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O resultado da Chamada Cidade Conectada, integrante do Edital de Inovação para a Indústria, foi divulgado nesta quinta (11), com a seleção de três projetos. As startups selecionadas – GIRO Maps, GreenMovi e Noah Smart City – receberão o investimento de R$ 150 mil cada, provenientes do Sebrae, Senai e da Prefeitura, para colocar em prática projetos que ofereçam soluções inovadoras para Salvador na área de conectividade.

A chamada é uma iniciativa do Sebrae, Senai e Sesi em parceria com o Correio e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). “Há um esforço grande da Prefeitura e das instituições privadas em desenvolver soluções inovadoras que ajudem a melhorar o dia a dia do cidadão que mora em Salvador. Essa é a quarta chamada que promovemos dentro do edital de inovação e esperamos que os selecionados possam contribuir positivamente na nossa cidade”, disse André Fraga, secretário da Secis.

Projetos - Das iniciativas selecionadas, duas são originais da Bahia, a Giro Maps e GreenMovi. A primeira se propõe a oferecer aos provedores e gestores de rede de fibras ópticas uma solução que os auxiliem na documentação e o mapeamento de redes de forma georreferenciada, de fácil visualização e acesso controlado.

Já a GreenMovi é um aplicativo desenvolvido para incentivar a utilização de meios de transportes que não produzam CO² (Dióxido de Carbono), a exemplo das bicicletas, mediante a troca por cupons de descontos.

Por fim, a Noah Smart City, iniciativa carioca que pretende amenizar os impactos das inundações urbanas de Salvador. Para isso, eles propõem um novo tipo de monitoramento de áreas, utilizando sensores de ultrassom que, ao serem acionados em presença de chuva, permitem monitorar com precisão níveis de lâmina d’água. Isso auxiliará na tomada de decisões resilientes em caso de inundação.

Seleção - Desde o dia no 11 de março de 2019, quando ocorreu a divulgação da chamada, foram quatro meses para selecionar os projetos. A chamada recebeu 35 inscrições. Apenas nove foram aprovadas na primeira etapa da seleção, que consistiu na avaliação da qualidade, compatibilidade e aplicabilidade das propostas com o desafio temático.

As cinco startups selecionadas para segunda fase detalharam o plano de projeto com especialistas do Senai Cimatec e representantes das instituições envolvidas. Foi ainda desenvolvido um pitch, apresentação sumária de 3 a 5 minutos sobre o conteúdo produzido para a banca avaliadora, composta por representantes do Senai Cimatec, Jornal Correio, Secis e outros órgãos da Prefeitura, como a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Desta apresentação, somente três empresas foram selecionadas. Agora, será formalizado um acordo de cooperação entre as partes envolvidas. Os projetos selecionados receberão apoio para o desenvolvimento de uma prova de conceito, ou seja, um modelo prático que prova a eficiência da proposta apresentada. Para isso, os projetos passarão pelos processos de validação, desenvolvimento de protótipo e teste, e devem ser executados em Salvador num período de 12 meses.

Histórico - Essa é a quarta chamada com o intuito de apoiar empresas da área de tecnologia e inovação social. Em setembro de 2017 houve o lançamento da Chamada Cidade Inteligente, em parceria com a Companhia de Governança, que captou nove organizações como foco em tornar a infraestrutura e os serviços da cidade mais eficientes e interligados.


Já em dezembro do mesmo ano houve a Chamada Cidade Resiliente, em parceria com Resource IT Solutions, que selecionou cinco empresas com projetos voltados à promoção da qualidade de vida e resiliência urbana, a capacidade da cidade de se desenvolver apesar das situações adversas. Por fim, em julho de 2018 foi lançado a Chamada Cidade Sustentável, em parceria com a Construtora Civil, que selecionou quatro projetos com foco em melhorar significativamente a vida urbana, por meio do uso eficiente e inteligente dos recursos.

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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) está testando uma nova tecnologia para auxiliar a fiscalização da Zona Azul Digital. O equipamento, que utiliza câmeras de monitoramento, irá identificar se os veículos estão estacionados de forma regular nos locais onde são disponibilizadas vagas dessa modalidade na cidade. Durante o período de teste, que deve durar três semanas, o equipamento não vai notificar condutores estacionados irregularmente.

De acordo com o superintendente do órgão, Fabrizzio Müller, os benefícios do uso da nova tecnologia vão muito além da fiscalização de estacionamento. A nova tecnologia vai trazer mais segurança ao usuário, uma vez que poderá inibir a atuação dos guardadores clandestinos.

