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Os incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura de Salvador, através da Lei Municipal de Inovação 9.534/2020, estarão acessíveis às empresas de base tecnológica e startups a partir desta sexta-feira (11). A data foi anunciada na reunião do Conselho Municipal de Inovação (CMI), realizada na manhã de hoje.

Dentre os incentivos estão a redução da alíquota de 5% para 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e de 50% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do imóvel onde desenvolva ou venha a desenvolver as atividades. As empresas de base tecnológica e startups que queiram ter acesso aos incentivos devem enviar o pedido à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). As informações sobre o processo podem ser acessadas no site http://www.leideinovacao.semit.salvador.ba.gov.br/.

“Os incentivos fiscais concedidos pela Lei Municipal de Inovação são de grande importância para o desenvolvimento e competitividade das empresas de base tecnológica e startups de Salvador”, ressalta o titular da Semit e presidente do CMI, Samuel Araújo. O gestor salienta ainda que os benefícios também contribuem para o fortalecimento do ecossistema local, além de ser um fator de atração de novos negócios para a cidade, gerando assim mais emprego e renda.  

Análise – Após avaliar os dados cadastrais e a documentação das empresas de base tecnológica e startup, a Semit vai encaminhar o pedido de habilitação ao Conselho Municipal de Inovação (CMI), que analisa a solicitação, os documentos e recomenda, ou não, o enquadramento das empresas ao Comitê Gestor do Programa Inova Salvador. Este último órgão é quem aprova os incentivos e emite o Certificado de Empresa Inovadora (CEI) para a obtenção dos benefícios fiscais.

 

 

 

 

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O primeiro programa de uma série de 11 lives para fortalecer o turismo interno de Salvador acontece em novo horário: às 10h deste domingo (13), ao vivo, direto da Praça Municipal. A transmissão será realizada através do perfil do Facebook, Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia e terá a apresentação do jornalista José Raimundo. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Este primeiro encontro será marcado por uma apresentação da iniciativa, quando serão informados também os temas das próximas lives. As outras edições vão acontecer sempre no período da tarde, às 16h, nas terças e sextas-feiras. O internauta poderá acompanhar essa visita virtual, interagir pelo perfil das redes sociais e terá as perguntas e os comentários respondidos em tempo real durante a transmissão.

“Durante esses programas, vamos poder mostrar uma Salvador diferente, pronta para receber o turista. Uma cidade que passou por grandes modificações, mas que carrega diversidade cultural extensa. Quem vier conhecer nossa cultura, gastronomia e nossas praias, vai ficar encantado com tamanha riqueza que nossa cidade oferece”, pontuou o secretário da Secult, Fábio Mota.   

O projeto inovador foi pensado para fortalecer o turismo da cidade, na busca por um novo formato para atrair visitantes na Bahia e no Brasil e, também, os próprios soteropolitanos, devido ao impacto econômico mundial no segmento provocado pela pandemia de Covid-19. Dessa forma, a Secult vai levar a história, cultura e gastronomia da capital baiana para as pessoas em qualquer lugar do Brasil.

Dinâmica – Os programas vão contar sempre com um guia turístico, cadastrado no Ministério do Turismo (MTur), um historiador e um apresentador mostrando opções de roteiros e atrações turísticas da cidade. Os roteiros a serem apresentados foram sugeridos por agências de receptivo filiadas à Abav e contam com a curadoria da Secult.

O público que acompanhar a programação vai poder vivenciar as experiências da capital soteropolitana durante uma hora, com passeios e atrações turísticas da cidade, contemplando os segmentos de sol e praia, história e cultura, gastronomia e esportes náuticos.  Todas as lives ficarão disponíveis no Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia para quem não puder acompanhar no momento e poder assistir posteriormente.

Além disso, o portal salvadordabahia.com está dando apoio ao projeto, através de uma plataforma que terá hotsites das agências de receptivo participantes das lives. Dessa forma, o internauta que estiver assistindo poderá obter mais informações sobre as experiências e roteiros turísticos apresentados durante as apresentações e entrar em contato com a agência de receptivo para adquirir sua viagem para Salvador.

