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O ambiente degradado pelo tempo e pela ocupação irregular em torno do campo localizado na Rua Waldenoir Rego, em Cajazeiras VI, foi transformado em um verdadeiro mundo do espaço e entretenimento pela Prefeitura. A Praça da Juventude foi entregue nesta terça-feira (9) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do secretário de Manutenção (Seman), Virgílio Daltro; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Desal), além de vereadores, lideranças comunitárias e populares, que festejaram bastante o novo equipamento. 

O prefeito lembrou que a intervenção foi um compromisso assumido com os moradores, que solicitaram, além da recuperação do campo de futebol, que a área tivesse outros atrativos, principalmente para as crianças que não tinham onde e com o que brincar. “Vimos que a área era muito grande e necessitava de bastante investimento. No entanto, com ajuda de emendas parlamentares, foi desenvolvido um projeto no capricho e hoje há um sentimento de muito orgulho e alegria de ver o resultado do trabalho feito aqui”, afirmou ACM Neto. 

Ele também salientou um elemento inédito na Praça da Juventude, implantado em caráter piloto e que deverá ser levado para outros campos da capital baiana. “Em toda a cidade, é o primeiro campo que tem um banco de reservas neste padrão, coberto, que foi desenvolvido pela Desal”, revelou o prefeito. E complementou o discurso com um pedido para que os moradores ajudem a conservar o equipamento. 

Melhoria – Com investimento de mais de R$600 mil, a construção contemplou uma área de 9.395 m² com espaço infantil, academias de saúde e musculação, bancos modulares com tecnologia antivandalismo, espaço de jogos, quadra de futebol em areia, anfiteatro, pergolado, rampa, pavimentação e ampla comunicação visual. O paisagismo, iluminação em LED e as bolas multiuso de decoração e mobiliário ressaltaram ainda mais a beleza do local. 

A líder comunitária Ruth Nascimento, de 55 anos e moradora do bairro há três décadas, ressaltou a importância da praça para a região. “O único local de lazer de Cajazeiras VI é essa praça. Era um local triste e não tinha vida. Hoje tem vida porque traz lazer, cultura, crianças e pessoas da terceira idade, então tá aprovadíssima essa ação”, declarou. 

Esse ano, a Prefeitura de Salvador já entregou 56 praças na capital baiana, proporcionando lazer para a população nos mais diferentes bairros de Salvador. Desde 2013, já foram mais de 400 espaços de convivência construídos e/ou recuperados pela administração municipal, sendo cerca de 90% deles localizados nas áreas mais pobres da cidade.

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Três secretarias municipais terão novos titulares a partir desta quarta-feira (10). O atual secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Antônio Galvão, assumirá a pasta da Prefeitura-Bairro, comandada até então por Ana Paula Matos, que estará à frente a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Já o secretário da Sempre, Leo Prates, deixará o órgão para assumir a SMS.

O anúncio das mudanças e a posse dos novos secretários foram feitos pelo prefeito ACM Neto, ao lado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, demais gestores municipais, vereadores e imprensa. A cerimônia foi realizada no Palácio Thomé de Souza, nesta terça-feira (9) e, na ocasião, o prefeito salientou as qualidades de cada um nas antigas funções e ressaltou que a iniciativa visa dar ainda mais dinamismo à gestão.

“São três quadros altamente qualificados que reúnem, ao mesmo tempo, pleno conhecimento da cidade e dos problemas de Salvador e capacidade técnica para executar as funções. Sempre procuro dar novos desafios e objetivos à equipe e acredito que, de vez em quando, mexer em peças e colocar metas diferenciadas é algo que faz toda a diferença para o cidadão. Considerando o perfil de cada um, eles estão nas áreas certas e, a partir de agora, é ter muito trabalho, empenho e compromisso em oferecer o melhor para a cidade”, explicou ACM Neto.

Continuidade e desafios – Com a missão de dar continuidade aos projetos já elaborados e aperfeiçoar as áreas mais necessitadas, os novos gestores destacaram os desafios à frente de cada pasta. “Na Saúde, a meta é ampliar ainda mais a área da Atenção Básica, incluindo as Unidades de Saúde da Família, com foco na prevenção. É preciso possibilitar ao cidadão ter uma qualidade de vida cada vez melhor”, destacou Leo Prates.

Para Ana Paula Matos, o maior desafio à frente da Sempre será o trabalho com as pessoas em situação de rua. “É claro que o desafio maior é olhar para o todo, em uma cidade tão grande como é Salvador, para entender a realidade de cada pessoa que vive por trás de uma situação de vulnerabilidade”.

