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Beneficio para quem anda de carro e a pé. Esse é o conceito das obras de requalificação e infraestrutura que irão transformar a Via Regional - responsável por integrar diversos bairros de Salvador - em um corredor de tráfego com plena acessibilidade e mobilidade, extinguindo problemas antigos como alagamentos e pavimentação irregular. A ordem de serviço para o início das intervenções foi assinada nesta sexta-feira (27) pelo prefeito ACM Neto, em solenidade que ocorreu próximo à Rua Rio Cambonas, em Sete de Abril. 

Atendendo ao apelo da população, o prefeito também autorizou a implantação de uma academia de ginástica ao ar livre no entorno. Além de ACM Neto, estiverem presentes no ato o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, lideranças comunitárias e moradores, que fizeram a maior festa e colocaram o prefeito para fazer ginástica.  

Com investimentos de R$ 7,4 milhões provenientes de recursos próprios da Prefeitura, as melhorias na Via Regional serão realizadas em uma extensão de 3.4 km, entre a Rotatória de São Marcos até o encontro com a Avenida 29 de Março. Os serviços englobam drenagem, construção de passeio em concreto, meio-fio, nova iluminação em LED, além de recapeamento asfáltico. Todo o serviço será coordenado pela Seinfra, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). 

ACM Neto destacou que a requalificação da Via Regional se junta a um conjunto de intervenções realizadas nos bairros do entorno, como a revitalização do Jardim Botânico de Salvador, na Avenida São Rafael, melhorias habitacionais com o programa Morar Melhor, contenções de encostas, requalificação de canais e urbanizações do Conjunto Habitacional Baixa Fria, localizado entre São Marcos e Canabrava. 

“Fizemos recapeamentos em diversas vias, além de abertura de novos espaços de conexão como a Avenida Dois de Julho, que integra Valéria e Cajazeiras com Boca da Mata. Daqui a sete meses estaremos aqui na Via Regional para inaugurar essa base de tráfego, que passará a oferecer melhores condições para os veículos e, sobretudo, aos pedestres, proporcionando inclusive menos tempo de deslocamento”, disse ACM Neto.  

Periferia - Bruno Reis ressaltou que serão beneficiados diariamente moradores e motoristas de Novo Marotinho, Águas Claras, Jardim Nova Esperança, Cajazeiras, São Marcos, Sete de Abril e Castelo Branco. Ele enfatizou que a quantidade de obras nos bairros periféricos de Salvador tem sido igual ou maior do que em outras regiões como Centro e Orla, e que muitas dessas intervenções, inclusive, tem ajudado a gerar emprego e renda na cidade. 

“A Via Regional é só mais um exemplo dentre tantos outros. De 2013 até este ano, a Prefeitura já realizou 597 km de requalificação asfáltica e 55,5 km de pavimentação. Estamos recapeando toda a Rua Direta de São Marcos e, em breve, faremos intervenções na Avenida Gal Costa, em Pau da Lima, e na Estrada Velha do Aeroporto”, afirmou.

 

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e da Coordenadoria de Taxi e Transportes Especiais (Cotae), promove, a partir desta segunda (30), a vistoria dos veículos que fazem transporte turístico em Salvador.  

Os motoristas devem comparecer à sede da Cotae, no Vale dos Barris, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de acordo com o cronograma. O valor do serviço é de R$135,89. Aquele que não passar pela fiscalização até o dia 4 de outubro pagará multa de R$67,94 e ficará impedido de exercer a atividade. 

Na ocasião, os permissionários deverão levar o certificado da última aferição do tacógrafo, carteira de identidade, carteira de habilitação, selo GNV, licença de veiculação de publicidade em turismo, licenciamento atualizado e a taxa de pagamento (Documento de Arrecadação Municipal).  

Na inspeção, será analisado, também, itens como o equipamento de segurança, que consiste no extintor 4Kg, triângulo, chave de roda e estepe, conservação do veículo, higiene, condições de tráfego e tacógrafo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3202-9064 e 3202-9070. 

