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A Transalvador realizará no dia 25 de novembro um leilão de veículos e sucatas removidos, apreendidos e retirados de circulação. O leilão ocorrerá às 11h, de forma on-line para evitar aglomerações, por meio da plataforma Hasta Leilões. De acordo com o presidente da Comissão de Leilão da Transalvador, Marcos Navarro,  esta edição terá 63 lotes disponíveis para compra. O valor inicial de negociação do item mais barato é de R$ 195 e o mais alto, inicialmente, é de pouco mais de R$ 6 mil.  

Os interessados em avaliar os bens de perto poderão visitar o pátio em que estão guardados nos dias 21 e 22 de novembro na rodovia BA-526, km 01, número 260, CIA I - Simões Filho. Para realizar a visita não é necessário agendamento, basta comparecer de 8h às 12h e das 14h às 17h, com documento com foto e fazendo uso da máscara.  

No local, será necessário manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Navarro destacou ainda que este é o sexto leilão realizado apenas neste ano pelo órgão. "Desde o início da pandemia passamos a realizar os leilões apenas de forma on-line em respeito às portarias e para evitar aglomerações", reforçou.  

Podem participar do leilão pessoas físicas com idade superior a 18 anos e jurídicas. Os veículos conservados adquiridos por pessoa física  ou jurídica possuem direito à documentação e serão entregues livres de qualquer ônus anterior. Já os lotes de sucata só podem ser arrematados por pessoas jurídicas que tenham na sua atividade desmontagem de veículos.  

É necessário efetuar previamente o cadastramento no site para poder participar do leilão. A recomendação do órgão é que o cadastro seja efetuado com antecedência de pelo menos 48 horas.  

O pagamento do bem arrematado deverá ser efetuado integralmente, à vista ou por transferência ou depósito bancário, seguindo orientações do leiloeiro. O veículo deverá ser retirado no prazo máximo de trinta dias úteis. Caso o bem não seja retirado do pátio no prazo, a atitude poderá ser caracterizada como abandono e o arrematante poderá perder o valor desembolsado.

 

 

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Um dos símbolos da fundação da primeira capital do Brasil e cartão-postal na chegada à cidade pela Baía de Todos-os-Santos, a Muralha do Frontispício, que protege o trecho entre a Praça Castro Alves e a Ladeira da Misericórdia, é mais um importante local do Centro Histórico de Salvador que foi completamente recuperado após obras realizadas pela Prefeitura. Com investimento de R$4,6 milhões aplicados em uma extensão de 1,1km, a intervenção foi feita com recursos próprios, a partir de projeto cedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan).  

Presente no local nesta segunda-feira (9), o prefeito ACM Neto ressaltou que esta é mais uma intervenção que contribui para mudar a fotografia do Centro Histórico, resgatando um patrimônio que há muito tempo estava esquecido. “Desde 1505, não há notícia de uma intervenção tão ampla quanto esta, compondo com muito mais beleza esse cartão-postal que é um dos mais conhecidos da cidade no Brasil e no mundo”, disse. 

A intervenção envolveu a recuperação das muralhas existentes e das muretas, consolidação e estabilização estrutural, além da requalificação do belvedere e implantação de uma nova praça na Ladeira da Misericórdia. Também foram restaurados o obelisco e a balaustrada da Praça Castro Alves. 

O local ganhou, ainda, iluminação cênica das muralhas e praças e instalação de novos postes na Ladeira da Misericórdia, tornando o local ainda mais bonito e com maior sensação de segurança.  O entorno também passou por obras de pintura – inclusive nas fachadas dos casarões – e recuperação da pavimentação.  

Também estiveram presentes na ocasião o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes; a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares. 

História – Os primeiros paredões da Muralha do Frontispício foram construídos em abril de 1549, em taipa de pilão, para proporcionar a segurança dos novos habitantes desta parte alta da cidade, área escolhida pelo então governador-geral Thomé de Souza para iniciar a ocupação de Salvador. Nos séculos seguintes, foi alvo de sucessivas construções e momentos. Pode ser vista em diversos pontos do Centro Histórico, tanto na Cidade Alta quanto na Cidade Baixa. 

