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A quarentena imposta pela a pandemia da Covid-19 há 17 meses tem impactado de diferentes formas a vida das pessoas. Com a mudança nas tarefas diárias, muitos passaram a desenvolver atividades usando aparelhos eletrônicos como computadores, tablets e celulares, situação que tem afetado a saúde ocular dos cidadãos. De acordo com o levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), sete em cada dez médicos entrevistados na pesquisa identificaram a progressão de miopia em crianças no período.

Em Salvador, o cenário não é diferente, segundo a médica oftalmologista da rede municipal de saúde, Leonora Marques. Os primeiros sintomas surgidos são dores de cabeça com frequência, ardências ou cansaço nos olhos, sendo recomendado, assim, procurar uma clínica oftalmológica para serem realizados os primeiros exames.

De acordo com a médica, quando o indivíduo tenta visualizar um objeto de interesse próprio, são desenvolvidos três fatores que ocorrem simultâneos: as pupilas são contraídas para aumentar a profundidade de foco, os olhos convergentes que também funcionam para aumentar o foco, e os músculos oculares que funcionam para modificar o formato do cristalino, focando assim melhor no objeto. "Ficar muito tempo nesta situação vai resultar numa sobrecarga que vai gerar dores oculares, cansaço visual, dor de cabeça e ressecamento ocular", ressaltou Leonora.

O cidadão nem sempre é informado sobre o uso adequado desses aparelhos, ou por quanto tempo é recomendável ficar à frente de uma tela para poder minimizar os danos causados pela exposição ostensiva. Sendo assim, a especialista ressalta a importância de evitar o exagero de exposição a telas.

"Nós temos que evitar o uso excessivo desses eletrônicos, mesmo que protegidos por lentes antirreflexos que barram a radiação. Mesmo que, nesse momento, os cidadãos precisem exercer suas atividades, é necessário que respeitem o limite de uso e procurem um oftalmologista para diagnóstico, caso apresente alguma deformação", declarou a médica.

O uso do celular pelo filho Johnata Williams, de 13 anos, é uma das preocupações da dona de casa Cristiane Siqueira, de 41 anos, que tenta controlar o hábito oferecendo outras opções. “Oriento a ler um livro e sempre arrumo um tempo para jogar dominó e baralho, por exemplo. Também estipulo um horário para os eletrônicos porque, além de prejudicar a visão, pode provocar a falta de interesse em fazer outras atividades”, relatou.

 

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Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia do Estagiário. Diariamente, estudantes de diversas áreas atuam na Prefeitura contribuindo para o bom funcionamento da administração municipal, alguns atendendo diretamente o cidadão, outros de maneira indireta. Para esses estudantes, o estágio é a chance de se preparar para o mercado de trabalho, pois viabiliza estabelecer contatos profissionais e a aprendizagem prática da profissão escolhida. 

A data faz referência à publicação do Decreto Nº 87.497/82, que regulamentou o estágio no país. Desde 2008, a atividade passou a ter regras definidas por uma lei específica, que dispõe sobre o pagamento de bolsa e auxílio-transporte, limita a jornada semanal, e garante 30 dias de férias por ano, entre outros direitos.

Estagiária de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Tiffane Lohane dos Santos, de 22 anos, foi contratada há um mês para atuar na Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). “Eu não conhecia muito bem os órgãos que faziam parte da Prefeitura. Ao chegar aqui, eu passei a conhecer e também a identificar a atribuição de cada um deles”, pontua.

Ela conta que o aprendizado está sendo único. “O estágio está sendo muito bom, vem desenvolvendo muito as minhas habilidades, pois, apesar de treinarmos na faculdade um pouco das atividades práticas, é no dia a dia de trabalho que aprendemos de fato”.

Experiência – Para a engenheira ambiental e sanitária Aline Sertório, de 24 anos, a oportunidade de estágio na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em fevereiro de 2018, foi também uma porta para que ela retornasse como servidora em 2019. Ela conta que não tinha experiência na área de resíduos, e a atividade que desempenhou na Prefeitura no período da graduação foi um fator determinante para que ela escolhesse essa área para continuar a se dedicar.

“Há aprendizados da época de estágio que eu trago até hoje comigo, a exemplo de como me portar, aprender a interagir com pessoas de opiniões diferentes, trabalhar em grupo e ter responsabilidade, entre outros. Vim para a Limpurb pensando que eu queria fazer algo por Salvador. Então, a Limpurb para mim foi isso: estar trabalhando por uma gestão melhor de resíduos na cidade”, revela.

