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A Superintendência de Obras Públicas (Sucop) informa que o buraco que surgiu no canteiro central da Avenida Adhemar de Barros, próximo ao monumento As Meninas do Brasil, em Ondina, na manhã desta quinta-feira (6), não tem qualquer relação com a obra de requalificação que a Prefeitura realiza na orla do bairro. A autarquia já está providenciando a solução do problema. 

A cratera foi provocada pela fuga de material decorrente do rompimento da rede de drenagem e de esgoto. Uma equipe da Secretaria de Manutenção (Seman) está no local para fazer a retirada de um coqueiro que caiu no canteiro em decorrência do surgimento do buraco. O trânsito não foi afetado. 

A previsão para a conclusão de todo o reparo que compete à Prefeitura, que envolve a recomposição a rede de drenagem, novo aterro e plantação de gramado, é de uma semana, variando de acordo com as condições climáticas.

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A redução do número de mortes no trânsito em Salvador entre os anos de 2018 e 2017 colocou a cidade em uma posição ainda melhor frente à Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em maio de 2011 e em curso até o próximo ano.

Na última segunda-feira (3), o prefeito ACM Neto e o titular da Superintendência de Trânsito, de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Müller, divulgaram que houve uma redução de 5,8% do número de pessoas mortas no trânsito em 2018 em comparação a 2017. Em se considerando a meta da ONU para a década, de redução de 50%, Salvador já ultrapassou o percentual, alcançando 57,1%.

Vitor Pavarino, consultor de segurança no trânsito da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), avaliou os dados como dignos de nota e de exemplo para outras cidades e outros países. “Essa redução é impressionante e serve de exemplo para muitos que consideravam que uma meta como 50% na redução de mortes e de lesões no trânsito era algo inatingível. Muitos diziam que essa meta era ambiciosa demais. No entanto, Salvador vai lá e nos mostra que conquistar essa meta é possível”, afirmou.

Para Pavarino, a redução é reflexo de uma série de ações que vêm sendo realizadas pela Prefeitura, como a participação do Projeto Vida no Trânsito, que na capital baiana é coordenado pela Transalvador; as mobilizações para a educação e fiscalização; e as melhorias na engenharia e infraestrutura. “Sem dúvida, eu destacaria as melhorias voltadas para os setores mais vulneráveis no trânsito, entre eles os pedestres e ciclistas, com a construções e implantações, por exemplo, de ciclovias, ciclofaixas e de espaços voltados para os pedestres. Isso com certeza fez uma diferença grande”, opinou.

No início de maio, a Opas havia destacado Salvador como um dos três exemplos na América Latina de redução de mortes no trânsito em matéria publicada no site da entidade. Os fatores que colocaram a cidade em destaque ao lado da cidade de Guanajuato, no México, e do Uruguai foram a redução do número de acidentes fatais entre 2017 e 2010 e a integração intersetorial promovida pelo Projeto Vida no Trânsito.

“Esse também é um ponto digno de nota, o fato de Salvador ter vencido as dificuldades naturais que se tem em uma tentativa de integrar setores com realidades diferentes, como o da saúde, da educação, do trânsito e da segurança pública, entre outros. Com bastante determinação e vontade, a equipe técnica de Salvador e de todos os envolvidos no programa Vida no Trânsito souberam superar essas dificuldades para chegar a esse resultado impressionante que a cidade chegou”..

Vida – O Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da ONU para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2011 a 2020). Em Salvador, o projeto está sendo coordenado pela Transalvador e é composto por órgãos municipais, estaduais e federais que também se debruçam sobre a temática de segurança no trânsito.

A Década de Ações pela Segurança no Trânsito foi lançada com o intuito de reduzir o número de mortes e lesões no tráfego mundialmente e salvar vidas. À época em que foi lançada, havia uma estimativa de cerca de 1,2 milhão de mortes por ano no trânsito. Atualmente, o número aumentou para 1,3 milhão. De acordo com Pavarino, do ponto de vista relativo, é possível dizer que houve uma estabilização do número, considerando que aconteceu um aumento do número da população e da frota veicular. No entanto, os acidentes no trânsito ainda são anona causa de morte no mundo e há muito a ser feito pelas cidades, estados e países.

