Releases

0
0
0
s2sdefault

Na manhã desta quarta-feira (26), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, ligado à Fundação Gregório de Matos (FGM), visitou a Maquete de Salvador que está exposta na Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio. O objetivo é fazer uma avaliação técnica da peça, dentro do processo de tombamento como patrimônio cultural e histórico de Salvador.

Para evitar aglomeração, os membros foram divididos em grupos de oito visitantes, a cada hora, respeitando as medidas de segurança. Os conselheiros integram diversos órgãos, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de integrantes da sociedade civil.

Em formato tridimensional da capital baiana na escala de 1/2000, a Maquete de Salvador começou a ser elaborada em 1975 pelo arquiteto Francisco de Assis Couto dos Reis. Com método artesanal, a peça, atualizada nesta gestão por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), faz uma representação minuciosa da cidade, incluindo a singularidade da topografia, com utilização de materiais como madeira, cortiça e lixa.

“É um elemento extremamente importante para a cidade e para o cidadão. Além disso, é curioso como as pessoas adoram ver maquetes, principalmente quando se trata em ver a sua própria cidade. É possível apreciar a técnica de como a maquete foi feita em à mão, antes da invenção da impressão 3D, de uma maneira bem singular e sentimental”, disse a arquiteta Jealva Fonseca, de 49 anos.

Tombamento – O processo de tombamento foi indicado pelo IGHB. Representante da instituição na visita de hoje, Zita Magalhães contou que chegou a acompanhar o início do trabalho de Reis e ver algumas exposições na época. “Temos uma imensa alegria de solicitar o tombamento, pois é um trabalho maravilhoso e sempre renovado. Com essa obra, percebemos o cuidado, zelo e o amor que ele (Reis) tinha pela cidade”, afirma.

“A maquete é um instrumento muito importante para a cultura e turismo, principalmente para as crianças que, futuramente, podem aprender um pouco sobre a cidade através da obra. Além de ajudar no método educativo da criança, também pode atrair o turista para conhecer a mais sobre Salvador”, explicou a diretora de Planejamento da FMLF, Beatriz Cerqueira.

Dimensões – Na maquete está representada toda a porção continental do município, na qual está localizada a cidade de Salvador. No formato atual de 100,5m², o modelo é constituído por 97 módulos nas dimensões de 1m x 1m e por mais sete módulos nas dimensões de 1m x 0,5m, compondo um mosaico de 104 módulos na dimensão de 13 x 13,5 metros. Na escala real, a representação do modelo abrange um território de 402 km², dos quais 279 km² correspondem à representação integral dos bairros de Salvador.

Visita – A visitação gratuita à peça é destinada, neste momento, apenas para estudantes e pesquisadores das áreas de urbanismo, patrimônio e similares, e pode ser feita através de agendamento por meio do site www.fmlf.salvador.ba.gov.br. A maquete ficará exposta até o dia 18 de setembro na ACB.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), iniciou esta semana a formação “Educação Infantil - Programa Pertencimento Ambiental”, na modalidade Ensino à Distância (EaD). Direcionada a 300 professores do Grupo IV dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e escolas municipais que atendem a mesma faixa etária, a capacitação prossegue até sexta-feira (28).

A carga horária é de 30h, distribuídas em três módulos, com direito a certificação. A formação está sendo realizada através da plataforma do programa. A didática do programa inclui livros de colorir com tracejados, labirintos e cartilha dos personagens da Turma Paxuá e Paramim.

O Programa Pertencimento Ambiental foi lançado no início deste ano, com participação do cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown, idealizador da iniciativa. Ele, inclusive, gravou um vídeo de boas-vindas aos professores da rede municipal participantes da formação.

O projeto será introduzido na Educação Infantil com os objetivos de estabelecer um vínculo afetivo entre criança e natureza, a partir de atividades inseridas no material pedagógico e de fortalecer a cultura da importância do meio ambiente na rede. A iniciativa está em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e com a Lei 9.795/1999, que dispõe sobre a educação ambiental e a Política Nacional de Educação Ambiental.

De acordo com a gerente de Currículo da Diretoria Pedagógica (Dipe), Edna Rodrigues, as capacitações prosseguem mesmo em tempos de isolamento social. “Estamos realizando diversas formações nesse período de afastamento social, pois entendemos que esse processo formativo é muito importante para manutenção do vínculo da Smed com a escola, no diálogo e elaboração de alternativas para o melhor e mais eficaz atendimento aos nossos alunos”, destaca.