Para os estudantes que estão atuando nos órgãos, a recomendação principal é: dar sempre o melhor de si. “Independentemente de achar ou não que vai ser efetivado, é importante trabalhar de verdade, nos esforçar no que estamos fazendo e fazer o que puder para ajudar o setor e a empresa com o que já temos de conhecimento, além de prestar muita atenção nas coisas que acontecem ao nosso redor e aprender com elas”.

Também ex-estagiário da administração municipal, o secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, ressalta que o estágio é a principal porta de acesso ao mercado de trabalho. “Somos gratos a esses jovens que nos ajudam a fazer de Salvador a capital com a melhor gestão do país. Eu também comecei como estagiário em serviço público e foi uma experiência enriquecedora. Espero que esteja sendo muito proveitoso para todos, pois esses estudantes são muito importantes para a Prefeitura de Salvador”.

Vagas – Atualmente, a Prefeitura conta com 1.300 vagas de estágio disponíveis na administração direta e 676 estagiários contratados. Quem tiver interesse em integrar o time deve acompanhar as publicações de editais dos processos seletivos que são publicados no site da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), no endereço www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br , e fazer o cadastro no Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA).

 

 

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De janeiro a julho, a Prefeitura gastou cerca de R$200 mil para repor fiações e luminárias vandalizadas ou furtadas da rede de iluminação pública de Salvador. O recurso, que poderia ter sido usado para realização de projetos e obras que contribuiriam para o desenvolvimento da cidade, teve de ser empregado para cobrir os impactos provocados por ações criminosas. 

Além do prejuízo financeiro aos cidadãos, que contribuem com o sistema através dos impostos pagos, os transtornos causados por essas depredações também afetam diretamente a segurança da população, que se depara com vias e áreas escuras para deslocamento. Isso sem falar nos riscos à vida de quem se aproxima ou manuseia as fiações expostas.

Na capital baiana, a manutenção do parque luminoso fica a cargo da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Segundo o órgão, as principais bases de tráfego do município estão entre os locais onde mais ocorrem furtos de condutores elétricos. As ocorrências costumam ser registradas nas avenidas Paralela, ACM (especialmente na região do Itaigara) e Octávio Mangabeira, além da Via Expressa (Heitor Dias) e Vale do Canela (Reitor Miguel Calmon).  

Mas os delitos também têm como alvos equipamentos públicos como passarelas e fontes luminosas. Na última terça (10), por exemplo, um homem foi flagrado roubando fiação da passarela que liga o Shopping da Bahia à estação do metrô Rodoviária, que é uma das mais movimentadas da cidade – isso, no entanto, não intimidou o criminoso em praticar o delito, que ocorreu por volta de 19h50. Parte da iluminação do local ficou comprometida e teve que ser reparada pela Dsip.

“Estamos criando sistemas antifurtos nas passarelas e outras medidas mais para dificultar. Não é apenas o prejuízo financeiro, mas o risco a que ficam expostas milhares de pessoas, quando uma área está apagada”, destacou o diretor da Dsip/Semop, Junior Magalhães.

O furto de cabos não é motivado pela borracha que envolve e protege a fiação e, sim, pelo cobre presente. Esse metal tem boa condução de eletricidade e é altamente maleável e resistente à corrosão, o que o faz ser muito utilizado em redes elétricas, que ficam expostas nas ruas.

Logo, o cobre possui bom valor de mercado, atraindo criminosos em busca do material para revenda em pontos de compra de metais. Além do roubo de fiações, as ações de vandalismo se estendem a furto de luminárias e danos a quadros de medição.

Ações preventivas – A Dsip tem investido em estudos de projetos capazes de promover maior nível de segurança para a população. Uma das medidas é aplicação de infraestrutura projetada com material robusto e isolante, dificultando o acesso aos cabos e reduzindo o risco de choque elétrico.

Também têm sido efetuadas ações preventivas nas principais avenidas da cidade, onde estão presentes os circuitos exclusivos de iluminação. A intenção é identificar e eliminar os riscos causados por fiações expostas, após tentativas de furto, verificação de isolação nos postes metálicos e outras iniciativas a nível de segurança.

Manutenção – Já a manutenção da iluminação pública da cidade, tanto preventiva quanto corretiva, acontece de forma ininterrupta durante os sete dias da semana. As equipes são acionadas através dos principais canais da Prefeitura, como a plataforma Fala Salvador que pode ser acessada por aplicativo instalado em smartphones, portal na internet (www.falasalvador.ba.gov.br) e telefone 156. Através dessas ferramentas, o cidadão pode solicitar um serviço de manutenção, seja ele de caráter emergencial ou convencional.