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A Prefeitura realiza, neste sábado (12), mais uma edição do Mutirão da Idade para vacinação contra Covid-19 em Salvador. Durante todo o dia, todos os pontos de imunização fixos e drives vão aplicar a primeira dose da vacina às pessoas que fazem parte das faixas etárias habilitadas, de forma escalonada.

Também será realizada a aplicação da segunda dose para os cidadãos com data de retorno marcada até 13 de junho, no cartão de vacinação. A imunização para os demais públicos está suspensa neste sábado.

Durante a manhã, das 8h às 12h, serão vacinadas as pessoas de 51 anos ou mais nascidas até 12 de junho de 1970. Já no período vespertino, entre 13h e 16h, será a vez dos indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos nascidos até 12 de janeiro de 1971.

A aplicação da primeira dose será feita nos drive-thrus situados no Centro de Convenções (Boca do Rio), 5º Centro de Saúde (Barris), FBDC Brotas, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Parque de Exposições (Paralela), Arena Fonte Nova (Nazaré), FBDC Cabula, Faculdade Universo (Avenida ACM), Shopping Bela Vista, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina e Vila Militar (Dendezeiros).

Quem não estiver de carro, pode comparecer aos seguintes pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vista Alegre, Universidade Católica (Pituaçu), USF Cajazeiras X, FBDC Brotas, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Parque de Exposições (Paralela), USF Vale do Matatu, USF Federação, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Pirajá, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Cajazeiras V e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

Segunda dose – Os pontos de aplicação da segunda dose da CoronaVac e Oxford funcionarão através de demanda aberta neste sábado (12), no período da manhã, das 8h às 13h. Os pontos são o Barradão, em Canabrava (drive e fixo) e a UBS Nelson Piauhy Dourado, em Águas Claras (fixo).

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A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador alcança a população com faixa etária a partir de 50 anos neste sábado (12). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai realizar um mutirão, das 8h às 12h, para imunizar cidadãos nascidos até 12 de junho de 1970. À tarde, das 13h às 16h, poderão ser vacinadas as pessoas que nasceram até 12 de janeiro de 1971. 

De acordo com a SMS, estará suspensa, amanhã, a vacinação de todas as demais categorias. Quem tem a segunda dose marcada para sábado e domingo, no entanto, poderá se dirigir a um dos pontos definidos especificamente para esta aplicação. A estratégia será divulgada ainda hoje.

Com a chegada de 90 mil doses da vacina da Janssen em Salvador, a partir da segunda-feira (14), o processo de imunização para prevenção da Covid-19 na cidade avançará para novos públicos. Durante a inauguração de mais uma unidade da Casa Soma, espaço de recolhimento de resíduos recicláveis, em Stella Mares, nesta sexta-feira (11), o prefeito Bruno Reis anunciou que a remessa permitirá alcançar cerca de 6 mil pessoas que estão em situação de rua. As aplicações restantes serão utilizadas para dar continuidade à vacinação por idade.

“Iniciada a vacinação da população de rua, a expectativa é concluir todo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) até a quarta-feira (16). Iremos chegar ao final do mês com mais de 50% do público-alvo, acima de 18 anos, com a primeira dose aplicada no braço”, afirmou o prefeito, acrescentando que Salvador cumpriu todas as determinações do Ministério da Saúde, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e de medidas judiciais.

Balanço – O chefe do Executivo municipal também traçou um balanço da imunização na capital baiana e da atual situação epidemiológica. Ontem (10) a cidade bateu recorde de 22 mil cidadãos vacinados em único dia, nos diversos pontos fixos e drive-thrus montados para a estratégia. 

“Fechamos com 43% da população-alvo vacinada. Mais de 880 mil pessoas já receberam a primeira dose. Muitos falam de uma possível terceira onda em julho, o que me traz muita preocupação. Mas confio que o processo de vacinação possa impedir isso”, destacou Bruno Reis.

