Para garantir a proteção dos filhos entre 5 e 11 anos de idade com a imunização contra a Covid-19, na capital baiana, pais e responsáveis devem efetuar o quanto antes o recadastramento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A atualização deve ser feita de forma on-line, através do site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br , ou presencialmente nas 155 unidades básicas da rede municipal, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.
Até a manhã desta quinta-feira (13) 153.582 crianças estavam registradas no sistema para recebimento dos imunizantes. Infectologista na rede municipal de Saúde, Adielma Nizarala explica que a vacina é tão segura para as crianças como é para adultos.
"A vacina que será disponibilizada foi elaborada e testada especificamente para esta faixa etária, com pouquíssimos efeitos colaterais. Não há muita diferença do imunizante aplicado em adultos, exceto pela apresentação e pela dose menor, até porque a resposta imunológica das crianças nesta idade é grande e com pouco estímulo é possível obter um resultado mais eficiente".
Ainda de acordo com a médica, não imunizar os pequenos significa garantir ao vírus um ambiente livre e seguro para reprodução em meio aos adultos vacinados. "Ao vacinar, elimina-se um reservatório de multiplicação desse vírus, pois atualmente somente crianças nesta faixa etária não constam no grupo elegível, sendo a única possibilidade de o vírus replicar e criar novas cepas que sejam mais resistentes à vacina".
A infectologista reafirma que o imunobiológico é seguro e só não deve ser aplicado se a criança estiver doente no momento da dose – a imunização, então, deve ser postergada. "É preciso ainda deixar claro que o coronavírus atinge sim as crianças, podem evoluir para casos graves e até mesmo adquirir sequelas pós-Covid. Então, é preciso desmistificar essa informação de que crianças não adoecem, se agravam ou morrem da doença. Claro que são menos casos, mas podem ser bastante graves, sim".
Termo de autorização – Além do recadastramento ou ingresso da criança no sistema SUS de Salvador, os pais ou responsáveis também devem preencher o Termo de Autorização para Vacinação, que deve ser levado ao ponto de vacinação no dia em que a criança for receber a dose. O documento está disponível para impressão no site www.saude.salvador.ba.gov.br .
Pela primeira vez, a região do Centro Histórico de Salvador recebe o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Proteção Animal (Dipa). A unidade está instalada no estacionamento do Mercado São Miguel, na Rua J. J. Seabra, e prossegue até o dia 4 de março, com a realização de aproximadamente 15 procedimentos por dia, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Uma das pessoas que já aproveitaram a presença do serviço foi a doméstica Marli Carvalho dos Santos, que saiu da Cidade Baixa para levar a cadela da raça pinsher para ser atendida pelo veterinário. Ela confessou que não é a primeira vez que leva um animal para castração e considerou que é uma ótima iniciativa da Prefeitura. “As pessoas pegam os bichos para criar, não castram, abandonam, então quando vejo uma rua cheia de cães, eu tenho esse cuidado de levar para castrar”.
Protetora dos animais há mais de 30 anos, Magel Castilho sempre leva animais para o Castramóvel. Para ela, é importante controlar os bichos abandonados, principalmente para a saúde deles. “As pessoas às vezes nem sabem do benefício da castração, então é importante percorrer a cidade toda para que conheçam o projeto”.
Pleito – De acordo com a diretora da Dipa, Tainara Ferreira, já havia um pleito da população para que fosse instalada a unidade móvel no local. “Graças à parceria com a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que administra o mercado, conseguimos que este equipamento estivesse pela primeira vez no Centro Histórico, onde observamos uma grande demanda de animais”.
Para a gestora, é importante que seja feita a castração para o controle populacional, especialmente dos cães e gatos que vivem nas ruas, além de prevenir doenças como tumores mamários e de próstata. “É um benefício não só para o controle, mas também para a saúde dos animais”. Além disso, o procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do pet.
Para o subprefeito do Centro/Brotas, Alan Muniz, a ação faz parte da missão da Prefeitura de descentralizar os serviços municipais, no sentido de facilitar o acesso pelos cidadãos. “Assim, buscamos alternativas para que a população tenha acesso aos serviços, principalmente aqueles que não têm recursos, para fazer o tratamento do seu animal”.