Além dessa capacitação, a Smed também realiza nesta semana a Formação Nossa Rede para coordenadores, professores do Ensino Fundamental Anos Finais, bem como para professores da regularização de fluxo.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Um dos pontos mais tradicionais de Salvador, que vinha sofrendo com a degradação e o abandono nos últimos anos, vai passar por uma grande transformação promovida pela Prefeitura. A ordem de serviço para início imediato das obras de requalificação do Terminal da Barroquinha, no Centro Histórico, foi assinada nesta quarta-feira (26), no local, pelo prefeito ACM Neto.

Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes, e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. Com investimento de cerca de R$5,5 milhões em recursos municipais, a intervenção tem duração prevista de seis meses.

De acordo com o projeto da FMLF, as melhorias envolvem a reorganização das paradas de ônibus, nova pavimentação em concreto e iluminação em LED. A pedido da própria comunidade, será implantada uma praça com academia de ginástica, quadra poliesportiva e espaço infantil. O local terá, ainda, ordenamento de ambulantes e paisagismo.

“Esse terminal é muito frequentado pelas pessoas, com volume grande de ônibus que circulam aqui todos os dias. Depois da obra, o Terminal da Barroquinha será um terminal moderno, que vai conciliar o transporte público com o espaço de lazer reivindicado há muito tempo pela comunidade”, afirmou ACM Neto.

O prefeito salientou que esta intervenção será integrada a outros investimentos em áreas próximas, como o Mercado São Miguel, com obras já concluídas e em fase de seleção dos permissionários, e o Terminal do Aquidabã, com ordem de serviço para requalificação a ser assinado em breve. “Vamos ter todo esse trecho aqui com vida nova, com perspectiva nova para moradores e comerciantes e, claro, a valorização da história e das tradições da capital”, completou.

Integração – A presidente da FMLF informou que o projeto foi construído através de reuniões com a comunidade. “Sai do aspecto de um terminal de ônibus como um espaço frio. Por isso, terá uma grande praça porque aqui não é apenas comércio, existe um entorno que é residencial. Esses moradores não tinham uma área para o lazer e, assim, foi aproveitado esse lado direito para atender a essa demanda”, explicou Tânia Scofield.

O secretário Luciano Sandes pontuou que a requalificação do Terminal da Barroquinha também será importante para a mobilidade, já que, além dos ônibus, está próximo a outros modais como o metrô e o futuro BRT na Lapa. “Além disso, a área de lazer deverá atrair as pessoas, aumentando a frequência do público e incrementando também o comércio local".

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e o Instituto Carlinhos Brown assinaram um o acordo de cooperação técnica para criação do Projeto Pilar. A parceria tem por objetivo incrementar um conjunto de ações - urbanísticas, culturais, educacionais, econômicas e de incentivo ao uso habitacional - voltadas para o desenvolvimento sustentável do bairro histórico. O alinhamento entre as duas instituições está no entendimento que projetos dessa natureza só têm êxito quando há participação social.

No Acordo de Cooperação Técnica Projeto Pilar, a FMLF e o instituto presidido músico baiano se comprometem a apresentar, no prazo de 60 dias, o plano de ação que será elaborado conjuntamente, considerando suas respectivas atribuições. Entre as competências da FMLF estão o desenvolvimento do plano urbanístico e projetos habitacionais sustentáveis e a elaboração do cadastro socioeconômico dos moradores de imóveis no Pilar.

A presidente da FMLF, Tânia Scofield, explica que essa iniciativa tem papel preponderante no resgate da identidade do Pilar, território inserido no Centro Antigo de Salvador. “Esse acordo é importante para que os atores locais se envolvam e participem efetivamente da elaboração do plano para a melhoria da qualidade de vida de quem mora, trabalha e vive esse território”, observa.

Mais dignidade - Para Carlinhos Brown, “este movimento possibilitará a criação de condições habitáveis e confortáveis, gerando muitas conseqüências positivas, além do cuidado com o patrimônio material, diminuição da violência e a possibilidade das pessoas viverem com mais dignidade”.

Carlinhos Brown ressalta ainda que a área do Pilar apresenta duas questões bastante significativas: a edificação da força da cultura espanhola na Bahia e o abandono que essa área sofreu durante muitos anos. “É um lugar que chamo de cidade média, por estar entre as cidades Alta e Baixa. O Pilar e seu entorno clamam por melhorias há muito tempo. Então, essa parceria reforça a possibilidade de revermos as posturas de abandono e agirmos concretamente para o desenvolvimento sustentável dessa área, que é uma grande entrada para o Pelourinho".