Abaixo o cronograma: 

DATA

ALVARÁ

30.09.2019

0001 a 0040

01.10.2019

0041 a 0080

02.10.2019

0081 a 0120

03.10.2019

0121 a 0160

04.10.2019

0161 a 0200

 

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lançou hoje (27), no Diário Oficial do Município, a licitação para requalificação dos trechos de orla de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. Com uma área equivalente a mais de 100 estádios de futebol, o projeto é o maior em extensão, se comparado com as intervenções anteriores em áreas litorâneas. 

Ao todo serão 4,7 km de extensão e 400 mil m² de área de obras, incluindo uma parte da faixa de orla marítima e as ruas de acesso às praias. A intervenção terá início na Rua Professor Carlos Ott, na praia de Stella Maris e, seguirá até o limite com a Rua Santo Antônio de Ipitanga, na praia de Ipitanga, próximo ao kartódromo. 

A requalificação tem previsão de duração de 18 meses e investimento previsto de aproximadamente R$ 41 milhões, com recursos financiados pelo acordo de empréstimo número 3682/OC-BR (BR-1412), resultante de ação do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). 

Acessibilidade - O projeto de requalificação foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê a mínima interferência na morfologia natural da área, garantindo a acessibilidade às áreas públicas e às praias, além do respeito ao meio ambiente e preservação das dunas do local. 

“Essa intervenção vai transformar a região de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. Se, por um lado, vai melhorar a infraestrutura para quem mora por aqui, com implantação de quadras esportivas, pistas de patins e skate e parques infantis, por outro vai fortalecer ainda mais o turismo dessa região, qualificando os espaços e facilitando os acessos para os visitantes”, destacou o prefeito ACM Neto.

 A obra conta com três trechos de intervenções, sendo eles: o de Stella Maris, com 1.130 metros, entre a rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo; o do Flamengo, com 2.085 metros, entre o Loteamento até a Alameda Cabo Frio; e o de Ipitanga, com 1.600 metros, da Alameda Cabo Frio até a Rua Santo Antônio de Ipitanga. 

Todas as intervenções que serão realizadas ao longo das praias estão fora da linha impeditiva, estando em consonância com a legislação municipal, estadual e federal e com a anuência da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). A obra preserva as características originais, como a manutenção do cordão de dunas além da recomposição e manutenção da cobertura de restinga. 

"Fico muito feliz em poder trazer, junto com o prefeito ACM Neto, um projeto tão importante para essa região, que é muito estratégica quando falamos de turismo em Salvador. Ganham os moradores, os visitantes da cidade, os comerciantes e também os turistas", afirmou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. 

Espécies nativas - Para a requalificação, foi priorizada o uso de espécies nativas para recomposição da mata. As vegetações existentes serão preservadas, inclusive com a preocupação de protegê-las durante todo o período da obra, com isolamento e sinalização. As espécies que precisarem ser removidas serão transplantadas para áreas remanescentes. 

Durante a elaboração do projeto, pelo menos três reuniões com moradores e comerciantes da região foram realizadas para discutir o projeto proposto. Em todas elas foram registradas a participação de mais de 100 pessoas. 

O projeto de requalificação contempla a implantação de urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública e equipamentos urbanos, além de requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. Em alguns trechos da intervenção, o acesso por veículos se dará até bolsões de estacionamento que serão otimizados e ampliados, com pavimentação em blocos intertravados, que possuem permeabilidade e geram menor impacto ao meio ambiente. 

As intervenções urbanísticas no local envolvem a construção de ciclovias, quadra de futebol, de vôlei, poliesportiva, pista de patins, espaços de convivência, pista de skate, espaço para ioga, parques infantis, centro de apoio ao surfista, sanitários públicos, quiosques, além de módulos de apoio aos salva-vidas, dentre outros. 

O projeto também prevê ciclovias segregadas para bicicletas, vias exclusivas de veículos e passeios para pedestres, além de trechos compartilhados e trilhas. 

Intervenções - A Prefeitura já realizou 20 intervenções em trechos da orla de Salvador, como nos de São Tomé de Paripe, Tubarão, Rua Almeida Brandão, Ribeira (três trechos), Barra (três trechos), Rio Vermelho (três trechos), Boca do Rio (dois trechos), Jardim de Alah, Piatã, Itapuã (dois trechos), Praça Wilson Lins (Pituba) e Ponta de Humaitá. Ao todo, foram 646.990 metros² de obra realizada e 20,55 km de orla requalificados. 