Em casos de urgência, a exemplos de poste dando choque, poste caído, apagão acima de seis pontos em sequência e luminária caída, o cidadão pode entrar em contato através do WhatsApp da Dsip (71) 98549-8728 – o número não serve para atendimento via ligações.

 



 

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A Secretaria Municipal de Gestão (Semge), através do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), fechou uma parceria com a XP Investimentos, para capacitação de seus servidores e colaboradores. Desde o domingo (15), são disponibilizados mais de 20 cursos voltados para a área da Previdência, com temas como Fundamentos da Seguridade Social, Políticas de Investimentos, Governança e melhores práticas de Investimentos para Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O diretor de Previdência da Semge, Daniel Ribeiro, destacou a importância da parceria. “Essas ações valorizam o profissional e o estimulam ao aprendizado contínuo. No final, todos saem ganhando, e o reflexo disso pode ser visto na melhoria constante da nossa governança e no atendimento ao cidadão”, ressaltou.

Inscrição – O Fumpres fará um encaminhamento para a XP Investimentos com uma relação contendo os nomes dos servidores e colaboradores. Logo após o envio, a empresa parceira encaminhará um link para os colaboradores, direcionando-os para a sua plataforma, onde vão poder escolher os cursos que desejam participar na capacitação. Os servidores e colaboradores poderão escolher mais de um curso.

Até o final deste ano, o Fumpres possui uma expectativa em capacitar 100% dos servidores, ocupantes de cargos em comissão e conselheiros, através da parceria, com cursos de atendimentos, fundamentos da administração pública, contabilidade, investimento e gestão atuarial.

Eficiência – O plano de ação de capacitação, da diretoria de Previdência do Município de Salvador (DPR), tem como principal objetivo estabelecer metodologias, que subsidiem o planejamento de ações de capacitação e treinamentos, visando a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor. O plano de ação completo pode ser encontrado através do site www.previdencia.salvador.ba.gov.br .

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O que antes era um lugar onde a comunidade descartava o lixo se transformou num caminho de buquê de noiva, também chamado de jasmim do caribe – planta de crescimento rápido, que prefere o sol pleno, mas também aceita a meia-sombra. O trajeto até a portaria do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Maria de Magalhães Neto, em Pituaçu, agora é florido e perfumado, graças à parceria de uma moradora e a unidade de Educação Infantil.

O trabalho de conscientizar os moradores do entorno de que a rua da escola vizinha ao Parque Metropolitano de Pituaçu não era o lugar apropriado para jogar lixo foi demorado. Mas com muita persistência e boa vontade deu tudo certo. A administração do Parque doou a compostagem, a ativista e antiga moradora do bairro, Vera Martins, se encarregou de doar as mudas de plantas e a equipe escolar doou os pneus e recolheu paletes descartados por um supermercado.

Toda a comunidade escolar se empenhou na missão de florir o entorno da escola. O porteiro Paulo Anderson transformou os paletes em plaquinhas que foram pintadas com frases em defesa do meio ambiente. As pequenas Giovanna Ávila e Annalu Oliveira, alunas do Cmei, foram muito criativas e, além de dar dicas do que escrever, sugeriram também que todas as placas fossem decoradas com folhas e florzinhas.

“Abraçar as causas ecológicas de Pituaçu é uma ação de amor e compromisso. Fazemos parte da Rede Afetiva, que reúne parceiros, educadores, artistas, ativistas, moradores e comerciantes. Temos essa unidade de ação em prol da causa que nos move: a educação ambiental”, conta a gestora Ana Cláudia Oliveira Neves.

Iniciativa – Conforme a professora do Grupo IV, Flávia Rocha, a ideia de fazer um jardim no entorno da escola estimula as crianças e as pessoas que moram no entorno a criarem a consciência de cuidar das áreas públicas, do parque. “É importante cultivar os hábitos de amar, cuidar, preservar, respeitar, zelar pelo meio ambiente. A ação trabalhou essa consciência, bem como buscou promover a sensação de pertencimento”.

Flávia complementa: “As crianças gostam de olhar o parque pelo portão, com isso intensificamos as atividades de observação. Somos cercados pela natureza e, apesar do muro da escola, temos muitas árvores para eles observarem a natureza viva”, explica a professora.