Com foco no trabalho de articulação administrativa e política entre a Prefeitura e as comunidades, o secretário Luiz Galvão disse estar preparado para a função à frente das Prefeituras-Bairro. “Pretendo trazer bastantes novidades para a pasta. Acho que o gestor público moderno tem que estar ambientado com as questões políticas também”, finalizou.

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Na manhã desta terça (09), a Feira de Saúde e Cidadania ofertou uma série de serviços para quem passava no Largo dos Mares, na Cidade Baixa. O evento teve como público-alvo as pessoas em situação de rua e foi promovido pela Prefeitura, através do Consultório na Rua, do Serviço de Atenção Especializada Marymar Novais e dos demais serviços da atenção primária do Distrito Sanitário de Itapagipe, em parceria com o programa Corra Para o Abraço, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e o Projeto Axé.

De acordo com uma das organizadoras, Luciane Chaves, o caráter conjunto da feira foi pensado para ofertar uma diversidade de serviços para os atendidos. Há desde emissão do Cartão do SUS, vacinação, atendimento médico e de enfermagem até a assistência jurídica e encaminhamento. Em ações como esta, há o aconselhamento dos atendidos através de palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis. Logo após, eles são convidados a fazer o teste rápido no Centro Marymar Novais, nos Dendezeiros. A sífilis é mais diagnosticada.

Luciane Chaves ressaltou que a feira é uma oportunidade para que pessoas antes sem acesso aos serviços básicos possam ter seus direitos assegurados. "São pessoas que sofrem estigma, sofrem preconceito e estão à margem. Muitas vezes são pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade social e invisibilizadas. Nossa intenção aqui é apresentar estes serviços para pessoas que os desconhecem e aproximá-los dos profissionais e da rede", explicou. Para ela, os atendidos podem atuar como multiplicadores, recomendando e ampliando o alcance das ações da rede de atenção.

Exemplo – A feira ainda contou com atividades de arte-educação e uma roda de capoeira, onde estava Washington Tavares, um dos atendidos pela rede que tem atuado também como um multiplicador. Ele esteve em situação de rua durante 20 anos e hoje está abrigado em uma das unidades de atendimento à população em situação de rua da Prefeitura.

"Eu conheci estes serviços há alguns anos atrás e, a partir do momento que procurei atendimento, todos me trataram super bem. Através do atendimento deles eu consegui fazer documentos que me faltavam. Hoje é uma satisfação muito grande estar aqui. Toda vez que alguém me fala que precisa de um documento ou outro serviço eu recomendo", relatou.

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Exatos 18.461 registros de casos de poluição sonora foram denunciados à Subcoordenadoria de Combate à Poluição Sonora de Salvador nos últimos seis meses. A atuação do órgão de fiscalização, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é feita mediante denúncia e acontece principalmente nas áreas com maior número de reclamações. São feitas notificações prévias das irregularidades, assim como apreensão de equipamentos não regulados e monitoramento de eventos não licenciados.

Do total de registros do primeiro semestre deste ano, 1.198 delas ocorreram apenas nos bairros de Itapuã e Pernambués - um número considerável e que coloca as duas localidades entre os quatro bairros mais denunciados, seguidos de Rio Vermelho e Paripe. Nestas localidades, o limite de de 70 decibéis, entre 7h e 22h, e 60 decibéis, das 22h às 7h, estabelecido pela Lei do Silêncio (Lei 5.354/98), foi desrespeitado por sucessivas vezes.

As fontes causadoras de poluição mais denunciadas são os veículos particulares, com 6.074 denúncias. Logo depois estão as residências (3.273 registros), os bares e restaurantes (3.186 registros) e as áreas públicas (1.304 registros). As igrejas e os condomínios também estão nas estatísticas, com 740 e 423 denúncias, respectivamente.

Os números de operações neste primeiro semestre são expressivos: foram 358 notificações, 275 autos de infração, 149 apreensões, 4.425 vistorias realizadas, 353 equipamentos e um embargo. A Semop também realiza operações como a "Carro do Ovo" e ações conjuntas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, como parte da Operação Sílere - neste caso, já foram promovidas 61 ações.

As penalidades aplicadas para quem ultrapassa os limites de som vão de notificação até autuação, embargo, interdição de imóvel e apreensão de equipamentos. Em caso de aplicação de multa, o valor varia de R$ 1.039,85 a R$ 173,165,45 mil, de acordo com a quantidade de decibéis excedentes.

