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A situação da população de rua que reside no Centro Histórico será alvo de debate no evento "Conexão Centro Histórico - Fronteiras dos Direitos Humanos e da Cidadania", que acontece nesta terça-feira (03), no Teatro Gregório de Mattos, das 14h às 18h. De acordo com um recente levantamento feito pela Diretoria de Proteção Social Especial, que integra a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), 38% das pessoas em situação de rua atendidas na região declararam fazer uso frequente de drogas ilícitas, sendo o crack a substância mais utilizada.

O debate visa fortalecer a rede de autoridades competentes e definir responsabilidades sobre as questões acerca das pessoas que vivem no Centro Histórico. Promovido pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o evento terá a presença de autoridades vinculadas a diversos órgãos públicos, a exemplo do Ministério Público da Bahia.

Para a diretora de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, o encontro tem o objetivo de despertar a consciência coletiva sobre os direitos e deveres de cada uma das instituições e suas interseções junto aos órgãos municipais e de segurança que atuam na defesa do cidadão. “Queremos estreitar uma linha de cooperação que nos traga ações efetivas. Durante a tarde de trabalho vamos tratar de questões pertinentes aos moradores de rua, dependentes químicos, pessoas com doença mental que peregrinam pelo Centro Histórico e problemas de pessoas que cometem delitos na região”, assinala.

O encontro terá a presença de representantes de outras secretarias municipais, a exemplo da Sempre, Secretaria da Saúde (SMS) e Guarda Civil Municipal (GCM). Participam da mesa de discussão a promotora do Ministério Público da Bahia e coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), Márcia Teixeira, a coordenadora de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria Pública da Bahia, Eva Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador, Renildo Barbosa, e o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Bahia), Jerônimo Mesquita. O evento é aberto ao público.

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Das 92 vigas dos viadutos que estão sendo construídos em frente ao Parque da Cidade, para as obras do primeiro trecho do BRT, 44 já foram lançadas pelo consórcio responsável pelas intervenções do modal de transporte. A ação representa um avanço de quase 50% desse serviço.

Essa imediação do Itaigara contará com dois viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade-Lucaia e outro na direção Parque da Cidade-Iguatemi. Ambas as estruturas serão fundamentais para destravar os gargalos de trânsito decorrentes do grande fluxo de veículos na região, principalmente em horários de pico.

A conclusão desses dois viadutos está prevista para dezembro. Até lá, ainda haverá algumas alterações no tráfego da região, em função da logística de lançamento de cada estrutura, segundo o Consórcio BRT. Mais um viaduto será erguido nas proximidades do Shopping da Bahia, também neste primeiro trecho dos corredores do BRT, que irá ligar as regiões do Parque da Cidade e do centro de compras, com 2,9km de extensão.

Na próxima quinta-feira (5), serão iniciados os lançamentos de mais vigas, desta vez para a construção do elevado na região do Walmart, que abrigará estação do BRT, via expressa para automóveis e ciclovia. Em outubro, serão lançadas as sustentações do elevado na região do Cidadela.

Sem semáforos – Os viadutos e elevados serão fundamentais porque possibilitarão a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do BRT. Vale frisar que os elevados serão pontuais e erguidos para passar por cima de cruzamentos e dos semáforos que permanecerem, não sendo permanentes ao longo da via, como acontece com o traçado do metrô na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô).

Com a implantação dos corredores do BRT, será possível, por exemplo, sair do final da Garibaldi (sentido Rio Vermelho), acessar uma das vias expressas e não passar por qualquer sinaleira até o início da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). Além disso, o conceito das estações nos elevados vai facilitar a acessibilidade e a integração com os ônibus convencionais. Isso porque o cidadão terá acesso às estações sem precisar passar por passarelas, de forma mais segura, utilizando escadas, elevadores e rampas.

Alterações – A partir do dia 8 de setembro, a Avenida ACM passará por novas alterações de tráfego em razão do andamento das obras do BRT. As mudanças têm como objetivo a construção dos elevados que abrigarão a estação do BRT, nas imediações do supermercado Walmart.

O tráfego da via principal, no sentido Avenida Luís Viana (Paralela), será desviado a partir das imediações do supermercado Sam’s Club. Desta forma, os veículos provenientes da Avenida Juracy Magalhães deverão acessar a via marginal, voltando novamente à via principal logo após o Walmart.

No sentido Lucaia, neste mesmo trecho, serão realizados pequenos desvios. Já nas imediações do Lar Shopping, haverá um estreitamento da via, que passará de quatro para três faixas no sentido Lucaia, para permitir a construção do elevado que será implementado no local.