Segundo a ativista Vera Martins, o movimento de florir não deve se limitar ao entorno da escola ou do parque. “Esse movimento deve tomar as ruas. Aqui é a rua da creche e deve ser zelada para que as crianças passem por um caminho de flores para que elas sejam diferentes, conscientes de que o planeta precisa de uma geração com essa mentalidade. Viemos aqui para isso, para cuidar do planeta”.

 

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Salvador dá mais um passo no planejamento da campanha de vacinação contra a Covid-19. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realiza o recadastramento de adolescentes entre 12 e 17 anos que residem na cidade. A lista subsidiará a gestão municipal no planejamento da imunização desse grupo assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para estratégia. 

Os adolescentes que já fizeram o recadastramento do SUS não precisam refazer o processo, pois serão introduzidos automaticamente na lista de habilitados para vacinação. Quem ainda não fez a atualização cadastral, pode realizar o processo de forma on-line, no site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br , ou presencialmente nas 155 unidades básicas da rede municipal

Aqueles que tiverem o cartão SUS vinculado a outro município ou que necessitem emitir a 1ª via do documento deverão realizar o serviço presencialmente nas Prefeituras-Bairros, mediante agendamento prévio pelo site horamarcada.salvador.ba.gov.br . Os interessados deverão apresentar um comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais, além de um documento de identificação com foto. A atualização da situação cadastral é obrigatória para ter acesso à primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador.

“Tínhamos feito recadastramento para crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária, que tinham comorbidades, e agora será para todos, em geral. Se chegarem mais vacinas, a estimativa é, até sábado (21), concluir toda a população adulta, a partir de 18 anos. Estaremos antecipando, em dez dias, a estimativa que fiz de que até final de agosto iríamos concluir toda a população adulta com a primeira dose”, explicou o prefeito Bruno Reis, durante a assinatura da ordem serviço para ações de restauração na Basílica do Bonfim, nesta terça-feira (17).

“Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela eficiência e bom planejamento na aplicação da vacinação. O recadastramento dos jovens vai auxiliar na definição da melhor estratégia de vacinação desse público, assim que o Ministério da Saúde, conjuntamente com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), sinalizar o início da imunização dos adolescentes no país. Nosso objetivo é assegurar o maior nível de organização possível para seguir dando agilidade ao processo de vacinação na cidade”, destacou o secretário da SMS, Leo Prates. 

Apelo – A vacinação tem sido a principal arma para combater a pandemia do coronavírus em todo o planeta. Na capital baiana, atualmente, a população com idade igual ou superior a 21 anos está elegível para o processo – no entanto, um universo de 142 mil pessoas a partir dessa faixa etária ou não concluíram o esquema de imunização ou sequer tomaram a primeira dose. 

O prefeito Bruno Reis fez um apelo para que todos os cidadãos aptos para receber as aplicações compareçam a um dos pontos de vacinação da cidade. “Se todos tivessem ido se vacinar, com certeza, iríamos vencer essa guerra numa rapidez maior. Há 96 mil pessoas, acima de 21 anos, que não foram tomar a primeira dose, e 46 mil pessoas que não foram tomar a segunda dose. Em outros lugares do mundo, a pandemia continua avançando justamente nessas pessoas que não se imunizaram. E aí o que os prefeitos e gestores estão tendo que fazer é adotar medidas de isolamento social. Isso penaliza a todos. Essas 142 mil pessoas precisam ter compromisso com si próprio e com os outros”, alertou.

A capital baiana, acrescentou o chefe do Executivo municipal, tem hoje 86% da população alcançada com a primeira dose e 37% totalmente imunizada. O retorno de grandes eventos e festas populares na cidade, a exemplo do Réveillon, Festa do Bonfim e Carnaval, no entanto, ficará condicionado à proteção de todos os cidadãos por meio da vacina.

Ele acrescentou, ainda, que a Prefeitura tem empregado diversos esforços para acelerar a vacinação contra a Covid-19. Uma das ações envolve, por exemplo, a realização de busca ativa feita por agentes comunitários de saúde para localizar os cidadãos que estão habilitados para receber o imunizante.

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Um dos maiores símbolos de fé e devoção da Bahia, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, passará por novas melhorias promovidas pela Prefeitura. Nesta terça-feira (17), data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a ordem de serviço para o início das obras de restauração de diversos elementos artísticos do templo foi assinada no local pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos; do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota; e do reitor da Basílica, padre Edson Menezes.