Como agendar – Além da Barroquinha, o Castramóvel também está presente em Pau da Lima, na Rua Pastor José Guilherme de Moraes, 7, próximo à Delegacia Territorial do bairro. Os agendamentos para realização dos procedimentos acontecem via Internet, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Na unidade de Pau da Lima, o processo também pode ser feito presencialmente – no local são oferecidas dez vagas diárias, das 8h às 13h.
Por e-mail, basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida.
O animal deve estar em jejum por 12h e o tutor deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. Caso não possa comparecer ao dia agendado, o cidadão deve ligar para o número (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os restaurantes populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), passarão a fornecer as refeições através de quentinhas, a partir desta sexta-feira (14). A medida visa garantir a segurança sanitária da população em situação de vulnerabilidade, neste momento de aumento do número de casos de Covid-19 e da presença do vírus H3N2 (gripe).
Os restaurantes passam a funcionar a partir das 10h30, de segunda a sexta-feira. Segundo o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza e Promoção Social, Kiki Bispo, as 500 refeições servidas diariamente continuarão garantidas, de acordo com todos os critérios nutricionais.
“O objetivo é garantir a segurança e a saúde dos usuários que utilizam diariamente as duas unidades. Continuaremos dando todo o suporte para garantir a segurança alimentar dessas pessoas para que consigam superar esse momento delicado que estamos passando”, concluiu o titular da Sempre.
Mais de 60 pontos de imunização espalhados por toda a cidade darão continuidade nesta quarta-feira (12) à vacinação contra a Covid-19 e a gripe, das 8h às 16h, voltados para quem possui cartão SUS de Salvador, no caso da gripe, e para quem está com nome na lista no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no caso da vacinação contra o coronavírus. O site para consulta é o www.saude.salvador.ba.gov.br.
A vacinação contra a gripe será exclusivamente para pessoas com idade igual ou superior a seis meses, portadoras do Cartão SUS de Salvador que não tomaram o imunizante no ano passado. Os postos também estarão aplicando a dose de reforço das crianças vacinadas em 2021 pela primeira vez na vida, ou seja, a 2ª dose será ofertada apenas às crianças cujo primeiro contato com a vacina ocorreu no ano passado.
Já no caso da imunização contra a Covid-19, segue a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses apenas para as pessoas que estiverem com o nome na lista da SMS. A 1ª dose será oferecida para os adolescentes e adultos com idade igual ou superior a 12 anos; adolescentes com comorbidades; gestantes e puérperas com 12 anos ou mais.
Poderão tomar a 2ª dose os indivíduos com nome na lista enquadrados nos seguintes aprazamentos: Pfizer e Oxford até o dia 8/2/2022, e CoronaVac até 12/1/2022. A 2ª dose da Janssen (dose de reforço) será apenas para aquelas pessoas com nome na lista e que tomaram a primeira dose/dose única da Janssen até a o dia 12/11/2021.
A 3ª dose estará disponível para os imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 13/12/2021 e para indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 14/9/2021. Já a 3ª dose para gestantes e puérperas será ofertada para quem está com nome na lista e tomou a segunda dose até 14/8/2021, ou seja, a partir de cinco meses do recebimento da segunda dose, de acordo com nova orientação do Ministério da Saúde (NT 65/2021).
Os serviços do Vacina Express (vacinaxpress.saude.salvador.ba.gov.br) e Hora Marcada (horamarcada.saude.salvador.ba.gov.br) estarão funcionando normalmente para quem fez o agendamento prévio.
Documentos – Os cidadãos devem levar o cartão de vacinação, cartão SUS e documento de identidade com foto. Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para a dose de reforço, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.
Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade que pode ser feita manualmente.
As gestantes devem apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, deverão levar ainda uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.
CONFIRA OS PONTOS DE VACINAÇÃO COVID:
*1ª DOSE: REPESCAGEM PARA PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS SEM COMORBIDADES;
*1ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES; GESTANTES E PUÉRPERAS DE 12 A 17 ANOS OU MAIS;
*2ª DOSE PFIZER (APRAZADOS ATÉ 8/2/2022);
*3ª DOSE: PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 13/12/2021 COM NOME NA LISTA DA SMS;
*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 14/9/2021;
*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 14/8/2021.