Além do trecho de Stella Maris à Ipitanga, outros intervalos da orla também receberão intervenções em breve. O trecho que engloba Amaralina à Pituba, de 3,3 km, está em licitação pela Prefeitura. Já a área de Periperi à Praia Grande, que corresponde a 2,6 km, aguarda definição do traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para início do projeto. Boa Viagem está em fase de produção de projeto. O entorno do Farol de Itapuã e o Parque dos Ventos estão em execução da obra.

 

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A nova sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) será inaugurada nesta sexta-feira (27) pelo prefeito ACM Neto, às 16h. O novo endereço passará a ser na Rua da Argentina, nº 341, no bairro do Comércio, próximo ao Hub Salvador (na esquina com a Avenida Estados Unidos). O titular da pasta, Cláudio Tinoco, também estará presente. 

Na ocasião, uma campanha de promoção turística da cidade de Salvador também será lançada. O vídeo "Follow the Music" comemora o Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta sexta (27), e um ano do site de turismo da cidade, o Visit Salvador da Bahia. Ele relembra o título de Cidade da Música que Salvador ganhou da Unesco e mostra o poder da cidade de gente inventiva, colorida e talentosa. 

A nova sede da Secult também abriga a Empresa Salvador Turismo (Saltur), que ocupa três andares do edifício. A nova sede faz parte do programa #vemprocentro, que visa, entre outras ações, a transferência de 80% dos órgãos públicos municipais para o Comércio até dezembro deste ano. O objetivo é atrair mais pessoas para o bairro. 

A inauguração da sede será realizada nesta sexta-feira também em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. 

A sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude já foi transferida para o Comércio. Em outubro, será a vez da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). Já funcionavam no bairro as pastas da Saúde (SMS) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

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Foi lançado na tarde desta quinta-feira (26) o edital de seleção dos programas da Incubadora de Negócios Sociais In Pacto. A promoção do certame pela Prefeitura ocorre por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e do Parque Social. O lançamento do projeto aconteceu no Centro Municipal de Inovação Colabore, no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara.. 

A presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, destacou que o projeto tem como objetivo maior da iniciativa fomentar soluções para tornar a sociedade economicamente desenvolvida e socialmente justa, respeitando a preservação ambiental. Ela ressaltou que há critérios importantes que devem ser atendidos para que o negócio proposto seja contemplado pelo edital. 

"É preciso ter perfil de empreendedor social, um perfil de solucionar questões sociais. A ideia também deve atender a critérios dos 17 Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável, ter consistência técnica, potencial de mercado e escalabilidade para ser replicado a outras realidades", detalhou.

As propostas selecionadas irão receber, gratuitamente, toda a formação, além de acesso à estrutura física da In Pacto, com estações de trabalho, salas de reunião e espaço multiuso. Os interessados em participar do evento de lançamento do edital devem se inscrever por meio do Formulário de Inscrição Online no site www. inpacto. salvador. ba. gov. br ou na sede da In Pacto, no Colabore. O prazo é de 26 de outubro a 13 de novembro.

O secretário da Secis, André Fraga, também reforçou a importância do estímulo a projetos que ajudem Salvador a vencer suas desigualdades em paralelo a uma colaboração com o planeta. "Adotar soluções que ajudem a cidade a vencer seus desafios e, ao mesmo tempo, gerar renda, negócios, empreendimentos sociais, é algo extremamente importante para Salvador e para o planeta", destacou.

Modalidades - De acordo com o edital, a seleção ocorrerá para duas modalidades. Uma delas é voltada para o programa de pré-incubação, direcionado para ideias, projetos ou negócios em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal. Essa modalidade terá a duração de seis meses, e será composta por 86 horas de suporte e qualificação, com a realização de palestras, consultorias, capacitações, mentorias e assessoria.

A outra modalidade é o programa de incubação, que tem como público-alvo negócios já formalizados, em início de operação, inovadores e de impacto social positivo. Terá a duração de 12 meses, com a carga horária de 171 horas e oferecerá suporte e qualificação com a realização de palestras, consultorias, capacitações, mentorias e assessoria.