“Essa falha geológica sempre sofreu com escorregamentos de terra, com alguns incidentes sérios. Com a evolução e crescimento da cidade, foram sendo construídas essas muralhas, que serviram não apenas para contenção, mas também para construção das ladeiras da Misericórdia, Montanha e Preguiça. Esse projeto de requalificação é importante não apenas pela preservação da história, mas também pela preservação da estrutura”, relatou Bruno Tavares. 

Renovação e preservação – A nova Muralha do Frontispício também se soma a outras requalificações em áreas vizinhas, realizadas pela Prefeitura nestes últimos anos. Dentre elas estão a Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro, escadaria da Barroquinha, Praça Cairu e Arcos da Conceição – esta última entregue na quinta-feira última (5). Em andamento está o Casarão dos Azulejos Azuis, no Comércio. As ações fazem parte do investimento municipal de R$300 milhões na requalificação do coração histórico e cultural da capital baiana, dentro do programa Salvador 360. 

“Com isso, a Prefeitura está deixando um legado de transformação verdadeira no Centro Histórico e para o futuro da cidade, preservando o seu patrimônio histórico, cuidando da história e valorizando a cultura. É Salvador ficando cada vez mais bonita e atrativa para o morador e para o turista de todos os cantos”, finalizou.

 

 

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O Restaurante Popular de Pau da Lima passa também a ser um local que possibilitará uma nova oportunidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Salvador. É o programa Recomeçar Sempre, que teve as atividades iniciadas nesta segunda-feira (9) com a oferta de cursos profissionalizantes na área de gastronomia. 

A iniciativa é realizada em parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O programa faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população vulnerável, que sofreu impactos sociais em função da pandemia  do coronavírus. 

As primeiras turmas são compostas por um público prioritário, já selecionado, formado por mulheres chefes de famílias; pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do Auxílio Moradia; indivíduos e famílias que fazem uso dos Restaurantes Populares. Também fazem parte das aulas pessoas assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Especializados em Assistência Social (Creas) e de Assistência à População em Situação de Rua (Centros POP), Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs)  e desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos. 

“Acreditamos que, por meio da qualificação e formação profissional, podemos contribuir para que as pessoas em vulnerabilidade social possam descobrir e desenvolver novas habilidades. E, a partir da comercialização dos produtos feitos por eles, possam gerar sua própria renda. O Recomeçar Sempre é sinônimo de autonomia”, disse Juliana Portela. 

A secretária da Sempre reiterou ainda que, para a realização das aulas, estão sendo seguidos todos os protocolos municipais para cursos livres como aferição de temperatura, higienização dos espaços, utilização de aventais e máscaras descartáveis e distanciamento social.  

Expectativa – São cinco cursos oferecidos pelo Recomeçar Sempre: preparação de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas e preparo de bolos tradicionais, com realização conforme cronograma. Cada turma é formada por 20 alunos e contam com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).  

Jadalva Moreira, 56 anos, trabalha como cozinheira há mais de 40 anos, mas só agora teve a chance de se especializar na área com o objetivo de abrir o próprio negócio. “Trabalho como cozinheira e ajudante há muito tempo, mas estou desempregada desde 2014, por conta da minha idade. Infelizmente não consigo mais achar emprego. Portanto, assim que concluir o curso, pretendo abrir o meu próprio negócio”, disse. 

Após o término dos cursos, os concluintes receberão a credencial de ambulantes, emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para começarem a empreender. Também foi realizada articulação com a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) para orientação sobre boas práticas de higiene. 

Daniela Barbosa, de 24 anos, atualmente está desempregada e encontrou no curso uma oportunidade que futuramente pode ajudar nos custos de casa e na criação da filha que tem apenas 11 meses. “Essa é uma ótima chance para aprender e, mais à frente, empreender. Assim que estiver capacitada, poderei vender nas ruas, fazendo com que me auxilie financeiramente”, contou. 

Cronograma – Nesta segunda, começaram as atividades do curso de preparação de salgados, que deve ser finalizado no dia 7 de dezembro. Na terça-feira (10) será a vez do curso de cozinha básica iniciar a formação, que segue até o dia 15 de dezembro. Já a qualificação de fabricação de pizza, inicia na quarta (11) e encerra no dia 9 de dezembro. 