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A Diretoria de Ações de Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Dia dos Namorados, no Shopping da Bahia. A iniciativa tem o objetivo de verificar se os produtos e serviços ofertados estão em condições de uso e consumo, garantindo o direito do consumidor. Durante a semana, a operação visitará outros estabelecimentos comerciais, encerrando as ações no dia 11 de junho.

O foco da fiscalização são os estabelecimentos mais procurados para a data do Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho. Entre as lojas visitadas estão joalherias, perfumarias, floriculturas, restaurantes, sexy shops e motéis. Os agentes averiguam itens como preço, conservação, condicionamento, validade dos produtos, higiene, leitor ótico - para lojas que utilizam etiqueta com código de barras - e a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que deve estar completo com os 119 artigos, e em local visível ao público.

Para Roberta Caires, diretora da Codecon, as ações de fiscalização se mostram cada vez mais necessárias, porque chegam onde o olhar do consumidor não pode alcançar. "Nossa ação é mais um instrumento a educar o fornecedor no sentido de fazê-lo obedecer as normas do Código de Defesa do Consumidor”, disse a gestora.

A diretora esclareceu ainda que, em caso de problemas em serviços e produtos adquiridos nesse período, a Codecon pode ser acionada via aplicativo Codecon Mobile, Disque Salvador, pelo número 156 ou mesmo na sede, que funciona na Rua Chile, nº 3.

Os estabelecimentos notificados têm dez dias, a partir da notificação, para corrigir o erro. Passado esse prazo, o órgão volta ao local para verificar a reincidência ou não da infração, correndo o risco de aplicação de multa, que pode variar entre R$ 600 a R$ 6 milhões, caso o erro não tenha sido corrigido.

O agente de fiscalização Carlos Alberto orientou que o consumidor fique atento à propagandas enganosa e diferença nos preços na hora de realizar o pagamento. “É preciso ficar atento se o produto que está sendo anunciado na promoção é o mesmo que está na loja, e se o preço indicado é o mesmo de quando vai efetuar o pagamento no caixa”.

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Ao lado dos irmãos, o comerciante Sílvio Roberto, de 63 anos, começou a trabalhar na sapataria do pai aos oito anos, na Rua do Taboão, no Comércio. Desde essa época, tem a visão do Elevador do Taboão – um dos principais meios de transporte entre as cidades Alta e Baixa – completamente paralisado e abandonado ao longo dos anos. No entanto, em um ano, a imagem deverá ser completamente diferente, com a revitalização a ser feita pela Prefeitura no equipamento.

A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada no local, nesta quarta-feira (5), pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores e autoridades municipais, comunidade e imprensa. Com previsão de conclusão em 12 meses e investimento de quase R$4 milhões, a recuperação do ascensor, também conhecido como Balança do Taboão, é integrante da série de ações do programa Salvador 360, eixo Centro Histórico.

O prefeito salientou que a intervenção foi feita devido ao forte apelo turístico e econômico da região do Comércio. “No caso do Elevador do Taboão, o equipamento estava fechado há mais de 50 anos. Era um projeto que seria feito inicialmente com recursos do governo federal, através do PAC Cidades Históricas, mas que resolvemos tocar com recursos próprios do município. Um projeto inovador e moderno que conserva as características históricas do elevador e que ajudará na integração das cidades Baixa e Alta”, explicou.

O gestor destacou ainda que houve um apelo de muitos anos dos moradores e comerciantes para que o equipamento fosse revitalizado. A medida fecha a série de requalificação dos ascensores da cidade, que incluiu o Elevador Lacerda e os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade/Calçada. “Isso dentro do contexto de diversos investimentos que a Prefeitura vem fazendo, na ordem de R$300 milhões, entendendo que, em pouco tempo, o panorama desta região vai mudar completamente”, avaliou ACM Neto.