Fomento - A In Pacto, cuja tecnologia foi concebida pelo Parque Social em parceria com a Secis, faz parte do Colabore e tem como propósito contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Salvador, fomentando a cultura empreendedora de forma audaciosa e com tecnologias de vanguarda. Está em consonância com uma cidade inteligente, inovadora, resiliente, economicamente desenvolvida e socialmente justa, observando os 17 Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável.

Outras informações podem ser adquiridas através do coordenador técnico da In Pacto, Randerson Almeida, pelo e-mail: in. pacto @ salvador. ba. gov. br.

 

 

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Situada na Ilha dos Frades, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, bastante famosa e frequentada por turistas principalmente durante o Verão, teve o selo Bandeira Azul renovado mais uma vez pela Foundation for Environmental Education (FEE). Esta é a quarta renovação da honraria, que certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo.

A concessão do selo se dá após avaliação de requisitos de qualidade socioambiental, como segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental. Já foram distribuídos mais de 4.600 selos em todo o planeta, sendo 3.500 somente para praias, marinas e embarcações turísticas, sendo somente dez delas no Brasil, entre cinco localidades contempladas. São elas Prainha (RJ), Tombo (Guarujá-SP), Governador Celso Ramos (SC) e uma praia fluvial em Florianópolis (SC), além do paraíso soteropolitano.

Integrante do território de Salvador, a Ponta de Nossa Senhora faz parte de uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) e, desde 1982, é Reserva Ecológica. A localidade possui belezas naturais preservadas por força da ação do projeto Baía Viva, além da supervisão da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que estuda a implantação de um parque natural na região.

Outras praias da capital baiana estão na mira da FEE e sendo preparadas pelo município para receber a certificação. Ipitanga, Praia do Flamengo e Stella Maris, que serão requalificadas pela Prefeitura, irão reivindicar o selo.

Monumentos - A Ilha dos Frades é considerada um verdadeiro reduto ecológico, em razão de manter uma vasta área de Mata Atlântica. Entre os monumentos históricos da ilha, destacam-se as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída no século XVII; a Igreja Nossa Senhora do Loreto, erguida no século XVIII; a Igreja Nossa Senhora do Bom Parto; o Farol da Ilha dos Frades; as ruínas de um lazareto; e o armazém de quarentena de escravos.

Entre as praias famosas, além da de Ponta de Nossa Senhora, estão Loreto, Panamana, Tobar e Viração.

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O prefeito ACM Neto comemorou hoje (26) os números sobre o crescimento das ocupações formais em Salvador divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A capital baiana registou a criação de 6.436 vagas com carteira assinada no acumulado dos últimos 12 meses terminados em agosto.

"Os dados do Caged revelam uma tendência dos últimos tempos. Salvador deixou a incômoda posição de capital do desemprego que tinha no passado e passou a ser a que mais gera emprego no Nordeste, com destaque para os setores da construção civil e de serviços. Ainda temos muito que avançar, mas isso já é fruto dos investimentos que temos feito através do programa Salvador 360", disse ACM Neto.

Entre as capitais de todo o Brasil, Salvador ocupa a sexta posição na criação de postos formais. Como destacou o prefeito, os setores que mais contribuíram para esse resultado foram o de construção civil, com a criação de 4.199 vagas, serviços, com 2.122, e o comércio, com 655 postos com carteira assinada.

No mês de agosto, Salvador registrou 837 novos empregos formais. “Nossa cidade já vem sentindo o reflexo das ações do Salvador 360 em prol do desenvolvimento social e econômico. E esse destaque na geração de emprego é o sinal que estamos no caminho certo”, avalia o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara.

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Faz cinco anos que a dona de casa Ludmila Moreira, 31 anos, não sabe o que é ter que sair de Fazenda Coutos, onde mora, para ir ao Centro de Salvador buscar atendimentos relacionados ao Bolsa Família. Beneficiária do programa federal, ela conta que bastam 20 minutos a pé para chegar até a Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas, em Paripe, para fazer atualização cadastral. Ludmila faz parte do universo de mais de um milhão de atendimentos realizados pela unidade, que foi criada em 2014 e hoje abarca mais de 100 tipos de serviços públicos. O prefeito ACM Neto esteve no local, nesta quinta-feira (26), para comemorar este número.