As mudanças na região também irão afetar o fluxo dos veículos que saem da Rua Cipreste, ao lado do Sam’s Club. O acesso à via principal no sentido Lucaia será interditado e os veículos deverão utilizar a via marginal, sentido Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), acessando a via principal logo após do Walmart, como os demais veículos que seguem na mesma direção. Para quem deseja ir no sentido Lucaia, a opção é permanecer na Rua da Alfazema e acessar a Avenida Paulo VI, saindo ao lado do Hiperposto.

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Com a proposta de limpar as ruas da cidade e evitar diversos problemas ocasionados pelo abandono de sucatas nas vias públicas, a operação Cidade Dez, Sucata Zero obteve um bom resultado nos primeiros meses deste ano. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a iniciativa já removeu 818 sucatas e bens inservíveis de ruas e avenidas da capital baiana desde janeiro deste ano. Do total, 400 unidades foram apreendidas pela Semop e 418 removidos pelos próprios proprietários acionados pela pasta. Para obter este resultado foram realizadas 1.002 notificações.

Os cidadãos também colaboraram com a atuação da equipe de fiscalização, que recebeu 635 denúncias e atendeu 584 delas até o dia último dia 27. As vistorias e o atendimento às denúncias são realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras. Já as apreensões dos bens inservíveis são efetuadas às terças e quintas-feiras. As regiões da cidade onde há a maior incidência de sucatas abandonadas na cidade são Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), Via Regional, Vale da Muriçoca, Avenida Gal Costa e o bairro de Mussurunga.

O trabalho de remoção das sucatas e bens sem utilidade realizado pela Semop contribui de diversas formas para Salvador. Dentre os benefícios destacam-se os ganhos para a mobilidade da cidade, saúde pública – evitando acúmulo de lixo e proliferação de insetos, roedores e doenças -, limpeza urbana e segurança. Além destes ganhos, há ainda a colaboração com a estética da cidade que fica mais agradável para os cidadãos.

 

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As alterações de tráfego na Av. ACM, que seriam iniciadas neste sábado (31), precisaram ser adiadas por uma semana. Em decorrência das chuvas, houve atraso na conclusão das obras necessárias para viabilizar as mudanças. Desta forma, as alterações começarão a partir do dia 8 de setembro.

Após as mudanças, o tráfego da via principal, no sentido Av. Luís Viana Filho (Paralela), será desviado a partir das imediações do supermercado Sam’s Club. Desta forma, os veículos provenientes da Av. Juracy Magalhães deverão acessar a via marginal, voltando novamente à via principal logo após o Walmart.

No sentido Lucaia, neste mesmo trecho, serão realizados pequenos desvios. Já nas imediações do Lar Shopping, haverá um estreitamento da via, que passará de quatro para três faixas no sentido Lucaia, para permitir a construção do elevado que será implementado no local.

Também haverá alteração para os veículos que saem da rua Cipreste, ao lado do Sam’s Club. O acesso à via principal no sentido Lucaia será interditado, e os veículos deverão utilizar a via marginal, sentido Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), entrando na via principal logo após do Walmart, como os demais veículos que seguem na mesma direção. Para quem deseja ir no sentido Lucaia, a opção é permanecer na Rua da Alfazema e acessar a Av. Paulo VI, saindo ao lado do Hiper Posto.

As mudanças serão realizadas desde as primeiras horas da manhã, e estão previstas para serem concluídas no início de 2020. Agentes de trânsito estarão pela região para tirar dúvidas e orientar os condutores sobre as alterações.

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O tempo chuvoso e os fortes ventos que têm marcado presença em Salvador tornam as correntes marítimas mais fortes e trazem a necessidade de redobrar os cuidados na hora do banho de mar. Para garantir a segurança dos banhistas e evitar situações de afogamentos, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), terá 37 postos fixos (mirantes) ocupados por noventa salva-vidas durante este final de semana t.

Os postos ficam localizados na região da orla de Salvador, trecho que compreende do Jardim de Alah até Ipitanga. O órgão também possui um quadriciclo que realizará rondas pela localidade, garantindo mais agilidade no atendimento.

A Salvamar orienta que os banhistas estejam atentos às sinalizações nas praias, bem como sigam sempre as orientações dos profissionais sobre os melhores locais para banho. Recomenda-se também observar o nível da água até a cintura para o banho seguro e que seja evitado o uso de bebida alcoólica antes de entrar no mar.

Atualmente, o órgão tem 253 funcionários entre os setores administrativo e operacional. Semanalmente, o efetivo participa de capacitações e treinamentos físicos e técnicos intensivos através do Setor de Treinamento (Setre), no intuito de prepará-los para atender os banhistas de forma mais ágil e eficiente.

