Geral

0
0
0
s2sdefault

O almoço desta quarta-feira (13) foi especial nos Restaurantes Populares, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). Em comemoração à Semana Santa, o cardápio do dia contou com escabeche de peixe, feijão fradinho no azeite de dendê, arroz branco, vatapá, farofa, banana frita e fruta de sobremesa. Ao todo, foram ofertadas mil quentinhas, sendo 500 em Pau da Lima e outras 500, em São Tomé de Paripe.

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, acompanhou a entrega das quentinhas na unidade de Pau da Lima. De acordo com o gestor, é preciso enaltecer os restaurantes populares de Salvador. “Na Páscoa, é uma tradição dos restaurantes humanizar o atendimento de forma temática, para que todos sejam tratados com carinho, amor e atenção”, afirmou.

O aposentado Vitor Novaes, de 71 anos, era só alegria, enquanto aguardava ansioso na fila para receber a quentinha. “Vai ter prato diferente”, festejou. O que para o habitual frequentador do restaurante em Pau da Lima já era muito bom, hoje foi bem melhor.

A idosa Irenice dos Santos, de 66 anos, retornou hoje ao restaurante depois de muito tempo. Fez questão de cumprimentar a todos e elogiar o serviço do espaço. “Essa refeição ajuda a matar a fome de muita gente. Sou muito grata”.

Segurança alimentar – O coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Wilson Santana Neto, afirmou que o cardápio é sempre pensado com base na segurança alimentar e na questão cultural dos alimentos, considerando ainda a importância que as refeições têm para as pessoas. “Na Semana Santa temos a cultura de comer pescado e comida baiana, por isso resolvemos oferecer o prato com peixe e dendê, que faz parte da nossa tradição”, explicou.

Para Neto, além da questão cultural, existe a dificuldade que as pessoas têm no acesso à alimentação adequada. “Estamos vivendo um momento de preços altos e muitos não têm capacidade de comprar todos os itens necessários para a ceia tradicional. Então é fundamental que eles tenham a oportunidade de fazer esta refeição, neste momento mais tranquilo da pandemia, celebrando a Semana Santa”.

Fresco e equilibrado – A nutricionista da Cosan, Raquel Cabral, que está à frente dos restaurantes desde 2019, diz que o cardápio é balanceado. “Buscamos a forma mais segura, com o peixe empanado, pouco dendê no vatapá, uma farofa equilibrada, o feijão como fonte de proteína e o arroz como carboidrato. Tudo fresco e pensado no equilíbrio nutricional de cada um,” garantiu.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Quem busca emprego na área de tecnologia pode se candidatar em diversas oportunidades, disponíveis na plataforma Salvador Tech. Lançada em fevereiro deste ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), a ferramenta possui um banco com 100 vagas profissionais cadastradas, provenientes de empresas como Le Biscuit, Cubos Academy, Sanar, Jusbrasil, entre outras.

São 22 oportunidades disponíveis na capital baiana, além de trabalhos remotos em empresas de todo o Brasil, para diversas funções. A lista de cargos tem analista de sistema web, scrum master, analista de marketing, desenvolvedor frontend e backend, software engineer e desginer UX/UI. Os interessados devem acessar o link https://salvadortech.salvador.ba.gov.br, entrar na aba “Oportunidades” e efetuar um login, para se candidatar à vaga pretendida.

O diretor da Salvador Tech, Leandro Lima, explica que a plataforma é uma ponte entre as oportunidades existentes e o cidadão soteropolitano. Deste modo, cada empresa recrutadora fica responsável por contatar os candidatos e dar seguimento aos processos seletivos.

“Hoje há uma necessidade de preenchimento de mais de 400 mil vagas de profissionais em tecnologia no Brasil, muitas delas com oportunidade salarial bem bacana”, destaca Lima, explicando a escassez de profissionais no setor. Ele acrescenta que a plataforma foi criada, sobretudo, com o propósito de preparar, através de capacitações online gratuitas, os soteropolitanos que desejam ingressar nesse nicho de mercado.

Além da divulgação de vagas de emprego, a Salvador Tech oferece mais de 80 cursos on-line, com carga horária variada e diferentes metodologias de ensino e aprendizado. Segundo último levantamento realizado pela Semdec, a ferramenta já contabilizou mais de 20 mil acessos. Além disso, mais de 5 mil alunos estão cadastrados na plataforma, consumindo as atividades disponíveis.