As intervenções serão feitas nos painéis de azulejos portugueses localizados no interior do santuário (as cerca de 2,3 mil peças são do século XIX e apresentam desgastes em função do tempo), nos pisos do cancelo da capela-mor e no arco do cruzeiro. As restaurações serão feitas pela construtora Pentágono, vencedora da licitação, no prazo de seis meses. A obra conta com investimento de quase R$500 mil, com recursos de emenda parlamentar e aditivos da Prefeitura.

O prefeito salientou a importância do templo para o turismo e para a religiosidade da capital baiana. “A Prefeitura tem feito um esforço para recuperação de diversos equipamentos e espaços históricos que fazem parte do nosso patrimônio. Com isso, estamos dando continuidade ao processo de recuperação deste santuário tão importante para a história e a religiosidade da cidade. Essa intervenção visa proteger essa casa que é símbolo da nossa fé, e também impulsionar toda a cadeia do turismo”, declarou Bruno Reis.

“Esta é uma ação importantíssima em um dos maiores patrimônios do Brasil, que é a Igreja do Bonfim. São obras importantes para a conservação e melhoria da igreja e do conforto dos visitantes, que vêm conhecer este símbolo de religiosidade e de tradição do povo baiano e brasileiro”, ressaltou o secretário Fábio Mota.

Para o padre Edson Menezes, a iniciativa vem em um momento muito bom para dar visibilidade aos aspectos artísticos que fazem parte do tempo religioso. “A Basílica é um santuário importante enquanto referência cultural, ponto turístico e expressão da nossa fé.”

Outras ações – Para o chefe do Executivo municipal, a ação se soma a outras já realizadas pela administração municipal, a exemplo da requalificação da Colina Sagrada e da implantação do Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros, ligando a Basílica do Bonfim ao Santuário de Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. “Assim que a pandemia passar, todo esse conjunto de intervenções promovidas, não só aqui como no Centro Histórico, vai ajudar a reposicionar Salvador como principal polo de turismo religioso no Brasil”, completou.

A Basílica Senhor do Bonfim já passou por outras restaurações em 2019, quando foram recuperados a capela-mor, cobertura, retábulo do altar-mor e do forro, além da escada atrás do nicho, instalações elétricas, portas de acesso às sacristias, tribunas, molduras dos óculos do forro e pilastras.

Além disso, a Prefeitura entregou, também em 2019, toda a Colina Sagrada requalificada. A intervenção envolveu a colocação de nova pavimentação na Praça do Largo e na Baixa do Bonfim, sendo feita, ainda, a implantação de novo Velário e da Casa da Água Benta com painel de madeira confeccionado pelo artista Bel Borba.

No entorno da basílica, as obras envolveram o redesenho da parte baixa, que ficou integrada aos arcos da Ladeira do Bonfim, com implantação de paisagismo, nova pavimentação e iluminação em LED, proporcionando ambiente mais seguro e agradável para a população. 

O Mercado dos Arcos foi requalificado e o centro da Praça Euzébio de Matos ganhou um pequeno palco para realização de eventos pela comunidade. Nesse local, também foi construído um estacionamento público com baias para ônibus e vagas para vans e motocicletas.

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A capital baiana está sendo avaliada para que, em breve, possa implementar novas tecnologias e recursos que estimulem ainda mais o turismo, além de beneficiar os soteropolitanos. A análise está sendo feita por representantes do Ministério do Turismo e do instituto argentino Cidades del Futuro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

A programação foi iniciada na segunda-feira (16), com visitas ao Hub Salvador, localizado no Comércio, e os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana, situados nos fortes São Diogo e Santa Maria na Barra. Até quarta-feira (18) a equipe continuará conhecendo outros pontos estratégicos da cidade.

Para a representante do Ministério do Turismo, Andrea Guimarães, os espaços culturais visitados são diferenciais da cidade para atrair o turista que busca o contato com a natureza, mas também vem para conhecer a história e cultura da capital baiana. “Estes são espaços que instigam a vontade das pessoas de conhecer Salvador. Eles têm interação, que é algo que chama um público mais jovem, e que é muito importante para quando a gente precisa divulgar a cultura e os artistas da região. Ter contato com personalidades que fizeram a história do local é muito importante também para atrair mais gente e diversificar o destino turístico”, destacou.