“Guardadores que atuam de maneira clandestina nesses espaços, muitas vezes extorquindo e ameaçando os condutores, não vão se sentir estimulados a estarem nos locais. Isso porque os condutores terão que adquirir a cartela ou comprar crédito nos aplicativos credenciados”, assegura Müller.

Outro benefício para a população é a possibilidade de identificar veículos que estejam com restrição de roubo. “Desta forma, ao serem identificados, a Transalvador poderá acionar imediatamente as autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas adequadas”, conta o superintendente.

A tecnologia vai auxiliar o agente de trânsito na fiscalização, evitando, inclusive, qualquer tipo de falha humana na verificação das placas. A princípio, o sistema irá identificar apenas aqueles que compraram créditos por meios digitais, seja com os operadores ou utilizando os apps credenciados pela Transalvador para oferecer o serviço de Zona Azul Digital. As cartelas em papel, nos locais onde ainda houver, continuarão sendo conferidas normalmente pelos agentes, sem nenhuma mudança nesse sentido.

Como funciona – Câmeras de monitoramento instaladas na parte superior da viatura irão identificar aqueles que estão utilizando as vagas de forma irregular, seja porque não adquiriram os créditos para estacionamento ou porque estão com o período vencido. As imagens das placas serão capturadas e enviadas para uma central na Transalvador.

Durante a fase de testes, será utilizado um veículo sem identificação do órgão de trânsito. Neste período, serão avaliadas as funcionalidades do sistema e a precisão das informações que serão passadas para a superintendência. Além dos testes já programados, novos poderão ocorrer até que o sistema esteja funcionado de forma adequada e atendendo totalmente às necessidades do órgão de trânsito.

Fiscalização – Atualmente, os condutores podem estacionar em áreas de Zona Azul utilizando as cartelas físicas, vendidas pelos guardadores credenciados, ou digitais, por meio dos apps credenciados pela Transalvador para oferecer o serviço de Zona Azul Digital na cidade. Na Barra e no Rio Vermelho não há mais cartelas de papel sendo vendidas, pois o sistema já funciona 100% digital, inclusive com os operadores das vagas.

Até o mês de outubro, todas as cartelas físicas devem ser extintas e apenas os créditos digitais terão validade. “Desde que implementamos o sistema digital em Salvador, ficou determinado que em 12 meses não haveria mais a cartela em papel. Portanto, este tipo de fiscalização será mais efetivo para garantir a legitimidade do trabalho dos agentes no momento da autuação”, explica Müller

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), promoverá mais uma ação itinerante neste final de semana, realizando atendimentos para cadastro, busca e encaminhamento para cidadãos que estão em busca de vagas de emprego. Neste sábado (13), a iniciativa acontece das 8h às 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Nova Brasília de Valéria.

Até o final deste mês, o Simm Itinerante será realizado em mais cinco localidades da capital baiana, sempre das 8h às 12h. Na próxima terça (16), será a vez do projeto acontecer na Escola Estadual Victor Civita, no Engenho Velho de Brotas. A ação ainda será promovida na Associação Nova República, em Santa Cruz, na quarta-feira (17); em São Marcos, no campo de futebol da Baixa da Paracaína, na sexta-feira (19); na Associação SBC Remar, no final de linha de Marechal Rondon, no dia 23; e no Centro Social Urbano de Mussurunga, no dia 24.

A iniciativa tem como objetivo descentralizar os atendimentos e fornecer os serviços de maneira mais próxima da população. Os técnicos estão aptos a esclarecer dúvidas, pesquisar vagas e fornecer cartas de encaminhamento, através do Sistema Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), proporcionando aos trabalhadores inserção ou retorno ao mercado de trabalho. Só neste ano, já foram atendidas 2.283 pessoas através desse serviço.

Para facilitar o atendimento, é importante que os interessados levem os originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade, além do número do PIS/Pasep ou NIS. Em cada ação itinerante são distribuídas até 100 senhas, por ordem de chegada.

Minicurso – O posto do Simm Comércio, em parceria com o Instituto Bourbon de Educação, realiza minicursos de Introdução a Telemarketing e Introdução ao Excel. Com dez vagas para cada atividade, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira durante todo o mês de julho, das 10h às 12h e das 15h às 17h. As inscrições podem ser realizadas na unidade, localizada na Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto.

 

 

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), informa que a vistoria dos 1.200 mototaxistas credenciados, prevista para iniciar nesta segunda-feira (15), foi adiada e a nova data ainda será definida. A Semob esclarece que foi mantida apenas a vistoria dos 130 novos mototaxistas que entregaram a documentação na última etapa do credenciamento.