Desenvolvimento artístico - Ao Instituto Carlinhos Brown compete, dentro do projeto, liderar ações socioeducativas e culturais junto à população, classe artística e empresários do setor, entre outras. “Pela experiência que também adquiri por ter me tornado um empreendedor do bairro, com o espaço cultural Museu Du Ritmo, que funciona aos pés do Pilar, entendo e acredito que um projeto sociocultural só avança se a nossa escuta for precisa”, pontua Brown.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O número de sepultamentos por Covid-19 nos cemitérios municipais de Salvador teve uma redução significativa em agosto. Enquanto em julho houve 208 enterros por conta da doença, esse mês foram, até o momento, 88. A redução vem sendo observada desde o mês passado, considerando que de junho para julho houve uma queda de 33%. Em junho, o número alcançou chegou a 313, o mais alto registrado.

Segundo Marcus Passos, secretário municipal de Ordem Pública (Semop), no mês de maio os cemitérios públicos municipais tiveram uma média de 8,5 sepultamentos por Covid-19 ao dia. Em junho, foram 10.4. Essa média caiu para 6.9 por dia em julho e, neste mês, está em 3,8. Por ter acesso aos dados de outros cemitérios, o secretário tem observado que essa é uma realidade que está se refletindo também nas unidades privadas.

“Fizemos todo um planejamento para aumentar o número de vagas nos cemitérios municipais justamente para evitar a situação vivenciada em outras cidades, em que pessoas estavam sendo sepultados em valas comuns. Como a Prefeitura e o governo do Estado foram muito assertivos na aplicação de medidas restritivas na cidade, além das ações de proteção à vida, graças a Deus as mortes e sepultamentos não atingiram os números elevados que vimos em outros locais”, afirma Marcus Passos.

O secretário alerta, no entanto, que isso não quer dizer que as pessoas devem relaxar dos cuidados e ações para contenção da doença, respeitando os decretos e protocolos do município. “Isso não quer dizer que a pandemia acabou. Os cuidados devem ser mantidos e temos que lembrar que essa redução reflete, inclusive, as ações preventivas adotadas pela gestão municipal e que surtiram efeitos positivos”, conta.

Vagas – A Semop entregou 690 vagas no cemitério de Brotas esse ano, 120 no de Paripe e 480 no de Plataforma. O órgão também está construindo 1.820 novas vagas, que devem ficar prontas nos próximos dias. Além disso, a secretaria firmou um convênio com outros cemitérios particulares da cidade para a aquisição de gavetas, covas e realização de cremações, de acordo com a necessidade. Mesmo com a redução, as medidas de proteção ao público e aos trabalhadores em velórios continuam mantidas.

No caso de óbitos por Covid -19, o corpo sai da funerária direto para o sepultamento, sem realização de velório e nenhuma cerimônia. Nesses casos, o caixão fica fechado durante todo o tempo. Os coveiros receberam orientações de como manusear o caixão durante o sepultamento.

Para os familiares que perderam entes queridos sem ter sido por conta da Covid-19, a recomendação informada no momento do agendamento é da redução do tempo da cerimônia de sepultamento para até dez minutos e com, no máximo, dez pessoas presentes. E mais: sugere que seja mantida a distância mínima de dois metros entre os presentes.

Os telefones para agendar sepultamentos em qualquer um dos dez cemitérios municipais são (71) 3322-1037 e (71) 3202-5429. As unidades ficam em Brotas, Itapuã, Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe e quatro deles localizados nas ilhas de Bom Jesus, Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), não tem economizado esforços para rastrear a Covid-19 na capital baiana desde o início da pandemia. De abril até agora, foram realizados quase 120 mil testes rápidos, sendo 113.088 mil ofertados durante as ações restritivas em 51 bairros e 6.734 procedimentos feitos nas blitz espalhadas pela cidade em parceria com a Transalvador.

Dos 113.088 testes feitos durante as ações de proteção à vida nos bairros, 30.335 resultados positivos foram identificados. Com relação aos 6.734 procedimentos realizados nas blitz espalhadas pela cidade, 1.038 pacientes apresentaram a doença

De acordo com a técnica Helena Lima, membro do Centro De Operações Emergenciais da Covid-19, a testagem é fundamental por se tratar de uma doença que pode ter diversos tipos de evolução, incluindo casos assintomáticos, leves e graves. Além disso, testar ao máximo a população é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento à pandemia.