Ele lembrou ainda que, a partir da próxima semana, a campanha de imunização contra o coronavírus terá à disposição mais 250 vacinadores que serão contratados pela Prefeitura para reforçar as equipes de saúde. Além destes, outros 50 profissionais serão integrados à estratégia por meio do convênio com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Cenário – A capital baiana amanheceu com 83% de ocupação de leitos de UTI, índice considerado estável. Nas UPAs, apenas 11 pacientes estavam aguardando transferência para vagas de terapia intensiva (nove adultos e dois pediátricos).

“É um número que nossa estrutura de saúde tem condições de fazer a regulação em menos de 24h. A prioridade da nossa gestão sempre foi salvar vidas. Chegamos até aqui sem que ocorresse um colapso e esperamos passar por essa guerra sem que isso ocorra”, frisou Bruno Reis.

Para conter o avanço da pandemia, a Prefeitura vai prorrogar por mais sete dias, ou seja, a partir de terça (15) até dia 21, todas as medidas restritivas e de proteção à vida que estão em vigor em Salvador. “Diante do acúmulo de eventos este mês (Corpus Christi, Dia dos Namorados, São João), além do Dois de Julho, precisamos manter as coisas como estão”, comunicou o prefeito.

 



 

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O Subúrbio 360, localizado em Vista Alegre, recebeu, nesta sexta-feira (11), mais uma edição da Prefeitura-Bairro Itinerante. Durante toda a manhã, foram oferecidas para a população serviços que são prestados nas unidades físicas das unidades descentralizadas da administração municipal.

Para o gerente da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Marcos Aurélio Elpídio, o retorno da ação foi tão positivo que o local abrigará uma edição do CadÚnico Itinerante no próximo dia 21. “A demanda foi realmente acima do que esperávamos”, pontuou.

O gestor lembrou que o serviço era um pedido antigo na localidade e que, após uma vistoria no Subúrbio 360, foi verificada a possibilidade de retorno dos atendimentos itinerantes de uma forma mais enxuta, para evitar aglomerações. Ele afirmou ainda que foi possível também ampliar para outros atendimentos de uma forma ordenada e tranquila, mas que a procura maior foi de fato para os serviços referentes ao CadÚnico.

Os cidadãos contaram com atendimento para Bolsa Família, Cartão SUS, serviços do Simm, Minha Casa, Minha Vida, marcação de consultas e atendimento jurídico. Além disso, a Prefeitura também levou para a comunidade os serviços de exames de catarata, corte de cabelo masculino e avaliação odontológica.

Aprovação – A higienizadora Elisabete Calmon esteve no local buscando o serviço de Bolsa Família e atendimento odontológico. Ela ficou sabendo da ação através de aplicativo de mensagem e resolveu também conhecer o Subúrbio 360. “Fui muito bem atendida, é a primeira vez que venho e, na semana que vem, vou apresentar meus documentos para finalizar o cadastro”.

A jovem Naiane Teixeira mora em Alto de Coutos e estava acompanhada do filho Gabriel, de um ano. Ela disse que o local, por ser mais próximo de casa, facilitou fazer o agendamento do Bolsa Família. Atualmente desempregada, ela afirma que o auxílio vai ajudar bastante no dia a dia.

Já Charles Nascimento, de 22 anos, aproveitou para fazer um corte de cabelo. Além de passar pelo barbeiro, ele também procurou serviço de Bolsa Família e passou por atendimento oftalmológico. Atualmente desempregado, ele vende lanches na rua e viu no serviço itinerante a chance de procurar uma oportunidade.