Com direito a bolo comemorativo e espaços itinerantes de saúde e assistência social, o ato contou ainda com a presença do secretário de Articulação Comunitária, Luiz Galvão, do gestor da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Alan Muniz, além outras autoridades, populares e imprensa.

“Fico emocionado de poder participar desse momento, de presenciar essa marca histórica de um milhão de atendimentos. Salvador é muito grande. São quase três milhões de pessoas e 163 bairros. Às vezes num bairro tem o equivalente a várias cidades. Tínhamos ciência de que a Prefeitura seria mais eficiente, ganharia em produtividade e teria melhor condição de prestar ações que tocam o dia a dia das pessoas mudando a lógica dominante ao levar a administração para perto dos problemas. Essa região sentia mais que qualquer outra a ausência do poder público”, disse o prefeito.

Números - Diariamente, cerca de 700 solicitações são atendidas e encaminhadas na Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas. Só para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a unidade realizou mais de 151 mil atendimentos, sendo que o mês de julho chegou a totalizar quase 15 mil serviços ofertados.

Entre as maiores demandas registradas estão as marcações de consulta e exames, emissão do cartão SUS e cadastramento para o Bolsa Família. Há ainda solicitações de limpeza, tapa-buracos, podas de árvore, serviços de iluminação e uma gama de outros serviços ofertados.

Vale destacar que a estrutura também soluciona demandas de órgãos como a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Defesa Civil, Secretaria de Ordem Pública (Semop), Limpurb e Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). Parcerias com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Junta Militar e INSS também viabilizam a prestação de serviços.

Região - Luís Galvão lembrou que a implantação das Prefeituras-Bairro em Salvador – atualmente são 10 espaços do tipo em funcionamento na capital baiana – saiu de proposta de campanha em 2012 para se tornar uma realidade. “Esse projeto já está consolidado. Os números falam por si só. É uma marca que a gente precisa comemorar porque foi uma decisão acertada em tirar a Prefeitura do Centro da cidade e colocar nas comunidades carentes, sobretudo aqui no Subúrbio, que é uma das regiões mais pobres”, disse.

A Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas atende comunidades de mais de quase 20 localidades, incluindo bairros do Subúrbio Ferroviário e das ilhas. São beneficiados os moradores do Alto Terezinha, Coutos, Fazenda Coutos, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Ilha dos Frades/Santo Antônio, Itacaranha, Nova Constituinte, Paripe, Periperi, Plataforma, Praia Grande, Rio Sena, São João do Cabrito, São Tomé, Colinas de Periperi, Ilha Amarela, Mirante de Periperi e Vista Alegre. A local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados, e o telefone de contato é o 3202-6700.

Vistoria - Depois de participar da comemoração na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, o prefeito ACM Neto fez uma vistoria técnica para autorizar a requalificação completa da Praça João Martins, em Paripe. A área se tornará um dos principais espaços de lazer para os moradores da localidade.

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Agentes e técnicos da Gerência de Sinalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estiveram na manhã desta quinta-feira (26) no Engenho Velho da Federação para implantar uma nova sinalização visando reorganizar o tráfego no bairro. O principal objetivo é proibir estacionamentos em locais irregulares que acabam dificultando a fluidez no trânsito. 

Esses estacionamentos em áreas inadequadas causam diversos transtornos, impedindo a mobilidade nas vias. Os moradores que usam o transporte público acabam sendo os mais prejudicados, já que os ônibus têm maior dificuldade de transitar e, consequentemente, atrasam as viagens. 

“Nessa primeira fase, uma equipe da Transalvador especializada em fiscalização em áreas críticas vai atuar nessa região. Após o período inicial, a equipe da área continuará com esse trabalho de ordenamento”, afirma Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

Novas placas de sinalização foram instaladas na principal via do bairro, a Rua Apolinário Santana, e algumas outras vias secundárias. A Transalvador vai continuar com ações educativas nas ruas do Engenho Velho da Federação para conscientizar condutores e pedestres, além de coibir abusos no trânsito. A ação desta quinta-feira contou com o apoio da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

 

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