“Desde abril que iniciamos a testagem em massa e objetivo dessas ações é ampliar o diagnóstico da Covid-19. Geralmente, os graves chegam pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), PAs (Pronto Atendimentos) e hospitais onde são realizados os testes. Os casos leves podem se confundir com síndromes gripais e ficarem subnotificados. Então, para melhorar o nível de diagnóstico, a Prefeitura tem realizado testes rápidos para a população, através de postos itinerantes”, explica.

Como funciona - Os testes rápidos têm resultados liberados entre 20 e 30 minutos e são capazes de identificar a produção de anticorpos no organismo, sendo os do tipo IGM, aqueles que mostram infecção recente, ou os classificados como IGG, produzido pelo indivíduo depois que ele já está curado.

O percentual de segurança desse procedimento, segundo a OMS, é de 96%. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para isolamento e passa a ser monitorado pela SMS.

“Essas operações de testes são consideradas fundamentais para que seja aumentada a capacidade de diagnóstico e, a partir da identificação, se adotar o mecanismo de prevenção. Aquelas pessoas que tomam ciência do diagnóstico vão reforçar as medidas de isolamento social e o tratamento, caso seja necessário”, diz Helena Lima.

PCR na Lapa – Somados aos testes rápidos, a Prefeitura também tem realizado o exame de detecção do novo coronavírus do tipo RT-PCR, no posto no localizado na Estação da Lapa (clínica LapaMed, em frente ao Salvador Card). Considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”, o exame que identifica o vírus e confirma a Covid-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.

As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A amostra é submetida a apreciação em laboratório e tem resultado em um prazo o mínimo de 48 horas.

Passageiros que apresentam febre, identificada pelo sistema de câmeras capazes de medir a temperatura implantados na Estação da Lapa, são encaminhados para a testagem. Até agora, 86 usuários do transporte público foram submetidas ao exame e 14 testaram positivo.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça (25) a retomada do processo de avaliação do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano III, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). O objetivo do selo é incentivar a produção literária na cidade, dando espaço para novos autores e valorizando a produção local.

O processo de avaliação consiste em julgar as 112 obras enviadas pelos autores durante a fase de inscrição. A comissão avalia com notas entre 0 a 10 e as melhores são premiadas com o selo, publicadas e distribuídas em bibliotecas municipais.

Serão selecionadas oito obras, distribuídas em sete gêneros: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e categoria livre.

A previsão que o resultado das obras contempladas seja publicado no DOM até o dia 10 de setembro. A conclusão de todo o processo, com impressão e início da distribuição, está previsto para janeiro de 2021.

"A literatura é uma ferramenta de fundamental importância para a saúde mental das pessoas, principalmente nesse momento de isolamento social. Assim, ter novas obras no mercado literário movimenta a cadeia produtiva (autor), a economia (editora) e a cultura (o leitor)", destaca Jane Palma, gerente de Biblioteca e Promoção à Leitura da FGM.

Distribuição – Cerca de 300 bibliotecas das escolas municipais receberão os exemplares contemplados pelo selo. As obras serão enviadas também para os demais estados brasileiros e para bibliotecas públicas baianas, para a Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura e as embaixadas dos países lusófonos. 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Salvador é, pelo segundo ano consecutivo, a capital do país mais eficiente no que se refere à execução dos pagamentos de seus compromissos, segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2020, divulgado hoje (25) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia.

A publicação analisa a gestão fiscal dos estados e dos municípios no ano de 2019, e Salvador obteve o índice de 0,1%, sendo a capital que exibe a melhor qualidade no planejamento de suas despesas. Este índice de eficiência baseia-se no exame da quantidade de despesas reconhecidas e liquidadas que foram transferidas como restos a pagar para o exercício seguinte ou que foram quitadas no próprio exercício.

"O índice de 0,1% significa que, para cada R$1.000 de despesa reconhecida, o município quitou R$ 999 no próprio exercício. Mais ainda: além de exibir o menor índice, no ano de 2019 Salvador superou em 28 vezes a média dos percentuais de todas as capitais, que ficou em 2,8%, garantindo aos nossos fornecedores a tranquilidade e a certeza de que os valores correspondentes aos bens e serviços adquiridos lhes serão pagos pronta e tempestivamente", avaliou o secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto.

Cabe salientar que este índice vem melhorando progressivamente ao longo dos últimos anos, tendo caído de 3,6% em 2013 para 1,4% em 2014, 0,8% em 2015, 0,3% em 2016 e 2017 e 0,2 em 2018, até chegar aos mencionados 0,1% do ano passado.