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As duas unidades do Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, registraram um índice de abstenção expressivo nos atendimentos no mês de maio. O índice de tutores faltosos no período chegou à marca de 33% - o comportamento preocupa a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a diretora da Dipa, Tainara Ferreira, o não comparecimento no dia agendado tira a oportunidade de outras protetores e cuidadores de cães e gatos realizarem a castração dos bichos de estimação. “Aquelas pessoas que porventura tenham algum contratempo ou indisponibilidade de comparecer ao Castramóvel no dia agendado para fazer a cirurgia, entrem em contato com a Dipa para desmarcar o procedimento. Com isso, conseguimos lançar novamente a vaga no sistema para que outros interessados possam ter acesso ao serviço”, alerta a gestora.

Para evitar os transtornos, o órgão disponibiliza o número de telefone (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações. “Quem não puder ir no dia, deve ligar para este número entre 8h e 17h para evitar prejudicar o fluxo de marcações”, completa Tainara.

Atualmente, os equipamentos itinerantes de castração estão no bairro do Bonfim e na Escola Municipal Novo Horizonte. Diariamente, são realizados cerca de 15 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Como agendar – As castrações podem ser solicitadas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

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Neste mês de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, é marcado também pelo reinício das atividades de coleta seletiva em Salvador, suspensa há 15 meses em função da pandemia. Esse retorno acontece nesta sexta-feira (11), com a abertura de três unidades Casa Soma de coleta de resíduos recicláveis, que ficarão sediadas no bairros de Stella Maris (Praça de Stella Maris), Ribeira (Largo do Papagaio) e Paripe (sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas). A iniciativa foi anunciada pela manhã pelo prefeito Bruno Reis, além de representantes da startup de impacto SO+MA e do Grupo Heineken, patrocinador do projeto.

“Com essa parceria, Salvador dá um passo a mais na questão da coleta seletiva na cidade. Falar em meio ambiente e sustentabilidade é falar de futuro e, somente com parcerias, vamos poder construir juntos um mundo mais saudável. Nesta ação da Casa Soma, foi assumido o compromisso de não só consolidar, mas também ampliar o programa”, disse o prefeito.

A volta do recebimento de materiais através dos contêineres das unidades da Casa Soma marcará também a expansão da parceria com o Programa Soma Vantagens, que é desenvolvido pela startup SO+MA e patrocinado pelo Grupo Heineken no Brasil. O objetivo do programa, que em 2019 inaugurou em Salvador duas unidades de coletas de materiais – uma em Paripe e a outra em Periperi, é chegar até setembro de 2021 com 12 estruturas implantadas na cidade, sendo duas delas em espaços privados.

“A atividade de coleta seletiva é extremamente necessária para a cidade, tanto do ponto de vista ambiental como do social. Quando conseguimos fazer com que esses dois fatores façam parte de um mesmo projeto, é inspirador. Esse é o caso dessa parceria da Prefeitura com a startup SO+MA. Ela estimula a consciência ambiental do cidadão através de uma moeda social, que é o resíduo reciclável, e ainda movimenta a economia local”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França, também presente na ocasião.

De acordo com a fundadora da SO+MA, Claudia Pires, o projeto busca construir diálogo e reforçar hábitos. “Queremos continuar estimulando boas práticas e mostrar que comportamentos benéficos, como o hábito da reciclagem, por exemplo, geram impacto positivo na comunidade”, comentou.

Economia circular – Esse formato de estímulo à coleta seletiva visa sobretudo promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais dos cidadãos. Isso porque, com o descarte, a população pode acumular pontos e trocá-los por produtos ou serviços, como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene – auxílio de grande importância, em especial, para pessoas em situações de vulnerabilidade durante o período de pandemia.

O Grupo Heineken é um dos principais parceiros do programa, que vem atuando em conjunto desde a concepção do projeto. “Nós acreditamos na importância deste programa como um catalisador de mudança social e ambiental, pois ele olha não apenas para a gestão de resíduos, mas também para o desenvolvimento da comunidade local. Por meio dessa parceria, queremos fomentar o diálogo em relação a temas importantes, além de gerar oportunidades e capacitar a população”, afirma Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

O representante da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), Luiz Carlos Rebouças, ressaltou que a iniciativa é mais uma contribuição para que Salvador consiga vencer um grande desafio: garantir a realização da coleta seletiva na cidade. “Na Caec são 55 famílias que vivem diretamente do beneficiamento e coleta dos materiais. Essa ação com a Casa Soma vai incentivar a coleta seletiva para tornar Salvador uma cidade mais sustentável e levar o material diretamente para os atores envolvidos”, declarou.