Balanço – De janeiro até agosto deste ano, o órgão registrou 634 ocorrências, com cinco mortes. Os maiores índices de ocorrências ocorrem nas praias de Jardim de Alah, Jaguaribe, Piatã, Itapuã, Stella Maris e Flamengo. Em todo o ano de 2018, foram registradas 990 ocorrências e duas mortes, uma na Praia do Flamengo e outra no Corsário.

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Desde cedo, 22 agentes da nossa equipe de operações especiais da Limpurb estão numa força-tarefa para a retirada da carcaça de baleia-jubarte que está encalhada na praia de Coutos, numa ação em conjunto com o Instituto Baleia Jubarte.

O trabalho é feito com a utilização de facas de açougue para retalhar a carcaça e assim poder fazer o transporte até o caminhão e o Aterro Metropolitano. “Todos os nossos agentes estão devidamente padronizados com equipamentos de proteção individual, como máscara, luva, bota e óculos, para garantir a segurança de cada um”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

Na operação, estão sendo utilizados três caminhões e uma caixa coletora de 5m³. A previsão é que os trabalhos sigam até a maré continuar baixa, ou seja, por volta das 15h. Após esse horário, a ação será retomada amanhã, a partir das 7h30, com uma equipe reforçada de 44 agentes. A operação deve turar até dois dias.

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O clima para quem reside ou passa pela Rua Luis Anselmo Baixão, em Luis Anselmo, é de alívio, conforto e segurança após as obras de contenção da encosta e da escadaria realizadas pela Prefeitura. A entrega dos equipamentos foi feita nesta sexta-feira (30) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores e autoridades, lideranças comunitárias e população.

Conduzidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), as obras foram realizadas em uma área de 835 m² e investimento de R$713.224,67, com recursos próprios do município. Os serviços de contenção englobaram a aplicação da técnica de cortina atirantada para evitar deslizamentos de terra em períodos chuvosos.

“A contenção e proteção de encostas é o principal investimento da Prefeitura hoje nas áreas de risco da cidade. Só quem mora próximo a uma encosta sabe a dor, o sofrimento e a intranquilidade, principalmente no período chuvoso. Com esta ação, é proporcionada segurança e proteção para a vida das pessoas. E o trabalho continua, independente se há sol ou chuva, nos 365 dias do ano”, afirmou ACM Neto.

O relato da microempresária Cleuza Mendes, de 57 anos e moradora do bairro há 35 deles, comprova a afirmação do prefeito. “Essa encosta da rua estava pra cair. A gente comentava que era muito perigoso passar por ali, principalmente para os carros que subiam e desciam a ladeira. Agora está maravilhoso, só temos a agradecer”, contou.

“Esse era um problema que foi resolvido em definitivo. O trabalho da Prefeitura é esse: preservar vidas e dar mais conforto para famílias como a daqui do Baixão”, pontuou Bruno Reis.

Balanço – Ao todo, já são 67 contenções de encostas entregues pela Prefeitura na capital baiana, totalizando R$ R$ 86,9 milhões em investimentos. Atualmente, 21 estão em andamento, envolvendo o montante de R$ 26,2 milhões. Outras seis estão em fase de licitação, com R$12 milhões de recursos aplicados.

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Os inscritos na Maratona Salvador deste ano poderão ter desconto no acesso à tirolesa instalada no Morro do Cristo, na Barra. Voltada para o esporte de aventura, os interessados em usar o equipamento pagam normalmente R$ 10, mas aos participantes da competição essa experiência radical vai custar apenas metade do valor. Outra novidade é que os primeiros colocados da prova terão direito a saltar da tirolesa gratuitamente. A Maratona Salvador acontece no dia 15 de setembro e as inscrições seguem abertas até o dia 8 de setembro, no site www. maratonasalvador. com. br .

Segundo a responsável pela Tirolesa Salvador, Mariana Dias, a intenção é que o público do evento, que é formado por pessoas de todo o Brasil, possa ter um dia de lazer. “A ideia é estreitar os laços entre a tirolesa, a cidade e as práticas de lazer”, explica a empresária.

A tirolesa tem cerca de 110 metros de percurso e 15 metros de altura. Para que o participante possa ter o desconto ele deverá, no dia do evento, apresentar apenas o número presente no cartão de acesso. Pessoas de todas as idades e de condições físicas variadas podem usar o equipamento – inclusive portadores de diversidade funcional.

Competição – A Maratona Salvador é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Federação Baiana de Atletismo (FBA). O evento conta com apoio do Shopping Barra e da UCI Orient. Quatro modalidades diferentes, todas com partida do Farol da Barra, compõem a prova: 5k, 10k, 21k e 42k.

Nesta edição, três opções de kit serão disponibilizadas para os atletas: Econômico, Básico e Completo. A medida permitirá aos participantes a escolha da melhor composição e o valor adequado à própria realidade.