Drive-thrus: Shopping Bela Vista (9h às 16h), Vila Militar (Dendezeiros) e Arena Fonte Nova (Nazaré).
Pontos fixos: CSU Pernambués, USF Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Jardim das Margaridas, UBS São Cristóvão, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X, USF Federação, USF Joanes Leste, USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia, USF Curralinho, USF Imbuí, USF Cambonas, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF San Martim I, USF San Martim III e USF Pirajá.
*2ª DOSE OXFORD (APRAZADOS ATÉ 8/2/2022);
*2ª DOSE CORONAVAC (APRAZADOS ATÉ 12/1/2022).
Pontos fixos: USF Plataforma, USF Cajazeiras XI, USF Aristides Maltez (São Cristóvão), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Mata Escura, USF Marechal Rondon, USF Zulmira Barros (Costa Azul), USF Terreiro de Jesus e USF Santa Mônica.
DOSE DE REFORÇO JANSSEN (PESSOAS QUE TOMARAM A 1ª DOSE DA JANSSEN ATÉ 12/11/2021 COM NOME NA LISTA DA SMS)
Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos II, USF Vista Alegre, USF Itapuã, USF Coração de Maria, USF Nova Esperança, USF Jardim Campo Verde, USF São Gonçalo do Retiro, USF Arraial do Retiro, USF Nova Brasília, UBS Marechal Rondon, USF Santa Mônica e USF Zulmira Barros (Costa Azul).
CONFIRA OS PONTOS DE VACINAÇÃO INFLUENZA:
Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), 5º Centro de Saúde (Barris) e Unijorge (Paralela).
Pontos fixos: Multicentro Amaralina, Estação da Lapa, USF São João do Cabrito, USF Alto do Cruzeiro, USF Alto da Terezinha, USF Fazenda Coutos I, USF Estrada da Cocisa, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras IV, USF Mussurunga I, Estação Mussurunga, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Vila Canária, USF Dom Avelar, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), USF Nova Brasília, USF Antônio Lazarotto (Plataforma), USF Frei Benjamin (Valéria), USF Capelinha de São Caetano, Multicentro Liberdade, 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), USF Parque de Pituaçu, Bahia Outlet Center (9h às 16h), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste e UBS Manoel Vitorino (Brotas).
A frequente preocupação que os moradores que vivem próximo à encosta da Estrada da Mandchúria, na Caixa D’Água, possuíam com deslizamentos de terra faz parte do passado. A localidade foi beneficiada com uma obra de contenção entregue nesta quarta-feira (12), pelo prefeito Bruno Reis, proporcionando a diversas famílias mais tranquilidade e segurança.
A estrutura trouxe proteção ao talude existente e que era considerado de alto risco para deslizamentos. Os serviços no local foram executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e incluíram, ainda, melhorias no sistema de drenagem para facilitar o escoamento das águas das chuvas, muro em alvenaria de pedra, requalificação de passeio e de escadaria. O investimento foi de R$355 mil.
“Essa obra não tem custo material elevado perto de outras que temos na cidade, mas ela tem uma importância muito grande na vida das famílias que moram aqui há mais de 15, 20 anos e que sonhavam um dia ver essa contenção”, ressaltou Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.
O chefe do Executivo municipal acrescentou que a nova contenção faz parte de um conjunto de ações para preservar vidas na capital baiana e que, embora a cidade tenha problemas históricos que se acumularam ao longo de mais de 470 anos, a Prefeitura mantém um planejamento para transformar a realidade das comunidades mais necessitadas.
O secretário da Seinfra, por sua vez, frisou o constante monitoramento realizado pela gestão para chegar às áreas de risco, citando exemplo da própria Mandchúria. “Tive o prazer de acompanhar o passo a passo dessa obra e senti o carinho das pessoas pela iniciativa. Isso é um combustível para continuarmos lutando pela nossa cidade. Só em 2021, entregamos 16 contenções, somando quase R$8 milhões em investimento. Ainda temos outras 14 obras em andamento”, reforçou.