A vistoria técnica para os novos credenciados deverá atender as condições e requisitos contidos pelo Decreto Municipal 28.278/2017, que estabelece a avaliação do veículo para o exercício da atividade, especialmente conforto, segurança, higiene, funcionamento e programação visual da motocicleta. Cerca de 1.200 mototaxistas que atuam no serviço de transporte individual de passageiros em Salvador operam de forma regular na Cidade.

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O medo, a insegurança e as imagens dos constantes deslizamentos em época de chuva já fazem parte do passado para os moradores da Rua Bom Juá, no Bom Juá, após a contenção da encosta feita pela Prefeitura. A entrega da intervenção foi feita pelo prefeito ACM Neto e pelo vice e secretário de Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, nesta sexta-feira (12). Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para requalificação da escadaria e instalação de corrimão na localidade, dando mais acessibilidade e segurança para quem vive no topo da encosta.

“Foi uma espera de quase 30 anos da comunidade. Sabemos o quanto o efeito das chuvas causam tensão e angústia aos moradores. Essa região, no passado, já houve vítimas fatais. Por aqui, foram quase 30 milhões na contenção das principais encostas e essa é uma das maiores que a Prefeitura está entregando hoje”, pontuou ACM Neto.

A estrutura possui 6.630 metros quadrados de área e beneficiará diretamente cerca de 500 famílias que possuem casas próximas ao local, como é o caso do balconista Paulo César Menezes, de 54 anos, que possui um sobrado ao lado da encosta. “A situação antes era bastante feia. Em época de chuva a gente não dormia, ficava acordado para chamar os vizinhos e sair correndo. Para o que era antes, quando todo o dia ficávamos com medo, agora a gente dorme tranquilo. Só tenho a agradecer por essa ação”, relatou aliviado.

A contenção da encosta também beneficia aos demais moradores de Bom Juá, como pontuou a dona de casa Eliene Cruz, de 48 anos. “A obra da encosta é maravilhosa! Pense nas pessoas que moravam ali em cima e que agora podem dormir tranquilas. Até pra gente mesmo, na hora de passar aqui, antes chegava doer as vistas, parecia que aquele barro ia descer todo. Em outras vezes, caiu barro e interrompeu a passagem de todo mundo. A Prefeitura está de parabéns, porque está realmente fazendo coisas aqui na comunidade”, disse.

Contenção – A obra de contenção englobou a recomposição de talude e aplicação da técnica de cortina atirantada para evitar deslizamentos de terra. A intervenção é a quarta a ser entregue na região e foi realizada pela Seinfra, com investimento de R$ 9,5 milhões. No entorno da localidade já foram inauguradas contenções na Rua Henrique Marques e Rua do Ocidente, ambas na comunidade do Marotinho, e outra Rua José Sales, em Fazenda Grande do Retiro.

Com a contenção da Rua do Bom Juá, já são 65 estruturas do tipo entregues pela Prefeitura na capital baiana nos últimos sete anos, totalizando R$ 85,8 milhões em investimentos. Outras 20 contenções já estão em execução na cidade. “A cidade de Salvador está ficando cada vez mais segura para enfrentar o período das chuvas e, com as intervenções nas áreas de risco, estão sendo preservadas mais vidas na cidade”, destacou Bruno Reis.

Geomantas – Além disso, desde 2016, 152 áreas de alto risco em Salvador receberam geomanta, técnica inovadora de proteção de encosta que faz uso de material em PVC e geotêxtil, implantada pela Defesa Civil (Codesal). Essas intervenções trouxeram mais tranquilidade e segurança à população de bairros carentes, beneficiando 40,3 mil pessoas. Atualmente, obras de outras 28 geomantas estão em andamento no município.

Do total, somente nos bairros de Bom Juá e na vizinha Fazenda Grande do Retiro, foram oito geomantas que, juntas, protegem 5.188,24 m² de área. O investimento, nestes casos, foi de aproximadamente R$813 mil e 1.835 pessoas beneficiadas.

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Durante a inauguração da obra de contenção de encosta da Rua do Bom Juá, no bairro de mesmo nome, na manhã de hoje (12), o prefeito ACM Neto se solidarizou com a população dos municípios baianos de Pedro Alexandre e Coronel João Sá após as fortes chuvas que castigaram as duas localidades e o incidente envolvendo a barragem do Quati, ontem (11), deixando inúmeros desabrigados. A tragédia ganhou os noticiários de todo o Brasil. 