Como denunciar - O cidadão que quiser denunciar pode entrar em contato através do Fala Salvador, no número telefônico 156, na hora do incômodo. Assim, os agentes de combate à poluição sonora vão até o local medir os decibéis e, caso seja comprovada a infração, registrar o flagrante e autuar como prevê a Lei do Silêncio.

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A viagem entre as cidades de Santiago, capital do Chile, e a capital baiana vai ficar mais rápida e prática nesse verão. O Salvador Bahia Airport e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), acabam de fechar um acordo com a companhia aérea SKY para operar três voos semanais - às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados -, entre 30 de dezembro de 2019 e 3 de março de 2020. 

A oficialização da parceria foi feita nesta segunda-feira (8), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto; do vice e secretário de Obras Públicas, Bruno Reis; do secretário da Secult, Cláudio Tinoco; dos diretor comercial do Salvador Bahia Airport, Marc Gordien; e dos representantes da SKY Renata Robbio e Stefano de Luca - coordenadora de assuntos corporativos e coordenador de vendas internacionais, respectivamente. Também acompanharam o evento representantes do trade turístico e imprensa. 

Atualmente, o Chile é o segundo maior emissor de turistas para a capital baiana, mesmo sem ter o voo direto. A conexão direta entre as duas cidades vai estimular ainda mais a vinda de chilenos para o estado, movimentando toda a cadeia de turismo.  

“A atração destes voos para a capital baiana reafirma o compromisso da Prefeitura de Salvador em buscar meios para manter e ampliar o nosso fluxo turístico. Na última temporada, tivemos o verão mais movimentado da década e nesta queremos superar ainda mais esta marca”, afirma o prefeito ACM Neto. 

Para o gestor da Secult, Claudio Tinoco, esta é uma medida que também visa aproximar ainda mais os chilenos da capital baiana. “Estamos trabalhando incessantemente para continuar fazendo o turismo de Salvador crescer. Por isso mesmo, apoiaremos medidas que sejam efetivas na vinda de turistas para a nossa cidade. Salvador sai na frente ao atrair importante companhia aérea estrangeira e estabelecer uma conexão direta com um dos principais mercados da América Latina.”, pontua. 

Números – Segundo a Secult, cerca de 3,7 milhões de visitantes passaram por Salvador no verão de 2018/2019. “Um dos objetivos prioritários do Salvador Bahia Airport é justamente o aumento do tráfego aéreo. Estamos particularmente felizes com esta rota, pois conectará dois aeroportos da rede Vinci Airports, que também tem participação no Aeroporto de Santiago do Chile”, ressaltou Graziella Delicato, gerente de negócios aéreos do Salvador Bahia Airport, também presente no evento.

O Chile está na preferência dos brasileiros. O país recebeu o número recorde de 589.172 turistas saídos do Brasil, quantidade 8,1% maior do que a registrada em 2017, de acordo com o Serviço Nacional de Turismo do Chile. E existem diversos motivos que explicam esses dados. A capital Santiago possui ótima estrutura, vistas deslumbrantes, rica gastronomia e cultura diversificada. Um dos destaques fica por conta do visual da Cordilheira dos Andes, que cerca toda a cidade e é visível em vários pontos, além dos mirantes que garantem um panorama ainda mais impressionante.

 

Companhia aérea - A SKY foi fundada em 2002 e se tornou uma das companhias mais importantes do Chile e da região, transportando 25% dos passageiros domésticos. Em 2015, se tornou a primeira empresa aérea low cost do Cone Sul, impactando o mercado doméstico com uma redução de tarifas da ordem de 35%. Com uma frota de 20 aeronaves, a empresa hoje oferece voos internacionais para destinos como Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Lima, Montevideo, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

“Nosso objetivo é mobilizar sonhos, ideias e projetos, disponibilizando os céus para todos. O anúncio de que agora vamos operar a rota Santiago-Salvador com um voo direto é uma ótima notícia e contribui diretamente para esse objetivo. O melhor é oferecer aos chilenos e brasileiros a possibilidade de um voo direto e rápido na melhor linha companhia aérea low cost da América do Sul, segundo o último ranking da Skytrax, e com a frota de aviões mais moderna da América do Sul, o A320 Neo”, disse Holger Paulmann, CEO da SKY.

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Salvador recebeu, nesta segunda-feira (8), a visita de Maria Laura Vinuella, diretora de Programas, Unidade de Estratégia e Gestão de Relações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Vinuella foi recebida pelo titular da Secretaria Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga, com quem discutiu sobre a agenda da Semana do Clima da América Latina e Caribe, evento que ocorrerá do dia 19 a 23 de agosto, no Wet’n Wild.   