Satisfação – Moradora da Mandchúria há 43 anos, a aposentada Altamira Oliveira, 66, contou que estar perto da encosta era conviver diariamente com o perigo. “Havia muito lixo, rato, sujeira, não tinha estrutura nenhuma antes dessa obra. A gente vem pedindo essa contenção há 15 anos. Já cheguei a presenciar deslizamentos de terra aqui, acidentes. Eu mesma cheguei a cair na ribanceira e tive que operar a perna. Após essa contenção, agora, só há benefícios, as crianças podem brincar por aqui à vontade”.
Eli Alves Gomes, 66, também demonstrou felicidade com a entrega. “A situação aqui era péssima. Recorremos a diversas pessoas para fazer essa construção, só agora que fomos atendidos. A obra ficou muito bonita, temos que conservar e agradecer a todos da Prefeitura que colaboraram com a gente”.
Histórico – Desde 2013, Salvador ganhou 113 contenções de encostas definitivas, totalizando mais de R$120,6 milhões. Além dessas obras, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), aplica geomantas, que são proteções formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada. Já são mais de 200 áreas de risco alcançadas por meio dessa solução.
Responsável pela fabricação e restauração dos mais diversos mobiliários instalados nos espaços públicos, a fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) produziu mais de 43 mil peças, em 2021. No mesmo período, o órgão realizou a manutenção preventiva e restauração de cerca de mil praças públicas, dos mais diversos bairros da cidade.
É na Desal que todas as estruturas do mobiliário urbano ganham forma, inseridas nas praças e ruas da cidade. Na fábrica são produzidos pré-moldados, brinquedos, tijolos, blocos, bancos, mesas, dentre outras estruturas que dão beleza e conforto aos espaços públicos e fazem parte do dia a dia de mobilidade, lazer e entretenimento da população.
A autarquia, inclusive, trouxe novos atrativos para as praças, a exemplo dos Dog Parks, espaços específicos para diversão dos cães; Casa de Tarzan, Espaço Infantil e parede de escalada para crianças; e bancos modulares antivandalismo. Além disso, o órgão vem desenvolvendo o serviço de reforma de escadarias e passeios, em conjunto com a Secretaria de Manutenção (Seman).
O gerente de Obras da Desal, Antônio Matheus, avaliou como positivo o trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe. “É muito satisfatório ver uma praça ou academia pública ocupada por uma criança, aproveitando o seu momento de lazer, ou por um idoso, com um sorriso no rosto, realizando uma atividade física”, pontuou.
Vandalismo – No ano passado, as ações de vandalismo, nos equipamentos públicos da cidade, geraram um prejuízo de mais de R$400 mil aos cofres públicos. Diariamente são recebidas mais de 20 queixas, sobre destruição ao patrimônio público, sendo que a Desal realiza 30 restaurações por mês.
O presidente Virgílio Daltro ressalta que a companhia tem desenvolvido um trabalho árduo na manutenção e recuperação desses equipamentos. “É preciso reforçar que a população precisa ajudar a manter os equipamentos. Quando um é vandalizado quem sai perdendo é a sociedade”, pontuou.
Estrutura – A estrutura da fábrica possui mais de 20 mil m² e é composta por setor de serralheria, fibra, metalurgia, carpintaria, almoxarifado, setor administrativo e de argamassa e concreto. A Desal está localizada no quilômetro 8,5 da BR-324, na altura do Porto Seco de Pirajá e possui atualmente 256 colaboradores, sendo 216 na produção e obra e 40, no setor administrativo.
As crianças e adolescentes residentes no bairro de São Marcos e adjacências ganharam novas opções de modalidades esportivas, oferecidas pela Estação Cidadania, localizada no bairro. O equipamento, gerido pela Diretoria de Esportes e Lazer, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), passou a oferecer aulas de capoeira e boxe, no seu leque de atividades.
O espaço, que foi reaberto recentemente em razão da pandemia do coronavírus, atende jovens de 8 a 17 anos. Na manhã desta quarta-feira (12), o local oferecia oficinas de futebol, basquete, jiu-jitsu, karatê e capoeira, nos mais de 2,5 mil m² do espaço. As atividades seguem os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.
Para o diretor de Esportes e Lazer, Felipe Lucas, a expectativa é que os alunos possam tirar o melhor proveito possível do aprendizado. “O compromisso é o de dar oportunidade aos jovens vivenciarem a prática esportiva, além de formar cidadãos, através dos valores do esporte, como respeito ao próximo, disciplina, compromisso e determinação”, assinalou.