ACM Neto também colocou a Defesa Civil de Salvador à disposição das duas prefeituras do interior. "Independentemente de questões políticas ou partidárias, nesse momento todos têm que se unir e ajudar. A Defesa Civil de Salvador está à disposição para oferecer suporte técnico, caso isso seja desejado. Eu fiquei de coração partido e todos precisam estar juntos para que a população das duas cidades supere esse gravíssimo episódio", declarou. 

"Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu com a barragem, mas seja o que for as imagens mostram a consequência da chuva nessas duas cidades. Me solidarizo aos prefeitos das duas cidades, pois sei como é difícil administrar municípios pequenos. Mas fica principalmente a minha torcida para que a população possa superar esse momento tão dramático. Rezamos para que não existam vítimas fatais", acrescentou o prefeito. 

ACM Neto lembrou que foi representante dos dois municípios quando era deputado federal, e frisou que, já como prefeito, sabe "o que é viver e sofrer com as chuvas, pois Salvador também sofre com isso todos os anos, pois existem áreas de risco na cidade". 

"As cenas que vimos pela TV nesses dois municípios acontecem muito em vários lugares do Brasil e do mundo. Isso é um efeito da natureza, mas o homem tem sua parcela de responsabilidade. O homem tem a incumbência de fazer todo esforço para evitar consequências graves desses efeitos da natureza. Por isso eu defendo sempre o crescimento de forma sustentável", salientou.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), divulgou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11) o resultado preliminar da prova objetiva do concurso público para os cargos de agente de fiscalização, agente de salvamento aquático, agente de trânsito e transporte, guarda civil municipal e fiscal de serviços municipais.

O resultado faz parte do primeiro edital do certame, no qual foram destinadas 98 vagas, e contém o nome, número de inscrição, data de nascimento e nota dos candidatos que disputaram tanto na modalidade de ampla concorrência como nas de pessoas que se declararam com deficiência e negros. A remuneração para as funções chega a R$ 4.718,39 e carga horária de 40 horas.

O cronograma para as próximas etapas do concurso também foi divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas, organizadora do certame. No dia 22 sai a publicação do resultado definitivo da prova objetiva e a acontece a convocação para o Teste de Aptidão Física  (TAF). A aplicação do TAF ocorrerá dos dias 28 de julho a 7 de agosto na Escola de Formação Complementar do Exército, na Pituba; e 8 e 9 de agosto na Arena Aquática de Salvador, também na Pituba. A necessidade de realização do TAF é exclusiva para as áreas de Agente de Trânsito e Transporte, Agente de Fiscalização Municipal, Agente de Salvamento Aquático, Fiscal de Serviços Municipais e Guarda Civil Municipal. 

A relação dos candidatos convocados para o Teste de Aptidão Física, bem como os horários agendados para a realização de cada um dos testes da etapa e o horário de comparecimento dos candidatos, será divulgada após a publicação do resultado definitivo da prova objetiva. É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanharem a publicação das informações relativas aos critérios, data, horário e convocação para realização da prova no site da FGV.

Editais restantes - As provas do concurso público da Prefeitura foram aplicadas em junho passado, visando preenchimento total de 368 vagas, provenientes de três editais. Além do primeiro edital - que envolveu seleção para funções de agente de fiscalização, agente de salvamento aquático, agente de trânsito e transporte, guarda civil municipal e fiscal de serviços municipais -, o segundo edital oferta 150 vagas de professores municipais, com remuneração que chega a R$ 3.603,80 e carga horário de 20 horas ou 40 horas. 

Já o terceiro e último edital contempla o preenchimento de 120 vagas para médico, assistente social, psicólogo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro/arquiteto e – pela primeira vez na administração municipal, os cargos de gestor público, médico perito, médico do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho. Todas com carga horária de 20, 30 ou 40 horas e remuneração de até R$10.902,71. O resultado das provas desses dois editais restantes será divulgado nos próximos dias.

Registros - No total, 99.145 pessoas participaram do concurso para a Prefeitura de Salvador, em 18 cargos e 12 áreas, nível médio, técnico e superior. Dessas quase 100 mil inscrições, 40.175 foram para Guarda Civil Municipal, o que representou, aproximadamente, 41% dos registros. 

Outras carreiras bem procuradas foram as de Agente de Trânsito e Transporte, com 19.379 inscritos (19,5%); Professor de Educação Infantil – 40h, com 5.611 (5,6%); Professor de Educação Infantil – 20h, com 5.067 (5,1%); e Assistente Social, com 4.931 (4,9%). 

Os novos postos vão representar um investimento de R$ 23,3 milhões para reforçar as áreas estratégicas e prioritárias do Executivo municipal.  