Durante a manhã, Vinuella  conheceu o Espaço Colabore, no Parque da Cidade, situado no Itaigara, para apresentação de propostas e definição de ações. Durante a tarde, o ponto de encontro foi o Wet’n Wild, na Paralela, espaço onde ocorrerá o evento. A agenda de diálogos sobre a programação, logística e financiamento e de visitas técnicas segue até a próxima quinta-feira (11).

Segundo Fraga, as inscrições para o evento têm sido intensas. “A Semana do Clima está sendo muito procurada por atores nacionais e internacionais e muitas atividades estão sendo propostas. Esperamos uma média de público entre três e cinco mil pessoas. Será um evento muito importante para a cidade, principalmente para a agenda de mudanças climáticas”, diz.

O evento – Realizadas anualmente na África, Ásia-Pacífico e na América Latina e Caribe, as reuniões regionais são momentos ideais para que integrantes dos setores público e privado de diferentes países abordem a mudança climática e proponham ações para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e limitar a elevação da temperatura média global.

A Semana do Clima é também um incentivo para que governos, organizações e indivíduos façam parte do movimento criado pelo Acordo de Paris, estabelecido em 2015, durante a Conferência das Partes (COP-21), para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável. Neste ano, as Semanas Climáticas Regionais são uma preparação para a Conferência das Partes (COP25), que ocorrerá em dezembro, no Chile.

Para Salvador, em paralelo à agenda principal, atores climáticos da região vão poder apresentar soluções climáticas inovadoras, desenvolvidas por eles em estandes, plataformas e eventos menores para o público. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto por meio do site: www. regionalclimateweeks .org.

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A frente fria que se deslocou da região Sudeste do país para a Bahia, no final de semana, influenciou as condições do tempo em Salvador, ocasionando a formação de áreas de instabilidades e o mau tempo que a cidade enfrenta. Nas últimas 24 horas, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec) registrou acumulados de chuvas acima de 130 milímetros (mm) nas localidades de Alto do Peru (173 mm), Bom Juá (149,2 mm), Nova Brasília (134,2 mm) e Rio Sena (131,3 mm).

Ainda nas últimas 24 horas, o total médio das chuvas em toda a cidade foi de 99,6 mm, o que representa 56,9% do previsto para todo o mês de julho, que é 175 mm. “A previsão é que tenha chuva até a quinta-feira (11), com menor intensidade. O maior impacto ocorreu no domingo (7), se estendendo durante a madrugada. A partir de hoje começa a perder intensidade porque o sistema está se deslocando para região de Aracaju e Maceió”, explica o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo.

Em função do risco para deslizamentos e a previsão de continuidade de chuvas para os próximos dias, a Codesal mudou o nível de monitoramento de Observação para Atenção. Até as 10h20 desta segunda, o órgão municipal registrou 77 ocorrências, sendo a maior parte deslizamentos de terra (30), alagamentos de imóvel (8), ameaças de desabamento (8) e árvores caídas (7).

A Codesal segue com o plantão de 24 horas, funcionando plenamente, e atendendo as solicitações pelo telefone gratuito 199. No período chuvoso, o órgão intensifica as atividades de vistoria em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de obra (SIMM) oferece 61 vagas de emprego nesta terça-feira (9). Dentre as oportunidades estão as de consultor de vendas, com 11 vagas, além de supervisor de loja, polidor de veículos, líder de recepção de hotel bilíngue e auxiliar de bar – este último voltado para pessoas com deficiência.

Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, localizados no Comércio, na Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto; e na Boca do Rio, na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja. É necessário levar originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. A população também tem acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 

Vagas do SIMM para esta terça-feira (9):

Consultor de vendas

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, Chapada, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Ondina e Amaralina.

Salário: a combinar + benefícios

11 vagas

 

Vendedor de serviços externo

Ensino médio completo, dois meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

7 vagas

 

Vendedor externo

Ensino médio completo, dois meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

7 vagas

 

Auxiliar administrativo (estágio)

Ensino superior cursando Administração.

Salário: a combinar

3 vagas

 

Supervisor de loja

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência na área de confecções, desejável ter trabalhado em loja de departamento.

Salário: R$1.900,00 + benefícios

3 vagas

 

Costureira de máquina reta

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar administrativo

Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável experiência na área hospitalar.