O gestor sinalizou para a possibilidade do equipamento, que tem capacidade de receber diversas modalidades, sediar campeonatos. “A ideia é construir um 2022 repleto de atividades esportivas. Temos um equipamento de ponta e podemos estimular a formação dos nossos atletas”.
Para o coordenador do espaço, Sandro Santana, oferecer atividades físicas aos jovens é importante, para que eles percebam que é fundamental para a saúde, para a vivência escolar e também familiar.
O pequeno Johnatan Pedrosa, de 10 anos, se inscreveu na capoeira recentemente e aprovou a atividade. “É muito boa, não perco uma aula”, afirmou. Também na capoeira, Adriano Santana aprovou as aulas no espaço. “Acho importante para a comunidade ter a capoeira que é inclusiva, podendo também inserir a cultura do esporte na vida de todos”.
Ao todo, foram criadas oito novas turmas, com capacidade de 25 alunos em cada uma e ainda existem vagas a serem preenchidas. Basta um responsável apresentar documento com foto (RG e CPF), comprovante de residência, comprovante de matrícula e frequência da escola, para poder ter acesso às atividades. O espaço funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.
O ponto de testagem da Covid-19, instalado na Colina Sagrada, na região da Cidade Baixa, suspenderá os atendimentos à população nesta quinta-feira (13). “Mesmo com o cancelamento da tradicional procissão, amanhã poderá será um dia com uma movimentação considerável de fiéis no entorno da Igreja do Bonfim. Justamente, para evitar o trânsito de pessoas sintomáticas que realizam a testagem conjuntamente com os devotos do Senhor do Bonfim, vamos suspender a estratégia de oferta de exame nesse dia e retomar normalmente na sexta-feira”, explicou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.
Nesta quinta-feira (13), o ponto itinerante no fim de linha de Brotas seguirá funcionando normalmente, a partir das 8h. No total, 200 exames são disponibilizados e o atendimento será feito por ordem de chegada. Além disso, outros 50 postos de saúde da rede básica ofertam o exame para detecção do coronavírus gratuitamente, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h.
Neste mês de janeiro, o Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, está disponibilizando gratuitamente 665 vagas de minicursos, cursos e oficinas de qualificação, na modalidade presencial, obedecendo a todos os cuidados contra a Covid-19. Previstas no Programa Treinar para Empregar, as atividades vão abordar Trilhas de Aprendizagem relacionadas às demandas de vagas de emprego do Simm e tendências do cenário econômico de Salvador.
As atividades estão sendo divulgadas pela página @semdecsimmsalvador no Instagram e as inscrições são feitas pelo site agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br . A programação das atividades já começou com aulas dos minicursos de Operador de Telemarketing e Excel, ministradas pelo Instituto Bourbon, seguindo até dia 14 deste mês.
Como novidade e acompanhando o avanço do setor de energia renovável, no Brasil, incluindo a capital baiana, o Simm vai oferecer o curso de Montador do Sistema Fotovoltaico, de 24 deste mês a 1° de abril. Em parceria com a Trecon – Treinamento e Consultoria, a atividade dispõe de 20 vagas e será integrada pelas Trilhas de Instalação Elétrica, NR35, NR10 (Normas de Regulamentação) e Montador de Sistemas Fotovoltaicos, completando uma carga horária de 120 horas.
Processo seletivo – Ainda este mês, por meio de ações do Simm Prepara, o Serviço vai auxiliar o trabalhador na participação do processo seletivo de emprego. Cursos e oficinas vão contemplar os candidatos reprovados e o público com dificuldade no processo de recrutamento.
Em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), serão ofertados 280 cursos que abordarão os temas “Como comportar-se em entrevista de emprego’’, “Redação para Entrevista de Emprego” e “Dicas de Informática para Processo Seletivo”. Conduzidas pelo Instituto Bourbon, serão realizadas as oficinas“ Faça seu Currículo” e “Como se Comportar em uma Entrevista Online e Presencial"; e pela equipe do Simm Psicologia o “Faça seu Currículo”.
O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.