Sílvio Roberto contou que, sem o Elevador do Taboão, o movimento foi caindo ao longo dos anos. Inclusive, ele e os irmãos evitaram que peças do equipamento fossem furtadas, na esperança de que, um dia, voltasse a funcionar. “Essa reforma abre uma coisa a nível mundial, não só pra gente, mas também para todo o cenário da Bahia e do Brasil. Afinal de contas, é um equipamento turístico e histórico”, pontuou.

Processo – O projeto de requalificação foi desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cedido e debatido com a Prefeitura, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e da Seinfra, responsável pela intervenção. A ideia é de contemplar a restauração integral do elevador e das duas estações de acesso nos níveis inferior e superior, além de intervenções de modernização das instalações, buscando adequar a edificação às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade universal.

Haverá áreas com mesas, sanitários e café. Já as duas cabines, com capacidade para 13 pessoas cada, serão climatizadas e terão um aspecto completamente moderno com materiais e coloração que não desvirtuará a estética da estrutura original, se integrando perfeitamente ao resgate do uso original do monumento.

“Essa é uma obra estratégica de revitalização do Centro Antigo de Salvador. O Elevador do Taboão possui grande importância histórica, turística e de mobilidade na cidade. Com a recuperação do equipamento, deve surgir diversas oportunidades de negócios e que vão gerar emprego e renda na localidade”, salientou o vice-prefeito e secretário Bruno Reis.

Outras ações – Em breve, a Prefeitura também iniciará as obras de recuperação dos Arcos da Ladeira da Montanha e da muralha do frontispício de Salvador. Ambos os projetos também foram elaborados pelo Iphan, e intervenções serão executadas pelo município.

“Essa é uma parceria entre a Prefeitura e Iphan, estabelecida desde 2013, que têm possibilitado diversas ações na área do Centro Antigo e que só vem a somar para a recuperação do patrimônio histórico da cidade. Os olhares, felizmente, estão sendo voltados para o Centro Histórico”, afirmou o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares.

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Dando continuidade ao "Pare no Ponto", ação rotineira que visa garantir o embarque e desembarque seguro de passageiros nos pontos de ônibus da cidade, agentes da Transalvador se posicionaram nesta terça-feira (4) em frente ao Hospital Sarah, na Avenida Tancredo Neves. A ação teve início às 15h30 e prossegue até às 20h, sob a supervisão da Secretaria de Mobilidade (Semob). 

De acordo com a agente de trânsito Valdete Oliveira, que lidera a atividade de hoje no local, o ponto é alvo constante da operação. “Aqui organizamos o trânsito, orientamos os motoristas sobre a importância de parar corretamente no ponto e ainda auxiliamos para que pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes ou com deficiência visual consigam embarcar ou desembarcar com segurança”, reformou a agente.  

Mas não é apenas neste local que a operação ocorre na capital baiana. Ela acontece diariamente em pontos variados e que necessitam de fiscalização para que os motoristas parem de forma assertiva, evitando que passageiros sejam colocados em risco ao embarcar em local inapropriado. Alguns dos alvos constantes são a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e a Rua Carlos Gomes, além dos pontos próximos ao Elevador Lacerda e do Shopping da Bahia.  

Outro ponto positivo com a realização do trabalho é que o trânsito ganha maior fluidez com a presença dos agentes, já que os condutores dos veículos de pequeno porte mantêm a faixa dedicada aos coletivos livre, evitando transtorno para todos. 

 

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O estande de venda dos bilhetes do Expresso Salvador para as partidas da Copa América, montado no Shopping Salvador, já está em pleno funcionamento. Instalado desde a última segunda-feira (3) no piso L1, em frente à loja de telefonia TIM, o posto já vendeu as primeiras dezenas dos bilhetes do transporte oficial para a competição.  

No local, usuários tiram dúvidas e fazem a aquisição dos cartões. Já no Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão, o posto fica no Piso L3 – Expansão, e está funcionando desde última quarta-feira (29). Em ambos, usuários encontram panfletos informativos sobre o serviço.  

Cada bilhete custa R$ 25, sendo R$5 do cartão e R$ 10 de cada trecho, com taxa de estacionamento nos shoppings já inclusa. Enquanto tira dúvidas dos usuários, a atendente do Expresso Salvador Lilian Cardeal diz que a busca por informações tem sido bastante frequente. “As pessoas chegam aqui alegando que será difícil estacionar e que preferem a comodidade de pegar o transporte coletivo especial”. 