Opções – No portal, os usuários podem se inscrever nas capacitações em quatro trilhas de aprendizagem (básica, carreiras, softskill/habilidades interpessoais e técnicos), tendo como opções diversas áreas, tais como português e gramática, estatística, funções, inglês, lógica de programação, gerenciamento de projetos, tendência e inovação, tecnologia e inovação, entre outras.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A fim de minimizar os impactos do grande fluxo de pessoas a procura de peixes, mariscos e crustáceos no Mercado do Peixe, durante a Semana Santa, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza uma operação para reforçar o monitoramento e ordenamento do trânsito na região da Água de Meninos, Feira de São Joaquim e Avenida Eng. Oscar Pontes. Até o próximo domingo (17), o órgão atua no sentido de disciplinar, organizar e orientar motoristas e transeuntes.

Apesar de ainda não ser considerado o pico da movimentação, o fluxo de pessoas e veículos em torno do mercado do peixe já é intenso. Já na terça-feira (12), houve a necessidade de fechar a Travessa Frederico Pontes, para evitar que os motoristas realizassem o retorno e atravessem a Avenida Jequitaia, no sentido Via Expressa. Além disso, para dar segurança aos condutores que necessitam realizar manobras, o órgão criou uma Esquerda Livre no início do acesso ao Túnel Américo Simas.

Segurança viária – Com o aumento do fluxo de veículos e pessoas no local, os agentes atuam na região para coibir o desrespeito às leis de trânsito e promover a segurança viária. A operação especial monitora locais estratégicos, a fim de garantir uma maior fluidez. A equipe encontra-se de prontidão na entrada e saída da marginal do mercado do peixe, vias que antecedem o equipamento, semáforos, retornos e feira de São Joaquim.

“Nós temos um mercado que concentra uma demanda muito grande, principalmente na Semana Santa. Montamos uma escala especial, em pontos previamente estudados e necessários para contribuir com a fluidez. Infelizmente, ainda há uma grande insistência das pessoas em parar em locais não regulamentados e criar filas duplas. Mas, os nossos agentes estão atentos, colaborando o máximo possível para a segurança de todos”, afirmou o coordenador de área da Transalvador, Alex Freitas.

Equipe noturna – Cerca de 50 agentes atuam na região em esquema de revezamento, desde segunda-feira (11). Durante a madrugada, uma equipe noturna atua no sentido de disciplinar estacionamentos e carga e descarga. Conforme a legislação que proíbe a permanência de caminhões no local, a partir das 6h, os agentes realizam a retirada desses veiculos. Após esse horário, é iniciado um monitoramento.

Os servidores da Transalvador permanecem nas ruas e avenidas próximas até por volta das 17h, quando a movimentação é reduzida. Sete viaturas e motos estão em pontos distintos de fiscalização.

Em comparação ao ano passado, é observado um aumento no fluxo no local. “Em razão da grande divulgação feita pela mídia, além de um momento da pandemia em que temos uma maior flexibilidade, o Mercado do Peixe tem recebido um maior número de pessoas. A procura é muito superior ao ano passado, e isso acaba influenciando diretamente no trânsito. Estamos trabalhando para manter a ordem e fluidez”, completou Freitas.

Operação aprovada – Assíduo frequentador do mercado do peixe, o oficial de máquinas da Marinha, Alberico Penha, de 66 anos, avaliou positivamente a operação realizada pela Transalvador. “O trânsito está muito melhor, comparado aos anos anteriores. Apesar do engarrafamento e a dificuldade de encontrar local para estacionar, que é pertinente, já que há uma grande quantidade de pessoas se deslocando para o mesmo local, é nítida uma maior organização. A presença e atuação dos agentes disciplina as pessoas a agir de forma correta”, declarou.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os usuários do Plano Inclinado Gonçalves, localizado na região do Comércio, devem ficar atentos. A partir desta quinta-feira (14), o equipamento será fechado para o atendimento ao público para uma manutenção programada.

Durante o serviço, será feita a substituição do cabo de tração, além de ampla revisão em todo o sistema do ascensor. A previsão é que o Plano Inclinado Gonçalves retorne às atividades na próxima segunda-feira (18), a partir das 8h.

Com isso, os usuários terão como opção utilizar o Elevador Lacerda ou o Elevador do Taboão, ambos situados nas proximidades do Gonçalves. Em razão do feriado da Sexta-feira Santa, o Taboão funcionará até quinta-feira (14), das 8h às 17h, retomando as atividades na segunda-feira (18). Já o Elevador Lacerda funcionará normalmente durante o período, das 7h às 22h na quinta-feira, e das 7h às 19h entre sexta (15) e domingo (17).

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Dentro da estratégia de valorização e fortalecimento da rede municipal de proteção dos direitos do público infantojuvenil em Salvador, a Prefeitura entregou, nesta quarta-feira (13), a sede do Conselho Tutelar da Barroquinha completamente requalificada. Além disso, os 18 Conselhos Tutelares também receberam novos equipamentos, como veículos e computadores. A solenidade contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos, demais gestores e autoridades municipais.

