentários de cunho sexual, cantadas ofensivas, entre tantos outros. Por isso a nossa busca é constante, propondo medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência contra a mulher. Toda mulher tem o direito de ser respeitada e valorizada, onde quer que ela esteja”, enfatizou.

Desde o lançamento da campanha, na semana passada, várias ações têm sido promovidas. Uma delas ocorreu na Estação Nova Lapa, onde usuários do sistema receberam panfletos informativos e orientações de como proceder caso seja vitimado ou testemunhe a violência. Além do Consórcio CSN, a capacitação já foi realizada na empresa de ônibus OT Trans. Na próxima terça-feira (17), será a vez do Consórcio Plataforma.

A campanha, além de conscientizar o público geral, tem foco nos motoristas, cobradores e demais colaboradores das empresas de transporte do município. Dentre as ações está a instalação de busdoors informativos. O conjunto de atividades integram os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha internacional que visa sensibilizar e compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas, visando levar e multiplicar informações sobre as diversas formas de violência contra o público feminino.

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), realizou nesta terça-feira (10) a 13ª edição da outorga do Selo da Diversidade Étnico-Racial. A cerimônia aconteceu no Quality Hotel, no Stiep, reunindo membros de organizações públicas, privadas e da sociedade civil que executam ações de promoção de equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing dentro dos ambientes de trabalho. O evento também contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis e da titular da Semur, Ivete Sacramento.

Neste ano, 121 organizações foram certificadas nas categorias Reconhecimento e Compromisso. Bruno Reis destacou que o selo tem o objetivo de conscientizar e chamar as organizações privadas para realizar, em conjunto com esferas públicas, políticas de inclusão e reparação. “O poder público pode dar um norte, mas não é capaz resolver sozinho todos os problemas. Por isso, é necessário darmos as mãos para pôr em prática iniciativas de igualdade racial e de valorização da diversidade”, disse.

O vice-prefeito lembrou que, desde 2013, Salvador tem realizado ações para impulsionar o desenvolvimento social e econômico da população negra da cidade. “Temos feito capacitações de gestores e servidores da Prefeitura através do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). Também lançamos, recentemente, o plano de turismo étnico-racial, que vai ofertar a milhares de turistas e visitantes a cultura, os costumes e valores da nossa população negra, gerando oportunidades de emprego e renda”.

A administração municipal hoje possui uma política de cotas, que destina 30% dos cargos, dos contratos terceirizados e vagas nos concursos para afrodescendentes. “Aprovamos este ano o Estatuto da Igualdade Racial e concedemos benefícios fiscais aos terreiros de matriz africana. Na área de infraestrutura, estamos fazendo uma grande intervenção no Curuzu, que é símbolo da negritude da cidade. Da mesma forma, começamos a implantação do Parque da Pedra de Xangô, em Cajazeiras”, afirmou Reis.

Compromisso – Criado em 2007 pela Semur, o Selo da Diversidade faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura desde 2013. Representa uma política pública de sensibilização das organizações para valoração da diversidade étnico-racial. Neste ano, a pasta implantou um novo sistema que gera indicadores, monitoramento e avaliação dos planos de trabalho.

A secretária da Reparação, Ivete Sacramento, frisou que o Selo Diversidade Étnico-Racial é uma ação afirmativa para o enfrentamento às desigualdades. “Todas as empresas aqui têm que assinar o compromisso de combater o racismo e promover a inclusão das pessoas negras, principalmente jovem, no seio de cada instituição”.

Categorias – As empresas podem ser certificadas nas categorias Compromisso e Reconhecimento. Na primeira, as instituições se comprometem a cumprir diretrizes voltadas para a promoção da Diversidade Étnico-Racial, além de entregarem o Diagnóstico Censitário e o Plano de Trabalho. Entre as empresas premiadas nessa modalidade estão a Associação Comercial da Bahia, Faculdade Montessoriano, Grupo TPC, Laboratório Sabin e shoppings Salvador, Center Lapa, Barra, Piedade, da Bahia e Itaigara, entre outras organizações.

A categoria Reconhecimento é uma honraria concedida pelo Comitê Gestor a micro e pequenas empresas, em geral familiares, cujo proprietário e/ou administrador seja negro e que possua, no mínimo, cinco funcionários, sendo, na maioria, negros, além de entidades sem fins lucrativos que lutem pela valorização da diversidade. Entre as detentoras do selo nessa categoria estão Instituto Mulherada, Cantina da Lua, Katuka Africanidade e Associação de Cultura e Arte.

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O Parque Social é um dos vencedores do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2019 da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA). A instituição foi escolhida, dentre outras relevantes iniciativas, na modalidade Gestão de Pessoas – Sustentabilidade.