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Residente no Bairro da Paz há 18 anos, o motorista Manuel Domingos era um dos moradores que demonstravam bastante expectativa com a transformação do local, que passa a receber o programa municipal Iluminando Nosso Bairro. A ordem de serviço para a implantação da iluminação em LED em toda a localidade foi assinada nesta quinta-feira (11), pelo prefeito ACM Neto, ao lado do secretário de Ordem Pública (Semop), Felipe Lucas, e do diretor de Iluminação Pública do órgão, Júnior Magalhães, demais autoridades, lideranças comunitárias e populares. 

Com investimento de R$2,2 milhões, a iniciativa será implantada em mais de 1,3 mil pontos distribuídos em 179 ruas. “Este é o quarto bairro beneficiado pelo programa, que já passou por Nova Constituinte, Calabar e Liberdade, escolhidos porque são levadas em consideração questões como o índice de pobreza e o enfrentamento à violência. É uma iluminação mais moderna, que pesa menos no bolso da Prefeitura e que chega aos bairros para mudar inteiramente a cara desses lugares, além de trazer um grande ganho em termos de segurança para os moradores”, resumiu o prefeito. 

De acordo com Manuel Domingos, também conhecido na comunidade como Mano Som, o programa vai dar uma outra cara ao Bairro da Paz. “As crianças não tinham nem condições de andar na rua, pois há transversais muito escuras. Com essa ação, as crianças vão poder brincar na rua. Quanto mais iluminação, melhor. Só tenho a agradecer”, relatou. 

Acompanhada da filha Geovanna, de 9 anos e que ostentava a faixa de Miss Bahia Beauty 2019, a atendente Áurea Maciel, de 30 anos, também falou da importância da iniciativa para a comunidade. “Isso é uma maravilha pra gente. Tem sido feita muita coisa aqui no bairro e nós precisamos, mesmo”, pontuou. 

Números – O primeiro bairro contemplado pelo Iluminando Nosso Bairro foi o Calabar, em março passado. No local, o investimento foi de 800 mil e 92 ruas foram contempladas com o que há de mais novo e eficiente em iluminação pública. Foram 634 pontos englobados, com 430 luminárias em LED de 50W, 103 de 70W e 101 de 100W. 

Já em Nova Constituinte, a modernização ocorre em 135 logradouros, com a instalação de 865 pontos em LED e implantação de 52 postes, com investimento de R$ 1,170 milhão. Na Liberdade, são 417 pontos de LED distribuídos em 28 postes, com potência variando entre 50W e 100W e investimento de cerca R$ 580 mil. 

“Estamos democratizando hoje a tecnologia em LED nos bairros populares de Salvador. Com isso, está sendo levada uma iluminação mais moderna com baixo consumo, qualidade e definição de cor”, disse Júnior Magalhães.

 

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O atendimento das instituições beneficiadas pelo Programa Prato Amigo, que passa por processo de recadastramento, foi concluído na tarde desta quinta-feira (11). Cerca de 180 das 300 entidades cadastradas compareceram ao Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Tomé de Souza, s/n - Centro) para entregar a documentação solicitada.

Para o atendimento das entidades, que ocorreu em dois dias distintos e agendados previamente, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da equipe da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), contou com o apoio de uma contadora e dois advogados voluntários, que analisaram as documentações das instituições e orientaram aquelas que precisavam de algum tipo de regularização.

O coordenador de segurança alimentar da Sempre, Gabriel Falcetta, explicou as próximas fases do processo de recadastramento. “Depois da análise da documentação, realizaremos as visitas institucionais e publicaremos a lista de instituições recadastradas no Diário Oficial do Município”, disse.

Edileusa Aragão, representante da Creche-Escola Menino do Dedo Verde, compareceu para fazer o recadastramento da instituição, e declarou que “o Prato Amigo é uma ajuda importante para o reforço da alimentação". "Atendemos 87 crianças na creche-escola comunitária, e temos também um projeto que atende adolescentes às segundas e quartas-feiras com aulas de música e reforço escolar”. Ela também elogiou organização. “Recebemos o convite com 15 dias de antecedência, e foi possível reunir a nossa documentação, que estava toda organizada, para trazer”.

O programa de complementação alimentar Prato Amigo é uma ação permanente de aproveitamento de alimentos e combate ao desperdício. Consiste na coleta diária de doações alimentos, realizada na cidade de Salvador. Os mantimentos são avaliados, triados e distribuídos para instituições cadastradas e acompanhadas pela Sempre, beneficiando indiretamente cerca de 28 mil pessoas.  

 

 

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