Instituído pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o serviço de transporte com linhas exclusivas para a Arena Fonte Nova, único estádio do Nordeste a participar do evento, funcionará no mesmo formato da Copa do Mundo de 2014 e do Carnaval de Salvador. O serviço começa quatro horas antes dos jogos e encerra em até duas horas após o fim da partida. 

As linhas sairão do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping direto para a Arena Fonte Nova, com parada somente no Dique do Tororó. O ponto de embarque e desembarque para as duas linhas estará localizado embaixo do viaduto de Nazaré. A expectativa é transportar 15 mil pessoas durante a competição. 

Para o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, esse modelo de transporte evita que as pessoas vão de carro até o evento. “É bem mais seguro o torcedor deixar o veículo no shopping e usar a linha expressa até o estádio. Pensamos em facilitar o acesso até a arena", destaca. O secretário relembra outros eventos em que a opção de transporte teve uma ótima aceitação da população. 

Cartão antigo - “Montamos inicialmente a operação na Copa das Confederações e estaremos presentes em todo o ciclo de grandes eventos esportivos, além do Carnaval, onde atuamos há seis anos com o serviço. Gostaria de lembrar que os foliões que guardaram seus cartões dos eventos anteriores poderão aproveitá-los para a Copa América. Não será necessário adquirir um novo”, explica Mota.  

Mais Informações sobre os bilhetes do Expresso Salvador podem ser adquiridas através do site expressosalvador. com. br e ainda pelo Instagram @expressosalvador.

 

 

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A estátua Mariana, que integra o conjunto As Meninas do Brasil – popularmente conhecido como “As Gordinhas de Ondina”-, já se encontra com toda sua estrutura de base recuperada e reinstalada na Praça Eliana Kertész, em Ondina. A Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) realizou a troca de toda a estrutura metálica que fica chumbada em uma base de concreto.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) ainda irá fazer o restauro da pintura no próprio local. Por isso, a escultura, que sofria com oxidação da estrutura de sustentação e chegou a tombar no mês passado, durante as chuvas, está isolada.

O diretor de Execução de Obras da Sucop, José Monteiro, afirma que, assim como Mariana, a estátua Catarina também teve a sua base trocada e também terá a pintura restaurada pela FGM. Já Damiana, que já tinha sido retirada do local devido às obras de drenagem durante a primeira etapa da requalificação da orla de Ondina, está com a estrutura de base intacta e não teve necessidade de reparos.

O conjunto de esculturas As Meninas do Brasil foi fundida em bronze sobre base de concreto. De autoria da artista plástica Eliana Kertész (1945-2017), a peça foi implantada em 2004 e homenageia três etnias matrizes do Brasil: a negra, a branca e a índia.

Damiana, Mariana e Catarina trazem o significado de passar uma mensagem de amor e respeito às diferenças. Numa atitude lúdica, cada estátua foi posicionada intencionalmente para direção de três continentes do globo terrestre: Damiana contempla o mar em direção da África; Mariana vislumbra Portugal; e Catarina olha para o continente da América.

Trabalho de restauração - A Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM é o órgão da Prefeitura responsável por desenvolver um trabalho rigoroso para restauração de monumentos. A ação envolve todos os cuidados necessários, pois é preciso identificar as formas originais antes de começar o processo de restauro, através de pesquisas, fotos e diversos registros.

Desde 2013, a Prefeitura investiu cerca de R$3 milhões apenas na restauração ou confecção de mais de 70 monumentos históricos da cidade. Dentre eles: Marco de Fundação da Cidade do Salvador (Porto da Barra), Estátua de Thomé de Souza (Praça Thomé de Souza, Centro), Estátua do Visconde de Cairu (Comércio), Monumento em homenagem a Jorge Amado (Imbuí), Estátua do Barão do Rio Branco e Relógio de São Pedro (Avenida Sete de Setembro, no Centro), Estátua de D. Pedro II (Praça Almeida Couto, em Nazaré), Escultura Sereia do Rio Vermelho (Rio Vermelho), Panteão de Pirajá (Pirajá), Herma de Labatut, entre outros..