A organização social já havia ganho por duas vezes consecutivas, em nível estadual, nos anos de 2017 e 2018, o prêmio Ser Humano da ABRH, com os programas Agente da Educação e Comunidade Empreende (PCE). Devido a excelente pontuação o PCE possibilitou que a ONG também disputasse o prêmio nacional, vindo a ser um dos classificados.

O Programa Comunidade Empreende, uma tecnologia criada pelo Parque Social, está alinhado com cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tem a finalidade de disseminar a cultura de autodesenvolvimento nas comunidades de Salvador, através do empreendedorismo social, potencializando empreendedores sociais, organizações comunitárias, ativos da comunidade e a educação cidadã. Já foi realizado no Bairro da Paz, Centro Histórico e na região do Nordeste de Amaralina.

Dentre as práticas oferecidas pelo PCE estão o acompanhamento das iniciativas próprias de grupos da comunidade, a realização de planos de negócio, comunicação e financeiro, criação da identidade visual completa dos produtos, além de cursos de oratória, postura e pitch. De acordo com a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, esse prêmio é o reconhecimento e a consolidação de um trabalho diferenciado que a instituição tem desenvolvido.

“É uma honra receber essa homenagem. Trabalhamos na perspectiva inovadora, transformadora, com um olhar especial para a valorização do potencial das pessoas e das comunidades. Este prêmio é um estímulo para continuarmos desenvolvendo tecnologias de amplo alcance e de impacto social, sempre com o propósito de promover maior inclusão e redução as desigualdades sociais”, destacou a presidente.

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Uma das mais populosas de Salvador, a região de Pau da Lima, que engloba bairros como São Marcos, Jardim Cajazeiras e Vila Canária, vai ganhar uma nova via a ser construída pela Prefeitura que pretende melhorar a mobilidade de quem reside, trabalha ou trafega pela localidade, além de homenagear uma importante personalidade baiana e mundial. A ordem de serviço para início imediato das obras da Avenida João Gilberto, cantor e compositor que foi o idealizador da Bossa Nova, foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (10), em cerimônia realizada na rotatória da Avenida Gal Costa.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores e autoridades, lideranças comunitárias e imprensa, o prefeito afirmou que a iniciativa já vinha sendo estudada pela gestão municipal há algum tempo, com o intuito de resolver os constantes congestionamentos que ocorrem em Pau da Lima e adjacências. “Esta ação vai atender um problema sério que existe em uma região que possui muito trânsito e retenção, pois as vias são muito estreitas, não têm a largura necessária, por exemplo, para uma duplicação, então é preciso criar novos acessos. Essa ligação entre Pau da Lima e a Avenida Gal Costa vai facilitar muito a integração regional e melhorar a condição de mobilidade, trazendo mais qualidade de vida aos moradores”, destacou ACM Neto.

Obras – A intenção é facilitar o acesso entre a Avenida Gal Costa e o bairro de Pau da Lima, além de solucionar os constantes engarrafamentos da região. Serão construídas duas pistas com duas faixas de circulação nos dois sentidos, praças de retorno e, na interseção com a Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), uma rotatória que vai eliminar a necessidade de sinaleira. Toda a pavimentação será implantada de forma a suportar o intenso tráfego local, e a via terá ainda elementos como drenagem, acessibilidade e iluminação em LED.

O projeto adotou o menor nível de impacto possível para desenvolvimento da avenida. Serão investidos cerca de R$ 9,1 milhões de recursos próprios para a construção da via de 2,8 km de extensão e área de aproximadamente 92 m². A empresa construtora é a Barra S Construção Projetos e Serviços e o prazo de duração da obra é de nove meses.

Demais investimentos – Além da nova Avenida João Gilberto, a Prefeitura também realiza importantes obras de mobilidade em outros pontos da cidade. Uma delas é a requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, que liga o trecho entre Pirajá e São Cristóvão. Com investimento próprio de R$30,5 milhões, esta será a maior intervenção viária executada pela gestão no quesito extensão, com 16,6km, e engloba melhorias como alargamento de pista, requalificação asfáltica, drenagem, implantação de passeios, ciclovia e iluminação em LED.

Também está sendo feita a requalificação da Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa, para a implantação do Caminho da Fé, que vai ligar a Basílica Santa Dulce dos Pobres até a Colina Sagrada. As obras de implantação do BRT já possibilitam a instalação de viadutos, já em estágio avançado para conclusão, que vão ajudar a desafogar o trânsito nas avenidas Juracy Magalhães e ACM.

Estão em andamento, ainda, as intervenções na Rua do Curuzu, na Liberdade, outra localidade altamente populosa e de trânsito intenso. Este ano, duas importantes vias foram entregues e já proporcionam mais fluidez no tráfego do final da Avenida Luiz Viana (Paralela), nas proximidades do Aeroporto: as avenidas Mãe Stella de Oxóssi, em Stella Maris, e São Cristóvão, no bairro homônimo.

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