As adaptações serão sugeridas pelo instituto Cidades del Futuro, contratado pelo Ministério, com base em uma metodologia criada na Espanha e que está sendo adaptada para os destinos turísticos brasileiros. Após as análises da cidade, será estabelecido um planejamento com melhorias que possam qualificar a atividade turística na localidade. A expectativa é que a análise seja concluída até novembro e, no próximo ano, Salvador inicie a etapa de implementação das ações.

O titular da Secult, Fábio Mota, afirmou que a análise da comitiva vai possibilitar ferramentas que impulsionem ainda mais o turismo da capital. “Essa visita vai nos ajudar a aperfeiçoar os critérios para que Salvador possa se caracterizar como destino inteligente. É uma vitória para nós e estamos muito felizes por estarmos entre as dez cidades do país que tem potencialidade e capacidade para esse projeto. Isso agrega valor ao produto Salvador e vai atrair outros visitantes”, reforçou.

Nesta terça-feira (17), a visita da comitiva continua e o roteiro inclui pontos do Centro Histórico como a Casa do Carnaval, Pelourinho e os hotéis Fera Palace e Fasano. Já na quarta-feira (18) eles passarão pelo Salvador Beach Club, Parque das Dunas, memorial de Vinícius de Moraes, Casa do Rio Vermelho, Largo da Mariquita e Vila Caramuru.

Trabalho nacional – O projeto Destinos Turísticos Inteligentes tem como objetivo ampliar a competitividade dos destinos turísticos, melhorando e potencializando o desenvolvimento do turismo tecnológico, sustentável e acessível, além de apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os visitantes como para os residentes.

Com a iniciativa, os empreendedores de serviços turísticos deverão ganhar com a ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade. Já o visitante terá uma experiência diferenciada no destino turístico escolhido, desde o momento de comprar a viagem até um passeio na praia.

O modelo metodológico foi criado a partir de uma parceria com o Instituto Argentino Cidades Del Futuro (ICF) e com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (Segittur), da Espanha, instituições pioneiras no segmento.

Com isso, espera-se aumentar a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a eficiência dos processos de comercialização e de desenvolvimento sustentável local, colaborar com empreendedores de serviços turísticos e trazer diversos outros ganhos.

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O bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário, foi beneficiado com mais 101 casas reformadas pelo programa Morar Melhor. As melhorias habitacionais foram entregues pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, na noite desta segunda-feira (16).

Esta é a terceira vez que o Morar Melhor chega à localidade. No total, a iniciativa já promoveu reformas em 832 casas, proporcionando aos moradores mais dignidade e conforto.

O prefeito lembrou que uma das propostas do programa é atender localidades com maior número de residências em situação precária. “Para o cidadão não há nada mais importante que o próprio lar. A casa é capaz de dar conforto, segurança, bem-estar para a família, e isso é investir em qualidade de vida. Esse programa proporciona resgate de autoestima para as famílias, promove uma mudança de verdade na vida das pessoas”, declarou Bruno Reis.

Uma das beneficiadas pelo Morar Melhor, a dona de casa Cintia de Oliveira, de 35 anos e com três filhos, viu a casa que recebeu de herança da mãe ser transformada pela iniciativa da Prefeitura. As intervenções englobaram melhorias no banheiro, com colocação de vaso sanitário, novas janelas e portas e pintura e reboco em toda a residência.

O principal problema que enfrentava antes do Morar Melhor era o telhado. Quando chovia molhava todos os lugares. Na madrugada, tinha que acordar pra colocar balde. Hoje a gente pode dormir sem preocupação”, relatou.

Cintia, que é chefe de família e atualmente está desempregada, disse que sempre enfrentou dificuldades financeiras e que nunca havia conseguido realizar uma reforma completa. “Nunca imaginei que seria beneficiária do programa. Já tinha ouvido falar do Morar Melhor e tinha esperança que o programa chegasse aqui novamente. Fiquei surpresa quando soube que minha casa seria modelo. Tô muito feliz”, completou.

Funcionamento – A definição dos serviços nos imóveis beneficiados com o Morar Melhor é feita ainda na fase de cadastramento, em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos. As intervenções englobam pintura e reboco, troca de janelas e portas, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado.

O Morar Melhor já reformou mais de 34 mil casas em mais de 150 localidades. Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão. Nesta terceira etapa, o limite de investimento para cada imóvel é de até R$7 mil.

Dentre os critérios avaliados para a escolha das regiões estão: precariedade dos bairros (baseado em dados de IBGE), além de maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza ou de mulheres chefes de família. Não são contemplados imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

 
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