Prêmios – Os maratonistas que ficarem em primeiro lugar na Categoria Geral masculina e feminina levam para casa R$ 22 mil. Os segundos lugares levam R$ 11 mil; os terceiros, R$9 mil; os quartos colocados, R$7 mil; e os quintos lugares, R$ 5 mil. Para os que competem na Meia Maratona, os prêmios são de R$ 8,5 mil para o 1° lugar; R$ 5 mil para o 2°; R$ 3,5 mil para o 3°; R$ 2,5 mil para o 4° e R$ 1,5 mil para os que ficarem em 5°.

Para o 1° lugar feminino e masculino dos 10k, o prêmio será de R$ 5 mil; o 2º lugar leva R$ 450 e terceiro colocado fica com R$ 350. Já os competidores de 5k disputam por R$ 1 mil no primeiro lugar, R$ 450 no segundo e R$ 300 em terceiro lugar.

No primeiro ano, em 2017, a competição contou com 3 mil participantes. Já em 2018, esse número quase dobrou e mais de 5 mil atletas estiveram nas ruas. Para a terceira edição, a expectativa da Prefeitura é superar a casa dos 5 mil.

 

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Em apenas 14 meses de execução, o projeto Salvador Social, financiado pelo Banco Mundial (BIRD), já investiu R$209 milhões dos R$471 milhões previstos para as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Os desembolsos estão vinculados às metas do projeto, todas cumpridas pela Prefeitura de Salvador, conforme constataram técnicos do Bird, em missão encerrada hoje (29) na Casa Civil da Prefeitura.   

“Tendo em vista os avanços obtidos no projeto, a missão do Bird já sinalizou para a Prefeitura a possibilidade de iniciar a contratação da segunda etapa do Salvador Social, com a previsão de captação de mais U$ 125 milhões”, informou o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira. A nova etapa já estava prevista no contrato inicial, mas condicionada ao cumprimento das metas. Assim que o desembolso atingir 70%, a prefeitura já pode apresentar os resultados à Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Ministério do Planejamento e iniciar as tratativas para a nova carta consulta.

Durante a missão de acompanhamento, foram discutidas as atividades programadas no projeto e realizadas visitas aos equipamentos de todas as áreas envolvidas. “Ter atingido 44% de desembolso em pouco mais de um ano dos quatro previstos para o projeto demonstra o esforço e A sintonia das equipes técnicas da prefeitura para melhorar os índices sociais do município, que é um dos objetivos principais do Planejamento Estratégico de Salvador e um dos pilares da gestão de ACM Neto” afirma Carreira.

Para Cláudia Baddini, gerente do Salvador Social pelo Bird, o grande volume de desembolso aconteceu também porque enquanto o projeto estava sendo preparado, a prefeitura já estava adiantando os investimentos. “Como a prefeitura não parou e  continuou acelerando, as metas que nós tínhamos identificado na preparação do projeto foram alcançadas, sobretudo na área de Saúde”, afirmou.  

O Salvador Social beneficia os usuários do SUS Municipal, principalmente na Atenção Básica, alunos de 0 a 9 anos, suas famílias e professores do Ensino Fundamental, e famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social usuários do Sistema Único da Assistência Social para Salvador (SUAS). O projeto é coordenado pela Casa Civil e executado pelas secretarias da Saúde (SMS), da Educação (Smed) e de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPRE.

Na Saúde, cuja cobertura na Atenção Básica avançou de 18,6% para 49% nos últimos sete anos, o projeto pretende ampliar os serviços em todos os níveis da atenção, com foco na eficiência e racionalidade do funcionamento da rede. Entre as ações previstas está a construção de unidades básicas de saúde e multicentros.

A partir de pesquisas regulares de satisfação dos usuários, o projeto ainda vai capacitar e requalificar profissionais de saúde, implementar protocolos clínicos e de acesso para organização do fluxo assistencial.

Metas - Nas metas da Saúde os avanços foram significativos, alcançando ainda em 2019 os resultados pactuados para 2020 na cobertura da Atenção Básica e na implantação de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde.

A melhoria da qualidade da Educação Infantil é mensurada a partir da antecipação do nível adequado de alfabetização (letramento) do terceiro para o segundo ano, para ficar de acordo com parâmetros de avaliação internacionais. Este índice cresceu de 28,3% para 45%.

Na Assistência Social, está prevista a elevação de todos os 28 CRAS ao nível de funcionamento adequado, a ampliação de 993 para 32.600 o número de visitas domiciliares para verificação do Cadastro Único e a melhoraria da capacidade de gestão da SEMPRE com melhorias tecnológicas, processuais e de recursos humanos.  Até o final deste ano nove CRAS estarão completamente reformados e funcionando de forma plena de acordo com padrão do Ministério da Saúde e de protocolos internacionais. 

 

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