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Um equipamento histórico, construído no final do século XIX, e que estava desativado há 54 anos vai voltar a funcionar, ligando as cidades Alta e Baixa, o Pelourinho e o Comércio. O prefeito ACM Neto assina nesta quarta-feira (05), às 9h30, a ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Elevador do Taboão, ascensor localizado na parte antiga da cidade, em solenidade no próprio local .

O projeto de requalificação foi desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cedido e debatido com a Prefeitura, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, responsável pela intervenção.

O investimento será de R$3,7 milhões e a previsão é de 12 meses de obras. Após a conclusão da requalificação, a cidade contará com mais um ascensor ligando as partes alta e baixa, beneficiando turistas e soteropolitanos, como já acontece com o Elevador Lacerda e os planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar, também reformados pela atual gestão.

O projeto contempla a restauração integral do elevador e das duas estações de acesso nos níveis inferior e superior, além de intervenções de modernização das instalações, buscando adequar a edificação às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade universal.

Haverá áreas com mesas, sanitários e café. Já as duas cabines, com capacidade para 13 pessoas cada, serão climatizadas e terão um aspecto completamente moderno com materiais e coloração que não desvirtuará a estética da estrutura original, se integrando perfeitamente ao resgate do uso original do monumento.

Outras ações - Em breve, a Prefeitura também iniciará as obras de recuperação dos Arcos da Ladeira da Montanha e da muralha do frontispício de Salvador. Ambos os projetos também foram elaborados pelo Iphan, e intervenções serão executadas pelo município

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Técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), órgãos administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), participam, nesta terça e quarta-feira (4 e 5), da segunda turma de capacitação para o Projeto Futuro na Mão, uma iniciativa da Ministério da Cidadania (MDS), que objetiva levar educação financeira para as famílias acompanhadas pelas Unidades.

Participam da atividade cerca de 40 técnicos, entre coordenadores, assistentes sociais, psicólogos e equipe de gestão da Diretoria de Proteção Social Básica da Sempre. Durante os dois dias, a equipe passará pelo treinamento composto por aulas teóricas e oficinas práticas, que irão ajudar na obtenção dos novos conhecimentos. Após este período, eles poderão multiplicar os ensinamentos com os demais funcionários das unidades, e transmiti-los para os assistidos nos Cras.

O Futuro na Mão é aplicado aos usuários dos centros, um público de baixa renda, dependente de benefícios sociais, como o Bolsa Família. Caroline Paranaíba, diretora do programa do MDS, explicou que “durante a aplicação do projeto foi identificado que algumas famílias já têm um processo de organização, de pensar suas economias, e de projetar sonhos". "O que fazemos é como otimizar o processo de tomada de decisão, além de auxiliar o alcance do que elas já estão buscando. É algo que já fazem, mas não da melhor forma para ainda. A gente mostra que já aplicou com outras famílias similares e que pode dar certo. Elas começam com pouco, e no processo já conseguem projetar sonhos maiores”, disse.

Jocilene Nogueira, assistente social do Cras Ilha de Maré, participou da primeira turma de capacitação e já começou a aplicar o programa na unidade. Ela destacou a receptividade do programa pelas famílias. “Iniciamos no mês de abril e já tivemos duas turmas. O número de pessoas interessadas foi grande. Como são famílias acompanhadas, elas voltam informando que já estão aplicando, e o impacto positivo na vida delas, através da reativação de sonhos que foram esquecidos devido à condição financeira”.

Na programação do primeiro dia foram realizadas palestras sobre "O Sistema Único de Assistência Social (SUAS)"; o "Serviço de Proteção e Atendimento e Integral à Família (PAIF)"; a "Metodologia de Educação Financeira"; o "Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)"; e o "Planejamento das Oficinas de Educação Financeira". No período da tarde, os técnicos participaram de oficinas e de um momento para debate, esclarecimentos de dúvidas e troca de experiências. Nesta quarta-feira, o grupo realizará atividades práticas durante todo o dia.

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