Resultados – Até março de 2020, antes da pandemia, 155,5 toneladas de resíduos foram reciclados através das unidades de Paripe e Periperi, com 2 mil famílias cadastradas e 37 cursos profissionalizantes realizados. Além disso, um total de 8.651 trocas por itens de higiene pessoal, limpeza, serviços e alimentação. Inclusive, o maior volume foi referente a alimentos, com 8.098 trocas.

Como funciona – Para participar dos benefícios, o cidadão precisa fazer um cadastro no site www.app.somavantagens.com.br . O material levado até uma Casa Soma é pesado e o valor é convertido em pontos, que pode ser trocado depois por benefícios. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Todos os resíduos recicláveis arrecadados são destinados às cooperativas e a renda obtida com a comercialização do montante é 100% revertida para essas entidades.  

 



 

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O Dia dos Namorados, a ser celebrado no sábado (12), será ainda mais especial para a auxiliar administrativa Rosana Ferreira, de 33 anos. Após ter ficado mais de uma semana internada no Hospital de Campanha de Itapuã, devido à complicações da Covid-19, ela foi pedida em casamento na saída da unidade médica, após receber alta nesta quinta-feira (10).

Aplaudida pelos profissionais e em cadeira de rodas, Rosana se emocionou ao ver o companheiro e a filha do casal. “Você acabou de sair de uma laranjada para entrar em outra agora”, disse o companheiro, Adriano Santos, 33 anos, ao entregar as alianças.

“Estou muito feliz. Não esperava por isso. São duas felicidades: a alta médica e ser pedida em casamento. Eu tive sintomas muito fortes. Foi horrível, mas agora estou recuperadíssima”, comemorou.

Rosana ficou internada por 11 dias, com passagem pela UTI e pela enfermaria da unidade de saúde da Prefeitura de Salvador, gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão).

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O projeto Culinária Musical chega em sua 6ª edição com programação que celebra o Dia dos Namorados e as festas juninas. Idealizado pelo afrochefe Jorge Washington, o projeto é gerido pela Simples Produções, produzido pela Mil Produções e foi contemplado pelo edital de Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais, da Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), para ocupar a Casa do Benin até julho de 2021.

A programação deste mês começa com a celebração do Dia dos Namorados, no sábado (12), às 12h. Participam do evento o cantor e compositor Dão e a cantora lírica Irma Ferreira, que vão apresentar um repertório romântico com canções da MPB. De acordo com Jorge Washington, o cardápio do dia é uma “afrodisíaca moqueca de ostras”, cuja porção de 1kg com acompanhamento custa R$50 mais a taxa de entrega.

No dia 18, às 15h, acontece a Sexta Formativa, quando Jorge Washington conversa sobre a influência dos astros na alimentação com Fernando Manuretto, que é pesquisador, palestrante e editor do blog de divulgação científica O Guardador de Estrelas.

Finalmente, no dia 26 de junho, às 12h, o Culinária Musical recebe o cantor e compositor Super Tom, junto com o diretor musical e arranjador Maurício Lourenço, que apresentam um repertório com clássicos do forró. O evento terá ainda a participação da aquarelista Fernanda Vera, que pintará uma aquarela durante a transmissão. O cardápio do dia será um xinxim de bofe – a porção de 1kg com acompanhamento custa R$50,00 mais taxa de entrega.

Todos os eventos serão transmitidos pelo canal da FGM no YouTube. Os interessados nos pratos servidos no Culinária Musical devem entrar em contato com o Pra Levar do Chefe, serviço de entrega do projeto, através do número (71) 99932-7096.

  



 

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