Outro ponto importante em que Salvador destacou-se igualmente em primeiro lugar foi o da chamada "Rigidez das Despesas", aspecto que demonstra a capacidade do município de lidar com situações de contração fiscal, medido pela relação entre as despesas de custeio e as totais. Salvador exibiu, em 2019, um índice de 44,9%, quase 10 pontos percentuais menor que a média das capitais.

A publicação da STN também confirma a aprovação de Salvador no indicador de Capacidade de Pagamento (CAPAG), com nota final "B", o que, aliás, se repete desde 2017, ano de implantação desta metodologia, restando-lhe garantida a obtenção de aval da União em eventuais novas operações de crédito.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Planejamento é a palavra-chave para as empresas turísticas de Salvador que lidam com as adversidades decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Nesse momento, o Centro de Recuperação do Turismo (CRT) tem sido um facilitador para operadores da área. Até o momento, 100 agendamentos de serviços e atendimentos foram realizados para até o final de agosto e mais de 80 atendimentos feitos nos primeiros 20 dias de funcionamento, além de três importantes reuniões realizadas no local com associações do turismo. 

A guia de turismo Silvana Rós ficou contente após conseguir solucionar três demandas em um só dia. “No Banco do Brasil, fui atendida para entender como se dá o crédito para o guia de turismo. Após explicações do atendente, eu já fiz todos os trâmites. Eu precisava transferir o meu CNPJ para uma conta jurídica e consegui. Era algo que eu precisava, mas ainda não tinha feito por falta de tempo. A comodidade do CRT me ajudou muito”, contou.

Além dos trâmites bancários, Silvana fez um curso de planejamento de negócios junto ao Sebrae, para se atualizar em relação ao mercado. Além disso, buscou informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) sobre a abertura de loja física.

“Para mim foi encantador, foi uma experiência maravilhosa. O CRT, pode ter certeza, foi a ponta de lança para a retomada do turismo na nossa cidade”, diz. A experiência foi compartilhada por ela nas redes sociais, incentivando outros colegas a buscar atendimento.

Além dela, Wellington Correia, proprietário de uma transportadora turística, teve a orientação do Sebrae para reformular o portfólio da empresa e gerenciar as redes sociais, ferramentas que têm ganhado mais força durante a pandemia. “O atendimento foi muito legal. Após algumas orientações e cursos, eu aprendi, por exemplo, algumas técnicas para que o nosso perfil tenha relevância nos sites de busca, também vi como fazer anúncios, campanhas e produção de conteúdo para as redes sociais”, disse.

Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo, os atendimentos mostram que a criação de um CRT foi uma decisão acertada. “Completamos mais de 20 dias de inauguração com esses excelentes resultados. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Ficamos felizes em saber que esse espaço pioneiro para fortalecer e apoiar o setor do turismo em Salvador está sendo bem utilizado pelos profissionais da área”, afirmou.

Funcionamento – O CRT é um integrador de serviços e de consultorias para empresas de turismo e está em funcionamento no Hub Salvador, no Comércio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O projeto foi desenvolvido pela Secult para fortalecer profissionais do setor que tiveram as suas atividades afetadas por conta da pandemia.

Em um único local, são disponibilizados serviços públicos, 50 tipos diferentes de capacitações virtuais, em parceria com o Sebrae e Senac, e consultorias financeiras com bancos públicos e privados. Os atendimentos mais procurados são para o Sebrae, Senac instituições bancárias.

Além do acesso a cursos e serviços, o público beneficiado conta com um espaço de coworking e pode agendar turnos com duração de até cinco horas para atendimento de clientes e execução do trabalho. O horário para coworking é das 8h às 13h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

No CRT, são disponibilizados serviços públicos pela Sedur e pela Sefaz. É possível tirar certidões, consultar débitos e emitir segunda via de vários tipos de documentos, como nota fiscal e orientação para licença de construção e abertura de empresas, só para citar alguns.

Agendamentos – Para acessar os serviços, cursos e coworking, as empresas do turismo devem agendar o atendimento no CRT através do site retomadadoturismo.salvador.ba.gov br, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou através do telefone (71) 3202-7634. O site reúne também informações sobre o centro, objetivos, parceiros e conteúdos úteis, como leis e decretos da Prefeitura.

 

0
0
0
s2sdefault

Sub-categorias

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...