As atividades do curso de bombons e trufas serão iniciadas na quinta-feira (12), com encerramento previsto para o dia 10 de dezembro. O curso de preparo de bolos tradicionais será iniciado sexta-feira (13), e segue até o dia 11 de dezembro. 

Investimento – Em 2020, o investimento municipal nestas capacitações é de R$40 mil. A parceria prosseguirá em 2021, com o investimento de mais de R$870 mil para promover a qualificação e formação profissional e estimular a produção e a comercialização. 

Para a diretora regional do Senac-BA, Marina de Almeida, a parceria é importante principalmente para as pessoas carentes, que têm a oportunidade de melhorarem a autoestima, consigam uma profissão e possam sair da situação de pobreza. “Geralmente são pessoas muito simples que, quando têm oportunidades como a que o Senac e a Prefeitura estão dando, com certeza podem ter mais sucesso e serão mais felizes ao ter uma renda própria”, declarou.

 

 

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A capital baiana receberá, pela terceira vez, um dos maiores eventos da indústria criativa já realizados no Nordeste: o Scream – Salvador Creativity and Media Festival. Nesta edição, o projeto será realizado totalmente on-line, abordando o tema “Chega de Normal”.  

O evento é realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), e acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 5 de dezembro. Para participar, os interessados devem acessar o site www.screamfestival.com.br.  

“Mais uma vez Salvador mostra que tem sangue criativo e entusiasmo para fazer a diferença. Vamos realizar o maior evento de criatividade e mídia do Nordeste. O Scream 2020 está com uma programação especial e com abordagens pertinentes à atualidade. Tenho certeza que será, mais uma vez, surpreendente”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington.  

Projeto - O festival é conhecido por ser o maior evento de criatividade e mídia do Nordeste, pois conta com uma grade de palestrantes com nomes reconhecidos nacionalmente e nomes internacionais inéditos. Tendo comportamento e diversidade como princípios, as trilhas temáticas deste ano foram definidas em empreendedorismo focado, inovação aplicada, cidades – a melhor invenção da humanidade, cultura e vocação.  

Como nas duas edições anteriores, o palco das palestras ficará no Centro Histórico de Salvador, mantendo a raiz e valores culturais do projeto que vem evidenciando Salvador como celeiro criativo.

 

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O penúltimo mês do ano começou e o movimento mundial para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e saúde do homem, o Novembro Azul, também. Como tem acontecido nos últimos anos, a Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), colocou em circulação na cidade compactadores plotados e pintados em alusão à campanha. 

 “Como os caminhões circulam por toda cidade, todos os bairros e diversas ruas, a gente tem basicamente um outdoor ambulante. E vai passando uma mensagem positiva para a população alertando da importância de fazer o exame”, destaca o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira. 

Para o Novembro Azul, cerca de seis veículos estão na cor da campanha e seguirão o roteiro normal, circulando nos bairros. Ao longo do mês, os funcionários e agentes de limpeza também recebem orientações constantes com palestras, conversas, reuniões sobre a saúde do homem. 

Mobilização – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. A campanha durante o mês de novembro é para reforçar a importância da prevenção. 

O diagnóstico precoce é a melhor forma para encontrar o tumor em fase inicial, possibilitando melhor chance de tratamento. A detecção do câncer pode ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, ou com exames periódicos. 

Alguns sinais e sintomas dão indícios da possível presença do câncer de próstata. Dentre eles estão a dificuldade de urinar, diminuição do jato ou sangue na urina, e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

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Para evitar o aumento da propagação do Aedes aegypti durante as eleições, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika nos locais de votação. Nesta segunda (9) e terça-feira (10), as vistorias acontecem nas universidades e faculdades, além de escolas que ainda não haviam passado pela inspeção. 

Já entre os dias 11 e 13, as equipes vão aplicar inseticidas nos campus que informarem a necessidade da aplicação da substância. Cerca de 700 agentes estão envolvidos nessa ação especial. 