Salário: R$1.069,00 + benefícios

2 vagas

 

Instalador de película em veículos

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, ter fácil acesso a região da Paralela.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Subgerente de restaurante

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível disponibilidade total de horário.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Pizzaiolo

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva p/ pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar de bar (vaga exclusiva p/ pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Atendente balconista (vaga para Jovem Aprendiz)

Ensino médio cursando, sexo feminino, disponibilidade para trabalhar à tarde.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Polidor de veículos

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário (R$): a combinar + benefícios

2 vagas

 

Vendedor interno

Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável ter trabalhado com vendas de calçados.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Vendedor de serviços

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com venda de peças e serviços de equipamentos.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Recepcionista (vaga exclusiva p/ pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência.

Salário: R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de controle de qualidade

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter trabalhado no ramo de hotelaria ou alimentos, disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Líder de recepção de hotel bilíngue

Ensino médio completo, seis meses de experiência, inglês fluente, disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de suprimentos

Ensino superior cursando logística, seis meses de experiência, inglês intermediário, imprescindível experiência com Sistema Smart.

Salário: R$1.800,00 + benefícios

1 vaga

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Os alimentos que seriam descartados só por estarem fora dos padrões estéticos de mercado ou a poucos dias do prazo de validade têm ajudado a compor a refeição diária de 28 mil pessoas, atendidas em 300 instituições sociais cadastradas no Programa de Complementação Alimentar Prato Amigo. Coordenada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), a iniciativa conta com articulação de empresas do ramo alimentício e feiras, com vistas à diminuição do desperdício de alimentos e assegurando o direito ao acesso regular e permanente à alimentação.

O programa tem recolhido, mensalmente, 30 toneladas de alimentos, sendo 60% itens de hortifrúti, seguidos de cereais e pães. Os produtos são armazenados em um banco de alimentos urbanos, nos Barris, antes de passarem por um processo de triagem e destinação às organizações beneficiadas.

“Temos uma equipe com nutricionistas que avalia se o alimento pode ser repassado para as instituições. Os produtos geralmente estão em ótimas condições de uso, mas só porque apresentam algum machucado, por exemplo, acabam perdendo valor comercial e são jogados fora. Mas o valor nutricional do alimento continua”, explica o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Gabriel Falcetta.

Funcionamento – Na prática, o programa Prato Amigo se dá diariamente, de segunda a sexta-feira, seguindo um roteiro preestabelecido, por meio da coleta de alimentos obtidos através de parcerias com Centros de Abastecimento (Ceasa), redes de supermercados e delicatessens, dentre outros estabelecimentos atacadistas. Atualmente mais de 20 empresas estão engajadas na ação.

A entrega das doações ocorre nas instituições sociais cadastradas e são acompanhadas por uma equipe técnica do programa. “A instituição beneficiada no programa Prato Amigo passa por visita técnica, onde é definida quantidade de alimentos que será destinada ao local. É feito todo um relatório, além de vistoria na cozinha da estrutura para verificar o cumprimento de normas da vigilância sanitária. Fora a parte de doação, ainda fazemos um trabalho de educação nutricional para manipulação dos alimentos”, acrescenta Falcetta.

Alívio – Beneficiada pelo Programa de Complementação Alimentar Prato Amigo há mais de dez anos, a Associação Baiana de Hemofílicos (ABHE) auxilia, mensalmente, entre 150 a 200 pessoas que passam por tratamento de hemofilia (doença genético-hereditária que se caracteriza por incapacitar a coagulação sanguínea). De acordo com o diretor financeiro da entidade, Ubiratan Magalhães, as doações de alimentos que a instituição recebe têm ajudado a manter as atividades do dia a dia.

“Não tenho como estimar em valores o quanto o Prato Amigo tem nos ajudado. Como dependemos de doações voluntárias, o dinheiro que gastaríamos com alimentação pode ser alocado para outros custos dos pacientes, como transporte até uma unidade de saúde, na compra medicamentos, exames, enfim, no que precisar”, ressalta.

Recadastramento – Na próxima segunda (8) e quinta-feiras (11), as instituições beneficiadas pelo Programa Prato Amigo deverão fazer o recadastramento. O procedimento ocorrerá no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Tomé de Souza, s/n - Centro), sempre das 8h às 16h, por ordem de chegada. Serão 150 instituições atendidas em cada dia. A ação será acompanhada por advogados e uma contadora, ambos voluntários, e realizada pelos colaboradores da Cosan.

As instituições cadastradas foram previamente convocadas por meio de convite entregue presencialmente, no qual continha as informações sobre os documentos necessários. Neste momento, haverá apenas o recadastramento, não sendo possível a inclusão de novas instituições.

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