O prédio carecia de intervenções estruturais e passou por diversas melhorias no telhado devido às infiltrações, além de troca das divisórias, acabamento e pintura, instalação de ar-condicionado e sistema de monitoramento de segurança. Agora, a unidade do Conselho Tutelar da Barroquinha conta com recepção, cinco salas de atendimento e banheiros. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, e nos finais de semana, em esquema de plantão centralizado.

Também foram apresentados outros investimentos para aperfeiçoar as condições de trabalho do Conselho Tutelar em Salvador. A Prefeitura destinou 18 automóveis (seis carros foram doados pela gestão municipal e mais 12 pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através de emenda parlamentar) que darão suporte às operações do órgão. Foram entregues, ainda, geladeiras e seis computadores para cada Conselho (108 no total), internet de alta velocidade e impressoras multifuncionais.

Melhorias – O prefeito salientou que, em 2013, as condições de trabalho dos Conselhos Tutelares eram bastante precárias e, desde então, a administração municipal tem investido intensamente para a melhoria do serviço. “Estamos entregando novas estruturas para os Conselhos, assim como novos equipamentos, que vão dar mais condições aos conselheiros para continuarem realizando esse importante trabalho nos bairros, ajudando na resolução dos conflitos, no fortalecimento dos vínculos familiares e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, destacou Bruno Reis.

“Essa inauguração marca não só a entrega da sede do Conselho Tutelar da Barroquinha reformada como também um pacote de investimentos que a Prefeitura realiza na área de infância e juventude. Os 18 Conselhos Tutelares estão recebendo equipamentos e infraestrutura adequada, além de um carro por sede, de modo a garantir o atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de violência ou vulnerabilidade em todo o município", destacou Fernanda Lordêlo.

O conselheiro Marcos Silva ressaltou que a nova estrutura facilitará ainda mais o trabalho realizado no dia a dia, em uma das unidades com maior demanda da cidade. “Vamos poder atender as crianças e adolescentes com mais excelência, dando mais proteção e garantia dos direitos delas”, pontuou.

Funcionamento – As sedes do órgão recebem e acompanham casos de crianças ou adolescentes que estejam com seus direitos ameaçados ou violados. Além disso, atendem e orientam os pais e responsáveis, podendo aplicar medidas como encaminhamento para programas de promoção da família ou de tratamento e orientação a dependentes de substâncias psicoativas, assim como emitem advertências quando há eventuais condutas que ameacem o direito dos filhos.

O Conselho Tutelar é responsável, ainda, por fiscalizar as entidades de atendimento, encaminhar demandas ao Ministério Público ou ao Judiciário, assessorar o poder público na elaboração de orçamento para planos e programas de atendimento aos direitos das crianças, entre outras ações. Cada uma das 18 sedes em funcionamento em Salvador possui cinco conselheiros.

Plano de reforma – De acordo com a SPMJ, responsável pelas estruturas, além da Barroquinha, já foram reformadas as unidades de Narandiba e Mussurunga. Há intervenções em andamento nos prédios situados em Castelo Branco e Valéria.

Até julho, as obras devem ser concluídas nos Conselhos de Periperi, Pernambués, São Caetano, Itapuã, Federação, Brotas, Cajazeiras, Liberdade e Pituba. Até agosto, serão entregues as novas sedes do Subúrbio e Ilhas, Roma, Barra e Boca do Rio. O investimento total para a reforma de todas as unidades é de mais de R$1 milhão.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recebeu novos materiais e equipamentos para o fortalecimento das atividades do órgão na orla da capital baiana. Os investimentos envolveram implantação de um posto de salva-vidas feito em madeira na Avenida Beira-Mar, em Stella Maris, além de aquisição de 15 pranchas, sete barracas móveis, 45 flutuadores e três viaturas.

Os itens foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pelo coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho, durante inauguração da primeira etapa de requalificação da orla da região, ocorrida na segunda-feira (11). A estimativa é que, até o final deste mês, novos fardamentos sejam distribuídos para os salva-vidas do município.

“Esses equipamentos proporcionarão aos nossos profissionais a capacidade de ofertar uma melhor condição de segurança marítima aos banhistas que frequentam as praias da nossa capital. Além de pranchas, flutuadores, viaturas, barracas móveis, há novo modelo de estrutura física dos mirantes já existentes na nossa cidade, que agora serão com altura elevada de 3 metros, gerando uma maior visibilidade aos salva-vidas, o que facilita as atividades de resgate em afogamentos”, celebrou Alysson Carvalho.