Em outubro, o CCZ realizou inspeções em 722 escolas e, em 78 delas, foram encontrados focos da dengue. As equipes coletaram 73 amostras, eliminaram 3.779 criadouros e trataram 4.129 depósitos de larvas. Na inspeção realizada no mês passado, muitas das escolas particulares estavam fechadas, por conta da pandemia. 

“Entramos nas instituições e fazemos as inspeções em busca de criadouros. Se houver algum que possa ser removido, nós eliminamos. Aqueles que não puderem ser retirados, como tanques, a gente trata colocando o larvicida”, destacou a subcoordenadora de Arboviroses do órgão, Isolina Miguez.

 

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Com as chuvas, a população deve ficar em alerta ao aparecimento de animais silvestres em espaços urbanos. Isso porque a chuva alaga as tocas e leva algumas espécies, a exemplo das serpentes, a sair do seu habitat em busca de abrigo. Na semana passada, por exemplo, a Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou uma serpente, uma tartarugam, um pássaro, um urubu e uma coruja. Os animais foram encaminhados para centros específicos, como o Projeto Tamar, Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Noap) e Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).  

Este ano, a GCM já contabiliza 983 animais resgatados. No ano passado, foram resgatados 1.029. As espécies mais resgatadas esse ano foram as serpentes (213), entre as quais 146 foram jiboias; jabutis e cágados (101),;os sariguês (95); as corujas (39); e os micos (33). Em outubro, dois jacarés (um da espécie jacaré-anão e o outro da espécie coroa) e uma sucuri de dois metros foram resgatados na praia de Jaguaribe.  

Acredita-se que os animais tenham sido levados pelos rios Jaguaribe e Trobogy até a praia, por conta das chuvas. Além da chuva, outro fator que leva ao deslocamento das espécies para o meio urbano é o desmatamento para a construção de prédios e empreendimentos. A pandemia, com as medidas de isolamento social, também favoreceu o aparecimento de animais silvestres em ambientes urbanos. 

Segundo o supervisor interino do Gepa, André Ferreira, os animais silvestres são encontrados em diferentes bairros de Salvador, visto que há resquícios de Mata Atlântica em diferentes pontos da cidade. As raposas são mais presentes em Mussurunga. Na Paralela, é comum a incidência de serpentes.  

Contato – Ao encontrar animais silvestres, a população deve entrar em contato com o Gepa através do telefone (71) 3202-5312, que funciona durante 24 horas. “É importante reforçar que as pessoas não devem se aproximar ou tentar resgatar esses animais. Essa conduta evita acidentes tanto para a pessoa como para o animal. Cerca de 10% dos animais que nós resgatamos estão debilitados em função do popular tentar pegar sem as técnicas e equipamentos específicos. Isso machuca o animal”, conta André.  

Maus-tratos aos animais é crime previsto na lei de crimes ambientais. A pena é de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

 

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Atualmente, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) dispõe de 21 minicompactadores, com capacidade de coletar 6 m³, e 24 triciclos, com capacidade de 2 m³. Os equipamentos de menor porte realizam, diariamente, a coleta de lixo nas muitas ruas estreitas, morros, becos e vielas. A adoção desses veículos que chegam mais próximo das residências tem facilitado a prestação do serviço de limpeza urbana em todos os cantos da cidade, já que os caminhões tradicionais não conseguem acessar esses locais.  

Os triciclos são utilizados em bairros como Barra, Boca do Rio, Itapuã, Periperi, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa, Uruguai. Já os minicompactadores atuam no Imbuí, Marback, Federação, Itapuã, Pernambués, Doron, Sussuarana, São Cristóvão, Dom Avelar, entre outras localidades da capital baiana.  

Para o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, as irregularidades do relevo da cidade demandam um planejamento para que a execução dos serviços de limpeza urbana contemple toda Salvador. “Uma das estratégias desenvolvidas pela Limpurb tem sido a adoção de equipamentos alternativos, que facilitam a coleta em locais de difícil acesso e conseguem alcançar um maior número de residências. Para que esse trabalho continue dando certo, é necessário que a população colabore, respeitando os dias e horários da coleta”, enfatiza.  