Agente de salvamento aquático de Salvador há quase 14 anos, Vagner Alves, 43 anos, comemorou a iniciativa. “A praia de Stella Maris ficou muito tempo desguarnecida. O posto implementado nos dá mais condições de trabalho. É uma estrutura mais ampla e confortável, com janelas de vidro, varanda e corrimão de descida de emergência para resgate, e que dá condições melhor de atendermos à população”, disse.

Atividades – A Salvamar conta com cerca de 200 agentes. Diariamente, as operações do órgão acontecem em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, entre Jardim de Alah até o Kartódromo de Ipitanga. Além disso, outros quatro postos móveis operam diariamente, inclusive, em eventos do município.

Os salva-vidas realizam ações preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida. Para suporte às ações na água, os profissionais contam com moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes, entre outros itens.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Em homenagem ao Dia da Terra (22 de abril), a Prefeitura promove um bate-papo para servidores e colaboradores municipais sobre sustentabilidade, a partir do tema “O que você tem feito?”. O evento acontece no próximo dia 20, das 9h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), localizado na Rua Horácio César, 64, no bairro do Dois de Julho.

São disponibilizadas 120 vagas e as inscrições devem ser feitas pela Internet, através do link https:// forms.gle/ kQB1TSwA8VxMtz2Q9. A atividade é realizada através do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (NIEZ) da Universidade Católica do Salvador (Ucsal).

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os mototaxistas de Salvador credenciados pela Prefeitura devem fazer a vistoria dos veículos até próximo dia 29, para adquirir a renovação do alvará de circulação. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) espera inspecionar os 1.286 veículos cadastrados no órgão.

Para passar pela inspeção, que é semestral e obrigatória, é necessário fazer o agendamento prévio no site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br. Os atendimentos para este público começaram no último dia 4 e prosseguem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.

Para que a inspeção seja feita, o condutor precisa apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido, deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apólice de seguro da motocicleta. De acordo com Dilmar Copque, coordenador de Transportes Especiais (Cotae), vinculada à Semob, 2022 é o primeiro ano em que a vistoria volta a ser cobrada, desde o início da pandemia.

“Em 2020 não houve vistoria. Em 2021, a Prefeitura realizou, mas a cobrança não foi obrigatória para mototaxistas. Neste ano, o prazo para a inspeção foi estendido até o final de abril. Depois disso, o condutor flagrado circulando sem o alvará renovado pode ser autuado e ter o veículo removido”, alertou.

Cláudio Barreto, 50 anos, atua como mototaxista há três anos e agora compareceu para sua segunda vistoria. “Na minha opinião, o procedimento é importante em todos os sentidos. Mais segurança para o condutor, para a gente andar sem receio. E também o próprio passageiro elogia quando estamos quites com a lei, com tudo em dia”, concluiu.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 34 vagas de emprego para esta quarta-feira (13). Do total, 13 são destinadas a pessoas com deficiência (PCD). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

VAGAS

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter disponibilidade de horário.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Porteiro (vaga para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, moradores das seguintes regiões: Cajazeiras, Castelo Branco, Via Regional, Amaralina, Brotas, Paralela e Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
9 vagas

Controlador de pragas
Ensino médio completo, três meses de experiência, imprescindível ter CNH A e possuir Moto.
Salário: R$1.394,26 + benefícios
1 vaga

Técnico medidor
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível: CNH B, Habilidade com AutoCad, interpretação de desenhos técnicos em Marmoraria
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza
Ensino médio incompleto, seis meses de experiência.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar de linha de produção de alimentos
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência fabricação de bolos, tortas, produtos de confeitaria e panificação.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Assistente de vendas
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: conhecimento de pacote office, experiência com vendas, elaboração de contratos e confecção de proposta, conforme a Nova Lei Trabalhista a forma de Contratação será po MEI (Microempreendedor Individual)
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Preparador de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Polidor de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar administrativo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática e boa dicção. vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas e região.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Barista
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: preparo todo tipo de cafés (expresso, coados no pano, cafés gelados, bebidas com café), sucos e sanduiches, ter disponibilidade de horário.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Analista de sistemas
Ensino superior completo - Analista de Sistemas, três meses de experiência, desejável conhecimento em desenvolvimento em plataforma Web e Desktop, Repertórios de códigos (GIT ou TFS) PL-SQL, SQLSERVER, XML, UML e vivência em modelagem de dados.
Salário: R$4.739,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar técnico em Tecnologia da Informação (estágio)
Ensino superior incompleto em Tecnologia da Informação (estar cursando a partir do 3º semestre a noite), sem experiência, desejável conhecimento No Sistema Smart.
Bolsa: R$519,00 + benefícios
1 Vaga

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...