Compactadores - Além desses veículos especiais, a Limpurb conta com 144 compactadores e 784 agentes que realizam a coleta dos resíduos domiciliares em Salvador. Somada a retirada do lixo caseiro, o órgão também executa roçagem e capinação de áreas verdes e margens de córregos, canais e encostas. Na ocasião, é feita a remoção total ou parcial de ervas daninhas e vegetações indesejáveis, resultando em um aspecto regular e uniforme. A Limpurb realiza, ainda, a raspagem de terra acumulada nas vias, retirada de faixa e limpeza de postes, pintura de meio-fio, coleta de animais mortos em vias e logradouros públicos.  

Na execução desses serviços, cada equipe utiliza como ferramentas carro de mão, pá, sacho, enxada, vassoura, picareta, cone, facão, garfo, roçadeira e picareta. Para solicitar serviços ou fazer reclamações sobre a Limpurb, a Prefeitura disponibiliza o Fala Salvador (156), canal de comunicação direto entre o cidadão e poder púbico.

 

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Para garantir a segurança da população e reduzir os impactos da chuva, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) intensificou as ações preventivas, como os programas educativos, mapeamento de áreas de risco, lonamento de encostas e aplicação de geomantas. Além disso, segue a adoção de medidas de contingência para o monitoramento dos eventos climáticos, da rede pluviométrica e do Sistema de Alerta e Alarme, incluindo os atendimentos realizados no campo das vistorias e encaminhamento social.  

As ações têm como objetivo ampliar a segurança e evitar a perda de vidas em locais de vulnerabilidade social. Somente de janeiro a novembro deste ano, foram realizadas 17.118 vistorias. Entre as ações desenvolvidas pela Defesa Civil, está o envio de boletins de análise de risco climatológicos através de mensagens para a população, principalmente para pessoas que residem em áreas de risco. 

Além do monitoramento realizado por técnicos, o órgão também realiza atendimento às solicitações de vistorias e acompanhamento dos impactos nas áreas de risco, através de mapas georreferenciados pelas Prefeituras-Bairro. Outra ação preventiva importante é a aplicação de geomantas em encostas. No total, 195 localidades já receberam a instalação de geomantas.  

Para auxiliar no monitoramento das chuvas, a Codesal conta com um dos mais modernos sistemas de monitoramento e acompanhamento das condições do tempo e alerta de situações que podem causar risco à população no período chuvoso. O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) funciona na sede do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira, na Bonocô.  

“A Codesal realiza ações preventivas durante todo o ano, a exemplo dos Núcleos Comunitários de Proteção da Defesa Civil, formação das crianças através do programa Defesa Civil nas Escolas, monitoramento constante realizado pelos técnicos e uma série de ações, para que no momento das chuvas a gente saiba como proceder e oferecer suporte rápido, afastando o risco da população e garantindo a segurança de vidas”, afirma o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo.  

Tecnologia – No total, 52 pluviômetros permitem aferir os índices pluviométricos em tempo real, além de duas estações meteorológicas e duas hidrológicas. Os painéis e monitores permitem que as equipes de meteorologistas e geólogos possam monitorar e fazer previsão de riscos e desastres naturais como chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos de terra. Os engenheiros da Defesa Civil contam com tablets para envio de dados diretamente do local das vistorias, para agilizar o trânsito das informações. No local, são produzidas ainda previsões climáticas e funciona o Sistema de Alerta e Alarme composto por onze sirenes distribuídas em dez localidades.  

Em situação de acúmulo de chuvas, que coloque em risco alguma dessas áreas, as sirenes são acionadas e as pessoas, treinadas em simulados de evacuação realizados pela Codesal, sabem que será necessário sair do imóvel e ir até uma área preparada pela Prefeitura. A modernidade da estrutura faz parte das ações do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que permite perceber antecipadamente os riscos de deslizamento de terra e alagamento de área, realizando mudanças de nível de monitoramento estabelecidas em quatro categorias (observação, atenção, alerta e alerta máximo), a partir das condições do tempo e dos acumulados de chuva nas últimas 72 horas. O nível de segurança pluviométrica é de até 80 milímetros nesse período.

 

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